Costa do Sauípe comemora 30 anos do Projeto TAMAR

Complexo hoteleiro terá programação especial nesta sexta-feira

A Costa do Sauípe realiza nesta sexta-feira, dia 22 de abril, uma série de atividades ambientais em comemoração aos 30 anos do Projeto TAMAR, iniciativa que tem como missão proteger as tartarugas marinhas que vivem na costa brasileira. A programação também celebrará o aniversário de uma década de parceria entre o resort e o projeto, que ainda mantém uma loja na Vila Nova da Praia, centro de entretenimento do local.

A programação começa às 11h com uma palestra sobre a vida das tartarugas e o impacto causado pelo lixo marinho, que será realizada no Sauípe Kids – espaço criado para receber até 800 crianças entre 4 e 12 anos. Após a palestra, os pequenos terão oportunidade de mostrar o que aprenderam em um painel ambiental.

Na parte da tarde, às 16h30, será realizada uma soltura de filhotes de tartarugas marinhas na praia em frente ao hotel Sauípe Class. Monitorado por biólogos do TAMAR, o público assistirá uma palestra e, em seguida, os filhotes serão liberados para o mar. Dando continuidade às comemorações, às 21h será realizado um quiz ambiental na Vila Nova da Praia. No jogo, os hóspedes responderão perguntas sobre meio ambiente e tartarugas marinhas.

Para encerrar a noite, um show da banda Casco-Cabeça animará os visitantes no Teatro da Vila, localizado na Vila Nova da Praia, com muito reggae e rock. O grupo baiano é conhecido por levar a mensagem da conservação da natureza por intermédio da música. Todas as atividades serão abertas para os hóspedes do complexo.

30 anos de Projeto TAMAR

O projeto foi criado em 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou em Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Atualmente, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha. Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do TAMAR, que protege cerca de 1.100km de praias, por intermédio de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

O nome TAMAR foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos. Desde então, a expressão TAMAR passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente.

Com o objetivo de propagar as ações do TAMAR, a Costa do Sauípe realiza atividades de ecoturismo com seus hóspedes, entre elas passeio de jipe até a sede do projeto na Praia do Forte, mergulho nas piscinas naturais em “Papa Gente” e solturas de filhotes durante temporada de desova das tartarugas marinhas.

Para mais informações sobre as ações de ecoturismo do resort acesse o site: http://www.costadosauipe.com.br.

Comentários