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sábado, 23 de outubro de 2010

ABAV afirma que responderá à altura às imposições da IATA Brasil

Presidente da ABAV diz que levará corte do comissionamento ao Cade durante a abertura do 38º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens

e Feira das Américas - ABAV 2010



O corte no comissionamento dos agentes de viagens deu o tom da abertura do 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2010, iniciado hoje, às 11h, no Riocentro, Rio de Janeiro. O presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), disse que a instituição "responderá à altura" a imposição da Travel Agent Service Fee, a Tasf, instituída pela International Air Transport Association -- IATA, que permite processar os valores cobrados pela emissão de bilhetes ou por outros serviços prestados pelas agências.



"Os agentes repudiam a forma como a gerência IATA Brasil conduziu as negociações relativas à TASF, se utilizando do poderio econômico de suas associadas para oprimir os agentes", afirmou o presidente. A ABAV 2010 prosseguirá até a próxima sexta-feira, 22 de outubro.



Ele ressaltou que, apesar da indignação pela intransigência das companhias aéreas, os agentes precisam, mais do que nunca, se voltar para seus clientes - "neles residem a chave da nossa sobrevivência", destacou o dirigente, ressaltando o motivo da escolha do tema central do congresso, Agente e Cliente: a Melhor Relação.


Para ele, falta respeito das companhias aéreas ao consumidor, que, em nome da competitividade mercadológica, "jogam nossos clientes em assentos que desafiam a ergonomia, os submetem a atrasos e cancelamentos injustificáveis". E ainda questionou a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. "Se não for pela internet, o consumidor pagará mais caro. A venda de bilhete aéreo não pode se resumir a um self-service digital. Esse serviço é uma concessão do Governo, que por sua vez precisa garantir o acesso do consumidor às tarifas aéreas de forma igualitária, seja qual for o canal de venda. E a ANAC? O que está fazendo?", acrescentou.



O presidente lembrou ainda que, com o surgimento da nova classe média brasileira, muitos potenciais consumidores precisarão de assistência para realizar sua primeira viagem. "Precisamos despertar para este mercado, saber como buscar esse cliente onde ele estiver."



Eleições presidenciais



A falta de propostas específicas para o turismo dos candidatos ao 2º turno nas eleições presidenciais também foi alvo de crítica de Ferreira, sendo bastante aplaudido pela platéia. Ele ainda citou a parceria que a ABAV tem mantido com os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro como um bom exemplo de comprometimento com o desenvolvimento da atividade.



Ele ainda cobrou a regulamentação da atividade dos agentes, parada há 10 anos no Congresso, esperando aprovação. O Projeto de Lei (5.120/2001) normatiza as relações comerciais entre agentes e consumidores.



Compuseram a mesa de abertura da ABAV 2010 o ministro de Turismo, Luiz Barreto, acompanhado do companheiro de pasta de Portugal, Bernardo Trindade, o governador e o vice-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da comissão no Senado, Neuto do Couto, e a presidente do Fórum Nacional de Secretários e dirigentes estaduais de Turismo, Nilde Brum.



Na platéia, além de agentes de viagens vindos de vários pontos do Brasil, um time de autoridades formado por parlamentares, dirigentes de entidades empresariais do setor e representantes de países prestigiou o evento.

HOTELERA POSADAS LANÇA O CAESAR BUSINESS SALVADOR BAHIA CONSTRUÍDO EM PARCERIA COM A FATOR REALTY

A ABAV 2010, que se realizou entre os dias 20 e 22 de outubro, foi palco de lançamento da próxima unidade da Hotelera Posadas no Brasil. Depois da abertura em Manaus, no mês de julho, Posadas, a maior operadora hoteleira de origem latino-americana, lança o Caesar Business Salvador Bahia, construído em parceria com a Fator Realty.



Com a abertura, cuja construção do pool hoteleiro demandou investimentos de R$ 46,6 milhões, o Caesar Business Salvador Bahia, torna-se a 12ª unidade da Hotelera Posadas no País e marca, ainda, o início da operação do grupo na região Nordeste.



Além da diversidade cultural, patrimônio histórico e belezas naturais, Salvador é um dos principais destinos da América do Sul, respondendo por 28% do fluxo turístico doméstico com destino ao Estado, além de ser a primeira cidade do Estado na preferência do turista estrangeiro. “A capital baiana é uma referência no turismo para a região Nordeste, para o Brasil e para o continente. Estamos preparados para atender a uma parcela significativa da demanda hoteleira da cidade, tanto no segmento de negócios, nosso target prioritário, como no de lazer”, diz Francisco Gutierrez, diretor-geral da Hotelera Posadas para a América do Sul. O executivo complementa, ainda, que “para nós, a abertura desta unidade é muito estratégica, pois marca a chegada do grupo na região com um hotel de categoria Business Class, moderno, bem-estruturado e com um conceito inovador”, afirma.



Para a diretora de vendas da Hotelera Posadas para a América do Sul, Márcia Brown, “a chegada da marca Business ao mercado nordestino, com operação em uma cidade das mais importantes na região é, sem dúvida, um passo importante para a Hotelera Posadas na ampliação da sua operação no Brasil”.



O Caesar Business Salvador Bahia, segundo Paulo Fabbriani, diretor da Fator Realty, vem atender a demanda do turismo executivo da cidade, principalmente na Pituba, região da Tancredo Neves.



O empreendimento compreende do térreo ao 9º andar, pool hoteleiro com 154 apartamentos, e do 10º andar ao 17º mais cobertura, área residencial com apartamentos de sala e suíte - 32 lofts e 40 lineares. As residências não estão ligadas ao hotel, mas os moradores poderão usufruir do conforto dos serviços de um Caesar Business por meio do sistema pay-per-use.



O Caesar Business Salvador Bahia está localizado no Bairro de Pituba, bem ao lado da av. Tancredo Neves, distante apenas 30 minutos do Aeroporto Internacional de Salvador, cinco minutos do Centro de Convenções de Salvador e 20 minutos do centro histórico.



Os apartamentos do pool hoteleiro (94 Standard, 56 Luxo, duas suítes Junior e dois apartamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais) são equipados com ar-condicionado central, TV a cabo, isolamento acústico e cofres digitais individuais. Todo o edifício, incluindo os apartamentos, conta com internet wi-fi gratuita para os hóspedes.



Para eventos, convenções e reuniões, o Caesar Business Salvador Bahia oferece três salões moduláveis com capacidade para até 250 pessoas em auditório, além de duas salas para pequenas reuniões, com capacidade para oito pessoas.



O hotel também dispõe de um restaurante – o Amaranto, com 76 lugares, deck com 40 lugares – e lobby bar, com 26 lugares. O hotel oferece também Business Center totalmente equipado, completa infra-estrutura tecnológica com internet banda larga, serviço de VPN e vídeo conferência, além de lazer com piscina e fitness Center.



Hotelera Posadas planeja investimentos de 350 milhões na América do Sul

Neste ano de 2010, a Hotelera Posadas anuncia um importante plano de desenvolvimento no mercado nacional e sul-americano. O projeto prevê investimentos de R$ 350 milhões, focados em hotéis com conceito Business Class, com a marca Caesar Business, e hotelaria econômica, com a bandeira One Hoteles, que deve se estabelecer nas principais capitais brasileiras, a partir de 2011.



Segundo Francisco Gutiérrez, diretor-geral da Hotelera Posadas para a América do Sul, “este ano representa o início da segunda fase de nossa atuação sul-americana. Comemoramos o encerramento da primeira fase de nossa implantação na região e iniciamos a segunda, muito otimistas com as perspectivas que o mercado oferece – não só ao Grupo, mas também ao setor hoteleiro regional”.



Além da expansão, a Hotelera Posadas tem programada a renovação de uma unidade muito importante para a rede Caesar Park, o Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema.



Sobre a Hotelera Posadas

Posadas é a maior operadora hoteleira de origem latino-americana. Com mais de 110 unidades operando sob as bandeiras Caesar Park, Caesar Park Silver, Caesar Business, Live Aqua, Fiesta Americana Grand, Fiesta Americana, Fiesta In e One, dispõe de mais de 15,5 mil colaboradores e mais de 20 mil apartamentos em 51 destinos no Brasil, Argentina, Chile e México.

FERMI TORQUATO CANDIDATO A PRESIDENCIA DA ABIH NACIONAL RECEBE IMPRENSA NO RIO DE JANEIRO



O hoteleiro Fermi Torquato do Rio Grande do Norte, recebeu imprensa de varios cantos do país na sexta(22) para um jantar num restaurante do bairro da Barra, no Rio de Janeiro para apresentar suas ações e plataforma de campanha em prol da eleição da presidencia da ABIH nacional. Recebeu jornalistas de norte a sul do país e mais a presença do jornalista Silvério Scanto do press tur de Portugal.

MSC CRUZEIROS CRITICA INFRA-ESTRUTURA DOS PORTOS BRASILEIROS






O diretor geral do Brasil e para a América Latina da MSC cruzeiros, Roberto Fusaro e o diretor comercial da MSC, Adrian Ursilli, receberam agentes de viagens e a imprensa para um almoço a bordo do MSC Armonia, atracado no píer de Mauá, no Rio de Janeiro na sexta-feira(22) . Roberto Fusaro foi bem franco e falou da realidade brasileira. A MSC cruzeiros que conta com 11 navios em sua frota vai operar nesta temporada que começou dia 04 de outubro e vai até abril de 2011, com cinco navios e para o próximo ano serão apenas quatro. Apesar do Brasil possuir tantas belezas naturais, ele ressaltou que no entanto os portos que os navios podem atracar são poucos que tem condições de receber, como o do Rio de Janeiro, Santos(SP) e Salvador. “ Precisamos de muita infra-estrutura”, ressaltou Fusaro. No ano passado a MSC cruzeiros líder no mercado no Brasil tentou realizar escalas na região Nordeste, porém sem a menor infra-estrutura para atender os passageiros e sem contar os aumentos das taxas portuárias. Fusaro afirmou que a MSC cruzeiros quer colaborar e já anda em negociação com autoridades de dois portos, porém não quis revelar quais.
Roberto Fusaro foi mais adiante, explicando que no Rio de Janeiro por exemplo, é pago R$130 reais por pessoa em desembarque e embarque, e já em Barcelona na Espanha apenas 7 euros por passageiros embarcados. Segundo Fusaro, os cinco navios desta temporada, Armonia, Musica, Orquestra, Opera e Lírica transportarão 300 mil hóspedes: “Faremos 443 escalas, sendo dessas 84 no Rio de Janeiro. Segundo ele, as despesas diretas em torno de R$ 233 milhões (combustível, insumos e mão de obra), além de movimentar os gastos dos passageiros, que gastarão aproximadamente R$ 4.2 milhões nas cidades ”,ressaltou. Os cinco navios aportarão em 13 cidades brasileiras.

Sobre o MSC Armonia
O MSC Armonia conta com moderna infra-estrutura, decoração clean e excelente serviço de bordo, projetado para agradar a todos os gostos, reúne ainda todas as características e necessidades adequadas ao perfil do público brasileiro. Nele, os hóspedes podem usufruir de ambientes aconchegantes, com 4 restaurantes, área aberta com 2 piscinas para adultos e 2 piscinas para as crianças, 2 jacuzzis, 9 bares, boate, sala de jogos, lojas, teatro, salão de beleza, SPA, sauna, academia e mini golf. O preço do cruzeiro pode custar a partir de US$ 346 em cabine interna. O MSC Armonia tem como capitão Josepp Galano

CRISTINA LIRA E RONNIE PEREZ, GERENTE GERAL DA MALKU EXPEDITION DO EQUADOR NA ABAV 2010

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FOTOS DA ABAV 2010





MAIS BRASIL NO EXTERIOR Embratur anuncia parceria que ampliará participação de operadoras de turismo em feiras no exterior




Aumentar em 30% a participação de operadoras de turismo em feiras no exterior. Essa é a principal meta do protocolo de intenções assinado na tarde da quinta-feira (21/10), durante o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010, pelos presidentes do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), José Eduardo Barbosa, da Brazilian Incoming Travel Organization (Bito), Salvador Saladino, e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz Moreira.
Moysés explicou que os operadores de turismo terão descontos para participar no estande do Brasil: 50% para feiras realizadas na Europa e América do Norte e 75% para eventos que acontecem na América Latina. "O nosso grande objetivo, além de aumentar o número de operadores nos eventos no exterior, é apoiar esses profissionais e valorizar o papel das operadoras para que possam aproveitar a participação nas feiras de forma cada vez mais eficaz", afirmou o presidente da Bito, Salvador Saladino.
Ainda durante a reunião em que foi anunciado o termo de cooperação entre as entidades, o presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz Moreira, lembrou que a projeção internacional do Brasil está cada vez maior. “O poder de atração do Brasil aumentou muito nos últimos anos, nós precisamos aproveitar o momento. Em todo lugar em que chego há pessoas falando do Brasil.”
As possibilidades de ofertas para tornar o país mais competitivo também foram discutidas pelos parceiros. O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), José Eduardo Barbosa, reforçou a ideia de haver uma política conjunta entre a Embratur, MTur, Braztoa e Bito para incrementar o turismo no Brasil. “Nós temos que pensar nos consumidores, conversar com as agências de viagem e companhias aéras para termos um esforço conjunto nesse sentido’’.
O diretor de produtos e destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, explicou que as feiras têm grande importância estratégica na política de promoção do país no exterior. "Além de ser local de encontro e negócios de um grande número de profissionais, é um momento em que promovemos toda a diversidade cultural e natural do Brasil, os nossos melhores produtos turísticos", afirmou. Em 2010, a Embratur participou de 41 feiras internacionais, sendo 21 comercializadas pela Confederação de Conventions Bureaux e as demais de participação institucional.

MINISTRO DO TURISMO VISITA ESTANDE DO RN DURANTE A ABAV





VEJA QUEM FOI NA ABAV 2010 NO RIOCENTRO , NO RIO DE JANEIRO





TEMPO DE AVENTURA VEM SE ESPECIALIZANDO NOS ÚLTIMOS ANOS NA REALIZAÇÃO DE GRANDES EVENTOS, CONVENÇÕES E VIAGENS DE INCENTIVO

Até este domingo(24) a Tempo de Aventura operadora,recebe em Natal um Famtour com importantes representantes das mais variadas multinacionais em atuação no Brasil, com destaque para Samsung, Sony, Votorantim, Becton and Dickinson, Diageo, Itau-Unibanco, Alcatel, Altitude Software e Klabin, este fam tour tem como objetivo a captaçao de importantes eventos e convençoes para o ano de 2011.

A empresa MXM Logística de Eventos de Sao Paulo ,está presente também na organizaçao deste fam tour com o propósito de trazer a cidade estes seus potenciais clientes vissando a organizaçao de grandes convenções e eventos.

Em parceria com o Serhs Natal Grand Hotel, um dos maiores Resorts de praia do nordeste brasileiro, a Tempo de Aventura criou uma programação especialmente diversificada, oferecendo a oportunidade dos visitantes conhecerem o que há de melhor no RN

Dentre os atrativos, destaque para um passeio a Praia da Pipa em Jipes Land Rover com almoço especial no novo empreedimento do grupo Serhs em Pipa o Serhs Villas de Pipa, um jantar especial no Restaurante Camarões e brindes especialmente elaborados por artesãos locais, evidenciando o potencial do RN para a organização completa de grandes eventos.

CVC TERÁ 2.660 VOOS FRETADOS NA TEMPORADA DE VERÃO

Operadora anuncia recorde de ofertas em pacotes de viagens nacionais e internacionais

Para atender à forte demanda por viagens na próxima temporada de férias, a CVC, operadora líder na preferência dos brasileiros, aproveita a realização da 38ª Feira das Américas, no Rio de Janeiro (RJ), para anunciar o lançamento de sua programação de roteiros nacionais e internacionais, com embarques confirmados até Junho de 2011.

Somente entre dezembro de 2010 e início de março de 2011, a CVC terá 2.660 voos fretados à disposição dos turistas, com saídas das principais cidades brasileiras rumo a paraísos naturais no Brasil e no exterior, contemplando cerca de 200 voos fretados por semana – volume 25% superior ao período do ano passado.

Valter Patriani, presidente da operadora CVC, diz que o aumento reflete a gradativa mudança de hábito do brasileiro, que começa a perceber a facilidade e a economia em viajar com assistência. “Além do custo da viagem ser bastante atrativo, o pacote em voo fretado traz benefícios como horários tranquilos para viajar, economia no custo do pacote e, ainda, gera emprego e renda a cada destino turístico”, diz.

Ao todo, somente nessa próxima alta temporada, a CVC vai oferecer uma oferta de mais de 700 mil lugares, em roteiros aéreos, rodoviários, rodoaéreos e marítimos.

Cerca de 60% desse volume de voos contratados para 2011, com origens em cerca de 20 cidades brasileiras, terá como destino final cidades do Nordeste – Porto Seguro (BA), Natal (RN), Maceió (Al) e Fortaleza (CE) lideram a preferência dos brasileiros no verão, e receberão a cada semana, em média, 30 mil clientes da operadora.

Atenta à demanda por viagens internacionais, outra grande novidade da CVC para a temporada de férias é a operação de voos fretados para Las Vegas (EUA), que agora passa a contar com o primeiro e único voo direto do Brasil.

Em 2011, a CVC também apostará forte na programação “Mundo para Brasileiros”, que são viagens exclusivas para brasileiros, com acompanhamento de guia turístico desde a saída do Brasil, entre outros serviços diferenciados. Serão 550 viagens desse tipo em 2011, contra 260 realizadas em 2010 – um aumento de mais de 100%. Novos roteiros também incrementam a programação, entre eles: “Brasileiros na Itália com Croácia”, “Brasileiros na Turquia”, Brasileiros em Israel e Jordânia” e “Brasileiros na Itália e Costa Azul”.

Entre os cruzeiros, a CVC apresenta na ABAV a sua programação com seus cinco transatlânticos da temporada 2010/2011 – CVC Soberano, CVC Imperatriz, CVC Zenith, além dos estreantes CVC Horizon e CVC Bleu de France, esse último dedicado ao roteiro exclusivo por Fernando de Noronha, que juntos atenderão a 180 mil passageiros (contra 150 mil da temporada anterior), no período de novembro de 2010 a maio de 2011.

Todas essas novidades fazem parte do planejamento da operadora em dobrar suas vendas até 2014. Para 2010, a meta é embarcar 2,5 milhões de passageiros em viagens nacionais e internacionais, contra 2 milhões atendidos ao longo do ano passado.


CVC EVENTOS É LANÇADA OFICIALMENTE AO MERCADO

Nova unidade tem como foco atender às agências de viagens e ao mercado de turismo de negócios, com a captação, operação e distribuição de eventos


Após um ano de atividades, período em que constituiu seu formato, estrutura e equipe de trabalho, a unidade de negócios CVC Eventos é lançada oficialmente ao mercado nessa quarta-feira, dia 20 de outubro, durante a realização da 38ª Feira das Américas (ABAV), que reúne o trade turístico nacional no Rio de Janeiro (RJ).

Concebida pela área de Estratégia e Novos Negócios da CVC, sob o comando de Vitor Bauab, a CVC Eventos tem como objetivo dar suporte ao mercado em geral e, em especial, às agências de viagens, por intermédio das Filiais CVC de Atendimento às Agências de Viagens, na captação, concepção, distribuição e operação de eventos.

“Lançamos essa área com o objetivo de somar forças, e não dividir participações, já que colocaremos nossa expertise em criação de produtos, operação e distribuição à disposição de agências de viagens, empresas de organização de eventos, entidades e empresas no geral”, explica Bauab.

Um dos exemplos mais recentes desse suporte pôde ser observado na recente atuação da CVC Eventos como Operadora Oficial da Fórmula Indy no Brasil, ocasião em que foi responsável desde a logística de transporte, hospedagem e traslados aos donos de escuderias, equipes de pilotos e mecânicos que saíram de diferentes países rumo ao Brasil, até a criação e distribuição de pacotes de viagem específicos para o campeonato, que foram colocados à disposição do público em geral e vendidos de norte a sul do País, em toda a rede de lojas exclusivas e credenciadas da CVC.

Instalada na Rua da Consolação, 348, em São Paulo, a CVC Eventos é formada por uma equipe de 12 profissionais. À frente, está Marcos Franquilino, o “Frank”, que acaba de ser contratado como gerente de grupos e eventos, tendo trabalhado nos últimos 20 anos no Rio Quente Resorts, na área de atendimento a grupos e excursões.

COSTA PACIFICA VEM PELA PRIMEIRA VEZ AO BRASIL

Inédito em águas brasileiras, o Costa Pacifica tem como tema a música. Além de trilha exclusiva adaptada aos ambientes do navio, comporta um estúdio de gravação para os hóspedes

Como sempre faz todos os anos, a empresa traz um navio inédito, o Costa Pacifica (114.500 t), que tem o Nordeste como destino. Além dele, são esperados ainda o Costa Fortuna, que segue para Argentina, e o Costa Magica rumo ao Prata, com saídas a partir do Rio de Janeiro.

Lançado em 2009, o Costa Pacifica é o penúltimo navio inaugurado. Gêmeo do Costa Concordia e do Costa Serena, é também conhecido como “navio da música” e ocupa lugar de destaque no Guiness Book por ter sido lançado pela primeira vez na história simultaneamente com outro transatlântico, o Costa Luminosa.

Com capacidade para 3.780 hóspedes, um dos maiores do mundo, trata-se de um navio de 500 milhões de euros. Sua madrinha é a cantora israelense Noa, que coleciona parcerias importantes com Carlos Santana, Stevie Wonder, Joan Baez e Khaled.

Com concepção visual do designer Joseph Farcus, o Pacifica faz com que os passageiros vivenciem uma experiência musical única. Cada área, batizada com um nome melódico, conta com trilha sonora exclusiva criada pelo maestro italiano Mauro Pagani. São 29 peças musicais feitas especialmente para o navio, com 22 clássicos e oito músicas inéditas ao longo da viagem.

Pagani foi influenciado por ecléticos gêneros musicais (clássico, rock, MPB, new age, pop, entre outros). O navio presta homenagem a artistas consagrados como Mozart, Beethoven, Beatles e Frank Sinatra. Na trilha, em especial, consta a inesquecível “The Girl From Ipanema” (“Garota de Ipanema”), de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O repertório ainda inclui “My Way”, “Blue Moon”, “Imagine”, “Matilda” etc. Uma orquestra de 57 músicos internacionais, sendo 14 dos mais famosos do jazz italiano, foi responsável pela obra.

Mas a música no Costa Pacifica não pode ser só ouvida. Outro destaque do navio é o estúdio de gravação profissional, que permite aos visitantes gravar um CD com sua própria performance vocal. O espaço oferece um
cardápio com 700 hits italianos e internacionais.

Como a música é a grande protagonista do Pacifica, o teatro do navio tem um sistema de som de última geração que proporciona uma experiência sonora imperdível e design que mescla o estilo barroco e lustres de murano.

Outro destaque do navio é o Samsara Spa, área de 6 mil metros quadrados com dois andares, e cabines exclusivas de acesso, principalmente para os visitantes que buscam privacidade. Quem chega ao Samsara é recebido com uma cerimônia do chá. O Samsara oferece vários tratamentos baseados na medicina ayurvédica, como a piscina de talassoterapia, onde é possível beneficiar-se das propriedades curativas da água do Mar Morto, que borbulha massageando o corpo e repõe energias. Há também várias opções de sauna, além de academia e solário UVA, ambos com vista para o mar.

Situado na proa, o espaço é coberto por vidros, possibilitando que os passageiros tenham uma bela visão do oceano, enquanto realizam os tratamentos. Para que as pessoas possam vivenciar essa atmosfera de paz, de frescor e de rejuvenescimento da alma, o Pacifica disponibiliza 103 cabines Samsara de acesso direto ao spa.

Os serviços nessas cabines incluem tratamentos corporais e faciais, sauna, sessões de pilates e ioga, entre outros. Há profissionais especializados, que antes avaliam os hóspedes para definir o tratamento mais apropriado.

A bordo do Pacifica, há ainda uma loja exclusiva da marca francesa L`Oréal Paris, com todos os produtos da linha, com destaque especial para maquiagens e estojos personalizados.

O transatlântico ainda possui duas piscinas com teto retrátil e de vidro para os dias de frio ou chuva. No deque central, há um telão de cinema com 18 m²; videoclipes são exibidos durante o dia e filmes às noites. Outro destaque é o Simulador de Grand Prix, para os fãs de velocidade - o grupo foi o primeiro a oferecer esse tipo de atração em navios. Em um carro de tamanho natural, é possível correr pelos autódromos mais famosos do mundo, chegando a 360 k/h.

Entre as outras atrações estão: 4 piscinas no total, 5 jacuzzis, o Playstation World, Internet Café, Biblioteca, shopping, espaço para crianças com piscina e 13 bares. São 5 restaurantes a bordo, incluindo o exclusivo Blue Moon Club Restaurant (que só aceita reservas), onde os hóspedes podem jantar em grande estilo e elegância, além do restaurante New York, New York e o Ristorante Samsara (com conceito de culinária saudável).

Além do Pacifica, a Costa trará ainda o Costa Magica (103.000 t e capacidade para 3.470 hóspedes) e o Costa Fortuna (103.000 t e capacidade para 3.470 hóspedes). O Costa Magica é inspirado nas mais belas cidades italianas, de Capri a Portofino, a Salento, Bellagio, Urbino até Grado, Spoleto e outras. A magia encanta e surpreende os hóspedes nos diversos ambientes do navio, como por exemplo, na área central de lojas e nos refinados restaurantes com a atmosfera da Costa da Sardenha. É possível encontrar a bordo quatro restaurantes, onze bares, o Centro de Bem-Estar Saturnia (1.300 m²) com academia, salas de tratamento e banho turco.

O tema central do Costa Fortuna retrata o luxo dos legendários transatlânticos na história dos cruzeiros italianos. Cada área traz uma surpresa à parte, como o Costa Central Hall, decorado com 26 dos mais belos navios da Costa, em tamanho reduzido, que contam a história do grupo. Os hóspedes ainda encontrarão cassino, discoteca, restaurante privativo, toboágua, vários bares e lounges, área multimídia, teatro e o exclusivo Club Conte Grande 1927, com teto transparente onde é possível ver as estrelas.

ABAV 2010: teatro e comédia para ajudar o agente a se reinventar

Usando o teatro e a comédia para chamar a atenção do agente sobre a importância da capacitação, a PROAGÊNCIA foi atração da ultima plenária da ABAV



Na última plenária do 38º Congresso da ABAV e Feira das Américas 2010, a palestra do Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas – PROAGÊNCIA “Reinventando a Agência de Viagem”, ministrada pelo consultor e ator André Tadeu, mostrou para os agentes de viagens dicas de como ser bem sucedido nos negócios e trabalhar o emocional para obter sucesso e melhor relacionamento com funcionários e clientes.



Muito animado e interagindo com a platéia, Tadeu encenou um teatro começando com o personagem Laércio Monteiro, o neurologista, que estudou o que acontece na cabeça dos agentes e descobriu porque esses profissionais não se mobilizam para crescer ainda mais no mercado.



Durante a encenação, ele mostrou algumas “doenças” que afetam os agentes de viagens, como Miopia Mercadológica, que é quando o profissional não enxerga direito o mercado, e Postergação Crônica, quando eles adiam as mudanças que são inevitáveis, entre outros males que enfraquecem os negócios.



Além disso, o palestrante deixou claro que, para ser bem sucedido, o profissional do turismo precisa se planejar, criar produtos específicos e eventos alternativos que atraiam a atenção do cliente. “É importante desenvolver o empreendedorismo para não se acomodar”, disse.



Ainda encarnando o personagem neurologista, Tadeu falou sobre motivação e dividiu em quatro os estilos de orientação comportamental da motivação. O primeiro é a participação; o segundo, a ação; o terceiro, a conciliação; e, por ultimo, a manutenção.



Logo depois, Tadeu trocou de personagem e apresentou-se como Afrodite Paixão, uma psicóloga que ajuda os agentes de viagens a terem inteligência emocional. “O agente precisa saber identificar e administrar os estados emocionais dos clientes, funcionários e parceiros.”



O palestrante mostrou ainda as crenças que não podem ser abandonadas pelo agente: a de que mercado está sempre aberto à inovação; a necessidade de estar sempre capacitado; a concorrência pode ser superada; a do cliente pode ser alcançada e, por fim, a de que os objetivos propostos não são impossíveis de serem atingidos.



Apesar de todo o clima de brincadeira e descontração, Tadeu aproveitou o momento para divulgar os cursos online e presencial que são oferecidos para os agentes por meio do PROAGÊNCIA. Os próximos serão “Gestão de Pessoas em Agenciamento e Operações” e “Gestão de Roteiros em Turismo Receptivo”. As inscrições vão do dia 20 a 31 de outubro e o curso será do dia 8 a 27 de novembro.

MINISTRO DO TURISMO, LUIZ BARRETTO VISITOU ESTANDE TAP DURANTE A BAV


O ministro Luiz Barretto foi recebido pelo vice-presidente da TAP, Luiz Mór, e pelo diretor para a America Latina da TAP, Mário Carvalho, a fim de apresentar o Plano Aquarela 2010 para os 12 delegados Europeus que vieram ao Brasil especialmente para o evento.



Os delegados Europeus da TAP são responsáveis por um percentual significativo de turistas atraidos para o Brasil. Em 2010 a TAP estima transportar 1.450 milhão passageiros, 24% a mais de em 2009, sendo 35% para o nordeste do Brasil e 65% para o Sudeste do país. As origens dos passageiros são de vários países Europeus sendo que os que mais estão presentes são: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Escandinávia e outros totalizando 46% do total transportado.



O Ministro Barretto salientou a importância da TAP para o Brasil, observando que a companhia conhece as nuances do país, e deve estar sempre junto nas ações no exterior, e ainda convidou a TAP para continuar nestas investidas que atraem turistas de negócios e de lazer aumentando divisas.



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Mais sobre a TAP:



A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de nove cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 64 destinos em 30 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Eleita, em 2009, a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards.

Ministro do Turismo de Portugal lança Campanha de Imagem no Brasil




O Ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, lançou nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, a Campanha de Imagem de Portugal no Brasil, por ocasião da 38ª edição da Feira das Américas, organizada pela ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), no hotel Fasano, no Rio de Janeiro.
Esta é a primeira vez que o Turismo de Portugal desenvolve um projeto publicitário voltado especificamente para o Brasil. Com o tema “Por que Portugal?”, a campanha tem como objetivo mostrar aos brasileiros os diversos motivos que eles têm para visitar e se surpreender com Portugal. De acordo com o Ministro, a campanha pretende exaltar a excelência turística de um país que consegue manter suas tradições sem deixar de avançar tecnologicamente e investir em energias renováveis, setor em que Portugal é líder de mercado.
“Quero ressaltar que além de mostrar um outro Portugal para os brasileiros, a campanha representa bem a confiança, a proximidade e a cumplicidade que Portugal tem com o Brasil, um país irmão; mais do que nunca, ela reforça a valorização desta relação entre Brasil e Portugal”, ressaltou.
Com o slogan, Já está na hora de você descobrir Portugal, a campanha conta com diferentes opções de anúncios que retratam a diversidade da oferta turística portuguesa, incluindo as cidades, a natureza, o patrimônio, a gastronomia e a praia. O projeto gráfico foi desenvolvido com imagens de alguns dos principais atrativos de Portugal - mostrados de uma maneira inusitada – e, os textos, são como breves roteiros, que buscam retratar a experiência de uma visita ao país.
Para a escolha da agência, o Turismo de Portugal procurou uma empresa que respondesse aos seguintes critérios: tivesse um profundo conhecimento de Portugal e da sua oferta e simultaneamente das motivações e interesses do consumidor brasileiro. A agência que respondeu a estes critérios foi a brasileira Master, com direção criativa de Edson Athayde, um profissional premiado com experiência em Portugal e no Brasil.
Portugal é um dos principais destinos turísticos mundiais, estando entre os Top 20 do mundo, com mais de 12 milhões de turistas por ano. Nos últimos 10 anos o número de brasileiros que escolhem Portugal como destino de férias tem mantido um crescimento constante. Em 2008, esse número foi de 223 mil brasileiros e este ano deve chegar a 300 mil. 5% dos brasileiros que passam férias no estrangeiro escolhem Portugal como destino.
Do ponto de vista dos fluxos turísticos em Portugal, o Brasil é o mercado que mais cresceu. Entre janeiro e agosto de 2010, foram registrados 41,6% mais hóspedes, 45,2% mais pernoites, além de aumento de 66,6% nas receitas. Até agosto, o Brasil conquistou a 5ª posição enquanto gerador de receitas turísticas em Portugal, face à 7ª posição ocupada em 2009.
Quanto aos voos diretos, tem-se registrado um crescimento constante para Lisboa e Porto, com origem em nove cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Campinas, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A TAP é a companhia que domina a operação aérea com uma quota de 99%.

Medalha Mérito Turístico

O lançamento da campanha contou com a presença da apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga, que foi homenageada por Portugal pelo trabalho de divulgação do país. O ministro Bernardo Trindade entregou pessoalmente a Medalha do Mérito Turístico, honraria instituída pelo governo português em 1969 para distinguir pessoas e entidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do turismo nacional.
“Pelo menos uma vez por ano piso em terras portuguesas. O povo português é acolhedor, sorridente e cheio de brilho”, ressaltou após citar todas as regiões já visitadas por ela no país. Ana Maria aproveitou a ocasião para agradecer ao diretor do Turismo de Portugal, Paulo Machado, que a “fez descobrir Portugal”. A viagem mais recente da apresentadora ocorreu no início do ano, quando gravou uma série de reportagens na Ilha da Madeira “Falo de Portugal como se fosse minha casa. Não percam a oportunidade de conhecer Portugal”.
Antes do evento, o ministro destacou a relação carinhosa de Ana Maria Braga com Portugal. “Ana Maria Braga tem sido nossa grande embaixadora de Portugal no Brasil através das ações cidadã e profissional com que ela tem comunicado a realidade de Portugal. Por isso a homenageamos com a Medalha que demonstra o nosso forte apreço com o trabalho que ela tem desenvolvido”.


Ficha técnica Campanha de Imagem de Portugal

Ficha Técnica – RE
Título Lisboa, Porto e Norte, Gastronomia, Natureza, Sol e Mar
Anunciante Turismo de Portugal
Produto Turismo
Campanha Por que Portugal?
Agência Master Comunicação
Direção de Criação Edson Athayde
Redação Edson Athayde, Guilherme Branco e Victor Afonso
Direção de Arte Eduardo Tavares
Art buyer Thaysa Bono e Mayane Milinavicius
Produção Fornecedor Patrícia Benetti
Fotografia Lúcio Cunha e arquivo cliente
Tratamento de Imagem Edi Studio
Diretor de Atendimento Marcelo Romaniewicz
Atendimento Juliana Cunha
Mídia OMD Portugal
Período da Veiculação out 2010
Meios de Veiculação Anúncio de jornal, anúncio de revista, mídia exterior e internet

Rio de Janeiro é eleita a melhor cidade do Brasil

Com o resultado, os cariocas recuperam o título do Prêmio Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor perdido para São Paulo no ano anterior

Rio de Janeiro foi a campeã do Prêmio Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor na categoria melhor cidade do Brasil. O destino foi escolhido pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, a mais importante publicação do segmento de turismo do País. Na final, os cariocas superaram São Paulo e Florianópolis, segundo e terceiro colocados, respectivamente. A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro recupera o título, já que foi superado em 2009 por São Paulo. Desde a primeira edição do premio, realizado em 2011, é a sexta vez que os cariocas são eleitos os preferidos dos leitores. Para chegar ao resultado final, os leitores votaram em quesitos como beleza, segurança, hospitalidade, comida, compras, atrações, vida noturna e preços. O vencedor é aquele que obtém a melhor média.

Foram premiados os principais nomes do setor turístico em 25 categorias, sendo 16 destinadas ao que há de melhor no Brasil e outras nove voltadas para o exterior. Para este ano, as novidades foram as inclusões das seguintes categorias: viação rodoviária nacional, operadora de cursos no exterior e destino de inverno. Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo estão entre os estados mais premiados desta edição.









Lista de vencedores - Brasil
Estado Santa Catarina
Cidade Rio de Janeiro
Praia Porto de Galinhas (PE)
Destino de Ecoturismo Bonito (MS)
Destino de Inverno Gramado (RS)
Resort de Campo, Termas, Interior ou Selva Rio Quente Resorts – Caldas Novas (GO)
Resort de praia Costão do Santinho (SC)
Hotel Copacabana Palace (RJ)
Hotel Fazenda Mazzaropi – Taubaté (SP)
Pousada Zé Maria – Fernando de Noronha (PE)
SPA SPA Sete Voltas – Itatiba (SP)
SPA Médico SPA Kurotel – Gramado (RS)
Parque Temático Hopi Hari – Vinhedo (SP)
Cia. aérea TAM
Viação Rodoviária Nacional Viação Cometa
Operadora de pacotes turísticos CVC

Lista de vencedores – exterior
País Estados Unidos
Cidade Paris
Estação de esqui Bariloche (Argentina)
Parque temático Walt Disney (Estados Unidos)
Praia Cancún (México)
Destino de Ecoturismo África do Sul
Cia. aérea internacional American Arlines

Prêmio Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor anuncia os vencedores

A cerimônia de premiação, que aconteceu no dia 21 de outubro, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, elegeu os principais destaques do setor turístico

A revista Viagem e Turismo, principal publicação do segmento turístico do Brasil, realizou no dia 21 de outubro, a décima edição do Prêmio Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor. O evento, que aconteceu no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, foi apresentado pelo ator Bruno Garcia e premiou os principais nomes do setor em 25 categorias, das quais 16 destinadas ao que há de melhor no Brasil e outras nove voltadas para o exterior.

Para este ano, as novidades foram as inclusões das seguintes categorias: viação rodoviária nacional, operadora de cursos no exterior e destino de inverno. Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo estão entre os estados mais premiados desta edição (ver lista dos ganhadores abaixo).

A votação vai apontou os preferidos entre as categorias: estado, cidade, praia, destino de ecoturismo, destino de inverno, resort de campo, termas, interior ou selva, hotel, resort de praia, hotel fazenda, pousada, SPA, SPA Médico, parque temático, operadora, viação rodoviária nacional e companhia aérea do Brasil. Os leitores também elegeram a melhor opção do exterior - ou seja, qual o país, cidade, praia e destino de ecoturismo para onde mais gostam de viajar -, e também escolheram os melhores entre as companhias aéreas internacionais, operadoras de cursos no exterior e navios de cruzeiro.

Lista de vencedores - Brasil
Estado Santa Catarina
Cidade Rio de Janeiro
Praia Porto de Galinhas (PE)
Destino de Ecoturismo Bonito (MS)
Destino de Inverno Gramado (RS)
Resort de Campo, Termas, Interior ou Selva Rio Quente Resorts – Caldas Novas (GO)
Resort de praia Costão do Santinho (SC)
Hotel Copacabana Palace (RJ)
Hotel Fazenda Mazzaropi – Taubaté (SP)
Pousada Zé Maria – Fernando de Noronha (PE)
SPA SPA Sete Voltas – Itatiba (SP)
SPA Médico SPA Kurotel – Gramado (RS)
Parque Temático Hopi Hari – Vinhedo (SP)
Cia. aérea TAM
Viação Rodoviária Nacional Viação Cometa
Operadora de pacotes turísticos CVC

Lista de vencedores – exterior
País Estados Unidos
Cidade Paris
Estação de esqui Bariloche (Argentina)
Parque temático Walt Disney (Estados Unidos)
Praia Cancún (México)
Destino de Ecoturismo África do Sul
Cia. aérea internacional American Arlines

Natal do HSBC completa 20 anos atraindo turistas à Curitiba

Expectativa é que o evento atraia cerca de 200 mil pessoas


O ano de 2010 marca os 20 anos do Natal do HSBC em Curitiba, conhecida como a “Capital do Natal”. Todos os anos, a cidade atrai milhares de visitantes ao colocar em seu calendário oficial as tradicionais apresentações do Coral Infantil do HSBC, formado por 160 crianças e adolescentes. As apresentações acontecem de 25 de novembro a 19 de dezembro, de sexta a domingo, sempre às 20h30.

O palco deste grande espetáculo é o Palácio Avenida, sede da instituição no Brasil e um dos principais patrimônios históricos da cidade. Em suas janelas se apresenta o coral, formado por crianças e adolescentes de 11 Casas Lares de Curitiba e região, assistidas pelo programa HSBC Educação, que beneficia 530 crianças e jovens durante todo o ano.

Em sua 20ª edição, o espetáculo “Unidos por um Feliz Natal” terá como tema central a união das pessoas por um mesmo objetivo, resgatando os 20 anos de história do coral. A novidade deste ano será a interação dos coralistas com o público, que desta vez terá participação especial. Além das apresentações, o Natal do HSBC também contará com uma exposição interativa que reunirá vídeos, fotos e uma retrospectiva com os 20 anos de espetáculo, apresentada no Teatro HSBC (localizado na parte térrea do Palácio Avenida). “Este ano queremos mostrar ao público que mais do que um espetáculo, o Natal do HSBC é um projeto social que possibilita para diversas crianças uma oportunidade de crescimento emocional, social e artístico”, explica Claudia Malschitzky, diretora do Instituto HSBC Solidariedade.

A expectativa é atrair a presença de 20 mil pessoas por dia, totalizando mais de 200 mil nas 12 apresentações. Para atender essa demanda turística, Curitiba está preparada com uma ampla infra-estrutura que envolve policiamento, segurança e transportes, além de todo o complexo hoteleiro da cidade.


Calendário





Instituições que participam do Natal do HSBC 2010


Acridas
Associação Casa do Pai
Associação Israelita Hai
Associação Padre João Ceconello
Clube das Acácias Unidas
Exército da Salvação
Fundação Iniciativa
Lar Criançarteira
Lar Hermínia Lupion
Lar Hermínia Scheleder
Lar Infantil Sol Amigo


Sobre o Instituto HSBC Solidariedade

Criado em 2006, o Instituto HSBC Solidariedade atua em três áreas: Educação, Meio Ambiente e Geração de renda para comunidades. Representa o braço do Investimento Social do HSBC no Brasil, que trabalha em linha com os princípios da Sustentabilidade, investindo em produtos e serviços que aliam retorno financeiro à promoção de soluções socioambientais, além de assumir o compromisso com a conservação ambiental, focado em mudanças climáticas e gerenciamento de impactos diretos e indiretos.

Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 88 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania.

RIO QUENTE RESORTS 10 VEZES CAMPEÃO

Leitores da Viagem e Turismo elegem resort o melhor do Brasil

na categoria Campo, Termas, Interior ou Selva de 2010



Quem conhece o Rio Quente Resorts já viveu a experiência de descoberta da natureza exuberante do Brasil, com calor e sol o ano todo, serviços acolhedores e lazer sem hora para acabar. Não à toa, pela décima vez consecutiva, os leitores e assinantes da revista Viagem e Turismo definem o complexo como o Melhor Resort de Campo, Termas, Interior ou Selva de 2010.



A eleição, realizada anualmente pela Editora Abril, reforça ainda mais a aposta do destination resort em inovação. "Temos a missão de proporcionar experiências fantásticas em entretenimento e hospitalidade para nossos hóspedes e visitantes. Por isso, temos um plano de investimentos de R$ 172,9 milhões até 2013", destaca o diretor de experiência marketing e vendas, Manoel Carlos Cardoso.



Só neste ano, o Grupo Rio Quente está investindo R$ 37,1 milhões em projetos de reforma e ampliação. Já foi entregue um novo restaurante em homenagem à doceira e poetisa goiana Cora Coralina, uma ala premium no Hotel Turismo, uma academia 100% integrada à natureza e ainda uma unidade do famoso Buddha Spa. "Somos o melhor destination resort do Brasil. Um lugar incrível com cheiro gostoso do campo, flores, pássaros multicores e que encanta com a fantasia das águas quentes", ressalta o executivo.



Manoel Carlos recebeu a premiação em jantar nesta quinta-feira, 21 de outubro, no Morro da Urca (RJ), ao lado de Gesmar Gomes de Oliveira, supervisor de experiência recepção central, que representou os mais de 1.700 associados do complexo. "Gesmar está há 22 anos conosco, sempre pronto a ajudar, é nosso grande parceiro. Parabéns a toda nossa equipe!", finaliza.



Sobre o Rio Quente Resorts



O Rio Quente Resorts é o melhor destination resort para a descoberta da natureza exuberante do Brasil. Serviços excelentes, acolhedores e 24 horas de lazer e entretenimento encantam toda a família. Oferece o maior complexo de piscinas com águas quentes correntes naturais do mundo: o Parque das Fontes. Suas 18 nascentes têm vazão de 6,5 milhões de litros de água por hora a uma temperatura de 37,5º, o que fascina seus visitantes. Em uma região com calor e sol o ano todo, o hóspede tem à disposição academia, spa, quadras de futebol, restaurantes, bares, shows noturnos e extensa programação de lazer. O Rio Quente Resorts conta com sete hotéis e todo hóspede tem ingresso cortesia para o Hot Park - ao lado do resort, é o maior parque aquático da América do Sul e inclui a mega atração Praia do Cerrado. Ideal para quem busca aventura e esportes radicais. O parque reúne, entre outras atividades, piscinas, toboáguas, mergulho ecológico, tirolesa, caiaque, além do Bird Land (o maior viveiro de aves e pássaros free wing da América do Sul), bares, restaurantes e monitores de lazer.

Agências corporativas mantêm expectativas de alta para próximos anos

Mercado corporativo não será afetado por corte no comissionamento por parte das companhias aéreas, que por sua vez, dizem querer os agentes como parceiros e não como concorrentes

Se existe um setor dentro do agenciamento de viagens, que já há anos se preparou para o corte do comissionamento pelas companhias aéreas, é o de agências corporativas. Especializadas no atendimento de empresas, esse segmento movimentou em produtos de viagem para o atendimento de seus clientes, R$ 3,3 bilhões, somente no primeiro semestre deste ano. Deste volume, 74% em venda de passagens aéreas e 15% em reservas de hotéis.


“Estamos mais preparados que os demais porque já trabalhamos com contratos de natureza contínua com as empresas. No entanto, ainda há muito que fazer”, explicou Faustino Pereira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), moderador da sala temática O que saber sobre o cliente corporativo?, realizada durante o 38º Congresso Brasileiro de Agên cias de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010, realizada de 20 a 22 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro.


Na mesa de debates, além dos dirigentes da Abracorp e do moderador da ABAV, Marcelo Sannovicz, estavam representantes de companhias aéreas – TAM, Gol e Star Alliance – e da rede de hotéis Slavieiro.


Para Faustino, as agências do setor podem e devem investir em oportunidades de diversificação de produtos para agregar mais valor e qualidade aos serviços. Segundo ele, as tendências globais apontam para viagens mais curtas e mais econômicas que atendam as necessidades das empresas de focar na produtividade. “Nós não vendemos sonhos. Nossa agência está incrustada no cliente como se fosse um apêndice. Nós vendemos um modelo de gestão de viagem. Os argumentos de venda são diferentes da viagem de lazer”, afirmou.


O dirigente ressaltou a importância da formalização dos contratos, que devem conter regras claras, com direitos e obrigações entre as partes e com duração prolongada para justificar investimentos em tecnologia – item indispensável para quem pretende atuar nesse segmento. “É um negócio de três ou quatro anos de duração, com cláusulas rígidas de entrada e saída.”


Foco no cliente


Com a tendência de corte nos comissionamentos, Faustino indicou a necessidade das agências perderem menos tempo com os fornecedores, adotando tecnologia, como self book, e focando mais nas necessidades do cliente. “O centro de gravidade está mudando do fornecedor para o cliente. As agências estão gastando mais tempo com o cliente, conhecen do melhor seus processos internos”, explicou.


Para Antônio Luiz Cubas, da Maringá Turismo, a precificação dos contratos depende mais do grau de complexidade que o atendimento ao cliente exigirá e menos do porte da empresa. “O agente não pode passar mais do que dois minutos diante de uma ferramenta para executar uma operação. Então, ele precisa avaliar profundamente a necessidade que esse cliente tem para poder estabelecer a melhor relação custo e beneficio.”


Segundo, o gerente geral de negócios da Gol, Fábio Mader, por entender as necessidades específicas do cliente corporativo é que a Gol permite aos passageiros o uso de notebooks e celulares no modo avião. “É uma maneira produtiva do executivo otimizar o tempo gasto com os deslocamentos de viagem e um diferencial a ser oferecido a esse perfil de clientes” – diz .


Mais tecnologia para mais facilidades


A falta de automação nos processos foi um dos pontos destacados pelos fornecedores. Gustavo Syllos, diretor de Vendas e Marketing da Rede Slaviero. Ele informou que 70% das reservas no Brasil ainda são feitas por meio do telefone. “O agente precisa ter mais tecnologia para também ter mais segurança”, alertou.


O diretor comercial da Tam, Klaus Kuhnast, também revelou ter o mesmo percentual em reservas por telefone e garantiu que não há interesse da empresa em competir com as agências de viagens. “Se as agências tiverem tecnologia, poderemos oferecer serviços diferenciados, tarifas especiais. Buscamos fidelização. Nossos sites não são concorrentes das agências. Podemos trabalhar juntos. O nosso custo é o mesmo, vendendo direto ou indiretamente.” E acrescentou: “se vocês não nos tratarem como parceiros preferenciais, vocês também não estarão no foco do nosso interesse. Procuramos fidelização. Temos como funcionar como um tripé. Tratem seu cliente diferente que também vamos oferecer o melhor acordo possível.”


Alguns participantes quiseram saber como transpor a barreira da internet e valorizar o trabalho do agente. Para Faustino, é preciso fazer do cliente um aliado, “oferecer alternativas para diminuir os custos com viagens a serviço.” “Trabalhe todas as necessidades do seu cliente, aproxime-se dele, crie um relacionamento sólido. Desta forma, nem as relações contratuais e nem a internet irá ameaçar o seu business”, acrescentou.


Interesse no mercado brasileiro


Segundo ele, a TAM concentra 70% de suas vendas no mercado corporativo. Já Vera Bueker, da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo, afirmou que o grupo também está com os interesses voltados para os acordos corporativos locais. “O ponto de venda Brasil acaba pegando carona nos contratos globais, fechados fora. Queremos clientes locais, com tarifas corporativas.”


As expectativas neste mercado são bastante otimistas. Segundo a ABACORP o primeiro semestre deste ano teve um crescimento de 30% se comparado com o mesmo período do ano passado, acompanhando a mesma alta de assentos oferecidos pelas companhias aéreas. “Essa tendência de alta deverá sustentar nos próximos três ou quatro anos”, disse Faustino.


Segundo Marcelo Sannovicz, 70% a 80% do volume de vendas dos consolidadores hoje é garantido por pequenas agências que trabalham comcorporativo, mas que não emitem bilhetes aéreos diretamente. “Eles estão se organizando para formatar um produto que atenda essas agências e facilite a operação nessa nova realidade de comissionamento zero.”

Tecnologia 3D atrai atenção de visitantes do estande de Curaçao na ABAV 2010

Criatividade e muita descontração marcaram a presença de Curaçao na ABAV 2010 – Feira das Américas, que se encerrou nesta sexta-feira no Riocentro, no Rio de Janeiro. Os agentes de viagem que visitaram o estande 214 no Pavilhão 3 foram recebidos com toda a hospitalidade típica do povo curaçolenho e puderam conhecer mais detalhes deste verdadeiro paraíso no Caribe de uma maneira inovadora. Curaçao foi o único expositor na ABAV 2010 a apresentar imagens em 3D desta que é uma das mais fantásticas ilhas do Caribe.

Angelo Harms, Gerente para a América Latina do Curaçao Tourism Bureau (CTB), órgão governamental responsável pelo fomento do turismo externo, estava satisfeito com o sucesso do recurso, que atraiu ainda mais visitantes ao estande. E, até mesmo, traçou uma analogia. “Da mesma forma que mais agentes de viagem estão nos visitando na ABAV, cada vez mais turistas brasileiros estão tendo a oportunidade única de conhecer um dos destinos mais completos do Caribe, que vai muito além do que o simples turismo de sol e praia”, afirmou.

Ele refere-se à grande e crescente demanda por pacotes para Curaçao que está havendo no Brasil. De acordo com os números oficiais do CTB, entre janeiro e setembro de 2010, sete mil turistas brasileiros visitaram Curaçao. Esse número já é 140% maior do que o registrado em 2009, tendo em vista que, em todo o ano passado, quatro mil brasileiros estiveram na ilha a turismo.

Segundo Harms, as inúmeras ações de Marketing, o estreito relacionamento com a imprensa brasileira e a capacitação cada vez maior e abrangente proporcionada aos agentes de viagem de todo o país são responsáveis por aumentar a exposição de Curaçao frente aos turistas brasileiros, despertando seu interesse por todos os diferenciais que a ilha oferece. Além de belíssimas praias e esplendor natural, Curaçao oferece inúmeras alternativas de atividades culturais, gastronômicas, esportivas em terra e no mar, e de lazer e entretenimento para adultos e crianças,

Novas ações de Marketing dirigidas ao público brasileiro já estão em planejamento para 2011. “O Brasil é um de nossos mercados prioritários e a resposta que estamos alcançando ao longo dos últimos anos está sendo muito positiva. Vamos continuar investindo para que cada vez mais brasileiros venham conhecer e se encantar com Curaçao”, completou.

Para este final de ano, a ocupação dos hotéis está praticamente esgotada. Mas, segundo Harms, ainda existem lugares para os brasileiros que desejarem passar as festas de Natal e de Ano Novo em um lugar absolutamente inesquecível.

Turismo de Negócios
Dentre as novas ações de relacionamento e de conquista de novos nichos dentro do mercado brasileiro, o CTB, em conjunto com a Avianca, levará um grupo de 12 empresas especializadas em Turismo de Negócios para conhecer a infra-estrutura e as principais instalações hoteleiras e de convenções que existem em Curaçao.

A viagem acontece entre os dias 25 e 30 de outubro, reunindo agências de turismo que atuam diretamente no mercado de ações de incentivo, eventos e convenções, e que prestam serviço a diversas empresas brasileiras.

Dessa forma, Curaçao começa a revelar todo o seu potencial e estrutura que tem disponível para também atender a este importante segmento, um dos que mais cresce em volume de negócios em todo o mundo e, em especial, no Brasil.

As agências que irão participar da viagem, todas do Estado de São Paulo, são:

* Alatur
* B.A.Plus Eventos
* ClassTour
* Delta Turismo
* Designer
* Flytour
* Top Service
* TourHouse
* Wagonlits
* Ancoradouro (Campinas)
* Costa Brava (Campinas)
* DSE (Ribeirão Preto)

WEBJET VOA PARA FOZ DO IGUAÇU POR APENAS R$ 29

A Webjet reafirma seu compromisso de ser a companhia com os melhores preços do mercado e oferece tarifas a partir de R$ 29 por trecho para voos com partida ou destino em Foz do Iguaçu/PR. Os preços são válidos para as rotas Foz do Iguaçu–Curitiba (ida e volta) e Foz do Iguaçu-Brasília (ida e volta). A única condição é que a compra seja feita com pelo menos 30 dias de antecedência. O primeiro voo está marcado para o dia 10 de dezembro.

No site, a compra dos novos trechos pode ser feito à vista, via boleto bancário, ou em qualquer cartão de crédito, dividido em até seis vezes sem juros e obter financiamento direto com Banco do Brasil, Bradesco e Banrisul em até 36x, alem de cartão de débito. Já nas lojas dos aeroportos é possível fazer um financiamento em até 12 vezes, com cheque, através do Banco Fibra.
Confira todos os voos que a Webjet fará em Foz do Iguaçu a partir de 10 de dezembro:

Foz Iguaçu

Voo Origem Partida Destino Chegada
5702 Foz do Iguaçu 08:30 Confins 10:45
5703 Foz do Iguaçu 22:10 Porto Alegre 23:28
5814 Foz do Iguaçu 18:10 Brasília 20:17
5815 Foz do Iguaçu 14:40 Curitiba 15:48

Voo Origem Partida Destino Chegada
5702 Porto Alegre 06:32 Foz do Iguaçu 07:55
5703 Confins 19:35 Foz do Iguaçu 21:40
5814 Curitiba 16:32 Foz do Iguaçu 17:40
5815 Brasília 11:57 Foz do Iguaçu 14:10

Sobre a Webjet
A Webjet é reconhecida como a companhia com as tarifas mais competitivas do mercado. Ao todo são cerca de 120 voos diários para mais de dez regiões do País. Sua frota é composta por 20 aeronaves Boeing 737-300 com capacidade para 148 passageiros cada uma. Desde o início de suas operações, em 2005, a Webjet já transportou mais de 8 milhões de pessoas.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PRESIDENTE DA ABIH-RN, FERMI TORQUATO RECEBE IMPRENSA EM RESTAURANTE NA BARRA , NO RIO DE JANEIRO

O presidente da ABIH-RN, Fermi Torquato recebe a imprensa hoje a noite (22) num restaurante da Barra, no Rio de Janeiro para falar de suas ações como candidato a presidencia da ABIH nacional.

ABAV 2010 cresce 12% em visitação

Internacionalização será foco da comercialização para 2011, visando bom momento do Brasil no exterior

Até meio dia de 22 de outubro passaram pelo 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010 23.651 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo e visitantes em geral, representando um aumento de 12% do público em relação ao ano passado.

Este ano, o evento teve 17.090 metros quadrados vendidos, 405 metros a mais que em 2009. Os 737 expositores, dos quais 62 participaram pela primeira vez da feira, exibiram atrações e tendências turísticas de 48 países. “Com o bom momento que o Rio de Janeiro vive, as perspectivas de internacionalização são ótimas”, disse o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, na coletiva de encerramento.

Além de crescer, a Feira das Américas teve ainda uma série de modificações na estrutura. Uma delas foi deixar os corredores mais largos,“uma opção pensada pela ABAV e pela Reed para dar mais conforto aos visitantes e maior visibilidade aos expositores”, comentou Kaká. O tamanho dos estandes foi padronizado, uma forma de facilitar a venda antecipada dos espaços para 2011. “Antes era mais complicado fazer a planta”, disse o presidente da ABAV, que também aprovou troca de pavilhões – o do Brasil, onde ficaram os destinos nacionais, passou a receber os visitantes, mudando de lugar com o dos expositores internacionais, que ocuparam o Pavilhão 3.

Outra novidade no evento foi a instalação de um Business Lounge, espaço no Pavilhão 3 para reuniões de negócios, medida acertada num evento no qual 90% dos visitantes estavam interessados em business. As modificações foram aprovadas pela ABAV: “foi muito bom e para o ano que vem já estou cheio de ideias", adianta Kaká.

Uma nova ferramenta facilitou a movimentação dos negócios da Feira: a instalação de uma planta interativa no site do evento registrou 6.783 visualizações de empresas e possibilitou 4.233 agendamentos para visita.

A Diretora de Feiras da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Marly Parra, participou da coletiva ao lado de Kaká, apresentando as estratégias de marketing adotadas para o evento. A Feira das Américas agora faz parte do portfólio mundial da Reed Travel Exhibitions. “Essa inclusão desperta mais interesse dos estrangeiros para a Feira”, afirmou Kaká.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Programa Viaja Fácil Brasil ajudará agentes a conquistar a classe C

Bastante citado na abertura oficial do evento, tanto pelo presidente Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, quanto pelo Ministro do Turismo Luiz Barretto, o programa “Viaja Fácil Brasil” teve seu lançamento oficial nesta manhã, em uma das salas temáticas do 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens – ABAV 2010, que encerra amanhã, dia 22.

O programa foi elaborado pela ABAV Nacional e a administradora de consórcios Gazin, visando oferecer às agências associadas um novo produto voltado à classe C. Além da facilidade de pagamento na aquisição dos pacotes de viagens – que podem ser parcelado em até 36 vezes, o programa renova estratégias de vendas e é mais uma opção de fonte de renda para as agências de viagens.

O Viaja Fácil Brasil possibilitará ao cliente das agências abavianas programarem com antecedência suas viagens, realizando seu pagamento em até 36 vezes, sem a cobrança de juros e gerando a possibilidade do agente em lucrar duplamente. Uma vez com a venda do crédito, outra com a comercialização do pacote?, explicou um dos palestrantes e também diretor de projetos especiais da Abav Nacional, Alessandro Macedo.

Além de Alessandro, também participaram da apresentação Fabiano Zanzin, executivo do Grupo Gazin e o apresentador do programa Shoptime Ciro Bottini.

Bottini, além de ensinar estratégias de vendas aos participantes também enfatizou a importância das agências de conhecerem bem o produto para que desde já ofereçam também aos seus clientes.

“Os interessados em conhecer mais sobre o projeto e oferecer em sua agência podem se cadastrar através do site www.viajafacilbrasil.com.br, ou visitar nosso estande no pavilhão 5 do Riocentro”, finalizou Fabiano Zanzin.

ABAV 2010: tecnologia para enfrentar os novos tempos

Executivos de TI dão dicas de como usar a tecnologia para transformar oportunidades em negócios de sucesso



Como parte das Salas Temáticas que compõem o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, foi realizado hoje, quinta-feira, das 10h às 12h, o seminário “Agência Ideal”. No encontro, executivos da área de Tecnologia da Informação, especializados em turismo, apontaram a tecnologia como ferramenta fundamental e estratégica para a sobrevivência das agências de viagem no mundo atual.



A mesa composta pelo presidente da ABAV-SP, Edmar Bull, e pelos especialistas Luis Vabo (Reserve), Aoron Beyer (Benner) e Rafael Figueiredo (WTS) foi mediada por Julio Verna (Qualitas). Também estiveram presentes os representantes da Gol, Cláudio Roberto do Anjos, da Azul, Joaquim Domingos, da Sabre, Denelson Silva, da AGI, Gláucio Silva, e da ARGOIT, Marcos Pontes.



De acordo com os participantes, existe uma forte tendência de “desintermediação” no mercado de viagens. Desta forma, é necessário e urgente que as agências de viagens se reinventem para manter sua importância como intermediárias na relação cliente - companhia aérea.



Segundo Edmar Bull, presidente da ABAV/SP, é preciso entender as empresas aéreas não como concorrentes e, sim, como meras transportadoras. “As duas podem conviver juntas”, afirmou.



O consultor Luis Vabo, da Reserve, lembrou que o mundo de hoje está totalmente conectado e que “ao invés de lutar contra essa realidade, é preciso tirar proveito disso.”



Entre os exemplos da utilização da tecnologia para a criação de uma agência ideal, foram citados a automatização de processos para a diminuição de custos, a integração entre front e back-office, para prestar atendimento online, além de artifícios como a Search Engine Optimization (SEO), para maior promoção da empresa, e dos sistemas globais de distribuição, os GDSs, para a fusão de conteúdos.



A questão custo-benefício das tecnologias disponíveis no mercado também foi levantada no debate. Os palestrantes defenderam que a aquisição de algumas ferramentas pode, a princípio, encarecer o negócio, mas proporcionará maior agilidade operacional, chegando até a triplicar o volume de atendimento. “Ideais e vencedoras serão as agências que enxergarem oportunidades onde os outros veem dificuldades”, concluiu Julio Verna, da Qualitas.

TRADE DE TIBAU DO SUL E PIPA VISITA ESTANDE DA CVC PARA DEFINIR PREPARATIVOS PARA O FRETAMENTE QUE DEVE SER LANÇADO EM BREVE


A secretária de turismo Cristina Grahm e um grupo de hoteleiros de Tibau do Sul, do Rio Grande do Norte, visitaram o estande da CVC, durante a ABAV, para fazer relacionamento e definir preparativos para o fretamento que deve ser lançado em breve, favorecendo o destino turístico que tem como seu principal cartão postal a Praia de Pipa. O grupo foi recebido pela Equipe Comercial Nacional da CVC, com Fernando Del Cistia (gerente geral) e Lucia Valença (nova gerente comercial para RN), que posaram ao lado de Roberto Vertemati (diretor de rede CVC) e George Costa (Luck Receptivo

Demanda do setor de locação veículo deve dobrar até as Olimpíadas de 2016

ABLA garante que segmento é um dos que melhor remunera os agentes de viagens, mas ainda é mal trabalhado


São 400 mil veículos de aluguel no Brasil e este número vai dobrar até as Olimpíadas de 2016, afirmou o presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Paulo Gaba Júnior, durante a mesa temática Locação de Veículos: Ganhando Mais, Vendendo Rápido, no 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas 2010, que prossegue até o dia 22, no Riocentro, Rio de Janeiro.



O setor oferece uma das comissões mais altas para o agente de viagens, que variam de 5% a 30%, dependendo da tarifa e do tipo do veículo, porém o agente de viagens ainda não descobriu este nicho, ainda pouco procurado pelo profissional, enfatizou Gaba. "Temos hoje entre 15 a 16 milhões de usuários no País, só que o Brasil dispõe de 100 milhões de cartões de crédito emitidos, e o número de usuários de locação de automóveis deve crescer em torno de 50%, pois muitas pessoas vão alugar automóveis mais de uma vez", ressaltou Paulo Gaba.



O diretor da Rede Brasil, de aluguel de veículos, Marco Antônio Mendonça, concorda que os agentes ainda procuram pouco os serviços de locação de veículos. “Vocês ainda não descobriram essa nova forma de remuneração. Talvez falte uma comunicação maior entre as empresas do setor e as locadoras de automóveis.”



Era da Informação e da tecnologia



Com o mercado competitivo, Gaba explicou que hoje a relação agente e cliente é fundamental. O agente tem que utilizar ferramentas como internet, vender com segurança, desenvolver produtos diferenciados e, sobretudo, conhecer o cliente a fundo, oferecendo serviços adequados e de qualidade. Informações como saber com quem o cliente está viajando – se em família ou com amigos – é fundamental para não errar no atendimento.



“O agente precisa manter uma relação de confiança com seu cliente, tem que ter know-how. O mundo mudou e as pessoas querem mais liberdade e cada um deve diversificar seus produtos”, afirmou o dirigente.



Gaba explicou que ferramentas como GPS nos carros também facilita o aluguel de um veículo. Roteiros Taylor-Made / Forfait e nichos como turismo gastronômico, de luxo e compras, os circuitos de vinho e dos grandes prêmios de automobilismo são propícios para aluguel carros.



Gaba lembrou ainda que as empresas de locação estão presentes nos vários canais GDS´s (Amadeus, Galileo, Sabre, Worldspan), o que facilita a operacionalização.



O empresário Raul Agra, diretor da Spazia Viagens de Maceió, que trabalha com locação de veículos há um ano e meio, adquiriu um produto diferenciado para atender seus clientes: comprou um programa de sistemas de reservas com o objetivo de baixar custos com funcionários. "O custo operacional para manter uma locadora é alto, e o lucro também é pequeno, por isso é necessário procurar diferenciais".



Segundo ele, apesar da grande demanda de clientes, o setor ainda luta contra a informalidade, que promove uma concorrência desleal, reduzindo preços, sem oferecer um serviço qualidade com segurança ao cliente.



Amanhã, a sala temática a volta a acontecer no mesmo horário, das 9h30 até às 12h.

Feira das Américas 2010 está maior e reúne um pedaço do mundo no Riocentro









Bem colorido e com mais empresas participantes, nacionais e internacionais, o evento vem para trazer novas oportunidades de negócios visando um objetivo: o consumidor



Começou hoje e vai até sexta-feira, dia 22, a Feira das Américas - ABAV 2010. O presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), abriu a feira, descerrando a fita ao lado do ministro do Turismo, Luiz Barreto, da secretária de Estado de Turismo, Márcia Lins, do secretário de Turismo do Rio, Antônio Pedro Filgueira de Melo, e de outras autoridades. O evento acontece no Riocentro, Rio de Janeiro.



Para Barreto, a Feira das Américas e o Congresso da ABAV são importantes para o mercado. “O evento traz oportunidades de negócios fundamentais. Além disso, mobiliza o Rio de Janeiro, uma vez que são gerados novos negócios na cidade”, disse. O presidente da ABAV deu destaque o tema desta edição. “O trabalho para o cliente é o foco da Feira. Durante o evento, teremos a oportunidade de passar aos profissionais informações de como servir melhor nossos consumidores.”



Este ano, o evento está maior e conta com 800 empresas – no ano passado foram 631 -, sendo 62 novos expositores, distribuídos num espaço de 17.090 metros quadrados de área. Estão sendo esperados 24 mil visitantes, 3 mil a mais que em 2009. Desses, 61% são agentes de viagens e 19% são operadores. A participação internacional também aumentou. Ao todo, estão participando 48 países, consolidando o processo de internacionalização do evento, considerado o maior do setor nas Américas.

O RN esteve muito bem prestigiado com a presença da presidente da ABAV-RN,Ana Carolina Costa, do seu vice, Nilo Machado, dos conselheiros George Costa e Ohana Fernandes, além da empresária Michelle Pereira da Michelle tour. Do governo, o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino, o seu diretor de marketing, Welligton Paim , o secretário adjunto de turismo do Estado Armando José, Mariana Mello e Mário Gomes do SERHS Natal Grand hotel, MIlson dos Anjos do Parque da Costeira hotel, o secretário Tertuliano Pinheiro, secretário de turimo de Natal ( veja fotos- Ministro do Turismo, Luiz Barreto visita estand do RN)
Importância para o setor



A Feira é uma grande oportunidade de negócios e de troca de experiências e informações. Para os Estados, que reconhecem esse papel, o evento ajuda a alavancar o turismo regional e a firmar parcerias. “Eventos de grande porte como esse nos permite criar uma interface entre o público e o privado, mostrando a importância de fazermos essas parcerias para alcançar resultados. A ABAV é fundamental para o turismo”, disse o presidente da Parátur, Luiz Souto. A secretária de Turismo de Minas Gerais concorda. “É nesse evento da ABAV que as políticas são consolidadas e continuadas”, afirma.



A Feira está bem colorida e dinâmica. Logo na entrada, no Pavilhão 1, fica o estande com o tema da Copa de 2014. Fotos de jogadores e uma bola de futebol enorme enfeitam o teto. No estande do Rio de Janeiro é possível tirar fotos em uma miniatura do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. No de Minas Gerais, os congressistas podem experimentar a tão famosa gastronomia regional. Já o Nordeste concentrou todos os Estados em uma só área e cada um deles trouxe diferentes novidades.



No Pavilhão 2 estão os estandes dos países da América e outros continentes. Paraguai, Argentina, México, EUA, entre outros apresentam os seus melhores destinos turísticos durante o evento. No Pavilhão 3 tem duas novidades da Feira. A primeira é o Business Lounge, espaço reservado para conversar e fechar possíveis negócios. O outro é a Varanda Gastronômica, onde o visitante poderá experimentar as culinárias japonesa, árabe e italiana. Também estão presentes nesse pavilhão o SENAC e o SEBRAE, além de um minicinema patrocinado pela cidade de Curitiba. No Pavilhão 4, encontram-se empresas aéreas, locadoras de carro, hotéis e outros prestadores de serviços.





38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro – Rio de Janeiro/RJ

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PACOTE DA ATHENAS TURISMO - ÚLTIMAS VAGAS

RN destaca potencialidades turísticas do estado na ABAV 2010 – Feira das Américas

O Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e da Secretaria de Turismo (Setur), chega ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20) para mais uma edição do 38º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens, ABAV 2010 – Feira das Américas. O evento ocorre entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio Centro, na Barra da Tijuca. Emprotur e Setur também contam com o apoio das entidades: Coohtur, Sebrae RN, ABIH, Natal Convention & Visitors Bureau e Fecomercio/Senac RN.



O estande potiguar terá 90 m², numa área maior compartilhada com os outros oito estados da região Nordeste. Para se destacar entre os demais, o Rio Grande do Norte valorizou o tradicional camarão, produto típico do estado. Quem passar pela exposição do RN poderá encontrar a seguinte frase: “Somos potiguares, comedores de camarão”. Para mostrar a nossa variedade gastronômica, a Emprotur levará castanhas de caju e biscoitos artesanais para a degustação.



Dentre os diferentes tipos de turismo do RN, os técnicos da Empresa Potiguar de Promoção Turística vão enfatizar o Ecoturismo/Turismo de Aventura, um dos destaques do Governo Iberê. “A Abav é direcionada às agências de viagens e operadores de turismo nacional e das Américas. Convém ressaltar que nossos maiores concorrentes no mercado do turismo estarão presentes, bem como inúmeros vendedores do produto turístico potiguar nos mercados potenciais e emissores”, afirmou o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino.



Sobre a ABAV

A ABAV 2010 – Feira das Américas é o maior e mais importante evento de turismo realizado nas Américas. Reconhecida pela indústria como o principal foco de comercialização e comunicação do setor, a Feira das Américas reúne expositores de toda a cadeia produtiva que dá suporte ao turismo no país. De acordo com a organização, são esperados 800 expositores, 24 mil visitantes e 40 países para este ano. A primeira edição da Feira das Américas aconteceu em 1974, no Guarujá, no estado de São Paulo, e fixou-se no Rio de Janeiro a partir de 2004.

REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DA ABAV É MARCADA COM TOM DE U NIÃO ENTRE A CATEGORIA E ENTIDADES DO TURISMO






A ABAV-RN recebeu elogios durante a reunião do Conselho NAcional da ABAV realizada hoje (19) no Sheraton Hotel da Barra, no Rio de Janeiro, pela grande participação do RN no programa Viaja Mais Melhor Idade, com mais de 5O participantes e também pelo aumento no número de associados. A presidente da ABAV-RN, Ana Carolina Costa, acompanhada do vice -presidente da entidade, Nilo Machado e mais os conselheiros George Costa e Ohana Fernandes participou da reunião. Pela primeira vez a ABAV nacional trouxe os assessores de imprensa das abavs estaduais, bem como secretárias e assessores jurídicos que participaram da reunião realizada hoje durante todo o dia . O tom da reunião, que foi presidida pelo presidente da ABAV nacional, Carlos Alberto Amorim foi de união de todos e das entidades de turismo, como Fenactur, Braztoa junto com a ABAV nas lutas e reivindicações . O almoço realizado no Sheraton contou com a presença do ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade que depois também fotografou ao lado do presidente da ABAV nacional, Carlos Alberto Amorim e dos demais das abavs estaduais.