Turismo de eventos de Foz do Iguaçu cresce 18,8% em 2010




O participante de eventos representa uma alta rentabilidade, uma
vez que o gasto médio de cada um é de R$ 233,25/dia, segundo
estatística do Ministério do Turismo

O setor de turismo de negócios e eventos de Foz do Iguaçu cresceu uma média de 18,8% em 2010, segundo acompanhamento dos calendários de eventos realizado pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau/ICVB. O crescimento já é um resultado do investimento feito através da mídia espontânea e desenvolvimento do programa Conheça o Destino do Mundo, coordenada pelo ICVB, em parceria com as entidades do turismo, que compõe a gestão integrada da estratégia de marketing Foz do Iguaçu Destino do Mundo.

O departamento de eventos do Iguassu CVB finaliza 2010 com 51 eventos em captação, que podem ser realizados até 2017, e destes, deve atrair um público participante de aproximadamente 90 mil pessoas. Este público representa uma alta rentabilidade, pois o gasto médio é de R$ 233,25/dia e a permanência média é de 4,2 dias no destino. A somatória destes eventos deve gerar uma economia de 344 mil hospedagens e um gasto aproximado de 80 milhões de reais que ficará na cidade.

Esse número não é exato, uma vez que os centros de eventos do Destino Iguaçu acabam não repassando todas as informações disponíveis, evitando desta forma a concorrência ou até mesmo a privacidade dos eventos corporativos. Porém, o ICVB conta hoje com dois profissionais que trabalham na pesquisa, contato com entidades e captação, mas já planeja a contratação de um novo profissional com conhecimento nos mercados nacionais e internacionais.

O Destino Iguaçu se destaca nos eventos técnicos científicos, e o setor de destaque é o de medicina, que soma 27,45% dos eventos realizados em Foz do Iguaçu. Já os de engenharia, arquitetura e construção estão com 15,69%, seguidos por administração, economia e finanças que somam uma porcentagem próxima.

CAPTAÇÃO - Ao longo de 2010 o ICVB promoveu e defendeu Foz do Iguaçu como sede de novos eventos em várias cidades, como Vitória, João Pessoa, Porto Alegre, Ribeirão Preto, São Luis, Uberaba, Gramado e La Paz na Bolívia.

“Este ano vamos fortalecer ainda mais o aérea de eventos. Vamos aumentar a equipe contratando um novo profissional e fomentar o setor já existente, pois o Destino Iguaçu tem capacidade para sediar eventos de todos os portes e fornecer serviços com alta capacitação e tecnologia”, reforça o presidente do Iguassu CVB, Camilo P. Rorato.

Conforme critérios da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), Foz do Iguaçu é a 5ª cidade que mais sediou eventos internacionais no Brasil em 2009 e ocupa a 40ª posição no ranking de todas as Américas. No ano passado foram realizados 10 eventos internacionais e isso proporciona à cidade, o destaque entre os TOP FIVE do País.

DIVULGAÇÃO - Em 2010 o Iguassu CVB realizou famtours (viagem de familiarização) com organizadores e promotores de eventos do Brasil, das áreas de esporte e lazer, saúde, técnico-científico, turismo de luxo, cultural, alimentício, farmacêutico, médico e na área de economia. Os convidados puderam conhecer a infraestrutura dos espaços para a realização de eventos, também a hotelaria, serviços, transporte e gastronomia, além do turismo de lazer e compras.

Além dos famtours o destino também recebeu 17 visitas técnicas de promotores de eventos de entidades nacionais e internacionais, que vieram a fim de conhecer a infraestrutura e capacidade dos centros de eventos e serviços que a cidade oferece. As visitas técnicas já geraram bons resultados e foram captados eventos já para 2011 como o 19º Congresso Brasileiro do Quadril, que será realizado em setembro; o 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia e o 36º Congresso da Sociedade Brasileiras de Imunologia, ambos em outubro. Já para 2012, Foz do Iguaçu vai sediar a 18ª Conferência da Associação Internacional de Economia Agrícola e também o XII Congresso Internacional de Neurologia Infantil em 2014, atraindo mais de 3 mil participantes.

Em resumo, o ICVB finalizou 2010 com 15 eventos captados, os quais totalizam um público de 21,3 mil pessoas, que deve gerar mais de 89 mil hospedagens e um valor econômico de aproximadamente R$ 20 milhões. “Temos eventos captados até 2015 e a meta é ampliar ainda mais com as ações, visando um crescimento de mais de 50% para os eventos captados no próximo ano”, informa o vice-presidente do ICVB, Enio Eidt.

Centros de eventos – Foz do Iguaçu possui 07 centros de eventos localizados dentro de hotéis e que oferecem uma capacidade de até 29 mil participantes em eventos simultâneos. Já o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (CECONFI), oferece com cerca de 31 mil m² de área construída, propicio para a realização de grandes feiras, shows e congressos.

Os promotores e organizadores de eventos convidados pelo Destino Iguaçu no programa Conheça o Destino do Mundo constataram a capacidade hoteleira, a qualidade da gastronomia, centros de compras e atrativos turísticos, pois desta forma os congressistas podem vir acompanhados de seus familiares. “Foz do Iguaçu está preparada para o futuro, e como em todo o Brasil, é preciso investir mais em captação, pois a cidade possui espaços de eventos com qualidade”, ressalta o presidente da ABEOC (Associação Brasileiras de Organizadores de Eventos), José Eduardo Rodrigues.

Dois outros fatores foram elogiados pelos convidados: a capacidade da malha aérea, que hoje oferece 3,3 mil assentos diários, ligando todo o Brasil e países do Mercosul. Os serviços como transporte, audiovisual e tradução simultânea também oferecem tecnologia avançada. “Certamente muitos negócios vão ser gerados a partir da visita de conhecimento, pois Foz do Iguaçu mostrou maturidade e especialização na realização de eventos, destaca o diretor executivo da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), José Gaspar Brandão.

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