Natal receberá 4 mil turistas durante Mundial de Basquetebol Master

Natal será a capital do basquetebol a partir do dia 24 de junho. Aproximadamente 2.500 atletas de 30 países estarão no Rio Grande do Norte para a disputa do 11º Campeonato Mundial de Basquetebol Master, que vai até o dia 3 de julho e promete ser o maior evento esportivo do estado até a Copa do Mundo de 2014. A disputa, inclusive, é vista como um teste para o estado para receber o mundial de futebol daqui a três anos.

"Vai ser um laboratório para que se teste a estrutura hoteleira de Natal para um evento de grande porte, que reúne quase 4 mil pessoas, sem falar na quantidade de recursos que ficarão no estado, que o Ministério do Turismo estima em aproximadamente R$ 21 milhões durante os 10 dias da competição. A nossa expectativa é a melhor possível", explicou o presidente da Federação Brasileira de Basquetebol Master, Carlos Galvão.

Contando com a participação de atletas que já fizeram história no basquete ao redor do mundo, a competição tem características que contribuem ainda mais para a divulgação do Rio Grande do Norte e no fluxo de recursos no estado. Por levarem a viagem para a disputa também como uma forma de lazer, os atletas costumam levar familiares para acompanhá-los nos países onde ocorrem as edições do Mundial de Basquetebol Master.

A divulgação de Natal e do Rio Grande do Norte como destino turístico também é um ponto importante que a competição trará para o estado. Com a grande quantidade de estrangeiros que estarão em solo potiguar, as chances de uma divulgação espontânea nos países de origem das atletas e familiares serão grandes.

"É muito importante esse tipo de divulgação, que é gratuita e feita por pessoas que realmente conheceram a cidade", disse o secretário de estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos. "Cheguei a ver, um dia, uma atleta da WNBA, depois de conquistar o título e ser questionada sobre onde passaria as férias, ela dizer que viria a Natal, porque havia amado a cidade quando conheceu durante o Mundial de Basquete Juvenil, que ocorreu no fim dos anos 90", concluiu.

Os jogos do mundial vão ocorrer nos ginásios públicos e privados de Natal. As entradas para todos os jogos serão gratuitas.

Comentários