Argentina em notas





Malbec Day – A partir deste ano, o dia 17 de abril terá um significado especial para aqueles que estão relacionados ao mundo do vinho. É que as principais cidades do mundo – cerca de 30 – passam a celebrar o Malbec World Day (Dia Mundial do Malbec). O festejo global é uma iniciativa de Wines of Argentina (Vinhos da Argentina), que tem o objetivo de promover a indústria vitivinícola nacional através da uva do tipo malbec, uma cepa emblemática da produção argentina de vinho, consagrada mundialmente. Por conta disso, organismos- públicos e privados – liderados pelo Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística), interessados em atrair visitantes para o país, providenciaram uma extensa agenda de atividades em torno do tema. Happy hours, menus gastronômicos desenvolvidos à base do Malbec, descontos especiais, palestras, promoções em spas de vinho, entre outras atividades foram preparadas para celebrar o Malbec World Day. A tipologia malbec é proveniente da localidade de Cahors, em Bordeaux, no sudoeste da França e foi levada para a Argentina pelos imigrantes no Século XIX, adaptando-se ao solo, altitude e clima do país vizinho. Para ficar por dentro do evento acesse: www.malbecworldday.com e www.argentina.travel/eventos



Em nome da cultura – Buenos Aires exibe a sua veia cultural em 2011. Além de eleita a Capital Mundial do Livro e abrigar, no próximo mês, a Feira Internacional do Livro, uma série de atividades permite à capital argentina esbanjar em opções para quem busca conhecer seus atributos na cultura. Festivais de cinema, teatro, circo, Mundial de Tango e Internacional de Jazz atraem turistas do mundo todo e da própria Argentina. Operadoras turísticas e agências de viagens que têm interesse em compor seus pacotes com a programação cultural portenha podem fazer consultas através do endereço: turismocultural@buenosaires.gov.ar



Encontro – Nos próximos dias 13 e 14, acontece em Jujuy, no Norte argentino, a 191ª Assembléia do Conselho Diretivo da Federación Empresaria Hotelera Gastronómica da Argentina (FEHGRA). Cerca de 200 integrantes da entidade, de 63 filiais espalhadas pelo país são aguardados para o tradicional encontro. O objetivo é deliberar sobre os principais problemas do setor, nas distintas regiões da Argentina, analisar soluções viáveis e criar um consenso sobre o caminho a seguir.



Turismo Estudantil – Segmento que tem crescido na Argentina, o turismo estudantil – voltado ao intercâmbio cultural e estudo do idioma espanhol – também recebe atenção especial na Província de Santa Cruz, na Patagônia. O órgão oficial do turismo local acaba de baixar normas para assegurar a qualidade e idoneidade na prestação dos serviços para esse segmento. Reza a a cartilha das autoridades de Santa Cruz, que toda a empresa que oferece pacotes de viagem estudantil deverá, obrigatoriamente, se enquadrar na Resolução/Disposição Nacional de Autorização para Agência de Turismo Estudantil, outorgada pelo Ministério do Turismo do país. A venda desses pacotes só pode ser feita por agência de viagens com domicílio naquela Província ou que tenha parceria com empresa nessas condições. Além disso, as informações transmitidas para os alunos interessados deverão ser completas com o nome da instituição de ensino, data da chegada e saída, quantidade de alunos do programa e os dados da agência de viagens contratada. Todas as informações estão no www.turismoestudiantil.gov.ar ou www.turismo.gov.ar/turismo%20estudiantil Contato também pelo endereço de e-mail: fiscalizacion@santacruzpatagonia.gob.ar



Sétima arte – Prossegue até o próximo dia 17 o “Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente” (BAFICI). Mais de 400 filmes compõem a mostra, entre estréias mundiais, argentinas, latino-americanas, além de retrospectivas. Um dos festivais de cinema de maior repercussão no mundo, o BAFICI terá entre as películas apresentadas “O Segredo dos seus Olhos¨, filme argentino que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado. O sucesso dessa produção repercute no receptivo da cidade de Buenos Aires a tal ponto que o Palácio da Justiça, onde foi filmada grande parte da história, é cenário de visitas guiadas toda sexta-feira, para turistas e cinéfilos que querem seguir os passos do protagonista da trama. Outros ícones da cultura e arquitetura portenha, como o Teatro Colón, onde foi gravada cena do filme Evita também recebe os visitantes, todos os dias, no horário entre 9 e 15 horas.



Taxas – Acabam de ser reajustadas as tarifas de referência e as tarifas máximas nas rotas aéreas de 39 cidades da Argentina. O aumento médio de 8% apenas se aplica a voos de cabotagem, sem impactar os valores praticados no mercado internacional, operado por diferentes companhias aéreas que operam as rotas entre as cidades argentinas e o exterior.



Na rota de Tucumán – A Aerolíneas Argentinas e o governo da Província de Tucumán, no Norte argentino, firmaram um importante convênio para estimular a visitação à localidade, com aumento de frequência semanais de voos a partir de Buenos Aires, de 21 para 28, em junho próximo. Conforme a promoção acertada, se aplicará “tarifa zero” aos turistas estrangeiros, na base de 1+1=3, para hotelaria, gastronomia e outros, ou seja, para cada um dos serviços adquiridos pelo turista, este recebe outro grátis. A promoção é válida no período de 18 a 24 deste mês.



Turismo emprega – De cada 10 empregos ao menos 3 são gerados pelo turismo em Entre Ríos, localidade da Região Central da Argentina. O setor é uma das atividades de maior recuperação econômica e geradora de recursos e, por conta disso, melhorias na infraestrutura e nos serviços estão sendo providenciadas pelos setores público e privado. A permanência de turistas atualmente apresenta um crescimento de 45%, tendo alcançado a média atual de 5,8 dias. O turismo em Entre Ríos está estreitamente relacionado à realidade local, com a implantação de políticas de desenvolvimento, apoio ao turismo rural, acessibilidade, turismo social, Sistema de Informação Turística, otimização de recursos e relacionamento, capacitação, estudo de mercado, plano de marketing, web e eventos esportivos. Nos últimos três anos, o crescimento do turismo local foi de 20%.



Na rede – Buenos Aires é a sexta cidade do mundo com mais integrantes no Facebook, um total de 6,5 milhões de pessoas. A capital argentina já ultrapassou nessa rede social cidades como Roma, Nova York, São Paulo, Paris, Manchester e Barcelona. O levantamento é do instituto de pesquisa Social Bakers, que mediu que Buenos Aires só é superada pelas seguintes cidades: Yakarta, Estambul, México, Londres e Bangcoc. As redes sociais (Facebook e Twitter) são utilizadas pelo órgão de turismo portenho para manter o visitante permanentemente informado e oferecer todas as opções culturais, compras, circuitos de design, entre outros atrativos. Os endereços para integrar as ferramentas de rede social de Buenos Aires são: www.facebook.com/buenosairesturismo e http://twitter.com/turismobue; www.blogs.buenosaires.gov.ar/viajabuenosaires e http://www.youtube.com/user/turismoenbuenosaires







Mais informações sobre o destino: www.argentina.travel

Comentários