INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - ICMBio PARQUE NACIONAL MARINHO FERNANDO DE NORONHA





O Arquipélago de Fernando de Noronha atualmente é composto em sua totalidade, tanto na parte terrestre como em sua área marinha, por duas Unidades de Conservação Federais, hoje administradas pela Autarquia Federal denominada INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE – ICMBio. As Unidades de Conservação são áreas protegidas do território nacional brasileiro, criadas pelo poder público, que têm por objetivo principal a manutenção da diversidade biológica, dos ecossistemas e das paisagens naturais de notável beleza cênica.

As duas Unidades de Conservação que compõe o Arquipélago de Fernando de Noronha são o PARQUE NACIONAL MARINHO FERNANDO DE NORONHA - ICMBio; e a ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE FERNANDO DE NORONHA;


O PARQUE NACIONAL MARINHO FERNANDO DE NORONHA - ICMBio é um Unidade de Conservação de Proteção Integral, de domínio público, que abrange 70% da Ilha de Fernando de Noronha, além de suas ilhas e ilhotas secundárias e área marinha até a profundidade de 50metros. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), são permitidas, dentro do Parque Nacional, apenas atividades que façam o uso indireto de seus recursos naturais, como a pesquisa científica, a educação ambiental e o turismo ecológico.

O PARQUE NACIONAL MARINHO FERNANDO DE NORONHA - ICMBio comemorou em 2008 vinte anos de sua criação, decretada a partir dos esforços do governo federal, da comunidade local e de ambientalistas que reconheceram no arquipélago um enorme potencial para conservação da biodiversidade brasileira dentro de um cenário mundial. Atualmente, o Parque é alvo de diversos programas e projetos de pesquisa e conservação do meio ambiente assim como destino de milhares de visitantes que buscam aliar o turismo a um maior contato com a natureza. Devido ao crescente interesse pelas atividades de ecoturismo em Fernando de Noronha, o ICMBio reconhecendo a importância desta atividade, vem desde o início deste ano, investindo fortemente na estruturação e revitalização deste importante Parque Nacional brasileiro, através da implementação de projetos que visam a melhoria da infra-estrutura e da qualidade de serviços oferecidas aos seus visitantes.

Comentários