Após quatro anos à frente do Recife CVB, José Otávio de Meira Lins se despede da entidade deixando um saldo de 331 eventos captados e apoiados para Pernambuco

As feiras e congressos realizados durante as duas gestões do presidente movimentou mais de R$1.148.513,75 na economia pernambucana




É com um saldo de 331 eventos captados e apoiados que José Otávio de Meira Lins se despede, nesta segunda-feira (18), na Di Branco Recepções, da presidência do Recife Convention & Visitors Bureau. Em duas gestões (2007-2009/ 2009-2011), que somam quatro anos à frente da entidade, Meira Lins comandou ações que contribuíram para atração de 724.500 turistas de eventos e negócios, gerando 1.539.562 diárias nos equipamentos hoteleiros pernambucanos e uma injeção na economia local de R$1.148.513,75.




“A captação de feiras e congressos para o estado foi determinante para tirar Pernambuco do limbo do turismo nacional, período que ocasionou um verdadeiro decesso na indústria hoteleira da região. Foi o apoio da secretaria de Turismo do Recife, que em 2007 apostou na parceria público-privada – modelo de trabalho posteriormente adotado em conjunto também com as secretarias de Turismo de Pernambuco, Olinda e Jaboatão dos Guararapes – que nos possibilitou alcançar esses números, descobrindo novos segmentos turísticos, investindo na captação de eventos e realizando ações em promoção do destino e capacitação da mão-de-obra local”, diz Meira Lins. “Só em 2010, os equipamentos hoteleiros pernambucanos tiveram uma ocupação média girando acima de 85%, resultado da realização de feiras e congressos no estado”, complementa o ex-presidente da entidade.




Entre os principais projetos desenvolvidos pelo Recife CVB no campo da atração de eventos e incentivo realizados pela entidade nos últimos quatro anos estão o ‘Seja Um Anfitrião’ e o ‘Pernambuco Bom pro Seu Negócio’. O primeiro, realizado em parceria com as secretarias de Turismo do Recife e de Pernambuco e Empetur, nos anos de 2008 a 2010, com objetivo de sensibilizar as entidades médicas e de classe, representantes de universidade e mercado corporativo local para atração de novos eventos para o estado, reuniu cerca de 900 participantes em três edições e contribuiu na captação de feiras e congressos que juntos movimentaram um total de R$50 milhões na economia pernambucana. Já o Pernambuco Bom pro Seu Negócio, realizado pelo RCVB e ABIH-PE com patrocínio do SEBRAE e apoio da Prefeitura do Recife, da ABRACORP e da TREND Operadora, com intuito de apresentar o estado como destino preferencial para as grandes empresas brasileiras realizarem seus eventos e viagens de incentivo, só na primeira etapa, visitou mais de 200 empresas e 70 agências de incentivo.




Ações em marketing de destino também foram realizadas de 2007 a 2011. A primeira foi ‘Recife é Aqui’, promovida em parceria com a secretaria de Turismo do Recife, depois seguiram-se os projetos ‘Pernambuco pra Você’ e ‘Pernambuco Bom pra Você’, que tiveram assinatura das secretarias de Turismo do Recife, de Pernambuco e da Empetur. Juntos, os três projetos, que alcançaram R$12,3 milhões em mídia espontânea, visitaram 26 cidades brasileiras e a capital da Argentina, reunindo 15 mil participantes entre agentes e operadores de viagens, entidades de classe, imprensa e autoridades, que conheceram, além de toda a infraestrutura hoteleira pernambucana e seus atrativos turísticos, o melhor da nossa cultura, arte e gastronomia.




José Otávio de Meira Lins também foi o mentor do projeto ‘Friendly LGBT. Pernambuco Simpatiza com Você’, uma ação inédita e arrojada, que, no ano de 2008, capacitou todos os profissionais que atuam à frente dos espaços receptivos ao público LGBT atualizando-os com as melhores práticas no atendimento a esse visitante. O projeto reuniu mais de 20 associados, entre hotéis, restaurantes, museus, agências de viagens e receptivos, boates, locadoras de carro, identificando-os com placas que exibem as cores do arco-íris, símbolo internacional do público gay. A ação posicionou Pernambuco como um dos principais destinos GLS no Brasil e repercutiu em diversos veículos na imprensa nacional.

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