Pesquisa traça perfil do turista de eventos em Natal

Pesquisa encomendada pelo Natal Convention & Visitors Bureau - Natal CVB, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio de Bens – IPDC, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, traça perfil do turista de negócios em Natal e revela que 95,2% dos entrevistados pretendem voltar ao destino.

E mais, 99,2% indicariam a cidade como destino turístico. Os dados apontam que o gasto médio diário de um congressista em Natal é de aproximadamente R$ 1.100,00. Dos entrevistados, 53,6% vieram mais cedo ou ficaram mais tempo do que o previsto para o evento. Além disso, 15,41% das pessoas trouxeram acompanhantes.

Para o diretor-presidente executivo do Natal CVB, George Costa, essa pesquisa é de fundamental importância para o destino, não apenas para conhecer o perfil do turista de negócios, como também para nortear as estratégias específicas desse segmento.

“A pesquisa nos dá a dimensão do setor e, consequentemente, apresenta o caminho para novas ações. Quando constatamos que o turista de eventos permanece no destino muito além do período do evento, temos a certeza que esse segmento minimiza consideravelmente a nossa baixa estação. Outro fator importante foi a revelação do uso freqüente dos serviços de supermercado pelo turista de eventos”, afirma o diretor.

Costa acrescenta ainda que a pesquisa confirmou que o gasto médio desse público é muito superior ao de lazer. “É um segmento muito qualificado, porque além de uma excelente renda dos participantes/turistas, agrega conhecimento técnico-científico”.

Os locais mais visitados pelos congressistas foram: supermercados (33,23%), restaurantes (25,12%), praias (22,12%), shoppings (19,87%) e lojas de artesanato (17,82%). Para 68,35% a hospitalidade do povo natalense foi excelente. A amostra revelou ainda que 65% dos entrevistados estiveram na cidade pela primeira vez e se surpreenderam positivamente com o destino.

A pesquisa ouviu 1.454 pessoas em quatro eventos realizados no Centro de Convenções de Natal no segundo semestre de 2010 e avaliou questões como as despesas com a viagem, pontos mais visitados, o que mais agradou, a permanência no destino, dentre outras.

De acordo com a diretora executiva da entidade, Alessandra Torres, a meta do Natal Convention & Visitors Bureau é ampliar a parceria com a Fecomercio-RN para realização de uma pesquisa ainda mais abrangente nessa área, incluindo outros espaços para eventos e um número maior de congressistas.

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