Total de visualizações de página

sábado, 4 de dezembro de 2010

Semana Rosa e Azul

Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e a Embraer realizam no próximo dia 6 de dezembro no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a Semana Rosa e Azul. O evento marca o início da parceria das instituições na luta contra o câncer de mama e acontecerá em onze cidades no Brasil entre os dias 6 e 14 de dezembro.

No dia haverá ações de informação e conscientização, distribuição de folhetos explicativos e uma palestra aberta ao público ministrada por profissionais da Femama sobre a doença e sua prevenção. Além disso, a aeronave cor de rosa da Azul poderá ser vista e fotografada.

A companhia aérea juntamente com a Embraer pintou um jato com a cor que representa da luta contra câncer de mama para simbolizar a parceria. A aeronave, batizada de Rosa e Azul, fará parte da malha da empresa por três anos e será composta por tripulação totalmente feminina.




Semana Rosa e Azul – Rio de Janeiro
Quando: 6/12, segunda-feira
Onde: Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro – em frente ao check-in da Azul Linhas Aéreas
Horários: A partir das 9h00. Veja a agenda completa
09h00 - 10h00 – Blitz no aeroporto com abordagem sobre prevenção. Concentração inicial em frente ao check-in da Azul.
10h10 - 10h40 – Palestra sobre conscientização
10h53 a 11h20 – Fotografia da aeronave Rosa e Azul e da tripulação feminina

Flores da Cunha se prepara para sua maior festa






Em quatro finais de semana, Festa Nacional da Vindima chega a sua 12ª edição enaltecendo a colheita da uva, o turismo e a cultura da Serra Gaúcha

Quem aprecia a cultura italiana já pode se programar para visitar a XII Festa Nacional da Vindima – Uma colheita de aromas e sabores, que acontecerá em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, no período de 18 de fevereiro a 13 de março de 2011, sempre nas sextas, sábados e domingos. O evento, promovido pela Associação Comunitária Fenavindima e pela Prefeitura de Flores da Cunha, é uma celebração viva da história e da cultura italiana.

A presidente do evento, Cristiane Passarin, que também preside o Sindivinho, aposta na estruturação de comissões de trabalho para dar andamento às ações e, com isso, por em prática projetos inovadores. O objetivo é envolver toda comunidade em torno do evento, colocando na vitrine valores preservados pelos moradores e também a pujança econômica da região.

Uma ampla programação está sendo montada para atrair os visitantes nos quatro finais de semana do evento. Shows regionais e nacionais, exposição agroindustrial, desfiles de carros alegóricos, comida colonial e alta gastronomia, harmonizados com os excelentes vinhos da região formam o convite perfeito para quem procura cultura e entretenimento em um único local. Isso tudo sem contar que o período da vindima (colheita da uva) é um forte apelo enoturístico, proporcionando aos turistas visitas as vinícolas e passeios pelos roteiros embelezados pelos vales cobertos de parreirais carregados de uvas das mais diversas variedades. Um presente da natureza que só acontece nesta época do ano, esbanjando aromas e sabores.

Reconhecido como o maior produtor de vinhos do Brasil (no ano passado a produção chegou a 79 milhões de litros), o município também se destaca pela qualidade de seus móveis, sendo o segundo pólo moveleiro do Estado, e pela diversidade na agricultura. Com uma população de aproximadamente 27 mil habitantes, Flores da Cunha reunirá no evento expositores que representam a indústria, o comércio e os serviços da cidade. Identificada com sua gente, a Festa Nacional da Vindima é a tradução de uma história contada ao longo dos tempos por gerações. A primeira edição do evento foi em 1967.

Identidade visual
A Festa Nacional da Vindima 2011 já tem sua cara. Analisando edições anteriores e discutindo juntamente com os organizadores e a própria comunidade, a Vitrine Propaganda e Marketing, de Flores da Cunha, desenvolveu o cartaz que percorrerá o Brasil divulgando o evento. A partir dele, novas peças promocionais serão desenvolvidas, sempre acompanhando o slogan ‘Uma colheita de aromas e sabores’.

O material apresenta as principais atrações do evento, despertando o interesse das pessoas em visitar Flores da Cunha. De acordo com a publicitária e designer, Taís Carpeggiani Gelain, levou-se em consideração elementos que estão diretamente ligados a história da localidade. “Nossa intenção é resgatar valores culturais e ao mesmo tempo mostrar a evolução do município na elaboração de vinhos finos”, explica.

A C.S Turismo & Eventos de Porto Alegre já tem pacotes para o evento.A partir de quatro noites, hospedagem em pousadas de charme, localizadas em vinicolas. Roteiro personalizado com jantares temáticos,piquenique em parreirais e programação da Vindima. Consulte a C.S Turismo pelo e-mail carla.slongo@terra.com.br ou carla@csturismo.tur.br (51) 3072-3314/3072-3317..Av Furriel Luiz Antônio de Vargas, 280/311- Bela Vista-Porto Alegre(RS)

CONVENTION BUREAU DE JOÃO PESSOA ASSUME O CARGO DE INTERLOCUTOR DO COMITÊ GESTOR DO PROJETO DOS 65 DESTINOS INDUTORES




O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, através do técnico e gerente executivo da entidade, o turismólogo Ferdinando Lucena, acaba de assumir o cargo de Interlocutor do Comitê Gestor do Projeto dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional do destino João Pessoa, tendo sido eleito por unanimidade pelos dirigentes e lideranças do trade turístico da Paraíba que integram o seleto grupo, após o afastamento de Alessandra Lontra. O Projeto dos 65 Destinos Indutores, é uma iniciativa do Ministério do Turismo, Instituto Marca Brasil, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas, e visa estabelecer a descentralização de ações de planejamento para o destino indutor João Pessoa.

“Esse é um Projeto onde o Ministério do Turismo descentralizou suas ações e cabe a ele enquanto poder público, trabalhar de forma compartilhada com a iniciativa privada e o terceiro setor, com base no conhecimento do Relatório Brasil, e com isso, somar esforços para aprimorar as condições dos 65 Destinos Indutores, visando à ampliação de sua competitividade e assim oferecer um atendimento de qualidade internacional a turistas brasileiros e de todas as partes do mundo. Isso se deu, porque, apesar do Brasil ter belezas naturais e um povo reconhecidamente gentil e hospitaleiro, é preciso trabalhar para contarmos com melhor infraestrutura e mão-de-obra qualificada para sermos cada vez mais competitivos. O projeto co ntempla capacitação dos atores locais para a gestão em turismo, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, fortalecer a governança e a inter-relação dos destinos com as regiões em que estão inseridos”, sintetiza Lucena.

Para o presidente do Convention Bureau da capital paraibana, empresária Elizia Lopes “a chegada de nossa Entidade na função de interlocução do comitê gestor, confirma e fortalece a credibilidade e relacionamento institucional da entidade junto ao trade turístico e com o Ministério do Turismo e demonstra uma nova prática de gestão, além de fortalecer nosso esforço e compromisso no planejamento e a imagem turística de nosso destino de forma séria e interligada com ações de políticas públicas e privadas que melhorem os serviços e ações para quem nos visita” afirmou.

O Grupo Gestor de João Pessoa é formado pelo Turismólogo Ferdinando Lucena, que assumiu o cargo, além das entidades empresariais, classistas e organismos públicos: ABIH, ABRASEL, ABAV, SEBRAE, CONVENTION BUREAU, APRASUB, APETEP, UFPB, IESP, SETDE, BNB, SETUR, INPER, FATEC, INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DO LITORAL e SINDHOTEL.

Árvore de Natal de Mirassol é acessa e atrai grande público




O símbolo maior do período natalino em Natal, a árvore de Mirassol, foi acessa oficialmente no início da noite desta sexta-feira (3), às 18h30, pela prefeita Micarla de Sousa, transformando a cidade num grande mar de luzes e cores, de acordo com a proposta implantada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela instalação da árvore.

A ideia desse ano foi padronizar a decoração de todas as ruas da cidade. O reforço das luzes é o principal destaque da decoração. O objetivo é deixar a cidade do Natal banhada de luz durante este período do ano.

A Árvore de Mirassol recebeu uma iluminação feita por lâmpadas do tipo led, bem mais econômicas que as tradicionais. Ao todo, foram usadas 186 mil lâmpadas na árvore de 126 metros. A estrutura possui um formato em espiral e suas luzes de cor branca dão um efeito visual que marcará a história do Natal na capital potiguar.

Instantes antes de ligar oficialmente a árvore do Mirassol, a prefeita Micarla de Sousa recepcionou Papai Noel, que chegou trazendo a alegria e a magia do natal para as crianças e adultos, num público estimado pela Guarda Municipal em torno de 2 mil pessoas que compareceram à solenidade, enchendo de gente o entorno do local. A árvore de longe impressiona pela sua beleza estética, tudo isso muito bem acompanhado pela apresentação da Banda Sinfônica de Natal.

“Este é um momento importante da programação do Natal em Natal. Nosso objetivo aqui é criar um espaço de convivência para durante o período natalino, tanto para população natalense, como também para os turistas que visitam a cidade neste período, num forma de incrementar a atividade turística na capital potiguar, contribuindo para o bom desempenho na rede hoteleira potiguar, que mesmo antes da alta estação, já apresenta bons índices de ocupação”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A previsão é de que a árvore do Mirassol fique acessa até o próximo dia 6 de janeiro, quando se encerra a programação do Natal em Natal com a festa de Santos Reis, padroeiro do bairro de Santos Reis. “A previsão é de que a árvore seja bem econômica no seu consumo de energia, com cerca de 8kw/h por dia, equivalente ao uso de um ferro elétrico”, informou Salatiel de Sousa, secretário adjunto de Serviços Urbanos (Semsur).

A estimativa é de que a árvore atraia um público diário em torno de 3 mil pessoas, que também terão a partir da próxima terça-feira (7), a possibilidade de visitar a feira de artesanato que será montada com cerca de 300 artesãos expondo suas criações no pátio no entorno da árvore.

Iluminação da cidade

Também será instalada outra árvore, de 60 metros, na área de lazer do Panatis, na zona Norte de Natal, com 86 mil lâmpadas, que será acessa oficialmente na próxima sexta-feira (10). Já na fachada do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, serão colocadas 16.800 leds na sua fachada. “Estamos investindo com recursos próprios para instalação da iluminação natalina, R$ 3,5 milhões”, informou a secretária da Semsur, Solange Ferreira.

Nos outros pontos da cidade também foram instaladas estrelas em forma de caracol no trecho entre o viaduto de Ponta Negra até a Bernardo Vieira. Sinos iluminados foram colocados no viaduto de Ponta Negra até a avenida Pirangi, em Ponta Negra, que dá acesso à Rota do Sol. Cornetos forão utilizados entre a avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio e avenida Pirangi, em Ponta Negra.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MSC Cruzeiros destaca a importância do Dia Internacional do Deficiente Físico

Com o compromisso de atender a todos os públicos a bordo de seus navios, a MSC Cruzeiros, líder do setor no Brasil e na América do Sul, apóia o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo promover a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas e a participação delas na sociedade sob todos os aspectos.



A companhia orgulha-se em receber essas pessoas com instalações apropriadas e acessíveis em todos os modernos navios de sua frota. Os designers dos navios adotaram de forma muito adequada as disposições do US Americans with Disabilities Act, um decreto norte americano que contém um conjunto detalhado de normas sobre acessibilidade nas áreas públicas.



Na maioria dos navios, o piso é plano e onde não foi possível a adaptação, foram instaladas rampas de acesso. A largura de portas e corredores específicos foram projetados para atender aos cadeirantes. Ao todo, a frota MSC conta com 174 cabines especiais que possuem interruptores de luz, cartões-chave, controles de ar condicionado e cofres privativos na altura devida. Nos navios da classe Fantasia até os cabideiros foram posicionados de forma adequada. Os banheiros são especialmente adaptados e equipados com assentos mais baixos (45 cm de altura), com uma barra de apoio junto ao sanitário e duas no box do chuveiro, um lavatório baixo (85 cm de altura) e, em alguns casos, lavatórios sem coluna. Todos os navios estão equipados com cadeiras de rodas, muletas e bengalas.



Ao reservar um cruzeiro MSC, é interessante que os hóspedes comuniquem à empresa a respeito de sua deficiência. Assim, ao embarcarem, a tripulação será informada e uma Equipe de Apoio aos Deficientes será designada para lhes prestar assistência sempre que necessário. O hóspede também poderá solicitar assistência no embarque e desembarque ou para check-in e check-out prioritário.



Em quase todos os navios, os quadros e placas de avisos dos elevadores, áreas públicas, cabines e corredores estão escritos em Braille. Para os deficientes auditivos também existe sistema de áudio que indica os andares, além de kits de socorro com aparelhos auditivos. Por meio de luzes e vibrações esses hóspedes são avisados quando o alarme do relógio e a campainha da porta soam ou até em casos de alarme de incêndio ou de evacuação. São disponibilizados também amplificadores individuais sem fio para serem utilizados em áreas públicas, além de um sistema digital nos teatros e painéis de indução magnética na recepção, balcão de informações e no escritório de excursões terrestres de cada navio.



A MSC Cruzeiros acredita que a liderança global demanda muito mais responsabilidade e o seu compromisso com a disponibilização de soluções para pessoas com necessidades especiais é somente uma amostra de seu comprometimento.





Sobre a MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros possui os navios mais modernos do mundo, com uma frota composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade. Para mais informações acesse www.msccruzeiros.com.br.

CVC LANÇA MEGAPROMOÇÃO PARA EUROPA COM SAÍDAS DO NORDESTE

Em parceria com a companhia aérea Iberia, iniciativa da operadora concederá descontos de até 25% por tempo limitado


A partir deste sábado (4), e até a próxima terça-feira, 7 de dezembro, a operadora CVC e a companhia aérea espanhola Iberia realizam megapromoção conjunta com descontos de até 25% em pacotes turísticos para toda a Europa.

A companhia aérea e a operadora programaram três saídas semanais, sempre com voos às terças, sextas e domingos a partir de Fortaleza (CE) e Recife (PE), voando em modernas aeronaves Airbus A340-300. “Com essa grande parceria, ampliamos nossas condições para a Europa, com novas opções de roteiros e preços imbatíveis à disposição de agentes de viagens e clientes – tudo em até oito parcelas sem juros ”, antecipa Michael Barkoczy, diretor comercial e de vendas internacionais da CVC.

Ramon Lamas, gerente regional de vendas da CVC para a região Nordeste, acrescenta que a expectativa é comercializar pelo menos 2.000 pacotes de viagem para diversos destinos europeus durante a vigência da promoção. “Trata-se de uma ótima oportunidade para antecipar compras”, diz Lamas.

A promoção envolve cerca de 120 destinos atendidos pela malha aérea Iberia, tais como Madri, Barcelona, Lisboa, Porto, Londres, Paris e Roma. Os descontos são válidos para embarques a partir de 1º de fevereiro de 2011 e retornos programados até 16 de junho de 2011, para pacotes de viagens adquiridos durante o período da promoção.

Além dos preços especiais e da variedade de destinos ofertados, o passageiro pode parcelar a viagem em até 8 vezes sem juros. Uma viagem de quatro noites para Madri, com saída direta de Fortaleza ou Recife, por exemplo, incluindo hospedagem com café da manhã, passagens aéreas de ida e volta voando Iberia, traslados, passeios e seguro viagem custará, na promoção, a partir de R$ 2.264 por pessoa (8 parcelas sem juros de R$ 283).

A CVC oferecerá essa programação de pacotes em suas lojas exclusivas e 8 mil agências de viagens credenciadas no Brasil.
Mais informações e outros exemplos de preços de pacotes estão disponíveis no hot site da promoção. Confira:


CVC Fortaleza:
http://www.cvc.com.br/site/_hotSite/promo-iberia-fortaleza/default.jsf

CVC Recife:
http://www.cvc.com.br/site/_hotSite/promo-iberia-recife/default.jsf

CVC RECEBE O TRANSTLÂNTICO HORIZON NESTE SÁBADO(04)

CVC TRAZ O TRANSATLÂNTICO HORIZON AO BRASIL


Navio chega ao Porto de Santos (SP) nesse fim de semana, quando fará sua primeira temporada em destinos como São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ)




Horizon é a aposta da operadora para desenvolver novas rotas de destinos turísticos para cruzeiros


Neste sábado, 4 de dezembro, a CVC recebe o transatlântico CVC Horizon, pela primeira vez sob o comando da operadora para integrar sua frota de cinco transatlânticos nesse verão. Nesta data, também no Porto de Santos (SP), chegará o navio Zenith, em quarta temporada no País.

Ambos pertencem à espanhola Pullmantur, parceira da CVC há sete anos e que, juntas, têm realizado cruzeiros sob medida ao público brasileiro, com serviços e gastronomia diferenciados, entre eles o já conhecido sistema “tudo incluído”, com refeições e bebidas alcoólicas e não alcoólicas já incluídas no pacote.

O primeiro cruzeiro do CVC Horizon da temporada será nesse domingo, dia 5, quando partirá de Santos (SP) em roteiro de quatro noites rumo a Cabo Frio (RJ), Búzios (RJ) e à Praia Privativa, uma exclusividade da operadora localizada na Ilha de Jaguanum, em Mangaratiba (RJ). O navio oferece embarques em Santos (SP), São Francisco do Sul (SC), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

Com capacidade para 1.800 passageiros, o Horizon, que estava anteriormente em navegação pelo Mediterrâneo, permanecerá no País até 13 de março de 2011, e vai oferecer ao público ampla programação de shows e espetáculos, com festas temáticas e atrações diferentes a cada noite, incluindo a tradicional Noite do Comandante.

Com 12 andares e ampla infraestrutura de entretenimento e lazer, com piscinas, saunas, bares, boutiques, teatro e restaurantes, o transatlântico fará um total de 17 cruzeiros nessa temporada e também estreará novos destinos turísticos em cruzeiros, entre eles a cidade de São Francisco do Sul, situada no litoral norte de Santa Catarina, que terá nessa temporada a primeira operação de cruzeiros de sua história, com embarques e desembarques de passageiros da CVC.

Com roteiros de 4 e 6 noites, o Horizon terá saídas de Santos (SP), sendo a maioria também com embarques e desembarques em São Francisco do Sul (SC), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ), passando ainda pela Praia Privativa CVC e, em alguns casos, por Ilhabela (SP) e Cabo Frio (RJ).

Até então, a cidade de São Francisco do Sul (SC) contava somente com escalas pontuais de navios na temporada anterior e, agora, com a chegada do CVC Horizon, passa a figurar no hall de portos de embarques e desembarques de passageiros CVC. A primeira parada do Horizon em São Francisco do Sul (SC) será no segundo cruzeiro do navio, no próximo dia 10 de dezembro.

Segundo Milton Sanches, diretor de cruzeiros da CVC, a operadora sinalizou a oportunidade de desenvolver o destino turístico de São Francisco do Sul em duas frentes, como ponto de embarque de moradores da cidade e regiões, ampliando as opções de embarque ao público de Santa Catarina, que já conta com o Porto de Itajaí; e para apresentar, aos passageiros de cruzeiros, os atrativos turísticos da cidade, pouco conhecida em cruzeiros de lazer.

“São Chico”, como a cidade é carinhosamente chamada, teve colonização açoriana e francesa e suas paisagens provam que não faltam motivos para o turista visitar este reduto paradisíaco. Nas ruelas do Centro Histórico de São Francisco do Sul, está o charme dos casarios centenários, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Passear pelas calçadas que contornam a orla das praias e pelos trapiches que se estendem pelas águas da Baía Babitonga é um convite a uma viagem ao tempo pela terceira localidade mais antiga do Brasil.

As belezas naturais da cidade incluem cachoeiras, várias praias e um arquipélago único, entre outros atrativos que formam um dos mais fantásticos complexos naturais do Atlântico. Outro destaque do destino é o Museu Nacional do Mar, que através de suas salas temáticas conta a história da navegação brasileira, encantando a todos que o visitam.

A expectativa é que o CVC Horizon atenda 30 mil passageiros durante sua temporada no Brasil, de dezembro a março. Ao todo, com sua frota de cinco transatlânticos, a CVC atenderá 180 mil passageiros ao longo da temporada brasileira, contra 150 mil do período anterior. Ao lado do CVC Horizon, integram a frota da CVC os navios: Zenith, Soberano, Imperatriz e Bleu de France.


Confira abaixo alguns pacotes de viagem do CVC Horizon para a temporada 2009/2010:

Preços iguais para embarques em Santos (SP), São Francisco do Sul (SC), Vitória (ES) e Rio Janeiro (RJ).


Cruzeiro CVC Horizon – 6 noites
Saídas de Santos – de 8 a 14 de janeiro de 2011
Roteiro: Santos/São Francisco do Sul// Vitória/Rio de Janeiro/Praia Privativa/Santos
Seis noites de hospedagem em cabine interna dupla com sistema “tudo incluído”.
*A partir de US$ 836 por pessoa – em até 10x sem juros.

Cruzeiro CVC Horizon – 6 noites
Saídas de Santos – de 1º a 7 de fevereiro de 2011
Roteiro: Santos/São Francisco do Sul// Vitória/Rio de Janeiro/Praia Privativa/Santos
Seis noites de hospedagem em cabine interna dupla com sistema “tudo incluído”.
*A partir de US$ 779 por pessoa – em até 10x sem juros.

Cruzeiro CVC Horizon – 6 noites
Saídas de Santos – de 13 a 19 de fevereiro de 2011
Roteiro: Santos/São Francisco do Sul// Vitória/Rio de Janeiro/Praia Privativa/Santos
Seis noites de hospedagem em cabine interna dupla com sistema “tudo incluído”.
*A partir de US$ 779 por pessoa – em até 10x sem juros.

Cruzeiro CVC Horizon – 6 noites - Carnaval
Saídas de Santos – de 3 a 9 de março de 2011
Roteiro: Santos/São Francisco do Sul// Vitória/Rio de Janeiro/Praia Privativa/Santos
Seis noites de hospedagem em cabine interna dupla com sistema “tudo incluído”.
*A partir de US$ 907 por pessoa – em até 10x sem juros.

Cruzeiro CVC Horizon – 4 noites
Saídas de Santos – de 9 a 13 de março de 2011
Roteiro: Santos/São Francisco do Sul/Itajaí/Santos
Quatro noites de hospedagem em cabine interna dupla com sistema “tudo incluído”.
*A partir de US$ 648 por pessoa – em até 10x sem juros.


*valor não inclui taxas portuárias



FICHA TÉCNICA - CVC HORIZON

• Armadora: Pullmantur
• Tonelagem: 47.427 mil
• Extensão: 207 metros
• Largura: 29 metros
• 573 tripulantes
• 696 cabines
• Decks: 12
• Capacidade: 1.800 passageiros
• Piscinas: 2
• Jacuzzis: 2
• Restaurantes: 2
• Sala de ginástica
• Spa
• Bares: 5
• Biblioteca
• Sauna
• Teatro
• Discoteca
• Cassino
• Kid´s Club
• Boutiques
• Sala para acesso à Internet
• Total de saídas: 17
• Duração dos cruzeiros: 4 e 6 noites

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Prefeitura e Azul Linhas Aéreas lançam voo direto de BH a São Luís do Maranhão







Foto legenda – Liviomar Macatrão entre dois dirigentes da Azul durante o lançamento do novo vôo de BH a São Luís





A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e a Azul Linhas Aéreas – em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-MA) – lançaram oficialmente, nesta quarta-feira (01), mais um voo regular para a capital maranhense. Além de contar com voos sem conexões para as capitais Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Teresina, São Luís se liga, agora, diretamente a Belo Horizonte.

No evento, realizado no Praia Mar Hotel, direcionado ao trade turístico local, personalidades ludovicenses e jornalistas, o representante da Abav-MA, Guilherme Marques, afirmou que o aumento no fluxo da malha aeroviária será fundamental nas pretensões de cidades turísticas de trazer mais visitantes.

“A chegada da Azul, com certeza, incrementará o mercado turístico e profissional. Ajudará muito no desenvolvimento do turismo não só de São Luís, mas de todo o Maranhão, podendo, assim, contribuir positivamente na economia local”, disse Guilherme.

Agora, usuários das duas capitais poderão utilizar os serviços da empresa, que realizará o trajeto para a capital mineira, ida e volta, sem conexões. A Azul ainda disponibiliza viagens para Belo Horizonte, com conexões em Salvador, Recife e Fortaleza. Além disso, a Azul Linhas Aéreas já tem outros quatro voos diretos entre capitais do Nordeste: São Luís – Teresina; Teresina – São Luís; Aracaju – Maceió; Maceió – Aracaju.

“A chegada da Azul no Maranhão busca consolidar o Nordeste como um de nossos principais destinos, não só pela capacidade turística, como também pelo aspecto corporativo, através de grandes empresas sediadas aqui”, explicou o diretor comercial de Marketing e TI da empresa aérea, Paulo Nascimento.

Até maio, apenas duas empresas atendiam à demanda da cidade. Com a inclusão da Azul e da Trip, São Luís conta, hoje, com 23 voos regulares. Em busca da divulgação da capital maranhense, a Prefeitura tenta fechar com a Azul a transmissão, em suas viagens, de vídeos institucionais mostrando os valores turísticos de São Luís, além da formatação de famtours envolvendo profissionais do turismo de várias cidades brasileiras.

“Foi uma determinação do próprio prefeito João Castelo de conseguir aumentar a malha aeroviária de São Luís e assim prestar um serviço digno e de qualidade à população. Fomos atrás, reunimos, buscamos parcerias e agora podemos garantir uma maior mobilidade quanto ao serviço aéreo local”, finalizou o secretário municipal de Turismo, Livioma Macatrão.

Os voos da companhia já estão disponíveis no site da empresa: HTTP://viajemais.voeazul.com.br/.

Semana Rosa e Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e a Embraer realizam no próximo dia 6 de dezembro no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a Semana Rosa e Azul. O evento marca o início da parceria das instituições na luta contra o câncer de mama e acontecerá em onze cidades no Brasil entre os dias 6 e 14 de dezembro.

No dia haverá ações de informação e conscientização, distribuição de folhetos explicativos e uma palestra aberta ao público ministrada por profissionais da Femama sobre a doença e sua prevenção. Além disso, a aeronave cor de rosa da Azul poderá ser vista e fotografada.

A companhia aérea juntamente com a Embraer pintou um jato com a cor que representa da luta contra câncer de mama para simbolizar a parceria. A aeronave, batizada de Rosa e Azul, fará parte da malha da empresa por três anos e será composta por tripulação totalmente feminina.

Artistas confirmam presença no Camarote Skol Folia 2014

Chegam hoje a Natal a top model Eliza Joenck e a ex-BBB Lia Kheireddine, que vão curtir o Carnatal no Camarote Skol Folia 2014. Amanhã, será a vez da atriz Bárbara Borges. Além de marcarem presença no Camarote, as três vão participar também do trio elétrico do grupo Cavaleiros do Forró, que nesta sexta-feira (3) puxará o bloco Cidadão Nota 10. A apresentadora do Programa Pânico, Sabrina Sato, participa do Skol Folia 2014 no sábado de Carnatal.

Entre as atrações musicais do Skol Folia 2014 estão o DJ Thiago Mansur, que faz o maior sucesso nas casas mais badaladas de São Paulo; a sensação do camarote nos dois últimos anos, MC Sapão; as bandas Nós4 (PE), Pura Tentação e D´Vibe, além dos DJs Fam Matos e Dilvan.


ÚLTIMO LOTE

O Skol Folia 2014 já está vendendo os últimos convites. O camarote é o primeiro do Corredor da Folia, tem uma estrutura ampla, confortável e bebida free (whisky 8 anos, cerveja Skol, caipifruta, vodka, refrigerante e água mineral). As vendas desse último lote estão sendo feitas na Academia A Club (84-3222-9000), que fica no Espaço América, e na Central do Carnatal (84-3642-3353), no Natal Shopping.


Página na Internet: http://www.carnatal.com.br/camarotes/skol_folia_2014/
Twitter: @camarote_2014

Árvore de Natal de Mirassol será acesa nesta sexta-feira

A prefeita Micarla de Sousa acende oficialmente a tradicional Árvore de Natal de Mirassol nesta sexta-feira (3), às 18h, e dá início a programação do “Natal em Natal 2010”. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi a responsável pela montagem da árvore, que chegou para incrementar a decoração natalina da capital.



A ideia desse ano foi padronizar a decoração de todas as ruas da cidade. O reforço das luzes é o principal destaque da decoração. O objetivo é deixar a cidade do Natal banhada de luz durante o período natalino.



A Árvore de Mirassol recebeu uma iluminação feita por lâmpadas do tipo LED. Ao todo, foram usadas 186 mil lâmpadas na árvore de 126 metros. A estrutura possui um formato em espiral e suas luzes de cor branca dão um efeito visual que marcará a história do Natal na capital potiguar.

TAP ganha novo endereço no Rio de Janeiro

TAP inaugura hoje, dia 2 de dezembro, sua nova loja carioca. A companhia passa a operar em um dos prédios mais modernos da cidade, o Centro Empresarial Internacional Rio (RB1) localizado na Av. Rio Branco , nº 1, conjunto 1701. A loja no endereço anterior (Av. Rio Branco, nº311) será desativada.

Este investimento reforça o seu compromisso na busca por inovação e tecnologia para ser referência em produtos e serviços de alta qualidade. A TAP se posiciona mais uma vez estrategicamente, olhando para um futuro próximo em uma região que receberá diversos investimentos no processo de revitalização de toda área portuária.

As novas instalações proporcionam mais conforto, modernidade, sofisticação e total infraestrutura para seus clientes e funcionários, com facilidade de estacionamento no prédio e ao redor.

A companhia opera 12 vôos semanais entre Rio de Janeiro e Lisboa e 3 vôos para Porto, com acesso rápido a outras 43 cidades na Europa, garantindo maior tranqüilidade e conveniência aos passageiros.
_______________________________________________________

Mais sobre a TAP:

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de nove cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 65 destinos em 31 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Eleita, em 2009 e 2010, a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards, foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. A prestigiada revista "Condé Nast Traveller" distinguiu a TAP, em Abril de 2010, como a Melhor Companhia Aérea. Para mais informação, veja o site www.flytap.com e siga a TAP online:

Enrico Fermi toma posse na ABIH Nacional


O hoteleiro potiguar e presidente da ABIH-RN, Enrico Fermi, tomou posse ontem à noite na presidência da ABIH Nacional. Eleito para o triênio 2011/2013, o presidente investirá na modernização da gestão da entidade e na participação efetiva das ABIHs estaduais e do DF.



O executivo tem em seu currículo a atuação por doze anos na diretoria da ABIH-RN, além de ser atual diretor-financeiro do Natal CVB, membro do Conselho do SENAC/RN e coordenador da Câmara de Turismo da FECOMERCIO/RN. Com mais de 21 anos de presença no mercado hoteleiro e 35 anos na construção civil, Enrico Fermi Torquato encabeçou uma chapa eclética, representativa de todas as regiões do Brasil.



Os empossados são:

Diretoria: presidente - Enrico Fermi Torquato (RN); vice-presidente - José Reinaldo Ritter (RS); diretor financeiro - Manoel Lisboa (SE), vice-diretor-financeiro - Tomaz Ikeda (DF), diretor administrativo - Nerleo Souza (ES), vice-diretor-administrativo - Henrique Lenz (PR); Conselho fiscal: Nan Souza(MA), Luciano Carneiro(GO), Antonio Santiago(PA) Suplentes: Katia Pimentel(SE), Conceição Krusser(RS) e Cristina Busse(MS)

HOJE ANIVERSÁRIO EM BARRA DO CUNHAÚ- GASPAR SILVA O HOMEM DA ASSOCIAÇÃO DE KITESURF E SURF DO RN


Hoje dia de parabenizar Gaspar Silva, presidente da Associação de Kitesurf e surf do RN e gerente administrativo do Blue Dream resort, na praia de Barra do Cunhaú(RN)

TREND CRIA DIRETORIA PARA CRUZEIROS MARÍTIMOS





Seguindo o boom do mercado e abrindo uma nova frente de produtos, a TREND Operadora acaba de criar uma nova diretoria: a de cruzeiros marítimos. Ela passa a ser comandada pelo executivo Rodolfo Szabo, que já possui ampla experiência neste mercado de cruzeiros e está trazendo essa sua bagagem para a empresa. É a TREND sempre abrindo novos rumo e estruturas, dando novos passos sempre acompanhando as tendências do mercado do turismo.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

NOVO CONCEITO DE MARKETING É TEMA DE PALESTRA EM SEMINÁRIO REALIZADO PELA EMBRATUR

No último dia do seminário A Imagem do Brasil e a Promoção Turística Internacional, Eulógio Bordas falou sobre as novas tendências do marketing até 2015 e explicou como aplicá-las no turismo



Na tarde da última terça-feira (30/11), o seminário A Imagem do Brasil e a Promoção Turística Internacional, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e organizado pelo Instituto Marca Brasil, foi encerrado com mais uma palestra do especialista Eulógio Bordas. O consultor espanhol explicou a diferença entre Promoção e Marketing e apresentou pontos importantes do marketing turístico.



De acordo com Bordas, é essencial ter um modelo claro de trabalho e que siga diretrizes. “É necessário ter um marketing mais rigoroso. Temos que pensar não em se ter mais turistas e sim melhores turistas. 30% dos visitantes que gostam, voltam ao local. E 30% das viagens turísticas são de recomendações”, explica. “Cidades prioritárias, de países prioritários, e com boas conexões se tornam alvo dos viajantes”, completa ele.



Eulógio discursou ainda sobre as principais visões do marketing até 2015. “A nova visão de um marketing mais rigoroso está diretamente ligada ao serviço de uma estratégia de negócio, aos importantes resultados que se alcança e às vantagens competitivas”. Bordas disse ainda que é impossível fazer marketing turístico sem fazer boas parcerias. "Para reestrututar um produto, é necessário uma série de medidas e táticas", afirma.



Por último, o espanhol falou sobre a diferença entre promoção e marketing. “A promoção é a versão mais leve do marketing. E marketing é a versão científica da promoção. Com o marketing nós conseguimos medir e quantificar resultados que nos ajudam a tomar decisões”, ressalta. Segundo ele, para que se faça uma boa promoção turística devem-se fazer algumas mudanças. "Temos de estabelecer laços quase pessoais com os turistas para que estes voltem. Isso é mudar de marketing racional para um marketing emocional”, finaliza.



PAINEL COM ESPECIALISTAS

Logo após a palestra de Eulógio Bordas, foi realizado um painel com especialistas sobre a Promoção Turística Internacional. Além do próprio Bordas, participaram o presidente da Embratur, Mário Moysés; José Zuquim, presidente do Instituto Marca Brasil; o presidente da Abeta, Jean Claude Razel; a representante do Sebrae, Valéria Barros; o representante da Tam Linhas Aéreas, Otoniel Podboy Garcia; e Gilson Novaes, que falou em nome do Grupo Águia.

Cada especialista foi convidado a compartilhar experiências realizadas em suas áreas de atuação para promover o Brasil como destino turístico. Os primeiros foram José Zuquim e Gilson Novaes que falaram sobre as ações de suas empresas durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Entre elas, o contato com as torcidas de outros países como Itália, Alemanha e Argentina, com o objetivo de convidá-los para virem ao Brasil em 2014.



Logo depois, o presidente da Abeta, Jean Claude Razel, falou sobre a parceria da associação com a Embratur para promover o País como destino de Ecoturismo e Aventura. Já Valéria Barros apresentou alguns programas realizados pelo Sebrae que contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico, entre eles o Programa Benchmarking em Turismo. Idealizado em 2005, o programa é realizado em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur e executado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Valéria Barros também adiantou uma das novidades de 2011, que será um programa de capacitação com foco no turismo receptivo.



Em seguida, Otoniel Podboy Garcia, da TAM Linhas Aéreas, falou sobre as ações da empresa para captar novos clientes para o Brasil. “Nosso foco é vender o País, para isso, realizamos ações de publicidade como anúncio em ônibus e bondinhos, participamos de grandes eventos de promoção turística, entre eles as feiras internacionais em parceria com a Embratur. Também apoiamos o programa Caravana Brasil, outro programa do Instituto Brasileiro de Turismo, e que tem o objetivo de trazer jornalistas e profissionais de turismo estrangeiros para conhecer destinos e produtos turísticos do País”. Otoniel aproveitou a oportunidade para anunciar dois novos voos da TAM, que partem de Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) para Miami, nos Estados Unidos.



Para finalizar, o presidente da Embratur, Mário Moysés, falou sobre a importância da união de esforços para que as estratégias de promoção dêem certo. Ele agradeceu a presença dos secretários de Turismo no evento e os convidou a participarem da construção do novo caminho que a imagem turística do País passa a ter com a nova projeção do Brasil no mundo. O presidente ressaltou a necessidade de conhecer os novos cenários, acompanhar e analisar. “Iniciaremos um estudo junto com a FGV para conhecer as estratégias de promoção que os outros países estão realizando. É necessário conhecê-las para que possamos alinhas as nossas estratégias”, disse o presidente.



"As estratégias de sucesso se fazem com visão de longo prazo. Estamos trabalhando por uma política pública consistente, capaz de trazer resultados positivos para o Brasil", ponderou Mário Moysés, finalizando o Seminário.

Senac está com inscrições abertas para o curso de gestão de marketing em mídias sociais

O Senac-RN está com inscrições abertas para o curso de gestão de marketing em mídias sociais, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de dezembro, das 8 às 17h, no Senac Barreira Roxa.

Serão oferecidas 40 vagas. O curso será ministrado pela especialista no assunto Martha Gabriel e atende a uma nova realidade, imposta pelo uso das novas mídias sociais - facebook; youtube; twitter; orkut, entre outras.

O conteúdo da atividade irá abordar os conceitos e estratégias em mídias sociais; comportamento do consumidor; monitoramento, criação e gerenciamento de campanhas nas mídias sociais; marketing de busca e marketing em mídias sociais.

O investimento para o curso será de R$ 795,00, podendo ser dividido em até
12 parcelas no cartão Master ou 10 vezes nos cartões VISA ou Hiper. O almoço já está incluso neste valor e será oferecido nas dependências do Hotel Escola Senac Barreira Roxa. Para quem realizar a inscrição até o próximo dia 03, será contemplado com uma senha gratuita para a palestra “Estratégias Digitais de Marketing”, que acontecerá no dia 14/12, das 19h às 22h, no Senac Barreira Roxa. O valor apenas da palestra é de R$ 50,00.
Mais informações pelo telefone 4005-1000 ou pelo site www.rn.senac.br

Currículo Martha Gabriel

Martha Gabriel é diretora de tecnologia da New Media Developers.Professora dos cursos de MBA e pós-graduação da BSP - Business School São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, UFPR Universidade Federal do Paraná, Senac e Belas Artes de São Paulo. Palestrante internacional nas áreas de internet, arte e marketing, ministrando palestras nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, China, entre outros.

Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos (2003,2004 e 2008). SEO/SEM specialist, reviewer da LEA - Leonardo Electronic Almanac,MIT. Parceria com a FSB Comunicações / FSB PR Digital.

Formação em engenharia (Unicamp), marketing (ESPM), design (Belas Artes) e mestre em artes (ECA/USP). Autora de diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior e também de livros de marketing de busca. Premiada como estudante (engenharia), profissional (web), palestrante (tecnologia web), artista (novas mídias), professora
(marketing) e pesquisadora (mestrado - arte e tecnologia).

Conheça algumas dicas para fugir das filas nos aeroportos

Totem de autoatendimento, internet, celular e até aplicativo para
iPhone agilizam check-in e embarque de passageiros de avião







• Check-in pela internet – Companhias aéreas, entre elas a GOL, oferecem o check-in pela internet. Para isso, basta usar qualquer computador plugado à rede, fazendo o check-in a partir de 24 horas de antecedência. Depois, é só imprimir o cartão de embarque e apresentá-los na sala de embarque.



• Totem de autoatendimento – As maiores companhias aéreas oferecem totem para autoatendimento em procedimentos de check-in nos principais aeroportos brasileiros. O serviço, disponível para clientes em voos domésticos com ou sem bagagem, reduz o tempo de embarque.



• Check-in pelo celular - Em 2008, a tecnologia móvel foi incorporada aos serviços da GOL, com o lançamento do check-in inteiramente pelo celular. Através do seu próprio aparelho, o cliente pode fazer o check-in e escolher seu assento. O

cartão de embarque é impresso no totem de autoatendimento, presentes nos principais aeroportos do país. Basta escolher a opção “check-in pelo celular” e posicionar a tela do aparelho com o código 2D contra o leitor.



• Aplicativo para iPhone – Facilidade disponível apenas na GOL, o aplicativo permite que passageiros sem bagagem a despachar efetuem check-in de voos domésticos, escolham sua poltrona no voo, creditem milhas no programa de milhagem e recebam o cartão de embarque diretamente pelo aparelho iPhone. Para realizar o check-in pelo aparelho é muito simples: o passageiro insere seu código localizador, recebido no ato da compra da passagem, e os dados de documentação, para receber o cartão em código de barras 2D, que será lido pelo equipamento dos agentes de autoatendimento posicionados em frente aos portões de embarque.



• Balcões de Entrega de Bagagem - Nos principais aeroportos, a GOL disponibilizou também os chamados Balcões de Entrega de Bagagem. Por meio deles, os passageiros que realizaram o check-in pela internet, celular, iPhone ou totens de autoatendimento podem despachar as bagagens com mais agilidade.

Iberê reduz orçamento para o Turismo em 37% no Rio Grande do Norte

Considerado que o OGE foi acrescido para 2011 em 22%, a perda para o setor do sobe para R$ 54 milhões



O governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza reduziu o orçamento do Turismo de R$ 92 milhões em 2010 para R$ 58 milhões em 2011, o que significa uma redução de 37% dentro do Orçamento Geral do Estado (OGE), que será votado na próxima semana na Assembleia Legislativa. A decisão de Iberê entristeceu os principais atores de uma importante atividade econômica do Estado.

A perda seria de R$ 34 milhões, somadas as destinações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emproturn), mas, se for considerado que o OGE foi acrescido para 2011 em 22%, a perda para o setor do turismo sobe para R$ 54 milhões, entendo-se que o normal seria o acréscimo percentual ao valor destinado para 2010, de R$ 92 milhões, o que somaria R$ 112 milhões.

Na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, uma comissão do setor esteve em audiência com o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, deputado José Adécio. Pedro Nogueira, diretor executivo da ABIH/RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Milson dos Anjos, conselheiro da ABIH, George Costa, presidente do Natal Convention Bureau, Sérgio Gaspar, presidente da Cooperativa de Turismo do Rio Grande do Norte e Ramzi Elali, presidente do Sindicato dos Hotéis foram conversar sobre uma emenda de R$ 5 milhões para divulgação, considerando a realização da Copa do Mundo de 2014 e a conseqüente necessidade de incremento ao setor.



Surpresa

Na ocasião a comissão tomou conhecimento da drástica redução do orçamento para o turismo e puderam constatar que os discursos políticos em torno do desenvolvimento do turismo no RN era uma coisa e que a realidade era outra. De acordo com um dos membros da comissão que preferiu não se identificar, esse tipo de tratamento vem desde o começo do governo da ex-governadora Wilma de Faria, que ele considerou como um desastre para o turismo do Estado.

Para o presidente do Natal Convention Bureau, George Costa, a bandeira do discurso é leve, mas a realidade é diferente. “A gente teve a informação nesta quarta-feira e ficamos estarrecidos”, revelou George Costa. “Vem aí a Copa de 2014 e o Estado tem no turismo uma das suas principais atividades econômicas”, reclamou. “A atividade é importante porque distribui renda e precisamos investir em qualificação e divulgação, enfim, em um planejamento de investimento”, enfatizou. “Iberê não entendeu isso”, lamentou.
Realmente, se o orçamento para o turismo for aprovado conforme foi enviado para a apreciação da AL, o setor irá sofrer muito em 2011, considerando que pela Lei somente pode haver remanejamentos de até 5%. “Se formos depender de remanejamentos vamos viver com o pires na mão. O turismo não é uma atividade que pode esperar. Fico triste e lamento a atitude do governador Iberê”, concluiu o presidente do Natal Convention Bureau. (LS).
Mais informações: Pedro Nogueira (9979-1435 / 3202-2746)

São José dos Ramos realiza Festival do Aboio

A Paraíba volta o seu olha para o aboio, a cavalgada e a vaquejada. De 03 a 05 de dezembro acontece o 5º Festival de Aboio de São José dos Ramos, cidade da região de Itabaiana. Resultado de uma pesquisa de mestrado da professora Laura Maurício, o encontro reúne vaqueiros, aboiadores e cantadores populares. O festival é antes de tudo uma louvação à tradição do aboio.

O escritor José de Alencar nos conta no livro “O sertanejo”: “Não se distinguem palavras na canção do boiadeiro; nem ele as articula, pois fala do seu gado, com essa linguagem do coração que enternece os animais e os cativa”. O aboio é muito comum no sertão nordestino, nos estados da região centro-oeste e entre vaqueiros de Minas Gerais, tradição brasileira, é uma espécie de canto dos vaqueiros. Esse canto com regras - sextilhas que correspondem a versos de seis linhas com sete sílabas tônicas em cada uma delas – servem para aquietar, para apaziguar, para incitar o gado para o curral, ou ainda para orientar a boiada ao longo das estradas.

No 5º Festival de Aboio de São José dos Ramos, além dos aboios, acontece também competição de montaria, corrida de jegue, desfile, cavalgada, missa do vaqueiro e forró do Pé da Serra. De acordo com a organização, é muito importante para a Paraíba a realização desse festival, “é uma cultura que estava quase em extinção no estado”.



5º FESTIVAL DE ABOIO 03 À 05 DE DEZEMBRO de 2010São José dos Ramos/ Paraíba
PROGRAMAÇÃO:
Dia 03(Sexta)
19h30 Abertura do Festival com aboiadores e repentistas!

Dia 04(Sábado)
08h00 - Desfile de Jegue
10h00 - Corrida de Jegue
11h00 - Argolinha
16h00 - Apresentação do grupo folclórico Flor de Lírios
18h00 - Exibição de filmes culturais de vaqueiros em praça pública
19h30 - Inicio do Festival
22h00 - Forró Pé-de-Serra

Dia 05 (Domingo)
04h00 - Alvorada do Aboio
09h00 - Missa do Vaqueiro
11h00 - Cavalgada
13h00 - Término do Festival de Aboio 2010!

Natal na praia é uma ótima pedida No Summerville, a reunião familiar se torna muito mais agradável

Com tarifa de baixa temporada, infraestrutura completa, café da manhã diversificado e jantares especiais inclusos na diária, além de paisagem paradisíaca, o Summerville Beach Resort é uma ótima pedida para aproveitar o período natalino e reunir toda a família, garantindo lembranças inesquecíveis. Localizado no complexo de Porto de Galinhas, em Muro Alto, praia da Costa Dourada do Nordeste brasileiro, o resort ocupa uma área verde de 70 mil m² e está integrado à paisagem de coqueiros, mata atlântica e mangue, além de ficar a beira-mar e ter uma imensa piscina natural formada por arrecifes a sua frente.

Para as festas de final de ano, o resort propõe programações para todas as idades que incluem coral natalino, Papai Noel e uma ceia variada com cardápio caprichado no pacote, que tem mínimo de sete diárias. Para melhor entretenimento da criançada, a equipe de Esportes & Lazer prepara atividades específicas para cada faixa etária, dividindo a meninada em grupos menores para maior segurança e atendimento ao público infantil. Assim, as crianças de três a cinco anos, de seis a oito, e de nove a 12, participam de brincadeiras, gincanas e atividades esportivas exclusivas para suas idades, promovendo uma melhor integração e a sociabilidade dos hóspedes mirins.

A piscina com 2,3 mil m² de espelho d´água, jacuzzi ao ar livre, decks molhados, cascatas e ilhas com jardins tropicais é um convite a atividades com recreadores e também a momentos de descanso e lazer familiares. Sauna seca e a vapor, pista de cooper, mini-golfe, putting green, arco e flecha, bicicletário, campo de futebol, quadras poliesportiva, de tênis e vôlei, jogos de tabuleiro e mesa, oficinas, passeios ecológicos e muito mais, garantem uma semana de divertimento e descontração.

Isso sem falar nas confortáveis acomodações que oferecem o máximo de privacidade e mordomia. O resort possui 170 apartamentos e suítes. Dispõe ainda de 32 charmosos bangalôs decorados com materiais típicos das casas de veraneio locais, como vime, madeira e cerâmica. Todas possuem varanda com vista para o mar, piscina ou coqueiral. Tv a cabo, acesso a internet banda larga, ar-condicionado central com controle individual, cofre digital e frigobar são algumas das facilidades à disposição dos hóspedes. Com tudo isso, padrão internacional cinco estrelas de hospedagem e excelência em atendimento, o Summerville é o lugar perfeito para relaxar e curtir o melhor da vida.

Serviço:

NATAL NO SUMMERVILLE
Local: Summerville Beach Resort
Endereço: PE-09, Acesso Muro Alto S/N – Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas (PE)
Período: de 18 a 26 de dezembro de 2010 (mínimo de sete diárias)
Diária em apartamento duplo Standard: R$ 730
Inclui: café da manhã e jantar, ceia especial de Natal, programação especial com atividades temáticas para toda a família e 02 crianças grátis, de até 12 anos, hospedadas no mesmo apartamento dos pais.
Informações e Reservas: Recife (81) 3302.4446 ou São Paulo: (11) 3257.0962
www.summervilleresort.com.br

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Recife Convention & Visitors Bureau faz balanço das ações realizadas em 2010

Captação de novos eventos continua sendo o carro-chefe da entidade

A vinda de novas feiras e congressos impactam diretamente na movimentação da cadeia produtiva do turismo local. Essa é a ideologia do Recife Convention & Visitors Bureau, que através da captação de novos eventos e promoção dos destinos turísticos de Pernambuco gera negócios para os seus associados, que vão de hotéis a bares, restaurantes, organizadoras de eventos, prestadores de serviço, entre outros.

Em 2010, a captação de novas feiras e congressos – ações realizadas em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife – manteve-se como a principal atividade do Recife CVB. Sendo assim, durante este ano, a entidade participou do apoio, promoção e captação de 102 novos eventos para Pernambuco, que, até 2014, deverão atrair mais de 261 mil turistas de eventos e acompanhantes, um incremento em torno de 243% em cima do número de turistas atraídos com os eventos captados em 2009. “A vinda desses novos eventos para o Estado deverá gerar mais de 653 mil diárias nos equipamentos hoteleiros locais e representa uma injeção na economia local acima de R$ 431 milhões”, assegura José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau.

O ano também foi de muitos eventos realizados. De janeiro a novembro, mais de 200 mil pessoas participaram, em Pernambuco, de 96 feiras e congressos captados, apoiados e promovidos pelo Recife CVB em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife. “A vinda desses eventos contribui significativamente para minimizar efeitos ocasionados pela sazonalidade. Este ano, por exemplo, a ocupação média anual nos equipamentos hoteleiros pernambucanos foi em torno de 95%. E não há como negar que a realização de feiras e congressos influencia positivamente para atingirmos esse resultado. Vale lembrar, que só este ano, os visitantes que desembarcaram no Estado motivados pela participação em eventos colaboraram para geração de 626.152 diárias nos equipamentos hoteleiros da região e injetaram R$380 milhões na economia”, afirma Meira Lins.

Além de palco para realização de eventos nacionais, a cidade do Recife despontou como uma das principais capitais no Brasil a realizar feiras e congressos no padrão ICCA (International Congress & Convention Association), principal entidade no mundo responsável pelo mapeamento de eventos internacionais, que creditou o sexto lugar no ranking brasileiro à capital pernambucana. Para entrar na disputa, a cidade foi sede de onze eventos que obedecem a um critério de no mínimo 50 participantes e três edições realizadas em países diferentes.

Além da captação de eventos, o Recife CVB conduziu, ao lado de parceiros como as Secretarias de Turismo do Recife e Pernambuco, Empetur e Amcham, importantes ações em promoção turística, a exemplo dos projetos Pernambuco Bom pra Você, Vivendo Pernambuco, Seja Um Anfitrião e ações para consolidar os segmentos de turismo de saúde, incentivo e GLS.

Curso de extensão universitária com foco na cozinha internacional recebe inscrições até 15 de janeiro

Cozinheiro Chefe Internacional já formou mais de 450 chefes e oferece vagas para os campi Santo Amaro, na capital,

e Águas de São Pedro, no interior do Estado



Até 15 de janeiro do próximo ano, estão abertas as inscrições para o curso de extensão universitária Cozinheiro Chefe Internacional. Pioneiro na modalidade, o programa já formou chefes renomados, como Larissa Aguiar, do Domicila, Rodrigo Martins, do Vino!, Paulo Barros, do Due Cuochi Cucina, Renata Cruz, do Amici, José Barattino, do hotel Emiliano, e Jefferson Rueda, do Pomodori. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.sp.senac.br/cci. As vagas são para os campi Santo Amaro, na capital paulista, e Águas de São Pedro, no interior do Estado.



Com carga horária de 800 horas, o curso possibilita o conhecimento das diversas áreas das cozinhas francesa, italiana, brasileira, mediterrânea, mexicana e asiática, além das influências culturais de cada localidade. “Nosso objetivo é oferecer um curso que estimule o trabalho em equipe, a criatividade e inovação e o relacionamento com o mercado”, explica Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso. “Essa proposta possibilita ao aluno uma atuação diferenciada no Brasil e no exterior”, complementa.



O curso vai além de formar profissionais que já atuam no segmento, possibilitando o ingresso dos amantes da gastronomia que estão cursando uma graduação ou já formados em outras áreas do conhecimento. Criado a partir de uma parceria com o Culinary Institute of America, em 1994, o programa aborda disciplinas como higiene e segurança alimentar, ciência dos alimentos e nutrição, segurança no trabalho, planejamento técnico de cardápio, estrutura e organização de serviços de alimentação, habilidades básicas de cozinha, relações interpessoais no trabalho, panificação, confeitaria, cozinha fria, fluxo de mercadorias, estudo de bebidas, serviço de salão e organização de eventos.





Serviço:



Inscrições curso de extensão universitária Cozinheiro Chefe Internacional

Data: Até 15/1

Carga horária: 800 horas/aulas

Local: Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro – Av. Engenheiro Eusébio Stevaux – 823 – Santo Amaro – São Paulo – SP

Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro – Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro – Águas de São Pedro – SP

Taxa de inscrição: R$ 50

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/cci

Início das aulas: 7/2/2011

CARNATAL Camarote Skol Folia 2014 abre vendas do último lote

Já estão sendo vendidos os últimos convites para o Camarote Skol Folia 2014, o primeiro do Corredor da Folia, que tem uma estrutura ampla, confortável e a mais divertida. DJs renomados e bandas de sucesso garantem a alegria do público, com bebida free (whisky 8 anos, cerveja Skol, caipifruta, vodka, refrigerante e água mineral). As vendas desse último lote estão sendo feitas na Academia A Club (84-3222-9000), que fica no Espaço América, e na Central do Carnatal (84-3642-3353), no Natal Shopping.


O Espaço PG Prime é uma área vip instalada dentro do Camarote Skol Folia 2014 para receber artistas, convidados especiais da revista Contigo! e também os foliões mais exigentes. Quem escolher o Espaço PG Prime também terá acesso a todas as áreas do Camarote. Os convites são limitados e também estão sendo vendidos na A Club e na Central do Carnatal.


ATRAÇÕES: O Camarote Skol Folia 2014 foi projetado para deixar os foliões bem próximos dos astros da música baiana e seus trios elétricos. O espaço é amplo, oferece segurança e conforto ao público, e conta com lounges, praça de alimentação, bares e ambientes temáticos.


A animação ficará por conta dos DJs Thiago Mansur e Mc Sapão, e das bandas Nós4 (PE), Pura Tentação e D´Vibe, além dos DJs natalenses Fam Matos e Dilvan.


VENDAS: Central do Carnatal (84) 3642-3353


Valores Camarote Skol Folia 2014:
Temporada - R$ 400
Quinta - R$ 130
Sexta - R$ 170
Sábado - R$ 250
Domingo - R$ 130
Quinta/Sábado - R$ 320
Sexta/Domingo - R$ 250



Valores Espaço PG Prime:
Temporada - R$ 580
Quinta - R$ 200
Sexta - R$ 250
Sábado - R$ 330
Domingo - R$ 200
Quinta/Sábado - R$ 470
Sexta/Domingo - R$ 400


Página na Internet: http://www.carnatal.com.br/camarotes/skol_folia_2014/
Twitter: @camarote_2014

CARNATAL 2010: Carnatal, a maior e melhor micareta do Brasil!


Numa definição simples o Carnatal seria a junção de pessoas em Natal, animadas por uma banda que toca músicas dançantes com som amplificado por um trio elétrico. Mas o Carnatal é mais que isso. É “A micareta do Brasil”. São quatro dias seguidos de festa e, no Corredor da Folia, os melhores trios elétricos do Brasil, com os maiores artistas da música baiana arrastando multidões de pessoas extasiadas de tanta euforia. O Carnatal acontece na abertura da temporada de férias escolares, de diversão e agitação. Se micareta já é sinônimo de alegria, imagine a maior delas, em uma cidade paradisíaca, com o sol como anfitrião. Não é à toa que Natal recebe milhares de turistas, que viajam de todo o país - e há até os que atravessam o Atlântico - para curtir o melhor e maior carnaval fora de época do Brasil. Nesses 20 anos de festa, o Carnatal tem muitas, milhões, de boas histórias para contar. A cada ano, pelo menos um milhão de pessoas passam pelo corredor da folia nos quatro dias da festa. Tanta energia junta só pode resultar em muita disposição para fazer o evento crescer a cada edição e ser, sem dúvida, unanimidade nos quatro cantos do país.

O evento



Para uma cidade com pouco mais de 800 mil habitantes, receber em uma festa 250 mil pessoas a cada dia requer uma grande transformação. Essa mudança radical começa a aparecer meses antes do evento. Reuniões exaustivas, preparo, dedicação, organização e boas parcerias são peças primordiais para que tudo aconteça como deve ser.

A união entre a iniciativa privada e o poder público foi, desde o início, fundamental na elaboração desse grande projeto. Ao longo de tantos anos, a parceria é o maior motivo do sucesso do Carnatal, que beneficia e proporciona crescimento à cidade do Natal.

A Destaque Promoções organiza a festa em parceria com os mais diversas órgãos públicos, como as secretarias municipais de saúde e trânsito, setor de limpeza urbana, as polícias militar, civil, federal e o poder judiciário, entre tantos outros setores da administração municipal e estadual. Ao longo dessas duas décadas de festa, o Carnatal foi aprimorado e a sistematização das ações, hoje, simplifica o processo de montagem da festa e garante o suporte necessário para uma grande festa de forma organizada.



O cenário



Para suportar uma festa tão grande, é montada uma complexa e grandiosa estrutura. Os trabalhos para a armação de todo o cenário envolve muitos projetos e começam cedo, pelo menos dois meses antes do início do Carnatal. O Corredor da Folia é montado no largo do Estádio Machadão, no meio da cidade, local estratégico e de fácil acesso.

O corredor tem 800 metros de extensão e comporta quatro setores de arquibancadas e 230 camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, além dos camarotes especiais. Tudo isso segue os padrões de segurança exigidos pela legislação, inclusive com acesso, seja por elevador ou rampa, para portadores de necessidades especiais de locomoção. Para montar toda essa estrutura são necessárias 850 toneladas de ferro, 15.550 chapas de compensado 400 toneladas de madeira, 14 mil metros de lona. Todo esse material necessita de 106 carretas para ser transportado.

O Carnatal gera em torno de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. Os empregos diretos são principalmente relacionados a Destaque Promoções, que contrata pessoal para a montagem da estrutura, além de seguranças, cordeiros (rapazes e moças para segurar as cordas dos blocos) e pessoal de apoio para trabalhar nos camarotes e arquibancadas. Já os empregos indiretos estão no setor de serviços e vendedores ambulantes.



Resumo dos blocos



Me Leva!

O bloco que sai apenas na quinta de Carnatal, passa sempre pelo corredor deixando todos com o desejo de mais. Larissa Luz, vocalista da Banda Araketu que puxa a animação, interpreta canções de todos os estilos, mostrando sua versatilidade e fazendo o bloco Me Leva sair do chão. O Me Leva comemora oito anos de folia no Carnatal 2010. Além de oferecer alegria e diversão na avenida, o bloco mantém o diferencial de ser o único do país que distribui gratuitamente bebida durante todo o percurso.



Bloco: Me Leva

Atração: Ara Ketu

Dia: 2 de dezembro (quinta-feira)



Cidadão Nota 10

Pelo sétimo ano consecutivo, o Cidadão Nota 10 vai entrar na avenida para participar do Carnatal. Considerado um dos blocos mais animados do Corredor da Folia, ele continua com a receita da alegria para a micareta deste ano. O bloco é organizado pelo Governo do Estado, através da Campanha Cidadão Nota 10, uma iniciativa que faz parte do programa de educação fiscal da Secretaria Estadual de Tributação. O objetivo é conscientizar a população da importância socioeconômica dos tributos, estimulando a emissão voluntária de notas e cupons fiscais relativos ao ICMS.



Bloco: Cidadão Nota 10

Atrações: Lane Cardoso (quinta), Cavaleiros do Forró (sexta) e Margareth Menezes (sábado)

Dias: 2, 3 e 4 de dezembro (quinta, sexta e sábado)



Burro Elétrico


O bloco Burro Elétrico sai na quinta do Carnatal, levando dentro de suas quatro linhas jornalistas, publicitários, advogados, médicos, políticos e os formadores de opinião da cidade, sempre num clima de paz e de alegria, características deste bloco muito querido na cidade. Os kits sempre esgotam dias antes da festa e muita acaba ficando “na vontade”, então é bom garantir logo o seu. O cantor Capilé, que está desde o primeiro Carnatal, comemora os 18 anos do bloco em clima de “formatura da folia”.



Bloco: Burro Elétrico

Atração: Capilé

Dia: 3 de dezembro (quinta-feira)



Nana Banana



Presente no Carnatal desde 1993, o Nana Banana vai comemorar 18 anos no maior carnaval fora de época do Brasil. Como nos outros anos, o Nana vai sair nos três primeiros dias de evento (quinta-feira, sexta-feira e sábado), e terá como atração a banda Chiclete com Banana. O Nana Banana tem um público médio de 5 mil foliões/dia. Um diferencial do bloco é o fato de possuir um abadá exclusivo para cada dia, e oferecer ao folião a opção de escolher a compra do kit para os três dias ou a compra dos dias avulsos.



Bloco: Nana Banana

Atração: Chiclete com Banana

Dias: 2, 3 e 4 de dezembro (quinta, sexta e sábado)



AMAR É



Para quem quer curtir o Carnatal ao lado de gente jovem, bonita e animada, uma das melhores opções é o bloco Amar É, o bloco do Jammil. O bloco tem uma estrutura privilegiada para atender aos seus foliões com a mais completa segurança e conforto, proporcionando um Carnatal repleto de boas lembranças e momentos inesquecíveis



Bloco: Amar É!

Atração: Jammil e Uma Noites

Dias: 2 e 4 de dezembro (quinta e sábado)



CAJU



O Caju faz parte da história do Carnatal. O bloco surgiu em 1991, no primeiro ano do Carnatal, e de lá para cá vem fazendo história. E para comemorar 20 anos de festa, o Caju vem com tudo em 2010! São três dias na avenida com um público de, aproximadamente, 4.500 pessoas/dia. O bloco também é um dos grandes atrativos para os turistas que curtem o Carnatal. Este ano, o bloco completa 20 anos. E para comemorar na avenida terá novidades: a banda Garota Safada será responsável por animar o domingo dos foliões.



Bloco: Caju

Atração: Eva (sexta), Claudia Leitte (sábado) Garota Safada (domingo)

Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)



Cerveja & Coco



O Cerveja & Coco estreou no Carnatal em 2005, reunindo em um único bloco dois dos maiores ícones da música baiana: Durval Lélis e Ivete Sangalo. Irreverência, energia e muita gente bonita fazem do Cerveja & Coco o bloco de maior sucesso e um dos mais disputado do Carnatal, tendo seus abadás esgotados há meses antes do evento. O público do bloco é de aproximadamente 5.000 foliões/dia, composto em sua maioria por pessoas com idade entre 18 e 30 anos.



Bloco: Cerveja & Coco

Atrações: Ivete Sangalo (sábado) e Asa de Águia (sexta e domingo)

Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)





Bicho

O Bicho é um dos blocos mais tradicionais do evento, e desde 1993 tem Ricardo Chaves como puxador oficial. No ano passado, o Bicho trouxe, além de Ricardo Chaves, toda a energia do cantor baiano Tomate. Responsável pela consagração do Bicho no Carnatal e pelo encerramento da Micareta do Brasil, Ricardo Chaves continua animando o sábado e o domingo do bloco. Imperdível!

O público do Bicho é de aproximadamente 4.500 foliões/dia, em sua maioria pessoas com idades entre 13 e 25 anos.



Bloco: Bicho

Atrações: Tomate (sexta) e Ricardo Chaves (sábado e domingo)

Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)



Swingaê!



Estreante no Carnatal em 2009, o Swingaê! levou para a maior micareta do Brasil a potência das batidas percussivas e a energia dos ritmos dançantes da Bahia.
As bandas Psirico, Parangolé e Chicabana são as atrações escolhidas para embalar os três dias do bloco, respectivamente de sexta a domingo. Em 2010 o Swingaê! volta com força total para afirmar seu potencial na grande festa de 20 anos da maior micareta do Brasil



Bloco: Swingaê

Atrações: Psirico (sexta), Parangolé (sábado) e Chicabana (domingo)

Dias: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta, sábado e domingo)



Horários dos blocos


Quinta-feira
18h30 Cidadão Nota 10 - Lane Cardoso
19h Nana Banana - Chiclete com Banana
19h30 Me Leva Ara Ketu
20h Amar É Jammil
20h30 Burro Elétrico Capilé

Sexta-feira
18h30 Nana Banana Chiclete com Banana
19h Cerveja e Coco Asa de Águia
19h30 Caju Eva
20h Cidadão Nota 10 Cavaleiros
20h30 Bicho Tomate
21h30 Swingaê Psirico

Sábado
17h30 Nana Banana Chiclete com Banana
18h Cerveja e Coco Ivete
18h30 Caju Cláudia Leite
19h Bicho Ricardo Chaves
19h30 Cidadão Nota 10 Margareth Menezes
21h Amar É Jammil
21h30 Swingaê Parangolé

Domingo
17h30 Cerveja e Coco Asa de Águia
18h Caju Garota Safada
18h30 Swingaê Chicabana
19h Bicho Ricardo Chaves





A festa dentro da festa



Atração à parte do Carnatal, os camarotes temáticos são oásis de diversão e euforia e fazem literalmente a “festa dentro da festa”. Os espaços são projetados para oferecer muito conforto e diversão o tempo inteiro, mesmo quando o trio não está no corredor. Aliás, um dos pontos altos desses camarotes são justamente as atrações diferenciadas, com a presença de artistas, bandas e, claro, os DJ’s, que agitam a galera no intervalo da passagem entre os trios.

Além de música, acesso à internet, salões de beleza, comida e bebida free, áreas de relaxamento, praça de alimentação e pistas de dança são mais alguns dos motivos que atraem tantos foliões a essas áreas especiais. Os maiores camarotes podem ter capacidade para mais de 2.500 foliões. Organização, animação e requinte são marcas dos camarotes temáticos, que oferecem ainda ao folião as visões mais privilegiadas do melhor de tudo que acontece no corredor da folia.



Central do Carnatal



A Central do Carnatal é um espaço dedicado aos foliões do maior carnaval fora de época do Brasil. A loja foi criada exclusivamente para comercializar abadás dos blocos do Carnatal, temporadas para camarotes e arquibancadas, além de ingressos para eventos promovidos pela Destaque Promoções.



O ambiente traduz a energia do evento, com cores alegres, painéis com fotos dos artistas baianos que participarão da micareta e objetos que remetem aos patrocinadores oficiais do evento. A Central do Carnatal dispõe de um espaço de 214 m², tudo para dar mais comodidade aos clientes. A loja fica no Natal Shopping, próximo à loja C&A.



SERVIÇO:

Central do Carnatal
Local: Natal Shopping (loja 301)

Horário de funcionamento: das 10h às 22h (segunda a sábado) / das 15h às 21h (domingo)

Telefone: (84) 3642-3353





A maior festa popular em números



Nº / QTD

1.000.000


UF

UN

UN



UN


ESPECIFICAÇÃO

PÚBLICO POR DIA

07


AMBULÂNCIAS NO CIRCUITO INTERNO (sendo 1 UTI móvel)

284


BANHEIROS QUÍMICOS (sendo 15 para cadeirantes)

270

6.500


CAMAROTES PARTICULARES

CAMAROTES (pessoas)

7.000


ARQUIBANCADAS (pessoas)

10.000*


EMPREGOS DIRETOS (Destaque e Blocos)

30.000*


EMPREGOS INDIRETOS

3.800m


EXTENSÃO DO DESFILE (800m de Corredor)

1.000.000


LATAS DE CERVEJA CONSUMIDAS

500.000


LATAS DE REFRIGERANTE CONSUMIDAS

260.000


LIXO RECOLHIDO

45.000


TURISTAS



* Fonte: SINE/RN





A estrutura do Corredor da Folia



São ao todo:

· 850 toneladas de ferro;

· 15.550 chapas de compensado;

· 400 toneladas de madeira;

· 14 mil metros quadrados de lona.



Todo esse material necessita de 106 carretas para ser transportado.



Carnatal Solidário ajuda, educa e sensibiliza

O Carnatal Solidário é o braço social da Destaque Promoções. O projeto tem diversas ações, com cinco ações sistemáticas com campanhas que beneficiam a sociedade através de órgãos governamentais, não-governamentais, entidades filantrópicas, particulares ou religiosas. Anualmente entrega mais de 2 mil cestas básicas, cerca de 5 mil peças de roupa, doa recursos para equipar o Hospital Varela Santiago e o GACC e ainda estimula diversas campanhas educativas durante o Carnatal.

A primeira iniciativa aconteceu há 16 anos com a campanha Doe Sangue, que tem como objetivo repor o estoque de sangue do Hemonorte. Essa atividade ocorre sempre em novembro. Este ano tem como garota propaganda a cantora Ivete Sangalo e tem o patrocínio da UnP. Anualmente são mais de 2 mil doações que em sua maioria são feitas por jovens estimulados pela campanha.

Seguindo o calendário do Carnatal Solidário, em seguida é a vez do Hospital Infantil Varela Santiago. Todas as cortesias dadas no Carnatal, e durante os shows promovidos pela Destaque Promoções ao longo do ano, têm um valor simbólico de contribuição. Todo o valor arrecadado é destinado à unidade de saúde. Em 2009, com a arrecadação de 2008, foi inaugurada a Central de Esterilização. “Contemplando uma área total de 129 metros quadrados, a Central de Esterilização é referência em todo o Estado do RN”, disse Paulo Xavier Trindade, diretor superintendente do Varela Santiago.

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC também conta com o apoio de algumas estrelas baianas e da Destaque Promoções. As bandas Chiclete com Banana, Jammil, Cavaleiros do Forró e Asa de Águia, além das cantoras Ivete Sangalo e Cláudia Leitte, além do cantor Ricardo Chaves, fazem doações em dinheiro que são revertidas em benefícios para as crianças assistidas pela instituição.



Em dezembro acontece a festa natalina do Armazém da Caridade e a campanha de doação de donativos para comunidades carentes. Para essa iniciativa o Carnatal Solidário doa 2.000 cestas básicas, além de participar do jantar na noite de Natal. Os alimentos, este ano, vão atender as mais 20 instituições filantrópicas, religiosas e particulares que são cadastradas no Armazém da Caridade.



E a Destaque Promoções ainda doa vestuário para a Arquidiocese de Natal durante a campanha do agasalho numa pareceria com as lojas Botton e a Pastoral da Criança sendo responsável pela doação de pelo menos 5 mil peças de roupa.



Durante o Carnatal há o estimulo de diversas campanhas educativas. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) através do setor de combate a DST/Aids são feitas abordagens e distribuições de preservativos durante os quatro dias do Carnatal. A iniciativa alerta para as necessidades do sexo seguro como forma de se evitar DST/Aids. Através do grupo Resposta também de combate o sexo turismo e a exploração sexual infanto-juvenil.



Juntamente como o Ministério Público do Trabalho é feito um trabalho de alerta, conscientização e fiscalização em todas as áreas do Carnatal para se combater o trabalho infantil. A iniciativa é modelo no país. Junta-se a essa iniciativa a Associação de Catadores de Lixo do RN.



Em 2009, durante o Carnatal, foi feita a maior campanha de esclarecimento do Brasil para informar as medidas preventivas da H1N1.



Para o diretor da Destaque Promoções, Ricardo Bezerra, o Carnatal Solidário é a porta de entrada das ações sociais da empresa. “E essa porta sempre está aberta para novas iniciativas”, disse o diretor.



Mais recentemente a direção do Grupo de Apoio da Criança com Câncer (GACC) vem mobilizando a sociedade potiguar para a doação de medula óssea. E mais uma vez o Carnatal entra como apoiador da causa. Na edição de 2010, todos os abadás receberam o selo da campanha. Com essa iniciativa se busca sensibilizar o público do evento e desmistificar as doações de medula óssea.



Sinta-se em casa aqui você está seguro



Em um evento do porte e dimensão do Carnatal, outro item de grande preocupação dos que fazem o evento é a segurança, e graças a parceria da Destaque Promoções com a Secretaria de Segurança do Estado, Polícia Federal, Poder Judiciário e Ministério Público os foliões podem se divertir com tranquilidade. Essa ação se inicia dois meses antes do evento com o combate ao tráfico de drogas, blitz e campanhas educativas para todos os setores envolvido na festa, do pai do folião ao taxista que irá atuar no evento levando turistas para hotéis e foliões para suas residências, pois há o estímulo para que o folião não sai da festa dirigindo após a ingestão de bebida.

Segundo o major Zacarias Mendonça são utilizamos cerca de mil homens em cada um dos quatro dias de evento, sendo eles empregados de forma crescente, a partir das 15 horas, de acordo com os horários de maior incidência de ocorrências. “Nas horas de pico, - às 21 horas - estamos com o efetivo completo. Também utilizamos o monitoramento por câmaras, onde são empregadas em média de 60, colocadas em pontos chaves do evento, possibilitando obtermos imagens de todo o trecho do circuito”, explica o major Mendonça.

Ainda segundo o major Mendonça, “Atuamos com duas bases de policia: uma no Colégio Estadual Régulo Tinoco e outra no Ginásio Machadinho para atendimento a população, e triagem daqueles que cometerem ilícitos. Também são utilizadas cerca de 40 motociclistas, e vinte conjuntos de cavalaria que atuam em toda a periferia do Carnatal, coibindo roubos e furtos a veículos, pessoas e residências das proximidades. São empregadas patrulhas em todas as paradas de ônibus localizadas próximo ao evento”, finaliza Mendonça.

E para assegurar a assistência aos policiais que estão em serviço, além do atendimento de saúde disponibilizado, outras duas ambulâncias da Polícia Militar ficam de prontidão para o atendimento ao policial que venha a ter problemas de saúde, inclusive com equipe médica no local.





A melhor rede de hotéis a menos de 5 km da folia



Natal possui uma rede hoteleira de qualidade, que se destaca por abrigar hotéis e pousadas para todos os estilos de hóspede. Bem próximo ao Corredor da Folia é possível se hospedar em alguns dos melhores hotéis do país. Na Via Costeira, via litorânea com 12 km de extensão, é onde se concentra a maior estrutura de rede hoteleira. Um dos lados da via é tomado pelos hotéis e restaurantes, enquanto o outro lado é totalmente tomado pelo Parque das Dunas, uma ampla área verde preservada.

Todos os hotéis ao longo da Via Costeira são de alto padrão, quatro ou cinco estrelas. Embora sejam áreas públicas, as zonas de praia em frente a esses hotéis são frequentadas quase que exclusivamente por hóspedes, fazendo com que sejam as praias urbanas mais tranquilas de Natal. A água é absolutamente límpida e as ondas são moderadas.

Agências e operadoras especializadas em excursões de várias cidades são credenciadas pelo Carnatal. Algumas delas são: Efolia (CE), Flatur (PE), Zoar Turismo (RJ) e Shalom Tour (BA). Ainda tem a Athenas (RN), para onde são direcionadas as consultas de outras operadoras ou grupos. A Destaque Promoções também tem parceria para facilitar as operações com a Tam Viagens, CVC e Azul viagens.



Veja algumas dicas de onde se hospedar durante a temporada de Carnatal:



Hotel Vila do Mar – Fica exatamente “no melhor ponto da Via Costeira”, entre o Parque das Dunas e o oceano. Com 500 metros de areias brancas, águas mornas, praia sem pedras, coqueiros, jardim com gramado e quatro piscinas, tudo a beira mar.

Av. Senador Dinarte Medeiros Mariz, 4233- Via Costeira

Tel: 84 4009-4900



Rifóles Praia Hotel & Resort Com uma localização privilegiada, o Rifóles Praia Hotel & Resort encontra-se à beira-mar da praia de Ponta Negra, excelente para banho, próximo aos melhores restaurantes, bares, shopping-centers, cinemas, feiras de artesanatos e do centro de convenções de Natal.

Rua Coronel Inácio Vale, 8847, Praia de Ponta Negra

Tel: 84 3646-5000 | Fax: 3646-5005 | Tool Free: 0800-7045420



Serhs Natal Grand Hotel – Um dos cinco estrelas da Via Costeira. Localizado entre as praias de Ponta Negra e Areia Preta, o Serhs é o mais novo resort de Natal. Ele oferece um altíssimo padrão de conforto e uma completa estrutura de lazer.

Av. Senador Dinarte Medeiros Mariz, 6045 - Via Costeira

Tel: 08007022441



D'Beach Resort - No bairro de Ponta Negra, o resort encanta com os seus 176 apartamentos distribuídos em seis platôs, com 44 chalés estilo Europeu e três suítes. Todos dispõem de varanda, cofre eletrônico, TV a cabo, frigobar, ar condicionado split com controle remoto, telefone, secador de cabelos e predisposição para conexão internet e wi-fi.

Rua da Praia, 150 A – Ponta Negra

Tel: 84 3204-1313 / 3204-1300



Hostel Lua Cheia O Hostel Lua Cheia é uma edificação em estilo gótico/romântico construído especificamente para ser um albergue da juventude. Como albergue de categoria superior, está entre os mais bem equipados e confortáveis da América Latina. Fica a 200m da praia e a 70m do ponto de ônibus que dá acesso a qualquer ponto da cidade.

Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, nº 500, Praia de Ponta Negra

Tel: 84 3236-3696



Divirta-se! Machucou? Tem ajuda em todo lugar

A Saúde e o bem-estar de todos os foliões é um das principais preocupações dos que promovem o Carnatal. Ao longo de todos esses anos o atendimento ao folião foi se especializado e atendendo as demandas específicas da festa. Durante os quatros dias de festa são montadas áreas de atuação preventiva para atendimentos de menor gravidade e primeiros socorros que são os atendimentos típicos deste tipo de festa. Mas em caso de necessidade há diversos setores com ambulâncias estrategicamente posicionadas para o transporte de feridos para hospitais.

Fica a cargo de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas de plantão nas áreas do Corredor da Folia a triagem e classificação de risco das ocorrências que na maioria das vezes é de natureza leve.

Segundo a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Wilma Maria Fernandes Dantas, o atendimento na área do evento oferece uma pronta resposta às demandas. “Essa modalidade de atendimento prestado por profissionais no próprio local, evita sobrecarregar a rede de saúde, seja pública ou privada, uma vez que 99% dos casos atendidos são resolvidos nas duas bases montadas dentro do circuito do Carnatal”, disse Wilma Dantas explicando mais um dos fatores de sucesso do Carnatal que é a assistência aos foliões tendo por base ações estratégicas da coordenação do evento com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde do Natal e da Secretaria Estadual de Saúde.

Cada base de apoio montada pela Destaque, conta com dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e quatro socorristas. “As bases de atendimento estão aptas para realizar diversos procedimentos: traumas leves, coma alcoólico, crises hipertensivas, desmaio, agressões físicas, ferimentos penetrantes provocados por facadas ou garrafadas”, finaliza Wilma Fernandes Dantas, salientando que as bases estão prontas para essas ocorrências mas que histórico do evento é ocorrência de caráter leve.

Dicas Importantes:



- Roupas: Use roupas leves. A folia é grande, e a festa é em pleno verão. Use também tênis ou sapatos confortáveis.

- Bebidas: Não exagere na bebida. Beba com moderação para não transformar a festa em aborrecimento. E lembre-se: menores de 18 anos não podem consumir bebidas alcoólicas. Se beber, não dirija.

- Alimentação: Consuma alimentos leves, sem muita gordura. Assim, você evita desconfortos e aproveita todos os momentos da festa.

- Volumes: Leve com você o mínimo possível. De preferência, leve apenas o documento de identidade, preservativos e o dinheiro necessário. É mais prático e seguro.

- Hidratação: Evite desidratação ingerindo muito líquido, isotônicos e bastante água. São sempre ótimas pedidas.

- Sexo seguro: Sexo sem camisinha pode trazer problemas e preocupação. Leve sempre um ou mais preservativos com você. Prevenir é muito importante e você nunca vai ser pego de surpresa.

A gastronomia potiguar no circuito do carnatal

Outra atração da cidade do Natal é a sua gastronomia, composta pelos mais variados pratos. Desde os tradicionais pratos a base de frutos do mar, carnes e massas, tudo isso distribuído em diversos restaurantes, bares e botecos, opções e poder aquisitivo para todos os gostos.

E a grande vantagem é fato de que essa gama de opções está todas bem próximas do circuito do carnatal. Sem atrapalhar o banho de mar ou de piscina, o folião poderá conhecer, no pouco tempo de permanência, muitas das iguarias da culinária potiguar.

Los Arroces de Segis

Restaurante espanhol, localizado na Ponta do Morcego, de frente para o oceano atlântico, precisamente na Praia dos Artistas. Uma casa de espanhóis e que tem como pratos principais a Paella ou o Arroz Arbóreo, servidos com um bom vinho. O cliente poderá levar o seu vinho preferido, mediante o pagamento de uma taxa. O Ambiente todo em madeira de Pinho e a decoração é um show é um capítulo á parte.



Endereços: Rua Dr José Augusto B Medeiros – Praia dos Artistas – (84) 3202-3098

Guinza

Restaurante com vários ambientes: Internacional, Sushi Bar, Adega, Tabacaria, Cafeteria e o Guinza Blue, além de serviço de manobrista. Na terça Buffet com sushi e sashimis, além de pratos da culinária internacional. Na sexta, tem o happy Friday, happy hour com rodízio de sushi e sashimis.

Endereço: Rua Ana Porto, 4 - Ponta Negra (início da Via Costeira)
Telefone: 84-3219-2002

Restaurante Abade

O Abade foi fundado em 1997, com o melhor da cozinha portuguesa e internacional, em ambiente agradável e aconchegante. A proprietária e também chef do restaurante, procura sempre em sua terra natal novas receitas e ingredientes para o restaurante. Como entrada é recomendado o Carpaccio de Carne, que vem temperado com azeite de oliva e limão e ainda contém cogumelos, alcaparras, rúcula e lascas de parmesão. Um dos destaques do cardápio é o Penne ai Frutti di Mare, com camarão ao molho fungui, manjericão, tomates frescos, brócolis e rúcula.

Endereço: Av. Afonso Pena, 383 – Tirol – (84) 3202-1062 e Av. Bernardo Vieira, 3773 – Lagoa Nova – Midway Mall – (84) 3219-4469

Camarões

Em Natal/RN, você pode encontrar, além de belas praias, gente bonita, muito sol, e os restaurantes do grupo Camarões. São quatro unidades espalhadas pela capital potiguar, pertinho a você ter sempre uma boa opção para degustar o melhor da gastronomia contemporânea.

Inaugurado em 1989, na belíssima Praia de Ponta Negra, o Camarões Restaurante é o primeiro da nobre linhagem da marca potiguar especializada em conquistar os paladares de quem por aqui passa. Depois vieram o Camarões Express, no Natal Shopping. O segundo Camarões Potiguar, também em Ponta Negra, construído especialmente para receber a crescente clientela da primeira Casa, oferecendo o mesmo padrão de qualidade já conhecido em uma bela e ampla estrutura. E o Camarões Potiguar no Shopping Midway Mall.

Endereços: Restaurante - Av Engº. Roberto Freire, 2610 – Ponta Negra (84) 3209-2424, Camarões Express – Natal Shopping - (84) 3235-8280, Potiguar - Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 – Ponta Negra (84) 3209-2425, Potiguar Midway Mall (84) 2010-2424

Sal e Brasa

Em Natal você poderá se deliciar em uma das mais tradicionais churrascarias do país, a Sal e Brasa que para muitos dispensa apresentações. Aqui o cliente poderá degustar grande variedade de frutos do mar: Camarão à Paulista, Lula, Polvo, Salmão Defumado, e Marinado, Bacalhau Gratinado. Além de Paella e muitos outros.

Endereço: Av. Engº. Roberto Freire, 1426 - Capim Macio - (84) 3217-5919

Mariposa Crepes e Saladas

O Mariposa Crepes e Saladas, chegou em Natal com a promessa de ser referência gastronômica e também um point cobiçado pelo público jovem. O grande diferencial do restaurante é o cardápio com uma infinidade de crepes para todos os gostos, desde os contemporâneos aos clássicos. São 49 opções, dentre eles o Filadélfia, o mais pedido, prato leva camarão com cream cheese. E o Sem Graça que leva apenas presunto e queijo.

A proposta é o oferecer além de crepes, outras opções no cardápio, saladas, wraps, sanduíches leves, açaí na tigela, sorvetes e diversos outros pratos. Sem esquecer o chope bem gelado e do clube do whisky.

Endereço: Rua Assu, 707 (esquina com Hermes da Fonseca) - Petrópolis (84) 3611-9227

Real Botequim

O chef Romildo Sousa do Real Botequim Natal, tornou-se expert na combinação de molhos variados com carnes, aves e peixes. E aplica sua habilidade nas unidades da rede, em Natal e Mossoró. Nelas o cliente pode degustar entradas como o filé de tilápia, filé-mignon, coxinha de caranguejo e bolinho de bacalhau. Aos sábados, a feijoada ganha a companhia de chorinho ao vivo.

Após as 17 horas, a casa funciona como boteco, com happy hour de segunda a sexta, frequentado pela moçada que estuda nas três faculdades vizinhas, que vão se deliciar com um chope bem gelado. O Real Botequim oferece almoço à la carte e também com duas sugestões de pratos executivos por dia, além de churrascaria, massas e grelhados. E ainda diversas opções de petiscos.

Endereço: Av. Engº. Roberto Freire, 2920 – Shopping Cidade Jardim - (84) 3217-8999

Cervantes

Um bar para petiscar em Natal tem uma pré-história, digamos assim, conhecida na cidade. Ali saem assados deliciosos que irão satisfazer as dezenas de clientes, que as mesas colocadas sobre a calçada. Há quem prefira se acomodar na área interna, ainda que o cheiro inebriante da grelha tome conta do ambiente. Codorna, suculentas asinhas de frango apimentada, maminha, e picanha são as carnes acompanhadas de molho vinagrete, farofa, tomate recheado, batata, cebola assada e abacaxi com canela.

Às terças e quartas-feiras, por um preço fixo, os clientes podem experimentar de tudo um pouco, no rodízio. Fazem parte do serviço sete tipos de petiscos e cinco de carne. Para arrematar, o caldinho de feijão com pertences de feijoada, é a sugestão. Cerveja das marcas Original, Bohemia e Serramalte é levada a mesa com copos pequenos, de cerca de 100 mililitros. Dessa forma, a bebida fica geladinha o tempo todo.

Endereço: Rua Ângelo Varela, 1032 – Tirol – (84) 3212-2476

Pitanga Bar

O Pitanga Bar nasceu de uma conversa informal, de dois amigos que sonhavam em ser proprietários de um bar ou restaurante. O que era apenas uma ideia passou a se concretizar. Pitanga uma fruta com a nossa cara, de cores vibrantes e acima de tudo, tem em todo canto e não tem em canto nenhum, inusitado não. Ah, já íamos esquecendo daria ótimos pratos, tendo em vista seu sabor diferenciado.

Um local bem rústico, mas com uma culinária legal, cerveja gelada e uma música pra todos os gostos, o que se tornou a marca registrada do Pitanga Bar.

Endereço: Rua Ângelo Varela, 1033 – Tirol – (84) 3201-0166

Dom Vinicius

O Dom Vinicius com suas paredes pintadas de vermelho, iluminação indireta e fotos do poeta Vinicius de Moraes sintetizam o ambiente da casa. O local acolhe casais formados sobretudo por pessoas com mais de 30 anos. No palquinho, atrações locais, como a dupla Beethoven e Jubileu, embalam o público ao som de bossa nova. Aos sábados, a banda Vida Alheia toca samba. Para petiscar, o acarajé potiguar tem massa de macaxeira e vatapá feito com carne de caranguejo. A paleta de cordeiro vem acompanhada de vinagrete e farofa. E ainda a ostra in natura ou gratinada no molho de parmesão e o risoto de camarão com pimenta.

Endereço: Rua Ângelo Varela, 1041 – Tirol – (84) 3201-4310

Buongustaio

A primeira franquia da marca no Rio Grande do Norte foi inaugurada em outubro de 1998 em Petrópolis, desde então passou a ser um dos locais mais frequentados pelos apreciadores da boa massa e de um bom vinho. Hoje existem duas unidades Buongustaio em Natal. Uma na praça de alimentação do Midway Mall, que funciona diariamente, e a outra em Petrópolis, que somente não funciona aos domingos à noite.

O diferencial do Buongustaio está em apostar na singularidade da sua massa caseira, molhos finalizados no ponto certo e uma carta de vinhos de extremo bom gosto onde os clientes têm a opção de degustar excelentes safras de vinhos. Os dois espaços possuem adega climatizada com as melhores marcas nacionais e importadas da bebida.

Toda a matéria-prima dos pratos, bem como as sobremesas são produzidas nas próprias cozinhas dos restaurantes, incluindo o sorvete. Venha provar os prazeres dos nossos restaurantes.

Endereços: Av. Afonso Pena, 444 – Petrópolis – (84) 3202-1143, Av. Bernardo Vieira, 3775 – Shopping Midway Mall – (84) 3611-2519 e Av. Salgado Filho, 2964 – Natal Shopping - (84) 3217-2656

Picanha do Quebra Osso

Para saborear uma boa picanha a opção sem dúvida é a do Quebra Osso, localizada bem próximo ao corredor da folia. O cliente poderá petiscar também, pão de alho, espeto de queijo de coalho na brasa. Entre os pratos, o destaque é a picanha com feijão-verde, arroz, salada de repolho, macaxeira frita, vinagrete, farofa e banana à milanesa servida para três pessoas. Para beber, caipirinha ou uma cerveja bem gelada.

Endereço: Av. Lima e Silva, 1462 – Lagoa Nova – (84) 3231-5101

Restaurante e Pizzaria Mazzano

O Restaurante e Pizzaria Mazzano tem características singulares que o tornam uma das melhores opções para quem está na cidade, buscando um local para comer, beber e confraternizar. O cliente poderá dispor de diversas opções preparadas diariamente: saladas, antepastos, tomate seco artesanal, pães, pães recheados, focaccias, diversos tipos de queijos, presunto de parma, copa, salames, peperoni, carpaccios, camarão empanado. E ainda tirinhas de massa de pizza fininha e crocante, temperadas com azeite, sal grosso, parmesão e orégano, etc.

Endereço: Av. Engº. Roberto Freire, 9034 – Ponta Negra – (84) 3219-5151

Restaurante Pinga Fogo

O Restaurante Pinga Fogo já é tradição em Natal a mais de três décadas. A qualidade que o mais exigente cliente já conhece está presente em duas unidades, em Ponta Negra e Lagoa Nova, esta última, bem próximo ao circuito do carnatal.

Com uma culinária bastante diversificada, que inclui desde massas, frutos do mar, churrasco e uma das maiores ilhas de sushi da cidade. Na unidade de Ponta Negra, um ambiente totalmente destinado à comida japonesa, sendo um dos maiores de Natal. Pratos à base de frutos do mar estão sempre presente no cardápio. Deliciosas receitas com camarão, bacalhau, entre outras. Comidas típicas brasileira: feijoada, escondidinho entre outras também não poderiam faltar. O restaurante oferece um amplo cardápio de saladas e frios. Ampla diversidade de sobremesas, como tortas, pudim, brigadeiros e mouses.

Endereços: Av. Miguel Castro, 1329 - Lagoa Nova - (84) 3231-1977 e Av. Engenheiro Roberto Freire, 8956 - Ponta Negra – (84) 3236-3507

Trattoria Bella Napoli

O restaurante possui um ambiente típico de cantina italiana, a Bela Napoli tem dois espaços distintos. No mais formal, as mesas estão distribuídas no interior de uma casa quase centenária da avenida Hermes da Fonseca, no tradicional bairro do Tirol. No outro espaço, as mesas foram distribuídas entre o jardim e a varanda da casa. É o mais arejado.
No espaço do interior da casa, a meia luz cria um clima ideal para casais, com música de piano ao vivo, de quinta-feira a domingo. O restaurante tem horário especial de atendimento. De segunda a quinta, abre das 18 à 1 hora. De Sexta a domingo, das 18 horas às 6 horas da manhã.

Endereço: Av. Hermes Fonseca, 960 – Tirol - (84) 3222-9964

Piazzale Italia

A Piazzale Italia é comandada pelo restaurateur Witame Gomes e seus quatro filhos, entre eles o chef, Thiago Gomes, a casa funciona no alto de um terreno no começo da Rota do Sol. O espaço está dividido em cinco ambientes, entre os quais um terraço no primeiro andar. Um bar separa os dois espaços térreos. Das mesas do salão principal é possível observar o trabalho dos pizzaiolos.

Outra atração, a mesa montada sob uma parreira acomoda até seis pessoas bem ao lado da horta de onde são colhidos ingredientes como rúcula, tomate-cereja, manjericão e radicchio. Essas hortaliças irão compor pratos como o ravióli de cordeiro com molho de tomate e manjericão e o espaguete de camarão com tomate cereja flambados com conhaque. De granja própria vêm os ovos caipiras que vão nas massas caseiras, caso da lasanha gratinada com recheio de creme de espinafre, presunto e mussarela ao forno.

Endereço: Rua Dep. Antônio Florêncio Queiroz, 12 – Ponta Negra - (84) 3219-5023

Restaurante Neruda

Uma ampla sala de leitura com acervo sofisticado compõe o visual do restaurante Neruda, e condiz com a inspiração do célebre poeta chileno Pablo Neruda. A ambientação exibe livros e citações do poeta, ao mesmo tempo que apresenta uma proposta gastronômica igualmente harmônica e cheia de belas combinações. Para degustar em prosa e verso.

Uma das características do restaurante são os pratos únicos, para que casais, amigos e grupos que venham jantar, não tenham dúvida sobre o que escolher. Há de massas a cordeiro, sempre com um toque diferencial, sofisticado.

O local conta com boas opções em entradas e os petiscos foram pensados para os momentos de happy hour da casa - ideais para saborear na charmosa varanda coberta. Entre as sugestões estão o ceviche, carpaccio de polvo, tagliata de filé, terrine de mariscos, terrine de mariscos, e o “poema de camarões”, além das saladas ao ‘pollo’ (queijo defumado) e ‘carril’.

Entre as opções de peixes e frutos do mar, estão o camarões à Isla Negra e ‘ao ‘fundo do mar’, robalo ao mare, à Via Costeira, o salmão ‘desde Santiago’, bacalhau, e lagosta.

De carnes, destacam-se o filé ‘para o duque’, o magret de pato, o cordeiro ao cardeal, e carré de cordeiro. As massas – que são feitas na cozinha do próprio restaurante – também contam com opções diversas, como nos raviólis e o penne, entre outros.

Endereço: Av. Afonso Pena, 345 – (84)3202-1433

Tábua de Carne

O Tábua de Carne Restaurante inicio suas atividades em novembro de 1990, na cidade de João Pessoa, PB. Essa alternativa surgiu devido à tradição de Picuí-PB (cidade natal dos sócios) em comida regional, mais especificamente na famosa carne de sol.

No início das atividades os três casais trabalhavam na unidade de João Pessoa e com o apoio dos amigos, se tornou um grande sucesso. Em julho de 1992, os outros dois casais se uniram e abriram a primeira filial do Tábua de Carne em Natal (RN). Com o grande sucesso em Natal foi aberta uma filial na praia de Areia Preta.

Em 2005, o Tábua de Carne inovou mais uma vez e lançou seu sistema de rodízio na unidade de Ponta Negra, sem deixar de atender à La Carte. O rodízio era um pedido antigo dos nossos clientes e até hoje se mantém como a melhor opção de rodízio farto, variado e com gostinho da culinária típica nordestina.

O diferencial do restaurante está na cozinha regional que encanta turistas e nordestinos por ser farta e saborosa, por um preço acessível. A carne de sol e a picanha são favoritas, assim como o pirão de queijo é o acompanhamento mais elogiado e impossível de se encontrar igual. As sobremesas típicas como os doces caseiros de frutas regionais e o queijo de coalho assado na brasa, servido com o tradicional mel de engenho. Outros destaques, o filé mignon de sol, uma inovação exclusiva do Tábua de Carne, além do cordeiro, das costelas de porco e de cordeiro e do surubim e do meca, feitos na brasa.

Endereços: Av. Sen. Dinarte Mariz, 229 – Via Costeira - (84) 3202-5838 e Av. Eng. Roberto Freire, 3241 – Capim Macio - (84) 3642-1236

Peixada da Comadre

A Peixada da Comadre é o mais antigo restaurante de Natal, com cerca de 78 anos. Sua cozinha é uma é referência para quem gosta de uma boa comida a base de frutos do mar. A cozinha era comandada pelo casal David e Francisca que deram continuidade ao restaurante, sempre freqüentado por empresários e políticos da cidade. Hoje, são dois restaurantes nas praias de Ponta Negra e dos Artistas.

Um dos pratos mais pedidos na casa é a Peixada da Comadre, um peixe cozido com batata, ovo, tomate, cebola e cheiro verde, que é servido com arroz branco e pirão. O cliente enquanto aguarda o prato recebe de mimo um delicioso caldo de peixe acompanhado com torrada ou pão francês. A casa tem ainda peixe frito, fritada de camarão com ovos.



Endereços: Rua Dr José Augusto B Medeiros, 4 – Praia dos Artistas - (84) 3202-3411 e Av. Praia de Ponta Negra, 9048 - Ponta Negra - (84) 3219-3016



Leve lembranças de Natal



O folião que vem a Natal sempre quer levar para casa uma boa lembrança da cidade do sol. Uma boa opção é passar no Mercado Municipal de Artesanato, o ARTESANAT, onde são comercializados produtos produzidos pelos artesãos do de Natal. No mercado é possível conferir peças exclusivas e diferenciadas feitas a mão, por um preço acessível e valorizando a técnica centenária e a cultura do artesão natalense.

O ARTESANAT vende produtos de mais de quatro mil artesãos cadastrados, o que garante peças diversificadas para o turista. Lá á possível encontrar, por exemplo, renda de bilro, crochê, macramé, bonecas artesanais, pinturas em tecidos, trabalhos em MDF, cestaria em jornal, trabalhos em couro, bijuterias, marchetaria, sisal, fuxico, areia colorida, trabalhos em folha de bananeira, dentre muitas outras novidades.

O Artesanat fica na Rua Leôncio Etelvino de Medeiros, s/n, (próximo à Árvore de Natal de Mirassol, localizada na BR 101). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e no sábado das 8h às 12h.