Oito gaúchos estão na final do MPE Brasil

Vencedores da etapa nacional do prêmio serão conhecidos nesta terça-feira, em Brasília


Metalúrgica Mariani, Pro-Usinagem, Laboratório Doutor Pio Análises Clínicas, Pousada Encantos da Terra, Abyz TI, SJC Química, Farmácia Manipulare, e Vetor Multimáquinas. Estas oito micro e pequenas empresas gaúchas podem conquistar os prêmios da etapa nacional do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que ocorre nesta terça-feira, dia 22, em Brasília. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS e da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, prestigiará o evento.

O prêmio reconhece os pequenos negócios que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade pela aplicação de conceitos e utilização de boas práticas em gestão. Todos os representantes estaduais vão participar nesta terça-feira, dia 22 de março, na Capital Federal, do 8º Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas, durante o dia. À noite, às 19h30min, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, localizado no Setor Hoteleiro Sul – SHS, Quadra 6, Lote 1, Conjunto A, será realizada a cerimônia de homenagem. O Comitê Executivo Nacional vai divulgar os nomes das empresas vencedoras que mais se destacaram pela inovação nas atividades de gestão.

Esta edição do MPE Brasil bateu recorde de inscrições, com mais de 99 mil candidatas em todo o País. As 130 empresas que receberam o reconhecimento estadual agora têm a chance de se tornarem destaque nacional. A iniciativa é uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O Prêmio é composto por oito categorias (Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, TI, Saúde, Educação, Agronegócio) e um destaque em Responsabilidade Social. A iniciativa funciona como incentivo para as empresas brasileiras de pequeno porte, reconhecendo sua importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e competitividade.

Em 2010, o Estado contabilizou 14.475 empresas inscritas, 2.200 a mais do que na edição anterior, das quais 6.382 responderam ao questionário de autoavaliação, requisito necessário para concorrer.

O presidente do CDE do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que, “além da relevância da conquista, a participação na iniciativa proporciona às MPEs a possibilidade de melhorar seu desempenho, com aumento de competitividade e avanços em desenvolvimento de produtos e serviços”.

Em 2009, duas empresas gaúchas foram vencedoras nacionais: a Omega Tecnologia, de Santa Maria, e a Quinta da Estância Grande, de Viamão, foram as grandes vencedoras das categorias Tecnologia da Informação e Destaque em Responsabilidade Social, respectivamente.

Comentários