SUBMARINO “TIMBIRA” PROSSEGUE VIAGEM COM DESTINO À VENEZUELA

Após 5 dias atracado no porto de Natal, o Submarino Timbira, da Marinha do Brasil suspendeu com destino à Venezuela. Em Missão de Representação, o Submarino atracou no porto de Natal na tarde de segunda-feira (11) para reabastecimento com combustível e gêneros alimentícios, além de realização de manutenções programadas de equipamentos existentes à bordo.
Durante a sua estadia em Natal, apesar de não ter sido aberto à visitação pública, o submarino atraiu a atenção de muitos curiosos que acompanharam a sua passagem às margens do Rio Potengi.
O submarino pode ser visto internamente por meio das reportagens realizadas a bordo, ocasião em que ficou evidenciado o pequeno espaço disponível para a tripulação, que chega a ficar 20 dias submersa, e sofisticação dos equipamentos, por ter sido construído no Brasil, coloca o nosso país no seleto grupo dos países que operam com esse meio naval, evidenciando a nossa capacidade tecnológica e extremo preparo dos nossos marinheiros.
O destino final do “Timbira” são as comemorações dos 100 anos da Força de Submarinos do Peru. Durante o translado vão sendo realizados treinamentos com o propósito de manter a tripulação pronta para uma Operação real, além de patrulhamento da nossa Amazônia Azul e mostrar a nossa Bandeira às Nações amigas.
O Submarino “Timbira” tem mais de cem mil milhas navegadas e ativa participação em diversas operações de âmbito internacional, tais como: FRATERNO, ENDURANCE, UNITAS, SWORDFISH e DEPLOYMENT, envolvendo diversas Marinhas da América do Sul, Europa, EUA e Canadá. Possui 61,2 m de comprimento, 6,2 de diâmetro de seu casco e é feito de aço HY-80. Possui um deslocamento de 1.400 toneladas, velocidade superior a 20 nós (aproximadamente 36 Km/h), e profundidade de operação superior a 200 metros. Além de uma autonomia superior a 45 dias.
Ao suspender o Capitão-de-Fragata Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, Comandante da embarcação, agradeceu a hospitalidade do povo potiguar e desejou voltar em breve.

Comentários