Vagner Galeote preside a SAE BRASIL em 2011

Diretor de Manufatura da Ford Motor Company, o executivo comandará a associação até 2012 com 14 diretorias, quatro a mais que a gestão anterior




A SAE BRASIL conta com novo Conselho Diretor desde 1º de janeiro. O engenheiro Vagner Galeote, diretor de Manufatura da Ford Motor Company, preside agora a SAE BRASIL, principal associação de engenheiros da área da mobilidade, e tem como vice-presidente Ricardo Reimer, presidente da Schaeffler Brasil. Galeote tem 52 anos e assumiu o Conselho Diretor da SAE BRASIL no lugar de Besaliel Soares Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch.

Graduado em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com vários cursos de especialização em sistemas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Vagner Galeote começou sua carreira na Ford em 1981, no desenvolvimento de produtos de controle e áudio. Na montadora, foi responsável pela implantação do parque de fornecedores no Complexo Industrial Ford do Nordeste.

À frente da SAE BRASIL, Vagner Galeote pretende manter a discussão de temas da vanguarda tecnológica da engenharia da mobilidade no cotidiano da sociedade, de forma integrada e que promova a qualidade de vida, principalmente nas grandes cidades. Para fazer interface a isso, o executivo investirá no maior envolvimento dos profissionais do setor com a academia, governo e imprensa.

Vagner Galeote buscará, ainda, ampliar as atividades desenvolvidas pelas 10 Seções Regionais da SAE BRASIL, instaladas em polos tecnológicos do País. Outra meta será atrair mais engenheiros recém-formados para a instituição.

“A SAE BRASIL completará 20 anos em 2011 e a economia em geral está aquecida, então é hora de expandir para promover mais o avanço da tecnologia da mobilidade com sustentabilidade”, afirma.

Galeote comandará a associação com 14 diretorias, quatro a mais que o antecessor. São elas: Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, Gestão Operacional e Gestão Estratégica. Ao todo, o Conselho Diretor reunirá 26 executivos, atuantes nas principais empresas da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e outros elos da cadeia da automotiva.

O novo Conselho Diretor da SAE BRASIL, cujo período de gestão será 2011/2012, contará como diretores administrativos financeiros Fernando Herrera, diretor-geral da Olsa Brasil; e Flávia Piovacari, gerente sênior quality da Visteon Sistemas Automotivos. Além destes, o novo Conselho Diretor terá mais 13 diretorias, todas sob o comando de destacados representantes de indústrias e instituições ligadas à Engenharia da Mobilidade. São eles:

ASSOCIAÇÃO - Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento e Engenharia da Mitsubishi Motors; e Edson Furlan, diretor de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil.

COMISSÕES TÉCNICAS - Luso Martorano Ventura, consultor; e José Luiz Loureiro, gerente executivo de Avaliação do Veículo Completo e Serviços da Volkswagen do Brasil.

CONHECIMENTO - José Luiz Albertin - diretor da Ryuma; Francisco Emilio Baccaro Nigro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

GESTÃO ESTRATÉGICA - José Henrique Senna - consultor.

GESTÃO OPERACIONAL - Sérgio Pin, vice-presidente Comercial e Desenvolvimento Automotivo da Schaeffler Brasil.

COMUNICAÇÃO & MARKETING - Horacio Aragonés Forjaz, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos da Embraer e Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi Automotive Systems.

OPERAÇÕES - Roberto Bastian, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz.

PUBLICAÇÕES- Gábor János Deák, presidente para América do Sul da Delphi Automotive Systems; e Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento e Engenharia da Mitsubishi Motors;

SEÇÕES REGIONAIS - Norberto Fabris, diretor executivo do Grupo Randon; Renato Mastrobuono, diretor do Centro de Desenvolvimento do Produto da Iveco Latin America; e Carlos Eugênio Dutra, diretor de Produto e Exportação da Fiat Automóveis.

SIMPÓSIOS E PROGRAMAS ESTUDANTIS - Robson Vial Galvão, diretor de Suprimentos da Multicorpos Engenharia Virtual; e Mário dos Santos Guitti, superintendente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

SUSTENTABILIDADE - Besaliel Soares Botelho, vice-presidente executivo da Bosch para a América Latina; e Harro Burmann, presidente da Dana para a América do Sul.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Gábor János Deák, presidente para América do Sul da Delphi Automotive Systems; e Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN Latin América.

TRANSPORTE - Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); e Márcio Schettino, engenheiro técnico da Secretaria Metropolitana de Transportes da Prefeitura de São Paulo.

Comentários