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sábado, 31 de julho de 2010

Pesquisadores da Empetur presentes na Festa da Renascença

A Praça Dom José Lopo, no centro de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, vai receber nos próximos dias 6 e 7 de agosto, a Festa da Renascença. O evento faz parte do circuito Pernambuco: Nação Cultural, que percorre algumas cidades do interior do Estado, misturando artesanato, teatro, música e outras formas de arte.
Pela primeira vez, 14 pesquisadores, sendo dois coordenadores, da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) estarão no local analisando o perfil socioeconômico dos visitantes, entre eles, turistas e excursionistas. Além disso, será feita uma avaliação da infraestrutura do evento e da localidade. Uma contagem auxiliar também está na pauta dos pesquisadores para identificar os residentes e não residentes do município. Ao todo serão 600 entrevistados.
Mais informações sobre Pesqueira:
Distante 215 km do Recife, Pesqueira tem sua economia baseada no turismo, na produção artesanal e industrial de renda renascença. A cidade reserva dezenas de atrações para quem a visita. São santuários católicos e indígenas, como o de Nossa Senhora das Graças, na Vila de Cimbres, além de reservas naturais com matas, trilhas e cachoeiras.

Recife receberá cinco mil visitantes de todo o país em evento turístico

Com expectativa de cinco mil visitantes, entre eles os agentes de viagens do Nordeste e de outras regiões, a cidade do Recife vai sediar o 6º Workshop Trend, que acontecerá no dia 14 de agosto no Centro de Convenções, em Olinda. O evento é um encontro de negócios da Operadora Trend a fim de possibilitar um maior acesso às informações necessárias sobre seus respectivos serviços. Seminário sobre mercado e eventos, sorteio de um carro 0 Km e a presença do cantor Alceu Valença fazem parte da programação.
Para a Diretora de Marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Daniela Alecrim, é importante para Pernambuco a vinda dos agentes de viagens, uma vez que eles vão conhecer os atrativos turísticos. “É uma oportunidade de mostrar as potencialidades e a venda do destino de Pernambuco”, completa a diretora. O 6º Workshop Trend tem o patrocínio da Empetur, Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur) e Prefeitura do Recife. Confira a programação:

8h30: Início do credenciamento
11h30 – 15h00: Almoço de boas vindas
14h00 – 18h00: Palestra com renomados profissionais do turismo
15h00: Corte da fita inaugural
15h00 – 18h00: 6º Workshop TREND Brasil Recife – visita aos estandes
18h00: Coquetel e premiação Os Melhores do Ano
19h00: Game Show Recife Te Quer – apresentação Rodrigo Faro
20h00: Sorteio de carro Trend 0 Km
21h00: Show de Alceu Valença

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Natal: destino em destaque para lazer e negócios

Workshop no próximo dia 12 de agosto em São Paulo deverá aproximar empresários dos dois Estados

O Natal Convention & Visitors Bureau (NCVB), a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira (Coohotur) realizam, no próximo dia 12 de agosto, na sede da Fecomércio, em São Paulo, o workshop Natal: eventos o ano todo.
O objetivo é que empresários do Rio Grande do Norte possam apresentar os diferenciais do destino no segmento de negócios e incentivo. Setor aquecido tem movimentado a economia local na baixa estação e posicionado a cidade como a “bola da vez” para o turismo de eventos.
Conhecida como a Cidade do Sol ou Noiva do Sol (por ter sol cerca de 300 dias ao ano), a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, recebeu no ano passado cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros e estrangeiros.

Com uma localização privilegiada, ponto mais próximo da Europa, a capital Natal se diferencia, além da beleza paradisíaca, por oferecer um parque hoteleiro jovem, moderno, próximo ao Centro de Convenções, que facilita a logística, diminuindo distâncias e custos dos eventos.

Participe da coletiva de imprensa que acontecerá, às 16h30, no dia 12 de agosto, na Fecomércio. Para credenciamento, por favor enviar e-mail com nome , veículo e telefone para bethmatias1@uol.com.br oufainarra@yahoo.com.br. Os jornalistas participantes concorrerão a uma passagem área para conhecer os principais equipamentos de turismo de negócios da cidade.

Serviço

Workshop Natal: Eventos o Ano Todo
Onde: Centro Fecomércio de Eventos - Rua Dr. Plinio Barreto, 285 - Bela Vista
Quando: 12 de agosto de 2010, a partir das 17h30

Ferramentas para o aumento da competitividade é tema de videoconferência






Foi realizada na manhã de hoje, na sede do Sebrae/RJ, a videoconferência “PROAGÊNCIA II: concentrando esforços na busca pela Competitividade”. No evento, transmitido para todos os estados através das sedes dos Sebraes estaduais, foram apresentadas as novas ações do programa para este segundo semestre.



As grandes novidades são a reedição do training show, desta vez com o tema “Competitividade, um caminho para o sucesso”, que irá percorrer 35 destinos a partir de agosto, e o lançamento da Matriz de Competitividade, que será implementada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas a partir do ano que vem.



Os participantes assistiram ainda a uma breve palestra sobre a formação de Centrais de Negócios no setor de agenciamento turístico e ao lançamento do calendário dos cursos de Educação à Distância (EaD), que irá oferecer 10 turmas até o final do ano.



Estiveram presentes o presidente Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira; o gestor do PROAGÊNCIA / Sebrae Nacional, Dival Schmidt Filho; o diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA, Antonio Azevedo; a gerente da Área de Turismo do Sebrae RJ, Mariangela Rosseto e a diretora secretária da Abav RJ, Rosele Pimentel, além de agentes de viagens.





Sobre o PROAGÊNCIA:


O Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (PROAGÊNCIA) é uma parceria entre a Abav Nacional e o Sebrae Nacional. Lançado em 2005, o Programa tem o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a competitividade do setor, constituído majoritariamente por pequenas e micro-empresas, por meio de cursos presenciais e à distância, palestras, fóruns, consultorias, pesquisas e estudos.





Legenda foto:

O presidente Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira; a gerente da Área de Turismo do Sebrae RJ, Mariangela Rosseto; o diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA, Antonio Azevedo; a diretora secretária da Abav RJ, Rosele Pimentel e o gestor do PROAGÊNCIA / Sebrae Nacional, Dival Schmidt Filho.

Hotéis e restaurantes economizam até 35% de energia com sistema de gerenciamento de ar condicionado da Energy Eye

Tecnologia que será apresentada na Equipotel 2010 reduz consumo energético de aparelhos de ar condicionado e garante menos gastos para empresas.
A Energy Eye do Brasil chega à Equipotel 2010 (13 a 16 de setembro) com soluções para a economia de energia e, consequentemente, com redução de gastos para empreendimentos. A tecnologia Eyepower, testada e comprovada pela GGEC (Global Green Energy Consortium), revoluciona o gerenciamento de energia e oferece uma diminuição de 15% a 35% no consumo de sistemas de ar condicionado.
Como a utilização desse tipo de produto é recorrente em empreendimentos hoteleiros e resutaurantes, a novidade é bem-vinda e promete fazer sucesso entre os profissionais que visitarem a Feira, que poderão conferir de perto a eficiência da Energy Eye e ter a certeza do fechamento de uma boa parceria.
Outras informações sobre a Energy Eye: Tel.: (11) 3862 6231 ou www.energy-eye.com.br
Sobre a Equipotel 2010
A Equipotel 2010 é a maior feira dos setores de hotelaria e gastronomia da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. São esperados aproximadamente 50 mil visitantes para os quatro dias do evento, que acontece de 13 a 16 de setembro e ocupará 55 mil/m² no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Os presentes poderão, além de conferir as novidades dos expositores, participar de cinco atrações simultâneas: 4º Equip Food&Drinks e sua Arena Gastronômica, 19º Equip Design, 5º Equip Spa&Wellness e o 5º Equip Conference.
Tel.: (11) 5574 5166
www.equipotel.com.br

LAN obtém lucro de US$ 60,6 milhões no segundo trimestre

A LAN Airlines, uma das principais companhias aéreas de passageiros e carga da América Latina divulgou seus resultados financeiros consolidados correspondentes aos meses de abril, maio e junho. A companhia obteve lucro de US$ 60,6 milhões que, comparado com os resultados do mesmo período do ano passado – US$ 4,2 milhões – reflete forte recuperação, tanto no negócio de carga como no de passageiros.

O resultado operacional do segundo trimestre de 2010 alcançou US$ 112,6 milhões, o que representa um importante crescimento, comparado com os US$ 34,9 milhões registrados durante o segundo trimestre de 2009. O quadro se reverteu: de uma perda por cobertura de combustível de US$ 52,6 milhões, de abril a junho do ano passado, para um ganho de US$ 1,3 milhão, pelo mesmo motivo, no segundo trimestre deste ano.

A margem operacional alcançou 10,9%, uma alta de 6,4 pontos percentuais comparado com os 4,4% registrados durante o mesmo período de 2009.

Durante o trimestre, os ingressos consolidados da LAN alcançaram US$ 1,03 bilhão, comparado com os US$ 785,1 milhões obtidos no mesmo período de 2009. Esses números se devem a uma evolução de 24,5% no ingresso de passageiros e um incremento de 60,3% no ingresso de carga. Os segmentos passageiros e carga representaram, respectivamente, 66% e 31% do total dos ingressos do trimestre.



Frota em crescimento

Neste mês de julho, a companhia assinou um acordo para a aquisição de 50 novas aeronaves Airbus, da família A320 de curto alcance, que serão incorporadas à frota, gradativamente, entre 2012 e 2016. Os novos aviões vão operar voos nas rotas regionais e domésticas na América Latina. Com relação à frota de longo alcance, também neste mês de julho a companhia firmou acordo para antecipar o recebimento dos Boeing 787-8, que serão incorporados em 2012. Ainda este ano a LAN receberá cinco aeronaves desse tipo. Este acordo é adicional ao anunciado em março último e inclui os 10 aviões Dreamliner 787-8 que, gradativamente, serão incorporadas à frota da companhia, a partir do próximo ano. A LAN será a primeira empresa aérea do Ocidente a contar com a aeronave mais moderna do mundo.



Operações no Brasil

Prosseguindo com a expansão do transporte de passageiros, a companhia anunciou que iniciará na próxima segunda-feira (dia 2) as operações de três frequências semanais entre Lima e Brasília, aumentando para cinco voos semanais, a partir de 15 de outubro. Desde o mês passado (junho), a LAN opera dois voos diários entre o Aeroparque – localizado no centro da cidade de Buenos Aires – e São Paulo. Em maio último também começou a operar voos entre Santiago e o Aeroparque. A isso se somam, ainda, as rotas entre Lima e Ilha de Páscoa e Iguazú (esta última sujeita à autorização), com início marcado para janeiro do próximo ano.

Quanto ao negócio de carga, a companhia continua expandindo suas operações no mercado doméstico do Brasil, iniciando em junho último operações nas cidades de Recife e Fortaleza, unindo-as a São Paulo, cinco vezes por semana. Estas novas rotas se somam as nove frequências semanais – operadas pela ABSA, filial da LAN Cargo no Brasil – entre São Paulo e Manaus.

Considerando as condições atuais de mercado, a companhia mantém suas expectativas otimistas para 2010. A previsão é de crescimento de aproximadamente 10% na operação de passageiros e de 20% na capacidade de transporte de carga.



Sobre a LAN

A LAN Airlines – que completou 80 anos em 2009 – é uma das principais empresas aéreas da América Latina. “LAN” é uma referência à holding formada por LAN Airlines, LAN Express, LAN Peru, LAN Ecuador e LAN Argentina, além da LAN Cargo e suas afiliadas.

A frota atual da LAN é formada por 98 aeronaves, das quais 87 de passageiro e 11 de carga. Possui uma das frotas mais modernas do mundo e, recentemente, concluiu seu processo de renovação de aviões para rotas de curta distância com os novos Airbus 320, que oferecem maior eficiência e significativa redução de emissão de CO2, demonstrando o compromisso que a companhia tem com a preservação do meio ambiente.

Com operações próprias, a LAN mantém voos, a partir de Santiago, para 15 destinos no Chile, 14 no Peru, 11 na Argentina, 2 no Equador, 2 no Brasil (a partir de agosto serão 3), 3 nos Estados Unidos, 2 na Europa e 4 no Pacífico Sul (Ilha de Páscoa, Austrália, Nova Zelândia e Taiti). Dentro da América Latina, serve 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

A companhia está no Brasil desde 1968 e mantém, atualmente, voos diretos para Santiago (Chile), desde São Paulo e Rio de Janeiro; Buenos Aires (Argentina), desde São Paulo; e Lima (Peru), desde São Paulo (a partir de 2 de agosto, desde Brasília também).

Com as companhias parceiras da oneworld, a principal aliança global de linhas aéreas, mantém voos para mais de 100 países. Através de diversos acordos de códigos compartilhados, serve 63 pontos internacionais. A LAN e suas afiliadas lideram os mercados domésticos do Chile e do Peru, além de ter importante presença nas rotas nacionais da Argentina.

Governo incentiva a interiorização do turismo

O apoio do Governo do Estado do RN a eventos como a Festa de Santana de Caicó e o Festival Gastronômico de Portalegre incentivam a atividade turística nos municípios potiguares





A Festa de Santana já começou em Caicó e com ela uma multidão de pessoas já circula pela cidade. São caicoenses vindos de vários lugares e também turistas de todo o Brasil que vem reencontrar familiares, amigos e ver de perto os atrativos do Seridó do Rio Grande do Norte. Apostando que eventos como este são grandes oportunidades de incentivar o turismo religioso e cultural no interior do RN, o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) destinou recursos para apoiar o festejo.



Outro evento importante que também receberá apoio da Emprotur é a II edição do Festival Gastronômico de Portalegre que será realizado no próximo final de semana (de 6 a 8 de agosto). Apesar de estar só em seu segundo ano, o festival já é a data mais aguardada pela população do município, pois movimenta várias atividades econômicas ligadas ao turismo gerando renda para muitas pessoas.



“Temos recebido a determinação do governador Iberê para apoiar e divulgar ainda mais os atrativos turísticos do interior potiguar. Esses dois eventos são muito importantes e devem atrair turistas para essas regiões”, declarou o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino.

Abav segue em negociação com a TAM para remuneração no internacional

Ontem (29), o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká, o assessor jurídico da entidade, Joandre Ferraz, além de Edmar Bull e Faustino Albano, representando a Abracorp, estiveram reunidos com o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco e o diretor comercial da empresa, Klaus Kühnast, para uma nova discussão sobre a remuneração na emissão dos bilhetes internacionais.



A proposta, apresentada pela TAM no último dia 15 de julho, foi apreciada por todos os dirigentes das Abav’s Estaduais, assim como diretores da Abav Nacional e presidentes das entidades Abracorp, Abremar, Aviesp, Avirrp, Fenactur e Sindetur. A maioria se mostrou contrária e reivindica igualdade de tarifas nos canais de venda.



“Explanamos à TAM que não podemos aceitar a proposta como está. É necessária uma maior negociação, para que atenda de forma satisfatória os dois lados envolvidos: agentes de viagens e cia. aérea”, destacou Kaká.



O dirigente adianta que, para discutir melhor o assunto, será realizada em São Paulo, no próximo dia 11, uma reunião de Conselho de Presidentes e diretoria com a presença dos dirigentes da TAM.A presidente da ABAV-RN, Ana Carolina Costa estará presente.


“Temos que reunir todos para discutir esse assunto e negociarmos ainda mais. É importante conhecermos, também, as implicações da não aceitação da proposta”, enfatizou o Kaká.

NOVA DIRETORIA DO AERO CLUBE DO RN TRAÇA AÇÕES


Em reunião realizada em 15 de julho deste ano, assumiu a nova diretoria do Aero Clube do Rio Grande do Norte, para o período 15.07 de 2010 a 15.07 de 2012. O novo presidente do clube, o empresário Luiz Alberto Romano Rocha, pretende dinamizar ações para seus associados e sobretudo resgatar a história do clube e aviação que marcou a cidade. O clube oferece várias atividades esportivas, entre as quais tênis, futebol e hipismo. Mas, tem como principal missão, a formação de comissários e pilotos privados, muitos deles inclusive já estão na aviação comercial, ressaltou Luiz Alberto.

Uma das ações desta gestão inicialmente é inaugurar oficialmente no mês de agosto a primeira quadra coberta de tênis do Estado. Para isso, o presidente do Aero, já entrou em contato com o presidente da Confederação Brasileira de Tênis(CBT) e o mesmo colocou a disposição da presença no dia da inauguração do tenista, Flávio Saritta, um dos mais requisitados tenistas do país.



SOBRE O AERO CLUBE DO RN

Surgiu por iniciativa do governador Juvenal Lamartine, que criou o clube em 29 de dezembro de 1928, quando a aviação comercial começava a se desenvolver em todo o Brasil. Dentro do Aero Clube foi criada, também, uma escola de aviação dirigida por Djalma Petit, que preparou cinco pilotos de início. Estes jovens receberam brevês outorgados pelo Aero Clube Brasileiro, por intermédio da delegação da Federation Aeronautique Internacionale.


NOVA DIRETORIA ELEITA PARA O BIÊNIO 2010/2012 :

PRESIDENTE – LUIZ ALBERTO ROMANO ROCHA
VICE-PRESIDENTE – MAX DIOGENES ASSUNÇÃO PEREIRA
TESOUREIRO – MARCUS VINICIUS LUNA ESMERALDO
VICE-TESOUREIRO – LUIZ NOGUEIRA ROLAND
DIRETOR TECNICO AVIAÇÃO – ERNANI EPIFANI LEMOS JUNIOR
DIRETOR SEGURANÇA DE VÔO – JOSE LUIZ MOREIRA
DIRETOR DE INSTRUÇÃO – EDUARDO COSTA NOVO DOS SANTOS LIMA
DIRETOR DE ESPORTES – EDUARDO ALMEIDA GONÇALVES DE OLIVEIRA
DIRETOR DE HIPISMO – MARTA PORTO
DIRETOR SOCIAL E COMUNICAÇÃO – NEY NOBREGA MENDES
DIRETOR DE PATRIMONIO – WAGNER DE MEDEIROS PAIM
DIRETOR SECRETÁRIO – FRANCISCO MARTINS QUEIROZ
DIRETOR DE MARKETING – WALDIR CORTEZ DE ALMEIDA
CONSELHO FISCAL – FABIO LUIZ SOARES MACEDO
CELSO DE MACEDO VEIGA
MARCOS FERNANDO RODRIGUES QUEIROZ

CONSELHO FISCAL SUPLENTE – AUSTREGECILIO CRUZ FILHO
AMERICO MARTINS
FERNANDO GARIBALDI DE FREITAS JUNIOR
E convidada para assumir a Assessoria de Imprensa, esta jornalista Cristina Lira

PERNAMBUCO É DEZ, SEJA NO MATERIAL INSTITUCIONAL, NOS BRINDES, NA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, NAS NOVIDADES





PERNAMBUCO BOM PRÁ VOCE É SUCESSO EM NATAL







Agentes de viagens de Natal participaram nesta quinta-feira(29)no Pirâmide resort & convention do workshop "Pernambuco Bom prá voce", promovido pelo governo de Pernambuco e apoio Secretaria de turismo do Recife, Empetur, Convention e entidades . O evento contou com a presença do presidente da Empetur, Gilberto Pimentel, da gerente de promoção do Recife Convention, Sandra Sampaio e hoteleiros de Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. A próxima ação acontece no dia 10 em Brasilia e dia 12 em Goiânia. Os agentes participaram de palestra, rodada de negócios e depois foi promovido show cultural e jantar típico, culminando com sorteios de pacotes .

SETUR ENCAMINHA CONVITE DA REUNIAO DO CONETUR EM NATAL

Estamos encaminhando convite para Reunião do CONETUR, a se realizar no dia 10 de agosto de 2010, as 14h30, no PRAIAMAR HOTEL.

Solicitamos a gentileza de pontualidade, para que possamos cumprir a pauta no tempo previsto.

Esclarecemos que o documento referencial será apresentado pelo Ministério do Turismo, e discutido a organização para elaboração do documento estadual.





PAUTA DA XXXI REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONETUR



PROGRAMAÇÃO


INÍCIO


TEMPO

1. Abertura da Reunião


14h30


10min

2. Aprovação da Ata da última Reunião Ordinária do CONETUR, realizada em 01 de junho de 2010 e repasse dos compromissos.


14h40


10min

3. Apresentação das Comissões Técnica


14h50


10min

4. Apresentação dos Conselhos Regionais de Turismo

(3 minutos para cada representante)


15h00


15min



5. Apresentação da Campanha Nordeste no Brasil

Armando José e Silva – Secretário Adjunto da SETUR

Debate


15h15



15h30


15min



15min

6. Apresentação projeto SEBRAE para a COPA 2014

João Hélio Costa – Diretor Técnico do SEBRAE-RN

Debate


15h45



16h00


15min



15min

7. Apresentação da obra do Aeroporto Int. Augusto Severo

Usiel Paulo Vieira - Superintendente do Aeroporto Int. Augusto Severo

Debate


16h15



16h30


15min



15min

8. Apresentação do Documento Referencial do Turismo 2011-2014

Ítalo Oliveira Mendes - Coordenador de Gestão e Planejamento do

Ministério do Turismo

Debate


16h45





17h15


30min





15min

8. Outros assuntos


17h30


10min

9. Agenda de Compromisso e Encerramento com Coffee break


17h40

MUNICÍPIO DE TIBAU DO SUL E PIPA RECEBEU A VISITA DO ARQUITETO HECTOR VIGLIECCA



Esta visita aconteceu com o convite da Prefeitura Municipal para que o
arquiteto pudesse conhecer o destino Pipa e possa realizar uma proposta para
o projeto arquitetônico da Avenida Baia dos Golfinhos. Hector Vigliecca irá
fazer uma proposta para um projeto de urbanização e revitalização desta
avenida e áreas adjacentes. O arquiteto foi pessoalmente recebido pelo
Prefeito Nilsinho e pela Secretária de Turismo Cristina Grahn e
posteriormente ele teve a oportunidade de ouvir um seleto grupo de
empresários do destino.

Pretende-se num primeiro momento produzir o projeto na sua totalidade, mas a
execução do mesmo, será realizada em diferentes fases, sendo a primeira fase
a área que vai desde o estacionamento na entrada da cidade até a praça do
Pescador. A sugestão deste convite veio através da Prodetur, tendo em vista
que já existe a verba para a execução do projeto executivo e realização da
obra.

Com grande número de trabalhos que envolvem a escala urbana, o arquiteto
Hector Vigliecca, nascido no Uruguai, tornou-se um personagem ímpar da
arquitetura: além de vencer muitos dos concursos de que participou, seu
discurso - que trouxe importantes contribuições para o debate sobre a
contemporaneidade em São Paulo - influenciou uma geração de arquitetos.
Participou em 77 concursos nacionais e internacionais, tendo recebido 41
prêmios e 9 primeiros lugares.
O gabinete de Vigliecca, referência mundial da arquitetura contemporânea é
responsável por projetos notáveis como a reurbanização da Rua Oscar Freire
em S. Paulo, o Grande Museu do Egito, a Biblioteca nacional do México, o
Marco para as Olimpíadas de Paris 2012, a remodelação do estádio do
Barcelona, a Universidade federal do ABC, a nova sede da Petrobras ou o
Campus da Justiça de Madrid, entre muitos outros.
A revitalização desta área central de Pipa associada a um dos expoentes
máximos da arquitetura mundial projetará igualmente este destino turístico
para o futuro e representará um novo momento na história desta já famosa
praia nordestina.

PREFEITURA DE TIBAU DO SUL,ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO EM PARCERIA COM O SEBRAE ORGANIZOU UMA MISSÃO A BONITO

A prefeitura de Tibau do Sul, através da sua Secretaria de Turismo e em conjunto com o Sebrae, organizou uma missão a Bonito a convite da Secretaria de Turismo local para observação do sistema de gestão turística local. Nesta missão estiveram presentes além do Prefeito Nilsinho, também a Secretaria de turismo Cristina Grahn, uma representante do Sebrae/RN, Daniela Tinoco e empresários locais. Na oportunidade foram recebidos na Prefeitura de Bonito onde puderam assistir a uma palestra na pessoa do Secretario de Turismo local, Sr. Augusto Mariano, sobre o sistema de gestão turística intitulado “Voucher Único”. Houve ainda a possibilidade de visitar alguns atrativos locais, agências de viagens, centro de convenção temático entre outros, e analisar tecnicamente a forma como está instalado este sistema de gestão turística, case study a nivel nacional e uma referência no turismo brasileiro, estando até mesmo indicados para uma justa homenagem e premiação da Unesco.



“O voucher único foi criado no município de Bonito em 1995, tendo representado a primeira ação, do então recém criado, Conselho Municipal do Turismo, sendo um documento padrão controlado pela Prefeitura Municipal. Isso possibilitou um melhor controle tributário, estatístico e até um medidor da capacidade suporte de cada atrativo, além da credibilidade entre consumidores, prestadores de serviço e empresas.

O sistema turístico construído no município tem sido visto como modelo de organização e respeito, tanto ao meio ambiente como ao turista e principalmente à comunidade local. O sistema, que num primeiro momento pode ser visto como fator limitador, devido ao cuidado ambiental, acaba por ser fundamental para a manutenção da prática do turismo responsável e, da preservação dos recursos naturais existentes na região. A limitação da quantidade de visitantes por dia em cada sítio turístico é um dos principais fatores do sucesso do turismo realizado em Bonito.

A eficiência e eficácia deste sistema está praticamente consolidada e aceita por todos os atores envolvidos na atividade. Trata-se de uma cadeia produtiva formada por inúmeros prestadores de serviços que buscam atender e superar as expectativas dos visitantes, no que se refere à qualidade dos serviços prestados. São serviços de alimentação, transporte, hospedagem, agenciamento, guias de turismo, souvenirs, entre outros.

Essas características chamam a atenção de outras administrações, estudiosos, acadêmicos e interessados nesse modelo de interação de todos os serviços oferecidos através do envolvimento da comunidade, buscando a harmonia da utilização dos recursos naturais, com a geração de emprego e renda, primando sempre pela sustentabilidade. São vários destinos turísticos e empresas que procuram o Município ao longo do ano, em busca do Modelo de Gestão Sustentável, como forma de inspiração para adaptar na sua realidade.”



Também Tibau do Sul e Pipa se espelharão neste exemplo de sucesso e pretendem adaptar o referido modelo no município, como forma de combate no médio e longo prazo, á queda na atividade turística na região. Trata-se de um passo de gigante na organização e estruturação do destino naquilo que se pretende uma mudança de página em relação ao passado e uma projeção moderna do destino para a próxima década. O projeto “Voucher Único” é não só um projeto da Prefeitura, mas também e principalmente um projeto do trade turístico e da comunidade local, que vão exigir uma grande maturidade empresarial local, uma grande eficácia e profissionalização do poder público municipal e uma adesão total dos vários players e intervenientes no projeto. Para o destino Pipa a adoção de um modelo de gestão turística destes, representa uma reconversão total da atividade turística na região, sobre a bandeira da sustentabilidade enquanto motor de desenvolvimento do destino. Um destino sustentável, ambientalmente preservado, comercialmente saudável e socialmente equilibrado.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ABAV e SEBRAE convidam agentes para videoconferência

A fim de anunciar as ações do PROAGÊNCIA II previstas para este segundo semestre, a Abav e o Sebrae Nacional realizam, amanhã, uma videoconferência que será transmitida, a partir do Sebrae RJ, para todos os Sebraes Estaduais.



O evento acontece das 10h às 12h e o objetivo é lançar as novas ações do PROAGÊNCIA II previstas para esse segundo semestre. Entre elas, está o lançamento da Matriz de Competitividade para o Setor de Agenciamento de Viagens, uma nova ferramenta de mensuração do nível de competitividade do setor.



Dando continuidade ao bem sucedido training show, realizado pelo PROAGÊNCIA em 2008, em todas as capitais brasileiras, a Abav e o Sebrae lançam o training show II “Competitividade um caminho para sucesso”. Mais uma vez, o PROAGÊNCIA percorrerá todos os estados, levando conhecimento de forma irreverente e em formato de palestra-show a 35 destinos.



Além disso, o PROAGÊNCIA apresentará novidades sobre a implementação das Centrais de Negócios no setor de agenciamento de viagens e lançará o calendário de cursos de Educação à Distância (EaD) para o segundo semestre.



Para informações adicionais e ou esclarecimentos, os interessados em participar devem procurar a Abav ou a Coordenação de Turismo do Sebrae de seu estado (nas capitais)





Sobre o PROAGÊNCIA


O Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (PROAGÊNCIA) é uma parceria entre a Abav Nacional e o Sebrae Nacional. Lançado em 2005, o Programa tem o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a competitividade do setor, constituído majoritariamente por pequenas e micro-empresas, por meio de cursos presenciais e à distância, palestras, fóruns, consultorias, pesquisas e estudos.



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ABIH-RS coloca Silvia Zorzanello entre as grandes mulheres do RS

Em sua última reunião-almoço, a ABIH-RS (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul) prestou uma homenagem à Silvia Zorzanello. Ocorrida na última terça-feira, em Porto Alegre, o encontro contou com a presença de secretários de turismo de diversas cidades do estado, coordenadores regionais e empresários do trade.

O diretor executivo da ABIHRS, José Justo, relatou como a ideia do momento foi trabalhada. “Era uma homenagem de todos nós que convivemos com sua imagem firme e sorridente. Sugeriram fazer um minuto de silêncio, mas eu refutei a proposta. A Silvia não pode ser homenageada nem como silêncio nem com minutos”, conta. Silvia foi lembrada juntamente com outras grandes mulheres e personagens femininas que marcaram a história do Rio Grande do Sul, tais como Ana Terra, Jacobina, Anita Garibaldi, Xuxa e Gisele Bündchen, todas reconhecidas frente ao país e ao mundo.

A ABIH-RS representa um segmento diretamente envolvido com o trade turístico, setor que Silvia, ao lado da sócia e amiga Marta Rossi, buscou desenvolver e incentivar desde jovem.
Leia abaixo a transcrição da homenagem feita à Silvia – material cedido pela ABIH-RS.

“Na saga de Érico Veríssimo, a mulher Ana Terra sobreviveu por birra e viveu por amor.
Jacobina viveu por paixão e morreu por convicção.
Entre os nomes tantos, tantas das que hoje fazem a história, vieram ao Rio Grande, também por amor.
As que tiveram a sorte de aqui nascer, levaram o recorte da serra e a vastidão do pampa, para olhos de toda a terra. Correram o mundo.
E elas todas, nos deram o mundo!
Na vida de todas elas, um legado para a terra que as acolheu ou as viu nascer.
A mais jovem, dentre elas, nos trazia o mundo, todos os anos.
De Anas e Anitas, passando por Manuela, Caetana, Eva, Xuxa, Gisele, Shirlei, Dilma, Yeda, Lia e Daiane, Silvia nos deu, alem de seu sorriso, o sorriso de tantos que para cá vieram, encantar e se encantarem com as coisas boas e belas do Rio Grande das Grandes Mulheres.
Muito obrigado, Silva Zorzanello”

BEX lança pacote de intercâmbio em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela

Curso para estudantes junta ensino de espanhol com a tradicional caminhada

A BEX intercâmbio tem mais uma opção para quem quer aprender mais que uma nova língua nos cursos de intercâmbio. Em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela (USC), a agência lança o pacote que começa com o ensino da língua e cultura espanhola e termina com um percurso de seis dias pelo tradicional Caminho de Santiago.
O próximo curso já está com as inscrições abertas e vai de 4 a 15 de outubro. Durante uma semana, o intercambista vai viver a emoção da famosa peregrinação e conhecer detalhes e a história do Caminho de Santiago e aperfeiçoar o espanhol, através de um programa que combina o estudo multidisciplinar, e abrange o estudo de história, arte, literatura e gastronomia da região. As aulas serão ministradas na própria universidade.
Com seminários que explicam as lendas e as tradições do caminho, traz reflexões sobre a arte da região e os rituais que acompanham a peregrinação e um roteiro sobre espiritualidade, comida e vinho das diferentes regiões ao longo da rota.
A Universidade de Santiago de Compostela oferece:
• 1 semana na Universidade;
• 1 semana de peregrinação:
• Curso de língua e cultura espanhola;
• Seminarios sobre o Caminho de Santiago
• Professores especializados
• Programa cultural compatível com as atividades;

Mais informações - http://www.bexintercambio.com.br/

ABAV/RJ oferece palestra sobre nota fiscal eletrônica

Com o intuito de esclarecer dúvidas sobre o uso da nota fiscal eletrônica, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ) promoverá, no próximo dia 4 (quarta-feira), a palestra Os Caminhos para a Nota Fiscal Eletrônica. O encontro vai acontecer às 9h:30, na sede da entidade.



Os palestrantes Eugenio Rianelli e Vinicius Rocha vão abordar, entre outros assuntos, o acesso ao sistema, a configuração do perfil da empresa, a autorização para emissão do documento, o calendário de emissão e guias de pagamento.



Criada para facilitar as atividades de fiscalização sobre operações e prestações tributadas, a nota fiscal eletrônica é emitida e armazenada eletronicamente em sistema próprio da prefeitura, possibilitando que as partes envolvidas registrem as operações relativas à prestação de serviços.



As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar email para abavrio@abavrio.com.br. Mais informações: (21) 3231 7799

Azul começa a operar voos diários para São Luís e Teresina a partir de 1.º de setembro; passagens estão com preços promocionais a partir de R$ 199

Dois novos destinos começam a ser servidos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras a partir de setembro. São Luís, no Maranhão, e Teresina, no Piauí, com isso sobe para 23 o número de cidades servidas pela companhia. O voo partirá todos os dias de Campinas para São Luís com escala em Teresina. Ou seja, a rota vai atender também o tráfego aéreo entre as duas cidades. As passagens aéreas já estão sendo vendidas e as novas rotas entram em operação no dia 1.º de setembro com voos diários.

No primeiro mês de operações, os bilhetes estão com preços promocionais. Até 30 de setembro, é possível voar de Campinas para São Luís ou de Campinas para Teresina por preços a partir de R$ 199 por trecho (válido para viagens de ida e volta). De São Luís para Teresina, as passagens variam a partir de R$ 69,00 por trecho.

Os voos partirão diariamente de Campinas para Teresina às 22h35 com chegada à capital piauiense à 1h40. De Teresina, o voo parte para São Luís, onde tem chegada prevista para 3h. No sentido contrário, os voos partem de São Luís às 3h30 com chegada a Campinas às 7h55. De Teresina a decolagem é às 4h50 com chegada a Campinas às 7h55. Quem quiser embarcar em São Luís para Campinas poderá sair da capital maranhense às 3h30 e chegar a Teresina às 4h20.

Saiba mais sobre a Azul

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 23 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus, Goiânia, Porto Seguro, São Paulo, Cuiabá, em agosto, Brasília, e em setembro São Luís e Teresina. Com as linhas de ônibus, são 25 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 10 aeronaves Embraer 190 e 8 Embraer 195. Em 2011, com a chegada da nova frota de ATR 72-600, a Azul pretende ampliar ainda mais sua malha doméstica regional. Foram encomendadas 40 aeronaves ATR 72-600.

Pluna é sul-americana mais bem colocada em ranking da ANAC

Pesquisa desenvolvida pela ANAC com passageiros destaca o conforto da aeronave e atendimento a necessidades especiais


A uruguaia Pluna é a companhia área sul-americana mais bem avaliada no ranking das empresas que fazem voos internacionais, divulgado no site da Agência Nacional de Aviação Civil. A lista foi desenvolvida para que passageiros, por meio de notas de 1 a 10, avaliem a qualidade dos serviços prestados, tanto em voos domésticos como os internacionais. No ranking que inclui 43 companhias aéreas de todo o mundo, a Pluna conquistou o sétimo lugar com uma pontuação de 8,38 dentre os 11 quesitos propostos, ficando 36% acima da média total (6,13 pontos). Os itens “conforto da aeronave”, “atendimento a necessidades especiais” e “atendimento na venda da passagem” foram especialmente bem avaliados na aérea uruguaia.

Em 2010, o Brasil é a principal aposta da Pluna. A empresa possui hoje cinco rotas que liga São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre a Montevidéu no Uruguai, Buenos Aires na Argentina, Santiago no Chile e Assunção no Paraguai. Até o final do ano, a empresa pretende criar mais quatro destinos (de Buenos Aires para BH, Campinas, Brasília, Cabo Frio).

Marsans Viagens é escolhida a operadora oficial da programação para a terceira idade do Chile

A operadora oferece também pelo projeto Viaja Mais Melhor Idade pacotes para brasileiros conhecerem o país vizinho



A Club Tours Incoming Brasil, empresa que faz parte do Grupo Marsans Brasil, foi o único operador de receptivo internacional escolhido para receber os 500 turistas chilenos do programa Vacaciones Tercera Edad. A iniciativa faz parte do intercâmbio inédito firmado entre os dois países por meio do Viaja Mais Melhor Idade, programa do Ministério do Turismo e da Braztoa, associação da qual Marsans faz parte.



Serão oferecidos dois pacotes - Rio de Janeiro com Búzios e São Paulo com Guarujá – dando oportunidade para o viajante chileno conhecer grandes centros e suas mais importantes cidades praianas. Os roteiros têm duração de quatro noites, sendo três noites nas praias, e serão realizados entre setembro e novembro de 2010.



Os programas incluem todos os traslados e sistema de pensão completa nas hospedagens em Búzios e Guarujá. Também estão previstos guia acompanhante em todos os serviços e city tour nas quatro cidades - em Búzios ele é feito em um trolley e no Rio de Janeiro é um passeio histórico.



O acordo entre Brasil e Chile resultará também na oferta de pacotes para brasileiros visitarem o país vizinho e a Marsans Viagens já está oferecendo dois pacotes especialmente montados para a Melhor Idade, ambos com sete noites, city tour nas cidades visitadas, todos os traslados e as facilidades necessárias.



O roteiro para Santiago e Viña del Mar custa a partir de R$ 1.407 ou entrada de R$ 264 e nove parcelas de R$ 127. O pacote para Pucón e Santiago tem preço a partir de R$ 1.777 ou entrada de R$ 364 e nove parcelas de R$ 157. Os preços são por pessoa em apartamento duplo e incluem passagens aéreas, sistema de pensão completa e seguro viagem.



Os pacotes pode ser adquiridos em qualquer agência de viagens ou nas lojas Marsans, localizadas principais shoppings do eixo Rio - São Paulo (http://www.marsans.com.br/site/lojas.php).



Marsans Brasil

A Marsans Viagens é uma das cinco maiores operadoras de Turismo do Brasil e se destaca pela diversidade de opções e criatividade de itinerários, oferecendo viagens rodoviárias, pacotes em voos regulares e fretamentos exclusivos, circuitos e cruzeiros por todo o Brasil e mundo. Atende, de maneira personalizada, desde passageiros individuais até grandes grupos em viagens de incentivo, lazer, negócios ou congressos.



É uma das operadoras preferidas dos viajantes brasileiros, tendo sida eleita em 2009, pelo quarto ano consecutivo, como umas das melhores operadoras em viagens nacionais e internacionais pelos leitores da revista Viagem e Turismo. Nos últimos dois anos, a Marsans apresentou crescimento de 47% (2008) e 63% (2009).



O Grupo Marsans atua nas seguintes áreas: Marsans Operadora de Viagens; Marsans Viagens (rede própria de lojas); Central de Cruzeiros Marsans; Marsans Corporate; Marsans Eventos e Incentivos; Club Tours Incoming Brasil; Net Price Consolidador e Representações; Marsans On Line; e Marsans Franquias.

Encontro discute o mercado do design

Primeira edição do Café com Design promove bate-papo e apresentação de cases

Discutir as novidades de trabalho para o design no Estado com a participação de estudantes, profissionais e representantes de entidades ligadas ao setor. Essa é a proposta da primeira edição do Café com Design, evento que ocorre no dia 4 de agosto, às 15h, em Porto Alegre. A iniciativa é da Rede Gaúcha de Design (RGD), entidade representada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Apdesign, Unisinos e Feevale. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de julho, na sede da Universidade Sebrae de Negócios(USEn), em Porto Alegre.

Por meio de um bate-papo informal, o evento, conforme explica o gestor do Sebrae/RS, Dario Henke, “discutirá projetos e ações no Rio Grande do Sul. Vamos abordar o design industrial, gráfico e de ambientes, bem como apresentar um case de sucesso na internet”, adianta. Este case será relatado pelos gaúchos Gisele Müller e Fabiano Meneghetti. Ele criou, junto com Fábio Sasso, o blog www.aduzeedo.com, que se tornou uma referência em design no mundo inteiro, contabilizando mais de 2 milhões de acesso ao mês. Meneghetti, graduado em arquitetura, explica que a exposição do case irá abordar não apenas o início do blog, mas também aspectos sobre negócios. “A Gisele Müller e eu faremos uma mescla, focando também as possibilidades de trabalho na internet”, disse.

O blog Abduzeedo, conforme conta Meneghetti, surgiu em 2006, e é um dos braços da Zee, empresa de webdesign. “A Zee tinha sido recém furtada. Levaram equipamentos, material de backup, tudo. Então o Fábio, que concebeu a ideia, pensou em criar um backup virtual de referências e inspirações, mas não planejava algo no formato do blog”. Como a blogosfera, que é a conexão entre vários blogs, estava em discussão, o Abduzeedo começou a adquirir seus atuais contornos, ganhando inclusive a colaboração de outros profissionais. Com o tempo vieram anúncios, e a possibilidade de remunerar os colaboradores. “Hoje temos sete pessoas de diversas partes do mundo, que escrevem e postam materiais”. Meneghetti explica, ainda, que pretendem mostrar ao público do Café com Design que existe uma facilidade muito grande de empreender na internet. “Você pode abrir um negócio sem praticamente nenhum gasto, com exceção da mão-de-obra, e utilizar todo o potencial das ferramentas de redes sociais para divulgar”, finaliza.

Além do case do Abduzeedo, a programação inclui a apresentação da RGD no início do evento. A seguir, palestra com a coordenadora de design da Unisinos, Paulo Visoná, que irá abordar as tendências do circuito da moda urbana na Argentina, durante a palestra Por La Calle. Após o intervalo, um bate-papo livre sobre o tema e, para finalizar, o lançamento da terceira edição do Prêmio Bornancini de Design, com a participação de Mauro Martin, da Apdesign.

Café Com Design
Quando: 4 de agosto
Onde: Auditório 1 e 2 da Universidade Sebrae de Negócios (USEn), na Av. Siqueira Campos, 805 – Centro/Porto Alegre
Horário: das 14h30min às 18h30min
Informações e inscrições: Até o dia 31 de julho através da Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Programação
15h Credenciamento
15h30min Apresentação do projeto La Calle
Com a consultora de e professora da Escola de Design da Unisinos, Paula Visioná
16h Empreendedorismo e Design – Abduzeedo
Com Fabiano Meneghetti e Gisele Muller do Abduzeedo, um dos maiores blogs de design do mundo
16h30min Café com Design (Bate-papo)
17h15min Lançamento do 3º Prêmio Bornancini de Design
17h45min Coquetel de encerramento

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165/5182
Central de Relacionamento Sebrae/RS: 0800 570 0800

Congresso de Gastronomia atinge nível científico

Diretor do CET/UnB diz que parceria com sbCTA revigora o evento



O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) vai manter a tradição conquistada com a experiência dos dois congressos de Gastronomia realizados em 2004 e em 2007; porém, sob o novo foco da associação feita com a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos do DF (sbCTA-DF), a 3ª edição do evento passa a ter cunho científico. A afirmação é do diretor do CET, Neio Campos.

“Desenvolveremos a mesma temática, mas a parceria consistente com a sociedade científica enfatiza a oportunidade do balanço da produção de conhecimento na Gastronomia”, ajuíza o diretor, ao destacar o alto número de trabalhos científicos inscritos para o evento que será realizado de 10 a 13 de agosto próximo.

“Temos até o momento (26.07) 203 inscrições de trabalhos, que serão analisados por uma comissão científica, constituída por professores da UnB e por pesquisadores da Embrapa e da sbCTA”, destaca Neio Campos. O primeiro evento registrou 67 trabalhos científicos; o segundo, 73. Esse aumento significativo de trabalhos inscritos indica a oportunidade de se fazer um balanço do estado da arte da ciência de alimentos focado na Gastronomia, reitera.

A expectativa dos organizadores e parceiros, ao reunirem um grupo de pesquisadores top da área de ciência dos alimentos para o Congresso, passa, de acordo com Neio Campos, pela produção de um livro dos anais do encontro, mas também pela divulgação, por meio das atividades abertas ao grande público, da área de Gastronomia da UnB, às vésperas do CET criar o Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional, em parceria com o FNDE.

Os resultados deste 3º Congresso Brasileiro de Gastronomia deverão subsidiar as atividades do curso de bacharelado do CET/UnB na área, programado para iniciar no segundo semestre deste ano. (Angélica Torres, CET/UnB)


3º Congresso Brasileiro de Gastronomia & 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Tema - Alimentos: da Alquimia à Ciência. De 10 e 13 de agosto de 2010. Organização do Centro de Excelência em Turismo/UnB e da Secretaria Executiva da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos do DF (sbCTA-DF). Mais informações em http://www.gastronomiasbcta.com.br

ABAV-RN SELA CONVÊNIO COM FACULDADE CÂMARA CASCUDO


A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do RN, a diretora da Sunline turismo, Ana Carolina Costa, reuniu-se nesta quarta (28) durante um almoço no restaurante Camarões, em Natal, com o diretor geral da Faculdade Câmara Cascudo, Josué Viana de Oliveira Neto, para discutir ações entre convênio firmado entre a ABAV-RN e Faculdade Câmara Cascudo. Com o convênio, os agentes de viagens abavianos terão desconto de 20% nas mensalidades de qualquer curso da instituição, incluindo material didático, com uma economia de 30% em todos os cursos oferecidos pela faculdade. Na ocasião, também participaram do almoço a gerente comercial da Faculdade, Betânia Carvalho a e coordenadora do curso de turismo da Câmara Cascudo, professora Queila Pahim. Durante o almoço foram discutidas várias ações em parceria, e uma delas é a inauguração do auditório da faculdade para 150 pessoas no final de agosto com a presença de um palestrante de renome nacional convidado da ABAV-RN e presença dos agentes de viagens, celebrando assim a assinatura do convênio.

A faculdade Câmara Cascudo existe há oito anos em Natal e conta com 1.500 alunos com cursos pela manhã e a noite. Para a presidente da ABAV-RN, Ana Carolina Costa, o convênio é muito bem vindo e possibilitará outras ações a ser desenvolvida entre ambas as partes beneficiando os agentes de viagens e por sua vez aos estudantes do curso de turismo uma oportunidade de estágio num agência de viagens. "O convênio é uma conquista para nós", ressaltou a gerente comercial da Câmara Cascudo, Betânia Carvalho.

Em 2004, a Faculdade firmou um Convênio de Cooperação Técnico-Científica entre a Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá e a União Nacional de Educação e Cultura - UNEC, promovendo e incentivando a cooperação técnica, científica, acadêmica e administrativa nas suas atividades de Educação Superior.

Secretaria de Turismo de Natal reúne empresários para discutir segurança

A Secretaria de Turismo de Natal promoveu encontro hoje pela manhã em seu auditório, entre empresários do setor de hotéis, comércio, restaurantes, transportadores com órgãos de segurança da capital onde receberam informações sobre as ações desenvolvidas visando reduzir a criminalidade. Na abertura do evento o secretário de Turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro mostrou que as reuniões podem ser tornar mais freqüentes entre empresários e órgão da segurança com a participação dos segmentos de turismo, permitindo a torça de informações que venham beneficiar o segmento turístico. Foram realizadas palestras pelo major Jair Junior comandante do 3º Batalhão de Polícia de Parnamirim que fez uma ampla explanação no que diz respeitos a prevenção para evitar transtornos pelos empresário de terem seus estabelecimentos assaltados. O secretário municipal de Defesa Social, Sérgio Leocádio apresentou o projeto “Rede Segura” que vai dotar a capital de um sistema de informação com a participação de todos os segmentos da sociedade, informando aos órgãos de segurança sobre ocorrências denunciadas pela população. O sistema “Rede Segura” terá o apoio de 600 condomínios da capital que se integrarem ao sistema, além dos mil taxistas da capital, bares, restaurantes, shoppings centers e o comércio em geral.
Para o presidente da Abrasel/RN (Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e entidades de Lazer), Max Fonseca a integração entre o segmento turístico e órgão de segurança da capital vai promover um cinturão de defesa contra a criminalidade. “Tivemos uma melhora muito grande no Alto de Ponta Negra, depois dessa integração com órgãos de segurança e em reuniões como estas, podemos trocar idéias e ouvir sugestões para evitar transtornos futuros”. O diretor do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurante e Similares, Paulo Cesar Galindo elogiou a realização da reunião e pediu a maior freqüência na realização desses encontros. “Precisamos nos unir e pensar em integrar os órgãos de defesa de segurança e o segmento turístico com a troca de informações”.

COMISSÃO EUROPEIA DE TURISMO PROMOVE WORKSHOP VISITEUROPE EM OUTUBRO

Eventos serão realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro e contarão com aproximadamente 70 expositores



A Comissão Europeia de Turismo na América Latina promove nos dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, o Workshop VisitEurope, com a participação de aproximadamente 70 expositores.



Em São Paulo, o evento irá ocorrer no Hotel Tivoli Mofarrej, das 13h às 19h. Já no Rio de Janeiro, os convidados serão recebidos no MAM (Museu de Arte Moderna), também das 13h às 19h.



Realizado pelo quarto ano consecutivo, sempre às vésperas da Feira ABAV, o Workshop VisitEurope tem a finalidade de gerar negócios entre empresas europeias e brasileiras, promover os destinos turísticos e incrementar o número de turistas brasileiros que viajam para a Europa. Nesta edição, o evento contará com o patrocínio da Raileurope, Chic Outlet, Europcar, Hotel Beds, Navigare e Jet Aviation.



Serviço

Workshop VisitEurope em São Paulo

Data: 18 de outubro
Horário: 13h às 19h

Local: Hotel Tivoli Mofarrej (Alameda Santos, 1437, Cerqueira César, São Paulo).
Informações: europa@visiteurope.com



Workshop VisitEurope no Rio de Janeiro

Data: 19 de outubro

Horário: 13h às 19h
Local: MAM - Museu de Arte Moderna (Rua Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro).
Informações: europa@visiteurope.com



Sobre a Comissão Europeia de Turismo

A Comissão Europeia de Turismo, fundada em 1948 e com sede em Bruxelas, é formada por 39 países e está representada na América Latina desde abril de 1983 e tem como objetivo promover a Europa como um destino turístico atraente e disseminar informações sobre os países europeus e suas principais atrações, mediante a realização de eventos promocionais para o trade de turismo, além de ações de sensibilização para jornalistas e consumidores finais. A CET para a América Latina é constituída ao todo por dez países: Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Portugal, Itália, República Tcheca e Suíça. Para mais informações sobre a Europa e a Comissão Europeia de Turismo acesse: www.etc-corporate.org ou www.visiteurope.com.

Flytour inaugura unidades nas cidades de Taubaté e Guaratinguetá, em São Paulo

Novas franquias atuarão na área de viagens corporativas e chegam para
fortalecer segmento de turismo corporativo no mercado regional

O cenário do mercado de turismo de Taubaté e Guaratinguetá, no interior paulista, ganha novo impulso. A partir de agora, as cidades passam a contar com a excelência em serviços turísticos e alto nível de tecnologia com a chegada da Flytour nos municípios. As novas bases de negócios, em vista do grande potencial local, focarão seu atendimento no segmento corporativo nas viagens a negócios das empresas regionais, mas também em oportunidades do turismo de lazer.

“Taubaté é uma das principais cidades da região do Vale do Paraíba e Guaratinguetá, localizada no Vale Histórico, desempenha um papel de pólo regional, atendendo não só a população local como as cidades próximas, incluindo o Sul de Minas Gerais”, diz Simone Shizue Tomita Lima, gerente operacional das unidades Flytour na região.

A região possui um número grande de clientes corporativos de pequeno, médio e grande portes. “O objetivo é valorizar ainda mais o atendimento com a oferta de novos serviços e benefícios aos clientes. A proposta foi agregar nossa experiência à força da marca Flytour, e ao conhecimento e tecnologia inigualáveis no mercado de turismo”, argumenta a executiva.

Entre os serviços oferecidos pelas unidades de Taubaté e Guaratinguetá estão o gerenciamento completo de viagens, atendimento personalizado em aeroportos, reservas e emissões de passagens aéreas nacionais, internacionais e regionais, locação de veículos, reserva de hoteis no Brasil e exterior, seguros de viagens, pacotes turísticos e cruzeiros marítimos nacionais e internacionais, entre outros.

“Nossa expectativa é agregar novos clientes corporativos já que temos o suporte da Flytour e das novas ferramentas de trabalho online, que nos permitem oferecer atendimento diferenciado no controle de emissões aéreas e serviços terrestres”, informa Simone. “Acreditamos que, de imediato, traremos novos clientes para o turismo de lazer e, gradativamente, faremos a incorporação dos clientes corporativos, resultado do nome e credibilidade que agora estamos representando, juntamente com a dedicação oferecida pelos nossos colaboradores”, complementa.

Com mais essas novas unidades, a Flytour Franchising contempla trinta franquias no estado de São Paulo e espera fechar 2010 com 78 pontos em todo o país.

FLYTOUR - UNIDADE GUARATINGUETÁ (SP)

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 351 - (Shopping Buriti, loja 51)
CEP 12505-300

FLYTOUR – UNIDADE TAUBATÉ (SP)

Av. Charles Schnneider, 1700 - (Taubaté Shopping, loja 116)
CEP 12040-900



Flytour Franchising - Divisão da Corporação Flytour especializada na gestão de franquias e expansão da rede em todo o Brasil através do licenciamento da marca, iniciou as atividades em 1992. Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela 8ª vez com o Selo de Excelência em Franchising e, em 2005, foi escolhida a empresa franqueadora do ano. Em 2007 conquistou o título de franqueadora do ano e em 2008 de melhor franquia do Brasil no segmento Lazer do prêmio “As Melhores Franquias do Brasil”, conferido pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Há 34 anos no mercado, a Flytour está entre as quatro maiores companhias do setor de turismo no Brasil e é dona da maior rede de agências de viagens do país. Para mais detalhes, acesse www.flytour.com

Governo do Estado cadastra prestadores de serviço de Turismo no RN

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur), como órgão conveniado do Ministério do Turismo, tem como meta cadastrar todos os prestadores de serviços turísticos do Rio Grande do Norte, por meio do Cadastur – sistema oficial de cadastro on line dos profissionais e empresas que atuam no setor. A Secretaria está recebendo as informações diretamente em sua sede, localizada na Av. Gov. Juvenal Lamartine, 205, Tirol, próximo ao Hospital Memorial.



As seguintes atividades devem se cadastrar obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 11.771/08 e nº 8.623/93: acampamento turístico, agência de turismo, guia de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parque temáticos e transportadores turísticas.



A Lei nº 11.771/08 também faculta o cadastro para outras atividades as quais podem usufruir dos benefícios ao constarem no Cadastur: bacharel em Turismo, casa de espetáculos, centro de convenções, estrutura de apoio ao turismo náutico, locadora de veículos para turistas, parque aquático, parque de diversões, prestadora de serviços de infraestrutura para eventos, prestadora especializada em segmentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.



Fazendo parte do cadastro do Ministério do Turismo, o prestador será divulgado para consultas dos clientes no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e no site Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br), terá acesso a linhas de crédito exclusivas para o setor turístico, participará de oportunidades de negócios e acesso a mercados, por meio de programas e projetos, e poderá ainda contar com cursos de qualificação à distância, oferecidos gratuitamente pelo MTur.



Setur-RN

E-mail: mturrn@rn.gov.br

F: 3232-2496/ 2470

Governo do Estado cadastra prestadores de serviço de Turismo no RN

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur), como órgão conveniado do Ministério do Turismo, tem como meta cadastrar todos os prestadores de serviços turísticos do Rio Grande do Norte, por meio do Cadastur – sistema oficial de cadastro on line dos profissionais e empresas que atuam no setor. A Secretaria está recebendo as informações diretamente em sua sede, localizada na Av. Gov. Juvenal Lamartine, 205, Tirol, próximo ao Hospital Memorial.



As seguintes atividades devem se cadastrar obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 11.771/08 e nº 8.623/93: acampamento turístico, agência de turismo, guia de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parque temáticos e transportadores turísticas.



A Lei nº 11.771/08 também faculta o cadastro para outras atividades as quais podem usufruir dos benefícios ao constarem no Cadastur: bacharel em Turismo, casa de espetáculos, centro de convenções, estrutura de apoio ao turismo náutico, locadora de veículos para turistas, parque aquático, parque de diversões, prestadora de serviços de infraestrutura para eventos, prestadora especializada em segmentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.



Fazendo parte do cadastro do Ministério do Turismo, o prestador será divulgado para consultas dos clientes no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e no site Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br), terá acesso a linhas de crédito exclusivas para o setor turístico, participará de oportunidades de negócios e acesso a mercados, por meio de programas e projetos, e poderá ainda contar com cursos de qualificação à distância, oferecidos gratuitamente pelo MTur.



Setur-RN

E-mail: mturrn@rn.gov.br

F: 3232-2496/ 2470

COMUNICADO SETUR-RN PARA A IMPRENSA

A Setur, como órgão conveniado do Ministério do Turismo, tem como meta cadastrar todos os prestadores de serviços turísticos do RN.

Para isso, gostaríamos de contar com a sua valiosa contribuição na divulgação do CADASTUR, que é o sistema de cadastro do MTur.

Segue anexo um artigo no qual constam informações sobre o mesmo, onde se vê quem DEVE se cadastrar e quem PODE se cadastrar, de acordo com a Lei nº 11.771/08.

Pedimos pois, que essa divulgação seja a mais ampla possível, através dos meios de comunicação nos quais os senhores têm acesso, pois almejamos que o nosso Estado seja exemplo e tenha todos os seus empreendimentos turísticos cadastrados, pois isso também trará benefícios institucionais para a Unidade da Federação.

Graça Pessoa-Setur-Embratur

MSC Fantastica será apresentado em 2012

Companhia anuncia oficialmente a encomenda do 12º navio que passará a integrar sua frota




A MSC Cruzeiros anunciou oficialmente a encomenda de seu 12º navio: o MSC Fantastica. Durante coletiva de imprensa realizada em Paris, a companhia líder do setor no Brasil e na América do Sul contou com a presença ilustre do Presidente da França, Nicolas Sarkozy, já que a construção da bela embarcação será feita pelo estaleiro STX France. Junto com ele estavam o presidente da MSC Cruzeiros, Gianluigi Aponte, e Pierfrancesco Vago, CEO da companhia.

O processo teve início em 1º de março com a assinatura da Carta de Intenção e foi concretizado na última sexta-feira. "Estamos muito contentes com a aprovação deste importante investimento e gostaríamos de agradecer a todos aqueles que tornaram isto possível. Atuando com grandes parceiros, estaremos empenhados em concentrar nossos esforços para consolidar a posição de líderes junto à indústria mundial de cruzeiros marítimos, afirmou Pierfrancesco Vago. A inovação e o requinte mereceram o destaque do CEO: “O navio agregará mais sucesso ao padrão 'Fantasia’, cada vez mais reconhecido pelos hóspedes por suas características inovadoras como, por exemplo, o MSC Yacht Club, um iate dentro de um navio, que oferece níveis de privacidade e serviços personalizados jamais imaginados", concluiu.

O MSC Fantastica medirá 333,3 metros de comprimento, 38 m de altura, terá 1751 cabines e poderá navegar a uma velocidade de até 23,7 nós. A embarcação, que contou com o trabalho dos premiados arquitetos navais da De Jorio Design International, será composta por um moderno conceito de gerenciamento de espaço, com dois elevadores adicionais que melhoram o fluxo dos hóspedes, e design inovador dos decks e restaurantes para oferecer um conforto sem precedentes.


Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros possui os navios mais modernos do mundo, com uma frota composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade. Para mais informações acesse www.msccruzeiros.com.br.

Agência de (foto) jornalismo oficial da XVI Cientec já postou mais de 80 notícias sobre o evento

Fotec conta com cerca de 60 estudantes de Comunicação em sua equipe. Além da cobertura, o projeto realiza uma mostra fotográfica em seu estande.

A 16ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta pela quinta vez com a cobertura jornalística da Agência Fotec de (foto) jornalismo, um projeto do curso de Comunicação Social da entidade.

Nesta quarta (28), terceiro dia da feira, a agência já produziu e postou mais de 80 notícias sobre os estandes e eventos da Cientec, tendo conseguido entrevistas exclusivas com artistas potiguares como Pedro Mendes, Isaque Galvão, Sueldo Soares, Caio Padilha e banda Pedubreu. Temas como cultura, entretenimento, ciência, saúde e educação são constantemente pautadas, proporcionando conhecimento e entretenimento para os leitores do projeto.

No estande da Fotec, localizado no pavilhão 5, também pode ser conferida uma mostra fotográfica. São mais de 20 fotos com registros das edições passadas da Cientec. Segundo o coordenador da agência, Prof. Dr. Itamar Nobre, “a exposição é para divulgar o resultado das atividades de fotojornalismo durante a última CIENTEC, que aconteceu em 2009”, explica.

A Cientec 2010 está sendo realizada em conjunto com o 62º encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No portal www.fotec.ufrn.br podem ser conferidas matérias e fotografias de toda a programação da feira. Um dos diferenciais de 2010, além do aumento de estudantes participantes – agora a equipe conmpreende cerca de 60 alunos, e no ano passado foram 43 – é a implementação da ferramenta Twiter (@fotec). As notícias são postadas simultaneamente no site e no microblogin.


Sobre a Agência Fotec

A Fotec, agência de fotojornalismo experimental, é uma iniciativa universitária idealizada pelo professor Dr. Itamar Nobre, do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Na equipe, a agência conta com as funções de chefe e assistente de redação, pauteiro, assessor de imprensa, repórter de foto e texto, fotodocumentarista, editor de videodoclipe e apoio técnico, oferecendo suporte para a publicação de notícias e fotos.

Neste ano, cerca de 60 alunos das três habilitações do curso (Jornalismo, Radialismo e Publicidade & Propaganda) compõem a equipe da agência oficial do evento, que no ano passado publicou 162 matérias e oito galerias de fotos sobre as noites culturais, com mais de 17.000 visualizações.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Embaixador da Venezuela fará visita ao governador da Bahia, Jacques Wagner

Maximilien Arvelaiz, que apresentou credenciais ao presidente semana passada, irá a todos os estados que mantêm convênios de cooperação com a Venezuela
O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilién Arvelaiz, iniciará uma série de visitas aos governadores brasileiros de estados que mantém convênios de cooperação com o governo venezuelano para apresentar-se formalmente como representante do governo venezuelano no Brasil. Na semana passada, Arvelaiz apresentou suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, oficializando-se contato diplomático entre os dois países em Brasília.

A governadora Ana Júlia Carepa, do Pará, foi a primeira a ser visitada pelo embaixador depois de formalmente empossado, na quarta-feira passada. A próxima visita será nesta quinta-feira (29), ao governador da Bahia, Jacques Wagner. Os próximos estados a receberem visita oficial do embaixador serão Pernambuco e Roraima.
“Inicio uma série de visitas de cortesia para falar com os governadores sobre os projetos conjuntos que já estão encaminhados entre a Venezuela e os estados brasileiros. Nossos povos ganham muito com esse intercâmbio”, afirma o embaixador.
A Bahia importou da Venezuela o projeto de inclusão social El Sistema, presente em suas Orquestras Jovens, que alfabetiza e forma intérpretes, maestros e compositores em comunidades onde o acesso à educação cultural não é de fácil acesso. Por ter sido montada por meio do El Sistema, a Orquestra Jovem Simón Bolívar, da Venezuela, é mundialmente reconhecida por sua qualidade. “Conversarei com o governador sobre as Orquestras Jovens, que me parecem já estar dando resultados muito positivos na Bahia, assim como ocorreu na Venezuela. Precisamos fazer intercâmbio de todas as nossas políticas públicas bem sucedidas”, diz Arvelaiz.

Prefeita participa de reunião do Conselho da Sudene

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participará na tarde desta quinta-feira (29), em Recife, de sua primeira reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene. A chefe do Executivo natalense foi indicada para o Condel como representante dos prefeitos nordestinos, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).



Esta será a 10ª reunião ordinária do conselho e a pauta inclui assuntos como a discussão e votação do relatório anual do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, e das Diretrizes e Prioridades para aplicação dos recursos desse fundo no exercício de 2011.



Serão tratados ainda temas como a mudança no regimento interno do Condel e assuntos gerais, como o enquadramento das empresas nas linhas de crédito das instituições financeiras oficiais e as ações do Governo Federal nas cidades atingidas pelas enchentes, em Alagoas e Pernambuco.



O encontro desta quinta-feira contará com a participação do superintendente da Sudene, Paulo Sérgio de Noronha Fontana; do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith; e do coordenador Geral de Instrução de Processos do Departamento de Gestão dos Fundos de Investimentos do Ministério da Integração Nacional, José Wellington dos Santos.



O conselho é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da Sudene, responsável por estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento da região Nordeste. O suplente da representação da FNP no Condel é o vice-prefeito de Salvador/BA, Edvaldo Pereira Brito.



O Conselho Deliberativo da Sudene é integrado pelo Presidente da República, nove ministros de Estado, 11 governadores da área de atuação do órgão, três prefeitos, três representantes da classe empresarial, três representantes dos trabalhadores e o presidente do Banco do Nordeste.

AZUL ATINGE A MARCA DOS 4 MILHÕES DE CLIENTES TRANSPORTADOS

Azul atinge a marca de 4 milhões de clientes transportados hoje (28/7); Engenheiro de Sorocaba é o cliente 4 milhões e vai voar um ano de graça


Com um ano e meio de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras atingiu hoje a marca de 4 milhões de clientes transportados. Mais um recorde para a história da companhia aérea que começou a voar em dezembro de 2008 e hoje já atende 21 cidades em todo Brasil. O cliente de número 4 milhões foi flagrado no momento em que fazia o check in no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e vai viajar de graça com a Azul por um ano.

Rodrigo Gemenez Peres, 30 anos, é engenheiro, mora em Sorocaba e vai regularmente a Belo Horizonte por causa do trabalho. Cliente fiel da Azul, Peres é cliente Tudo Azul na categoria Safira e estava embarcando de volta para casa. Surpreendido pela a presença de diretores da Azul e uma animada banda no saguão do aeroporto, ele disse que vai aproveitar o prêmio para viajar com a esposa. “Vou conhecer todos os destinos servidos pela empresa”, brincou.

TAM terá escritório próprio em Hong Kong

'Back office' vai dar apoio ao crescimento dos negócios da companhia na Ásia

A TAM vai inaugurar até o final deste ano um escritório administrativo e comercial próprio (back office) em Hong Kong para dar suporte ao crescimento de suas atividades na Ásia. Atualmente, a companhia possui representações comerciais na Coréia do Sul, Índia, Japão, Tailândia e Taiwan. A nova estrutura comercial prevê também uma gerência na China (Pequim e Xangai) e no Japão (Tóquio).

A TAM atende diversos destinos no continente por meio de acordos comerciais e parcerias (codeshare). Segundo o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, a expectativa é que o faturamento da companhia no mercado asiático tenha um crescimento considerável nos próximos anos, ancorado na nova estrutura da TAM na Ásia, no trabalho dos representantes locais e na entrada da TAM na Star Alliance.

O trabalho a ser desenvolvido em Hong Kong será gerenciado pelo executivo Thierry Curey, que trabalha atualmente como gerente comercial da TAM na Europa. O novo escritório será o terceiro back office internacional da TAM, que já conta com modelos semelhantes na Europa (Madri) e Estados Unidos (Miami).

A estrutura de negócios adotada pela TAM faz parte de sua estratégia de expansão no mercado internacional. Além dos back offices, a companhia possui representações comerciais em mercados que não são atendidos por voos próprios, também chamados de bases offline.

"Acreditamos muito em nosso modelo de negócios. Encerramos 2009 com 18 bases offline no exterior e hoje estamos presentes em 51 mercados distribuídos pela Europa, Ásia e Oriente Médio, além dos escritórios montados nos países que atendemos com voos próprios", afirma Castello Branco.

A TAM (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de junho com 42,9% de market share. A companhia voa para 44 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 88 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 86,5% em junho. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade possui hoje 6,9 milhões de associados, já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus.

Cerveja Antarctica lança Comercial sem Fim na Web

Um comercial sem fim está atraindo a atenção dos internautas na rede. Um bar, uma mancha de ketchup, uma pia e uma geladeira cheia de cerveja são os itens necessários para fazer esse comercial durar para sempre.

Criado pela AlmapBBDO especialmente para destacar o quanto é bom estar com os amigos e se divertir com a BOA, o filme mostra dois rapazes se divertindo num bar diante de uma Antarctica gelada, quando um dos integrantes vê que a camisa do outro está manchada. O amigo se levanta e vai até a pia para limpá-la. Só que no caminho encontra a geladeira de Antarctica. E é desta forma que o roteiro continua infinito.
Quem quiser assistir e se divertir com o filme deve clicar neste link:
http://www.comercialsemfim.com.br/

A criação do Comercial Sem Fim é de Gustavo Sarkis e Renato Fernandez, com direção de criação de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. A direção é de Clovis Mello, da Cine. E a finalizadora é a Digital 21.

Além de se divertir com ele, o internauta pode compartilhá-lo com os amigos através do Twitter, Facebook e Orkut, e transformá-lo em screensaver.

Ficha Técnica – Filme

Anunciante: AmBev
Título: Comercial Sem Fim
Produto: Antarctica
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches,
Criação: Gustavo Sarkis, Renato Fernandez
Produtora:Cine
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Cláudio Leone
Diretor de Tecnologia: João Lopes
Programador: Yves Apsy
Rtvc: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Sax So Funny
Montador / Editor: João Branco, Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Fernao Cosi, Alessandro Zanetti,Richard Magrath, Manuela Velloso, Kamila Signorelli, Yoshiko Saito
Planejamento: Cintia Gonçalves, Paulo Coelho, Diego Selistre, Rafael Lavor
Mídia: Ricardo Medeiros, Tamara Cortez, Leandro Fonseca
Aprovação: Thiago Zanettini, Felipe Ambra, Isabella Coelho

Grand Hyatt São Paulo tem dicas especiais para comemorar o Dia dos Pais

Hotel prepara brunch unificado nos restaurantes Grand Caffè, Eau French Grill e Kinu e churrasco em seus jardins
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O Grand Hyatt São Paulo prepara anualmente uma programação especial para o Dia dos Pais. No dia 08 de agosto, toda a familia poderá se divertir em uma tarde descontraída no brunch especial com churrasco preparado ao vivo pelos chefs nos jardins do hotel e para as crianças uma equipe de monitores especializados cuidará da recreação. Além das opções gastronômicas o Amanary Spa oferece uma sugestão de presente para os pais.



Ø Almoço do Dia dos Pais



O Grand Hyatt preparou um brunch e churrasco unificado nos jardins e restaurantes Grand Caffè, Eau French Grill e Kinu. As estações de churrasco serão montadas nos jardins e complementadas pelas estações de bebidas e buffets com pratos das cozinhas contemporânea, francesa e japonesa montados nos restaurantes. O clima será de total descontração, os clientes poderão circular entre os restaurantes e os jardins, aproveitando cada momento.



O Grand Caffè comandará o churrasco nos jardins com carnes tradicionais como picanha, fraldinha, filé mignon e lingüiça. No buffet destaque para o Risoto de Açafrão e a seleção de frutos do mar preparados pela Chef Rubia Coutinho.



No Eau French Grill, o chef Laurent Hervé prepara Peixe inteiro cozido em folha de bananeira, Lombo de porco Orloff, com bacon canadense, queijo defumado, creme reduzido, batatinha e cogumelos paris, além de Galinha da Angola acebolada com limão.



Já no japonês Kinu, destaque para Sushis, Sashimis e Hosomakis variados, além de pratos quentes como o Sukyaki e o Tepan Yaki.



E para finalizar a agradável tarde, o Chef Patissier do hotel Laurent Grolleau prepara a tradicional estação de sobremesas com variadas opções de doces, tortas, sorvetes e outras delícias. Alguns dos destaques do buffet de sobremesa são Colher de caviar de chocolate com geleia de coco, Mini tartelette de limão siciliano com merengue e Crème brûlée de banana com chocolate de origem.



Preço por pessoa: R$140,00 (refrigerantes, sucos, água, estação de caipirinha e cerveja estão inclusos). Crianças até 5 anos não pagam. Crianças de 6 a 12 anos têm 50% de desconto. Associados CATH (Club at the Hyatt) têm 15%. Horário: 12h30 às16h30.





Serviço:

Informações e reservas: (11) 2838-3203 ou www.saopaulo.grand.hyatt.com.br/



Ø Amanary Spa



Para homenagear os pais no mês de agosto, o Amanary Spa preparou um tratamento especial de hidratação criado como opção de presente para o Dia dos Pais. O Ritual La Façon Argent’or consiste em um escalda pés com sais de banho, esfoliação e massagem corporal, com princípios ativos do abacate, castanha da Índia e avelã. Além do tratamento, os pais receberão um gel espumante para barbear, uma loção pós-barba da linha Argent’or e um kit de viagem com produtos La Façon.

O ritual tem duração aproximada de uma hora e meia e custa R$ 302. Essa promoção é válida durante todo o mês de agosto.



Instalado no Grand Hyatt São Paulo, em uma área de 770m2, com sete salas privativas de tratamento, piscina aquecida e sauna a vapor, o Amanary Spa oferece o que há de melhor em tratamentos faciais e corporais para o relaxamento e bem-estar do corpo e da mente.



Informações e agendamentos: (11) 2838-3300 ou www.amanary.com.br.





Sobre o Grand Hyatt São Paulo



O Grand Hyatt São Paulo foi o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil, que por sua vez foi a primeira rede internacional a se instalar na nova área de negócios de São Paulo, a região da Avenida Berrini. Ele foi construído com um novo conceito em design, com três áreas distintas e entradas independentes: apartamentos, área gastronômica e área de eventos. O hotel conta com 470 apartamentos, 34 suítes, um restaurante de cozinha francesa contemporânea (Eau), um restaurante de cozinha japonesa (Kinu), um restaurante de cozinha italiana (Grand Caffé), um bar com terraço(Upstairs Bar), uma adega (Wine Library), uma área de eventos (dois salões com capacidade para até 1.400 pessoas, dez salas de reunião e completa infra-estrutura tecnológica) e um spa urbano (Amanary).

CVC DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA AS PRÓXIMAS VIAGENS

Com as férias de julho chegando ao fim, a CVC dá uma força na programação da próxima viagem, ao lançar sugestões de roteiros para os feriados prolongados que estão por vir nesse segundo semestre, sendo eles: Independência do Brasil (dia 7 de setembro, que esse ano cairá em uma terça-feira), Dia de Nossa Senhora da Aparecida e Dia das Crianças (12 de outubro/terça-feira), Finados (2 de novembro/terça-feira) e Proclamação da República (15 de novembro/segunda-feira).

São mais de 60 opções de destinos turísticos à escolha do cliente, em roteiros de viagens aéreas e terrestres, com três, quatro, cinco ou mais dias de duração. O cliente pode optar em viajar com o próprio automóvel, rumo a hotéis-fazenda próximos à sua cidade de origem, garantindo diárias com tarifas especiais na CVC, ou viajar de avião ou ônibus, em roteiros que oferecem completa assistência da CVC.

Entre os roteiros rodoviários, destaque para o consagrado “Uva e Vinho na Serra Gaúcha”, que agrada turistas de todas as idades e oferece tour completo pela região, pois estão incluídos no valor do pacote passeios pelas cidades de Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos), Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Nas opções de roteiros aéreos, a dica é levar a garotada para o Beto Carrero World, parque de diversões localizado no sul do País, um dos passeios já incluídos pela CVC no roteiro “Balneário Camboriú com Parques”, que ainda conta com visita ao Parque Unipraias. Outra sugestão de viagem é o Nordeste, cujas capitais oferecem opções de passeios em praias, museus e casas de cultura e artesanato, e até mesmo a região da Amazônia, um ótimo refúgio para descansar em feriados prolongados.

Também bastante procurada pelos brasileiros é a capital portenha Buenos Aires, que se fortalece cada vez mais como importante destino de final de semana e feriados prolongados, por permitir, além de boas compras no país vizinho, ótimas opções de entretenimento, lazer, gastronomia e, claro, cultura, com um bom show de tango, em roteiros de viagens que também podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros. Rumo à capital argentina, a CVC oferece lugares com saídas diretas de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

Para quem puder esticar o descanso na semana de 12 de outubro, a CVC tem ainda uma novidade que vai animar a garotada. A operadora está lançando um roteiro de 8 noites para a criançada curtir o Dia das Crianças na Terra da Magia, em Orlando (EUA), em pacote que já inclui ingressos para os parques da Disney e da Universal.

A procura por pacotes de viagens em feriados está bastante aquecida na operadora, conforme explica Roberto Vertemati, gerente geral de vendas da CVC: “com a facilidade de compra e parcelamento do pacote de viagem, em até 10 vezes sem juros, mais brasileiros têm aproveitado oportunidades para viajar nessas ocasiões. Prova disso é que registramos, na CVC, crescimento de 35% nas vendas dos roteiros para os feriados deste primeiro semestre (Carnaval, Semana Santa, Tiradentes e Corpus Christi) em relação ao mesmo período de 2009, o que comprova o aumento da demanda e do interesse do cliente em viajar nos feriados prolongados”, diz.

Além da facilidade de pagamento, outro atrativo é que os roteiros também estão com preços bastante atrativos. O diretor comercial e de vendas nacionais da CVC, Cleyton Armelin, complementa: “nunca foi tão barato viajar pelo Brasil”, diz, destacando que o aumento de renda do brasileiro também favorece a inserção do produto “viagem” na cesta de consumo, sem comprometer o orçamento familiar.

As sugestões de roteiros CVC para os feriados do 2º semestre estão no endereço:
www.cvc.com.br/feriados

NESTE DOMINGO, ALPEN PARK COMEMORA SETE ANOS COM AÇÃO SOLIDÁRIA PARA CANELA

O Alpen Park, de Canela (RS), está comemorando sete anos neste domingo, 1°/08, com uma programação de lazer solidário. Ao longo do dia, acontecerão intervenções artísticas no parque e parte da arrecadação das atrações deste dia será doada para as vítimas do temporal que atingiu o município. “Queremos incentivar as pessoas a aproveitarem nossas atividades e ajudarem as vítimas deste fenômeno que atingiu Canela”, afirma o proprietário do Alpen Park, Renato Fensterseifer. Será um dia para que as pessoas se sensibilizem e intensifiquem suas doações. “Uma data tão festiva para o Alpen deve ter uma motivação maior: proporcionar felicidade a mais pessoas", destaca Renato. Segundo o empresário, é muito importante que os turistas não deixem de visitar a região, pois dessa forma também estarão contribuindo. “O movimento por aqui segue normalmente. As pessoas já tinham suas férias planejadas e não deixaram de nos visitar”, acrescenta.
Inaugurado em 2003, o Alpen Park se consolidou como o melhor complexo de aventura e entretenimento da Serra Gaúcha. Segundo dados da gerência, o crescimento de público no parque tem crescido em média 5% a cada ano, sempre buscando inovar com novas atrações. “Somamos ao trenó diversas novidades como arvorismo, tirolesa, rapel, escalada, quadriciclos, bungee trampolim, cinema em quatro dimensões, Mistério da Monga e passeio a cavalo”, cita Fensterseifer. Recentemente foram inaugurados jogos eletrônicos e o simulador Mini Rider, além de estrear um novo filme no Cinema 4D. Ainda em 2010, deverá ser implementado um boulevard com pavimentação e áreas cobertas para melhorar a circulação dos visitantes dentro do parque.

Senac adia prazo de inscrição para a seleção de candidatos ao curso de guia de turismo

Até o próximo dia 10, o Senac estará com inscrições abertas para a seleção
do curso de guia de turismo de excursão nacional. Os interessados devem
comparecer pessoalmente das 9h às 20h30, nas unidades do Senac Centro e
Senac Barreira Roxa para garantir sua vaga.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 10,00 e
levar cópia do RG; currículo resumido; conclusão do ensino médio;
apresentar o certificado do curso de guia de turismo regional; ser maior
de 21 anos e ser cadastrado e estar em dia com as contribuições junto ao
Sindicato dos Guias de Turismo do RN.

O processo seletivo constará de uma prova com 20 questões – 18 objetivas e
duas subjetivas -, que será realizada no dia 12 de agosto, no horário das
19h30 às 22h, no Senac Centro, situado na Rua São Tomé, 444. O candidato
responderá questões sobre a legislação do turismo e do guia de turismo;
geografia; história e história da arte e termos técnicos da profissão.

De acordo com a média final obtida, 30 candidatos serão selecionados para
formar uma turma, com início do curso previsto para o mês de agosto. Mais
informações sobre o regulamento podem ser obtidas pelo site
www.rn.senac.br ou pelo telefone 4005-1000.

Lake Villas, em Amparo, oferece villas de 200 metros quadrados de área para hospedagem

Com apenas dois meses de funcionamento, o Lake Villas Charm Hotel, um sofisticado hotel na cidade de Amparo, a 130 km de São Paulo, já virou destino preferido daqueles que estão em busca de conforto e privacidade. A começar pela hospedagem em villas (casas) de 200 a 500 metros quadrados de área privativa em média.

Além disso, são apenas 8 villas espalhadas por uma área de 170 alqueires e todas contam com quarto de casal com cama king size, cozinha americana, sala, terraço com rede e vista panorâmica, televisor LCD, DVD, telefone, ar condicionado e internet sem fio. Algumas villas possuem dois quartos. As diárias para casal variam a partir de R$ 1.880, com café da manhã incluído.

No Lake Villas, os hóspedes contam com um SPA de última geração, com tratamentos faciais, massagens e programas de emagrecimento, academia super moderna e com vista para as montanhas, entre outras mordomias como um personal chef, que pode preparar as refeições na própria Villa do hóspede.
O Lake Villas Charm Hotel oferece ainda mimos como o exclusivo menu de lençóis, além de travesseiros, ambos elaborados graças a uma parceria exclusiva com a Trussardi, uma das mais tradicionais do segmento de cama, mesa e banho.

Na área comum, o hotel conta com 12 lagos e duas cachoeiras em meio a vegetação exuberante. Sem contar quadras de tênis (coberta e de saibro), piscinas (aquecida e natural), e restaurante, Lake View Restaurant com cozinha gourmet e spaziana para os que não abrem mão de uma dieta equilibrada. Além disso, o hotel possui ainda 22 km de ruas calçadas para caminhadas.

É possível chegar ao hotel de helicóptero particular ou em luxuosos ônibus a partir dos aeroportos de Campinas e de São Paulo. Quem for de carro, pode trocar o veículo por carros de golfe para circular pela propriedade.
As reservas podem ser feitas pelo telefone 0800 778 0808 (durante a semana em horário comercial). Nos demais horários, (19) 3817 5162 ou 19 3839 2017. Na Internet em www.lakevillas.com.br

Até o fim de agosto, Maresias Beach Hotel tem preços de baixa temporada

Quem gosta de curtir um fim de semana no litoral, mesmo nos meses de inverno, vai gostar da promoção do Maresias Beach Hotel, situado na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Até o fim de agosto, os preços estão reduzidos e o pacote de sexta a domingo varia a partir de R$ 550 para casal com café da manhã incluído. E esta promoção ainda pode ser combinada com outra. O hotel está oferecendo, também até o fim de agosto, uma diária grátis para todos que fizerem reservas de pelo menos duas diárias. Assim, os pacotes de 3 diárias saem pelo preço de duas, independente da data da reserva.

Para quem não conhece, o Maresias Beach Hotel possui 93 apartamentos amplos, a maioria com varanda e vista para o mar. Todas as unidades são equipadas com frigobar, ar condicionado, ducha com aquecimento central, telefone e televisão. Em termos de estrutura, o hotel possui piscinas, inauguradas recentemente, serviço de praia completo, salão de jogos, playground, quadra de tênis, bar e restaurante.

O café da manhã é servido no restaurante Toulouse, com vista para o mar, e para as demais refeições, o estabelecimento conta com um cardápio completo, diversas sugestões de massas, peixes e frutos do mar, carnes, e mais pratos infantis, sanduíches e petiscos. Nesta época do ano é possível programar passeios de barco pelo Litoral Norte ou caminhadas para conhecer trilhas e cachoeiras na Mata Atlântica. A promoção não é válida para feriados. Para mais informações e reservas, basta ligar (12) 3891 7500 ou na Internet www.maresiashotel.com.br