BRASIL INTENSIFICA ATUAÇÃO NO MERCADO DE TURISMO CATALÃO

Embratur participa da 20ª edição do SITC (Salão Internacional do Turismo da Catalunha), que acontece de 7 a 10 de abril, em Barcelona.

Os destinos turísticos brasileiros serão divulgados na SITC 2011, evento aberto ao público e que vai reunir profissionais de turismo com o objetivo de apresentar ofertas de viagens nacionais e internacionais. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) será um dos expositores, em estande com a participação da ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), IGLTA (The International Gay & Lesbian Travel Association), TAM Airlines, TAP Portugal e do Estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias, o Instituto vai colocar a disposição dos participantes uma estrutura onde poderão se informar sobre as opções e os segmentos de turismo brasileiros.

Ainda durante a SITC, será realizado o Workshop ACAV (Associação Catalã de Agentes de Viagens), que esse ano tem o Brasil como país convidado. Essa participação especial dá direito a personalizar o evento com publicidade dos destinos brasileiros e apresentar as ações da Embratur a 125 agências de viagem.

Para permitir a geração de novos contatos e oportunidades de negócios os organizadores reservaram o primeiro dia exclusivamente para profissionais do setor, que terão agenda específica com conferências e seminários. Está confirmada a participação de 1.102 expositores, divididos em cinco setores: agências de viagem, transporte, hospedagem, formação e serviços turísticos e organismos oficiais.

Segundo a coordenadora do Escritório Brasileiro de Turismo na Espanha, Aline César, participar da feira representa uma grande oportunidade “já que a maioria do público é formada por catalães, reconhecidos dentre os espanhóis por serem os que mais viajam ao exterior”. Os dados do Instituto de Estudios Turísticos – “Familitur 2009” comprovam a informação: do total de viagens internacionais realizadas por espanhóis, 29,7% foram realizadas por residentes na Catalunha. Logo em seguida vêm as comunidades de Madri (17,8%), Andaluzia (8,9%), Valencia (58,9%), Galícia (5,2%) e do País Basco (5,1%).

O turista catalão tem ainda outro diferencial: os segmentos turísticos que mais motivam suas viagens são “ecoturismo” e “cultura”, e não “sol e praia” como a maioria dos visitantes que vem ao Brasil. “Nesse evento teremos a oportunidade de diversificar nossa divulgação e mostrar aos catalães que o Brasil é muito mais que belas paisagens”, afirma.

O presidente da Embratur, Mário Moysés, destaca que a criação de voos diretos irá estimular e facilitar o acesso ao país e cita o exemplo do voos Barcelona–São Paulo (o da Singapore Airlines, lançado no final de março, e o da Ibéria, programado para entrar em operação em junho). “A tendência é que essas novas opções de conectividade tenham impacto positivo no número de turistas que recebemos desta região.”

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