Total de visualizações de página

sábado, 27 de novembro de 2010

ÚLTIMO ENCONTRO DO ANO DAS BELAS DO TURISMO DE NATAL É NO DIA 15






O último encontro do ano das Belas do Turismo de Natal, acontece dia 15(quarta-feira), no Lounge Saideira, as 18h, com o convidado belo, o empresário de eventos, diretor da Espacial Eventos, Neivaldo Guedes, e contará com a presença de todos os belos que foram convidados durante o ano. Já confirmaram presença, o diretor da Luck receptivo e também presidente do Natal Convention, George Costa, o secretário adjunto da secretaria de turismo de Natal, Sandro Pacheco, o ex secretário de turismo de Natal, o arquiteto e consultor Francisco Soares Junior, o diretor da Pôr do Sol turismo, o bugueiro Mauricio Cavalcante. O evento será especial de confraternização natalina e terá amigo oculto.

SOBRE AS BELAS DO TURISMO DE NATAL

O encontro a partir de agora passa a ser mensal. O projeto encontro das belas do turismo de Natal começou a partir de um bate papo entre mulheres do turismo no twitter . Cada encontro um convidado belo do trade é convidado. É uma reunião informal e cada um paga o seu.

VEJAM FOTOS DO ANO DE ALGUNS ENCONTRO DAS BELAS DO TURISMO DE NATAL

GASTRONOMIA, REGATA E CINEMA TEMPERAM O FESTIVAL GASTRONÔMICO DA ALBACORA, EM BAÍA FORMOSA






Vinte e um pratos serão servidos ao público tendo como ingrediente principal a Albacora, no festival que acontece entre 25 e 28 de novembro. E mais shows, degustações, oficinas técnicas e para o público, cinema na praça e muito mais





Bela e entrecortada por uma exuberante natureza ainda inexplorada, Baía Formosa é um refúgio quase intocado pela badalação turística no litoral sul potiguar. Talvez por isso ainda conserve tão bravamente suas belezas naturais, sendo o caminho preferido para ecoturistas e desportistas de várias partes do mundo. Mas agora, Baía Formosa também poderá ser o destino dos gourmets. É que a albacora, peixe nativo daquelas águas, será o prato principal a partir desta quinta (25) até 28 de novembro (domingo), na primeira edição do Festival Gastronômico da Albacora, promovido pela prefeitura de Baía Formosa com produção da Lógica Eventos Culturais. Será uma oportunidade única de saboreá-la como se deve e ao mesmo tempo conhecer o destino praiano, cheio de gratas surpresas também na gastronomia nativa.

Baía Formosa fica só a 90 km de Natal, na estrada para Canguaretama via BR 101. O Festival será montado numa área central, próximo à entrada da cidade e batizada de “Baía da Gastronomia”.

O formato será semelhante aos produzidos pela equipe do Roteiro dos Festival Gastronômicos, tendo a direção de Walde Faraj e produção de Ana Lira, em parceria com a Secretaria de Turismo de Formosa e coordenação gastronômica da chef e diretora-adjunta do curso superior de gastronomia da UnP, Cacau Wanderley. Degustações, oficinas e um extenso cardápio de 21 restaurantes e bares, tanto no local como em seus pontos de origem, formam o menu do evento.

E há mais. No dia 27, a partir das 18h, a Baía da Gastronomia abre espaço para a sétima arte, com a primeira mostra de cinema do local. Organizada pela empresária de origem polonesa, Maria Kordecka, a mostra será a cereja do bolo ao trazer para o Rio Grande do Norte a pré estreia nacional de “Carmo”, filme do diretor brasileiro Murilo Pasta. Bastante badalado Brasil à fora, o road movie que mistura ação e humor foi responsável por levar o Brasil a concorrer na mostra principal do Sundance Festival. “Carmo” é uma co-produção entre Brasil, Espanha e Polônia, e sua exibição aqui contará com a presença do produtor Greg Hajdarowicz. Segundo Maria, o produtor visitará pela manhã o curso de cinema da Universidade Potiguar – UnP e à noite estará em Baía Formosa. Na mesma noite será exibido também “O anjo da Cracóvia”, uma produção polonesa.

Na parte musical, shows da Banda Café, Macaxeira Jazz, Rodolfo Amaral, e bandas de chorinho. O festival gastronômico abre na quinta; oficinas, degustações e cinema ocorrem entre sexta e sábado. E no domingo é a regata.



A ALBACORA NA MESA

Albacora é um peixe similar ao atum, pescado especialmente nesta parte da costa potiguar. Os 21 pratos preparados para o festival terão o peixe como ingrediente e custarão R$15 (refeição), R$8 (tira-gostos) e R$ 5,00 (lanches e degustação-show).

Não haverá concurso gastronômico. Em compensação, haverá muito mais a degustar e aprender. Serão servidos pratos como o albacora com crosta de gergelim, do restaurante Chalemar, o talharim com albacora ao vinho branco do Casa Velha, o Luna Bistrô com a Albacora do Luna e a famosa Albacora no Bafo do Castelo Baía. Também participam Bar da Vandete, Gaivota Bar, Bar da Cocota, bolinho surpresa de Zé Pretinho, Cheese Burguer de albacora da Mel (MelBurguers). Participam ainda restaurantes do Porto do Sol, Marisol. De Natal, ainda vão Dona Adalva do Paçoca do Pilão, Ombak (da vizinha Sagi) e Salsa.

As oficinas serão divididas entre as técnicas, restritas aos restaurantes da área, e as abertas ao público, que irão de pães, hambúrgueres e drinks, até brincadeiras para crianças. Entre os chefs participantes, estarão a coordenadora Cacau Wanderley, François Schmitt, Tadeu Lubambo, Sônia Benevides, Thiago Gomes, Cacau Wanderley, e Gabriel Camilo. Na degustação show, cozinha japonesa e sushi bar.

A secretária de turismo do município, Norma Lúcia Maia de Miranda, está integrada à produção do evento. Ela destaca os eventos voltados para para quem já atua em restaurantes, bares, barracas e outros estabelecimentos, como as oficinas técnicas e as consultorias que estão ocorrendo há mais de um mês. Também dentro da programação ela cita apresentações de capoeira, coco de roda, malabares, perna de pau com artistas locais. O prefeito Nivaldo Melo reforça a importância de eventos que tenham como objetivo a integração da população, com lazer, cultura e formação, sendo elas a meta de sua administração.





Atrações Culturais

5ª feira

* Oficina com o grupo “tropa-trupe”e recreativa para crianças.
* Oficinas de doces com a chefe Cacau Wanderley

6ª feira

* Abertura com o Prefeito
* Oficina com o grupo “tropa-trupe”
* Atração local
* Das 20:00 às 22:00h “Banda Café”
* Das 22:00 às 24:00h “Regional de Choro”

Sábado

* Oficina com o grupo “tropa-trupe”
* Lançamento da Mostra de Cinema

Filme: Das 18:30 às 20:00h“O Anjo Apaixonado”

Das 20:00 às 21:30h“Carmo”

* Atração Local
* Das 22:00 às 24:00h “Macaxeira Jazz”
* Às 24:00h “Rodolfo Amaral Samba e Chorinho”





SERVIÇO

Festival Gastronômico da Albacora

DE 25 A 28, em Baía Formosa, litoral

Sul do RN, a 90 km de Natal.

Conheça mais sobre formosa no

www.baiaformosa.com.br

A entrada é franca

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Destino Iguaçu é Top de Marketing na categoria Hotelaria, Turismo e Cultura





O case “Destino Iguaçu - A gestão integrada do turismo” foi escolhido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR) para receber o prêmio Top de Marketing 2010 na categoria Hotelarias, Turismo e Cultura. A premiação aconteceu no dia 24, no auditório da FIEP, em Curitiba.

O trabalho do Destino Iguaçu é fruto do envolvimento de diversos participantes do trade turístico na região trinacional. O trabalho é liderado por Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitours Bureau (ICVB), Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu. “A estratégia de marketing reforçou o potencial turístico de Foz do Iguaçu e já contabilizamos mais de 1,1 milhão de visitantes registrados Parque Nacional do Iguaçu e a perspectiva é ultrapassar a casa do 1,3 milhão de turistas até final de dezembro”, comenta o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez.

Estas ações estabeleceram estratégias e soluções de comunicação que, em apenas três anos, transformaram Foz do Iguaçu em destino do mundo, como referência em turismo de qualidade para lazer e eventos. “Estamos reconstruindo a imagem do Destino Iguaçu, zelando pela sua credibilidade e tornando-o, com ações planejadas e qualificadas, alvo permanente de exposição na mídia e de atenção pública. Tudo com um único objetivo: fazer de Foz do Iguaçu um lugar cada vez melhor para os turistas e as pessoas que aqui vivem”, ressalta o Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu.



Foto: Destino Iguaçu

Foto 9828 – Jaime Nascimento (Comtur) Felipe Gonzalez (Secretario de Turismo), Daniela Capeletti (Competence), Gilmar Piolla (Itaipu), Rodrigo Florenzano (presidente ADVB)

Ouvir o consumidor é receita de sucesso da Ajinomoto

A empresa tem projetos de mídias sociais para alavancar o conhecimento da marca e ampliar o contato com os clientes

A Ajinomoto tem como um de seus compromissos oferecer produtos e serviços com qualidade que satisfaçam os clientes e consumidores. Essa política, além dos produtos oferecidos, também norteia o relacionamento da empresa com todos os públicos, especialmente os consumidores.

De acordo com Carlos Nascimento, coordenador da Central de Relacionamento Ajinomoto, para que haja uma relação de confiança entre a empresa e seus consumidores, é fundamental mantê-los próximos da companhia. Por isso, a Ajinomoto prioriza a forma como as mensagens são transmitidas, sabendo identificar e comunicar a cada público específico. “Para que o atendimento seja adequado e satisfaça o consumidor, é preciso que a companhia dê espaço para que ele contribua com sugestões, elogios, reclamações e críticas”, explica Nascimento. “É com esta postura e respeito aos clientes que mantemos um serviço de atendimento de excelência”, conta o executivo. Prova disto é que este ano a Ajinomoto recebeu, pela terceira vez consecutiva, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços Ao Cliente.

A empresa acredita que há três fatores importantes para o desenvolvimento de um atendimento satisfatório: agilidade, padronização e a gestão eficaz de pessoas. “A equipe interna tem um papel importante no contato com nossos consumidores. Eles são motivados a trazer ideias, interagem entre si e, assim, conseguimos formar um time que tem a sinergia necessária para o atendimento ao cliente”, diz Nascimento.

Para ampliar ainda mais o contato com os consumidores, a Ajinomoto desenvolveu uma plataforma WEB, com destaque para chat, SMS e as mídias sociais, como Twitter, Orkut e Facebook, aumentando os canais de relacionamento da empresa, em que já constam as cartas, e-mails, 0800, central de relacionamento e fale conosco. Os novos canais devem ser disponibilizados num futuro próximo.

Outra novidade é o projeto da TV Digital, onde será possível a interação em tempo real. “Hoje, não podemos deixar de ter as mídias digitais como um canal importantíssimo para termos contato com o público. O que priorizamos é obter um número de canais que possam atender a todos os nossos consumidores”, finaliza Nascimento.

Sobre a AJINOMOTO
No Brasil desde 1956, a AJINOMOTO conta com cerca de 2.200 funcionários e cinco unidades fabris. Seu faturamento no país vem crescendo continuamente com o passar dos anos, em 2009 atingiu US$ 778 milhões. O faturamento mundial totaliza US$ 12 bilhões.
A linha de produtos da AJINOMOTO, voltada para o consumidor, é composta pelos temperos AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, RECEITA DE CASA®, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, os refrescos em pó MID® e FIT™ e o adoçante MID SUGAR™.

Seguindo a política mundial de diversificação, a AJINOMOTO também fornece aminoácidos, utilizados como matéria-prima, para indústrias alimentícia, de nutrição animal, farmacêutica e cosmética. Além disso, atua também no segmento de Food Service e agronegócios. Hoje, a AJINOMOTO está presente em 23 países e 107 fábricas e é considerada a maior produtora de aminoácidos do mundo.


Central de Relacionamento Ajinomoto 0800 70 49 039

Secovi-SP mostra os 100 anos da hotelaria paulista em passeio pelo Centro Amanhã, 27/11, com uma caminhada pela região central da Capital.

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) promove amanhã, sábado, 27/11, um passeio inédito, no qual vai contar e mostrar um pouco sobre os 100 anos da hotelaria no centro de São Paulo. O evento é organizado juntamente com o IREM® (Institute of Real Estate Management), entidade internacional com a qual mantém parceria há 10 anos.

Por mais de um século, o centro de São Paulo abrigou os principais hotéis da capital. O engenheiro Caio Calfat, consultor hoteleiro e coordenador do Núcleo de Empreendimentos Hoteleiros e Imobiliário-Turísticos do Secovi-SP, abordará aspectos históricos do segmento na região desde o século XIX, traçando um paralelo com a evolução urbana e arquitetônica, turística e sócio-político-econômica, incluindo a apresentação dos empreendimentos hoteleiros em detalhes.

Os participantes percorrerão (de ônibus e a pé) a área central que abrigou os principais hotéis neste período. O roteiro inclui uma visita ao Espaço Votorantim instalado no prédio que abrigou o Hotel Esplanada entre 1923 e 1957. O passeio terminará no Hotel Novotel Jaraguá, com almoço.

“É uma oportunidade única para resgatarmos as nossas origens, entender o crescimento urbano da cidade e como o setor hoteleiro se formou a partir dessa evolução, além de projetar - apoiados em claros, mas ainda tímidos sinais de reabilitação urbana - uma nova história de desenvolvimento hoteleiro no centro de São Paulo”, destaca Caio Calfat.

BANANA’S COMEMORA NOVE ANOS DE SUCESSO NO LITORAL PAULISTA

Casa promove festa de aniversário na abertura da temporada 2011

A temporada de verão 2011 começa agitada no Banana’s Beach Club, que comemora seu nono aniversário no próximo dia 27 de novembro. A casa foi inaugurada em 2001 e desde então não ficou de fora do roteiro dos paulistas que gostam de misturar praia e balada. Para celebrar seu aniversário, o Banana’s preparou para a data uma super festa com os DJs Cacá Mendes, Cayon Blanco, Ricardo Coza e Christian Paze que prometem animar o começo do verão, dando um gostinho do quem vem por aí nessa nova temporada.

Sobre o Banana’s Beach Club
Inaugurado em 2001 na praia do Juqueí, o Banana’s Beach Club é uma das baladas mais animadas do circuito de praia de São Paulo. Com uma vista privilegiada para as ilhas de São Sebastião, o Banana’s funciona em um terreno de 2.700 metros quadrados com uma grande infraestrutura de som e iluminação em dois ambientes distintos, com o melhor clima dos clubes europeus. O resultado é um dos clubes mais bem-sucedidos do litoral paulista, atraindo com grande sucesso os frequentadores das praias da região.

Banana’s Beach Club
Rodovia Rio-Santos, km 174.5, São Sebastião (SP)
Tel. (12) 3863-1644
http://www.bananaspoint.com.br/

A Saideira Lounge recebe neste sábado Twittencontro RN

É neste sábado (27) que os twitteiros realizam a 3ª edição do Twittencontro RN. Comandado por Thalita Moema, o evento tem como proposta promover um intercâmbio entre os twitteiros, proporcionando assim uma interação que vá além do “universo virtual”. Este ano, o encontro acontece em um dos bares mais badalados da cidade: A Saideira Lounge e promete movimentar a comunidade fã da rede social com painel de debates, sorteios de brindes e muita festa. O evento contará com a apesentação de Sueldo Soaress.



O Twittencontro RN está marcado para começar, pontualmente, às 19h. Por isso, os organizadores pedem que os inscritos não atrasem. Isso porque o local tem capacidade para cerca de 300 pessoas sentadas e quem chegar após o horário pode ficar em pé.



Considerado o maior evento do segmento no Estado, o Twittencontro RN vai contar este ano com a presença de twitteiros também de outros lugares. Já confirmaram presença representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba e até mesmo dos Estados Unidos.



As inscrições podem ser feitas através do site: www.twittencontrorn.com.br. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado à Casa do Bem – ONG que tem como objetivo ocupar jovens em situação de risco com atividades culturais, esportivas, educativas e sociais.





Confira programação:



Painel de Debates – 19h:

- Carlos Von – SEBRAE/RN: Como criar um movimento no Twitter



– Fred Alecrim – Ponto Referência : Estratégias nas Mídias Sociais



- André Martins – Palestrante /SP: Uso do Twitter no empreendedorismo



- Roberto Bezerra - Destaque/Carnatal: Twitter como canal de interatividade







Conferência via Twittcam – 20h30:



- Glória Perez – Autora de Telenovelas – Globo







Painel Debates – 20h50:



- Ivan Lira – Juiz: O uso do Twitter nas eleições



- Efraim Filho - Dep. Fed. PB : Importância das mídias eletrônicas em campanhas eleitorais



- Álvaro Dias - Senador PR: A importância do Twitter na vida de um político

Semsur inicia montagem da Árvore de Natal em Mirassol

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciou a montagem da tradicional Árvore de Natal do bairro Mirassol, zona Sul de Natal. A equipe formada por 30 homens está trabalhando para deixar a árvore pronta até o início de dezembro.

Este ano, a decoração da árvore contará com novidades. As lâmpadas utilizadas serão do tipo LED, que são mais econômicas do que as fluorescentes, além de não agredir o meio ambiente e possuir um baixo consumo de energia. Serão usadas 186 mil lâmpadas somente na árvore de Mirassol.

Além da Árvore de Natal, o espaço contará com a tradicional feira de artesanato, que terá a participação de 300 artesões. A feira funcionará diariamente e deve permanecer no local até início de janeiro.

EMBRATUR DEBATE MARKETING TURÍSTICO INTERNACIONAL

Encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo será segunda e terça-feira (29 e 30/11) no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, e reunirá nomes internacionais



O seminário A Imagem do País e a Promoção Turística Internacional será realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) nos dias 29 e 30 de novembro, das 9h às 18h. A organização é do Instituto Marca Brasil. Para contribuir com as mais atuais reflexões sobre o desenvolvimento do turismo e a promoção turística internacional, o evento contará com dois convidados especiais: o consultor espanhol Eulogio Bordas, da THR International Tourism Consultants, e o consultor político independente Simon Anholt.

O objetivo do evento é discutir como a imagem do país tem impacto na promoção turística internacional do Brasil, debater o cenário competitivo do turismo mundial e novas estratégias de promoção. Além das palestras, haverá mesas redondas nos dois dias com a participação de integrantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Esporte, bem como de representantes de empresas com atuação no exterior. Na terça-feira, o evento aprofundará o debate sobre o Brasil como destino turístico internacional e a promoção dos destinos com a participação de empresários do setor.

“Diante do cenário competitivo em que estamos inseridos, queremos manter o debate constante sobre diferentes componentes que formam a imagem do país e impactam nas decisões de viagem. Além das estratégias estabelecidas pelo Plano Aquarela, é necessário manter sempre atualizados os instrumentos de ação e promoção turística. As reflexões e informações trazidas pelo seminário contribuirão para o avanço e a evolução das ações da Embratur e de todos os que participam do esforço para trazer mais turistas e divisas para o Brasil”, declara Mário Moysés, presidente da Embratur.

ESPECIALISTAS

Durante o seminário, os participantes poderão ter contato com duas grandes referências do turismo mundial:

O espanhol Eulogio Bordas é CEO da THR- International Tourism Consultants, empresa líder de mercado na área dos serviços de consultoria em turismo e hotelaria em Barcelona. Emprega mais de 40 especialistas no setor e já trabalhou em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, a empresa conta com equipes destacadas no México, Dubai, Marrocos, Croácia, Albânia e na Espanha. A Dream Resorts Factory faz parte da THR.

Já Simon Anholt é um consultor político independente, autor e pesquisador. Especialista em reputação e identidade nacional, diplomacia pública e percepções públicas das nações e cidades e regiões, trabalha em colaboração com chefes de estado, governo, ministros, líderes do setor privado e sociedade civil. Anholt desenvolveu os conceitos de “marca país” e “placebrand”, lançou e agora edita a revista trimestral Place Branding and Public Diplomacy, a única publicação acadêmica neste campo.



Serviço:



Data: 29 e 30 de novembro

Horário: 9h às 18h (dia 29) / 9h30 às 18h30 (dia 30)

Local: Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, Distrito Federal

Inscrições: gratuitas e abertas até sábado (27 de novembro) pelo site www.marcabrasil.org.br e também pelo e-mail seminário@marcabrasil.org.br

Informações: (61) 3328-0115

CVC LANÇA CAMPANHA NACIONAL COM TARIFAS ESPECIAIS PARA ALUGUEL DE CARROS

Maior operadora das Américas e uma das líderes mundiais em locação de automóveis anunciam preços promocionais a partir de 10 pagamentos de R$ 8,90


Nesse sábado (27), a CVC lança campanha de descontos ao consumidor, com tarifas e condições especiais exclusivas para o aluguel de carros da frota em todo o território nacional, além de América do Sul, Estados Unidos e Europa. Os clientes poderão alugar um veículo individualmente ou atrelado à reserva de hotéis e passagens aéreas, em qualquer uma das lojas da operadora no País ou na rede formada por 8.000 agentes de viagens credenciados.

As tarifas estão mais em conta que o tarifário tradicional, com preços a partir de 10x sem juros de R$ 8,90*, já com taxas, proteções e quilometragem livre, oferecendo conforto, comodidade e segurança ao consumidor. Esse preço promocional refere-se à locação de um veículo categoria popular, para utilização em diferentes localidades do Brasil, durante a baixa ou alta temporada. A promoção será realizada por tempo indeterminado, e é válida somente para veículos da frota Avis Rent a Car.

Preços especiais também foram formatados para o aluguel de veículos das categorias intermediário e luxo, e para locações que envolvam serviços opcionais.

A iniciativa será divulgada neste final de semana em uma campanha publicitária, que contará com a veiculação nacional de um comercial de TV, anúncios em jornais, revistas, rádios e ações de merchandising em diversos programas esportivos de televisão.

Informações em www.cvc.com.br/alugueldecarros.

Prefeitura, Governo e equipe de transição unidos pela Copa em Natal

Em reunião realizada na Governadoria, integrantes do poder executivo formaram grupo de trabalho que analisará proposta a ser apresentada ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

No próximo dia 7 de dezembro a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, se reunirá, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, com o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, onde discutirão as possibilidades de se garantir a Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Natal. O encontro foi marcado na tarde desta sexta-feira (26), na sede da Governadoria, em Lagoa Nova, durante reunião com o governador Iberê Ferreira de Souza e a governadora eleita Rosalba Ciarlini, que também seguirão para o Rio de Janeiro, para apresentar uma solução de consenso de forma a viabilizar a Copa em Natal.

Durante a reunião foi estabelecida uma comissão de três representantes, um da Prefeitura do Natal, um do Governo do Estado e um da equipe de transição do futuro Governo. Este grupo de trabalho vai elaborar uma proposta viável para apresentar a Ricardo Teixeira. Integram a comissão o secretário municipal de Planejamento (Sempla), Antônio Luna, o secretário especial para assuntos relativos à Copa de 2014, Fernando Fernandes e o coordenador da equipe de transição da governadora eleita, Rosalba Ciarlini, Obery Rodrigues Júnior.

O encontro de hoje foi marcado através de iniciativa da prefeita Micarla de Sousa, que fez questão de ligar para o governador Iberê Ferreira de Souza e a governadora eleita, Rosalba Ciarlini, após tomar conhecimento de que nenhuma das cinco empresas que pagaram o caução, de R$ 4,1 milhões para participar do edital de licitação para construção do estádio Arena das Dunas, compareceu na data marcada – última quarta-feira(24) – para abertura dos envelopes. “Precisamos estar unidos. E optar por uma alternativa que garanta a realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal. Esta reunião de hoje foi muito importante porque ficou claro que todos estamos empenhados no objetivo de transformar Natal, não apenas numa sede do mundial de 2014, mas na melhor sede da Copa do Mundo”, concluiu Micarla.

O governador Iberê Ferreira de Sousa disse não saber informar o motivo da ausência das empresas na data marcada para abertura dos envelopes da licitação. “Das 27 empresas que retiraram o edital, apenas cinco pagaram o caução. Importante agora é que tomemos a melhor decisão para que Natal não seja penalizada”, declarou Iberê.

A governadora eleita, Rosalba Ciarlini, reforçou a sua confiança em relação à realização da Copa de 2014 em Natal. “Precisamos levar à CBF novas viabilidades para permanência da competição na capital potiguar. Estou aqui para garantir que a partir de primeiro de janeiro, quando assumir o governo, darei todo o apoio no projeto de Natal 2014”, informou a governadora eleita.

LAN AIRLINES ANUNCIA AQUISICIÓN DE AEROLÍNEA COLOMBIANA AIRES S.A.

LAN Airlines S.A. (LAN) (NYSE: LFL/IPSA: LAN) anunció hoy la firma de un acuerdo de compra definitiva del 98,942% de las acciones de la aerolínea colombiana AIRES. Luego de haber completado el proceso de due diligence, LAN adquirirá AIRES por US$ 12 millones en efectivo, además de asumir pasivos netos de aproximadamente US$ 100 millones, de los cuales US$18 millones corresponden a deuda bancaria.

Esta transacción, le permitirá a una filial de LAN participar en el mercado de pasajeros colombiano, uno de los más grandes de América del Sur. De esta forma, LAN y sus filiales continuarán fortaleciendo su presencia en la región, ampliando la red de destinos para sus pasajeros. Ignacio Cueto, gerente general de LAN, destacó: “Estamos muy orgullosos de anunciar esta transacción. AIRES ha hecho una importante contribución permitiendo que muchos colombianos se incorporen al mercado del transporte aéreo. Ahora LAN consolidará este crecimiento, contribuyendo a elevar los estándares de seguridad, calidad y servicio. Vamos a dedicar nuestros máximos esfuerzos para avanzar lo más rápidamente posible, aplicando nuestra experiencia y reconocidas capacidades de LAN. De esta forma, nuestros pasajeros se beneficiarán de estos cambios que iremos incorporando gradualmente a las operaciones de AIRES”.

AIRES cumplirá con todas las normativas que regulan la propiedad y control extranjero en cada país donde opera. La compañía replicará el exitoso y eficiente modelo "low cost" de LAN que se encuentra operando en los mercados domésticos de Argentina, Chile, Ecuador y Perú, estimulando la demanda en los vuelos nacionales ofreciendo de esta forma a más colombianos la oportunidad de utilizar el transporte aéreo. En el mediano plazo, AIRES evaluará la expansión de sus operaciones internacionales de pasajeros y las sinergias que se pudieran obtener con la filial de LAN Cargo en Colombia, LANCO, inaugurada en marzo de 2009.

LAN dedicará sus máximos esfuerzos para asegurar que los estándares de seguridad, puntualidad y eficiencia en esta nueva filial sean consistentes con sus propios estándares. El proceso de integración implicaría ciertos cambios operativos, tales como modificaciones de itinerarios y mejoras en la eficiencia. Este proceso no interferirá con la continuidad de las operaciones actuales de AIRES, y se espera que se complete dentro de los próximos meses.

AIRES es el segundo operador más grande en el mercado interno colombiano, con una participación de mercado del 22%. A septiembre de 2010, AIRES presentó ingresos operacionales de US$ 190,9 millones. La flota de AIRES se compone de 9 B737-700, 11 Q200 y 4 Q400, los que en su totalidad son arrendados.

LAN continúa prestando asesoría técnica y de servicio a la aerolínea colombiana AEROASIS SA, en el marco del proceso para obtener el permiso de operación de la Autoridad de Aviación Civil de Colombia (Unidad Administrativa Especial de Aeronáutica Civil).

Acerca de LAN

LAN Airlines es una de las aerolíneas líderes de Latinoamérica en el transporte de pasajeros y carga. La compañía sirve alrededor de 70 destinos en el mundo a través de una extensa red que ofrece amplia conectividad dentro de la región uniendo, a su vez, Latinoamérica con Estados Unidos, Europa y el Pacífico Sur. A través de diversos acuerdos de códigos compartidos, LAN Airlines y sus filiales sirven adicionalmente otros 70 puntos internacionales.
LAN Airlines y sus filiales lideran los mercados domésticos de Chile y Perú, además de tener una importante presencia en las rutas nacionales de Argentina y Ecuador.
Actualmente LAN Airlines y sus filiales operan 90 aviones de pasajeros mientras LAN CARGO y sus filiales cuentan con 12 aeronaves de carga, con una de las flotas más modernas del mundo, lo que ha significado mayor eficiencia y una significativa reducción de las emisiones de CO2, reflejando así su importante compromiso con la protección del medio ambiente.
LAN es una de las pocas aerolíneas en el mundo clasificadas como Investment Grade (BBB). Sus estándares internacionales de calidad le han valido ser miembro de oneworld™, la alianza global de aerolíneas que LAN integra desde hace 10 años y que reúne a las mejores compañías a nivel mundial. Para más información visite www.lan.com o www.oneworldalliance.com.

MARINHA RECEBE NAVIO-PATRULHA "MACAU" QUE FICARÁ SEDIADO EM NATAL





Em obras desde 2007, o Navio-Patrulha “Macau” será incorporado à Armada da Marinha do Brasil, no dia 30 de novembro de 2010, em uma cerimônia no Píer da Indústria Naval do Ceará (INACE), em Fortaleza – CE, às 10h. O evento contará com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.
Construído pela Indústria Naval do Ceará (INACE), o Navio-Patrulha “Macau” recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo. A embarcação é o segundo de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção.
Utilizou-se o projeto do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio.
Sua construção faz parte de um estudo realizado pela Marinha do Brasil, em novembro de 2005, para a construção de uma nova classe de Navios-Patrulha que realiza, prioritariamente, apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil.


Características do Navio:

Comprimento total.........................................................................................................55,6 m
Boca máxima....................................................................................................................8,0 m
Calado máximo................................................................................................................2,5 m
Deslocamento....................................................................................................................500 t
Sistema de propulsão..................................................................2 MCP MTU 16V 4000 M90
Geração de energia................................................................3 Grupos diesel-geradores MTU
Velocidade máxima........................................................................................................21 nós
Raio de ação a 15 nós...............................................................................................2.500 MN
Autonomia.....................................................................................................................10 dias


Armamento:

01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2

Operações Aéreas:
Capacidade de operar com aeronaves em fainas de recebimento de cargas e de pessoal

DESEMBARQUES INTERNACIONAIS BATEM RECORDE

O ingresso de turistas no Brasil entre janeiro e outubro de 2010 supera o número total de chegadas de estrangeiros no País em todo o ano de 2009



De acordo com dados divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o mês de outubro deste ano registrou o maior número de desembarques internacionais de toda a série histórica. Foram 720.494 pessoas que chegaram ao Brasil em voos vindos do exterior.



O número de chegadas de turistas no mês de outubro é 21,85% superior ao mesmo período de 2009, quando o Brasil recebeu 591.311 passageiros. Já o acumulado dos dez primeiros meses de 2010 é 21,67% maior que os mesmos meses de 2009.



Entre os meses de janeiro e outubro de 2010, o Brasil recebeu 6,52 milhões de desembarques, número que já superou o total de chegadas internacionais no País em todo o ano de 2009 (6,51 milhões).



“Analisando os dados obtidos até outubro, estimamos um número superior a 7,7 milhões em desembarques internacionais no Brasil em 2010, superando em 1 milhão o ano de 2005, quando recebemos 6,7 milhões”, disse o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco de Sales Lopes.



Os dados levam em conta estrangeiros que entram no Brasil e brasileiros em retorno ao país.

CARREFOUR EM PARCERIA COM HEMONORTE REALIZA CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE EM NATAL

De 30 de novembro a 05 de dezembro, o Carrefour Zona Norte, em parceria com o Hemonorte, vai realizar uma campanha de incentivo à doação de sangue. O objetivo é sensibilizar clientes para a doação voluntária e repor o estoque do banco de sangue, para atender a alta demanda do Carnatal e festividades de fim de ano.

BID e Governo do Ceará iniciam programa de fortalecimento à gestão do turismo Conheça o BID

Iniciativa vai apoiar o planejamento turístico, a valorização e a preservação dos recursos naturais e culturais do Estado

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Ceará assinaram ontem o contrato de empréstimo do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Ceará (PRODETUR Ceará). Este é o primeiro empréstimo assinado com um Estado no contexto do Prodetur Nacional.

O programa tem o valor total de US$ 250 milhões, sendo US$ 150 milhões correspondentes a recursos do Banco. O objetivo do PRODETUR Ceará é contribuir para o aumento do emprego, da renda e das divisas geradas pelo setor, mediante a consolidação e diversificação da oferta turística do Estado.

O programa vai estruturar os pólos turísticos do Litoral Leste, Maciço de Baturité e a Serra da Ibiapaba buscando diversificar a oferta e proporcionar a melhoria da qualidade do turismo cearense.

As ações de apoio ao programa também vão contribuir para aumentar a inserção competitiva dos produtos turísticos no mercado nacional e internacional, além de promover o desenvolvimento local de forma sustentável e apoiar a recuperação e a adequação da infraestrutura e da preservação dos recursos naturais e culturais do Ceará.

O contrato foi assinado pelo Governador do Ceará, Cid Gomes, e o Representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Flórez. A cerimômina de assinatura do contrato aconteceu na sede do governo do Estado, em Fortaleza, e contou com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Bismarck Maia.


PRODETUR Nacional

O PRODETUR Nacional foi concebido com o apoio do BID como um “programa guarda-chuva” que compreende operações de crédito estaduais ou municipais. Uma vez aprovadas pela União e pelo Diretório Executivo do BID, as operações são objeto de contrato de empréstimo entre o BID e cada mutuário, de forma individual.

A proposta é contribuir para o fortalecimento da capacidade de competição dos destinos turísticos do país, consolidando a política nacional de turismo, por meio da gestão pública descentralizada e cooperativa.

As linhas de ação do PRODETUR incluem desenvolvimento de produto turístico; comercialização; infraestrutura e serviços básicos; gestão ambiental; e fortalecimento institucional. Além da operação que foi contratada hoje, existem até o momento 12 operações com cartas consultas aprovadas, em diferentes fases de preparação com o BID no âmbito do programa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tivoli São Paulo - Mofarrej oferece tarifa especial para reservas feitas pelo Facebook e Twitter

Oferta é válida para seguidores e fãs dos perfis oficiais da rede Tivoli Hotels & Resorts


Na próxima segunda-feira (29/11), o Tivoli São Paulo – Mofarrej oferece para seus fãs no Facebook e followers no Twitter tarifas especiais. Durante todo o dia, quem efetuar as reservas pelas duas redes sociais pagará R$ 520,00 nas diárias em quartos Superior Room, com café da manhã, para utilização entre 1º de dezmebro de 2010 a 31 de maior de 2011. Todos os meses, a rede Tivoli Hotels & Resorts apresenta na internet a oportunidades únicas e promoções especiais, disponíveis apenas uma segunda-feira por mês, chamadas “Happy Monday”.
Para aproveitar essa tarifa reduzida, o internauta precisa seguir o Twitter do grupo Tivoli (@tivolihotels) ou ser fã do perfil oficial da rede no Facebook (Tivoli Hotels & Resorts). As reservas devem ser feitas somente na segunda-feira (29/11), pela internet, e estão sujeitas a disponibilidade de apartamentos do hotel na data solicitada pelo internatura. A confirmação será feita por email e o voucher enviado deverá ser entregue na recepção do hotel no momento do check-in. Não são permitidas reservas de Grupos, Empresas e/ou Agências.

Condições:
• Válido para utilização de 1º de dezembro de 2010 a 31 de Maio 2011, exceto datas fechadas no hotel.
• Café da manhã incluso no Restaurante Bistrô Tivoli para 1 pessoa.
• Reservas devem ser efetuadas com o mínimo de 48 horas de antecedência. Todas as reservas estão sujeitas a disponibilidade do hotel para esta campanha.
• O voucher deverá ser entregue no hotel no momento do check in.
• Alterações ou cancelamentos de reservas deverão ser comunicados com o mínimo de 12 horas de antecedência. Caso contrário o voucher é automaticamente cancelado sem direito a usufruto posterior.
• Não acumulável com outras promoções, descontos ou programas em vigor.


Sobre o Happy Monday
Todos os meses, os fãs da Tivoli Hotels & Resorts no Facebook e followers no Twitter têm acesso a oportunidades únicas e promoções especiais, disponíveis apenas uma segunda-feira por mês.

Recife Convention & Visitors Bureau faz balanço das ações realizadas em 2010

Captação de novos eventos continua sendo o carro-chefe da entidade



A vinda de novas feiras e congressos impactam diretamente na movimentação da cadeia produtiva do turismo local. Essa é a ideologia do Recife Convention & Visitors Bureau, que através da captação de novos eventos e promoção dos destinos turísticos de Pernambuco gera negócios para os seus associados, que vão de hotéis a bares, restaurantes, organizadoras de eventos, prestadores de serviço, entre outros.



Em 2010, a captação de novas feiras e congressos – ações realizadas em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife – manteve-se como a principal atividade do Recife CVB. Sendo assim, durante este ano, a entidade participou do apoio, promoção e captação de 102 novos eventos para Pernambuco, que, até 2014, deverão atrair mais de 261 mil turistas de eventos e acompanhantes, um incremento em torno de 243% em cima do número de turistas atraídos com os eventos captados em 2009. “A vinda desses novos eventos para o Estado deverá gerar mais de 653 mil diárias nos equipamentos hoteleiros locais e representa uma injeção na economia local acima de R$ 431 milhões”, assegura José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau.



O ano também foi de muitos eventos realizados. De janeiro a novembro, mais de 200 mil pessoas participaram, em Pernambuco, de 96 feiras e congressos captados, apoiados e promovidos pelo Recife CVB em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife. “A vinda desses eventos contribui significativamente para minimizar efeitos ocasionados pela sazonalidade. Este ano, por exemplo, a ocupação média anual nos equipamentos hoteleiros pernambucanos foi em torno de 95%. E não há como negar que a realização de feiras e congressos influencia positivamente para atingirmos esse resultado. Vale lembrar, que só este ano, os visitantes que desembarcaram no Estado motivados pela participação em eventos colaboraram para geração de 626.152 diárias nos equipamentos hoteleiros da região e injetaram R$380 milhões na economia”, afirma Meira Lins.



Além de palco para realização de eventos nacionais, a cidade do Recife despontou como uma das principais capitais no Brasil a realizar feiras e congressos no padrão ICCA (International Congress & Convention Association), principal entidade no mundo responsável pelo mapeamento de eventos internacionais, que creditou o sexto lugar no ranking brasileiro à capital pernambucana. Para entrar na disputa, a cidade foi sede de onze eventos que obedecem a um critério de no mínimo 50 participantes e três edições realizadas em países diferentes.

PRÊMIO QUE A TREND RECEBEU NA QUARTA-FEIRA DO JORNAL MERCADO & EVENTOS COMO UMA DAS MELHORES INSTITUIÇÕES DE TURISMO EM 2010





Na foto Celestino Morgado, Diretor-Proprietário da Rede Real de Hotéis (Portugal) entrega prêmio para José Anjos, Diretor Conselheiro da TREND Operadora, ao lado de Luis Paulo Luppa, Diretor Presidente da TREND Operadora.



Crédito da foto: Mercado&Eventos.

Obra do primeiro hotel de cinco estrelas em Ondjiva está em bom ritmo

A construção do primeiro hotel de cinco estrelas na cidade de Ondjiva, capital da província angolana do Cunene, iniciada em maio deste ano, tem o seu término previsto para o segundo trimestre de 2012.

Em Matinhas: Tudo pronto para Festa




A super estrutura que compõe a Festa da Laranja – Festival Nacional da Tangerina 2010 está praticamente toda pronta, para os dias 26, 27 e 28 de novembro.
O palco principal que receberá toda estrutura de som e luz dos grandes shows do evento, já está montado e passando por testes no Parque da Laranja, as barracas que abrigaram restaurantes e bares já estão em fase de acabamento, a cidade cenográfica está recebendo os últimos detalhes, o local de exposições e o auditório climatizado para a parte técnica estão completamente prontos.
“Este ano vamos repetir o sucesso da Tenda Mix, aonde todos os ritmos irão se encontrar, e no domingo a Matinhas Elétrica vai fazer a festa com Capilé e super Trio Elétrico”, falou o prefeito Aragão Júnior.
O Parque da Laranja, uma área de 30.000m² asfaltada, também irá comportar uma Ilha de Forró, para os amantes do forró pé de serra, banheiros químicos, play ground e uma estrutura móvel de saúde para qualquer eventualidade.
“A segurança também é uma das nossas preocupações, além da parceria com as policias militar e civil do nosso estado, estaremos também com seguranças particulares treinados em toda a área do Parque da Laranja, estacionamento e arredores da cidade”, disse Aragão Júnior que completou, “em todas as edições do evento nunca tivemos ocorrências de grandes proporções e não será este ano que teremos”.
A Festa da Laranja – Festival Nacional da Tangerina terá palestras e exposições nas tardes dos dias do evento. No domingo (28) os amantes da ecologia poderão participar de uma Trilha Ecológica, durante a manhã, e para quem gosta de adrenalina, também no domingo, haverá 5ª ETAPA e final do Campeonato Paraibano de Enduro FIM 2010 de MotoCross, também pela manhã.
Este ano um pool de emissoras estarão transmitindo o evento. As TVs Tambaú de João Pessoa e Borborema de Campina Grande, afiliadas do SBT, vão cobrir cada momento da festa que vem ganhando a adesão de turistas de todo Brasil.
Para quem acessa a internet o site da festa, www.festadalaranja.com.br, está no ar com toda a programação, e as redes sociais, YouTube, Orkut, Facebook e Twitter, também estão ajudando na repercussão do evento.
“Esperamos quebrar o nosso recorde do ano passado, onde mais de 200.000 pessoas passaram no parque nos dias da festa”, disse Aragão Júnior, justificando pelas atrações deste ano, “teremos o Forró do Muído na sexta, Raça Negra no sábado e simplesmente Cláudia Leitte no domingo”.

Apex-Brasil lança Centro de Negócios em Angola

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança, no próximo dia 29, seu primeiro Centro de Negócios (CN) no continente africano, na cidade de Luanda. O CN na capital angolana funcionará como plataforma destinada a auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras e a incrementar a participação nacional nos mercados africanos. Será o sétimo escritório da Agência no exterior e o primeiro no continente africano.

REDE DE HOTÉIS SABINO PALACE TRAZ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O RÉVEILLON

Hotel Costa Atlântico e Serrano preparam uma grande ceia com cardápio variado e música ao vivo.

Final do ano está chegando, época em que se destaca os grandes momentos de confraternização. Datas como Natal e Réveillon são as mais escolhidas para uma viagem especial e diferente entre família, ou até mesmo com um grupo de amigos. A Rede Sabino Palace prepara uma programação aos que desejam iniciar o ano de 2011 na serra ou no litoral potiguar, com direito a cardápio variado e música ao vivo para a ceia de Réveillon.

O hotel Serrano de Martins e Costa Atlântico, em Areia Branca possuem pacotes para a virada do ano, a partir de R$ 325,00, que vão do dia 31/12 à 02/01/2010, incluindo café-da-manhã, almoço e jantar. A ceia/jantar de Reveillon traz uma diversidade em seu cardápio, com quatro tipos de saladas, cinco variedades de guarnições, quatro opções de prato principal, além de quatro tipos de sobremesa.

Os hotéis terão uma atração musical, para embalar o momento dos turistas e hóspedes da rede hoteleira. No Hotel Costa Atlântico a festa fica por conta da banda Flash Back. Outro diferencial no Reveillon da Rede Sabino é o presente. A cada duas pessoas ganha uma garrafa de champanhe para festejar o momento em grande estilo, brindando a chegada do novo ano.

Para maiores informações a respeito do pacote de Reveillon, tarifas e reservas, na própria recepção dos hotéis, nos blogs www.hotelserrano.blogspot.com e www.hotelcostatlantico.blogspot.com, ou através da central de atendimento do Hotel Serrano (84) 3391-2299 e Hotel Costa Atlântico (84) 3332-4400.


Rede de Hotéis Sabino Palace – Sinta o RN mais perto de você!
Acesse o novo site www.hoteisredesabino.com.br.

POUSADA VILA KALANGO É SINÔNIMO DE CONFORTO E CHARME EM JERICOACOARA

De frente para o mar, Vila Kalango tem vista privilegiada para conferir o melhor pôr do sol do nordeste brasileiro.

As belezas naturais de Jericoacoara, no Ceará, impressionam a todos os visitantes. O local é um verdadeiro paraíso, localizado a 300 km. da capital Fortaleza. Para quem deseja conhecer esse lugar paradisíaco, exuberante por sua natureza, porém rústico em sua cultura, mas não abre mão do conforto e da exclusividade, a pousada de Vila Kalango é opção ideal.

Localizada dentro de um jardim de 5.000 metros, entre coqueiros e cajueiros, de frente para o mar, a pousada foi construída com toda a preocupação ambiental e sustentável que a região merece. Além disso, a pousada faz parte do E-group, que dispõe de hotéis e pousadas de luxo e acredita no desenvolvimento inteligente, ou seja, no crescimento de uma localidade de uma maneira responsável. E, a Vila Kalango, assim como todas empresas do grupo, está inserida em um ambiente singular e privilegiado.

E para que esta vivência seja única, os 24 quartos divididos entre palafitas, bangalôs e apartamentos, não possuem TV e telefone. Assim é possível oferecer mais conforto e exclusividade a cada cliente.

As paredes dos apartamentos são de tijolos de barro, os telhados de palha de carnaúba e o piso de madeira moracatiara - especialmente projetados para o melhor aproveitamento da ventilação natural. As palafitas são em madeira, construídas sobre colunas de eucaliptos, suspensas a 03 metros do chão. Já a decoração, propositadamente rústica, também se destaca pelo uso de materiais nativos como cocos, palha e gravetos - tudo para fazer com que os visitantes se integrem ainda mais com esse paraíso chamado Jericoacoara, considerada uma das 10 praias mais lindas do mundo, segundo algumas publicações internacionais e, famosa por seu pôr-do-sol.

Apesar do ar rústico dos quartos, a Vila Kalango oferece aos hóspedes toda a estrutura que um hotel cinco estrelas deve dispor, porém, com ações ecológicas, produtos biodegradáveis e artesanato local. Além disso, semanalmente os colaboradores da Vila Kalango se unem em um mutirão para cuidar de Jeri. Entre as ações, destacam-se: recolhimento de lixo e folhas, limpeza e manutenção dos coqueiros da praia da Malhada; plantação de mudas de árvores em toda vila, entre outros. Ou seja, estar na Vila Kalango é mais do que estar de férias, é estar em contato direto com a natureza, com o seu interior, é apreciar as belezas naturais do Brasil de forma única e exuberante.

Ao se hospedar na Vila Kalango não deixe de subir ao topo de uma das dunas para presenciar um inesquecível fim da tarde. A pousada oferece, entre as suas atividades um delicioso pic-nic no alto desta duna que realça o espetáculo da natureza, num clima surpreendente. Além do pic-nic, jantares românticos à beira mar, jantar com fogueira, passeio a cavalo e de buggy pela vila, pescaria nativa também fazem parte das opções da pousada, permitindo que os hóspedes conheçam e “experimentem” a cultura local.

Para mais informações, acesse www.egroup.net.br

Jornalista Luiz Pires é o novo presidente da Abrajet – TO

Com a presença de personalidades do Trade Turístico nacional, autoridades e vários convidados do Trade tocantinense, toma posse nesta sexta-feira, dia 26, a nova diretoria da Abrajet/TO – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Secção Tocantins, tendo como presidente eleito o jornalista Luiz Pires e vice o jornalista Luciano Matos.

O evento terá início as 20 horas, no Espaço Cabana Eventos, com um jantar às autoridades convidadas. A nova diretoria comandará a entidade no biênio 2010/2012. Confira abaixo nova diretoria completa. “Vou fortalecer os projetos que a Abrajet Tocantins já vem desenvolvendo, mas em minha gestão, pretendo contribuir muito mais com o desenvolvimento da indústria do turismo no Tocantins e no Brasil”, destaca Luiz Pires.

Estarão prestigiando a posse dos abrajeteanos o vice-presidente e o diretor Executivo da Abrajet Nacional, Cláudio Magnavita Castro e José Humberto Falcão, respectivamente. A animação da festa será por conta do cantor de MPB, Domingos de Assis.

"Tenho o sentimento do dever cumprido. Hoje deixo como legado uma Abrajet reconhecida como de utilidade pública estadual, obrigações financeiras em dia e com dinheiro em caixa, e uma excelente credibilidade junto ao trade, o Foestur, Conselho Municipal de Turismo de Palmas, prefeituras e outras entidades parceira dos nossos projetos. E melhor, deixo a presidência com a certeza de que o meu sucessor fará de tudo para manter e até melhor a imagem da nossa entidade", declarou a presidente que vai transferir o cargo para o Luiz Pires.

Após o ato solene de posse da nova diretoria, como é de praxe, a Abrajet Tocantins estará agraciando algumas personalidades com o título “Amigos da Abrajet” a pessoas que sempre estiveram presentes, ajudando a entidade no desenvolvimento de seus projetos voltados ao desenvolvimento e à divulgação do turismo tocantinense.

DIRETORIA DA ABRAJET-TO - BIÊNIO 2010/2012

LUIZ PIRES - Presidente
LUCIANO MATOS - Vice-presidente
LUZINETE BISPO - 1ª Secretária Geral
MARIA ARIENAR - 2ª Secretária Geral
ARLETE CARVALHO - Secretária de Finanças
THELMA MARANHÃO - Secretária de Promoção e Eventos
SELEUCIA FONTES - 1ª Secretária de Comunicação
FRED ALVES - 2° Secretário de Comunicação
MARA RITA - Secretária de Relações Públicas
JANETE MONTEIRO - Secretária de Assuntos Jurídicos
LAURI MEYER - Secretário de Projetos Especiais

NATAL SHOPPING BRINDA SEGUIDORES DO TWITTER COM ABADÁS DO CARNATAL 2010

Durante os dias que antecedem a maior micareta do país, os seguidores do twitter oficial do Natal Shopping (twitter.com/natal_shopping) concorrem a abadás para brincar nos quatro dias do Carnatal. São dezenas de abadás de blocos como Nana Banana, Cerveja & Coco, Caju, Bicho, Amar É e Me Leva.



“Essa é uma forma de presentear os mais de quatro mil seguidores que prestigiam as novidades do shopping através do twitter”, revela Cláudia Durães, gerente de marketing do Natal Shopping.



Criado em setembro de 2009, o twitter do Natal Shopping já realizou diversos concursos culturais entre seus seguidores. Ao longo de 2010, o shopping promoveu ações no mês de seu aniversário, no Dia do Cliente, no Dia dos Namorados, durante a Copa do Mundo, etc.



Para participar dos concursos culturais na rede, a condição primordial é seguir o twitter oficial do Natal Shopping.



Mais informações: twitter.com/natal_shopping e www.natalshopping.com.br

TURISMÓLOGOS ELEGEM DIRETORIA DO IBT-RN

Reuniram-se na ultima quarta-feira (24) no Campus da UFRN um grupo de graduandos,
graduados, pós-graduados, especialistas e profissionais ligados à área de turismo
formado por Aline Viana, Bruno Barbosa, Christiano Maranhão, Edilene Pequeno,
Frederico Pietro, Hellen, Jackeline Araújo, Marcelo Fontoura e Paulo Capistrano com
Marcio Bensuaschi, Presidente do Instituto Brasileiro de Turismólogos em assembléia
para leitura do estatuto da seccional RN e eleição da diretoria, que assim ficou
dividida:
Presidente, Marcelo Fontoura, Vice-presidente, Jackeline Araújo, 1º Secretário,
Edilene Pequeno, 2º Secretário, Aline Viana, 1º Tesoureiro, Paulo Capistrano, 2º
tesoureiro, Bruno Barbosa e Conselho Fiscal composto por Frederico Pietro e
Christiano Maranhão.

O Instituto Brasileiro de Turismólogos do RN agora se prepara para o lançamento de
seu planejamento estratégico para 2011, como também para confraternização de fim de
ano para os turismólogos do Rio Grande do Norte.

Em breve as filiações do RN já estarão disponíveis no site www.turismologos.org.br

Pluna recebe prêmio da Alta pelos avanços na indústria da aviação

A Associação Latinoamericana de Transporte Aéreo (ALTA) homenageou o presidente da Pluna SA e sócio da Leadgate, Matias Campiani, durante o 7º Fórum Alta de Líderes da Aviação, realizado no Panamá, com o prêmio Federico Bloch Award. A premiação reconhece a liderança da Pluna nos avanços da indústria da aviação comercial na América Latina. Em discurso, Campiani assinalou os desafios enfrentadas pela Pluna, como "as limitações do regulamento, o protecionismo por parte dos governos, a pressão dos sindicatos, a ferocidade da concorrência e os desafios diários das operações", para construir uma trajetória de sucesso na aviação regional da América do Sul.

Sobre a PLUNA
A Pluna (www.flypluna.com) possui uma frota composta por dez aeronaves Bombardier CRJ 900 Nextgen renovada a partir de março de 2008. Atualmente liga as cidades de Montevidéu e Punta del Este (Uruguai), com dois destinos na Argentina, um no Chile, um no Paraguai e seis no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre). Em julho de 2008, a empresa obteve a certificação IOSA de segurança operacional e, nos últimos três anos, passou a transportar de 300 mil passageiros na região para 700 mil, além de dobrar o número de cidades de conexão.

Um dia de vindima no Villa Michelon




Passeio ciclístico, colheita e pisa de uvas, missa festiva, filó italiano e jogo de damas de vinho marcam a abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos

A Abertura da Vindima 2011 no Vale dos Vinhedos reserva a oportunidade de vivenciar múltiplas experiências. Afinal, é somente neste período que os vinhedos estão carregados de uvas, transformando o cenário da região e a rotina das pessoas que vivem desta cultura. Para celebrar o momento, que é sempre motivo de alegria e comemoração, o Hotel Villa Michelon prepara a festa de Abertura da Vindima no Vale. Muitas atrações estão sendo preparadas para receber turistas e a própria comunidade. O evento será realizado no dia 5 de fevereiro, com passeio ciclístico, mostra, colheita e pisa de uvas, missa festiva e para finalizar um grande filó italiano.

A programação inicia com o Passeio Ciclístico da Vindima. A concentração será às 16h30min na Vinícola Cave de Pedra com chegada no Hotel Villa Michelon, totalizando um percurso de 4 km. Após, ciclistas, comunidade, autoridades e turistas participarão em conjunto de um dia de colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon. Mas o ponto alto do evento será a pisa das uvas. As Soberanas do Vale dos Vinhedos entrarão na mastela (grande bacia de madeira) onde pisarão nas uvas num ato folclórico que resgata costumes dos imigrantes italianos vividos na época da colonização.

Depois da Missa Festiva todos seguem para o Filó Italiano com a degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos. É neste momento que as comunidades do Vale dos Vinhedos realizam jogos típicos como a mora e a bisca, além da apresentação de canções italianas pelo Coral Vale dos Vinhedos. O Jogo de Damas de Vinho, onde as peças são taças de vinho branco e tinto, fará parte da programação. O sabor típico italiano também estará presente no Filó com os produtos coloniais como o pão caseiro, copa, queijo e salame.

Nos intervalos da programação o turista pode, ainda, aproveitar sua estada para conhecer as mais de 30 vinícolas do Vale dos Vinhedos abertas para visitação, degustação e varejo. Isso sem contar as belas paisagens, capiteis e a agroindústria da região.

Atiçando os sentidos
Participar de um dia de colheita é vivenciar as emoções e sensações que o Vale dos Vinhedos proporciona somente nesta época do ano. Impossível não saborear a uva diretamente no vinhedo, uma experiência que atiça os sentidos e convida para conhecer o cotidiano de quem vive desta cultura - uma rotina que se repete diariamente entre os meses de janeiro a março.

Esta vivência é oportunizada pelo Hotel Villa Michelon, através de um pacote exclusivo criado especialmente para o período e que coloca o turista em contato direto com o ambiente natural e cultural do roteiro enoturístico. Quem deseja participar da Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos tem a sua disposição um pacote especial de 4 a 6 de fevereiro.

O pacote inclui duas diárias com café da manhã, meia pensão jantar (sábado Filó com programação especial), uvas na recepção, programação de lazer para crianças em todo o período e participação nas festividades de Abertura da Vindima 2011. Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double.

Para o período de 11 a 27 de fevereiro, contemplando o período da vindima, o hotel também oferece o pacote Colheita da Uva. Sempre de sexta a domingo (duas diárias), o pacote inclui café da manhã, meia pensão jantar (sendo sábado jantar italiano com show), uvas na recepção e programação de lazer para crianças em todo o período. . Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double.

PROGRAMAÇÃO ABERTURA DA VINDIMA 2011 - 5 de fevereiro
17 horas – Passeio Ciclístico de Abertura da Vindima
19 horas – Colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon
19h30min - “Pisa” das uvas (esmagamento das uvas com os pés)
20 horas – Missa Festiva
21 horas – Filó Italiano com degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos, jogos típicos, Jogo de Damas de Vinho e apresentação de corais.

Fotos: Gilmar Gomes
Legendas:
Colheita e pisa das uvas é vivenciado por turistas e pela própria comunidade numa

LOCALIZAÇÃO
Complexo Turístico Villa Michelon
RST 444 – Km 18,9 – Vale dos Vinhedos
CEP: 95700-000
Bento Gonçalves – RS
Fone/fax: 54 2102.1800
hotel@villamichelon.com.br - www.villamichelon.com.br

ABIH-RN traz especialistas em e-commerce para apresentação de nova ferramenta de distribuição hoteleira

A mudança de comportamento do mercado, o perfil do novo cliente, como criar maior visibilidade e obter melhores resultados trabalhando com canal de distribuição de vendas online são temas que serão abordados pelo diretor comercial da E-commerce Hotel Solutions, Felipe Barros, que virá a Natal exclusivamente para apresentar a nova ferramenta para a hotelaria potiguar.
De acordo com Felipe Barros, a ferramenta divulga o hotel em mercados antes não atingidos, atraindo novos clientes, além de ser a única ferramenta que permite aplicar Revenue Management (gerenciamento de receita), nova tendência na hotelaria mundial.
A gerente regional da Travelocity para a América do Sul, Ligia Centurión, e o gerente regional da empresa para o Norte e Nordeste do Brasil, Bruno Conceição, também participam do encontro. Eles mostrarão como os hotéis podem maximizar e otimizar receita e inventário, como funcionam os canais de distribuição, além de apresentar o cenário de consumo nos dias atuais, os mercados que atinge e os benefícios da ferramenta.
A apresentação acontecerá na próxima segunda-feira (29), às 16h, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIH-RN, em Areia Preta.

Serviço
Apresentação E-commerce Hoteleiro

Quando: 29 de novembro
Hora: 16h
Local: Sede da ABIH-RN/Areia Preta

Benchmarking Promove Última Viagem Técnica de 2010 para o México

Foco de observação será a operação integrada em segmentos diversificados





O Benchmarking 2010, programa de aprimoramento do turismo nacional e capacitação empresarial desenvolvido pela ABAV, em parceria com o SEBRAE, Embratur e Ministério do Turismo, realiza sua última viagem de estudo do ano.



O grupo de empresários selecionados para esta etapa do programa embarca amanhã, sexta-feira (26) para o México, mais especificamente para a Riviera Maya, no Caribe, onde permanecerão por uma semana participando de reuniões e visitas técnicas. O foco de observação são as estratégias adotadas pelo destino para trabalhar diversos segmentos do turismo de forma integrada.



Serão observadas e estudadas as empresas turísticas com boas práticas em gestão, infraestrutura, formação e qualificação, entre outros aspectos. Também será foco de observação a entidade pública responsável pela promoção do destino, além de organizações não governamentais que fazem a gestão e o plano de manejo da baía de Akumal e a gestão ambiental para proteção da barreira de corais. Outra entidade observada será a associação dos hotéis da Riviera Maia, que desenvolve trabalho interessante de formação e capacitação dos funcionários dos meios de hospedagem



“É um destino-referência em ascensão no mercado internacional que trabalha muito bem o turismo de sol e praia em conjunto com outros segmentos turísticos e, com certeza, vai servir de modelo para que o Brasil possa explorar melhor sua diversidade”, afirma o diretor da ABAV Antônio Azevedo, explicando que os empresários que participam do programa ficam responsáveis por disseminar os conhecimentos após o retorno.



Riviera Maya



A Riviera Maia compreende a costa de 120 quilômetros ao sul de Cancun, entre Puerto Murelos e Punta Allen, no Estado de Quintana Roo. É considerado como um dos destinos turísticos de maior crescimento nos últimos anos e também um dos mais visitados no país. Além de praias belíssimas, a costa abriga a segunda maior barreira de corais do mundo e oferece ótimas condições para mergulho.



Os sítios arqueológicos compõem importante legado cultural, fator que atrai turistas do mundo inteiro. Soma-se a isso, os cenotes e rios subterrâneos, reservas ecológicas, locais adequados para prática de golfe e pesca esportiva, passeios náuticos diversos, spas renomados e com grande variedade de serviços, atrações culturais e vida noturna movimentada. Cheia de contrastes, a região combina características pitorescas com a sofisticação e modernidade dos complexos turísticos.

Enrico Fermi é o novo presidente da ABIH Nacional- A noticia foi divulgada no blog na quarta-feira

Eleito para o triênio 2011/2013, diretor-financeiro da entidade investirá na modernização da gestão da entidade



Em eleição realizada nesta quarta-feira (24), com a participação de 26 representantes das entidades estaduais, Enrico Fermi, da chapa "Integração Brasil", diretor-financeiro da ABIH Nacional e presidente da ABIH-RN, foi eleito o novo presidente da associação.

O executivo tem em seu currículo a atuação por doze anos na diretoria da ABIH-RN, além de ser atual diretor-financeiro do Natal CVB, membro do Conselho do SENAC/RN e coordenador da Câmara de Turismo da FECOMERCIO/RN. Com mais de 21 anos de presença no mercado hoteleiro e 35 anos na construção civil, Enrico Fermi Torquato encabeçou uma chapa eclética, representativa de todas as regiões do Brasil.



Segundo o novo presidente da entidade, sua gestão será moderna e participativa: “vamos defender um novo modelo de gestão para ABIH Nacional, pautado na criação de um Conselho Deliberativo composto por um representante de cada estado, indicado pelas respectivas ABIHs estaduais e do DF, para democratizar decisões relacionadas às ações da capacitação profissional, à luta por mais investimentos públicos em infraestrutura e pela redução da carga tributária nacional”, disse ele.



O novo presidente afirmou ainda que vai criar um Conselho Deliberativo para descentralizar as decisões, pois o seu objetivo é dar mais poder às ABIHs estaduais.” Em relação ao Conotel – o congresso anual da entidade –, Torquato afirmou durante a campanha que o assunto estará na pauta da primeira reunião. “Vamos discutir a permanência do Conotel no Rio de Janeiro e propor a realização de s mini Conotéis em cada uma das cinco regiões do Brasil, para ampliar o quadro associativo, que hoje está em torno dos 2,4 mil empreendimentos”, finalizou o presidente eleito.



Conheça a chapa vencedora "Integração Brasil"



Diretoria - presidente - Enrico Fermi Torquato (RN); vice-presidente - José Reinaldo Ritter (RS); diretor financeiro - Manoel Lisboa (SE), vice-diretor-financeiro - Tomaz Ikeda (DF), diretor administrativo - Nerleo Souza (ES), vice-diretor-administrativo - Henrique Lenz (PR), Conselho fiscal: Nan Souza(MA), Luciano Carneiro(GO), Antonio Santiago(PA) Suplentes : Katia Pimentel(SE), Conceição Krusser(RS) e Cristina Busse(MS).

Enrico Fermi é o novo presidente da ABIH Nacional- A noticia foi divulgada no blog na quarta-feira

Eleito para o triênio 2011/2013, diretor-financeiro da entidade investirá na modernização da gestão da entidade



Em eleição realizada nesta quarta-feira (24), com a participação de 26 representantes das entidades estaduais, Enrico Fermi, da chapa "Integração Brasil", diretor-financeiro da ABIH Nacional e presidente da ABIH-RN, foi eleito o novo presidente da associação.

O executivo tem em seu currículo a atuação por doze anos na diretoria da ABIH-RN, além de ser atual diretor-financeiro do Natal CVB, membro do Conselho do SENAC/RN e coordenador da Câmara de Turismo da FECOMERCIO/RN. Com mais de 21 anos de presença no mercado hoteleiro e 35 anos na construção civil, Enrico Fermi Torquato encabeçou uma chapa eclética, representativa de todas as regiões do Brasil.



Segundo o novo presidente da entidade, sua gestão será moderna e participativa: “vamos defender um novo modelo de gestão para ABIH Nacional, pautado na criação de um Conselho Deliberativo composto por um representante de cada estado, indicado pelas respectivas ABIHs estaduais e do DF, para democratizar decisões relacionadas às ações da capacitação profissional, à luta por mais investimentos públicos em infraestrutura e pela redução da carga tributária nacional”, disse ele.



O novo presidente afirmou ainda que vai criar um Conselho Deliberativo para descentralizar as decisões, pois o seu objetivo é dar mais poder às ABIHs estaduais.” Em relação ao Conotel – o congresso anual da entidade –, Torquato afirmou durante a campanha que o assunto estará na pauta da primeira reunião. “Vamos discutir a permanência do Conotel no Rio de Janeiro e propor a realização de s mini Conotéis em cada uma das cinco regiões do Brasil, para ampliar o quadro associativo, que hoje está em torno dos 2,4 mil empreendimentos”, finalizou o presidente eleito.



Conheça a chapa vencedora "Integração Brasil"



Diretoria - presidente - Enrico Fermi Torquato (RN); vice-presidente - José Reinaldo Ritter (RS); diretor financeiro - Manoel Lisboa (SE), vice-diretor-financeiro - Tomaz Ikeda (DF), diretor administrativo - Nerleo Souza (ES), vice-diretor-administrativo - Henrique Lenz (PR), Conselho fiscal: Nan Souza(MA), Luciano Carneiro(GO), Antonio Santiago(PA) Suplentes : Katia Pimentel(SE), Conceição Krusser(RS) e Cristina Busse(MS).

CANDIDATOS PODERÃO FAZER A PROVA DA EMBRATUR NO RIO DE JANEIRO

Além da capital carioca, a seleção para o primeiro concurso da Embratur será realizada também nas cidades de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), autarquia do Ministério do Turismo, realizará seu primeiro concurso público para provimento de 84 vagas de nível médio e superior. No total, serão classificados 238 candidatos. Oitenta e quatro serão chamados imediatamente e, os outros, na medida em que as vagas estejam disponíveis.

A missão da Embratur é a promoção internacional do Brasil como destino turístico. O objetivo principal do concurso é profissionalizar o quadro de funcionários para potencializar a divulgação do país em um momento em que o Brasil será sede de grandes eventos como Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

Segundo o presidente da Embratur, Mário Moysés, o concurso é fundamental para reforçar o quadro da Embratur agora que cada vez mais o Brasil cresce diante dos olhos do mundo como destino turístico. “Nesta década, com a realização dos grandes eventos esportivos, teremos muito trabalho a fazer. Os novos servidores serão incorporados ao corpo técnico da instituição, trabalhando para que as políticas públicas da Embratur avancem e tenham continuidade”, explica ele.

Os candidatos de nível médio concorrerão para agente administrativo, com 34 vagas. Para o nível superior, as vagas serão distribuídas conforme segue: Administrador (5), Economista (5), Técnico de Comunicação Social (5), Técnico Especializado II (19) e Técnico Especializado IV (16); sendo os dois últimos para qualquer área de formação superior.

A seleção para o cargo de nível médio será composta apenas por prova objetiva. Os candidatos de nível superior passarão por três fases: prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos. A prova discursiva para o cargo de Técnico Especializado II será em inglês e para o Técnico Especializado IV em espanhol.

A remuneração para agente administrativo será de R$1.950,23. Os aprovados em nível superior receberão a remuneração de R$ 3.943,25, exceto o cargo de economista que terá remuneração de R$ 4. 834, 22. As inscrições poderão ser realizadas no período de 10 de novembro a 20 de dezembro. O edital foi lançado no dia 08 de novembro.

Serviço
Os candidatos poderão escolher em qual das seis capitais querem fazer a prova: Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Os candidatos selecionados ficarão em Brasília, onde fica a sede da Embratur. As inscrições estarão abertas até 20 de dezembro. A data provável de realização da prova é 6 de fevereiro de 2011. Os resultados definitivos da prova discursiva e convocação para avaliação de títulos estão marcados inicialmente para o dia 13 de abril de 2011.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.universa.org.br ou na CAC - Central de Atendimento ao Candidato, localizada na: SGAN 609, módulo A, Asa Norte, de 10h às 17h ininterruptamente, exceto finais de semana e feriados. A taxa de inscrição é de R$45,00 para nível médio e R$75,00 para nível superior.

ABAV/RJ e SINDETUR promovem jantar de confraternização dia 16

No próximo dia 16 (quinta-feira), a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ), em parceria com o Sindicato das Empresas de Turismo (SINDETUR), vai realizar seu tradicional jantar de confraternização de fim de ano. Intitulado Uma Noite no Museu, o evento vai acontecer às 20h, no Museu Histórico Nacional, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

“Anualmente, promovemos esse evento de confraternização no qual reunimos autoridades e profissionais do setor para, juntos, celebrarmos as conquistas alcançadas. E esse ano, em particular, embora tenha tido algumas turbulências, merece ser especialmente comemorado, pois, em geral, foi positivo para o setor de turismo”, comenta o presidente da ABAV/RJ, Luiz Strauss de Campos.

O cardápio do evento ficará a cargo do Pimenta Rosa e o som ficará por conta da banda teatral V-Trix, que promete oferecer ao público um show dinâmico e interativo com um repertório que inclui hits dos anos 60, 70, 80 e 90, além de sucessos da atualidade.

O jantar será organizado pela diretora adjunta de eventos da ABAV/RJ, Tânia Cesonis, e conta com o patrocínio do Grupo Águia e apoio da American Airlines, Banco Daycoval, Bessitur, Delta, Grupo High Light, Localiza, Marsans, Mic, Nascimento Turismo, New It, Nice Via Apia Turismo, Passaredo, Tam, Travel Ace e Trip Linhas Aéreas.

Os convites já podem ser obtidos na sede da entidade. O custo é de R$ 90.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ministro dos Esportes garante apoio para realização da Copa de 2014 em Natal

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, garantiu nesta quarta-feira (24), o apoio do Governo Federal para realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 na cidade do Natal. A declaração foi durante ligação telefônica da prefeita Micarla de Sousa para o ministro.

A garantia ocorreu no dia em que foi adiada a abertura dos envelopes com as propostas dos cinco consórcios interessados na construção do estádio Arena das Dunas, orçado em 420 milhões de reais. O motivo: nenhuma das empresas compareceu à Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Ao tomar conhecimento do adiamento da abertura dos envelopes, a prefeita Micarla de Sousa, imediatamente ligou para o governador Iberê Ferreira de Sousa e a governadora eleita, Rosalba Ciarline e marcou para próxima sexta-feira (26), na sede da Governadoria, às 10 horas, uma reunião para tratar das medidas serão adotadas para assegurar a permanência da cidade do Natal como sede da Copa do Mundo de 2014.

Sobre esta questão o ministro solicitou ainda, para próxima semana, uma reunião em Brasília entre a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, o governador Iberê Ferreira de Souza e a governadora eleita Rosalba Ciarline, com data a ser confirmada, para tratar dos trâmites relativos à copa

Definidas emendas coletivas da Bancada do Federal para o OGU 2011

EMENDAS DO RIO GRANDE DO NORTE AO OGU 2011

Emendas de

Consenso


UFRN - Centro de Convenções e outros investimentos


R$ 62 milhões

Ufersa - campus de Pau dos Ferros


R$ 15 milhões

Turismo - Divulgação do RN como destino nacional


R$ 60 milhões

Hospital universitário da UERN Mossoró


R$ 60 milhões

Emendas de

Remanejamento


Adutora do Bujari - Nova Cruz


R$ 10,5 milhões

Contorno rodoviário da cidade de Caicó


R$ 20 milhões

Duplicação da av. Francisco Mota, em Mossoró


R$ 10 milhões

Emendas

Indicadas pelos

parlamentares


Fábio Faria: Campus da Uern em Apodi


R$ 60 milhões

Felipe Maia: Drenagem e Pavimentação de Natal


R$ 80 milhões

Fátima Bezerra: Expansão e fortalecimento do IFRN


R$ 80 milhões

Henrique Alves: Apoio a projetos de desenvolvimento agrário


R$ 60 milhões

João Maia: Conclusão e equipamento do Terminal Pesqueiro


R$ 60 milhões

Rogério Marinho: Projeto Estado conectado


R$ 50 milhões

Sandra Rosado: Inclusão digital no RN


R$ 60 milhões

Betinho Rosado: Parque Tecnológico de Mossoró


R$ 60 milhões

Garibaldi Filho: coleta de resíduos sólidos


R$ 60 milhões

Rosalba Ciarlini: Hospital da zona Oeste de Natal


R$ 60 milhões

José Agripino: ZPE do Sertão - Assu


R$ 60 milhões

TOTAL: R$ 970,5 milhões

Prefeitura agenda reunião com Iberê e Rosalba sobre a Copa 2014

A Prefeita do Natal Micarla de Sousa quer conhecer os motivos do fracasso da licitação e debater, em conjunto com o governador Iberê Ferreira de Sousa e a governadora eleita, Rosalba Ciarlini, que medidas serão adotadas para assegurar a permanência da cidade do Natal como sede da Copa do Mundo de 2014. Para isso, a chefe do executivo municipal solicitou o agendamento de uma reunião emergencial para a próxima sexta-feira (26), na sede da Governadoria, às 10 horas.



Ao receber a informação da ausência de concorrentes na licitação pública em formato PPP (Parceria Público Privado) para a escolha da empresa que irá construir o Arena das Dunas, Novo Machadão, Micarla telefonou para Rosalba e Iberê marcando a reunião. O objetivo é conhecer motivos da ausência de empresas interessadas na concorrência e debater medidas a serem adotadas em conjunto. Micarla de Sousa também pretende estender o debate com os representantes do Governo Federal, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Internacional de Futebol (Fifa). “Este é o momento em que todos devem se unir e disponibilizar esforços. O que coube até o momento à Prefeitura do Natal fazer em relação à copa, foi cumprido na íntegra. E fomos bem mais além com a captação de recursos para obras importantes para realização da competição”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.



Todas as etapas foram cumpridas



No processo de condução do projeto da Copa do Mundo 2014 em Natal, a Prefeitura da capital cumpriu com todas as obrigações que lhe foram atribuídas. Entre estas metas, a Prefeitura licenciou a área para a demolição do Machadão e construção da Arena; Executou e aprovou 11 projetos de mobilidade urbana junto ao Governo Federal (R$ 330 milhões em obras); Executou e aprovou junto ao Governo Federal projeto para construção do túnel de drenagem do entorno da Arena das Dunas (R$ 180 milhões); Quitou mais de R$ 1 milhão de dívidas trabalhistas da antiga Fenat; Realizou a cessão do terreno da Arena das Dunas para o Governo do Estado para a realização do processo de concorrência da Arena das Dunas.



Investimentos em mobilidade urbana assegurados:



Construção do corredor estrutural Oeste, com faixa exclusiva para ônibus na BR-226 (R$ 39,5 milhões); Construção do Complexo Viário da Urbana (R$ 36,1 milhões); Reestruturação geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, incluindo construção de pontilhão elevado e viaduto (R$ 23 milhões); Entrocamento da Av. Capitão Mor Gouveia com Av. Prudente de Morais (R$ 26,1 milhões); Entrocamento da Av. Prudente de Morais com Rua Raimundo Chaves (R$ 18,2 milhões); Entrocamento da Av. Prudente de Morais com a Av. Lima e Silva (R$ 75,4 milhões); Entrocamento da Av. Lima e Silva com a Av. Romualdo Galvão (R$ 21,6 milhões); Entrocamento da Av. Sen. Salgado Filho com a avenida Sen. Salgado Filho –marginal (R$ 9,2 milhões), Entrocamento da Capitão Mor Gouveia com Sen. Salgado Filho (R$ 28,3 milhões).



PAC II



- Garantia de recursos junto ao Governo Federal cerca de R$ 180 milhões, resultado da inclusão dos projetos natalenses do PAC I, para obras de drenagem, urbanização e pavimentação em diversas áreas de Natal.



- Aprovado um dos principais projetos tem relação direta com a realização da Copa do Mundo de Futebol em Natal em 2014, que é o túnel de drenagem a ser localizado na área onde será construído o estádio Arena das Dunas. O projeto está orçado em R$ 126 milhões.



- Aguardando resposta do Governo Federal sobre a aprovação de projetos que somam mais R$ 371 milhões, que incluem projetos nas áreas de mobilidade urbana e drenagem.



- Na área do Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC Social), a Prefeitura do Natal aguarda R$ 21.563.313,94 (construção de creches, praças, unidades de saúde e quadras).



Qualificação



- Além das obras de infraestrutura, a Prefeitura do Natal também preocupa-se com a qualificação profissional dos profissionais que aturarão nos serviços natalenses durante a competição. Com relação a isso a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) com apoio do Ministério do Turismo e a Fundação Universa está promovendo até a próxima sexta-feira (26) cursos de capacitação para diversas categorias profissionais. Os cursos são um treinamento inicial visando os preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Estão sendo oferecidos cursos nas seguintes modalidades; Atendimento ao Turista: Meios de Hospedagem”, “Atendimento ao Turista: Bares e Restaurante”, “Como Comunicar e se Relacionar com o Turista” e “Como atrair o Turista para seu negócio e para a sua cidade”. Serão treinados durante esta semana 250 pessoas com as aulas sendo realizadas pela manhã nas seguintes modalidades: “Atendimento ao Turista: Meios de Hospedagem”, “Atendimento ao Turista: Bares e Restaurantes”, “Como Comunicar e se Relacionar com o Turista” e “Como atrair o Turista para seu negócio e para sua cidade”.

Enoforum-Vinhos do Alentejo conquista 2 medalhas em concurso internacional em Singapura

Os dois vinhos premiados estão no mercado brasileiro


Dois vinhos da Enoforum Wines - Vinhos do Alentejo, presentes no mercado brasileiro, acabam de ser premiados na 7ª edição do Wine Singapure Award: Alem (Syrah e Touriga Nacional) e Alentex Reserva (Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouchet) receberam medalhas de bronze.

O concurso, que avaliou rótulos de vários países, foi realizado durante um grande evento que incluiu mostra internacional de vinhos e palestras de especialistas, com destaque para a do enólogo francês Michel Rolland, o maior consultor de vinhos do mundo.

Os vinhos
O vinho Alem representa a moderna enologia do Alentejo elaborado com duas castas consagradas: Syrah, uma das mais conhecidas internacionalmente, e Touriga Nacional, uma das mais conceituadas castas portuguesas

O Alentex Reserva, com corte mais tradicional, é um top de linha alentejano e está presente no mercado brasileiro desde o começo do ano.

Os vinhos da Enoforum são importados no Brasil pela CCA Alimentos, empresa sediada no Rio de Janeiro que destaca-se também pela produção de laticínios de cabra (marca Caprilat).

Além desses dois vinhos premiados no Singapura Wines Award, chegam ao Brasil os seguintes vinhos da Enoforum:

Alentex Branco DOC (uvas Antão Vaz e Arinto),




Alentex Rosé DOC (uvas Castelão e Aragonês vinificado em rosé),




Alentex Tinto DOC (Trincadeira e Aragonês), e




Alentex Tinto Premium (também Trincadeira e Aragonês de partidas selecionadas)




A Enoforum possui duas outras linhas de vinhos regionais alentejanos, trazidas para o Brasil pela CCA (Real Forte e Finisterra), legítimos representantes de uma característica daquela região que os consumidores brasileiros começam a valorizar: a ótima relação qualidade-preço.

Enoforum Wines – www.enoforumwines.com
CCA Alimentos – (21) 3799-8100

Festival Gastronômico da Pipa é destaque no II Consultur






O Festival Gastronômico da Pipa, que em outubro deste ano realizou sua sétima edição, será destaque como case de sucesso no II Consultur - Simpósio de Consultoria Turística: O setor de A&B no Turismo, evento que acontece na manhã desta sexta-feira, 26, no auditório do Sebrae. A palestra sobre o Festival será apresentada pelo coordenador geral, Cláudio Freitas, às 11h30. Na seqüência, haverá um debate de encerramento, momento no qual todos os participantes do Simpósio poderão realizar suas perguntas para os palestrantes.



O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.consultur2.webnode.com.br. A organização pede aos inscritos que levem um quilo de alimento não perecível para doação ao GACC. Informações sobre o II Consultur: 84 8834 1352 / 84 9105 9863 / 84 9966 9055 / Email: consultur2010@hotmail.com.

RN EM FESTA, O POTIGUAR FERMI TORQUATO FOI ELEITO HOJE EM BRASILIA PRESIDENTE NACIONAL DA ABIH PARA UM MANDATO DE TRES ANOS


Fermi Torquato,nasceu em Natal, tem 48 anos, é formado em Engenharia Civil e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e pelo ISCTE/INDESG, de Lisboa. Recentemente, cursou Inglês para Executivos em Cicinnati (EUA), no Cincilínguas. Foi eleito hoje (24) em Brasilia presidente nacional da ABIH. Sua chapa conquistou 47 votos contra 42 . O maior desafio segundo ele, que falou com exclusividade para esta jornalista, é mudar o modelo de gestão da ABIH. "Vamos fazer um grande conselho deliberativo", disse ele. Emocianado, mas muito humilde e sempre simpático, Fermi pretende entre suas ações qualificar a mão de obra na hotelaria, que alias já vem sendo feita em relação a dois grandes acontecimentos, a copa do mundo de 2014 e as olimpiadas de 2016, e no crescimento do turismo interno.

Ele entende este processo importante onde a hotelaria nestes ultimos 15 anos teve grande impulso, sendo considerada principal atividade econômica do país. O mandato de tres anos, de 2011 a 2013.

Definidas emendas coletivas da Bancada do Federal para o OGU 2011

Os deputados e senadores do Rio Grande do Norte definiram as 18 emendas coletivas indicadas para o Orçamento Geral da União do próximo ano em reunião no início da tarde desta quarta-feira (24). Os investimentos totalizam R$ 970,5 milhões, e prevêem obras de infra-estrutura urbana, implantação de projetos na área de tecnologia, construção de hospitais em Natal e Mossoró, apoio às três universidades públicas – UFRN, Ufersa e UERN. Segundo o coordenador da Bancada Federal, deputado Fábio Faria, houve consenso para a realização de obras e ações de grande relevância para o Rio Grande do Norte.



“As quatro emendas consensuais vão contemplar a divulgação do turismo potiguar para todo o Brasil e também as universidades públicas com atuação no Rio Grande do Norte. No caso da UERN, decidimos pela construção de um hospital universitário materno-infantil em Mossoró, onde há curso de medicina, para oferecer oportunidade aos estudantes de fazer residência e ainda contribuir com os serviços de atendimento à saúde pública na região”, explicou Fábio Faria. Outras três emendas de remanejamento foram destinadas para a construção da Barragem do Bujari, em Nova Cruz, que terá capacidade de 33 milhões de metros cúbicos de água, ocupando uma área de bacia hidrográfica em torno de 553 km; o contorno rodoviário da cidade de Caicó; e a duplicação da avenida Francisco Mota, em Mossoró.



Onze emendas foram indicadas por cada um dos deputados e senadores. O deputado Fábio Faria apontou a instalação de um campus universitário da UERN na cidade de Apodi, o que vai beneficiar municípios de toda a região do Médio Oeste; Fátima Bezerra sugeriu o projeto de expansão e fortalecimento do Instituto Federal de Ensino (IFRN); Felipe Maia indicou obras de drenagem e pavimentação para a cidade de Natal; Betinho Rosado voltou a sugerir a implantação de um Parque Tecnológico em Mossoró; Sandra Rosado quer a execução de projetos de inclusão digital para todo o RN; a tecnologia também foi defendida por Rogério Marinho, com o projeto Estado Conectado; João Maia decidiu por investimentos na conclusão e equipamentos do Terminal Pesqueiro de Natal; e o deputado Henrique Alves escolheu apoio a projetos de desenvolvimento do setor agropecuário.



A senadora Rosalba Ciarlini, que em janeiro assumirá o Governo do Estado, indicou a construção de um hospital na zona Oeste de Natal. O senador José Agripino decidiu pela Zona de Processamento e Exportação de Assu, chamada ZPE do Sertão, e Garibaldi Filho quer investimentos na coleta de resíduos sólidos do Rio Grande do Norte.

NOVA IMAGEM DO BRASIL SERÁ DISCUTIDA EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA EMBRATUR

Evento reunirá os especialistas Eulogio Bordas e Simon Anholt, dias 29 e 30 de novembro, em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21

A capital federal sediará debate internacional sobre a construção da imagem do Brasil, tema que se torna cada dia mais atual com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Que Brasil é este que o mundo conhecerá? Que Brasil será apresentado ao mundo? O seminário A imagem do país e a promoção turística internacional, que será realizado dias 29 e 30 de novembro, pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21, reunirá o consultor espanhol Eulogio Bordas e o conselheiro político Simon Anholt. O evento será aberto ao público e as inscrições são gratuitas. A organização do evento é do Instituto Marca Brasil e as pessoas interessadas podem se inscrever pelo site www.marcabrasil.org.br e também pelo e-mail seminário@marcabrasil.org.br até sábado, dia 27 de novembro.

Desde 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur é a responsável pela promoção da imagem do Brasil no exterior. A vinda dos especialistas ao país será uma oportunidade para que profissionais de turismo, tanto do setor privado, quanto de órgãos públicos, troquem experiências e tenham referências internacionais quando o assunto é a marca de um país.

“Queremos promover uma grande reflexão sobre os próximos passos da construção da imagem do Brasil no exterior. Este é o momento de buscar informações para que estejamos preparados para os novos desafios”, diz o presidente da Embratur, Mário Moysés. De acordo com ele, o Brasil trabalhará para deixar legado que garantirá o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo brasileiro nas décadas que virão. Da mesma forma, está se preparando para maximizar os resultados da projeção que terá nos próximos anos.

ESPECIALISTAS

Durante o seminário, os participantes poderão ter contato com duas grandes referências do turismo mundial:

O espanhol Eulogio Bordas é CEO do The Tourism Consultants, empresa líder de mercado na área dos serviços de consultoria em turismo e hotelaria em Barcelona. Emprega mais de 40 especialistas no setor e já trabalhou em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, a empresa conta com equipes destacadas no México, Dubai, Marrocos, Croácia, Albânia e na Espanha. A Dream Resorts Factory faz parte da The Tourism Consultants, onde Bordas é o presidente.

Já Simon Anholt é um conselheiro político independente, autor e pesquisador. Especialista em reputação e identidade nacional, diplomacia pública e percepções públicas das nações e cidades e regiões, trabalha em colaboração com chefes de estado, governo, ministros, líderes do setor privado e sociedade civil. Anholt desenvolveu os conceitos de “marca país” e “placebrand”, lançou e agora edita a revista trimestral Place Branding and Public Diplomacy, a única publicação acadêmica neste campo.

Além de fazer palestra, pela manhã, os especialistas participarão de painéis, nas tardes de cada dia, para debater temas como a imagem do país e a relação com ações governamentais, o cenário competitivo nacional, o planejamento e a promoção turística.

Serviço:

Data: 29 e 30 de novembro.
Local: Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, Distrito Federal.
Inscrições: gratuitas e abertas até sábado (27 de novembro) pelo site www.marcabrasil.org.br e também pelo e-mail seminário@marcabrasil.org.br

GOL e Noar passam a oferecer Mossoró (RN) como destino

A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, inicia a venda de passagens para Mossoró (RN), em operação conjunta com a NOAR Linhas Aéreas, empresa brasileira de aviação regional. O acordo entre as companhias já contempla voos entre Recife e Caruaru; Recife e Aracaju, com escala em Maceió; Recife e Natal, com escala em João Pessoa; e, nos finais de semana, voos para Aracaju, com escala em Maceió. A partir da próxima terça-feira, 30, passará a operar o trecho Natal – Mossoró.



Com a parceria, além da incorporação dos destinos de Caruaru e Mossoró à sua malha, a GOL, passou a oferecer novas ligações diretas entre destinos da região Nordeste. Os clientes provenientes de voos operados pela GOL em conexão para os voos da NOAR, poderão realizar somente um check-in e despachar sua bagagem até o destino final.



“Para a GOL, este acordo é estratégico, pois amplia a capilaridade regional de sua malha”, destaca Claudia Pagnano, Vice-Presidente de Mercado da Companhia. “A incorporação de Mossoró irá potencializar a procura de viagens para Nordeste”, acrescenta. Clientes GOL com destino a Mossoró tem opção de voos partindo de Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Confins (MG) e Campinas (SP), com a escala em Natal.



As passagens são atrativas para quem costuma se programar. Adquiridos com quatro dias de antecedência, os voos programados até o dia 15 de dezembro são encontrados a partir de R$ 458, partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro, ou de Confins por R$ 398 e Campinas por R$ 388. Já viagens com origem no Distrito Federal saem a partir de R$ 428.



Sediada no Recife, a NOAR Linhas Aéreas iniciou operações no dia 14 de junho de 2010, com a intenção de promover a ligação entre capitais do Nordeste brasileiro e grandes centros urbanos do interior. A empresa opera com duas aeronaves LET-410, modelo bimotor turbo-hélice com capacidade para transportar até 19 passageiros. O L-410 possui um custo operacional em curtas distâncias muito abaixo das aeronaves da sua categoria.



Os bilhetes estão disponíveis para compra até a ante-véspera da data do voo, no site da GOL (www.voegol.com.br), via call center (0300 15 2121), nos aeroportos, lojas e nas agências de viagens. O acordo não inclui o acúmulo de milhas SMILES nos voos da NOAR.





Sobre a GOL



A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 12 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL ― oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.