ABETA participa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

Associação estará presente na 6ª edição do evento, que acontece de 16 a 18 de junho.

Começa no próximo dia 16, em Foz do Iguaçu, a 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. Motivados pelo sucesso do ano passado, os organizadores esperam que cerca de 6 mil pessoas compareçam ao evento. O público visitante contempla agentes de viagem, operadores, estudantes, professores, entidades do setor, expositores e imprensa. E a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura marca presença com um espaço para divulgar seus associados e Comissões.

Para a consultora ABETA, Stela Maris, a participação é estratégica para a entidade. “O Festival tem crescido a cada ano e já está entre os principais eventos do trade turístico nacional. É uma excelente oportunidade para promovermos nossos associados e comissões, bem como os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura de uma forma geral”, avalia.

Rodada de Negócios - Além disso, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu terá um espaço coordenado pelo Sebrae Nacional destinado exclusivamente para Rodada de Negócios. A ideia é incentivar a comercialização entre as empresas presentes. Podem participar agências emissivas, receptivos, meios de hospedagem, transporte turístico e entretenimento e lazer.

No ano passado o saldo foi animador: a Rodada resultou em R$17,6 milhões em comercializações futuras, sendo que mais de 91% dos participantes afirmaram existir a possibilidade de fechar negócio. Em 2011, as empresas interessadas devem se inscrever pelo site do evento e na própria ficha de inscrição selecionar a opção relativa à Rodada de Negócios. Até 12 de junho o valor para profissionais de turismo é R$60,00.

Workshop IBQP – Paralelo ao Festival acontece o workshop Turismo 100% do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Segundo o coordenador do Projeto Turismo 100%, Ney Weissheimer Junior, um dos objetivos é propiciar que os participantes conheçam e debatam as experiências e práticas em qualificação e certificação do turismo internacional e compará-las com experiências nacionais. A ação é voltada para órgãos oficiais de turismo, empresários e profissionais do setor turístico, entidades de classe das diversas ocupações do turismo, organismos de certificação e instituições de ensino.

No dia 17 de junho às 9h acontece um debate sobre a certificação no Turismo de Aventura. Um dos convidados para compor a mesa é o coordenador geral da ABETA, Gustavo Timo. Entre os nomes confirmados estão: Damaris Chaves, da Rainforest Alliance (Costa Rica); Alfredo Carlos Orphão Lobo, do INMETRO; e Antonio Carlos Barros de Oliveira, da ABNT. Como moderador, o professor doutor da USP, Ricardo Uvinha.

Às 14h é a vez dos associados ABETA falarem dos casos de sucesso de certificação no Turismo de Aventura. Três empresários participam: Márcio Miranda, da Ninho do Corvo; Otto Hassler, da Ativa Rafting; Simone Gonçalves, da Marumby Montanhismo. Quem modera é a professora da UFPR, Laura Rinaldi.

Copa do Mundo - A preparação para a Copa do Mundo 2014 já ganhou destaque nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. No Festival, os visitantes também conferem o estande do Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura, iniciativa do Ministério do Turismo, liderado pela ABETA. O projeto tem foco na qualificação da linha de frente destes segmentos e uma ação de ativação da cadeia de distribuição do turismo para fortalecer a comercialização de Ecoturismo e Aventura.

No estande serão divulgadas as ações de qualificação e informações relevantes para que operadores e agentes de viagem possam comercializar produtos de Ecoturismo e Turismo de Aventura com qualidade e segurança. Está prevista uma ação promocional, com sorteio de equipamentos e atividades de aventura.

Comentários