Fórum Econômico Mundial realiza pesquisa no Brasil que dará subsídio para a elaboração de ranking mundial de competitividade

Relatório de Competitividade Global 2011 – 2012

Pelo sétimo ano consecutivo, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) coleta informações sobre o potencial do ambiente econômico e de negócios do Brasil. O trabalho é realizado nacionalmente em parceria com a Fundação Dom Cabral. Criada pela organização americana World Economic Forum (WEF), a pesquisa mede a competitividade de mais de 130 economias desenvolvidas e em estágio de desenvolvimento.

Além de dar suporte a relatórios internacionais de competitividade de diferentes áreas, como Turismo e Viabilização do Comércio, o estudo promove uma análise do mercado interno de cada nação. A partir dela, é elaborada uma medida anual da capacidade de alcançar um crescimento econômico sustentado.

O material levantado também subsidia a construção de indicadores de crescimento, do ambiente de negócios e da competitividade dos países participantes. O resultado da análise é divulgado anualmente no segundo semestre, por meio do Global Competitiveness Report.

Em 2010, mais de 15 mil empresários colaboraram com a elaboração do documento nas 139 economias estudadas. No Brasil, o relatório contou com a participação de mais de 240 empresários, 32 % a mais do que em 2009. Para o diretor presidente do MBC, Erik Camarano, o aumento na participação efetiva dos executivos demonstra a importância do estudo para a construção de uma agenda de melhorias no país.

“O relatório global de competitividade funciona não só como uma escala da realidade competitiva de cada país, mas também como um ponto de partida para decisões de investimento. No caso do Brasil, estes dados são ainda mais importantes se levarmos em consideração os eventos esportivos de 2014 e 2016, que abrem inúmeras possibilidades de desenvolvimento e aumentam a nossa visibilidade internacional. O momento atual é propício para o crescimento”, acredita.

Para participar, as empresas devem ter mais de 20 colaboradores no seu quadro ou presença significativa no segmento em que atuam. Estão aptos a responder às perguntas os executivos até quatro níveis abaixo do presidente da instituição. A solicitação do questionário pode ser feita pelo email wef@mbc.org.br.

Comentários