RIO 2016 INICIA PROCESSO PARA CADASTRAMENTO E SELEÇÃO DE LOCAIS DE TREINAMENTO PRÉ-JOGOS

Processo vai levar benefícios do evento para outras cidades do Brasil,

que poderão receber Delegações Olímpicas e Paraolímpicas



O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos Rio 2016 lançou nesta quinta-feira, dia 17, um projeto que estenderá a experiência do maior evento multiesportivo do mundo a outras cidades do Brasil. O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos vai identificar instalações esportivas em todo o país que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e o aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.



Participaram do evento realizado na sede da Rio 2016 o Presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman; o Diretor de Esportes, Agberto Guimarães; o Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons; o Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Waldenir Bragança; além do Superintendente Executivo de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire, que deu um depoimento sobre a importância da oferta de Locais de Treinamento Pré-Jogos para uma Delegação Nacional.



“O investimento pra receber essas delegações é um investimento para o futuro. A hora em que você faz um upgrade numa instalação você também qualifica os profissionais para usá-la depois e aí vem o legado para as cidades que se preparem para receber as delegações, e também tem a questão financeira porque a instalação vai cobrar pelos serviços que prestar.”, disse Marcus Vinícius.



Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros que possuam instalações enquadradas nos requisitos técnicos poderão participar do processo. Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta, 17/02, até o dia 5 de abril através do preenchimento online do formulário disponível no site oficial Rio 2016: www.rio2016.com/treinamentoprejogos.



O processo de cadastramento e seleção, dividido em várias fases (ver “Entenda o Processo”), culminará em janeiro do ano que vem com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento, e o posterior lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.



“Receber uma Delegação Olímpica ou Paraolímpica movimenta as cidades social e economicamente. Estas cidades podem passar a atuar como pólo de desenvolvimento esportivo em seu estado ou região e crescer como indústrias do esporte. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico da cidade. Esse projeto é uma peça fundamental na disseminação dos benefícios e da experiência dos Jogos para todo o país”, disse Carlos Arthur Nuzman.



Agberto Guimarães ressaltou que o potencial esportivo de uma instalação pode ser muito maior do que até mesmo seus proprietários imaginam: “Um ginásio pode abrigar esportes de quadra como basquete, handebol, vôlei sentado, goalball, mas também judô olímpico e paraolímpico, taekwondo, halterofilismo, esgrima entre outros, desde que se adquiram os respectivos equipamentos esportivos. Da mesma maneira, uma cidade litorânea pode oferecer locais de treinamento para vôlei de praia, vela olímpica e paraolímpica, triatlo olímpico e paraolímpico e maratona aquática”.



Uma Comissão Avaliadora multidisciplinar, formada por até 15 membros do Comitê Organizador Rio 2016, com apoio do COB, CPB e Ministério do Esporte, avaliará a adequação dos locais às exigências do regulamento. A oferta de Locais de Treinamento Pré-Jogos através da publicação do guia é uma das responsabilidades da Rio 2016 com o Comitê Olímpico Internacional e um serviço aos Comitê Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais, que, então, podem entrar em contato com os locais indicados para firmar acordos de uso das instalações esportivas para programas de treinamento.



Fotos do evento de lançamento estarão disponíveis no banco de imagens do site oficial Rio 2016: www.rio2016.com/sala-de-imprensa/banco-de-arquivos





ENTENDA O PROCESSO DE CADASTRAMENTO E SELEÇÃO DE LOCAIS DE TREINAMENTO PRÉ-JOGOS



Quem pode participar



Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo, entre outros, que possuam instalações que se enquadrem nos requisitos técnicos de participação.

Requisitos obrigatórios

Para participar, os interessados deverão atender obrigatoriamente aos seguintes requisitos detalhados no regulamento disponível em www.rio2016.com/treinamentoprejogos:



A. Transporte/localização



A instalação (Local de Treinamento Pré-Jogos) deverá estar a uma distância máxima de 150km, em estrada pavimentada, de um aeroporto regional atendido por voos regulares das empresas aéreas instaladas no país.



B. Meios de hospedagem



A instalação deverá estar a uma distância máxima de 30km, em estrada pavimentada, de meios de hospedagem qualificados para atendimento dos Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paraolímpicos Nacionais. A cidade deve oferecer meios de hospedagem classificados nas categorias 3, 4 ou 5 estrelas segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem do Ministério do Turismo.



C. Infraestrutura de serviços médicos e de emergência



C1. A Instalação deverá oferecer serviço de UTI móvel com equipe paramédica disponível no local de treinamento para atendimento ao Comitê Olímpico Nacional/Comitê Paraolímpico Nacional durante todo o período de uso da mesma.



C2. O tempo de deslocamento da instalação até hospital(ais) que possua(m) os departamentos e serviços listados no regulamento do processo para cadastramento e seleção deve ser de no máximo 30 minutos. Será considerado o conjunto de hospitais, laboratórios, clínicas etc. que somados os departamentos e serviços atendam ao pré-requisito, desde que o tempo de deslocamento de cada um até a instalação não exceda 30 minutos.



Etapas do processo



17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Os interessados poderão se inscrever através do preenchimento completo online do Formulário de Inscrição disponível no site oficial Rio 2016 www.rio2016.com/treinamentoprejogos.



17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Pré-Seleção. Os interessados devem preencher o Formulário de Pré-Seleção online, comprovando o atendimento aos requisitos de participação, e enviar eletronicamente toda documentação exigida no regulamento



15 a 22 de abril de 2011 – No dia 15 de abril os participantes habilitados a passar a fase seguinte serão convidados a participar do Seminário de Orientação, a ser realizado no dia 5 de maio de 2011 na cidade do Rio de Janeiro. Os mesmos terão até o dia 22 de abril para confirmar sua presença e informar o nome do(s) representante(s).



5 de maio de 2011 – O Seminário de Orientação tem como objetivo principal orientar os responsáveis por potenciais Locais de Treinamento Pré-Jogos quanto às próximas fases do processo, direitos e deveres, oportunidades, etc. A presença de representante da instalação pré-selecionada é pré-requisito para participação nas fases subsequentes do processo.



5 a 13 de maio de 2011 – Os participantes do Seminário de Orientação deverão apresentar o Termo de Adesão, no qual os responsáveis pelos potenciais locais de treinamento aceitam e concordam com as condições do regulamento e confirmam sua intenção de continuar no processo. Anexo ao Termo de Adesão, o Termo de Cooperação deverá ser assinado pelo representante legal da instalação e pela autoridade pública municipal competente, já que o projeto depende também de um conjunto de serviços e infraestrutura inerentes ao município.



5 de maio a 1º de julho de 2011 – Preenchimento do Formulário Descritivo pelos candidatos. Este formulário conterá questionário referente à infraestrutura da instalação esportiva e da cidade, e servirá de suporte para eventuais visitas técnicas que se façam necessárias.



18 de julho a 21 de outubro de 2011 – Visitas técnicas aos candidatos a Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016. Caberá à Comissão Avaliadora o julgamento da necessidade ou não de realização de visita técnica e a determinação da data de cada visita.



25 de julho a 4 de novembro de 2011 – Elaboração e envio aos candidatos do Relatório de Inspeção contendo intervenções sugeridas.

16 de dezembro de 2011 – Prazo final para apresentação, pelos candidatos, de orçamento e cronograma iniciais para as obras de intervenção necessárias para adequação da instalação aos requerimentos das Federações Internacionais dos esportes para os quais oferecerá Locais de Treinamento Pré-Jogos, bem como todos os requerimentos contidos no regulamento.



13 de janeiro de 2012 – Divulgação da lista dos Locais de Treinamento Pré-Jogos que tenham cumprido as exigências do Regulamento.



16 a 27 de janeiro de 2012 – Prazo para envio do Termo de Compromisso assinado pelo responsável da instalação.



Julho de 2012 – Lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos durante os Jogos Olímpicos Londres 2012 e distribuição aos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.



Abril de 2013 a julho de 2015 – Acompanhamento das construções e reformas das instalações com necessidade de adaptações ou que precisem ser construídas.

Comentários