Fazenda gaúcha se especializa em turismo pedagógico

A empresa Quinta da Estância Grande é vencedora na categoria especial da edição 2009 do Prêmio MPE Brasil




Além das oito categorias tradicionais do Prêmio MPE Brasil, realizado desde 2004 no mercado brasileiro, os vencedores estaduais podem concorrer a uma premiação pelas Boas Práticas de Responsabilidade Social. Neste ano, 129 micro e pequenas empresas disputam a classificação e o direito de usar o selo do prêmio. No ano passado, a grande vencedora foi a fazenda Quinta da Estância Grande, em Viamão (RS). Especializado em turismo rural pedagógico, o estabelecimento se destaca por inovar nesse tipo de negócio. Há 19 anos, recebe turistas e estudantes interessados em experimentar vivências rurais e ecológicas.
Menos de um ano após conquistar o prêmio, a empresa já colhe os frutos da vitória. Em 2010, recebeu 75 mil visitantes, 20% a mais que em 2009. “O MPE Brasil ajudou a dar visibilidade. Divulgamos bastante e ganhamos turistas com isso. O faturamento aumentou em torno de 30%. Foi o melhor resultado dos últimos dez anos”, comemora o empresário Lucas Sittoni Goelzer.
Espécies silvestres
Entre as atividades desenvolvidas pela fazenda, a de maior destaque, na opinião de Lucas, é o projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para abrigar espécies silvestres apreendidas. Os animais resgatados em operações de combate ao tráfico de espécies silvestres vão para a fazenda, onde recebem abrigo, são curados de possíveis ferimentos e voltam a ser integrados ao meio ambiente. A Quinta da Estância Grande também trabalha com a reprodução dos animais para evitar a extinção. Além desse projeto, os visitantes têm a oportunidade de assistir a aulas sobre diversos temas, como meio ambiente, assuntos indígenas e mudanças climáticas.
O objetivo do MPE Brasil é reconhecer bons conceitos e eficientes práticas de gestão nas micro e pequenas empresas brasileiras. A premiação por Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social é uma categoria especial dentro do prêmio, realizado desde 2004 pelo Sebrae em parceria com o Grupo Gerdau, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Além dela, a disputa inclui oito categorias: Comércio, Agronegócio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo e Serviços em Geral. No próximo dia 22 de março, em Brasília, no Centro de Eventos Brasil XXI, serão escolhidos os vencedores entre 129 finalistas da edição 2010.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 61)3243-7851 / 3243-7852/ 8118-9821
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
twitter.com/sebrae
facebook.com/sebrae

Comentários