Argentina em notas

Depois da Semana Argentina – Depois de corridos sete dias (de 21 a 27 de abril), presente na capital paulista, o turismo oficial de diversas localidades da Argentina, liderado pelo Instituto Nacional de Promoção Turística – Inprotur, demarcou território ainda maior entre os brasileiros. No saldo das novidades apresentadas, o segmento de Turismo Aventura mostrou otimismo ao cativar os viajantes que deixam o Brasil rumo ao país vizinho. O dado animador é o de que 82% dos visitantes que chegam à Argentina buscam destinos que proporcionem maior contato com a natureza e todas as atividades ao ar livre. Bariloche lançou, durante o evento da Semana, o Manual de Turismo Jovem & Aventura, editado em português, para atrair os turistas teens, que somam 120 mil/ano na cidade, ou seja, 14% do total de visitantes que a localidade recebe. Para o público brasileiro com esse perfil, o foco são as viagens de formatura, cursos de idiomas e o turismo aventura. Outra boa nova em produto apresentada na Semana Argentina foi o excepcional momento do turismo de saúde que se vale do fato de tratamentos na área médica (estética, cirurgias plásticas, procedimentos odontológios etc.) custarem, no território que faz fronteira com o Brasil, 90% a menos do que nos Estados Unidos. O segmento de eventos é um dos mais promissores e o anúncio de que experimentou, nos últimos dois anos, uma evolução de 140% na Argentina foi motivo de comemoração durante a mostra em São Paulo. Marca que surpreendeu também foi o grande interesse pelo turismo de golfe entre os visitantes daquele país, o que começa a despertar a atenção dos brasileiros. A Argentina possui 318 campos de golfe, dos quais 150 se localizam na Província de Buenos Aires.



Feira do livro – De 20 de abril a 9 de maio deste ano acontece, em Buenos Aires, a Feira Internacional do Livro. O evento se reverte em intensa programação cultural, educativa e profissional, com a presença de escritores renomados da Argentina e do exterior. Organizada pela Fundación El Libro, a Feira se propõe a ser uma verdadeira cidade literária para a qual convergem, além de especialistas ligados ao mundo editorial, 1 milhão de leitores de todo o mundo.



Na rota do Dakar – Será o quarto ano consecutivo que a Argentina recebe o Rally Dakar. Entre 1 e 15 de janeiro de 2012, a concorrida competição esportiva que já atravessava, além de parte do território argentino, também localidades do Chile, agora chega ao Peru. No dia 19 de abril próximo será divulgado o percurso que vai do Atlântico (largada em Mar del Plata - Argentina) ao Pacífico (Lima, capital do Peru). O novo traçado da 33ª edição do Dakar é um evento que, segundo o ministro do Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer “consolidará o país como destino turístico internacional de primeiro nível”. Ressalta, ainda, que o Dakar tem contribuído para mostrar as paisagens e a gente da Argentina para todo o mundo. No ano passado, 80 pilotos argentinos participaram da disputa, sendo o país com maior número deles na história do Dakar. Números do Dakar 2011: 5 milhões de espectadores (sendo 3,5 milhões na Argentina e 1,5 milhão no Chile). Foram inscritos 434 pilotos que pilotaram 730 veículos.

Torneio de pesca – Paso de la Patria, na Província de Corrientes, sediará, entre os dias 22 e 24 de abril, o XVII Torneio de Abertura da Pesca do Dourado. Os rios Corrientes e Paraná são o atrativo local todos os anos em busca do peixe tão sonhado. Trata-se de uma atividade ecologicamente correta, já que o peixe é capturado e imediatamente devolvido a seu habitat. O dourado chega a pesar 25 quilos e o desafio é tirá-lo da água especialmente porque a espécie resiste bravamente à captura. Informações sobre o destino: www.corrientes.gov.ar

Força ao turismo – O objetivo é dar um novo pulso ao crescimento do turismo interno e externo na Argentina, a partir da colaboração com os governos federal, das províncias e muncipais. Para isso a Federación Empresaria Hotelera Gastronómica de la República Argentina (FEHGRA) acaba de reorganizar seu Departamento de Turismo, ampliado com as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos. A meta da entidade passa a ser a de processar e pesquisar informações sobre a atividade hoteleira/gastronômica, de forma mais sistemática. Entre as ações está a adoção de novas tecnologias, reformulação do Guia de estabelecimentos hoteleiros e gastronômicos da entidade, entre outras providências. Para saber mais: www.fehgra.org.ar








Mais informações sobre o destino: www.argentina.travel

Comentários