Total de visualizações de página

sábado, 18 de setembro de 2010

PRAIA DE BARRA DO CUNHAÚ PROMOVE O 1º TORNEIO MÁRIO MENDES DE FUTEBOL DE AREIA



A praia de Barra do Cunhaú, está promovendo hoje (18) o 1º Torneio Mario Mendes de Futebol de Areia. Uma iniciativa dos moradores da praia, Sebastião Andrade (Neto) e Isaias Andrade. O torneio começou hoje pela manhã e termina amanhã no domingo com as finais. Este é o pontapé inicial de abertura para a 1ª Copa Mario Mendes de Futebol de Areia que em breve estará no calendário das atividades esportivas da praia.O evento conta com apoio da prefeitura de Canguaretama, do Blue Dream resort, Villa Brasil incorporações,padaria Rosa de Saron , da loja Apetrecho de pesca.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Training Show II discute desafios da competitividade na ABAV/RJ

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ) recebeu ontem a apresentação do Training Show II: Competitividade, um caminho para o Sucesso. O objetivo do evento, contemplado pelo Proagência e parceria da ABAV e SEBRAE Nacional, foi auxiliar os agentes de viagens a elevar seu potencial de competitividade e repensar sua postura no atual mercado de viagens.



Através do uso de elementos teatrais, musicais e interativos, o consultor e ator especializado em teatro-treinamento, André Tadeu, interpretou cinco diferentes personagens, que desafiaram os participantes a refletir sobre temas cotidianos e relevantes quanto à atividade de agenciamento de viagens. Foram abordados, entre outros assuntos, os padrões de excelência no atendimento; posicionamento de marca; ascensão das classes C e D no mercado de viagens; profissionalização do receptivo turístico; e oportunidades dos grandes eventos esportivos que serão realizados no país.



Tadeu, que na ocasião também divulgou as novas ferramentas do Proagência e realizou levantamentos sobre os resultados qualitativos do programa, atentou para a importância da participação dos agentes não somente nas palestras, mas também nos cursos de capacitação do Proagência. “A palestra é muito importante, nela, surgem ideias e caminhos são traçados. Mas os profissionais, às vezes, vêm para a palestra e depois não fazem o curso, e é o curso que vai realmente torná-los competitivos”, disse o consultor.



Na ocasião, a coordenadora de projetos de turismo do Sebrae/RJ, Vanessa Cohen, destacou o Training Show II como uma poderosa ferramenta para vencer a concorrência. “Esse evento é uma oportunidade de as agências de viagens poderem interagir, discutindo suas dificuldades e trocando experiências umas com as outras, de forma que possam adequar todo seu empreendimento nesse mercado que se mostra totalmente novo”, ressaltou.

O evento também será realizado hoje, em Petrópolis, na sede do Sebrae, das 18h às 20h.

MARINA PARA NATAL POR MARCELO ALVIM

MARINA PARA NATAL



Projeto de parceria publico - privado para implantar uma marina de porte internacional na cidade.



Trata-se da construção de uma Marina de porte internacional, com infra-estrutura para 450 embarcações de portes grandes, médio e pequeno, contando com área aberta ao público com áreas de lazer, entretenimentos, lojas, restaurantes e Memorial Náutico, a escola de vela para a formação de jovens e outros interessados, a elaboração e captação de eventos e provas de navegação e um trabalho voltado a inserção social da população carente que mora no seu entorno.



Destaco os seguintes itens:



1) A construção de Memorial Náutico vai contar com a valorização histórica da Região e do mundo das navegações do qual conste exemplares da cartografia histórica e obras de arte concernentes à Marinha;



2) Implantação e manutenção por 15 anos de um bosque e de Jardim Botânico;



3) Criar e implementar a Escola de Vela Fortaleza dos Reis Magos, com abertura de pelo menos 10% (dez por cento) das vagas destinadas à população carente;



4) Promovendo cursos de capacitação profissional para serem absorvidos nos trabalhos desenvolvidos na Marina, com forte ênfase a inclusão social de jovens, retirando-os das ruas e da marginalização;



5) Geração mínima de 400 (quatrocentos) empregos diretos a população local;



6) Urbanização, manutenção da área e segurança da área da Marina bem como seu entorno.



Estudos da Viabilidade:



- Já existem desde o ano de 2000 um trabalho sobre planejamento estratégico realizado pela FIERN – Federação das Industrias do Rio Grande do Norte estudos de planejamentos estratégicos oficiais concebidos pela empresa NATRONTEC –empresa de grande reconhecimento no país, que apontam para a viabilidade natural e econômica da aptidão para esportes náuticos naquela área do Rio Potengi como vem de encontro a proposta apresentada da marina;



- Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias – INPH apontam que a construção de um dique de abrigo no local proposta para a construção da Marina otimizará a navegabilidade do translado ao Porto de Natal.

- A vocação natural da Zona de Interesse Turístico (ZIT-III) para a implementação deste tipo de empreendimento;



- O desenvolvimento econômico do estado, que tem vocação turística com o incremento da atividades náuticas um tipo de atividade ainda muito pouco explorado pela cidade e criação de outras duas áreas destinadas ao entretenimento público,



- Concepção de um projeto voltado a sustentabilidade ambiental de sua área e da região,



Passo a Passo de sua Regulamentação:



- Junho de 2005:

Contato inicial entre a SECTUR e Marina de Natal Ltda., o grupo de investidores espanhóis, que trouxeram a intenção de investirem um projeto de uma marina náutica em porte internacional no município.



Foi assinado o Protocolo de Intenções, em vigor entre a Prefeitura e a empresa Marina de Natal para a entrega do pré-projeto da Marina de Natal a prefeitura para os devidos licenciamentos.



Aprovações:



1) Parecer favorável do Comando Superior da Marina - apresentada proposta a Marinha do Brasil (3º. Distrito Naval, Capitania dos Portos e Base Naval de Natal), e a proposta foi muito bem recebida e enviada a órgãos superiores; 2006



2) Parecer favorável ao Exercito Brasileiro, a propostas foi apresentado – 7º. Brigada de Infantaria Motorizada, proprietária da área e pelo permuta com a prefeitura não se tinha obstáculos, 2006





3) Aprovado em consulta prévia oficial da SEMURB, 2007



4) Aprovado em consulta prévia do IPHAN, 2007



5) Aprovado em consulta prévia pelo CONPLAM – Conselho de Planejamento Municipal, 2007



6) Aprovação em consulta informal ao IDEMA, 2007



7) Enviado Projeto de Lei pela Prefeitura para analise a deliberação da Câmara Municipal de Natal que visa a regulamentação da ZPA-7, anos 2007, 2008, 2009, 2010



8) Retirado o Projeto de Lei citado para alteração da regulamentação da ZPA-7, situação atual 2010,





Alguns detalhes dos documentos da Marina de Natal







1. junho de 2005

Contrato de Permuta e termos aditivos (9 de março de 2006 e 26 de novembro de 2006) em vigor.



Entre a Gerencia Regional do Estado do Rio Grande do Norte da Secretaria do Patrimônio da União (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), 7º. Divisão de Exercito (Ministério da Defesa/ Exercito Nacional) e a Prefeitura do Município do Natal.



Assunto: Transferência da área dominial, por obras de construções e benfeitorias em terreno da União Federal, que entre si fazem a União Federal – Exercito - e a Prefeitura do Município de Natal.



2. março de 2007

Aprovado pelo CONPLAM - Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Natal sobre o substitutivo do Projeto de Lei n° 161/07 - ZPA-07 – Zona de Proteção Ambiental do Forte dos Reis Magos, da prefeitura do Natal, que dispõe sobre o uso do solo, limites e prescrições urbanísticas da ZPA-7 – parecer tecnico do Conselheiro Wilson Luiz Cardoso Clube de Engenharia do RN.



3. março 2008

Parecer favoravel da consultoria tecnica contratada pela Câmara de Vereadores de Natal realizada pela START, para embasamento na analise do projeto pelos vereadores do projeto de lei n° 161/07 trata-se da regulamentação da ZPA-07 – Zona de Proteção Ambiental do Forte dos Reis Magos.

AÇÕES DA EMBRATUR NO ABETA SUMMIT 2010

Ações do Instituto no 7º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura visam estreitar relações e parcerias entre os setores público e privado da área turística. Acordo com a Abeta será assinado nessa segunda-feira, pelo presidente da Embratur, Mário Moysés, que também participa de coletiva de imprensa



A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa mais uma vez do ABETA SUMMIT – 7º Encontro Brasileiro de Ecoturismo de Aventura, realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, em São Paulo (SP). Considerado o maior encontro do mercado de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina, o evento tem importância estratégica para consolidar o destino Brasil como um competidor de nível mundial nos segmentos de natureza, aventura e ecoturismo.



O evento espera reunir aproximadamente 800 líderes do mercado global de aventura e natureza, que irão somar-se aos mais de 70 mil visitantes da Adventure Sports Fair, que acontece logo em seguida do ABETA Summit, entre os dias 23 e 26 de setembro, também em São Paulo (SP).



No primeiro dia do encontro, segunda-feira (20), às 14h, o consultor de Marketing da Embratur Heber Oliveira participa da Oficina de Comunicação no Ecoturismo e Turismo de Aventura. Já às 17h, a Embratur apresentará aos compradores estrangeiros participantes do Summit as ferramentas que o Instituto dispõe para apoiar a comercialização do Brasil em seus mercados.



Ainda no dia 20 de setembro, às 18h, o presidente da Embratur, Mário Moysés, e o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, participam da coletiva de imprensa. Na ocasião também será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Embratur e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), quem tem o objetivo de colocar os destinos e produtos brasileiros de ecoturismo e aventura em evidência.



Na terça-feira (21), às 10h, a gerente de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Karem Basulto, participa da sessão “Encontros e Tendências Internacionais”; às 16h30, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, participa do Fórum da Gestão Pública em Turismo de Aventura e Ecoturismo – Qualificação e Promoção. Acesso ao mercado e Novas Tecnologias é o tema da sessão que o consultor de Marketing da Embratur Heber Oliveira participa no dia 22 de setembro, às 15h15.



Famtour com apoio da Embratur



Operadores internacionais já chegam ao Brasil antes do ABETA Summit 2010 para conhecerem 11 destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura: duas opções de Amazônia (Manaus ou Belém e Santarém); Chapada Diamantina; Chapada dos Veadeiros; Fortaleza e Lençóis Maranhenses; Itacaré e Península de Maraú; Foz do Iguaçu e Costa do Paraná; Pantanal Sul e Bonito; Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães; Mata Atlântica: Ubatuba, Paraty e Rio de Janeiro; Florianópolis; Serra Geral e Praia do Rosa.



Os famtours, ou viagens de familiarização, são oferecidos pela Embratur e pela companhia aérea TAM, e operados por empresas aderidas ao Programa de Promoção e Comercialização Internacional (PPCI) – programa executado pela ABETA.

Recife comemora alta ocupação na hotelaria

Apesar de ser considerado um mês de baixa estação, agosto surpreendeu o empresariado do Recife com excelente desempenho na ocupação hoteleira. De acordo com dados levantados pelo Balcão de Disponibilidade Hoteleira, iniciativa da Secretaria de Turismo do Recife em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), foi registrada uma ocupação média aproximada de 85% com picos de 97% em determinados dias. A movimentação se deve à agenda de congressos, eventos técnicos e feiras. Muitos desses eventos recebem o apoio do Recife Convention & Visitors Bureau, através da Secretária de Turismo do Recife.

MINISTRO DO TURISMO CONFIRMA PRESENÇA EM WORKSHOP DA TREND EM ATIBAIA

O Ministro do Turismo Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho confirmou sua presença no 12º Workshop TREND, que acontece em Atibaia (SP), amanhã (sábado - 18 de setembro de 2010), no Hotel Bourbon Atibaia Resort Spa & Convention. O Ministro estará presente no evento a partir das 15 horas.

Também já confirmaram presença no evento também o Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo, Sr. José Benedito Pereira Fernandes; o Prefeito de Atibaia, Dr. José Bernardo Denig; o Secretário Municipal de Turismo de Atibaia (SP), Sr. Fábio Aguiar Menezes; o Secretário Municipal de Turismo de Recife (PE), Sr. Samuel Oliveira; o Presidente da ABIH-SP, Sr. Maurício Bernardino; e a Presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, Sra. Valéria Andrade de Thomaz.

O evento espera a presença de 7 mil agentes de viagens do Estado de São Paulo, onde poderão visitar os 150 estandes, participar de palestras, do sorteio de um carro zero quilômetro e no final assistir a um show da Banda Jota Quest exclusivo para o workshop.

As inscrições para o 12º Workshop TREND ainda estão abertas e podem ser feitas no hotsite: www.workshoptrend.com.br .



SERVIÇO:

12º Workshop TREND Brasil – Atibaia (SP)

Data: 18 de setembro de 2010.

Horário: das 09h30 às 22h30.

Local: Hotel Bourbon Atibaia Resort Spa & Convention

Rodovia Fernão Dias – KM 37,5

Atibaia - SP

Site para inscrição: http://www.workshoptrend.com.br

Abav alerta para renovação de contrato com IATA

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká, enviou para todos os associados um comunicado alertando que este é o momento de renovação de contrato junto à IATA. Junto ao documento, o dirigente anexou o artigo “Por que ser IATA”, escrito em abril deste ano, onde elucidou todos os pleitos que a ABAV fez junto à associação e que, por pura intransigência da mesma, foram negados.



“Solicitamos que o pagamento do relatório seja decendial ou invés de semanal e, mesmo não havendo unificação do processo, uma vez que muitos Estados brasileiros conseguiram manter o prazo de dez dias com ações na justiça, a IATA não aceitou. Exigem garantias financeiras de empresas que sempre honraram seus compromissos, mas não nos dão garantia de nada. Volto a perguntar, por que ser IATA”, ressaltou.



Segundo o dirigente, não faltam motivações para que muitas agências não renovem seus contratos, uma vez que a IATA não cede em nenhuma das negociações e, recentemente, diante da falência da Companhia Mexicana de Aviacion, comunicou aos agentes de viagens que não irá se responsabilizar integralmente pelo reembolso dos bilhetes emitidos.



“Não aceitamos que mais essa responsabilidade, indevida, seja jogada em cima das agências de viagens. No último dia 6, enviamos carta ao Filipe Reis, gerente geral da IATA no Brasil, solicitando que a IATA assuma integralmente todo e qualquer reembolso na quebra da companhia aérea Mexicana e até agora não recebemos nenhum posicionamento”, informou.





Veja a íntegra do comunicado enviado aos associados:



Prezado (a) agente de viagens



Em abril deste ano, discorri um artigo com título “Por que ser IATA” (disponível no Portal ABAV através do link http://www.abav.com.br/noticias_detalhe.aspx?id=424&id_area=20). No documento, elucidei todos os pleitos que a ABAV fez junto à associação e que, por pura intransigência da IATA, foram negados.



Agora, é chegada a hora de renovação de contrato IATA, conforme comunicado que segue abaixo, na íntegra:



“Annual Fee 2011



A seguir estão os seus códigos ativos nos sistemas do BSP e dos quais será cobrada a anuidade do ano de 2011. Os valores da cobrança serão informados posteriormente através de comunicado IATA divulgados via BSPlink, e-mail e carta direcionada ao endereço de sua agência. Para efetuar o cancelamento dos códigos que não serão mais renovados, favor encaminhar para a IATA uma carta em papel timbrado da agência com os respectivos cancelamentos até o dia 20/09/2010”.



Sei que esta é uma decisão comercial e individual de cada empresa, mas acredito que este é o momento oportuno de nos perguntarmos, novamente, se é válido permanecer associado a uma entidade que defende só e unicamente os interesses das companhias aéreas.



Atenciosamente,

Carlos Alberto Amorim Ferreira

Presidente Abav Nacional

Desocupação do antigo Cemitério da Praia acontece dia 18 em Baía Formosa

Após anos em tramitação, a desocupação do Cemitério da Praia Santa Cruz das Areias, em Baia Formosa, será concretizada no próximo dia 18 de setembro com o translado dos ossos dos 170 enterrados para o Cemitério Jardim e a entrega da área ao grupo português B.F. Investimentos Turísticos Imobiliários.

O Cemitério da Praia foi na Vila fundada em 1612 e abrigou os sepultamentos dos que faleceram na região até 1980, quando em decorrência de problemas de acesso e de destruição parcial do local pelas oscilações de maré, os atos fúnebres passaram a ser realizados no Cemitério São Pedro.

A solução do problema do local e dos novos proprietários, que reivindicavam o direto a área de 20.5 hectares adquirida em 2004 e que contempla o Cemitério da Praia, contou com a iniciativa da atual gestão municipal de Canguaretama e com a participação da Câmara de Vereadores e da comunidade. Uma Audiência Pública, realizada em 15 de maio 2009 e orientada pela Promotora Doutora Ivoneide Feitosa
Confessor (Processo nº 114.06200578-5) contou com a presença dos interessados, dos familiares dos mortos, de moradores e da arquiteta Roberta Caldas, contratada pela Prefeitura, para elaborar o Projeto do Cemitério Jardim, onde seriam colocados os restos mortais transportados do antigo cemitério, devendo no local ser levantado o Monumento Histórico em Homenagem aqueles que ali foram enterrados.

Segundo Norma Lucia Maia de Miranda, Secretária de Turismo e Meio Ambiente, o evento será acompanhado por autoridades e familiares e finaliza o processo de 6 anos para entrega da área aos novos proprietários.

Summerville reúne seis comemorações no Réveillon Resort de Muro Alto homenageia nações e oferece aos hóspedes "Volta ao Mundo"

O Summerville Beach Resort, situado na paradisíaca praia de Muro Alto – Porto de Galinhas (PE), promove uma semana festiva de Réveillon, que, este ano, vale por seis. Isso porque o pacote, com duração de sete noites, inclui uma verdadeira "Volta ao Mundo" com escala em vários destinos. México, Estados Unidos, França, Grécia, Japão e o Brasil serão os países reverenciados durante a semana inteira com surpresas adicionais no dia 31 de dezembro. Assim, quem passar o último dia do ano no resort, usufrui de uma viagem cultural a diversas partes do mundo, além de participar de seis comemorações simbólicas ao longo do dia, respeitando o horário da virada de ano em cada país homenageado.

A celebração de réveillon no Summerville se inicia cedo, ao meio-dia, quando o Japão dará as boas-vindas ao ano de 2011. Às 18h e 19h, registra-se a passagem de ano na França e Grécia, respectivamente. Às 21h, no entanto, o resort dá inicio a uma grande festa com serviço de bufê em tendas temáticas e open-bar de whisky importado (12 anos). À meia-noite, o tradicional brinde com espumante não poderia faltar para a comemoração à moda brasileira com muita alegria e a emoção contagiante típica dos filhos da "Pátria Amada". Às duas horas, horário de Brasília, comemora-se à virada nos Estados Unidos e também no resort de Muro Alto. Às três horas da manhã, a festa ainda será marcada pelo alto astral com a contagem regressiva para o ano novo no México.

Adiciona-se a tudo isso, decorações temáticas, delícias gastronômicas com pratos das culinárias de cada destino assinadas pelo chef executivo do resort, Edílson Araújo, paisagem paradisíaca, show pirotécnico e o som da Orquestra Super Oara. A comemoração promete ir até altas horas do dia 1º. E vale a pena esperar o sol nascer e aproveitar a brisa para começar 2011 enchendo os olhos com a beleza natural da praia à frente do resort.

Mas não é só no último dia do ano que os hóspedes aproveitam os mimos e as mordomias do Summerville, por isso, o resort prepara uma programação super especial com opções de esportes e lazer para todas as idades. As atividades programadas estão relacionadas às culturas do México, Estados Unidos, França, Grécia, Japão e Brasil. Portanto, delícias gastronômicas a cada dia, música, dança e outros atrativos estarão inclusos no pacote "Volta ao Mundo".

Para os adultos, o resort promove oficinas culinárias com degustação de pratos e bebidas típicas dos países homenageados. Gincanas remetendo aos destinos também estarão na pauta do dia, bem como, aulas de dança que prometem animar os hóspedes. Os baixinhos, por sua vez, poderão aprender com histórias contadas pelos "tios" e filmes infantis, além de teatrinho sobre personalidades importantes e estórias dos povos de cada nação. Outras atrações que prometem entreter a meninada serão brincadeiras temáticas, que promovem a sociabilidade entre as crianças e incentivam o pensamento em equipe.

O preço por pessoa em apartamento duplo superior é de R$ 5.850. Esse valor inclui sete noites com meia pensão (café da manhã e jantar), todas as comodidades da festa de réveillon do resort, além das inúmeras atividades de esportes e lazer. Além disso, as famílias possuem mais uma facilidade, pois os pais podem levar duas crianças, de até 12 anos, que não pagam diária se ficarem no mesmo apartamento dos pais. As reservas podem ser feitas pela central no Recife (81) 3302. 4446 ou de São Paulo (11) 3257.0962.

Serviço:

Pacote Réveillon Volta ao Mundo
Local: Summerville Beach Resort
Endereço: PE-09, Acesso Muro Alto S/N – Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas (PE)
• Períodos: de 25 de dezembro de 2010 a 07 de janeiro de 2011
• Mínimo de sete diárias com meia pensão (café da manhã e jantar)
• Bufê temático diário para o jantar, incluso bebidas não alcoólicas
• Programação especial com atividades temáticas para toda a família
• Grande festa "Réveillon Volta ao Mundo" com a Orquestra Super Ohara, bufê internacional, open bar com whisky importado (12 anos) e brinde à meia-noite com espumante.
• Valor por pessoa, em apartamento duplo superior, R$ 5.850 Parcelamento em seis vezes sem juros, nos cartões Mastercard e Dinners

Valor em outras datas sob consulta
Informações e Reservas: Recife (81) 3302.4446 ou São Paulo: (11) 3257.0962
www.summervilleresort.com.br

OBS: As reservas estão sujeitas a confirmação e a alteração de valores, conforme disponibilidade.

Volkswagen do Brasil prorroga inscrições para Programa de Estágio 2011

• Inscrições estão disponíveis até 22 de setembro
• São 74 vagas em três fábricas da Volkswagen do Brasil
• Universitários e estudantes de cursos técnicos podem participar do processo


A Volkswagen do Brasil prorroga as inscrições para o Programa de Estágio 2011 até o próximo de 22 de setembro. Para os interessados em participar do processo seletivo, que ocorre por meio do site www.vw.com.br/estagio2011, é necessário estar matriculado em um curso universitário ou técnico, cuja conclusão esteja prevista para dezembro de 2011, julho ou dezembro de 2012. São requeridos também conhecimentos de informática e de língua inglesa


O programa oferece 74 vagas de estágios para as fábricas da Anchieta (São Bernardo do Campo – SP), Taubaté (SP) e São Carlos (SP), além do centro de distribuição de peças em Vinhedo (SP). Após a inscrição no site, o candidato que tiver o perfil compatível receberá por e-mail as convocações para participar das etapas do processo seletivo, divididas em testes on-line de inglês, raciocínio lógico, dinâmica de grupo, redação e entrevista com o gestor. A expectativa para 2011 é superar o número de inscrições do ano passado, que foi de 21 mil universitários


Os escolhidos terão direito à bolsa-auxílio e benefícios como transporte fretado gratuito, refeição subsidiada e atendimento médico ambulatorial interno. Como o programa é especialmente planejado para o desenvolvimento do futuro profissional, os estagiários participarão de atividades complementares à atuação prática, como palestras e elaboração de projeto aplicativo multidisciplinar com a supervisão de um gestor.


Programa de Estágio 2011 Volkswagen
Inscrições: de 9 de agosto e 22 de setembro
Onde: www.vw.com.br/estagio2011

Requisitos: Estar matriculado em curso universitário ou técnico, com conclusão prevista para dezembro de 2011, julho ou dezembro de 2012, e ter conhecimentos de informática e de língua inglesa.

Capacitações do 34º Encontro Comercial Braztoa vão até dia 22, quarta-feira

Evento já soma 2.800 agentes de viagem pré-inscritos

As inscrições para as doze capacitações do 34º Encontro Comercial Braztoa vão até o dia 22 de setembro, quarta-feira. Elas proporcionam aos agentes de viagem a discussão sobre assuntos atuais e relevantes do mercado de turismo, bem como dos destinos nacionais e internacionais. Os agentes que participarem das capacitações receberão um kit do evento, em uma ecobag. Para se inscrever, é necessário estar pré-inscrito no evento e fazer a solicitação das capacitações de interesse no próprio site da entidade: www.braztoa.com.br

Confira as capacitações previstas e os horários:

23 de setembro, quinta

13h às 15h
Sala 4
CURAÇAO: A COR DO CARIBE LOTADA!
Curaçao, muito além das praias inigualáveis e do mergulho. É o Caribe autêntico com rica cultura, esportes de aventura, hotéis de primeira linha, paraíso das compras, vida noturna e mais. E para desfrutar deste paraíso você não precisa de visto, com vôos diretos do Brasil com GOL ou via Bogotá com Avianca. SORTEIO: viagem completa, com acompanhante.

15h às 17h
Sala 1
ARGENTINA PULSA COM VOCÊ! LOTADA!
Buenos Aires, Bariloche, Mendoza, Jujuy, Villa La Angostura
Comece por Buenos Aires, a capital latino-americana mais européia, suas construções, suas ruas e largas avenidas, as compras, a gastronomia, o tango. Passe por Bariloche, paraíso de esqui dos brasileiros e suas propostas para o turismo jovem. Conheça as possibilidades de desfrutar de um bom vinho, um SPA temático com uvas, gastronomia, alpinismo, rafting, a aventura mendocina. Explore as belezas do altiplano argentino, sua Quebrada, salinas, montanhas coloridas de Jujuy. Chegue a Ushuaia, no Fim do Mundo, um destino que oferece ambiente de montanha (lagos, rios, bosques, vales) mais ambiente marítimo (observação de colônias de pinguins, lobos marinhos e aves) somado às fantasias mitos e lendas (exploradores, naufrágios, aborígines, ex-presídio). Veja como chegar e desfrutar da terra dos gelos milenários, Santa Cruz: El Calafate, Chaltén, Los Antiguos. E termine de se encantar com Villa La Angostura, uma vila charmosa, à altura das expectativas mais exigentes para namorar, passear, desfrutar. Conheça toda a oferta ao seu alcance!

15h às 17h
Sala 2
‘UM’ É UM NÚMERO PEQUENO DEMAIS PARA CONQUISTAR GRANDES RESULTADOS
Evandro Côrrea – Consultor em vendas palestrará sobre o trabalho em equipe, que será a grande alavanca estratégica nestes tempos modernos. A palestra visa estimular a compreensão exata do tema.

15h às 17h
Sala 3
INTERCONTINENTAL HOTELS GROUP
Venha conhecer melhor os hotéis da IHG-InterContinental Hotels Group e participar de sorteios imperdíveis! São aproximadamente 4400 unidades presentes em mais de 100 países com os hotéis InterContinental, Crowne Plaza, Holiday Inn, Holiday Inn Express, Staybridge Suites, Indigo e Candlewood.

17h às 19h
Sala 1
GOL LINHAS AÉREAS: NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS: INTERNACIONAL E CARIBE

17h às 19h
Sala 4
SENAC: COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E DESTINOS PARA 2014 E 2016: COMO APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA DIFERENCIAR SEUS PRODUTOS E VENDER MAIS LOTADA!
Em busca de um crescimento sustentável e lucrativo, de olho em fatias generosas do mercado e trabalhando para tornar seus produtos - ou serviços - diferenciados em meio à concorrência, muitas empresas entram numa roda-viva de competição bruta, pesada. O resultado dessa "batalha" é um "oceano vermelho", nascido da luta sangrenta entre rivais por um potencial de lucros muitas vezes decrescente. Esse é o problema, segundo W. Chan Kim e Renée Mauborgne, autores de A Estratégia do Oceano Azul. Eles ensinam: "Não concorra com os rivais - torne-os irrelevantes". Em síntese: ao invés da luta sangrenta no "oceano vermelho" da competição nos moldes conhecidos, deve-se criar estratégias inovadoras para desbravar "oceanos azuis" de espaços inexplorados de mercado. SORTEIO: Livros de turismo. Também serão distribuídos a todos os participantes kits contendo 1 ecobag, 1 bloco de anotações e 1 caneta.

17h às 19h
Sala 5
FIRSTAR: CRUZEIROS FLUVIAIS: DESCOBRINDO OS ENCANTOS DOS RIOS DE EUROPA, RUSSIA E VIETNÃ COM AMA WATERWAYS
Viajar pelos encantadores rios Europeus permite uma exclusiva experiência cultural e um novo olhar as importantes cidades que se desenvolveram ao longo dos anos, e com a ajuda destes rios. Redescobrir cidades, conhecer vilarejos e vivenciar a novas culturas com o charme de um cruzeiro fluvial. A capacitação trará características da viagem fluvial, descritivos de navios disponíveis e apresentação dos roteiros disponíveis na Europa, Rússia e Vietnã. SORTEIO: uma cabine dupla no cruzeiro pelo Rio Danúbio, que tem início em09 de Novembro, em Nuremberg e se encerra em 16 de Novembro em Budapeste. Este roteiro de sete noites visitará Regensburg, Passau, na Alemanha, Salzburgo, Melk e Viena na Áustria.

24 DE SETEMBRO, SEXTA

12h às 14h
Sala 3
ARGENTINA PULSA COM VOCÊ!
Ushuaya, Santa Cruz, Villa La Angostura
Comece por Buenos Aires, a capital latino-americana mais européia, suas construções, suas ruas e largas avenidas, as compras, a gastronomia, o tango. Passe por Bariloche, paraíso de esqui dos brasileiros e suas propostas para o turismo jovem. Conheça as possibilidades de desfrutar de um bom vinho, um SPA temático com uvas, gastronomia, alpinismo, rafting, a aventura mendocina. Explore as belezas do altiplano argentino, sua Quebrada, salinas, montanhas coloridas de Jujuy. Chegue a Ushuaia, no Fim do Mundo, um destino que oferece ambiente de montanha (lagos, rios, bosques, vales) mais ambiente marítimo (observação de colônias de pinguins, lobos marinhos e aves) somado às fantasias mitos e lendas (exploradores, naufrágios, aborígines, ex-presídio). Veja como chegar e desfrutar da terra dos gelos milenários, Santa Cruz: El Calafate, Chaltén, Los Antiguos. E termine de se encantar com Villa La Angostura, uma vila charmosa, à altura das expectativas mais exigentes para namorar, passear, desfrutar. Conheça toda a oferta ao seu alcance!! A Argentina pulsa com você! SORTEIO: Ushuaia sorteará dois pacotes com estadia e passeios para duas pessoas.

12h às 14h
Sala 4
BARBADOS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA NO CARIBE LOTADA!
Mergulhe com as tartarugas. Explore as belezas dos corais coloridos e navios naufragados. Experimente o melhor e mais tradicional rum do planeta. Desfrute as praias paradisíacas. Saboreie pratos típicos da cultura Bajan. Venha descobrir o que Barbados, o maior tesouro do Caribe, tem para oferecer. SORTEIO: uma viagem completa, com acompanhante.

12h às 14h
Sala 5
COSTA DOS CORAIS: UM DESTINO ENTRE DUAS CAPITAIS
Costa dos Corais, litoral norte do estado de Alagoas, apresenta aos agentes de viagens o destino ideal para férias em família, lua de mel e melhor idade: Maragogi e Japaratinga. Costa dos Corais, fascinante trecho do litoral alagoano, localizado entre Maceió e Recife, destaca-se pelas praias de grande beleza, protegidas pela barreira de corais, rica culinária e tranqüilidade. SORTEIO: Um pacote - hospedagem e transfer para uma pessoa mais acompanhante.

14h às 16h
Sala 1
‘UM’ É UM NÚMERO PEQUENO DEMAIS PARA CONQUISTAR GRANDES RESULTADOS
Evandro Côrrea – Consultor em vendas palestrará sobre o trabalho em equipe, que será a grande alavanca estratégica nestes tempos modernos. A palestra visa estimular a compreensão exata do tema.

14h às 16h
Sala 2
SENAC: COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E DESTINO PARA 2014 E 2016: COMO APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA DIFERENCIAR SEUS PRODUTOS E VENDER MAIS LOTADA!
Cesar Fabretti (professor na FAAP, falando Estratégia do oceano azul): Em busca de um crescimento sustentável e lucrativo, de olho em fatias generosas do mercado e trabalhando para tornar seus produtos - ou serviços - diferenciados em meio à concorrência, muitas empresas entram numa roda-viva de competição bruta, pesada. O resultado dessa "batalha" é um "oceano vermelho", nascido da luta sangrenta entre rivais por um potencial de lucros muitas vezes decrescente. Esse é o problema, segundo W. Chan Kim e Renée Mauborgne, autores de A Estratégia do Oceano Azul. Eles ensinam: "Não concorra com os rivais - torne-os irrelevantes". Em síntese: ao invés da luta sangrenta no "oceano vermelho" da competição nos moldes conhecidos, deve-se criar estratégias inovadoras para desbravar "oceanos azuis" de espaços inexplorados de mercado. SORTEIO: Livros de turismo. Também serão distribuídos a todos os participantes kits contendo 1 ecobag, 1 bloco de anotações e 1 caneta.

Promoção do destino e captação de eventos realizada pelo Recife CVB é objeto de estudo para o SEBRAE - MG

Ação de benchmarking quer revelar aos mineiros a força entre a parceria público-privada iniciada há quatro anos através da Secretaria de Turismo do Recife



Há quatro anos, a Secretaria de Turismo do Recife resolveu investir numa parceria público-privada através do Recife Convention & Visitors Bureau, modelo de trabalho que hoje é executado também em parceria com as Secretarias de Turismo de Pernambuco, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Essa bem-sucedida união tornou-se objeto de análise do SEBRAE de Minas Gerais, que entre os dias 14 a 17 de setembro, trouxe para o Recife um grupo de 17 pessoas para entender e revelar aos mineiros como é realizado o trabalho de promoção turística e captação de eventos para Pernambuco.



“Recife foi indicado por Vanisa Schuler, especialista no segmento de negócios e eventos, como destino referência para o projeto de turismo de negócios. Eu já conhecia um pouco das ações realizadas pelo Recife CVB, mas confesso que me surpreendi. A entidade desenvolve um trabalho de referência, no nível do São Paulo Convention & Visitors Bureau”, assegura Nayara Bernardes, analista do programa de turismo do Sebrae-MG. “Também me impressionou a forma que as ações são desenvolvidas, através da parceria público-privada, modelo que deveria ser implementado em todos os estados. Estamos saindo daqui entusiasmados e ao mesmo tempo vendo um grande trabalho para ser feito em nossos destinos”, complementa Nayara.



Para Lakshmi Resende, coordenadora do programa turismo de negócios e eventos da SECTUR de MG, os órgãos públicos devem funcionar como grandes incentivadores das ações realizadas pela iniciativa privada. “Vejo a iniciativa pública como uma grande incentivadora, ou melhor, fomentadora das ações de cunho privado. Porém, o interesse tem que ser mútuo, ou até mais da iniciativa privada. O Recife CVB desenvolve um trabalho com grande maturidade, isso porque entende o sentido da sua existência e sabe o que deve fazer, além de deter uma grande articulação com a cadeia produtiva”.



Além da parceria público-privada, os participantes do benchmarking destacaram a relação da entidade com os seus associados e o projeto Seja Um Anfitrião. “Fiquei impressionada com as ações desenvolvidas que conseguem aliar o poder público e seus mantenedores, trazendo resultados concretos e positivos para todos”, diz Patrícia Gonçalves, gerente executiva do Juiz de Fora e região CVB. “Entre os projetos apresentados, o Seja Um Anfitrião chamou minha atenção, pois demonstra o peso da entidade e sensibiliza o parceiro, no caso as entidades promotoras de eventos, na importância da atração de novas feiras e congressos para o destino”, Alex Sandro Souza de Oliveira, executivo do Uberaba e região CVB.



Parceria - Inaugurado há nove anos, o Recife CVB desponta como um dos mais respeitados CVBx do Brasil. A parceria público-privada iniciou há quatro anos, quando a Secretaria de Turismo do Recife, através da visão do secretário Samuel Oliveira, entrou como parceira do Recife Convention & Visitors Bureau na captação de novos eventos para o Recife. “O envolvimento do Trade Turístico com a gestão pública é fundamental para consolidar o destino Recife, que tem alcançado inúmeras conquistas a partir de um diálogo próximo entre a iniciativa privada e o poder público. Fazemos questão de ouvir a opinião dos empresários e profissionais do setor para que nossas ações tenham cada vez mais impacto positivo para o desenvolvimento sócio-econômico do Recife”, revela Samuel. “O apoio da Secretaria de Turismo do Recife é muito importante para alcançarmos bons resultados. Só em 2010, por exemplo, já atuamos na captação e apoio a 63 eventos, com a expectativa de atrairmos mais de 91 mil turistas de eventos até 2013 , que causará um impacto de mais de R$150 milhões na economia local”, assegura José Otávio de Meira Lins.

Além da visita à sede do Recife Convention & Visitors Bureau, os participantes da missão de benchmarking conheceram atrativos turísticos locais e a estrutura do Centro de Convenções de Pernambuco, onde participaram de reuniões com representantes das secretarias de Turismo de Pernambuco e da Empetur, dois grandes parceiros das ações realizadas pela entidade. Os mineiros também se encontraram com a assessora especial da secretaria de turismo do Recife, Mayse Cavalcanti, com o secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão, com Flávio Domingues, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaboatão dos Guararapes, e com associados do Recife CVB, Sandra Luck, da Luck Viagens, Paulo Menezes da P+ eventos, Renata Maranhão, da Bureau de eventos e Sergio Paraíso, do grupo Pontes, que explanaram suas expertises no desenvolvimento de ações no setor e as experiências em trabalho junto com o Recife CVB.

PRÊMIO FIERN DE JORNALISMO 2010

Será lançado no dia 30 de setembro, no Espaço Cultural da Casa da Indústria, o “Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo 2010”. O lançamento oficial, com a apresentação do Regulamento e divulgação do período de inscrições, ocorrerá durante almoço com a imprensa, ao meio dia. Uma das novidades para esta edição é a criação da categoria Estudante, voltada para os alunos matriculados nos cursos de Comunicação do estado.

“A Indústria e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte” é o tema do Prêmio, que terá seis categorias: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo On-line, além da categoria Especial Estudante. O Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo tem o objetivo de incentivar a produção de reportagens sobre a indústria e a economia do Rio Grande do Norte, mostrando à sociedade o papel de empresas e instituições públicas e privadas no desenvolvimento econômico do Estado.

22º Festival do Turismo de Gramado Bahiatursa confirma presença em Gramado

A Bahiatursa – Empresa de Turismo da Bahia S/A, empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Turismo do Estado é mais uma presença confirmada na próxima edição do Festival do Turismo de Gramado. Detalhes da vinda foram acertados durante a participação do diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello e da Assessora Comercial, Rose Ott no ENTUR (Encontro Nacional de Turismo da Bahia), ocorrido em agosto, em Salvador.

A Bahiatursa é a responsável pela divulgação e promoção turística do estado nordestino, no Brasil e no exterior. A empresa exerce um papel fundamental na atração e ampliação do fluxo turístico regional, nacional e internacional e no fortalecimento de alianças e parcerias com o trade turístico, instituições acadêmicas, ONGs, entidades de fomento e diversos órgãos do poder público.

SOBRE O EVENTO
O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Montadora chinesa construirá fábrica de US$ 400 milhões em Jacareí

Investimento da chinesa Chery entrará em funcionamento em 2013

Em missão oficial à cidade de Wuhu, na China, o presidente da Investe São Paulo, Mario Mugnaini Jr, assinou nesta sexta-feira, 17 de setembro, um memorando de entendimentos com o presidente da Chery Automobile Co. Ltda., Yin Tongyue, para a instalação de uma fábrica de automóveis da empresa, na cidade de Jacareí, localizada a 80 km da capital.

Na primeira fase do projeto, a Chery investirá US$ 134 milhões e produzirá no início das operações, prevista para o final de 2013, 50 mil veículos ao ano. Neste período serão gerados cerca de mil empregos diretos. O investimento poderá chegar a US$ 400 milhões e gerar três mil empregos, com capacidade de produzir 150 mil veículos por ano. A primeira fábrica da empresa chinesa no Brasil terá um milhão de metros quadrados de área construída e ficará próxima à BR 116 – Via Dutra.

Para o presidente da Investe São Paulo, Mario Mugnaini Jr, a instalação da empresa chinesa confirma a vocação do Estado para o setor automotivo. “Além da Chery outras duas montadoras estão construindo suas plantas em São Paulo, o que fará o Estado voltar a ter 50% da produção nacional de veículos a partir de 2013”, afirmou.

Participaram do evento o secretário do partido comunista, Chen Shulong, o vice-presidente da Chery Automobile Co. Ltda, Zhou Biren, o vice-presidente Internacional da Chery, Du Weikiang e o presidente da Chery do Brasil, Luis Curi. A comitiva brasileira contou também com o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado, João Carlos Maranha, e o prefeito de Jacareí, Hamilton Mota.

Mugnaini convidou o presidente da Chery para visitar o Brasil e conhecer o salão do automóvel, que acontece em outubro, na capital paulista. Neste sábado a comitiva brasileira fará uma vista à fábrica da Chery, que, além de automóveis, também produz navios e autopeças.

A instalação da unidade da Chery é resultado de entendimentos nos quais a Investe São Paulo fez a coordenação entre o setor público e o privado, articulando as ações dos agentes envolvidos, tais como concessionárias de serviços públicos de energia, gás, água e transporte. Também será estudada a possibilidade de formação de mão de obra especializada nos setores automotivo e metal-mecânico, por meio de cursos técnicos do Centro Paula Souza.

Além de fatores como logística, condições de infraestrutura, recursos humanos e mercado consumidor, a opção da Chery pelo Estado de São Paulo foi motivada pelo Programa Estadual de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Veiculo Automotor (Pró-Veículo), regido pelo Decreto 53.051, de 3 de junho de 2008, que prevê a suspensão do pagamento do ICMS para a aquisição de mercadorias, equipamentos, partes e peças.

Sobre a Chery

Fundada em 1997, na China, a montadora Chery desembarcou no Brasil em 2009, após diversos estudos, que avaliaram o País como um mercado promissor para a fabricante. O projeto, oficializado pela matriz da empresa, é considerado de significado estratégico para a economia chinesa.

Sediada em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados, na cidade de Wuhu, província de Anhuí, a Chery tem 15 unidades produtivas em 11 países – China (4), Ucrânia (1), Tailândia (1), Vietnã (1), Síria (1), Rússia (1), Malásia (1), Uruguai (1), Indonésia (1), Egito (1) e Irã (2) –, fabrica mais de 17 modelos e emprega aproximadamente 22 mil funcionários em todo o mundo. Sua capacidade de produção anual é de 650 mil carros, 650 mil motores e 400 mil transmissões.

Sobre a Investe São Paulo

Criada em 2008, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo - executa um papel de articulação entre entidades públicas e privadas para a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para o Estado. A Agência também auxilia o empreendedor na busca pelas melhores oportunidades de negócios, com o propósito de estimular a competitividade da economia, a geração de emprego e renda, e a inovação tecnológica no Estado de São Paulo.

Em setembro de 2010, a Investe SP administra em sua carteira 32 projetos de empresas nacionais e estrangeiras interessadas em se instalar no Estado de São Paulo. Segundo estimativa da agência, esses projetos podem gerar investimentos de R$ 5,8 bilhões e 21.500 empregos diretos.

Até agora, metade desse montante, cerca de R$ 2,7 bilhões, já está garantido com os investimentos anunciados por quatro grandes empresas: Toyota, em Sorocaba; Hyundai, em Piracicaba; Cebrace, em Jacareí; e Sany, em local ainda não definido.

EDITAL DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DEVERÁ PREVER DATA LIMITE PARA INAUGURAÇÃO

O edital que vai escolher a empresa ou consórcio que vai tocar as obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante deverá prever uma data limite para a inauguração do complexo. Pelo menos foi isso o que sugeriu o prefeito do município, Jaime Calado, durante a primeira das duas audiências públicas sobre o edital, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17, em Brasília, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Foi uma audiência tranquila com poucas sugestões. Nada muito relevante. A sugestão mais interessante foi esta do prefeito de São Gonçalo, que deverá dar uma garantia ainda mais firme de que os prazos para conclusão das obras serão cumpridos”, afirma o secretário de Planejamento do RN, Nelson Tavares. A sugestão de Calado, junto com todas as demais que foram e ainda serão propostas, será analisada pelos técnicos do TCU e do BNDES antes da publicação da versão final do edital.
Além de Tavares e Calado, estiveram na audiência de hoje (17) representantes do BNDES, Gabinete Civil, Anac e Ministério de Defesa, além de representantes de diversas empreiteiras nacionais, incluindo as gigantes Camargo Corrêa e Odebrecht. A próxima audiência pública – são duas exigidas pela legislação – será realizada no próximo dia 24 de setembro, às 10h, desta vez na cidade de São Gonçalo. Nela está sendo esperado um público de 300 pessoas.
Após as duas audiências o TCU providencia eventuais alterações e libera o edital para que os interessados possam comprar o edital e efetivamente participar da licitação. “O edital deve ser liberado pelo TCU e publicado efetivamente em meados de novembro, dando início ao processo licitatório. Com isso, no início de 2011 teremos o canteiro de obras da nova empresa instalado”diz o secretário de Planejamento do Estado, Nelson Tavares.
"O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. As obras estão avançando em ritmo acelerado e, depois de concluído, o terminal colocará definitivamente o Estado na rota dos grandes centros urbanos e comerciais do Brasil", observa o governador Iberê Ferreira de Souza.
Os estudos colocados em audiência pública são meramente referenciais, cabendo aos investidores interessados a realização de seus próprios levantamentos de dados que irão dar suporte às suas propostas. 
 
A minuta já está disponível no site da Anac desde agosto (http://www.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicasEmAndamento.asp) e dispõe, em linhas gerais, sobre: a licitação na modalidade de Leilão, com critério de julgamento o maior valor de outorga (mínimo estimado de R$ 3,7 milhões), com a possibilidade de realização de leilão em viva voz; as regras de participação: pessoas jurídicas brasileiras e estrangeiras (isoladas ou em consórcio); limitações (empresas aéreas isoladas e, quando em consórcio, com até 10% do capital); possibilidade de subcontratação do operador aeroportuário; os documentos para participação: garantia da proposta, plano de negócios e metodologia de execução e requisitos de habilitação (jurídica, fiscal, econômico-financeira e técnica). 


Por sua vez, a minuta de contrato estabelece: a delimitação do objeto da concessão: especificações físicas, parâmetros mínimos de dimensionamento e de qualidade dos serviços (Plano de Exploração Aeroportuária); o prazo de vigência de 28 anos (3 anos para a construção e 25 anos para exploração); o valor do contrato de R$ 650,29 milhões (equivalente ao total dos investimentos estimados para o período de 28 anos); os bens integrantes da concessão; os direitos e deveres pactuados; a remuneração da concessionária (receitas tarifárias e alternativas); os riscos distribuídos e as regras relativas ao equilíbrio econômico-financeiro (reajuste e revisão).
O novo terminal representará um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão e deve gerar cerca de 30 mil empregos diretos em especial para a região Metropolitana. O aeroporto, que deverá ser o maior terminal de cargas da América Latina, terá a maior pista de pouso do Nordeste – 3.000 metros – e será o único da região a ter capacidade de receber o Airbus 380.

Programa Trainee 2011 do Magazine Luiza abre vagas para o Nordeste

Com a abertura de cargos para João Pessoa, as inscrições foram prorrogadas para o dia 2 de outubro

Além dos postos de trabalho disponíveis em São Paulo, Franca e Louveira (estes últimos, no interior do Estado), o Magazine Luiza estendeu a atuação do Programa de Trainee 2011 também para João Pessoa (PB). São 30 cargos para as áreas de Compras, E-commerce, Financeiro, Inteligência de Mercado, Logística, Marketing, Orçamento, Gestão de Pessoas, TI e Vendas.
Os interessados devem ter concluído o curso superior no período de dezembro de 2007 a dezembro de 2010 (em fase de conclusão) em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Marketing, Informática, Engenharia, Tecnologia da Informação, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Pedagogia e outras áreas correlatas. É desejável ainda que o candidato tenha inglês em nível intermediário, bons conhecimentos de informática (Office) e disponibilidade para viagens e mudança de cidade.
O processo seletivo compreende as etapas de inscrição e testes online, dinâmica de grupo, painel de negócios e entrevista com gestores. No final, os aprovados terão uma reunião para entrega de documentação. O programa, com início em janeiro de 2011, tem duração de até 2 anos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro pelo site www.magazineluiza.com.br no link “Programa Trainee 2011” ou também no portal www.vagas.com.br/trainee_magazine.

Magazine Luiza
Reconhecido como uma das maiores redes do comércio varejista do país e com 597 lojas distribuídas em 16 Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão), o Magazine Luiza investe constantemente em programas e ações em benefício de seus quase 17 mil funcionários. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede que, há 13 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work, sendo que em 2010, foi considerada a melhor na prática de Falar com seus funcionários.

Espírito Santo patrocina o coquetel de encerramento do 34º Encontro Comercial Braztoa

Lounge também terá tema do estado capixaba; confira mais expositores que participarão do evento

O 34º Encontro Comercial Braztoa, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, terá como um dos parceiros o Estado do Espírito Santo, que tematizará o lounge de boas-vindas do evento, no quarto andar, e também será responsável pelo coquetel de encerramento, na sexta-feira.

Com o tema Esporte & Turismo – Uma combinação que vai bater recordes, a Braztoa foca em seu 34º Encontro Comercial nas necessidades que o mercado de turismo deve enfrentar com a realização, nos próximos anos, dos dois maiores evento esportivos do planeta: a Copa do Mundo de Futebol, em 2014; e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Este será o tema do fórum, que terá a participação do jornalista e apresentador da Rede Globo, Tadeu Schmidt, e o executivo do COI, Marcus Vinícius Freire. O Fórum tem patrocínio da Travel Ace.

Confira alguns dos expositores que confirmaram presença nesta edição: Lan Airlines, Curaçao, Mosquito Blue, Amazon Jungle Palace, Villa da Praia Hotel, Caldas Novas CVB e Sebrae Goiás, Qantas Airways, WhiteJets, Mexico/Los Cabos, Via Landauto e Intelly.

O 34º Encontro Comercial Braztoa tem patrocínio de Empresa Formal Turismo Legal, Adetur (Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Metropolitana), Banco Itaú e OnexCâmbio; apoio da Travel Ace; e apoio educacional do SENAC. A GOL Linhas Aéreas é a transportadora oficial; e a Travelport, por um trade mais verde.

Pacote especial do Viaja Mais Melhor Idade reunirá 500 pessoas a partir de amanhã em Santa Catarina

Um pacote especial do Viaja Mais Melhor Idade, programa do Ministério do Turismo e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), deverá reunir, durante nove dias, cerca de 500 turistas no Plaza Caldas da Imperatriz Resort, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, a pouco mais de 20 km de Florianópolis. O pacote SuavIdade, da Pomptur, foi realizado pela primeira vez no ano passado, em outra unidade da Rede Plaza de Hotéis. A boa receptividade gerou esta nova edição. De 18 a 26 de setembro, o resort terá uma programação exclusiva para o público da Melhor Idade, com refeições, atividades e shows. “Estes pacotes reúnem um público que gosta de viajar junto, que aprecia uma programação voltada para ele e tudo isso com um preço muito atrativo”, diz o coordenador do VMMI, Enzo Arns. O mercado também se beneficia, já que a ocupação de um hotel como este, nesta época, é normalmente baixa.



Na programação, estão disponíveis mais de vinte atividades diárias, como caminhadas, atividades de simples recreação e integração do público. Na primeira noite, dia 18, o público contará com um show de Luiz Ayrão. Os pacotes são de cinco dias e um novo grupo chega no hotel na quarta-feira, dia 22.



Como funciona o Viaja Mais Melhor Idade



Em 2010, o Viaja Mais Melhor Idade está oferecendo saídas de 27 cidades para 35 destinos, em todos os estados brasileiros. Destinos como Lençois Maranhenses (MA) e Chapada Diamantina (BA) pela primeira vez fazem parte do programa. Nesta edição, as operadoras selecionadas ofertam dois tipos de pacotes: o básico e o especial. O pacote básico oferece transporte, traslados, hospedagem, duas refeições diárias, pelo menos dois passeios customizados e um seguro de viagem sem limite de idade. O pacote especial tem como diferenciais a presença de um guia de turismo especializado, assim como de três a cinco refeições diárias, além de diversos passeios e atividades desenhadas para este público.



Também já estão sendo oferecidos pacotes para o Chile, resultado de um acordo entre o Brasil e o país vizinho. É a primeira vez, desde a criação do programa brasileiro, em 2007, que são ofertadas viagens para o exterior. Pelo acordo, pelo menos 500 turistas de cada país participarão neste semestre.



As operadoras que vendem pacotes do programa em 2010 são CVC, Intercontinental, Luxtravel, Marsans, MGM, New Line, Pomptur, Sanchat e Voetur.



Desde sua implementação, em 2007, até o ano passado, foram comercializados 390 mil pacotes, gerando uma movimentação financeira no setor formal do turismo que excede a marca de R$ 351 milhões.

GRUPO HOTELEIRO PORTUGUES DOM PEDRO HOTELS INAUGURA MEGA RESORT NO DIA 17 DE DEZEMBRO EM FORTALEZA, PRIMEIRO NO BRASIL



O grupo hoteleiro português Dom Pedro Hotels vai inaugurar o Dom Pedro Laguna, Beach Villas, Golf & SPA Resort no dia 17 de Dezembro de 2010. Este é o primeiro hotel de luxo a ser construído no complexo turístico-imobiliário Aquiraz Riviera, onde se encontra o primeiro campo de Golf do Ceará com 18 buracos par 72 (já operacional com nove buracos) e o oitavo hotel do grupo hoteleiro português Dom Pedro Hotels.


O Dom Pedro Laguna situa-se na praia de Marambaia no Ceará, a 35 km do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Esta unidade hoteleira estende-se por uma lagoa com 15,000 metros quadrados, com uma frente de 200 metros de mar.
As 102 unidades de Alojamento estão divididas em 64 quartos com varanda ou terraço; 22 Water Villas com um quarto, salão e amplo terraço; 8 Water Villas com dois quartos, cada um com casa de banho, salão e amplo terraço; 6 Beach front Villas com piscina privada, dois quartos, cada um com casa de banho, salão e amplo terraço sobre a lagoa; 2 Villas com piscina privada, dois quartos, cada um com casa de banho, salão e amplo terraço sobre a lagoa.
A comunicação dentro do resort será feita por barco ou carro eléctrico, transformando uma simples ida ao spa, restaurantes, piscina, kids club ou beach club, num momento de total sintonia com a natureza.


Perfeitamente integrado no meio ambiente, projectado de forma a preservar e realçar a natureza envolvente, o Dom Pedro Laguna, Beach Villas, Golf and SPA Resort, será com certeza uma experiência incomparável, onde a Dom Pedro Hotels terá oportunidade de continuar a mostrar a sua arte de bem receber.

HOTEL DOM PEDRO LAGUNA
EMPREENDIMENTO AQUIRAZ RIVIERA
PRAIA DA MARAMBAIA, AQUIRAZ, CEARÁ
INFORMAÇÕES: 85-32244164
www.dompedro.com

MUNICÍPIO DE TAPEROÁ FOI O VENCEDOR DO EDITAL PARA SEDIAR O ENCONTRO DOS POVOS DO CARIRI

TAPEROÁ sediará o ENCONTRO DOS POVOS DO CARIRI 2011


O município de Taperoá foi o vencedor do edital para sediar o ‘Encontro dos Povos do Cariri’ em 2011. Este ano, três prefeituras inscreveram projetos para concorrer ao edital de seleção da sede do evento,que estará na sua segunda edição.
Para avaliar os projetos tendo como base o EDITAL 01/2010 nos itens: Logística, Apoio Institucional, Apoio do Poder Público Municipal e Ambiente Empreendedor e indicar o município vencedor, uma Comissão Técnica de Avaliação e Seleção, composta por instituições atuantes dentro do Pacto Novo Cariri, BNB, IHGC, AMCAP e SEBRAE, se reuniram no último dia 10 de setembro na sede do Sebrae Regional Campina Grande.
A edição 2011 do ‘Encontro dos Povos do Cariri’ será realizada nos dias 03, 04, 05 e 06 de novembro, no município de Taperoá. Dentro das ações de planejamento do Comitê Gestor do Encontro dos Povos do Cariri esta a formação de grupos de trabalho dentro do municipo para execução conjunta do Projeto Taperoá para o EPC 2011.
O Portal: www.encontrodospovosdocariri.com.br será a partir de agora, um instrumento de informação e participação do povo "caririzeiro" no evento que tem como objetivo discutir desenvolvimento e sustentabilidade para o Território Cariri.

*IHGC - Instituto Histórico e Geográfico do Cariri
**AMCAP - Associação dos Municipios do Cariri e Agreste Paraibano

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MAIS FOTOS NO D´BEACH RESORT EM NATAL




D´BEACH RESORT EM NATAL RECEBE IMPRENSA E CONVIDADOS PARA APRESENTAÇÃO DE NOITES TEMÁTICAS






A Gerente de vendas do D´Beach resort, em POnta Negra, Natal, Andrezza Varela recebeu a imprensa e convidados na quarta-feira(15), em torno do jantar italiano para apresentar noites temáticas que serão abertas ao público natalense. As noites temáticas incluirão o buffet, sobremesas e uma boa música, bebidas a parte. O buffet custa R$40,00 por pessoa, e o jantar começa a partir das 19h30. As noites temáticas animarão o restaurante e seus frequentadores. Na segunda noite temática sertaneja com banda de forró, nas quartas buffet internacional com MPB com Jolivan e Betoven e na sexta noite italiana acompanhada de uma boa música italiana na voz de Paolo Fiore.

Prefeitura oficializa doação de terreno do Machadão para construção do Arena das Dunas




A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, assinou na tarde desta quinta-feira (16), a doação do terreno do estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado(Machadão) ao Governo do Estado para construção do Arena das Dunas. Além disso, a prefeita anunciou o patrocínio do executivo municipal para as equipes de futebol profissionais do ABC, América e Alecrim. A solenidade ocorreu na Secretária da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel).

“Com este ato de doação, a Prefeitura do Natal concluiu todas as suas responsabilidades em relação a construção do estádio Arena das Dunas. Esperamos agora que o Governo do Estado faça sua parte e lance o mais rápido possível o edital da Parceria Público Privada (PPP) que viabilizará a edificação da nova arena” , destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal disse também que foram investidos pelo poder público da capital potiguar recursos de cerca de R$ 2 milhões, que incluiu a retirada da creche Kátia Fagundes Garcia, antes administrada pelo Meios e que passou para gerência da Secretaria Municipal de Educação (SME). O município relocou e estruturou a creche(hoje um Centro Infantil) para um prédio em Candelária, além de pagar antigos débitos da então Fundação de Esportes de Natal (Fenat), atual Sejel, entre outras ações.

“Este é o ato mais importante para realização da Copa do Mundo em Natal. A capital natalense é a única cidade sede que ainda não apresentou seu edital da PPP”, lembrou a prefeita Micarla de Sousa.

Segundo o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Fernando Fernandes “até a próxima semana será lançado o edital para realização da PPP para que as empresas interessadas se inscrevam para construção do novo estádio.



Patrocínio

Durante a solenidade, a prefeita do Natal também anunciou o patrocínio às equipes de futebol profissional do ABC e América (R$ 130 mil para cada) e Alecrim (R$ 100 mil). “Com este apoio estas equipes poderão se estruturar bem mais para participarem das competições locais e nacionais, além de contribuir para divulgação da capital potiguar em várias cidades do Brasil. Estamos incentivando o desenvolvimento do turismo tão importante para nossa economia”, destacou Micarla de Sousa.

O presidente do Alecrim, Orlando Caldas disse que trata-se de uma ajuda substancial para sua equipe. “Principalmente neste momento em que estamos chegando ao final das competições em 2010”, completou o dirigente alecrinense.

O presidente do ABC, Rubens Guilherme, também destacou a importância deste patrocínio. “É um oxigênio a mais para nossa equipe, principalmente no momento em que vamos para segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol”, ressaltou o presidente Rubens Guilherme.



Fotos: Frankie Marcone

Equipotel NE já comercializa 40% dos estades para evento em Recife

Foi anunciada esta semana em São Paulo, durante a Equipotel, maior feira de food and service da América Latina, a Equipotel Nordeste, primeiro formato regionalizado do evento. Prevista para acontecer em maio de 2011, no Centro de Convenções em Recife, a Equipotel Nordeste, com menos de uma semana de sua oficialização, já comercializou mais de 40% dos 120 estandes que estão farão parte da mostra. O lançamento da feira acontece na primeira semana de novembro com a paticipação de todo trade turístico nordestino, bem como autoridades do Turismo nacional. O Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura do Recife e o Recife CVB são os responsáveis pela captação do evento que terá Pernambuco como sede por cinco anos consecutivos. Só em São Paulo, a Equipotel movimenta mais de 50 mil profissionais das áreas de turismo, hotelaria, gastronomia e serviços agregados.

Sede da ANAC tem novo endereço em Brasília

A sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) encontra-se em novo endereço em Brasília, no edifício Parque Cidade Corporate – Torre A (Setor Comercial Sul, Quadra 09 – Lote C / CEP 70308-200).



A agência ocupa sete dos doze andares do edifício – os demais abrigam a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério Público do Trabalho.

COMUNICADO PRESIDENTE DA BITO SALVADOR SALADINO

CARAVANAS EMBRATUR 2010

MOTIVADOS POR TERMOS PERCEBIDO UM APARENTE MAL ENTENDIDO NA NOSSA NOTA DE ANTEONTEM, VIMOS A ESCLARECER QUE O FATO DE NÃO TER SIDO POSSÍVEL CONCRETIZAR O PROJETO CARAVANAS INTERNACIONAIS, E POR CONSEGUINTE O DESTINATION BRAZIL SHOWCASE, SE DEVEU A CAUSAS ABSOLUTAMENTE ALHEIAS SEJA A EMBRATUR TANTO QUANTO A BITO.

COMO JÁ EXPRESSÁRAMOS, OS TEMPOS SUPERARAM AS EXPECTATIVAS E INTENÇÕES POSTAS DE MANIFESTO SEJA PELA EMBRATUR, COMO DIFUSORA DO PRODUTO BRASIL NO EXTERIOR, COMO PELA BITO, COMO COORDENADORA E EXECUTORA DESSE MESMO PROJETO.

ESTES TEMPOS TÊM A VER COM A DINÂMICA QUE IMPRIME, DENTRO DOS LIMITES ESTABELECIDOS PELO PRÓPRIO SISTEMA, O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES, AS NEGOCIAÇÕES COM TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE PROJETO TAIS COMO COMPANHIAS AÉREAS, HOTELARIA, OPERADORES REGIONAIS E, ENFIM, TODA A GAMA DE AÇÕES INTERVENIENTES NAS ETAPAS EXIGÍVEIS PARA A CONCRETIZAÇAO DOS EVENTOS QUE NÃO CABERIAM NO EXÍGUO TEMPO DISPONÍVEL PARA OS MESMOS.

Salvador Saladino

Presidente

BITO - Brazilian Incoming Travel Organization

EMBRATUR PROMOVE DESTINOS BRASILEIROS EM SETE MERCADOS

Agenda de promoção do turismo brasileiro dessa semana conta com feiras, roadshows, workshops e seminários nos principais países de atuação para promover novos destinos turísticos do País



A Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior, definida pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), conta com vários encontros, entre feiras, roadshows, workshops e seminários, para promover o Brasil como destino turístico. Essa semana a Embratur participa de eventos nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, África do Sul, Alemanha, Espanha e Itália. Nas próximas semanas, três grandes feiras realizadas no mercado internacional terão a participação do Brasil.



Nos Estados Unidos, a Embratur participou essa semana do The Trade Show, em Orlando. O evento se consolidou como excelente oportunidade para profissionais ligados a área turística a comercializarem com expositores oriundos de países como Caribe, México, Tailândia, Índia, Turquia, Grécia, Egito e Israel, entre outros. “O estande do Brasil registrou grande participação de agentes e operadores, mas também de representantes da mídia, procurando informações sobre o País, novos vôos e solicitando informações sobre a Copa e Olimpíadas”, destacou Miguel Jerônimo, executivo do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Costa Leste dos Estados Unidos.



Em Tóquio, Japão, o Escritório de Promoção Turística do Mercosul no Japão fez uma apresentação do Brasil para o trade local, em parceria com a Qatar Airways; e em Londres, Reino Unido, com a Operadora Peoples Travel, a Embratur promoveu apresentação do Brasil para o trade britânico. Em Joanesburgo, África do Sul, foi realizado um roadshow em conjunto com a South África Airways - “Explore South America”, e nessa quinta-feira (16), haverá um roadshow na Cidade do Cabo. Alemanha também promoveu roadshow (com a operadora Dertour Schulung) em Heidelberg e Stuttgart, e promove o mesmo roadshow nessa quinta-feira (16), em Nüremberg. Na Espanha, em parceria com a Karisma Tours, a Embratur promoveu roadshow em Barcelona, e promoverá em Bilbao (16/09), Madri (22/09) e Valencia (23/09). Fechando a agenda da semana, em Bari, Itália, será realizado nessa quinta (16) um evento do Brasil em parceria com a Operadora Jangada Travel, com a participação do EBT da Itália.



Para os próximos dias está agendada a participação da Embratur em feiras internacionais como a Leisure (21 a 24 de setembro, em Moscou, Rússia), Top Resa (21 a 24 de setembro, em Paris, França) e Fita (23 a 26 de setembro, na Cidade do México, México), além de workshops na Rússia e na Holanda, e roadshow na Bélgica.

PROGRAMA DE EXPANSÃO DA FROTA DA COSTA CRUZEIROS CONTINUA: EM MARGHERA, A QUILHA DO NAVIO COSTA FASCINOSA FOI MONTADA


O trabalho está a todo vapor nos estaleiros da Fincantieri Marghera para construção do Costa Fascinosa, o 16º navio da frota da Costa Cruzeiros, maior grupo italiano de viagens e a companhia de cruzeiros número um da Europa. O Fascinosa está previsto para estrear na primavera de 2012.

A colocação da quilha do navio, assim como a primeira seção do casco, um bloco de 12 metros de comprimento que pesa 295 toneladas, ocorreu na sexta passada. O Costa Fascinosa, gêmeo do navio Costa Favolosa, será capaz de acomodar até 3.780 hóspedes e terá 114.500 toneladas.

Dois novos navios de cruzeiro da Costa estão atualmente em construção no estaleiro da Fincantieri. Além do Costa Fascinosa, a construção do Favolosa também segue em ritmo acelerado, uma vez que a sua inauguração técnica ocorreu em 06 de agosto em Marghera. O Favolosa deve começar a operar em julho de 2011. A construção de cada andar envolve o trabalho de cerca de 3.000 pessoas, compreendendo os da Fincantieri e os das 500 empresas fornecedoras.

O programa de expansão de frota da Costa Cruzeiros começou em 2000 e prevê até 2012 a entrada de 13 navios, 9 deles foram constuidos pela Fincantieri. Três novas unidades foram efetivamente entregues em menos de um ano, entre a primavera de 2009 e o início deste ano. Enquanto o Favolosa será incorporado à frota no verão de 2011, o Fascinosa estreia em 2012, somando assim 16 navios na frota do grupo italiano.

Em termos globais, desde 2000, a Costa Crociere SpA Group (composto por Costa Cruzeiros, assim como a empresa número 1 no mercado alemão AIDA Cruises e Iberocruceros, que atua principalmente nos mercados de idioma espanhol-português) vem desenvolvendo seu ambicioso plano de investimentos de expansão da frota - nas últimas semanas e alcançará 9,6 bilhões de euros no total. O grupo encomendou um navio com o Estaleiro Alemão Meyer Werft para a AIDA Cruises, que terá 71.300 toneladas e capacidade para 2.192 hóspedes. O novo transatlântico ficará pronto em 2013. Por conta dessa nova encomenda, no prazo de três anos, o Grupo Costa Crociere S. P. A. compreederá cerca de 30 navios.

Sobre a Costa Cruzeiros:
A Costa Cruzeiros é a principal companhia em seu segmento na Europa. Há mais de 60 anos seus navios cruzam os mares, oferecendo o melhor do estilo italiano, da excelência em hospitalidade à gastronomia típica, proporcionando as férias tão desejadas com o que há de melhor em diversão e descontração. Sua frota é composta de 14 navios, todos com bandeira italiana e com identidades distintas e estilo próprio, que circulam por 250 destinos pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Ásia e Oceano Índico. Dois novos navios entrarão em operação em 2012.
A Costa Cruzeiros foi agraciada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema detalhado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008). Parceira oficial da ONG WWF, dispõe de projetos de conservação de ecossistemas marinhos no Mar Mediterrâneo, Grandes Antilhas e no Brasil. Toda a frota da Costa também possui o selo RINA Green Star, certificando que operam de acordo com os mais altos padrões de proteção ambiental.
No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Crociere foi apontada como a melhor empresa de serviços italiana. Feito pelo Reputation Institute, este ranking avalia a reputação corporativa (em quesitos como confiança, respeito) das 600 maiores empresas do mundo em 32 países.
Com um faturamento de aproximadamente 2.6 bilhões de euros e atingindo uma cota de 1.82 milhões de hóspedes em seus navios, em 2009, a Costa Crociere S.p. A, é a maior empresa de turismo na Itália e reúne a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros. O grupo atingiu o 10º lugar em rentabilidade e 72ª posição em vendas, na pesquisa do Mediobanca 2009, com mais de 3.700 empresas italianas que faturaram no mínimo 50 milhões de euros em 2008. A Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.

EQUIPE DA TV RECORD NACIONA CHEGA A NATAL NO DOMINGO

Secretaria de Turismo de Natal
Recepciona elenco da TV Record

A partir desse domingo a Secretaria Municipal de Turismo, através do
secretário Tertuliano Pinheiro, estará recebendo o elenco da minissérie Sansão e Dalila que será realizada em Natal. Entre vários artistas, diretores, produtores, maquiadores e técnicos estarão trabalhando um total de 70 pessoas. O ator Fernando Pavão interpretará Sansão e a atriz Mel Lisboa viverá Dalila. Os diretores Régis Farias e João Camargo, estarão em Natal neste início de trabalho.

As filmagens terão uma duração de três meses e será exibido no próximo ano em circuito nacional e em 160 países, através da Record Internacional. Segundo o
secretário Tertuliano Pinheiro, Natal não estará apenas nas televisões de vários países, mas também nos jornais e revistas especializadas de todo o Brasil, no período que antecede, durante e após a minissérie. “A realização da gravação da minissérie foi conseguida junto à direção da TV Record e a Prefeitura do Natal estará dando todo apoio necessário para o sucesso da gravação da minissérie durante as locações que serão realizadas em nossa capital".

JANELAS COM TRAMELA SERVE PRATOS TÍPICOS DAS REGIÕES DO BRASIL

Bar em Gonçalves (MG) mistura vários sabores brasileiros em um só cardápio

Que o Brasil é um lugar repleto de sabores variados, todo mundo sabe. A novidade é que é possível experimentar pratos mais que especiais das cinco regiões do país em um só local – o bar Janelas com Tramela, em Gonçalves (MG).

A região Sul do país é representada no cardápio do bar pelo matambre recheado com arroz e feijão (R$ 18), enquanto a combinação de feijão tropeiro, bisteca de porco, ovo caipira, couve na manteiga e arroz (R$ 18) agrada os fãs da culinária do Sudeste. Quem estiver interessado na gastronomia nordestina pode optar pelo baião-de-dois com farofa de dendê e purê de mandioca (R$ 18). Um dos pratos mais tradicionais do Centro-oeste brasileiro, a galinhada com pequi (R$ 18, foto), também é uma das sugestões do Janelas com Tramela. Por sua vez, a região Norte foi lembrada com o pirarucu ao leite de castanha-do-Pará com batata cozida e arroz branco (R$ 28).

Sobre o Janelas com Tramela
Localizado na cidade de Gonçalves, em Minas Gerais, o Janelas com Tramela é comandado pelos irmãos gêmeos Juliano e Fernando Basile, juntamente com o pai, o chef Antonio Basile. A ideia do bar é trazer para a cidade “a casa da roça”, com um clima familiar e pratos tradicionais brasileiros com um preço acessível. O projeto do bar, assinado pelo arquiteto Marcus Novais, é fruto de uma pesquisa pela zona rural de Gonçalves, observando como as casas foram construídas e decoradas.

Janelas com Tramela
R. Coronel João Vieira, 65, Centro, Gonçalves (MG).
Tel. (35) 3654-1259
Horário de funcionamento:
Almoço: segunda a sexta, das 11h30 às 15h. Sábados e domingos, 11h30 às 16h.
Jantar: de quarta a domingo das 19h a 0h.
Sábados, 19h às 2h.

Taxa de ocupação da TAM registra 81,7% no mercado internacional e 68,9% no doméstico

Companhia aérea mantém liderança nas operações domésticas, com market share de 42,6%; nas linhas para o exterior, participação de mercado chega a 84%




A TAM Linhas Aéreas registrou em agosto uma taxa de ocupação (load factor) de 81,7% em seus voos internacionais, com um significativo crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Com a manutenção da forte demanda no mercado internacional, a companhia apresentou aumento nas taxas de ocupação de seus voos pelo 11º mês consecutivo, sempre na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O desempenho foi influenciado pelo crescimento de 20,8% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 9% na oferta de assentos (ASKs), na comparação com o mesmo mês do ano passado. O yield internacional (preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado), em dólares, registrou uma ligeira redução em relação a julho, mês de forte demanda por passagens internacionais. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o load factor internacional foi de 78,5%, superando em 7,3 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.

A TAM manteve a liderança tanto no mercado doméstico quanto no internacional. No doméstico, a participação da TAM foi de 42,6% em agosto, enquanto no mesmo mês de 2009 foi de 43,8%. No acumulado de janeiro a agosto, o market share doméstico da companhia foi de 42,4%. No segmento das linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a participação da companhia foi de 84% em agosto e de 84,3% no acumulado dos oito primeiros meses do ano.

No mercado doméstico, a TAM obteve também um expressivo crescimento de 30,5% na demanda em RPKs de agosto, na comparação com o mesmo período de 2009, combinado a um aumento de 18,9% na oferta em ASKs, e alcançou um aumento de 6,1 pontos percentuais na taxa de ocupação, que atingiu 68,9%. No acumulado de janeiro a agosto, a companhia atingiu crescimento de 15,4% na demanda em RPKs, enquanto a oferta em ASKs subiu 11%, e a taxa de ocupação doméstica atingiu 66,6%, com aumento de 2,5 pontos percentuais em relação a 2009.

O yield doméstico de agosto apresentou uma ligeira redução em relação a julho, devido a uma alta demanda de passageiros voando a lazer, fora dos horários de pico, a preços competitivos, complementando a demanda histórica de passageiros voando a negócios. Por ser um mês tradicionalmente com predominância de passageiros de negócios, as tarifas fora dos horários de pico são mais baixas em relação a julho, o que dilui o yield geral. Em função desse fenômeno, a companhia apresentou neste ano uma taxa de ocupação em agosto mais alta do que as registradas no mesmo mês nos últimos anos.

Pantanal
A Pantanal Linhas Aéreas iniciou no dia 23 de agosto a operação da sua nova malha, passando a operar com aeronaves Airbus e ATR, servindo um total de 17 cidades brasileiras com seus voos. Com isso, aumentou a oferta semanal de assentos-quilômetros (ASK) em mais de sete vezes na comparação com a malha anterior e otimizou a utilização dos slots do aeroporto de Congonhas.

Mesmo com apenas uma semana de operação, a nova malha gerou um expressivo aumento de 150,8% na oferta da Pantanal durante o mês de agosto, combinado com um crescimento menor na demanda, de 81,5%, levando a uma redução de 14,9 pontos percentuais na taxa de ocupação das aeronaves, para 38,9%. O market share da empresa subiu para 0,2% em agosto.

A Pantanal anunciou que sua nova malha será ampliada com novos voos para os seguintes destinos - São José do Rio Preto, Uberlândia e Brasília, a partir de 20 de setembro; Ribeirão Preto e Uberaba, com início em 18 de outubro, os quais já estão disponíveis no sistema de vendas da empresa com preços promocionais de lançamento. A empresa passará a atender 19 cidades brasileiras com seus voos.


A TAM (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de agosto com 42,6% de market share. A companhia voa para 44 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 88 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 84% em agosto. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 17 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade já distribuiu 10,8 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 7,2 milhões de associados.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ABAV-RN LEVA AGENTES DE VIAGENS PARA FAMTOUR A SANTIAGO DO CHILE

De 25 A 29 de Setembro, a ABAV- RN com o apoio da TAM LINHAS Aéreas e Foco operadora estarão embarcando mais um grupo de agentes de viagens para um famtour INTERNACIONAL , desta vez a SANTIAGO DO CHILE. Segundo a presidente da ABAV-RN, Ana Carolina Costa, os agentes de viagens participantes terão a oportunidade de conhecer este maravilhoso destino turístico e visitar além de Santiago a estação de ski mais famosa do Chile: Vale Nevado. A presidente da ABAV RN acredita que estas viagens vêm a agregar conhecimento ao agente de viagem,para que o mesmo conhecendo o Destino "IN LOCO" possa vendê-lo com mais segurança aos clientes. Fazem parte do grupo os agentes: Ana Carolina Costa- Sunlinetur(Presidente da ABAV-RN), Dioclécio Vítor de Medeiros- Foco Operadora, Patricia Novaes- Tam linhas aéreas, Priscila Melo- Ponta do Sol, Luiz Costa Junior- Costa do Atlântico, Washington Almeida-Liratour, Nilo Pereira- Nilotur, Selva Pimenta- Pimentur, Miriam Gurgel- Momentos, Michelle Silva- Michelle tour,Maria de Fátima Silva- Harabello e Mirella Meirelles da Arituba turismo.

Audiências em Brasília e Natal discutem concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realiza duas audiências públicas presenciais para discutir a proposta do edital de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que será construído na região metropolitana de Natal (RN). A primeira será realizada em Brasília, na próxima sexta-feira, 17/9, às 10h, no auditório ao lado do Terminal 2 do aeroporto, no setor de hangares, lote 4. A segunda será realizada no dia 24/9, às 9h, em São Gonçalo do Amarante, no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti (rua Alexandre Cavalcanti, sem número, Centro).

A audiência pública pela Internet foi aberta no dia 25 de agosto e até as 18h do dia 24 de setembro de 2010, qualquer cidadão poderá acessar a minuta do edital, do contrato, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, e outros documentos, disponíveis no site da ANAC, no endereço: http://www.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicasEmAndamento.asp. Serão recebidas contribuições por e-mail desde que por meio de formulário próprio disponível no site.

Tanto as contribuições encaminhadas por e-mail, quanto às propostas apresentadas nas duas audiências públicas, serão analisadas pela Agência, que julgará a necessidade de realizar alterações no texto original. Concluído esse processo, os documentos serão encaminhados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e, após a aprovação, será lançado o edital. Os estudos colocados em audiência pública são meramente referenciais, cabendo aos investidores interessados a realização de seus próprios estudos que irão suportar suas propostas.

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND) por intermédio do Decreto Federal n.º 6.373, de 14 de fevereiro de 2008. Desde então, os estudos foram conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A modelagem da concessão deste aeroporto foi debatida pelo Grupo de Trabalho vinculado ao Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (GEPAC), formado por representantes da Secretaria de Orçamento Federal e Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, da ANAC, do BNDES e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, sob a coordenação da Casa Civil.

22° Festival do Turismo de Gramado Festival é apresentado para operadores peruanos




Durante esta semana, Gramado recebe a visita de dez peruanos, que representam as maiores operadoras turísticas daquele país. A visita é organizada através do projeto Descubra Brasil da Embratur.

Os peruanos foram recebidos pelo prefeito Nestor Tissot em seu gabinete, onde assistiram a um DVD de apresentação da cidade. Na oportunidade os diretores do Festival do Turismo Marta Rossi e Eduardo Zorzanello e a assessora comercial Rose Ott, conversaram com os visitantes apresentando o Festival do Turismo e também a Chocofest.

Marta Rossi convidou os visitantes para que participem do Festival do Turismo. Segundo ela é importante que o número de peruanos que participam do evento aumente cada vez mais. “A abertura com o "trade" do turismo peruano, foi feito pelo Festival de Turismo que há cinco anos, vem buscando estreitar laços. A Amércia do Sul tem mercados com interesse específico em nossa paisagem. O Perú é um país de praia, por isso eles gostam de ver serra e amam o frio. Outro fator importantíssimo é o vôo direto Lima/Porto Alegre” destaca.

Eduardo Zorzanello disse aos operadores que o fundamental é estreitar as relações entre os dois países que possuem destinos turísticos muito fortes. “É importante esta reciprocidade, a troca entre os dois países fortalecendo o carro chefe que é o turismo”. Eduardo salientou ainda que o Festival do Turismo inicia-se com o Natal Luz, portanto o visitante que vem para o Festival tem a oportunidade de participar de dois grandes eventos do calendário gramadense.

Segunda Norma De Navarro, gerente geral do Comitê Descubra Brasil no Perú, os representantes das operadoras são trazidos para que conheçam o destino Gramado, seus pontos turísticos e eventos. Norma, que realiza um forte trabalho de divulgação dos eventos gramadenses e principalmente do Festival do Turismo, falou sobre a importância do Festival para o trade. “O Festival é para nós, o melhor evento voltado para o turismo do Brasil. A organização, credibilidade e o grande poder de mobilização impressiona a todos” comenta.

A representante do Escritório Brasileiro de Turismo para América do Sul da Embratur, Fátima Paula Pinto, salientou a importância das caravanas internacionais que são trazidas para o Festival do Turismo e declarou o total apoio da entidade. “A Embratur apóia a iniciativa do Festival em trazer as caravanas internacionais para este grande evento” finalizou.

Na edição do Festival que acontece em novembro deste ano já está confirmada a participação da operadora peruana PTS Perú como expositora. Também já estão sendo formadas caravanas de diversos países.

SOBRE O EVENTO

O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Demanda por transporte aéreo doméstico cresce 34% em agosto

Demanda internacional aumenta 28,53% em relação ao ano passado




A demanda pelo transporte aéreo nas rotas domésticas cresceu 34,13% em agosto de 2010, comparado a agosto de 2009. Já nas rotas internacionais realizadas pelas empresas brasileiras, o crescimento foi de 28,53% comparado ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2010, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 27,04% no mercado nacional e 17,34% no internacional. Os Dados Comparativos Avançados foram publicados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e estão disponíveis na Internet: http://www.anac.gov.br/dadosComparativos/DadosComparativos.asp

A TAM se mantém na liderança do mercado doméstico com crescimento de 30,49% em agosto e atingiu 42,61% de participação. Na segunda posição está a Gol/Varig, com crescimento de 27,81% e obteve 39,0% de participação. A Azul é a terceira maior empresa brasileira com 6,14% da fatia do mercado, após ter crescido 64,74% nos últimos 12 meses. Em seguida está a Webjet que detém 5,82% da fatia do mercado doméstico e cresceu 56,58% no período. Avianca (antiga OceanAir) e Trip detém 2,89% e 2,38% respectivamente.

A taxa de ocupação dos assentos também aumentou. Nos voos domésticos, o índice saltou de 62,64% em agosto de 2009 para 70,27% em agosto de 2010.

No mercado das empresas brasileiras que voam para o exterior, a Gol/Varig registrou crescimento expressivo de 95,62% em agosto de 2010, comparado a agosto do ano passado, e detém 15,88% de participação. A TAM é líder com 84,04% de participação e crescimento de 20,82% no período.

Nos voos internacionais, o aumento do índice de ocupação dos assentos foi de 68,93% para 79,42% no mesmo período.

Preços da hospedagem na América Latina sobem 3% no 2º tri

No Rio de Janeiro sobe o custo por quarto, que se manteve como o mais alto do país; seguido de São Paulo e Salvador, segundo índice HPI


O preço médio pago por viajantes em um quarto de hotel na América Latina aumentou 3% no segundo trimestre deste ano, quando analisado em uma base de comparação anual, de acordo com o índice HPI (sigla para Índice de Preços de Hotéis em inglês) da Hoteis.com. Já a média global do índice registrou aumento de 2% no período.

Os preços globais de hotéis estabelecidos no primeiro semestre de 2010, mesmo depois de sete trimestres consecutivos de queda, ainda estão em níveis vistos há seis anos. Os valores subiram 1% na Europa e Caribe, 3% nas Américas e se mantiveram estáveis na Ásia.

Preços de hotéis no Rio de Janeiro são os mais caros do Brasil
No Brasil, o Rio de Janeiro liderou os valores mais elevados por quarto, com preço médio de R$ 310 por quarto e por noite. Em seguida vem São Paulo, com preço médio de R$ 242, e Salvador, com preço médio de R$ 212. Fora do país, Nova York é a cidade onde os viajantes brasileiros pagam a maior quantia por quarto: R$ 418 em média, por noite, em quartos da "Big Apple". Em seguida vêm as cidades de Londres (R$ 353), Paris (R$ 338) e Veneza (R$ 334).

Mas no exterior, em geral, os viajantes brasileiros pagaram menos em quartos de hotel no segundo trimestre de 2010, em relação ao mesmo período em 2009. A queda foi mais acentuada em destinos na Zona do Euro, liderados por Lisboa, que apresentou queda de 26% ao ano. Em Madrid, os valores ficaram abaixo de 22%, enquanto em Milão caíram 18%. Essa queda foi em parte ocasionada pela força da moeda brasileira.

Sobre o HPI
O índice HPI da Hoteis.com monitora os preços reais pagos por quarto ao invés de se basear nos valores anunciados pelos hotéis. Trata-se de uma pesquisa regular de preços de hotéis localizados nas principais cidades ao redor do mundo. O índice aponta os valores efetivamente pagos por clientes na contratação de 91,5 mil quartos/vagas em cerca de 16 mil lugares ao redor do mundo. Em sua sétima edição, o HPI é reconhecido como o relatório definitivo do valor pago pelos hotéis em todo o mundo e, cada vez mais, é usado como referência para a imprensa, analistas, agentes de turismo e acadêmicos.

A escala internacional da Hoteis.com. torna o Índice de Preços de Hotéis (HPI) em uma das referências mais abrangentes, já que incorpora dados tanto das redes como dos hotéis independentes, assim como as ofertas de alojamento de auto-serviço (self-catering) e pernoites com café da manhã (bed and breakfast). Vinte e três edições do HPI já foram publicadas mundialmente.

Sobre a Hoteis.com

A Hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem e oferece mais de 120 mil opções, que variam de hotéis tradicionais, a aluguel de apartamentos em temporada de férias, alojamentos de pernoites com café da manhã (bed and breakfast) e estadias com serviço completo. A empresa dá apoio completo aos clientes seja online, seja por meio de atendimento telefônico. Seus serviços passam pela oferta de descontos exclusivos e preços cotados em reais e incluem a descrição completa de hotéis, fotos, vagas em aberto, tabela de preços conforme as temporadas, mapas e tours virtuais. Entre seus diferenciais estão a possibilidade de cancelamento de reservas sem custo e o atendimento telefônico gratuito 24 horas por dia, sete dias por semana. O website Hoteis.com apresenta mais de 1,8 milhão de resenhas de viajantes que comentam suas experiências nos hotéis em que se registraram, que servem como subsídio para que novos clientes possam embasar suas escolhas.

Para obter o arquivo em formato pdf com o relatório do HPI com cotações em dólares norte-americanos, visite o site http://hotels.mediaroom.com/.