Festival de Turismo das Cataratas: Fórum foca novo perfil do consumidor

Com o tema central “Tendências do Turismo Regional diante do Novo Perfil do Consumidor”, o V Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que acontece de 16 a 18 de junho, integrado à 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, busca apresentar soluções para o mercado turístico e propostas diante da dinâmica socioeconômica ocorrida no Brasil, nos últimos anos.

“O acesso das classes C e D aos bens turísticos aquecem o mercado nacional e regional

e geram impactos, defrontando novas responsabilidades socioambientais aos poderes públicos, às organizações da sociedade civil e ao setor empresarial”, explica Juliane Noschang, do Instituto Polo Iguassu.

Juliane ainda lembra de um importante diferencial do Fórum: “é o evento da área de turismo que mais premia no país”. No total, serão distribuídos R$ 5.000,00 para os trabalhos classificados no primeiro lugar de cada uma das categorias: estudo de caso, artigo de graduação e pós-graduação.

As inscrições para apresentar os trabalhos estão abertas e seguem até o dia 25 de abril. A novidade para esta edição é a apresentação de estudos de caso. Até 2010, podiam ser inscritos apenas artigos. Agora, podem ser escritos relatos de projetos de sucesso, sem a necessidade de um artigo.

Em 2011, o Fórum de Turismo conta com um importante apoio: da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). “A Associação representa a credibilidade depositada ao evento, já que a Anptur é uma instituição reconhecida no meio acadêmico”, explica Juliane. A Anptur também está coordenando a parte científica do evento, representado pelas professoras doutoras Susana Gastal e Marutschka Martini Moesch.

Uma novidade para este ano é a realização de oficinas no dia 16 de junho. O trade e profissionais da área serão convidados para participar das oficinas “Hospitalidade e o acolhimento na diversidade transfronteiriça” e “Turismo na perspectiva da economia solidária”. O objetivo é informar e auxiliar sobre as diferentes formas e alternativas para o trabalho voltado para o turismo da região.

Outra ação que visa a aproximação da comunidade e empresários, é a palestra gratuita sobre linhas de financiamento voltadas para o turismo, realizada por meio de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), prevista para acontecer no dia 18 de junho.


O Festival

O Fórum Internacional de Turismo, que é organizado e coordenado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, compõe a programação da 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. O evento, que é promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e pela De Angeli Feiras & Eventos, é de âmbito internacional e visa propiciar o desenvolvimento de negócios por meio da promoção e comercialização de produtos turísticos.

O Festival de Turismo será realizado no Rafain Palace Hotel & Convention Center e deve reunir agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.Mais informações no site www.festivaldeturismodascataratas.com.

Comentários