Benchmarking em Turismo tem 100% de aprovação

Os 113 participantes do programa Benchmarking em Turismo 2010, executado pela ABAV, em parceria com o SEBRAE, Ministério do Turismo e Embratur, atestaram os benefícios do projeto para seus negócios. Questionados sobre a aplicabilidade do aprendizado em suas empresas, todos responderam positivamente, gerando assim um resultado com 100% de satisfação.



Das 524 boas práticas observadas nas viagens técnicas, 337 já foram implementadas nas empresas participantes. É o caso da empresária Ana Lucia Bovi, do Outeiro de Minas Eco Spa (MG), que afirma que o programa influenciou diretamente seu conceito sobre turismo de saúde e bem estar.



“A partir das vistas feitas na Toscana e, principalmente nas reuniões e discussões sobre como agregar valor à oferta do turismo e saúde, criamos uma série de novos tratamentos. Em um deles trabalhamos os cinco sentidos e elaboramos ainda tratamentos específicos para casais”, declarou Ana Lucia Bovi.



Flávia Scandolo, do Sítio Ecológico Scandolo (PR) diz ter gostado muito da experiência, pois visualizou novas oportunidades de negócios.



“Verifiquei na temática ‘cultura’ uma forma de captar turistas e ao mesmo tempo transmitir conhecimentos”, relatou.



O programa é composto por dois projetos. No âmbito internacional, o programa Excelência em Turismo visou a observação de destinos reconhecidos pela excelência em segmentos prioritários, sob o ponto de vista estratégico e operacional, com vistas ao aumento da competitividade dos produtos brasileiros frente ao mercado internacional. Em 2010, os destinos visitados foram República Tcheca (Operação em países Emergentes), Itália, região de Toscana (Turismo de Bem Estar e Termalismo), México (Operação Integrada de Segmentos Diversificados) e Peru (Turismo de Selva e Turismo de Base Comunitária).



Já no projeto Vivências Brasil, o objetivo foi o de proporcionar aos destinos e empresários brasileiros o incremento na qualidade da oferta e a melhoria nas práticas da operação, através da realização de viagens técnicas nacionais para a observação da operação e das estratégias de desenvolvimento de produtos turísticos nacionais já consolidados. Os destinos observados foram Armação de Búzios (Turismo Sol e Praia), Olinda e Recife (Turismo Cultural), Pantanal (Ecoturismo), São Paulo (Turismo de Negócios e Eventos), Brotas e Socorro (Turismo de Aventura) e Gramado (Eventos como solução criativa contra a sazonalidade).



Todas as boas práticas observadas estão agora totalmente disponíveis no Portal da Abav (www.abav.com.br). Para facilitar o acesso aos conhecimentos gerados, foi criado um Banco de Dados, de fácil consulta, sendo as mesmas classificadas em nove dimensões que estão relacionadas com os diferentes focos empresariais de um empreendimento ou destino: Gestão, Infraestrutura, Negócio, Certificação, Segurança, Formação e qualificação, Parcerias - Network, Envolvimento da comunidade e Segmento específico.

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