Reunião gera parcerias entre Rio Grande do Norte e Alemanha

A governadora Rosalba Ciarlini fez na tarde de hoje, 25, uma exposição das potencialidades econômicas do estado ao embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig, ao cônsul Thomas Wulfing e Cônsul honorário Axel Geppert. Os representantes do governo alemão no Brasil vieram ao Rio Grande do Norte preparar a visita de uma delegação de empresários alemães prevista para acontecer em outubro deste ano.

Na apresentação, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, informou que dentre as potencialidades que mais poderiam interessar aos investidores germânicos estava a atividade de fruticultura irrigada, cana de açúcar para produção de etanol e açúcar e exploração de minérios, como o ferro, calcário e scheelita. No setor de geração de energia, Américo Maia falou sobre as reservas potiguares de petróleo e gás natural e destacou o potencial para produção de energia eólica.

Atualmente, o Rio Grande do Norte já tem com a Alemanha uma relação estreita no tocante à energia eólica, com o suprimento de hélices e turbinas importadas quase em sua totalidade do país. A expectativa é que os fornecedores dos equipamentos consolidem a parceria para a capacitação da mão de obra local. Só este ano já estão previstos para chegarem na cidade 48 navios alemães transportando peças para a construção dos aerogeradores.

Ainda no segmento de energias renováveis, o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres, propôs ao embaixador alemão o contato com empresas de instalações fotovoltaicas do país, que é um dos pioneiros no desenvolvimento da tecnologia de uso de energia solar. O objetivo é instalar na Arena das Dunas o melhor projeto possível para geração de energia a ser utilizada no estádio através de fontes renováveis. De acordo com Wilfried Grolig, o banco alemão KFW (instituição similar ao BNDES no Brasil), pode oferecer condições especiais para o Governo do Rio Grande do Norte em relação ao financiamento e instalação dos equipamentos.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou a importância de novas parcerias. “Além da energia eólica, temos muitos segmentos ainda a serem desenvolvidos aqui no Estado. O foco do Brasil não é mais na região Sudeste e o Rio Grande do Norte encontra agora condições ótimas para a captação de investimentos das mais diversas empresas”, disse a governadora para o embaixador Wilfried Grolig.

De acordo com o embaixador, negociações entre o governo alemão e a presidenta Dilma Rousseff irão instituir o “Ano da Alemanha no Brasil” em 2013 e tal iniciativa poderá refletir de maneira positiva para o Rio Grande do Norte. “Estamos percebendo muito potencial nesse estado, apoio e boas propostas da governadora Rosalba Ciarlini. Isso gera interesse em desenvolver programações aqui no Rio Grande do Norte”, disse Wilfried Grolig.

Ainda este ano, acontecerá em setembro, no Rio de Janeiro, o Encontro Econômico Brasil Alemanha. Na ocasião, muitos investidores e empresários germânicos marcarão presença. Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, o próximo passo do Governo do RN é captar a próxima edição do Encontro para o Rio Grande do Norte. “A vinda dos participantes do evento aqui gera visitas que podem trazer muitos investimentos da Alemanha no Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Comentários