ARGENTINA PARTICIPA DO WORKSHOP DA CVC PRÓXIMA SEMANA EM SÃO PAULO



Marco no calendário – Mais do que uma tradição, a participação do turismo oficial da Argentina no 17º Workshop & Trade Show CVC 2011, na próxima semana (dias 23 e 24/2), atesta o evento como importante marco do calendário promocional do destino no Brasil. Com a presença do ministro do Turismo, Carlos Enrique Meyer, localidades e produtos da Argentina confirmam o peso do mercado emissivo brasileiro para o turismo do país vizinho. Num estande que ocupa área de 120 metros quadrados, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Argentina reitera aos profissionais que atuam na intermediação de viagens novidades que aguardam o visitante na próxima temporada de inverno. Mas, exalta, ainda, a capacidade de sua infra-estrutura de receber bem com diversidade em atrativos em todas as estações do ano. Liderada pelo Instituto Nacional de Promoção Turística – Inprotur, integram a missão argentina: Bariloche, Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Salta. Sobre o evento: www.cvc.com.br/workshop2011.

Balanço positivo – No saldo entre chegada de turistas à Argentina e saída de argentinos rumo a outros destinos, dezembro de 2010 revelou movimento favorável às divisas do país. No último mês do ano, o desembarque de estrangeiros em solo argentino somou 243.012 visitantes, número 16,4% superior às chegadas de dezembro de 2009. Por outro lado, as saídas registradas alcançaram a marca de 134.965 pessoas, alta de 12,1%, no mesmo período de comparação. O resultado é um saldo positivo no ingresso de turistas na Argentina de 108.047 visitantes. Os turistas que desembarcaram nos aeroportos de Ezeiza e no Aeroparque deixaram na economia do país US$ 371,6 milhões apenas no mês de dezembro de 2010, cifra 13,5% acima da ingressada em idêntico mês do ano anterior. No que se refere à procedência, o viajante que escolheu a Argentina como destino se encontra assim distribuído: 25,5% se deslocaram da América do Sul como um todo; 25% são provenientes da Europa; 24,6% são brasileiros; enquanto Estados Unidos e Canadá respondem por 11,7%; Chile por 7,5% e as outras localidades do mundo por 5,8%. Informações mais detalhadas: www.indec.gov.ar

Trem das nuvens – No próximo dia 3 de março tem início a nova temporada de operações do Trem da Nuvens, atração da Província de Salta, no Norte da Argentina. Depois de passar por uma reforma em suas instalações, o trem aumentou o número de passageiros atendidos de 10 mil para 20 mil, em 2010 e a expectativa para este ano é alcançar o fluxo de 30 mil usuários. O Trem das Nuvens percorre 434 quilômetros e seus trilhos atingem em seu percurso até 4.200 metros acima do nível do mar. Sobre o destino, acesse: www.salta.gov.ar

Mais hotéis – De acordo com dados do Observatório Turístico da Cidade de Buenos Aires, a metade dos alojamentos que foram inaugurados no ano passado, um total de 20, se referem a hotéis da categoria butique, pequenos estabelecimentos de luxo que estão localizados, principalmente, nos bairros portenhos de Palermo e San Telmo. Considerando-se que o número de turistas que visitaram a Argentina em 2010 atingiu a casa dos 10 milhões, o que representou um gasto total de US$ 3,5 bilhões, os novos alojamentos na capital do país – principal porta de entrada para os visitantes – representaram opção para todos os gostos e bolsos. Ao longo de 2011 estão previstas inaugurações de 4 hotéis butique nos bairros de Porto Madero, Congreso e Recoleta. Sobre Buenos Aires, saiba mais em www.bue.gov.ar

Pelos emergentes – Jaramillo, Fitz Roy e Puerto Deseado são as localidades argentinas recentemente inseridas no Programa de Fortalecimento e Estímulo a Destinos Turísticos Emergentes (PROFODE) que há 3 anos é desenvolvido pelo Ministério do Turismo da Argentina. Assim, técnicos do Ministério e da Secretaria de Turismo de Santa Cruz, onde estão as localidades beneficiadas pelo Programa, realizam um trabalho conjunto a fim de incrementar a capacidade de gestão turística dos destinos, revitalizar projetos turísticos, além de estimular as relações institucionais entre os setores público e privado. Tudo com o objetivo de melhorar a oferta turística do destino, promover o empreendedorismo e aprimorar o funcionamento e o aproveitamento da capacidade instalada e identidade local, baseada na preservação do patrimônio natural e cultural. A implantação do Programa em cada um dos referidos destinos demandará 2 anos. Pesquise em www.santacruzpatagonia.gov.ar

Mais informações sobre o destino, acesse www.argentina.travel

Foto: Trem das Nuvens - crédito: Secretaria de Turismo da Argentina

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