Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CONCURSO DE JORNALISMO DA COMISSÃO EUROPEIA DE TURISMO RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ O FIM DESTE MÊS

O prazo para as inscrições no Concurso de Jornalismo 2010 da Comissão Europeia de Turismo se encerra no dia 31 deste mês. A iniciativa, que chega este ano a sua 21ª edição, tem como objetivo principal reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos publicados no Brasil sobre os destinos turísticos europeus.
Este ano, as inscrições podem ser realizadas em seis categorias: “Melhor Reportagem de Jornal Impresso”, “Melhor Reportagem de Revista Impressa”, “Melhor Reportagem sobre Europa”, “Melhor Reportagem de Televisão”, “Melhor Reportagem na Internet” e “Melhor Trabalho Fotográfico”.
São aceitas matérias publicadas entre 1º de setembro de 2009 e 30 de agosto de 2010. As melhores reportagens serão escolhidas por um júri formado por professores de jornalismo e de turismo pertencentes ao quadro de prestigiadas universidades brasileiras.
Neste ano, a cerimônia de premiação para os ganhadores do Concurso CET de Jornalismo será realizada na Croácia e os vencedores participarão de um programa especialmente organizado pelo Turismo da Croácia. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 11 de outubro de 2010.
A companhia aérea TAM, parceira da Comissão Europeia de Turismo na América Latina, será a transportadora oficial dos ganhadores do concurso, oferecendo os bilhetes aéreos.
Os interessados em participar do Concurso CET de Jornalismo deverão encaminhar seus trabalhos para os escritórios dos países membros da entidade (Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suíça). Para solicitar o regulamento e a ficha de inscrição entre em contato pelo e-mail europa@visiteurope.com ou pelo telefone (11) 3151-3686.

PRESS TRIP INTERIOR DE SÃO PAULO NO RN


O Press trip de jornalistas de órgãos de comunicação do interior de S. Paulo veio ao Rio Grande do Norte a convite da Emprotur e visita Pipa a convite da Secretaria de Turismo local. O objetivo é divulgar Natal e Pipa nessa região, uma vez que a mesma representa um grande pólo emissor de turistas para o nosso Estado. Este press trip encaixa na estratégia da Secretaria de Turismo de Tibau do Sul de divulgar o nosso destino no mercado nacional, com maior ênfase em regiões que tradicionalmente elegem Natal como destino de férias. O grupo de jornalistas passará o final de semana na Pipa, onde estarão conhecendo vários pontos e atrativos da região, bem como o centro de Pipa e a gastronomia local.

Senac seleciona profissionais para compor seu quadro de colaboradores

Até o próximo dia 19, o setor de recursos humanos do Senac RN recebe
currículos para preenchimento de seis vagas para os seguintes cargos:
bibliotecário e suporte técnico de informática, ambos para a unidade de
Mossoró; garçom; tutor para cursos de educação à distância; educação
ambiental e artes visuais.

Os currículos devem ser enviados para o talentos@rn.senac.br, com a
indicação do cargo pretendido e título endereçado ao Núcleo de
Desenvolvimento de Pessoas do Senac AR/RN. O processo será regido pela
Resolução 885/2009, de 01 de julho de 2009, publicada em 27 de maio de
2009, páginas 02 a 06, e sob as condições estabelecidas na referida
resolução.

Confira abaixo os requisitos para os cargos solicitados:

Suporte técnico de informática I/ Senac Mossoró: Possuir ensino médio
completo; conhecimento técnico avançado de redes e sistemas operacionais;
domínio em manutenção física de equipamentos de informática; conhecimento
em eletrônica e experiência em atividade de suporte técnico.

Bibliotecário /Senac Mossoró: Possuir bacharelado em Biblioteconomia;
possuir habilidade na execução de indexação, catalogação e classificação
de obras; aptidão para elaboração de instrumentos e ferramentas de
controle e organização de rotinas administrativas e fluxos de processos;
inglês instrumental e experiência em atividades na área de biblioteca ou
arquivo.

Tutor para curso de educação à distância: Possuir mestrado em educação ou
especialização em educação à distância.

Tutor para curso de educação ambiental: Possuir mestrado em educação ou
especialização em educação à distância.

Tutor para curso de artes visuais: Possuir mestrado ou especialização em
artes visuais; história da arte; educação artística; teoria da arte ou
teoria da comunicação e cultura.

Garçom: Possuir habilidade em servir clientes; ter noção de funcionamento
de cozinha; possuir domínio em técnicas de alimentos e bebidas; habilidade
em negociação e vendas; ter aptidão para execução de boas práticas em
manipulação de alimentos; possuir postura profissional e bom
relacionamento interpessoal.

Senac seleciona profissionais para compor seu quadro de colaboradores

Até o próximo dia 19, o setor de recursos humanos do Senac RN recebe
currículos para preenchimento de seis vagas para os seguintes cargos:
bibliotecário e suporte técnico de informática, ambos para a unidade de
Mossoró; garçom; tutor para cursos de educação à distância; educação
ambiental e artes visuais.

Os currículos devem ser enviados para o talentos@rn.senac.br, com a
indicação do cargo pretendido e título endereçado ao Núcleo de
Desenvolvimento de Pessoas do Senac AR/RN. O processo será regido pela
Resolução 885/2009, de 01 de julho de 2009, publicada em 27 de maio de
2009, páginas 02 a 06, e sob as condições estabelecidas na referida
resolução.

Confira abaixo os requisitos para os cargos solicitados:

Suporte técnico de informática I/ Senac Mossoró: Possuir ensino médio
completo; conhecimento técnico avançado de redes e sistemas operacionais;
domínio em manutenção física de equipamentos de informática; conhecimento
em eletrônica e experiência em atividade de suporte técnico.

Bibliotecário /Senac Mossoró: Possuir bacharelado em Biblioteconomia;
possuir habilidade na execução de indexação, catalogação e classificação
de obras; aptidão para elaboração de instrumentos e ferramentas de
controle e organização de rotinas administrativas e fluxos de processos;
inglês instrumental e experiência em atividades na área de biblioteca ou
arquivo.

Tutor para curso de educação à distância: Possuir mestrado em educação ou
especialização em educação à distância.

Tutor para curso de educação ambiental: Possuir mestrado em educação ou
especialização em educação à distância.

Tutor para curso de artes visuais: Possuir mestrado ou especialização em
artes visuais; história da arte; educação artística; teoria da arte ou
teoria da comunicação e cultura.

Garçom: Possuir habilidade em servir clientes; ter noção de funcionamento
de cozinha; possuir domínio em técnicas de alimentos e bebidas; habilidade
em negociação e vendas; ter aptidão para execução de boas práticas em
manipulação de alimentos; possuir postura profissional e bom
relacionamento interpessoal.

Sábado é dia de dança flamenca




Saranda Restaurante Espanhol traz apresentações de dança flamenca

como atrativo a culinária espanhola a partir deste sábado (14)



Todos os sábados a culinária espanhola ganha o “tempero” da dança flamenca no Saranda Restaurante Espanhol, em Ponta Negra. A casa será palco de apresentações da dança que é um dos principais ícones da cultura espanhola. O ritmo, que sofreu influência cigana, árabe e judia é um dos mais respeitados do mundo e em Natal ganha destaque os passos precisos da bailarina Bibiana Estevez. O projeto “Noite Flamenca” começa para o público em geral neste sábado (14) e se repetirá semanalmente, sempre aos sábados, a partir das 21h30.



As apresentações de dança são uma forma de deixar os clientes ainda mais ligados à cultura espanhola, e fazem uma combinação perfeita com os pratos típicos do país europeu servidos no Saranda Restaurante Espanhol. Para o proprietário do restaurante, o espanhol Manuel Ávila, esta é uma forma de trazer um “pedacinho” da Espanha para Natal. “O flamenco é uma tradição em meu país e esta é uma forma de termos algo além da culinária. Me encantei quando vi a Bibiana dançar. Ela conhece bem o ritmo e impressiona a todos enquanto dança flamenco”, disse.



A bailarina Bibiana Estevez foi apresentada ao flamenco por acaso, há 10 anos. Desde então nunca mais largou o ritmo. Além de dançar, dá aulas e faz questão de estudar a cultura espanhola. A dançarina fala espanhol fluente e conhece o ritmo o fundo.



“Estudo muito a cultura espanhola, a respeito. O flamenco é uma arte com outras influências culturais também como a mourisca, a judia e a andalusa local. A cigana é a mais forte isso é inegável. Tenho uma identificação muito forte com os valores, os gestos, a vivência e a música flamenca, por isso busquei conhecê-la por inteiro”, disse Bibiana Estevez.



Desde 2004 a bailarina faz apresentações solo na capital potiguar e foi num destes espetáculos que conheceu o espanhol Manuel Ávila, abrindo portas para a temporada no Saranda Restaurante Espanhol.



“A música flamenca é um ritmo que todos gostam de ouvir. Até mesmo quem não sabe dançar se encanta com os passos dos dançarinos. O flamenco é um dos ritmos mais respeitados internacionalmente. É isso que queremos mostrar nas ‘Noites Flamencas’ do Saranda Restaurante Espanhol. Queremos que todos vejam o que é a arte espanhola”, disse Manuel Ávila.



O ritmo recebe atualmente diversas influências musicais modernas como a rumba, a salsa, o rock e o jazz, que aos poucos e em algumas músicas diminuem a característica marcante do ritmo. A dançarina Bibiana Estevez encara as alterações no ritmo de forma tranqüila, mas admite que prefere a música em sua forma mais tradicional.



“O flamenco possui uma estética singular e imutável, mas que permite democraticamente crescer com a influência de outras formas de dança e música. Como dançarina gosto do flamenco puro, mas me aventuro sem preconceito ao flamenco misturado”, disse Bibiana.



O Saranda Restaurante Espanhol é a primeira filial do restaurante homônimo que há 10 anos faz sucesso no país europeu. O restaurante fica localizado na Rua Praia de Genipabu, 2085, Ponta Negra (ao lado do Praia Shopping). Mais informações através do (84) 3219-4317.

TOUR FILM BRAZIL 2010

A cidade de Joaçaba, na região turística da Rota da Amizade, no Vale do Contestado, recebe na próxima segunda (16) e terça-feira (17), a etapa itinerante do festival com os melhores filmes mundiais de turismo, premiados em Florianópolis, em maio último, no TourFilm Brazil 2010 - Festival Internacional de Filmes de Turismo e no Cifft – Comité International des Festivals du Film Touristique, na Áustria. As sessões são gratuitas e acontecerão pela manhã, tarde e noite. No encerramento haverá apresentação especial para o trade turístico local. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funturismo e apoio da SANTUR.



Ao todo serão exibidos mais de 50 filmes com imagens que mostram o turismo sob diferentes aspectos, e que foram realizados nas Américas, Europa e Ásia. Os filmes foram produzidos em países como a Eslovênia, Áustria, Coréia do Sul, Argentina, Espanha, Brasil, entre outros.



Esta será uma oportunidade imperdível para aqueles que trabalham com turismo, publicidade e cinema manterem contato com a arte e a técnica na produção de filmes publicitários e promocionais, sobre turismo de natureza e ecológico, de aventura, esportivo, náutico, religioso, hotelaria, gastronomia e enologia, pessoas, culturas e tradições, parques temáticos, transportes para turismo e animação.



O evento é organizado e promovido pelo ICEL - Instituto Catarinense da Educação e Lazer e NOVAH, com apoio do Instituto Cervantes, Comitê de Promoção Turística do México, SINAPRO/SC, Cinemateca Catarinense, ABEOC-SC, ABIH-SC, ABAV-SC, ABRASEL-SC, ABRAJET-SC, FCVB-SC e SINDETUR/SC, além do apoio de entidades de turismo internacional e nacionais, entre as quais o Ministério do Turismo.



Confira os filmes premiados e a programação completa no site: www.tourfilmbrazil.com; Para assistir aos filmes clic em “Filmes premiados”.

Restaurantes de santo domingo criam circuito gastronômico





Objetivo é inovar a apetitosa e tradicional culinária da República Dominicana

Para divulgar a cultura da República Dominicana e aliá-la a deliciosa gastronomia do país, a Associação Dominicana de Restaurantes, a ADERES, criou um Circuito Gastronômico em Santo Domingo, nomeado “La Cultura esta de Boca en Boca”. A iniciativa visa implementar um menu temático, que será executado em mais de 30 restaurantes espalhados por toda a capital.

O projeto ainda irá ampliar, de forma temática, a oferta culinária de Santo Domingo, ressaltando as raízes da saborosa gastronomia dominicana, criando novos pratos para os restaurantes e fortalecendo a cozinha do país.

O circuito gastronômico oferecerá cardápios temáticos mensais para os restaurantes participantes, composto de um a quatro pratos, doces e salgados. Cada estabelecimento deverá soltar a criatividade a fim de oferecer ao público atrativas combinações.

Todos os pratos, assim como a forma de apresentação e ingredientes, são de responsabilidade dos chefs, sempre baseados nos temas desenvolvidos. A duração do festival será de cinco meses, de agosto a dezembro. Confira os temas de cada mês:

Agosto: o mês do “Dominicano Fusionao 2010” traz reinterpretações, misturas e transformações das raízes da culinária dominicana.

Setembro: tem como tema “Las Tapas Dominicanas”, que utiliza uma série de produtos, aromas e sabores da cozinha contemporânea criativa nacional e internacional.

Outubro: “Mar y el Coco” traduz as belezas e maravilhas da ilha em pratos saborosos, como mariscos e peixes, unidos ao sabor tropical do coco.

Novembro: a qualidade e o aroma de um saboroso rum envelhecido unido ao forte cheiro do tabaco são evocados em pratos tão inesperados quanto deliciosos no tema “Tabaco y Ron”.

Dezembro: cinco meses de muita criatividade se encerram com o tema “Gran Final”, que confirma a oferta culinária dominicana como a melhor do Caribe, resultando na “Neo-cocina Dominicana”.

Entre os restaurantes participantes estão: Buen Provecho, Pat’e Palo, Marocha y Pepperoni, Mesón de la Cava, Atarazana, El Agave, Hard Rock Café, Porter House, Scherezade, Taboo Bamboo, Vesuvio e Lincoln Road.

Cidades africanas são as novas escalas do MSC Melody e MSC Sinfonia

Na África, terceiro continente mais extenso do planeta, há cidades turísticas que muitas pessoas não conhecem ou que simplesmente nem sabem que existem. Por esse motivo, a MSC Cruzeiros decidiu proporcionar uma nova experiência aos hóspedes que desejam explorar uma das regiões mais populosas do mundo. Dois navios da frota MSC terão a responsabilidade de apresentar a diversidade étnica e cultural de cidades como Cidade do Cabo, Durban e Mossel Bay (África do Sul), Dakar (Senegal), Inhambane e Maputo (Moçambique), Walvis Bay (Namíbia), entre outras.



A bordo do MSC Sinfonia, navio da charmosa classe Lirica construído em 2002, os viajantes terão à disposição toda a infraestrutura para diversão e relaxamento: muitos espetáculos internacionais, música ao vivo em bares e lounges, discoteca, piscina, academia, spa, confortáveis cabines e muito mais. O MSC Sinfonia possui capacidade para acomodar 2.087 hóspedes em 777 cabines externas, internas e também suítes com varanda. Inspirado nas mais bonitas notas criadas por grandes compositores da música clássica como Beethoven, Mozart, Debussy, Tchaikovski e Brahms; o navio encantará os turistas com cada um de seus decks e com os belíssimos roteiros de três e quatro noites partindo de Durban.



Já o MSC Melody, conhecido por seus ambientes íntimos e acolhedores, se diferencia do resto da frota por ter um estilo particular e, ainda, oferece um teto Magrodome transparente e móvel que cobre a piscina. Os embarques serão de Durban e Cidade do Cabo com minicruzeiros e roteiros de 6, 7 e 11 noites. O romântico navio tem 532 cabines, em diferentes formatos: duplas, triplas, quádruplas, quíntuplas e suítes. As áreas comuns da embarcação incluem bares internos e externos, duas piscinas, duas hidromassagens, salões, teatro, discoteca, cafeteria, lojas, piano-bar, academia, salão de beleza, lavanderia, centro médico, clube infantil, escritório de excursões e uma variedade de outros serviços.



Confira a programação da MSC Cruzeiros na África:



MSC Sinfonia



Saída: 15/11/2010 – 4 noites

Roteiro: Durban, Maputo, Inhambane e Durban.

Preço: A partir de US$ 619 por pessoa em cabine dupla.



Saída: 17/12/2010 – 4 noites

Roteiro: Durban, Maputo, Portoguese Is. e Durban.

Preço: A partir de US$ 819 por pessoa em cabine dupla.



Saída: 28/01/2011 – 3 noites

Roteiro: Durban, Portoguese Is. e Durban.

Preço: A partir de US$ 539 por pessoa em cabine dupla.



Saída: 20/02/2011 – 5 noites

Roteiro: Durban, Inhambane, Portoguese Is., Maputo e Durban.

Preço: A partir de US$ 769 por pessoa em cabine dupla.



MSC Melody



Saída: 18/12/2010 – 3 noites

Roteiro: Cidade do Cabo e Durban.

Preço: A partir de US$ 539 por pessoa em cabine dupla.



Saída: 10/01/2011 – 4 noites

Roteiro: Cidade do Cabo, Walvis Bay e Cidade do Cabo.

Preço: A partir de US$ 709 por pessoa em cabine dupla.



Saída: 17/02/2011 – 6 noites

Roteiro: Durban, Port d´Ehoala e Durban.

Preço: A partir de US$ 1.069 por pessoa em cabine dupla.



Saída: 04/03/2011 – 3 noites

Roteiro: Durban, Mossel Bay e Durban.

Preço: A partir de US$ 539 por pessoa em cabine dupla.



*Os valores não incluem taxas de serviço, operacionais e portuárias e o pagamento pode ser feito com 15% de entrada + 10x sem juros.





Sobre a MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros possui os navios mais modernos do mundo, com uma frota composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade. Para mais informações acesse www.msccruzeiros.com.br.

Carrefour realiza promoção de vinhos e espumantes

Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Carrefour realiza uma grande promoção em sua Adega. No período, a empresa irá oferecer 25% de descontos para todos os rótulos de vinhos e espumantes, nacionais e importados. Entre os 500 itens que comercializa estão vinhos de países como Chile, Argentina, Uruguai, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Austrália e África do Sul. A expectativa é que as vendas cresçam 15% em relação à mesma ação realizada no ano passado. A oferta é válida para todas as unidades Carrefour espalhadas pelo País.

TAM apresenta lucro operacional de R$ 32,7 milhões no segundo trimestre

Companhia reverte situação de perda registrada no mesmo período de 2009; receita bruta cresce 15,4%, para R$ 2,7 bilhões





A TAM (Bovespa: TAMM4, NYSE: TAM) apresentou lucro operacional (EBIT) de R$ 32,7 milhões no segundo trimestre, com margem de 1,3%, revertendo situação de prejuízo operacional de R$ 156,7 milhões registrado no mesmo período de 2009, quando a margem foi negativa em 6,9%. A receita operacional bruta, por sua vez, atingiu R$ 2,7 bilhões no segundo trimestre e R$ 5,4 bilhões nos primeiros seis meses de 2010, com crescimento de 15,4% e 7,1%, respectivamente, na comparação com os mesmos períodos de 2009. Já o número de passageiros transportados foi de 7,7 milhões de pessoas de abril a junho e de 16 milhões no acumulado do primeiro semestre, mostrando aumentos de 8,9% e 11,1%, respectivamente, em relação a 2009.



"A melhora de 8,2 pontos percentuais em nossa margem operacional foi influenciada pelo expressivo crescimento de 15,1% na receita líquida de R$ 2,6 bilhões que alcançamos no segundo trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2009, tendo como contrapartida um aumento de 6,3% nas despesas operacionais, como resultado de nossos esforços de redução de custos, mantendo e melhorando a qualidade de serviços aos nossos clientes", destaca Líbano Barroso, presidente das operações aéreas da TAM (TAM Linhas Aéreas, TAM Airlines e Pantanal) e diretor de Relações com Investidores da companhia. No acumulado do primeiro semestre deste ano, o lucro operacional foi de R$ 128,9 milhões, com margem de 2,5%, revertendo a perda de R$ 25,1 milhões dos primeiros seis meses de 2009.



A companhia registrou um prejuízo líquido de R$ 154,1 milhões no segundo trimestre, que se contrapõe ao lucro líquido de R$ 555,1 milhões apurado no mesmo período de 2009, devido principalmente ao impacto negativo da despesa financeira líquida de R$ 154 milhões, comparada à receita financeira de R$ 972,7 milhões no mesmo período de 2009. Boa parte desse impacto foi gerada por um fator não recorrente, sem efeito caixa: o reconhecimento de despesa líquida de R$ 74,4 milhões, decorrente do efeito da desvalorização cambial no segundo trimestre sobre o arrendamento mercantil financeiro, comparado a uma receita líquida de R$ 1,1 bilhão em 2009. Outro fator, também não recorrente, que contribuiu para o prejuízo líquido foi a despesa de R$ 57,2 milhões no segundo trimestre, comparada a uma receita de R$ 311,1 milhões no mesmo período de 2009, devido à marcação a mercado das posições de hedge de combustível da companhia, em função da redução de 9,8% no preço internacional do petróleo no segundo trimestre deste ano. No acumulado de seis meses de 2010, o prejuízo líquido é de R$ 212,2 milhões, comparado ao lucro de R$ 580,8 milhões de 2009.



Receitas operacionais



O expressivo crescimento de 15,4% da receita operacional bruta no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2009 teve como destaque o aumento de 25,4% na receita internacional de passageiros, que atingiu R$ 732,2 milhões, influenciado pela elevação de 27,5% do yield em dólares (preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado), enquanto o yield em reais subiu 10,1%. A demanda internacional (em RPK) cresceu 13,9% e a oferta de assentos (em ASK) aumentou 2,1% no mesmo período. As taxas de ocupação (load factor) dos voos para o exterior aumentaram 7,9 pontos percentuais, para 76,4% no acumulado de três meses, sendo que em maio e junho a companhia registrou índices históricos de ocupação.



Já a receita de passageiros no mercado doméstico cresceu 11%, para R$ 1,4 bilhão, também na comparação anual do segundo trimestre de 2010 em relação a 2009, devido ao aumento da demanda (RPK) em 10,3% combinado com a recuperação de 0,6% no yield. No período, a oferta de assentos (ASK) cresceu 11,2% e a taxa de ocupação recuou 0,5 ponto percentual, para 61,2%. Já na comparação com o trimestre anterior, a maior concentração de passageiros voando a negócios, os esforços da TAM no gerenciamento da receita e a racionalidade predominante no mercado tiveram como reflexo uma recuperação de 16,5% no yield.



Outro destaque relevante foi o crescimento de 32,5% na receita bruta da TAM Cargo, divisão de cargas da companhia, sempre na comparação anual do segundo trimestre, que atingiu R$ 284,8 milhões, sendo que o aumento foi de 15,6% no mercado doméstico e de 50,3% nas operações internacionais, mesmo com apreciação média do real frente ao dólar em 13,6%. Esse significativo crescimento da receita internacional foi gerado pela combinação da melhora no volume total de carga transportada e nas tarifas internacionais, como resultado da política dinâmica de preços da TAM Cargo, atrelada à rápida recuperação do mercado após a crise mundial e à expansão de vendas para mercados não atendidos anteriormente.



Projeto de varejo



A TAM lançou no início de agosto seu novo projeto de varejo, que inclui venda de passagens nas lojas das Casas Bahia, novos produtos, campanha publicitária estrelada pela cantora Ivete Sangalo e outras ações com o objetivo de incentivar o uso do transporte aéreo.



"Queremos continuar sendo a companhia aérea preferida de quem viaja a negócios, oferecendo serviços de qualidade a preços competitivos", observa Líbano Barroso, e ressalta: "Queremos mostrar também que a TAM é para todos. O fortalecimento da economia brasileira nos últimos anos aumentou o poder de consumo no país e vamos provar para essa nova classe média emergente que o conforto de voar não é mais um privilégio de poucos." Com o novo projeto, foi lançada a assinatura da campanha "Você vai. E vai de TAM".



O projeto se baseia nos estudos que mostram a importância estratégica dos clientes que viajam basicamente a lazer, cuja participação deve evoluir dos atuais 30% do mercado brasileiro de aviação civil para 40% em um prazo de cinco a seis anos. Para conquistar esse público de passageiros entrantes, as ações serão desenvolvidas em três frentes: comunicação; canais de venda (em que a parceria com as Casas Bahia tem papel relevante); e meios de pagamento (a TAM já é a empresa aérea que oferece o maior número de possibilidades de pagamento e as iniciativas do projeto incluem novidades como o parcelamento em 12 vezes pelo cartão Itaú e cartão Casas Bahia).



Outro destaque foi a aquisição da TAM Millor, titular das marcas TAM e outras correlatas utilizadas pela TAM S/A, TAM Linhas Aéreas e demais empresas coligadas. A aquisição, no valor de R$ 169,9 milhões, foi feita pela TAM Linhas Aéreas, sendo 15% pagos na data de assinatura do contrato e 85% em notas promissórias em favor dos vendedores, sendo que esse crédito será aportado em aumento de capital da TAM S/A, mediante subscrição de novas ações do capital votante, quitando a dívida da TAM Linhas Aéreas. Os benefícios esperados dessa aquisição são: melhoria da governança corporativa com eliminação de transações com partes relacionadas e gerando o mesmo fluxo de distribuição de resultados para todos os acionistas por meio do pagamento de dividendos; no fluxo de caixa, a redução perpétua de cerca de R$ 17 milhões por ano, corrigidos pelo IGP-M, além da entrada de caixa pelo pagamento de royalties da TAM Aviação Executiva e das franquias da TAM Viagens; e incorporação de um ativo que é a 17ª marca mais valiosa do país e a primeira no setor de transporte aéreo, avaliada em R$ 347 milhões, segundo publicação da consultoria global Interbrand.



Frota e Pantanal



A TAM adicionou 3 aeronaves Airbus ao plano de frota, que deverá encerrar o ano de 2010 com 151 aeronaves, porque as devoluções de dois A319 e um A320 foram postergadas para atender às necessidades da nova malha aérea da Pantanal.



A Pantanal, uma das empresas da holding TAM S/A, controladora da TAM Linhas Aéreas, anunciou sua nova malha aérea que entra em operação a partir de 23 de agosto com novos voos e destinos autorizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Serão 48 voos, sendo 23 deles a partir de Congonhas, outros 23 a partir de Guarulhos e dois de Brasília.



A nova malha ampliará o número de seis cidades brasileiras atendidas atualmente - (Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, no interior paulista; Maringá (PR) e Juiz de Fora (MG) - para 17 destinos, com a inclusão de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Uberaba e Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE). A Pantanal passará a operar 405 etapas de voo por semana, com crescimento de 84,1% em relação às 220 etapas realizadas atualmente. Nos fins de semana, o aumento é mais expressivo ainda: de 150% aos sábados e domingos.





A TAM (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de julho com 43% de market share. A companhia voa para 44 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 88 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 82,7% em julho. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade já distribuiu 10,8 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 7,2 milhões de associados.

Viaja Mais Melhor Idade faz treinamento no Rio de Janeiro, Fortaleza e Ribeirão Preto na semana que vem

Capital fluminense, que reuniu140 agentes na primeira edição, terá novo encontro



O programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo e Braztoa, dá prosseguimento aos treinamentos para os agentes de viagem em diversas cidades brasileiras. Já tendo passado por doze cidades desde junho, o programa tem agendados treinamentos no Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Ribeirão Preto (SP) na semana que vem (veja quadro abaixo). No dia 27, é a vez de Santos, no litoral paulista. “Estamos voltando ao Rio de Janeiro onde o primeiro treinamento, no mês passado, superou as expectativas e os pedidos de outros agentes se intensificaram”, diz o coordenador do programa, Enzo Arns.

Os treinamentos têm apoio da ABAV Nacional. Outras cidades que tiverem interesse em ter treinamentos do VMMI podem ligar para a Braztoa (11.3259.9500) e falar com a equipe do programa.



RIO DE JANEIRO - RJ


18/Agosto | 10h00


ABAV/RJ: Assoc. Bras. Ag. de Viagens do RJ (Aud. Beatriz Sander)
Rua Senador Dantas, 76 - 2º andar - | Centro

FORTALEZA - CE


19/Agosto | 18h30


Sede da ABAV/CE
Rua República do Líbano, 980 | Aldeota

RIBEIRÃO PRETO - SP


21/Agosto | 16h45


14ª AVIRRP - Encontro Nacional das Agências de Viagens
Centro de Eventos Taiwan

SANTOS - SP


27/Agosto | 14h00


SEBRAE-SP/Escritório Regional Baixada Santista
Av. Ana Costa, 418 | Gonzaga





Em 2010, o Viaja Mais Melhor Idade está oferecendo saídas de 27 cidades para 35 destinos, em todos os estados brasileiros. Destinos como Lençois Maranhenses (MA) e Chapada Diamantina (BA) pela primeira vez fazem parte do programa. Nesta edição, as operadoras selecionadas ofertarão dois tipos de pacotes: o básico e o especial. O pacote básico oferece transporte, traslados, hospedagem, duas refeições diárias, pelo menos dois passeios customizados e um seguro de viagem sem limite de idade. O pacote especial tem como diferenciais a presença de um guia de turismo especializado, assim como de três a cinco refeições diárias, além de diversos passeios e atividades desenhadas para este público.



Também já estão sendo oferecidos pacotes para o Chile, resultado de um acordo entre o Brasil e o país vizinho. É a primeira vez, desde a criação do programa brasileiro, em 2007, que são ofertadas viagens para o exterior. Pelo acordo, pelo menos 500 turistas de cada país participarão neste semestre.



As operadoras que vendem pacotes do programa em 2010 são CVC, Intercontinental, Luxtravel, Marsans, MGM, New Line, Pomptur, Sanchat e Voetur.



Desde sua implementação, em 2007, até o ano passado, foram comercializados 390 mil pacotes, gerando uma movimentação financeira no setor formal do turismo que excede a marca de R$ 351 milhões.

Vídeo da nova campanha da Embratur tornou-se um fenômeno da internet em três dias na homepage do canal mundial de compartilhamento de vídeos

FILME DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO BRASIL TEM MAIS DE 52 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES NO YOUTUBE


O vídeo da nova campanha de promoção turística internacional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) é um sucesso no canal YouTube. O filme Sons do Brasil, lançado em Joanesburgo (África do Sul), ao final da Copa do Mundo de 2010, ganhou destaque na capa do canal mundial de compartilhamento de vídeos na Europa, entre os dias 12 e 14 de julho. Durante esse período, em apenas seis países (Reino Unido, Espanha, Holanda, França, Itália e Alemanha), foi acessado por mais de 52 milhões de pessoas. Alemanha e Reino Unido foram destaque, somando 27 milhões de visualizações. A campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui!” foi desenvolvida para convidar o mundo a visitar o País, aproveitando a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais na próxima década.

O filme também alcançou uma taxa altíssima de retorno de clique da internet - o CTR, índice que mede o sucesso de uma campanha on-line. Nos Estados Unidos, onde o vídeo foi veiculado nas páginas internas do YouTube, por exemplo, foi 1.000% maior que a média de retornos de campanhas em todo mundo. Além disso, a Embratur conseguiu atrair mais de 500 mil pessoas para o canal www.youtube.com/visitbrasil por meio da campanha.

Para o Google Brasil, grupo do qual o YouTube faz parte, as iniciativas da Embratur em mídias digitais têm sido referência internacional. “A Embratur conseguiu impactar um número significativamente maior do que o normal. As iniciativas do Instituto, que tem usado todas as ferramentas do Google de forma criativa e eficaz, faz com que a gente receba solicitações de entidades ligadas ao turismo, algumas do exterior, que desejam conhecer melhor o case e seus resultados”, explicou o diretor de Turismo, Midia e Entretenimento do Google Brasil, Jorge Dib.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, comemorou o sucesso da iniciativa, resultado da aposta nas redes sociais como mais um instrumento de promoção internacional do Brasil. “Os resultados são muito bons. Aproveitamos a grande oportunidade do final da Copa do Mundo para lançar imediatamente a nossa nova campanha promocional na internet, quando houve um acréscimo de milhões de pessoas em todo o mundo buscando informações sobre a próxima sede da Copa do Mundo FIFA 2014, o Brasil”, comemorou Jeanine.

Além da exposição no YouTube, o vídeo Sons do Brasil, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles e dirigido por Rodrigo Meirelles, está sendo veiculado nas TVs internacionais (esportes e notícias). São dez semanas de veiculação com cobertura em mais de cem países, atingindo cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. A comunicação abrangerá as Américas, a Europa e países do Oriente Médio, África e Ásia.

Campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui!

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, lançou a campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui!” no último dia 9 de julho, em Joanesburgo (África do Sul). A campanha é composta por filmes, peças gráficas e ações em mídias sociais. O objetivo é emocionar, impactar e motivar pessoas a realizar suas viagens, de lazer ou de negócios, no Brasil. O investimento alcança US$ 30 milhões até o final de 2010 – em ações que envolvem publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos, ações de relações públicas com a imprensa internacional, mídia na internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em 15 países, publicações e material promocional sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, aplicativos para telefone celular e promoção em eventos turísticos em cerca de 30 países.

Diretora da Empetur apresenta trabalho em evento nacional de turismo rural

A diretora de Estruturação do Turismo da Empetur, Ceci Amorim, participará amanhâ (14/08), das 16 às 18 horas, da 7ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur), que acontece na cidade de São Paulo até domingo. Ceci Amorim apresentará o trabalho Casas e Engenhos durante a Rodada de Conhecimento – Patrimômio Material e Imaterial um Produto de Origem do Turismo Rural. A diretora da Empetur é formada em Comunicação Social, com mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ceci Amorim concilia suas atividades na Empetur com as aulas no Curso de Turismo da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).



Maiores informações sobre a Feiratur no endereço eletrônico: www.feiratur.tur.br

22º Festival do Turismo de Gramado Troféu Amigos do Festival, homenagem a quem colabora para sucesso da feira

O fortalecimento do Festival do Turismo de Gramado foi possível graças ao empenho e ao trabalho. No entanto, o evento não seria o maior em geração de negócios não fosse o profissionalismo e engajamento dos amigos. "Independente do cargo, empresa ou profissão, nossos amigos sempre acreditaram no potencial do evento", afirma Marta Rossi diretora do evento.



Para retribuir a amizade com quem tenha promovido alguma ação ao longo dos anos para o crescimento do evento, o Festival homenageia estes parceiros com o Troféu Amigos do Festival. Todos os anos recebem a homenagem aqueles que, na edição anterior, se empenharam de alguma forma para que o evento tenha sido bem sucedido. As personalidades recebem o troféu durante a solenidade de abertura do evento, que acontece no Palácio dos Festivais, em Gramado.



Para Marta Rossi, uma das razões pelas quais o Festival atingiu sua maturidade com credibilidade foi o trabalho e empenho de várias pessoas, realmente amigas. “Somos gratas à parceria com amigos que temos no trade, na imprensa e no meio empresarial. Toda esta repercussão positiva do Festival deve-se a eles", avalia. Para ela, o troféu Amigos do Festival é uma forma de homenagear, a cada ano, profissionais do trade que colaboram para o sucesso do evento. "São pessoas que deram sua contribuição para que mais uma edição tenha êxito” destaca.





SOBRE O EVENTO

O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, recebeu cerca de13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Apaixone-se pela Cartagena de Gabriel García Márquez



Conheça um roteiro inusitado pelos lugares que inspiraram e ainda inspiram o escritor numa das mais belas cidades da Colômbia

As estreitas ruas de Cartagena de Índias são um convite ao passado seja pelo esplendor dos seus antigos casarões e por sua arquitetura colonial espanhola ou pelos impressionantes monumentos militares e religiosos. É nesta cidade colombiana que as cores e a cultura exaltam a alegria do seu povo. Foi lá também que o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, ambientou alguns de seus romances e atualmente aproveita para encontrar velhos (e talvez novos) amigos.
Uma sugestão para começar o roteiro a la García Márquez é passar pelo número 3-81 da rua de San Juan de Dios, antiga sede do jornal liberal El Universal, onde Gabo deu os primeiros passos no jornalismo. Na mesma rua fica a sede da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano, fundada em 1994 pelo escritor, seu irmão Jaime Garcia Márquez e o então diretor do Canal Regional de Televisión del Caribe colombiano (Telecaribe), Jaime Abello Banfi.
Ainda no centro histórico da cidade, a propriedade onde hoje funciona o hotel Sofitel Santa Clara foi lugar de inspiração para parte do livro Do Amor e Outros Demônios. No então convento de Santa Clara, o padre Cayetano Delaura se apaixonou pela jovem Sierva María de Todos los Ángeles quando foi exorcizá-la. Hoje, este hotel de luxo localizado no coração do Centro Histórico da cidade fica justamente ao lado da casa do Prêmio Nobel.

Vale lembrar que a cidade também foi o principal local de filmagem de O Amor nos Tempos do Cólera. Adaptação de um dos mais belos romances de Gabo, o filme foi dirigido por Mike Newell e traz no elenco Javier Bardem, Catalina Sandino Moreno, Benjamim Bratt e Fernanda Montenegro. Quem assistiu ao filme com certeza vai apreciar as cores de Cartagena com outro olhar.
Depois de passear por cenários onde García Márquez viveu e também de onde tirou ideias para seus livros, você pode tentar contatá-lo pessoalmente e quem sabe autografar o seu Cem Anos de Solidão. Num golpe de sorte você pode encontrar Gabo degustando as empanadas de camarão e os frutos do mar empanados do Bazurto Social Club, acompanhado de um delicioso vinho branco ou champanhe e de bons companheiros. Fadia de La Rosa, uma das proprietárias do local, conta que sempre que está na cidade, o escritor dá o ar da graça.

“Por ser amante da cultura caribenha, chamou muito sua atenção quando várias pessoas na cidade lhe falaram de um lugar pitoresco no bairro de Getsemani e com um nome que enaltecia o mercado popular de frutas de Bazurto. Além disso, o lugar detinha todas as características caribenhas (do ponto de vista gastronômico, musical e cultural) e era o único local da cidade que fazia um tributo a real Cartagena, com suas cores, tambores africanos, sabores e pratos típicos e a alegria do seu povo. Ele ficou ansioso para conhecer este espaço onde poderia reencontrar a Cartagena do seu coração”, revela.

Desde então, o escritor virou habitué do Bazurto Social Clube em suas temporadas em Cartagena. O ilustre cliente está no cardápio e na parede, representado em uma foto que tirou no bar em uma de suas visitas. Anote: seus dias preferidos são sexta e sábado, por volta das 22h. Ele sempre reserva por telefone a mesma mesa para 10 pessoas (mesmo que seja um número menor), porque gosta de estar rodeado de bons amigos para conversar e escutar os tambores e cantos africanos do grupo que se apresenta ao vivo.

Se Gabo coleciona sucessos, Fadia coleciona histórias. Ela se lembra que em uma noite um casal de artistas de rua foi convidado para apresentar o seu show com marionetes dançando as músicas típicas de Cartagena e do Caribe. Ao som do reggaeton, champeta, salsa e calypso, García Márquez teria se manifestado dizendo que os dois eram os melhores artistas de marionetes que ele havia visto e os que mais o tinham feito rir e que seria uma benção se ele pudesse dançar do mesmo modo.

A proprietária o descreve como uma pessoa divertida e relembra outra situação inusitada: imagine entrar no bar e ser recebido pelo escritor em pessoa! Isso mesmo. Segundo ela, em algumas ocasiões, Gabo faz as vezes de host e cumprimenta os clientes com um: “Bem vindos! Esta é a minha casa”.

Serviço:
Antiga sede Jornal El Universal
Rua San Juan de Dios, número 3-81, Centro Histórico de Cartagena

Hotel Sofitel Santa Clara
Rua Del Torno 39-29, bairro San Diego, Centro Histórico de Cartagena
Tel: 00 (XX) 575 6504700 / 6648040

Bazurto Social Club
Avenida del Centenario, número 30-42 (em frente ao parque Centenario), bairro de Getsemani, Centro Histórico de Cartagena
Tel: 00 (XX) 575 6643124 Email: bazurtosocialclub@gmail.com
Preços de US$ 6 até US$ 25

Mais informações sobre Cartagena de Índias e outras cidades colombianas:
www.colombia.travel

Hoteis.com dá dicas de hospedagem para os fãs de Elvis neste mês de agosto

A morte de Elvis Presley completa 33 anos neste mês de agosto, mas para os fãs o ídolo não morreu. Por isso, neste mês, a Hoteis.com sugere hospedagem em Memphis – cidade em que Elvis morou e onde está sua lendária casa, Graceland – e Las Vegas, cidade que reúne o maior número de imitadores do artista e onde é possível ver, entre outras curiosidades, um sósia de Elvis celebrando seu casamento.
Memphis



A cidade está cheia de lugares que lembram seu morador mais ilustre. Lá, é possível visitar Graceland, a casa do Rei que ficou imortalizada aos ilustrar, em 1974, a capa do disco Record Live on Stage in Memphis. Ela é uma das dicas de destino no livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer, da jornalista Patrícia Shultz. Aliás, antes de morar na mansão, Elvis alugou um apartamento por US$ 35 no conjunto popular Lauderdale Courts. O lugar pode ser alugado por fãs que queiram passar a noite no quarto que foi do cantor. O turista ainda pode caminhar pela Elvis Presley Boulevard ou comer o cheeseburguer favorito do Rei – que inclusive leva o seu nome – no Gridiron Restaurant, uma lanchonete 24 horas. Outra atração imperdível da cidade é The Zippin Pippin – montanha-russa na qual Elvis andou por duas horas seguidas na madrugada do dia 8 de agosto de 1977. Foi a última aparição pública do astro que morreu em 16 de agosto.



Onde ficar:


Radisson Inn Memphis Airport (***)

Com acesso gratuito à internet, vídeo game para aluguel, academia e caixa eletrônico, o hotel oferece diárias a partir de R$ 208.
Hyatt Place Memphis Primacy Park (***)

Com diárias a partir de R$ 140, os quartos do hotel tem banheira e uma vista incrível da cidade. Entre as cortesias, estão o café da manhã, estacionamento e acesso à internet.

Hilton Memphis (****)

O hotel com diárias a partir de R$ 165, o hotel oferece serviço de câmbio, equipe multilingue e caixa eletrônico.
Las Vegas



A cidade do pecado reúne o maior número de covers de Elvis no mundo. Na dúvida, não perca a participação de Matt Lewis no Legends in Concert, no Harrah´s ou a versão casamenteira do Rei do Rock, Brendan Paul, que ajuda os casais apaixonados a dizer “eu aceito” na Graceland Chapel. Várias capelas oferecem casamentos celebrados por sósias do cantor. Há pacotes de U$ 200 a U$ 1.000. A versão mais barata inclui a celebração e 2 canções do rei, além do uso da capela, um fotógrafo profissional, o buquê e a flor da lapela. Aliás, Elvis e Priscilla se casaram em Vegas, em uma cerimônia de 8 minutos. No lugar da capela da época há a Wedding Chapel Hollywood.



O Cirque Du Soleil também tem um show imperdível no Ária que reúne cantores, dançarinos e ginastas em uma apresentação inspirada na vida e na música de Presley. Quem não resiste a compras deve visitar o The King's Ransom Musuem, no Imperial Palace. Lá é possível encontrar CDs, DVDs, jaquetas e todo um arsenal de produtos do astro.


Onde ficar:

Monte Carlo Resort and Casino (****)



Com diárias a partir de R$ 98, o hotel oferece internet de alta velocidade, chamadas locais gratuitas, banheira de hidromassagem e serviço de massagem disponível no quarto.
Luxor Hotel and Casino (****)



O preço da diária é a partir de R$ 105. Os hóspedes devem ter pelo menos 21 anos para se hospedarem neste estabelecimento, que é simpatizante de hóspedes lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT).

Paris Las Vegas (****)



Com quartos com banheira de hidromassagem, internet de alta velocidade, academia e videogame o hotel oferece diárias a partir de R$166.




Sobre a Hoteis.com



A Hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem e oferece mais de 120 mil opções, que variam de hotéis tradicionais, a aluguel de apartamentos em

temporada de férias, alojamentos de pernoites com café da manhã (bed and breakfast) e estadias com serviço completo. A empresa dá apoio completo aos clientes seja online, seja por meio de atendimento telefônico. Seus serviços passam pela oferta de descontos exclusivos e preços cotados em reais e incluem a descrição completa de hotéis, fotos, vagas em aberto, tabela de preços conforme as temporadas, mapas e tours virtuais. Entre seus diferenciais estão a possibilidade de cancelamento de reservas sem custo e o atendimento telefônico gratuito 24 horas por dia, sete dias por semana. O website Hoteis.com apresenta mais de 1,8 milhão de resenhas de viajantes que comentam suas experiências nos hotéis em que se registraram, que servem como subsídio para que novos clientes possam embasar suas escolhas.

Benchmarking leva empresários brasileiros ao Peru

Turismo de selva e de base comunitária é o foco de análise desta etapa do Programa



Empresários brasileiros que atuam no segmento de turismo de selva e de base comunitária farão visitas técnicas nas cidades de Lima e Puerto Maldonado, no Peru, durante a semana de 16 a 20 de agosto. Eles participam do Programa “Benchmarking 2010, Excelência em Turismo - Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais”, executado pela ABAV em parceria com o SEBRAE, Ministério do Turismo e EMBRATUR. O objetivo do programa é identificar boas práticas na operação deste segmento do turismo que possam ser adotadas no Brasil. Segundo informou Antonio Azevedo, diretor da ABAV responsável pelo Programa, “a escolha do Peru para esta etapa do Benchmarking se deve ao fato do país ser referência mundial em turismo de selva e de base comunitária”.

Ecoturismo sustentável

A Amazônia peruana ocupa cerca de 60% do território do país, que está na 3º posição no seleto grupo de oito países com maior biodiversidade do planeta. Puerto Maldonado está localizada no sudeste do Peru, no Estado de Madre de Deus, próxima a Cusco, em uma região de selva exuberante e rios sinuosos. Conhecida como capital da biodiversidade, a pequena cidade de 25 mil habitantes é o ponto de partida para conhecer alguns dos parques nacionais e reservas da região com bem-sucedidas experiências de ecoturismo sustentável com apoio às comunidades locais.

Azevedo explicou que um dos focos de análise do Benchmarking será o hotel de selva Inkaterra Reserva Amazônica, fundado em 1975 e que inseriu em suas operações de turismo de luxo iniciativas de voluntariado e boas práticas sociais e ambientais, que poderão servir de referência para empreendimentos no Brasil. O hotel fica às margens do Rio Madre de Dios (Madre de Deus), em uma reserva ecológica privada dentro da Amazônia. O hotel fica às margens do Rio Madre de Dios (Madre de Deus), em uma reserva ecológica privada dentro da Amazônia.







Empresa e comunidade

Os participantes do Benchmarking também irão conhecer a experiência da “Rainforest Expeditions”, mundialmente conhecida e precursora do turismo de selva e de base comunitária, iniciativa pioneira. Em um de seus alojamentos, o“Posada Amazonas”, dentro da comunidade nativa de Infierno, foi firmado em 1996 um acordo inédito e histórico, que garante por 20 anos a transferência de 60% do lucro da empresa para a comunidade local, como forma alternativa de desenvolvimento econômico sustentável.

Em Lima, a programação prevê reuniões de trabalho com representantes do Ministério do Turismo com a Comissão para a Promoção e Exportação do Peru (Prom Peru) e com empresários do Inkaterra e Rainforest Expedition.

Após o retorno ao Brasil, os participantes do Programa têm a tarefa de promover encontros em seus Estados de origem para repassar para outros empresários do setor os conhecimentos obtidos no Peru. Esta é a terceira etapa do “Benchmarking 2010, Excelência em Turismo”. A primeira foi realizada em março na República Tcheca, e a segunda em junho, na Itália.

II SEMANA DE CULTURA EM PARNAMIRIM

A Prefeitura Municipal de Parnamirim, através da Fundação Parnamirim de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo, realiza a partir do dia 16 de agosto, a II Semana da Cultura. Na programação constam palestras, oficinas, apresentações de danças, ballet e lançamentos de livros.

A abertura do evento que acontecerá no próximo dia 16 às 8h será com uma palestra sobre “os Caminhos da Cultura no Rio Grande do Norte, cujo palestrante será o professor, jornalista e dramaturgo Tarcísio Gurgel. Ainda no dia 16, às 9h haverá uma apresentação de danças folclóricas, cuja professora será a Rosie Marie Nascimento, doutora em em educação e diretora artística do Grupo de Dança Parafolclórico da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

No dia 17 de agosto, às 16h haverá uma cantoria de viola, com o escritor, pesquisador e repentista Américo Pita. Às 14h , tem show de Mamulengo, com o mamulengeiro Emanoel Amaral, graduado em Comunicação Social , habilitação em Jornalismo, mestre em mamulengo, artista plástico e chargista

Também no dia 17 de agosto, às 9h tem Literatura de Cordel, com o professor José Acací, cordelista, poeta, compositor, autor de diversos livros e cordéis

Às 14h – “Contação de História – Era uma vez e sempre será” com a professora Silvana Amália, contadora de estórias, palestrante e oficineira do Proler

Dia 18/08

PALCO 1

15h – Abertura da II Semana da Cultura

16h – Chegada do Cortejo Cultural

16h30 – Grupo de Dança Xaxado da Fundação Parnamirim de Cultura

16h45 – Grupo de Pastoril D. Joaquina (São Gonçalo do Amarante)

17h05 – Grupo de Balé da Fundação Parnamirim de Cultura – Quatro por um Compasso

17h15 – Coco de Roda – D. Edite de Pium

17h25 – Grupo de Balé da Fundação Parnamirim de Cultura – Boneca de Pano

17h45 – Grupo Boi de Reis Calemba Pintadinho – São Gonçalo do amarante

18h05 – Especial Regional do Projeto Segunda Segunda Meninartecidade em Concerto

18h25 – Violeiros Chico Gomes e Chico Sobrinho

19h – Coração Nordestino – Mazinho e Regina

Lançamento do livro de Bem-te-vis a Gaviões – de autoria do padre Antônio Murilo de Paiva, com a participação do Sexteto Uirapuru da Fundação Parnamirim de Cultura.

19h30 – Grupo de Samba e Chorinho Taio da Gata

20h – Concerto da Banda de Música Trampolim da Vitória, com participação especial de Ivanildo O Sax de Ouro

PALCO 2

Apresentações de Quadrilhas Juninas
No dia 20 de agosto haverá Coco de Roda, Recital de Poesias, Literatura de Cordel, show musical com Almir Padilha Dia 20/08 e o lançamento do livro A Danda dos Cromossomos, de Marcos Medeiros e participação do Quinteto Clarinete e Trio de Flauta Transversal. Show com as Nordestinas, Meirinhos do Forró e Moacir do Repente, mostra de teatro, e apresentação de quadrilhas e apresentações culturais da Fundação Parnamirim de Cultura e das Secretarias de Educação e de Assistência Social.

Captado o Congresso Brasileiro da Anclivepa para 2012

Cerca de 2.000 médicos veterinários virão a Curitiba em 2012 participar do Congresso Brasileiro da Anclivepa. O presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Paraná, Alexandre Schamaedecke, defendeu a candidatura da cidade em abril, em Belém (PA), utilizando materiais e relatórios levantados pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau, que preparou a apresentação técnica da cidade, vídeo institucional e 40 kits promocionais de Curitiba para entregar à diretoria da Anclivepa.
A definição saiu nos últimos dias e Curitiba foi escolhida porque atende a inúmeros critérios impostos pela comissão julgadora. Dentre eles: ótima estrutura e custo do centro de convenções, atrativos da cidade, qualidade e capacidade do setor hoteleiro, qualidade dos fornecedores e apoio dos órgãos locais. O evento será realizado no ExpoUnimed Curitiba.

TAM E LAN JUNTAS


Mauricio Rolim Amaro, vice-presidente do Conselho de Administração da TAM; Enrique Cueto, CEO da LAN; Maria Claudia Amaro, Presidente do Conselho de Administração da TAM e Ignacio Cueto, presidente/COO da LAN, durante a assinatura do memorando de entendimento não obrigatório, hoje (13/8/2010)

GOL LINHAS AÉREAS FAZ COMUNICADO A IMPRENSA

A GOL esclarece que os posicionamentos assumidos pelo Sindicato dos Aeronautas em reunião realizada hoje não acarretam qualquer impacto em suas operações. A companhia informa que seus voos seguem normalmente e com bons índices de pontualidade e regularidade nesta sexta-feira. Segundo boletim divulgado pela Infraero às 19h, da meia-noite até o momento, 91,8% dos 659 voos programados pela empresa decolaram dentro do horário previsto. No momento, há apenas nove operações com atraso superior a 15 minutos.



Atenciosamente,
GOL Linhas Aéreas Inteligentes

PILOTO FELIPE MASSA NO SERHS NATAL GRAND HOTEL


Na foto o piloto Felipe Massa com o gerente operacional do SERHS Natal Grand hotel, Assis Coelho. Massa esteve em Natal por apenas uma noite do dia 11 a ao dia 12 de agosto

Primeira campanha da Ambev conta a história da empresa pela voz de seus funcionários

Entre outras inovações, campanha apresenta nova logomarca

Feita por gente e sonhos é a primeira campanha institucional da companhia desde a sua criação em 2000. De lá para cá, a Ambev, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, construiu uma história no Brasil e no mundo alicerçada "em sua gente" (os funcionários), que é constantemente estimulada a realizar grandes sonhos.

Para dividir, e assim difundir, esse princípio com toda a sociedade, a campanha traz depoimentos de funcionários e colaboradores sobre os sonhos realizados dentro da Ambev. A campanha foi criada pela Loducca.MPM e até o final do ano, as histórias de 30 funcionários e colaboradores da Ambev serão contadas para todo o Brasil.

"A coisa mais importante aqui na Ambev é que as pessoas têm a oportunidade de realizar seus próprios sonhos e com isso contribuir para o sonho de toda a empresa que é ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. O mais difícil foi escolher apenas 30 histórias das centenas que tive a oportunidade de conhecer nesses meus 18 anos de Ambev", afirma Sandro Bassili - Diretor de Relações Socioambientais.

São histórias como a do vice-presidente global de vendas Thomás Oliveira, que conta como as ideias são tratadas na Ambev. "Aqui são as ideias que importam. Elas são os nossos chefes. Isso cria uma cultura de respeito à pessoa e ao talento e não ao cargo". Os relatos ainda incluem o do especialista financeiro Nilson Casemiro, nascido em um hospital mantido pela Antarctica e funcionário da companhia há 28 anos; o do técnico administrativo Eron Souza, que começou como pedreiro em uma obra da Ambev; o diretor de novos negócios João Paulo Badaró, que junto com sua equipe idealizou e lançou o projeto de quiosques de chopp Brahma, e outras muitas histórias de sonhos concretizados.

A veracidade das histórias é a mesma das fotos feitas por Bob Wolfenson, finalizadas sem retoques no Photoshop. Tudo para que se possa ver as pessoas e as histórias como elas realmente são.

A campanha também marca o lançamento da nova logomarca da Ambev, criada pela agência inglesa Wolff Olins. Em um tom de azul mais vivo que a anterior, ela mantém a herança da marca e, ao mesmo tempo, apresenta-se mais moderna. Todas as letras passaram a ser em caixa baixa para ressaltar a informalidade e a simplicidade da companhia, além de aproximar-se do consumidor.

Resultados
Desde sua criação, com a fusão das cervejarias Brahma e Antarctica em 2000, a Ambev aumentou em 89% seu volume de produção, chegando a 154.7 milhões de hectolitros de bebida em 2009. Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente a Ambev tem 40 mil funcionários, sendo 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta - desde as atividades do produtor rural até o trabalho nos pontos de venda -, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB-InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).

Reconhecida por sua política eficiente de controle de custos e disciplina financeira, a Ambev entrega, a cada período, resultados que demonstram o comprometimento de sua gente em crescer de forma sustentável. A companhia tem a cultura de "dono do negócio" dissemidada por toda sua pirâmide funcional e, por meio da Universidade Ambev (UA), promove treinamentos constantes para seus funcionários. Em 2009, foram 29.148 horas de cursos, workshops e palestras. A UA já recebeu mais de R$ 150 milhões em investimentos. Este ano serão investidos R$ 20 milhões - 25% a mais que em 2009.

Nos últimos 10 anos, a Ambev registrou um aumento de 588% de EBITDA, atingindo R$ 10,4 bilhões em 2009. A empresa é hoje benchmark mundial em margem EBITDA - registrando 48,8% na operação de cerveja do Brasil no ano passado. A Ambev apresenta atualmente receita líquida anual de R$ 23.194 milhões, 4,4 vezes superior à que tinha quando ocorreu a fusão. No primeiro trimestre de 2010, atingiu volume de vendas de 50 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 6,2 bilhões, um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2009.

O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada de novas marcas no mercado tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Antarctica e Brahma, em 1999, pagaram cerca de R$ 4 bilhões em impostos. Hoje, a Ambev gera mais de R$ 11,5 bilhões em tributos no Brasil e é a maior pagadora de impostos da iniciativa privada. Para 2010, a empresa anunciou investimento de até R$ 2 bilhões para a ampliação de 10% a 15% de sua capacidade produtiva. Este é o maior investimento já realizado pela Ambev em um único ano desde sua criação.

Por acreditar que a urgência em proteger o meio ambiente exige uma mobilização e uma conscientização total, a Ambev deseja dividir com toda a sociedade também suas ações e práticas ambientais. Uma de suas principais iniciativas nesse sentido foi o lançamento em março deste ano do movimento CYAN (www.movimentocyan.com.br), uma ampla campanha que convida pessoas, empresas e sociedade a enxergarem o valor da água e passarem a usá-la com parcimônia.

Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH! e Guarah!, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Pioneira, desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Referência em práticas ambientais, a Ambev assumiu o compromisso de reduzir ainda mais o consumo de água (11%), a emissão de CO2 (10%) e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção, até 2012. Maior pagadora de impostos da iniciativa privada, com R$ 11,5 bilhões em impostos gerados em 2009, 35% a mais em comparação ao ano anterior.

TURISMO DE EVENTOS: BOLA DA VEZ NO RN






O Natal Convention cresceu e agora é mais forte do que nunca e graças a gestão de George Costa vem se firmando no mercado disputando grandes eventos internacionais, trazendo muitos para o RN. E os mantenedores apostando alto no Natal Convention, apostando alto no turismo de eventos, especializando-se , investindo num novo mercado que já existia porém pouco explorado. Mas, agora graças ao apoio da Emprotur e todos os setores houve um incremento grande na área.. E o turismo de eventos é tão carro chefe como o turismo de aventura, o ecoturismo. De Natal, participaram os jornalistas convidados, esta colunista e o jornalista Antonio Roberto Rocha da Tribuna do Norte no workshop Natal: Eventos o ano todo, realizado na quinta-feira(12), na Federação do Comércio em São Paulo. A executiva Patricia Curralo da Michelle tour Congressos & Eventos foi a agência que ganhou a licitação dos paootes para o evento em SP.

TURISMO DE EVENTOS EM ALTA NO RN. MANTENEDORES DO NCVB VÃO A SÃO PAULO MOSTRAR SEUS PRODUTOS





CINCO EMPRESAS DE MONTAGEM PARTICIPAM DO WORKSHOP NATAL-EVENTOS O ANO TODO REALIZADO QUINTA-FEIRA(12) EM SÃO PAULO






O workshop Natal: eventos o ano todo teve o apoio da Azul Linhas Aéreas e contou com a participação dos seguintes expositores: Araçá Praia Flat, Bello Mare Hotel, Espacial Turismo e Eventos, Estratégias Eventos, Hotel Marsol Beach Resort, Hotel Parque da Costeira, Imirá Plaza Hotel, Luck Receptivo, Martur Viagens e Turismo, Michelle Tour, MSOM Equipamentos, Natal Produções, Ocean Palace Hotel Resorts & Bungalows, Pestana Natal Beach Resort, Pirâmide Natal Resort & Convention, Praiamar Natal Hotel & Convention, Quality Suítes Natal, Stand Show, Serhs Natal Grand Hotel, Tempo de Aventura Eventos e Incentivo, Hotel Vila do Mar, Verbo Comunicação & Eventos, Seturde, Natal Convention & Visitors Bureau, Emprotur e Centro de Convenções de Natal. Esteve presente, Neivaldo Guedes da Espacial Eventos, Sandrinha e Ana Cristina da Seturde, Rubia, Alessandra,Karina e Marcelo do Natal Convention, Patricia Curralo da Michelle tur Congressos & Eventos, o hoteleiro George Gosson, também vice-presidente da ABIH-RN,Francisco Barbosa do Natal Convention, Carlos Augusto Medeiros, superintendente da Coohotur,entre tantos outros que marcaram presença, neste primeiro que será o pontapé para tantos outros eventos para mostrar que Natal tem todos os ingredientes para receber grandes eventos.

RN DÁ O PONTAPÉ NOS INVESTIMENTOS PARA O TURISMO DE EVENTOS








Numa realização do Natal Convention, presidido pelo empresário George Costa, foi realizado ontem o workshop Natal: Eventos o ano todo, na sede da Federação do Comércio em São Paulo, com a participação de 28 mantenedores do NCVB, e pela primeira cinco da área de montagem de eventos e com a participação de mais de 180 participantes de empresas da capital paulista. O presidente do Natal Convention ressaltou a importância do evento no principal pólo emissor do Estado, e disse que representantes de grandes empresas como Odebrecht, Grupo Abril, Yamaha estiveram presentes ontem final de tarde na Federação do Comércio Paulista, o que foi considerado altamente positivo este segundo evento em dois anos. O workshop Natal,contou com a parceria da Emprotur, Coohotur e apoio Seturde. Além da presença da presidente do São Paulo Convention e do diretor comercial da IT Mice, Ibrahim Georges Tahtouh que brindou a iniciativa, parabenizou os que fazem o Natal Convention diante da importância no setor do turismo de eventos.
O workshop Natal:Eventos o ano todo teve um investimento total de R$120 mil reais. O evento teve ainda a culinária potiguar a cargo de Dona Adalva Rodrigues que levou o camarão, a paçoca e a carne de sol, bastante saboreada pelo público presente, sem contar caipifrutas, drinks e a música a cargo da cantora Cida Lobo que já encanta o público paulista e Arleno Farias que deu show.Para o presidente do Natal Convention, o workshop foi uma oportunidade de Natal mostrar que tem toda a capacidade para receber grandes eventos, desde o seu centro de convenções, a infra -estrutura de profissionais qualificados para atender a demanda, sem contar a infra-estrutura hoteleira de cidade com cerca de 26 mil leitos. "Estamos concorrendo com várias cidades, mas estamos prontos para atender", frisou George Costa.
George lembrou a questão da logística da distância do centro de convenções a rede hoteleira, a cinco minutos do evento, o que facilita demais ."Este é um momento oportuno", disse ele de aproximar o empresariado do RN com o de SP.Na entrevista coletiva a imprensa, na qual participaram todos representantes da Emprotur, Coohotur , George Costa falou da importância da primeira fase do programa Natal Cidade Eventos, coordenado por Paulo Gaudenzi que trouxe a cidade durante doze semanas decision makers em potencial para conhecer a infra estrutura de eventos. Esse foi o pontapé inicial dado pela prefeitura de Natal com a contratação do plano estratégico do turismo para os próximos dez anos, e foram feitas várias diretrizes, uma delas no tocante a qualificação .
TURISMO DE EVENTOS EM ALTA
Segundo George Costa, o numero de visitantes em turismo de eventos em 2009 foi entre 100 e 120 mil. E para este ano a expectativa em torno de 160 mil . "Temos crescido nos últimos 3 anos em torno de 20%". Em torno dos 95% dos eventos que ocorrem no Brasil, Natal tem condições de atender, revelou Costa. Um dado revelador é que o turista de eventos gasta em média tres vezes mais que o turista de lazer, e dados oficiais revelam que o turista de eventos mostra que geralmente o turista volta depois de dois anos a cidade como turista de lazer. O presidente do NCVB lembrou que neste ano acontece em Natal o congresso internacional de Apicultura, e em 2013 será realizado o congresso internacional de Bio-mecânica."Estamos no caminho certo para a qualificação da cidade de Natal" , disse ele.

O presidente da Emprotur, Gustavo Porpino contou que desde que o NCVB procurou a empresa, foi fechado parceria. "Nós acreditamos que o RN precisa avançar", ressaltou Porpino e há necessidade de criar produtos para comercializar mais de negócios e incentivos , bem como ecoturismo e aventura.


Número de eventos realizados na capital potiguar cresceu 85% em relação a 2009


Emprotur e Natal Convention Bureau promovem “Natal: eventos o ano todo”, em São Paulo – principal emissor de turistas para o RN



Depois que o Governo do Estado investiu cerca de R$ 10 milhões para a ampliação e modernização do Centro de Convenções de Natal, há três anos, o turismo de eventos no Rio Grande do Norte cresceu cerca de 20% neste período. Em relação ao ano de 2009, o incremento foi ainda mais significativo: 85% mais eventos estão realizados em Natal.



Os dados foram apresentados durante o evento “Natal: eventos o ano todo”, promovido, na Fecomercio, em São Paulo, para um público estratégico de empresários pela Emprotur, Natal Convention & Visitors Bureau e a Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur). São Paulo é o principal emissor de turistas para o RN, assim como a região Sudeste que responde por 35% do fluxo turístico potiguar. “Até este mês de agosto, já superamos a quantidade de eventos captados em todo o ano de 2009. Estamos trabalhando o turismo de forma setorizada e o corporativo é um grande nicho de mercado”, frisa o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino. A expectativa para 2010 é incrementar em mais 15% o fluxo de visitantes brasileiros no RN.



Um dos grandes diferenciais do Rio Grande do Norte é possuir uma logística favorável, com um Centro de Convenções equipado e amplo a poucos quilômetros da rede hoteleira - eleito, em 2009, como o melhor do Nordeste. “São 26 mil leitos, que foram determinantes para a escolha de Natal como sede da Copa do Mundo de 2014, por exemplo. O RN é um destino competitivo, que vem crescendo cada vez mais”, observou o diretor do Natal Convention Bureau, George Costa. O Centro de Convenções oferece um salão de quatro mil lugares e uma área de exposição de 4 mil metros quadrados, toda climatizada. A parceria entre a iniciativa privada e o poder público como modelo de gestão, que o caso da Coohotur no Centro de Convenções, também foi destacada durante o evento.O evento contou com a presença do superintendente da Coohotur, Carlos Augusto Medeiros, do secretário de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro.

veja fotos do workshop realizado ontem na capital paulista

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

RN investe no mercado da região norte

O Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), pretende investir em novos públicos. Desta vez, a Emprotur está em Belém, no Pará. A ação de promoção e divulgação do destino Rio Grande do Norte acontece na 5ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) a partir desta quinta-feira (12) e segue domingo (15).



Após o evento, a equipe de técnicos da Emprotur permanece na capital paraense visitando as principais operadoras e agências de viagem. A ação é denominada de vitrinagem, que consiste em brindar as empresas com uma maquete cenográfica com paisagens do RN para ficarem expostas em suas vitrines. “Durante essas visitas são distribuídos DVDs e material gráfico promocional, além degustação de culinária típica como castanhas de caju e doces regionais”, afirmou o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino.

VARIG terá mais voos para Aruba e República Dominicana a partir do fim do mês

Operações incluirão duas classes de serviço; passagens já estão à venda



A VARIG, que opera os trechos internacionais mais longos da GOL, vai aumentar, a partir de 31 de agosto, a oferta de voos regulares para Oranjestad (Aruba) e Punta Cana (República Dominicana), hoje já atendidos via Caracas (Venezuela). As novas operações reforçarão a presença da empresa no Caribe — recentemente, a VARIG passou a operar regularmente para Bridgetown (Barbados) e iniciou um fretamento para St. Maarten (Antilhas Holandesas), também com previsão de se regularizar.



“Os resultados de nossos voos para o Caribe estão em linha com as expectativas da companhia”, diz Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da GOL. “A demanda de turistas brasileiros e sul-americanos que viajam para Aruba e Punta Cana tem sido grande e a resposta ao nosso produto, muito positiva”.



As operações adicionais vão conferir ainda mais flexibilidade a quem viaja para os destinos. Com as novas opções, os clientes podem sair do Brasil para Aruba às quintas e domingos, ou, se seu destino for Punta Cana, às terças e sábados. Os voos VARIG partem do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão) e São Paulo (Guarulhos) e são operados por modernas aeronaves Boeing 737-800 Next Generation configuradas com duas classes.



Na Econômica, o serviço de bordo inclui opções de refeições quentes completas, com prato principal, salada e sobremesa, além de bebidas variadas. Já a classe Comfort apresenta uma série de diferenciais aos passageiros, como maior espaço entre poltronas, mais privacidade a bordo, bônus de 150% no acúmulo de milhas SMILES, serviço de bordo com opções adicionais e entretenimento de bordo on-demand.



A GOL firmou uma grande parceria com operadoras de turismo especializadas em Caribe para realizar a venda de pacotes para Aruba e República Dominicana. Os bilhetes também já podem ser adquiridos pelo site www.voegol.com.br ou por meio da Central de Relacionamento com os Clientes. Em breve, além de atender a demanda entre o Brasil os dois países, a Companhia venderá passagens nos novos voos também em Caracas.

Tam apresenta nova forma de remuneração para dirigentes da Abav




Terminou no início desta tarde a participação da TAM na reunião de Conselho de Presidentes e Diretores da Abav Nacional, realizada no Novotel Jaraguá, em São Paulo. No encontro, o vice-presidente comercial e de Planejamento da cia. aérea, Paulo Castello Branco, e o diretor de Vendas da empresa, Klaus Kühnast, apresentaram uma nova forma de remuneração das agencias de turismo na venda de passagens aéreas internacionais.

A proposta prevê, a partir de 1 de outubro, uma comissão de 2% e uma taxa de serviço na emissão de bilhetes de 4%. A partir de janeiro de 2011, a comissão seria reduzida a zero e a taxa de serviço seria liberada, de forma que cada agência cobrará o que achar justo pela prestação de serviços.

“A idéia de liberalização da taxa de serviço será muito prejudicial para as agências e também para o consumidor e criará uma guerra de mercados”, enfatizou o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká.

Os dirigentes abavianos seguem reunidos para formular uma contraproposta que atenda a ambos os lados e aos consumidores e ratificaram que não concordam com a nova forma de comercialização indicada pela TAM.

“Não concordamos com a idéia apresentada e vamos tentar dialogar para reverter alguns pontos”, anunciou Kaká.

A liberalização da taxa de serviços na emissão de bilhetes domésticos a partir de janeiro de 2011 também é um desejo da companhia aérea, assim como a igualdade nas comissões GR, referentes às vendas ao governo, em b6% e 7% para bilhetes domésticos e internacionais, respectivamente.

FOTO: Castelo Branco e Klaus integram a mesa da diretoria da Abav Nacional

MURAL DE OFERTAS GJP

As melhores condições de hospedagem da GJP Hotéis & Resort podem ser encontradas, a partir de agora, em um só lugar. É o Mural de Ofertas, um espaço virtual inserido no site da empresa e criado para os clientes da rede. No Mural constam as melhores oportunidades de reservas nos oitos hotéis da GJP, listando os principais períodos e seus respectivos destinos. O objetivo é proporcionar ao hóspede ainda mais agilidade na procura de conforto nas acomodações e infraestrutura.

Sobre a GJP Hotéis e Resorts:
A GJP Hotéis e Resorts, com sede em Porto Alegre (RS) e atualmente com mais de 800 colaboradores, é uma empresa com capital 100% brasileiro. Foi fundada pelo empresário Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração e acionista da CVC, maior operadora de turismo da América Latina, e da aérea Webjet.
A GJP Hotéis possui oito unidades no Brasil, entre Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Foz do Iguaçu (PR), Porto Seguro (BA) e Gramado (RS). Até o final de 2010, deverá inaugurar mais três unidades no Brasil.

ABAV/RJ sedia treinamento para Viaja Mais Melhor Idade

Com o intuito de apresentar as novidades do Viaja Mais Melhor Idade e capacitar os agentes de viagens para sua comercialização, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ) vai promover, no próximo dia 18 (quarta-feira), mais um treinamento para o programa.



A capacitação, que será realizada às 10h na sede da entidade, é um procedimento obrigatório para que a agência conste como ativa no cadastro do projeto. O treinamento também é destinado às agências que ainda não estão cadastradas. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do endereço WWW.viajamais.com.br/braztoa.



Sobre o Viaja Mais Melhor Idade



O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil, que tem por objetivo facilitar e estimular as viagens de brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos pelo país. O programa oferece pacotes customizados com descontos para a Terceira Idade, um nicho de mercado que está em crescente expansão, e comissiona as agências de viagens pelas vendas.



O projeto conta com apoio da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), do Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho, INSS, Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, SESC e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).



Mais informações pelo telefone (11) 3259 9500 ou email viajamais@vaibrasil.com.br.

Henrique segue lutando pelo aeroporto de São Gonçalo

O deputado federal Henrique Alves segue na luta pela construção do aeroporto de São Gonçalo. Em seu Twitter, escreveu na tarde desta quarta-feira sobre o esforço contínuo que tem feito para agilizar o processo:

"Conversei há pouco com Rubens Vieira (da diretoria da ANAC). Ele me informou que na terça-feira vai propor duas audiências públicas", escreveu o líder do PMDB na Câmara. "Serão audiências simultâneas em Brasília e Natal para que a população apresente suas considerações."

A burocracia brasileira é um obstáculo a ser vencido. E o deputado sabe disso. "O prazo é de 30 dias. Após este processo o edital para a construção do aeroporto poderá ser publicado", afirmou Henrique, enfatizando que ainda busca uma solução o mais breve possível: "Continuo pressionando para o edital sair em setembro!"
--

TURISMO CARREFOUR E CAIXA ANUNCIAM ACORDO PARA FINANCIAR PACOTES DE VIAGENS

O Carrefour Turismo e a Caixa Econômica Federal anunciam, nesta 5ª feira, 12 de agosto, às 10h, em São Paulo, parceria para financiamento de pacotes de viagens. Pelo convênio, todas as lojas do Turismo Carrefour no País passarão a oferecer o Crediário Caixa Fácil, que permite o parcelamento em até 24 meses.

Na ocasião, estarão à disposição da imprensa a Gerente do Turismo Carrefour, Paula Batalha, o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fabio Lenza, o superintendente nacional de Clientes Renda Básica da Caixa, Humberto José Teófilo Magalhães, o superintendente nacional do Estado de São Paulo, Maurício Quarezemin, a Superintendente Regional da Sé/SP Cely Mantovani, e da Presidente da Tivvo Inteligência em Cadeias de Negócios Ltda., Ivanete Moura.

O evento será realizado no auditório da Superintendência Regional Sé da Caixa.

Serviço:
Data: 12 de agosto de 2010
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Edifício Sé da CAIXA – 5º andar – entrada pela Caixa Cultural.
Endereço: Praça da Sé, 111 – 5º andar – SÉ – São Paulo/SP

34º Encontro Comercial terá blog reunindo todas as informações para a imprensa

Com o objetivo de eliminar papel e oferecer mais informações para a imprensa, o Encontro Comercial Braztoa disponibilizará em sua 34º edição um blog onde estão reunidas as novidades dos associados e expositores, assim como todos os detalhes do evento. No endereço www.eventosbraztoa.wordpress.com estarão reunidas todas as informações do ECB, que acontece dias 23 e 24 de setembro. No blog, há inicialmente três áreas: Novidades do 34º ECB, Novidades dos Associados, e Novidades dos Expositores. “A agilidade da ferramenta possibilita a atualização a toda hora e visa a facilitar o trabalho da imprensa desde agora”, diz a coordenadora do evento Mariana Guimarães.

Todos os associados Braztoa, assim como expositores, serão estimulados a utilizar o mínimo de papel em seus press kits durante o evento.

Como nas edições anteriores, no primeiro dia acontece a coletiva oficial, logo após a abertura do evento, e depois as coletivas especiais e de patrocinadores. Na sexta-feira, a partir das 13h, na sala de imprensa, são realizadas as coletivas dos associados e expositores.



Credenciamento



O credenciamento para a imprensa será aberto a partir do dia 23 de agosto. Todos os jornalistas que participaram das últimas duas edições receberão um e-mail com um link, onde atualizarão seus dados e confirmarão o credenciamento. A partir de agora, os veículos que não se credenciarem previamente só poderão fazê-lo no próprio evento no primeiro dia. Por questões operacionais, só ingressarão no evento, na sexta-feira, os jornalistas/veículos previamente credenciados.

34º Encontro Comercial terá blog reunindo todas as informações para a imprensa

Com o objetivo de eliminar papel e oferecer mais informações para a imprensa, o Encontro Comercial Braztoa disponibilizará em sua 34º edição um blog onde estão reunidas as novidades dos associados e expositores, assim como todos os detalhes do evento. No endereço www.eventosbraztoa.wordpress.com estarão reunidas todas as informações do ECB, que acontece dias 23 e 24 de setembro. No blog, há inicialmente três áreas: Novidades do 34º ECB, Novidades dos Associados, e Novidades dos Expositores. “A agilidade da ferramenta possibilita a atualização a toda hora e visa a facilitar o trabalho da imprensa desde agora”, diz a coordenadora do evento Mariana Guimarães.

Todos os associados Braztoa, assim como expositores, serão estimulados a utilizar o mínimo de papel em seus press kits durante o evento.

Como nas edições anteriores, no primeiro dia acontece a coletiva oficial, logo após a abertura do evento, e depois as coletivas especiais e de patrocinadores. Na sexta-feira, a partir das 13h, na sala de imprensa, são realizadas as coletivas dos associados e expositores.



Credenciamento



O credenciamento para a imprensa será aberto a partir do dia 23 de agosto. Todos os jornalistas que participaram das últimas duas edições receberão um e-mail com um link, onde atualizarão seus dados e confirmarão o credenciamento. A partir de agora, os veículos que não se credenciarem previamente só poderão fazê-lo no próprio evento no primeiro dia. Por questões operacionais, só ingressarão no evento, na sexta-feira, os jornalistas/veículos previamente credenciados.