Aeroporto de São Gonçalo no Rio Grande do Norte levanta voo

Governo fará gestões para assegurar investimentos na infraestrutura para funcionamento do aeroporto

Em exposição na manhã de hoje, 19, na sala de reuniões da Governadoria, um time de secretários acompanhou atentamente as explicações do gerente de empreendimentos da Infraero, engenheiro civil Ibernon Martins Gomes, responsável pelas obras do aeroporto de São Gonçalo.

Na reunião estava a governadora Rosalba Ciarlini e os secretários Benito Gama, (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico), Ramzi Elali, (secretário de Estado do Turismo), Kátia Pinto, (Secretária de Estado de Infraestrutura), Francisco Obery Rodrigues, (secretário de Estado de Planejamento e das Finanças), Thiago Cortez (secretário de Estado da Justiça e da Cidadania), o Vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria, o Secretário Chefe do Gabinete da Casa Civil, Paulo de Tarso e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Américo Maia.

"Já estamos na última camada de asfalto da pista de pouso e decolagem, a pista de taxeamento e o pátio de aeronave também estão em execução e com prazo de entrega para 2013.", disse Ibernon Gomes, e acrescentou: "não existem problemas ambientais, todas as licenças ambientais estão em dia, aprovadas, e na minha mão, caso isso necessite ser comprovado."

Diante da exposição do engenheiro Ibernon Gomes, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou "podemos perceber que a parte da Infraero vem sendo executada, vamos agora melhorar a articulação entre estado e municípios daquela área para que os prazos sejam cumpridos, mas vale salientar que sem as concessões para fazer o restante da obra fica difícil"Cerca de 150 milhões de reais já foi investido na obra, e outros 85 milhões serão investidos agora.

De acordo com a governadora, a questão das concessões e captação de recursos junto ao Governo Federal já será um dos assuntos que ela levará para a reunião de governadores do Nordeste com a presidenta Dilma Roussef, que acontecerá em Sergipe no dia 11 do próximo mês.

Segundo Ibernon Gomes, as condições de temperatura, altitude e localização são consideradas ótimas para a instalação do aeroporto na região, e desafogaria a crescente demanda do Aeroporto Internacional Augusto Severo, "E ao contrário do que já foi amplamente divulgado na imprensa, o aeroporto de São Gonçalo não será exclusivamente cargueiro". Nos últimos sete anos houve um incremento de 114% no fluxo de passageiros, cerca de 2 milhões 414 mil pessoas por ano. No que tange ao transporte de cargas, o engenheiro também revelou aumento significativo. Segundo Ibernon, o transporte de carga aérea aumentou de 59% no mesmo período. "Mas estamos perdendo pesado no transporte de cargas, principalmente frutas e pescado para Pernambuco, porque o Augusto Severo não conta com uma estrutura de porões adequada para que seja feito o manejo de uma maior quantidade", disse.O trânsito de aeronaves também cresceu. A quantidade de pousos e decolagens no Aeroporto Augusto Severo aumentou em 52%. "Mesmo com o evento das torres gêmeas e da crise mundial registrada nos últimos dois anos, houve o aumento, e grande", disse Ibernon.

O tipo de modelagem que está sendo preparada para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo é a de uma cidade aeroportuária, uma "aerotrópolis". Por se tratar de um equipamento urbano que traz desenvolvimento e também preocupações, o entorno da área deverá ser integrado com o projeto para evitar problemas, como os apresentados pelo aeroporto de Congonhas, que atualmente só opera até a meia-noite.O engenheiro da Infraero também destacou a vantagem logística que o Aeroporto Internacional de São Gonçalo representa para o mundo: "a distancia do RN para Europa e Ásia pode representar uma economia de até 30% de combustível, o que nos deixa em grande vantagem para operarmos em longas viagens sem a necessidade de escalas para abastecer.

As companhias já mostraram muito interesse nisso, inclusive nós podemos vir a ser um hub no Nordeste." (aeroporto pólo utilizado por companhias aéreas como ponto de conexão para transferir passageiros ou carga para o destino final quando não há vôo direto.)"Temos que explorar o estamos próximos, e para isso aeronaves de grande porte como Boeing 747 400, e as aeronaves da linha DC10 e MD11 e o Airbus modelo A380, capaz de transportar até 845 passageiros vão ter condições ótimas de tráfego no aeroporto." São 60 metros de pista para atender os pousos e decolagens e sete metros e meio de cada lado de acostamento, além de pátio para aeronaves.

Governo fará articulação com municípios para viabilizar aeroporto

O único entrave que o projeto do Aeroporto de São Gonçalo enfrentava até agora, conforme o representante da Infraero, era a falta de articulação do governo. Os empecilhos apontados foram de caráter operacional: faltam vias de acesso ao aeroporto, e o trajeto fica praticamente inviabilizado quando chove. "Há um projeto detalhado para vias de acesso, mas está paralisado.

No projeto o acesso poderá ser feito a partir da BR 101 se sobrepondo a BR 406, temos prever a entrada e saída não apenas de passageiros, mas também de cargas, disse Ibernon."Outro problema enfrentado é a oferta de energia elétrica, "estamos funcionando como energia rural, precisaremos de três megawatts de energia elétrica para a estrutura do aeroporto, mas já estamos com o estudo pronto para captação de energia eólica. Estudamos por dois anos as condições e temos carga eólica por 12 meses ao ano, isso beneficia não só o aeroporto, mas também todo o entorno." A oferta de água também precisa ser melhorada, "precisaremos de 1 milhão e 500 mil litros de água por dia, e mais uma vez, melhorando a oferta de água de boa qualidade a população também se beneficia", bem como o saneamento da área. Serão 28,56 litros por segundo de esgoto sanitário, produzido. A resolução desses problemas viabilizaria também o projeto da ZPE (Zona de Processamento de Exportações).

O governo também deve ajudar na resolução de problemas como os abatedouros clandestinos, vazadouros, lixões, aterros e outras atividades danosas ao meio ambiente e à atividade da aviação a ser desenvolvida no local. "fazemos as notificações, mas por enquanto não se resolve muito", comentou Ibernon.

Rosalba aprovou os projetos apresentados e mostrou vontade resolver as questões apontadas pelo engenheiro da Infraero. Segundo a governadora, 10 mil empregos diretos e indiretos representariam um crescimento econômico e social da região e a finalização da obra influenciaria nove municípios da grande natal. Isso, na opinião de Rosalba, representaria também uma interiorização das atividades, citando o exemplo do aeroporto de Guarulhos em São Paulo "Olhe o quanto cidade de Guarulhos cresceu depois do aeroporto! Queremos acabar o falatório e as reuniões de discursos. Vamos terminar essa obra", anunciou a governadora. Rosalba vai indicar um comitê gestor para acompanhamento das obras do aeroporto e fará articulação com os municípios no entorno do Aeroporto de São Gonçalo. A determinação da governadora é que seja feito levantamento de todas as necessidades para apressar as obras do terminal.

Comentários