ABAV inicia o projeto piloto da Matriz da Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens

O PROAGÊNCIA II, um convênio da ABAV Nacional e SEBRAE Nacional, está preparando uma nova ação para este semestre. Trata-se do lançamento da Matriz de Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens, uma ferramenta inovadora de avaliação dos níveis de competitividade das agências.



Desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas-FGV, refere-se a uma pesquisa de avaliação do setor de agenciamento que será disponibilizada no portal da ABAV Nacional e no portal do setor de Turismo do SEBRAE. Através dela, os gestores das agências de viagens poderão responder às perguntas online e ter uma visão detalhada sobre o seu nível de competitividade, além de poder ter um quadro comparativo das agências de viagens de todo o Brasil.



“Estamos na fase da aplicação do projeto piloto para testarmos esta ferramenta e, para isso, profissionais da FGV visitaram, na última semana, algumas agências para avaliar a aplicabilidade das questões propostas” explica o Diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA Antonio Azevedo.



“Foi fundamental, neste primeiro processo, a realização das visitas às agências associadas. A partir da aplicação de entrevistas, poderemos, juntamente com a ABAV e SEBRAE, nortear o projeto à real necessidade do Agente de Viagens” diz o Coordenador de Projetos da FGV, Roberto Pascarella.



Após a finalização dessas entrevistas, será feita a adequação da matriz, midiatização (se transformará em ferramenta online) e lançamento para todas as agências de viagens do Brasil no portal da ABAV, previsto para o final de março.



“A aplicação da Matriz e Competitividade pelos agentes de viagens contribuirá de forma significativa para que eles identifiquem aspectos relacionados aos produtos e serviços que podem ser aprimorados no mercado. É um instrumento inovador. Funcionará como um termômetro que norteará as empresas quanto o nível de competitividade de seus negócios” diz a Coordenadora Nacional de Projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, Valéria Barros.



A ferramenta estará disponível no site da ABAV e do portal de turismo do SEBRAE entre os meses de abril e maio e então, a avaliação dos resultados será transformada em encarte impresso e online que ficará à disposição dos agentes de viagens. Ao responder o questionário online, o agente de viagens terá um resultado parcial de avaliação do seu nível de competitividade. Assim que lançado o encarte impresso, poderá se comparar com as demais Agências de Viagens do Brasil.



É importante destacar também que a ferramenta terá dois focos – agências emissivas e receptivas, com questões específicas para cada uma delas. A agência, sendo emissiva e receptiva, pode responder duas vezes ao questionário, segundo ambos os focos de atuação.

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