Sebrae/RS terá projeto de Educação Empreendedora

Workshop de lançamento será realizado dia 19, em Pelotas


O Sebrae/RS terá um projeto de Educação Empreendedora que pretende contribuir para o desenvolvimento e a consolidação da cultura empreendedora nos estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Os detalhes da iniciativa serão divulgados em workshop a ser realizado nesta terça-feira, 19, às 19h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), rua Félix da Cunha, 765, em Pelotas, cidade escolhida para realizar o projeto em caráter piloto no Rio Grande do Sul. O foco principal de evento são diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores. A iniciativa tem a parceria das secretarias municipais de Educação e Desporto (Smed), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) e de representantes de instituições universitárias de Pelotas.

De acordo com o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, através desse projeto a entidade vai incentivar os estudantes a pensar e agir como empreendedores, além de contribuir na formação profissional e como cidadãos. “Iremos explorar o potencial dinâmico da juventude disseminando conhecimentos sobre planejamento, gestão, sustentabilidade, cidadania, cooperação e responsabilidade social”, explica Koch, lembrando que, para isso, é necessário despertar e preparar os professores para a aplicação de conceitos e metodologias de empreendedorismo.

A escolha de Pelotas para realizar o projeto piloto no Estado surgiu do interesse do Comitê da Lei Geral Municipal das MPEs da cidade em colocar em prática um dos capítulos da legislação que aborda, justamente, a Educação Empreendedora. “Como o Sebrae/RS estava prospectando municípios parceiros para o projeto e Pelotas tinha interesse em trabalhar esse tema nas escolas, selamos a parceria”, diz o presidente.

A gerente da Educação Infantil da Smed, Jussara Cordeiro, está entusiasmada com o projeto. Para ela, a educação gaúcha necessita de atividades inovadoras e diferenciadas que possibilitam novas perspectivas aos alunos, além daquelas que são inerentes ao ensino-aprendizagem. A rede municipal de Pelotas administra 90 escolas de Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, totalizando, aproximadamente, 33 mil alunos.

Etapas do projeto

O projeto será subdividido em seis etapas, que se complementam e interagem de forma sistemática. “A cada fase teremos um percurso que conduzirá os participantes a patamares mais complexos, ampliando seus processos de aprendizagem individualizados e, ao mesmo tempo, possibilitando a formação de redes sociais cada vez mais fortalecidas e estruturadas”, explica a gestora estadual do projeto, Adriana Hartmann.

Logo após o workshop de apresentação do Projeto de Educação Empreendedora, dias 11,12 e 13 de maio será realizada a capacitação presencial dos professores, que terá como tema “Educar para Empreender”. A carga horária é de 27 horas e será realizada nos turnos da manhã e tarde. Quinze dias após a capacitação presencial, ocorrerá a consultoria presencial com os profissionais com carga horária de 8 horas. Duas semanas depois, o Sebrae/RS promoverá nova consultoria também de 8 horas. Após essa fase, inicia-se a Formação Continuada dos professores, que serão acompanhados e assessorados na preparação dos planos de ação. Isso será realizado por meio eletrônico no Portal de Formação do Sebrae Nacional. A última etapa é a aplicação do programa em turmas piloto, prevista para ter início na segunda quinzena de junho.

Comentários