Apresentação da FIART é prestigiada pela governadora Rosalba Ciarlini

A governadora Rosalba Cirlini participou na manhã desta quinta-feira (13) da apresentação da 16a edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART. A programação do evento foi apresentada à imprensa, autoridades e entidades ligadas ao setor de turismo. A FIART terá como tema “Artesanato, atividade de fé, identidade de um povo” e este ano homenageia a região do Seridó. O evento acontecerá de 21 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal, e contará com a participação de 1.600 expositores entre artesãos potiguares e de vários estados do Brasil, além de artistas de 19 países.



A governadora foi acompanhada do secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali; da secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado; do secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro; e do secretário de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho.



A FIART foi apresentada pelo idealizador da feira, empresário Neivaldo Guedes. Segundo ele, a expectativa é que este ano a FIART seja visita por 75 mil pessoas e que a movimentação financeira gire em torno dos 7,5 milhões de reais. ”Escolhemos essa data por se tratar de um período em que a cidade recebe um grande fluxo de visitantes. A estrela maior do evento é o artesão e a proposta da feira, além de mostrar o potencial de nossa gente e ajudar na comercialização do produto da terra, é proporcionar o intercâmbio entre os artistas potiguares, brasileiros e de vários países”, explicou Neivaldo Guedes.



Zeca Melo, superintendente do Sebrae que também é parceiro da FIART, parabenizou o sucesso da feira e agradeceu a colaboração do Governo do Estado. “Sei que a senhora governadora é uma grande entusiasta de eventos dessa natureza”, disse Zeca Melo.



A governadora reforçou o apoio ao evento e disse que, apesar dos problemas que a administração vem enfrentando, todos os esforços serão feitos para prestigiar o artesão potiguar. “Precisamos mostrar ao mundo todo o artesanato dos nossos artistas. Quero inclusive levar uma peça para presentear a presidente Dilma Russef”, comentou Rosalba. A governadora parabenizou Neivaldo Guedes pela iniciativa e realização da FIART pela grande importância que tem para a economia, para o turismo e para a cultura do Estado e disse aos artesãos que está aberta ao diálogo. Rosalba finalizou anunciando a realização de um grande evento cultural no segundo semestre deste ano. “Vamos realizar um grande festival de folclore. O projeto já está praticamente pronto e a pretensão é que seja um festival internacional. Vamos apresentar o projeto ao Mistério da Cultura e conseguir apoio para levar essa ideia à frente. Queremos transformar Natal na cidade referencia do folclore”, finalizou ela.

Comentários