TAP é a 4ª companhia aérea mais segura do mundo

A TAP ocupa o quarto lugar entre as companhias de aviação mais seguras do mundo, segundo o "ranking" anual do Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC), que analisou as quotas de segurança das 60 maiores transportadoras aéreas mundiais

A companhia de bandeira portuguesa alcançou a pontuação máxima, 30 pontos, na lista liderada pela Qantas (Austrália), que surge à frente da Finnair (Finlândia) e da Air New Zeland.

Segundo o relatório da JACDEC, a TAP só não subiu ao pódio porque a sua frota tem mais anos do que a média das frotas europeias, o que se deve, sobretudo, à aquisição da Portugália (companhia aérea local), que tinha algumas aeronaves de modelos mais antigos.

Outro fator desfavorável são algumas das rotas para aeroportos em ilhas, com condições de aterragem difíceis, de acordo com a mesma agência.

Todas as companhias referidas e ainda a Cathay Pacific (Hong-Kong), a All Nipon Airways (Japão) e a Air Berlin (Alemanha), obtiveram 30 pontos, o que significa que não tiveram qualquer acidente nos últimos 30 anos, desde 1980.

Entre as grandes companhias europeias, a British Airways surge no 20º lugar, seguida pela Lufthansa, enquanto a KLM fica-se pela 23.ª posição.

Comentários