Cidade do Porto, em Portugal, vira sede do cinema fantástico, com o Fantasporto 2011

Os amantes da telona não podem deixar de visitar Portugal entre fevereiro e março deste ano. É nesta época que o imaginário, o fantástico e a ficção científica tomam conta da Cidade do Porto durante o Fantasporto (Festival Internacional de Cinema do Porto), considerado um dos melhores do mundo desta temática. O evento começa no dia 25 de fevereiro e segue até 5 de março no teatro Rivoli.
Consagrado internacionalmente pela revista "Variety" como um dos vinte mais importantes festivais do mundo, e no top dos de temática fantástica, o Fanstasporto tornou-se um dos mais significativos acontecimentos culturais e cinematográficos de Portugal. Desde o seu início, conforme site oficial do evento, o Fantasporto teve a pretensão de tornar-se um fórum cultural e pólo dinamizador de todas as artes, com incidência especial na divulgação do bom e variado cinema de todas as partes do mundo e de todas as tendências do fantástico e do imaginário.
Também foi preocupação inicial do Fantasporto apresentar um conjunto de iniciativas de âmbito cultural e artístico, como é o caso de exposições de artes plásticas, espetáculos de teatro e de marionetes, colóquios, edição de livros monográficos ou temáticos, concurso de cartazes, gibis e cinema não-profissional.
Este ano haverá três mostras competitivas – Cinema Fantástico (curtas e longas-metragens), Semana dos Realizadores e Oriente Express, e uma mostra oficial não-competitiva “Première & Panorama” que promete ser um espelho da mais recente produção mundial. Está prevista também uma competição e dois prêmios novos dedicados ao cinema português, além de homenagens, e extensa programação cultural.
Mais informações em http://www.fantasporto.com/

Comentários