Solares de Portugal



O jeito mais fácil e emocionante de conhecer Portugal em todos
os seus aspectos e através de vivências únicas.

A história de Portugal é tão intensa que todas as pessoas deveriam conhecê-la. É possível saber dessas histórias por revistas e livros. Mas, ver de perto cada pedaço desse lugar mágico é um privilégio que deveria ser de todos. Parece novidade, mas a realidade é que pouco gente sabe que o Turismo de Habitação de Portugal, muito procurado ultimamente pelos brasileiros, é capaz de mostrar Portugal na sua face mais pura desde 1983.
Trata-se de casas de famílias que são parte da cultura portuguesa e estão abertas às visitações, proporcionando estadia e o desafio de grandes descobertas durante essa viagem. A proposta é perpetuar e manter intactas as casas de famílias portuguesas em todo o seu território.

Para quem se interessa pelas raízes e tradições de lugares como Portugal, a garantia é de uma experiência diferente, pois é possível mergulhar em outra época, através da perpetuação do patrimônio arquitetônico e cultural das diversas regiões do país.

Essas casas situam-se em lugares de grande beleza, muitas delas inseridas em parques naturais, no cume das serras, em zonas históricas ou em pleno silêncio do campo, rodeadas por jardins seculares, matas frondosas e quintas com atividades agrícolas.

A escolha de uma, das 95 propriedades, poderá ser feita em função da região em que se encontra ou das características de cada uma. Mas, em qualquer dos casos, os proprietários estimulam o conhecimento dos lugares de maior interesse, a gastronomia local, os festivais e tradições, a história portuguesa e as “estórias” do lugar em que moram.

Nesses Solares, interagir significa ter uma excelente oportunidade para ir mais longe do que o simples alojamento, já que possibilita a partilha de experiências e o encontro com o que há de mais pitoresco e raro.

Conheça os estilos
Quintas e Herdades (36 casas classificadas)
Caracterizadas pela existência de uma propriedade agrícola, as Quintas e Herdades têm atividades diversas de agro-turismo, ecoturismo e de natureza e constituem a base perfeita para conhecer a ruralidade de Portugal. Muitas das Quintas são produtoras de vinhos e proporcionam provas, visitas á adega e aos vinhedos. O acolhimento, de essência familiar, pode apresentar um componente marcadamente rural e o alojamento pode ser na casa principal, em unidades autônomas ou apartamentos anexos de arquitetura clássica ou rústica. Desfrute das tranquilas e grandiosas Quintas e Herdades, deixe-se levar pelos aromas e sabores do campo que convidam à introspecção, à revitalização do corpo e ao reencontro com a cultura e a natureza.

Casas Antigas (47 casas classificadas)
Classificadas em Turismo de Habitação, as Casas Antigas representam a memória e a história de Portugal, de arquitetura erudita, muitas delas remontam aos séculos XVII e XVIII. O alojamento e o mobiliário incluem muitas vezes excelentes obras de arte que marcam épocas e movimentos da história, da cultura, dos usos e tradições das regiões onde se localizam. Com jardins românticos, áreas de lazer, muitas destas casas, tem também piscina, tanques e levas de água que convidam o hóspede ao encantamento e a saber desfrutar de todos os momentos. Quer se fique alojado em quartos na casa principal ou em pequenos apartamentos adjacentes, usufrui-se sempre de conforto, bom gosto e da calorosa hospitalidade e boas-vindas que são uma arte nas famílias portuguesas.
Casas Rústicas (12 casas classificadas)
As Casas Rústicas integram majoritariamente unidades classificadas em turismo rural e localizam-se no campo, caracterizando-se pelo acolhimento familiar e pelo valor etnográfico da sua arquitetura simples de pequenas dimensões, usando materiais e processos construtivos locais. Nos interiores o mobiliário é simples mas confortável e prático. O Alojamento disponível para os hóspedes é geralmente na casa principal, rodeada de belos jardins, piscina e percursos que convidam ao contato com a natureza e à prática do turismo ativo. Conheça as particularidades de cada região e descubra o melhor da gastronomia, dos costumes e tradições seculares.
Como chegar

A TAP, companhia aérea que mais voa para a Europa, aumenta a integração entre o Brasil e Portugal a cada ano. É possível chegar a Portugal partindo de 9 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo com excelentes conexões em Lisboa e Porto. A partir de 12 de junho, Porto Alegre também vai operar o décimo voo.

Comentários