GOL tem maior lucro operacional trimestral de sua história e margem operacional mais alta desde 2006

Com aumento da demanda de 6,9%, receita líquida atingiu R$ 1,870 bilhão com lucro líquido de R$ 132,2 milhões


A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, obteve no quarto trimestre de 2010 o maior lucro operacional trimestral de sua história, que totalizou R$ 261,9 milhões. O valor é 119,8% maior que o do mesmo trimestre de 2009 e 39,9% mais alto que o do trimestre anterior. A margem operacional, de 14%, foi a mais elevada dos últimos 4 anos, com um avanço de 6,6 pontos percentuais na comparação ano-a-ano e de 3,5 pontos percentuais em relação ao 3T10.



O resultado é creditado ao aumento da demanda em 6,9% e à alta utilização das aeronaves da companhia, com um aproveitamento de aproximadamente 13 horas diárias no 4T10 contra cerca de 12 horas no mesmo trimestre do ano anterior. Outros fatores importantes foram o fortalecimento dos yields (pagamento por quilômetro de voo), que apresentaram um crescimento de 12,9% e 5,4% quando comparados com o 4T09 e 3T10, respectivamente, assim como a valorização do real frente ao dólar no período e a redução dos custos operacionais e da manutenção de aeronaves.



A companhia registrou receita líquida de R$ 1,870 bilhão, 15,6% acima do R$ 1,618 bilhão do 4T09 e 4,5% maior que o R$ 1,789 bilhão registrado no 3T10. O lucro líquido no 4T10 foi de R$ 132,2 milhões, ante um valor de R$ 397,8 milhões no 4T09 e de R$ 110,0 milhões no 3T10.



“Por mais um ano, cumprimos com a margem operacional prevista e demonstramos nosso compromisso com os acionistas. Os resultados atingidos em 2010 nos colocam entre as empresas mais rentáveis do mundo e acreditamos na continuidade dessa tendência em 2011”, comenta Constantino de Oliveira Junior, presidente da GOL.



A taxa de ocupação na malha aérea da GOL no 4T10 atingiu 71,1%, 2,3 pontos percentuais abaixo dos 73,4% no 4T09 e estável em comparação ao 3T10 (71,3%).



O EBITDAR (lucro operacional antes de juros e impostos) do 4T10 atingiu R$ 475,0 milhões (margem de 25,4%), 63,8% acima dos R$ 290,1 milhões do 4T09 (margem de 17,9%), e 24,7% superior aos R$ 380,9 milhões registrados no 3T10 (margem de 21,3%).



“Esse resultado reflete nossa estratégia de reduzir os custos unitários e de investir na base de receitas auxiliares por intermédio da oferta de novos produtos e serviços aos consumidores, além de garantir sólidos índices de pontualidade e regularidade na operação, situação comprovada durante o período de férias e festas de fim de ano”, diz o presidente da GOL.



A companhia encerrou o trimestre com o índice de alavancagem (dívida bruta ajustada / EBITDAR) de 5,0x ante 6,4x no 4T09 e 5,6x no 3T10. A dívida líquida ajustada / EBITDAR encerrou em 3,7x versus 5,2x no 4T09 e 4,3x no 3T10. Com isso, a GOL atingiu seu objetivo de nível de alavancagem estabelecido para o final de 2010, posicionando-se como uma das poucas empresas aéreas no mundo a simultaneamente reduzir sua alavancagem operacional e gerar caixa. A empresa pretende reduzir seu nível de alavancagem para abaixo de 4,5x e seu índice de dívida líquida ajustada / EBITDAR para abaixo de 3,5x nos próximos 18 meses.



“Completamos 10 anos de trajetória em 15 de janeiro de 2011, superando a marca de mais de 160 milhões de passageiros transportados, oferecendo novos serviços e parcerias, fortalecendo nosso relacionamento com o cliente e ampliando sua satisfação e preferência por voar GOL. As melhorias operacionais para os próximos anos serão conquistadas com nosso modelo operacional de baixo custo e baixa tarifa, com o objetivo de prover uma operação cada vez mais robusta e focada no mercado doméstico brasileiro”, finaliza Constantino Junior.



Sobre GOL



A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL - oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

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