ABIH-RN, Ministério Público, Sesi-RN e Ong Resposta criam grupo gestor de prevenção a exploração sexual de crianças e adolescentes

A

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Ministério Público do Estado, Serviço Social da Indústria (Sesi/RN) e ONG Resposta criam grupo gestor de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Representantes das entidades envolvidas se reuniram na sede da ABIH-RN nesta segunda-feira para planejar o lançamento do projeto no Rio Grande do Norte, bem como as ações que serão realizadas ao longo do ano.

O objetivo do projeto é sensibilizar, conscientizar e estimular a responsabilidade social de toda cadeia produtiva do turismo com relação ao tema, bem como incentivar a participação de todos na prevenção.

O presidente da ABIH-RN, Habib Chalita, destacou que essa é uma ação que já recebeu o apoio da ABIH Nacional, que tem o objetivo de levar o modelo desenvolvido no Rio Grande do Norte para as demais seccionais da ABIH, através do Instituto Brasileiro de Hospedagem IBH. Salientou ainda que a proposta é realizar ações em todas as regiões do Estado.

“Nossa meta é levar o projeto aos cinco pólos turísticos do Rio Grande do Norte, incentivando a participação efetiva do hoteleiro nessa ação”, afirma Chalita.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Infância e Juventude do RN (Caopij/RN), promotor Sacha Alves, o projeto vai potencializar ainda mais o trabalho das promotorias.

“É muito importante a participação de outros atores nesse trabalho de conscientização e capacitação, pois quanto mais olhos tivermos, melhor será o resultado”, aponta Alves.

Já Ana Paula Felizardo, da Ong Resposta, define a iniciativa como uma forma que o turismo encontrou de contribuir com o tema. “Há muitas ações que podem ser realizadas pela hotelaria, como o estímulo para adesão aos códigos de conduta, a inclusão social, qualificação profissional, mobilização social, dentre outras”, destaca.

Participaram da reunião o presidente da ABIH-RN, Habib Chalita, superintendente regional do Sesi-RN, Hélder Maranhão, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Infância e Juventude do RN (Caopij/RN), promotor Sacha Alves, presidente da Ong Resposta, Ana Paula Felizardo, assessora técnica da Fiern, Franci Araújo, do Conselho Nacional do Sesi participaram Eliane Campos e Vinícius Maia, do projeto Vira Vida, Maria do Carmo Aguiar, consultor da Plan, Frans Van Kraner, coordenador operacional do Projeto Vira Vida–Natal, Gelson de Medeiros, e o gerente de responsabilidade social do Sesi, Marcelo Dantas.

Comentários