Carnaval de Fortaleza 2011 garante muita folia

Neste ano, o Carnaval de Fortaleza, marcado pela democracia e tradição, contará com uma programação pra lá de vibrante. As atrações se dividirão em vários espaços da cidade, consolidando a vocação da capital cearense para a festa popular que congrega: reinvenção, diversão e cidadania.

A cidade do sol já está coberta de serpentinas e confetes, banhada de muita folia e animação antes mesmo do carnaval propriamente dito. O Pré-carnaval de Fortaleza, que acontece nos finais de semana que antecedem o período momino, se espalha por diversos bairros. Dois polos especiais estão devidamente preparados para sediar o encontro dos blocos do Centro e da Praia de Iracema, bairros de convergência da maior parte dos foliões.

Na Praça do Ferreira, coração da cidade, o anfitrião é o bloco Concentra Mas Não Sai, que reúne em torno do palco armado cerca de 20 mil foliões em cada um dos cinco sábados que antecedem o carnaval propriamente dito.

Já no Aterrinho da Praia de Iracema se encontram os tradicionais e novos blocos da orla marítima e adjacências, que se encontram em quatro sábados consecutivos. Após sair de seus respectivos locais de concentração, os blocos seguem em direção ao palco armado à beira-mar. Este ano, terão a companhia de artistas e grupos especialmente convidados para representar os carnavais do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Luís do Maranhão.

E, no sábado que antecede o carnaval, conhecido como Sábado Magro, uma grande festa marca o fim do pré-carnaval e a abertura oficial do carnaval com shows de artistas cearenses em tributo a Evaldo Gouveia, o homenageado do Carnaval 2011, no Aterrinho da Praia de Iracema.

A tradição carnavalesca dos bailes à fantasia também tem espaço na festa de todos os ritmos da Capital da Alegria. Na sexta-feira, 4 de março, tem o Baile da Cidade, uma festa à fantasia realizada todos os anos no Mercado dos Pinhões. Com direito a show do homenageado Evaldo Gouveia, comandando. A partir daí a festa, estruturada e incentivada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, segue por mais quatro dias, com grandes atrações para moradores e visitantes, distribuídas entre sete polos.

Programação Palco da Praia de Iracema (Aterrinho)

Blocos

Horário: 17h às 21h

Dias: 29/01 e 5, 12, 19, 26/02

Apresentação dos blocos: Amantes de Iracema, Baqueta, Bons Amigos, Camaleões da Vila, De Quem é Esse Jegue, Mio K.I., O Cheiro, Matracas de Iracema, Que Merda é Essa, e Taberneiros de Iracema.

Programação dos Grupos Convidados

Horário: 21h30 (após a apresentação dos blocos)

Dia 29/01: Boi Barrica (MA)

Dia 05/02: Orquestra Spock Frevo (PE)

Dia 12/02: Banda Bloco Ijexa (BA)

Dia 19/02: Bangalafumenga (RJ)

Dia 26/02: Batucada Elétrica - Otho Júnior; Cazuariana (RJ) e o Lançamento do CD “O Trovador” de "Evaldo Gouveia"

Confira aqui a programação geral dos blocos:


Guia Cultura de Bolso http://www.calameo.com/read/0003605245a78fa8d0637

Comentários