CVC APRESENTA NOVIDADES E TENDÊNCIAS PARA O TURISMO EM 2011 E 2012

Com o aumento de renda do brasileiro e forte consumo de viagens, maior operadora das Américas investe no lançamento de roteiros inéditos para novos perfis de consumidores


Com o tema “Tempo de Conquistar”, a operadora de viagens CVC realiza hoje o 17º Workshop & Trade Show CVC, o maior evento privado do turismo nacional, em que apresenta, para um público visitante estimado em 12 mil agentes de viagens, novidades em produtos turísticos e tendências para 2011 e 2012.

Ao lado da CVC, 712 expositores do turismo nacional e de 30 diferentes países também apresentam suas novidades para 2011 e 2012, de todos os elos da cadeia produtiva do turismo: companhias aéreas, redes hoteleiras, empresas de receptivo, locadoras de automóveis, parques de diversão, secretarias e órgãos oficiais de promoção de mais de 90 destinos turísticos, nos âmbitos nacional, internacional, municipal, estadual e federal.

A escolha do tema está baseada nas perspectivas positivas que serão vivenciadas pelo turismo brasileiro nos próximos anos, decorrente do aumento de renda do brasileiro, da inserção de 50 milhões de brasileiros no mercado de consumo de viagens e da realização no Brasil de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

“O setor atravessa um momento ímpar de ascensão. É tempo de conquistar novos consumidores, novos projetos, novos parceiros e novos fornecedores”, explica Valter Patriani, presidente da operadora CVC, adiantando que 2011 será marcado por grande volume de lançamentos da companhia, em todas as frentes – viagens aéreas, terrestres e marítimas.

Com a entrada de novos consumidores no mercado de viagens de lazer, a CVC, que atua no segmento há quase quatro décadas, anuncia que em 2011 e 2012 investirá em novos nichos do setor, com o lançamento de roteiros e serviços inéditos, tanto para os brasileiros que realizarão este ano o sonho de sua primeira viagem pelo Brasil como para os que conhecem boa parte do País e agora sonham conhecer o mundo. Outra medida será ampliar sua atuação no segmento de viagens com assistência completa ao consumidor, pelo Brasil e pelo mundo.

“Depois de conquistar a casa própria e o automóvel, é a vez do brasileiro investir na realização do sonho da viagem. Esse movimento já está acontecendo e estimulando a criação de novos negócios e produtos no turismo”, complementa Patriani.

Uma das novidades é o início da operação e comercialização de viagens para localidades pouco conhecidas, porém desejadas por um novo perfil de turista brasileiro – o que já conhece boa parte do Brasil e do mundo, mas que sonha em desfrutar de novas vivências e que está em busca de “viagens de experiências” e de incursões em determinadas culturas.

Como resultado desta movimentação, a partir de março, a CVC lança uma nova programação de viagens, chamada “Descobertas”, que até junho deste ano apresentará 20 novos roteiros inéditos pelo Brasil, rumo a destinos turísticos do País pouco conhecidos pelos brasileiros, pela dificuldade de acesso ou pela inexistência de pacotes similares no Brasil.

“Vamos levar a família brasileira para regiões acessadas até então somente por mochileiros e veículos 4x4. Temos estrutura para operar este tipo de viagem em todo o Brasil, oferecendo para toda a família a oportunidade de conhecer regiões pouco conhecidas, com conforto e completa assistência durante toda a viagem”, explica Cleyton Armelin, diretor comercial e de vendas nacionais da CVC.

O primeiro roteiro desta nova série de viagens, e que fortalece a vocação da operadora em contribuir com o desenvolvimento do turismo brasileiro, é a “Rota das Emoções”. Trata-se de um roteiro de viagem desenvolvido pela CVC em conjunto com os Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, que vai unir, em uma única viagem, Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba e Parque Nacional de Sete Cidades (PI).

Os roteiros “Descobertas” também se diferenciam por oferecerem acompanhamento de guias bilíngues – diferencial que permitirá que a CVC ofereça estes roteiros a operadoras estrangeiras. Outra vantagem é que estes roteiros podem ser adquiridos por turistas de qualquer região do Brasil, já que as viagens terão sempre início em alguma capital do País, permitindo ao agente de viagem acrescentar trechos aéreos da cidade de origem do passageiro até a cidade de início do roteiro. Nesta série, também serão lançados roteiros para São Miguel do Gostoso, Pipa e Mossoró (RN), Canoa Quebrada (CE), Pantanal (MT), Morro de São Paulo, Península de Maraú, Itacaré, Abrolhos e Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Estrada Real (MG e RJ), Cânions do Rio Grande do Sul (RS) e o interior de Santa Catarina (SC).

Seguindo a tendência e demanda por roteiros de experiências, a CVC também anuncia o início da operação e comercialização de viagens para grupos de brasileiros rumo aos Emirados Árabes (Abu Dhabi, Dubai e Doha, que oferece entre os passeios uma visita com ingresso ao novo parque temático da Ferrari, onde se localiza a montanha-russa mais veloz do mundo, a 240 km por hora), Japão, Eslovênia, Croácia, Costa Rica, Bolívia, Equador, Galápagos, e para regiões com novos roteiros conjugados, como “Vietnã, Camboja e Tailândia”, “Israel e Jordânia”, “Alemanha e Suíça” e “Índia e Dubai”. Essas novidades complementam o portfolio da CVC, que ultrapassa a marca de 700 diferentes roteiros pelo Brasil e pelo mundo.

Valter Patriani, presidente da CVC, explica que uma das áreas que a operadora mais investirá em 2011 e 2012 é a de viagens com assistência completa ao brasileiro. São viagens pelo mundo que contam com diversas facilidades incluídas, entre elas o acompanhamento de guia de turismo desde o Brasil, especializado na cultura da região visitada e neste tipo de atendimento ao passageiro, o que também amplia a comodidade para consumidores que viajam a determinado país pela primeira vez. “Em 2011, embarcaremos 630 grupos de brasileiros neste formato de viagem, chamado ‘Mundo para Brasileiros – Série Sonhos’, em mais de 30 roteiros pelo mundo. Será quase o triplo do que realizamos em 2010”, diz Patriani.

Segundo Michael Barkoczy, diretor comercial e de vendas internacionais da CVC, o aumento de renda do brasileiro também tem impulsionado a demanda de viagens para o exterior. “As vendas de viagens internacionais já estão 25% mais aquecidas que em relação a 2010”, diz.
Este aquecimento também será motivado pelo aumento da operação de viagens na Europa. A CVC, que já operava o continente por intermédio de parcerias, agora terá operação própria e uma série de viagens, com 61 novos roteiros exclusivos para brasileiros, batizada de “Conquistas”. “Criamos uma operação especial de viagens pela Europa, que é um dos continentes mais desejados pelos brasileiros. Doze ônibus envelopados com a marca e a cor amarela da CVC já estão em circulação em diferentes países, exclusivos aos nossos clientes, e até o fim de 2011, mais 13 serão lançados. Serão 25 ônibus na Europa”, antecipa Barkoczy.

Para Valter Patriani, o investimento nesta operação de viagens internacionais faz parte de um planejamento de longo prazo, que visa desenvolver e fortalecer o atendimento a brasileiros que estão cada vez mais conhecendo o exterior.

“Em contrapartida, estamos fortalecendo nossas operações de viagens pelo Brasil, ao dar continuidade aos investimentos em regiões turísticas já consolidadas, como é o caso do Nordeste, além de desenvolver novos roteiros pelo País e a investir permanentemente na manutenção de nossas políticas de preços e de parcelamento facilitado, em até 10x sem juros, contribuindo para que mais brasileiros conquistem o sonho da viagem”, diz Patriani.

Para a temporada de verão 2012 no Brasil, a CVC retornará com sua programação de voos fretados e regulares, com saídas e chegadas em mais de 20 cidades brasileiras, também mantendo suas operações regionais como importantes bases emissivas para viagens rumo ao Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nesta última temporada de verão, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, a CVC registrou crescimento de 20% no número de passageiros embarcados, se comparado ao período anterior. Foram atendidos 649 mil passageiros, o equivalente a 10.473 clientes transportados por dia durante a temporada.

Com investimentos centrados na diversificação e ampliação de seu portfolio de viagens ao longo de 2011, a CVC estima que embarcará 3 milhões de brasileiros em viagens nacionais e internacionais até o final deste ano, contra 2,5 milhões atendidos em 2010.



OUTRAS NOVIDADES PARA AS TEMPORADAS 2011 E 2012

Os visitantes do 17º Workshop CVC receberão novidades da operadora para as temporadas 2011 e 2012, com distribuição de tarifários para viagens no Brasil e exterior, incluindo Férias de Julho, Baixa Temporada, Natal e Reveillon 2011, até o Verão 2012 no Brasil.

No Nacional, a programação antecipará roteiros aéreos pelo Brasil até fevereiro de 2012, incluindo novas operações com voos exclusivos para Fernando de Noronha e Araxá e, também, oferecendo uma nova programação de roteiros em voos fretados, para todo o Brasil, que já incluem locação de automóveis no pacote.

A equipe nacional, liderada pelo diretor Cleyton Armelin, também apresenta no evento duas novas séries de viagens terrestres, dentro do conceito de “Circuitos Brasileiros”. As novidades são: a Série Clássica, que é formada pelos tradicionais roteiros rodoviários da operadora, entre eles os circuitos “Quatro Bandeiras”, “Nordeste Espetacular” e “Sul do Brasil”; e a Série Sob Medida, que chega ao mercado este mês, com 15 novos roteiros.

Como o nome sugere, entrarão nesta nova série roteiros “sob medida”, elaborados de acordo com o tempo disponível do cliente para a viagem, especialmente para atender à demanda por viagens com até seis noites de duração, também incluindo fins de semana e feriados prolongados, rumo a destinos turísticos próximos às cidades de origens dos clientes.

Entre os lançamentos “Sob Medida”, destaques para os novos roteiros na cidade de São Paulo: “Compras em São Paulo” (visitando ruas 25 de Março e José Paulino), “São Paulo Religioso” (incluindo visita ao Santuário de Aparecida e missa com Padre Marcelo), “São Paulo Parques” (conhecendo os parques de diversões Hopi Hari, Wet’n Wild e Playcenter) e, também, o “São Paulo Night Air”, um roteiro especial que já inclui no pacote um sobrevôo de helicóptero pelos principais pontos turísticos da capital paulista.

Já rumo ao exterior, as novidades da equipe comandada pelo diretor Michael Barkoczy, são: as temporadas de julho 2011 em Bariloche e Flórida (EUA) e os tarifários com saídas garantidas, até dezembro deste ano, para Europa, Caribe e para a programação da série “Sonhos - Mundo para Brasileiros”, cujo formato consagrado, com acompanhamento de guia desde o Brasil e atendimento personalizado, será estendido para mais 17 novos roteiros, totalizando agora 42 opções nesse modelo de viagens assistidas pelo mundo, agora com saídas exclusivas também de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, além de São Paulo, e ainda outras praças do Nordeste e do Sul do País que serão confirmadas em breve.

Na área de cruzeiros, a CVC também anuncia que, a partir da Temporada 2011 e 2012, passará a comercializar roteiros pelo exterior e ampliará a oferta de opções no Brasil com novas parcerias. “A operação de cruzeiros ficará a cargo da Pullmantur, que continuará sendo nossa parceria preferencial, porém, com a novidade de termos agora em nossas prateleiras mais opções de cruzeiros pelo Brasil”, diz Valter Patriani, presidente da operadora CVC.

Comentários