Balanço: Carnaval de recordes e tranquilo em Macau

B
Maior produto turístico do município, o carnaval de Macau em 2011, consagrou-se como o maior reinado de momo já realizado na cidade nos últimos dez anos. Segundo dados coletados pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento bateu recordes de público, registrando a presença de mais de 250 mil foliões, entre nativos, turistas e o público flutuante que participou da festa, a cada dia.

De acordo com o major Fernandes, comandante da 1ª Cia. Independente de Polícia Militar de Macau, apesar da grandiosidade da festa, foi registrado apenas 14 prisões, na maioria em decorrência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Houve ainda uma agressão por arma branca e pequenos furtos. Cerca de 400 homens entre policiais civis e militares e ainda seguranças particulares contratados pela prefeitura foram responsáveis pela segurança do folião.

Outro balanço que atesta a tranquilidade da folia momesca em Macau vem com o resultado da operação montada pela Secretaria de Saúde do município. Segundo Francisco de Assis-Diá, Secretário de Saúde, a média de atendimentos nos postos móveis montados na praia de Camapum e no corredor da folia caíram em torno de 20%, se comparado a 2010. No Pronto Socorro do Hospital Ant ônio Ferraz, foram registradas apenas casos em decorrência de embriaguez e lesões leves.

Alegria em orvedose

Um dos grandes atrativos da festa continuou sendo o mela-mela, onde se viu nas ruas e avenidas muita animação num clima de paz e alegria. A cada início de tarde, três trios elétricos, duas bandas e uma multidão lambuzada de mel invadia as ruas da cidade, percorrendo um percurso de seis quilômetros. Essa incansável maratona se repetiu do sábado (05) até o início da noite desta terça-feira (08).

Comentários