Comunidades já estão montando os carros alegóricos

As alegorias que farão parte do desfile da 12ª Festa Nacional da Vindima já estão sendo montadas pelas comunidades. Os trabalhos estão em ritmo acelerado. Tudo para surpreender o público nos quatro desfiles que serão realizados.

Espetáculo a céu aberto poderá ser visto de dia e à noite em quatro desfiles

As alegorias que farão parte do desfile da 12ª Festa Nacional da Vindima já estão sendo montadas pelas comunidades. Os trabalhos estão em ritmo acelerado. Tudo para surpreender o público nos quatro desfiles que serão realizados. O tema da festa - A comida colonial e a alta gastronomia no maior produtor de vinhos do Brasil – é também a base do corso, que segue, ainda, o provérbio italiano “Se volemo ndar a vanti, tiremo tutti insieme” (Se quisermos andar para frente, vamos trabalhar todos juntos).



Doze carros alegóricos já estão confirmados para o desfile. Cada um com tema próprio, mas sempre seguindo a proposta do evento. As alegorias estão sendo construídas pela comissão organizadora da Festa, por comunidades do interior e por entidades do município. Vivian Schiavenin e Renata Trentin, responsáveis pela confecção dos carros das comunidades do interior, estão visitando as localidades para ver como está o andamento dos trabalhos. Segundo elas, o envolvimento é nítido e a decisão é conjunta. Cada comunidade decide como organizar seu carro e o que vai ser colocada em cada plataforma.



De acordo com a coordenadora da Comissão de Desfiles, Fabiane Veadrigo, a proposta central é manter a tradição e a cultural local, agregando alguns fatores cênicos. “Preservar nossa história é nosso principal compromisso, mas inovar com algumas novidades também faz parte do projeto que deverá encantar o público visitante e a própria comunidade”, destaca.

Um forte trabalho de adesão junto às comunidades continua sendo desenvolvido para integrar o município em torno de sua maior festa. Até o momento já confirmaram participação as comunidades do Travessão Carvalho, Mato Perso, São Gotardo, Nova Roma, Otávio Rocha, São Vitor, Santa Libera, Alfredo Chaves, Florense, UCS/ICIF, Câmara Setorial de Malhas do Centro Empresarial de Flores da Cunha e o CTG Galpão Serrano.

O toque de sinos e a distribuição de uvas marcarão o início do corso alegórico. A rainha Elisa Giani Toigo e as princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello estarão no carro oficial das soberanas que será totalmente reformulado. E como prova de que a comunidade está diretamente ligada a festa, as 10 embaixatrizes que participaram da escolha da corte também estarão no corso com a tarefa de somar esforços na promoção e divulgação do evento.

A Festa Nacional da Vindima 2011 acontecerá de 18 de fevereiro a 13 de março (sextas, sábados e domingos) no Parque da Vindima Eloy Kunz, com uma expectativa de atrair 80 mil visitantes. Mais informações www.fenavindima.com.br.



Programação dos desfiles alegóricos

19 de fevereiro (Sábado) – 20 horas

27 de fevereiro (Domingo) – 16 horas

5 de março (Sábado) – 20 horas

13 de março (Domingo) – 16 horas



Os temas e as comunidades

- Pinhões e pissacan (Festa Nacional da Vindima)

- Trigo (Festa Nacional da Vindima)

- Nossa Senhora da Uva (Festa Nacional da Vindima)

- Caça, pesca e menarosto (Travessão Carvalho)

- Polenta, queijo e salame (Mato Perso)

- Fartura (Otávio Rocha)

- Vinho (São Vitor)

- Transporte da uva e do vinho (Alfredo Chaves)

- Graspa (Santa Libera)

- História do Galo (São Gotardo)

- Alta gastronomia (UCS/ICIF)

- Malhas e móveis (Florense e Centro Empresarial de Flores da Cunha)

Comentários