Regata Vicente Pinzón movimenta águas do Litoral Sul em Pernambuco


Pernambucanos e turistas poderão conferir o circuito náutico nas praias da RMR e no Resort Vila Galé, no Cabo de Santo Agostinho

Neste final de semana (19 e 20), as praias do litoral sul de Pernambuco estarão movimentadas com a presença de diversas embarcações oceânicas. Trata-se da 10° edição da Regata Vicente Pinzón, tradicional evento náutico e turístico, apoiado pela Prefeitura do Recife e Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com apoio do Complexo Portuário de Suape e Supermercados Arco-Íris. A iniciativa é uma homenagem ao navegador espanhol que provavelmente descobriu o Brasil antes de Cabral.

Com um percurso de 25 milhas, eqivalentes a cerca de 44 quilômetros, entre o Recife e o Cabo de Santo Agostinho, a prova abre o calendário 2011 das competições pernambucanas da classe Oceano. A partida será dada às 10h, em frente ao Marco Zero, com linha de chegada no Porto de Suape. A expectativa é que mais de 30 barcos das categorias RGS-A (barcos de 50 a 30 pés), RGS-B (de 30 a 20), Multicascos (mais de dois cascos) e Aberta (19 pés) participem da disputa, que durará aproximadamente 4h. O primeiro colocado da regata, ou seja, o veleiro que cruzar primeiro a linha de chegada levará o Troféu Fita Azul, a principal premiação do evento. O favorito para levar o Fita Azul desse ano é Vicente Galo, que comanda o Trimearã Ave Rara. “É uma regata muito boa e temos ótimos adversários, mas acredito que temos todas as chances de conquistar o trófeu mais uma vez. Apesar de os ventos estarem fracos, acredito que possa haver uma frente fria e isso poderá nos ajudar", revela Galo.

Para o Secretário de Turismo do Recife, André Campos, a Regata Vicente Pinzón é um evento esportivo que destaca a atividade náutica no Recife e Pernambuco, aproveitando o potencial cultural, turístico e histórico local. "Ela também contribui para a geração de renda para toda a cadeia produtiva local, trazendo retorno financeiro para restaurantes, bares, táxis, hotéis, artesanatos e outros, a partir da vinda de turistas e competidores náuticos de várias partes do Brasil", argumenta.



Após a competição, os barcos concorrentes ficarão fundeados no Rio Massangana, na marina do Vila Galé Eco Resort do Cabo de Santo Agostinho, onde os velejadores se confraternizarão com os turistas em uma vasta programação cultural, esportiva e social, culminando com o Jantar de Confraternização para entrega dos prêmios.



Pinzón e Turismo - Em 26 de janeiro de 1500, três meses antes de Pedro Álvares Cabral, navegadores espanhóis comandados pelo andaluz Vicente Yáñes Pinzón aportaram no Brasil , num local por ele denominado Cabo de Santa Maria de la Consolación, hoje o Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do Novo Mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca navegados. Este importante fato histórico, antes de contestar ou subestimar a descoberta e colonização do Brasil pelos portugueses, se apresenta como um grande diferencial que deve ser estudado e aproveitado pelo seu potencial cultural e turístico, tanto para o Cabo de Santo Agostinho como para o Estado de Pernambuco. A Regata Vicente Pinzón busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolaram estes acontecimento pré-descoberta do Brasil, através da navegação a vela, uma atividade esportiva auto-sustentável e profundamente respeitadora do meio ambiente.



Programação



Sábado, 19/02/11

•Abertura Oficial no Marco Zero às 8:00h

•Largada da regata às 10:00h

•Chegada prevista para às 14:00h no Porto de Suape e aportagem dos barcos na marina do Vila Galé Eco Resort do Cabo

•Atividades esportivas, passeios e aulas práticas de navegação para o público interessado

•Jantar Dançante de Confraternização e entrega da premiação a partir das 19:00h

•Domingo, 20/02/11

•Atividades náuticas e esportivas no Hotel e retorno ao Porto do Recife na parte da tarde

Comentários