Total de visualizações de página

sábado, 10 de julho de 2010

Passageiro já busca mais informações sobre seus direitos nos aeroportos

Quase um mês após a entrada em vigor da nova norma da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que ampliou os direitos dos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos de voos e preterição de embarque, os passageiros já estão mais informados sobre seus direitos de receber a assistência devida pelas companhias aéreas, principalmente das empresas brasileiras. Uma das inovações da regulamentação é o dever das companhias aéreas de informar aos passageiros sobre reacomodação em outro voo – inclusive de outras companhias, reembolso e facilidades de comunicação, alimentação ou hospedagem, de acordo com cada caso. Veja abaixo um resumo dos direitos dos passageiros.

A Resolução nº 141 entrou em vigor no dia 13 de junho de 2010, após um amplo processo de discussão de cerca de um ano entre a ANAC, órgãos de defesa do consumidor, companhias aéreas e outros setores da sociedade. A edição das novas normas aconteceu em março, com prazo de 90 dias para que todas as companhias aéreas pudessem se adequar às exigências, válidas para todas as empresas que operam voos regulares no Brasil, domésticos ou internacionais.

Desde o início da vigência da norma, equipes da ANAC estão percorrendo os aeroportos de maior movimento no Brasil, em sistema de rodízio, para verificar o cumprimento da regulamentação: Guarulhos e Congonhas (em São Paulo), Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Brasília (DF), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Confins (Belo Horizonte-MG), Recife (PE), Fortaleza (CE), Viracopos (Campinas-SP), Manaus (AM) e Belém (PA).

Como resultado dessa ação, 18 companhias aéreas foram notificadas pela ANAC por descumprirem a resolução, mesmo que parcialmente. Alguns problemas constatados foram a ausência ou insuficiência de informação aos passageiros – que deve ser dada inclusive por escrito – e a falta de treinamento dos funcionários das companhias nos aeroportos a respeito da regulamentação.

Entre as companhias que já responderam oficialmente à ANAC se comprometendo com o cumprimento dos requisitos estão a brasileira Avianca e as empresas estrangeiras American Airlines, Copa, Iberia, JAL (que mantém voos no Brasil até 30 de setembro), Korean Airlines, TAP e United Airlines. As demais companhias notificadas foram Aerolíneas Argentinas, Air China, TAAG, Aeroméxico, British Airways, Delta Airlines, El Al, Emirates, South African e TACA. Se não tomarem providências, estão sujeitas a processo administrativo que pode resultar em multas de R$ 4 mil a R$ 10 mil por ocorrência.

A ANAC também está fazendo um esforço de divulgação para que o passageiro conheça e nova regulamentação e possa exigir seus direitos. O primeiro lote de 15 mil cartilhas sobre a Resolução nº 141 começou a ser distribuído há um mês nos principais aeroportos brasileiros. O segundo lote, que terá mais 15 mil cartilhas, ficará pronto nos próximos dias. A mesma cartilha está disponível na página da ANAC na Internet (www.anac.gov.br/dicasanac) e as informações também podem ser consultadas no site Hora de Viajar (www.anac.gov.br/horadeviajar), mantido pela ANAC em conjunto com outras autoridades do setor.

Caso não seja atendido pela empresa aérea, o passageiro deve registrar uma manifestação na ANAC, pelo telefone 0800 725 4445 (ligações gratuitas, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive em inglês e espanhol) ou ainda pela Internet (www.anac.gov.br/faleanac). Desde o dia 13 de junho, foram recebidas 915 manifestações de passageiros em todo o Brasil com relação a atrasos, cancelamentos e preterição de embarque. Todas as manifestações estão sendo apuradas pela Agência. Além disso, o passageiro também pode buscar outros direitos, como indenizações, junto a órgãos de defesa do consumidor ou na Justiça.






COMO ERA:


NORMA EM VIGOR:

ATRASO


Reacomodação:


Reacomodação:

- Empresa podia esperar até 4 horas para providenciar reacomodação, em voo próprio ou de terceiro;


- Possível antes das 4 horas, desde que haja outro voo da mesma empresa para o mesmo destino;

- Empresa não era obrigada a dar prioridade para passageiro a ser reacomodado;


- Prioridade para reacomodar passageiro preterido, em relação àqueles que ainda não adquiriram passagem;

Reembolso:


Reembolso:

- Não havia previsão de reembolso integral;


- Integral, se passageiro desistir da viagem, além de retorno ao aeroporto de origem, no caso de atraso no aeroporto de escala ou conexão;

- Solicitação somente após 4 horas;


- Solicitação após 4 horas. Mas caso haja estimativa de que o voo irá atrasar mais de 4 horas, a solicitação pode ser feita imediatamente;

- Devolução do valor em até 30 dias independente da forma de pagamento.


- Devolução imediata do valor, respeitado o prazo e o meio de pagamento.

CANCELAMENTO/

INTERRUPÇÃO


Reacomodação:


Reacomodação:

- Empresa podia esperar até 4 horas para providenciar reacomodação, em voo próprio ou de terceiro;


- Providenciar imediatamente a reacomodação no próximo voo disponível, próprio ou de terceiro;

- Não havia previsão na regulamentação do uso de outra modalidade de transporte para o término da viagem;


- Por opção do passageiro, pode ser usada outra modalidade de transporte em caso de interrupção do vôo;

- Empresa não era obrigada a dar prioridade para passageiro a ser reacomodado.


- Prioridade para reacomodar passageiro do voo cancelado ou interrompido, em relação àqueles que ainda não adquiriram passagem para o vôo;

Reembolso:


Reembolso:

- Não havia previsão de reembolso integral;


- Integral, se passageiro desistir da viagem, além de retorno ao aeroporto de origem, no caso de interrupção da viagem;

- Solicitação somente após 4 horas;


- Solicitação imediata;

- Devolução do valor em até 30 dias independente da forma de pagamento.


- Devolução imediata do valor, respeitado o prazo e o meio de pagamento.

PRETERIÇÃO

(IMPEDIMENTO POR TROCA DE AERONAVE OU OVERBOOKING)


Reacomodação:


Reacomodação:

- Empresa podia esperar até 4 horas para providenciar reacomodação, em voo próprio ou de terceiro;


- Providenciar imediatamente a reacomodação no próximo voo disponível, próprio ou de terceiro;

- Não havia previsão na regulamentação do uso de outra modalidade de transporte para o término da viagem;


- Por opção do passageiro, pode ser usada outra modalidade de transporte;

- Empresa não era obrigada a dar prioridade para passageiro a ser reacomodado;


- Prioridade para reacomodar passageiro preterido, em relação àqueles que ainda não adquiriram passagem para o voo.

Reembolso:


Reembolso:

- Não havia previsão de reembolso integral;


- Integral, se passageiro desistir da viagem, além de retorno ao aeroporto de origem, no caso de interrupção da viagem.

- Solicitação somente após 4 horas;


- Solicitação imediata;

- Devolução do valor em até 30 dias independente da forma de pagamento;


- Devolução imediata do valor, respeitado o prazo e o meio de pagamento;

- Não havia incentivo para empresa oferecer compensações para o passageiro preterido.


- Empresa deve buscar oferecer compensações satisfatórias. Caso o passageiro preterido fique satisfeito com as compensações oferecidas, empresa não será multada por preterição.

REACOMODAÇÃO EM VOO DE TERCEIRO


Dependia de convênio de endosso entre as empresas aéreas.


Independe de convênio de endosso. Companhia é obrigada a transportar passageiro ainda que por voo de terceiros.

INFORMAÇÃO AO PASSAGEIRO


Não disciplinava o direito à informação.


Garantia de pleno direito à informação clara e ostensiva acerca do serviço contratado e suas eventuais alterações;

Obriga a companhia a informar o passageiro sobre o atraso, o motivo e a previsão do horário de partida do vôo;

Obriga a companhia a fornecer informações por escrito, sempre que solicitado pelo passageiro;

Obriga a companhia a distribuir panfletos informativos dos direitos assegurados na regulamentação.

ASSISTÊNCIA MATERIAL


Após 4 horas, facilidade de comunicação, alimentação e hospedagem:


1 hora: facilidade de comunicação, tais como ligação telefônica, acesso à Internet ou outros;

2 horas: alimentação adequada;

Após 4 horas: acomodação em local adequado e, quando necessário, serviço de hospedagem.

- Não havia previsão de assistência para passageiro já embarcado.


Assistência inclusive se já estiver a bordo da aeronave em solo e sem acesso ao terminal.

Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda terá participação de escola francesa

Profissionais do Instituto Nacional de Confeitaria e Panificação da França serão responsáveis por workshops

O L'Institut National de la Boulangerie Pâtisserie (Instituto Nacional de Confeitaria e Panificação da França) terá representantes na 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O evento, que vai acontecer em Porto Belo, Bombinhas e Itapema de 24 a 31 de julho, é organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado, das prefeituras das três cidades e do Sebrae, e patrocínio da Tam Linhas Aéreas, cozinhas Villenox e Univali, entre outros parceiros.
O Instituto é reconhecido internacionalmente e muito respeitado pelos grandes chefs franceses. Renata Simas, gerente executiva do Convention, aponta que “com certeza, será uma valiosa participação, confirmando ainda mais o conceito de qualidade da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda”.
Os profissionais do Instituto Nacional de Confeitaria e Panificação da França serão responsáveis por workshops. “Será uma grande oportunidade para que profissionais da região e apaixonados por gastronomia tenham contato com a famosa cozinha francesa”, destaca Renata.
No dia 29 aula com o chef Sébastien Odet terá como tema “Pâtisserie Francesa: Verrines, entre outras delícias”. Ela será realizada na Secretaria de Turismo de Porto Belo, às 14 horas. Ainda no dia 29, o chef Thomas Marie vai falar sobre o autêntico Croissant e Baguete Francês no Hotel Plaza Itapema, às 18h30min.
“A tradicional arte do verdadeiro chocolate” será tema do workshop que será ministrado no dia 30 pela chef Stéphane Bisson. A aula será realizada no Hotel Plaza Itapema, às 19 horas. As inscrições podem ser feitas no site do evento – o www.semanadegastronomia.com.br. O custo é de R$ 40 por workshop (R$ 30 para acadêmicos de gastronomia).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ÍDOLO DO SURFE EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Fotos em anexo: Teco e Gabriela Padaratz no Recanto das Águas Resort e Spa

Crédito: Fábio Oliveira - Rotas Comunicação







Um dos maiores ídolos do surfe brasileiro, bicampeão do WQS (Circuito Mundial de Surfe), Teco Padaratz, que agora faz sucesso como músico de “surf music” esteve nessa quarta-feira (7-7) em Balneário Camboriú para apresentação de show em badalada casa noturna da cidade. Ele, em breve, lança seu novo CD intitulado “Verdade Sempre”. Teco e sua esposa e empresária Gabriela Padaratz escolheram o Recanto das Águas Resort e Spa para se hospedarem e descansarem da agenda agitada de shows.



O casal não perdeu a oportunidade para observar a condição das ondas e o visual da Praia dos Amores, ocupada exclusivamente pelo resort, além de passar momentos agradáveis à beira da piscina.



“Fazia algum tempo que não vinha a esta região que cresceu e se modernizou bastante. Por volta de 1982, meus amigos e eu costumávamos explorar as praias de Balneário Camboriú quando havia pouca ou nenhuma estrutura”, disse o surfista catarinense relembrando o começo de sua trajetória no esporte. “Mas pretendo retornar ao Recanto das Águas e à cidade com mais freqüência já que tenho alguns projetos para o verão”, anuncia.



Mais informações: www.tecopadaratz.com.br

3ª Pomeroder Winterfest terá Espaço Gourmet da Mueller e receitas de chefs famosos

As mais deliciosas iguarias da culinária alemã preparadas por renomados chefs num espaço cheio de charme, equipado com produtos da Mueller. É o que o público vai poder conferir entre os dias 20 e 25 de julho, durante o Festival Gastronômico da 3ª Pomeroder Winterfest.
No Espaço Gourmet assinado pela Mueller, dois chefs vão se revezar no preparo dos pratos típicos. Alemão radicado no Brasil, Heiko Grabolle detém um conhecimento diversificado e multicultural, com passagens por hotéis e restaurantes de países como Suíça, Itália, Espanha e Inglaterra. No Espaço Gourmet, mostrará a gastronomia alemã contemporânea – comidas mais leves, utilizando ingredientes tradicionais como carne de porco, chucrute, batata, lingüiça e muitas ervas. A apresentação está agendada para os dias 20, 21, 22 e 25.
Já a chef Mariza Scolari Santiago é famosa pelas lasanhas com pinturas artísticas retratando obras de pintores famosos como Monet, da Vinci, Van Gogh, Cèzanne e outros – trabalho que rendeu até participação no quadro “Me Leva Brasil”, do jornalista Maurício Kubrusly, no Fantástico. Mariza também foi proprietária do famoso restaurante Locanda Della Tortorella (em Pomerode e na praia da Joaquina, em Florianópolis), e fará sua apresentação nos dias 23 e 24.
“A Winterfest já é uma tradição e promover, nesse evento, um local agradável com aulas de culinária, foi um modo que encontramos de homenagear a cultura e os costumes locais, além de demonstrar o nosso orgulho por levar um pouco dos valores da nossa região em cada um dos produtos que comercializamos”, diz a gerente de Marketing da Unidade de Fogões, Mariana Souza Francisco.

Sobre a Mueller

A Mueller, que completou 60 anos em 2009, é uma das mais tradicionais fabricantes de eletrodomésticos do país – responsável, entre outros feitos, pelo lançamento das primeiras lavadoras brasileiras, no início da década de 1950. Ao longo dos anos, agregou centrífugas, secadoras, fogões a gás, cooktops (fogões de mesa) e fornos elétricos ao seu portfólio. Maiores informações no site www.mueller.ind.br.

Serviço
O que: Espaço Gourmet da 3ª Pomeroder Winterfest.
Quando: 20 a 25 de julho, com apresentações dos chefs sempre às 20h.
Onde: Parque Municipal de Eventos – Vila Gastronômica, avenida 21 de Janeiro, 2150, Pomerode.
Informações: (47) 3387-2627

PRESIDENTE LULA E MINISTRO DO TURISMO LANÇAM CAMPANHA “O BRASIL TE CHAMA” EM JOANESBURGO



Nova campanha de promoção turística internacional da Embratur atinge cem países e 400 milhões de pessoas em todo o mundo



O mundo já está sendo convidado a visitar o Brasil, próxima sede da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Nesta sexta-feira (9), em Joanesburgo (África do Sul), foi lançada a nova campanha publicitária de promoção turística internacional, intitulada “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”. São filmes, peças gráficas e ações em mídias sociais que convidam o mundo a visitar o país, aproveitando a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais. O objetivo é emocionar, impactar e motivar pessoas a realizar suas viagens, de lazer ou de negócios, no Brasil. A campanha foi feita pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), e será exibida a partir de 12 de julho, em TVs de vários países e na primeira página do YouTube.



O presidente Lula aposta que a Copa de 2014 será um cartão postal para o mundo enxergar o Brasil como uma grande economia. Dizendo-se feliz porque o país vive um momento excepcional, com crescimento econômico, do emprego e da renda, o presidente espera que em 2014 aconteça com o Brasil o que ele entende que ocorreu com o anfitrião da Copa deste ano. Para Lula, a África do Sul encantou o mundo e deixa uma imagem positiva, de um povo alegre, criativo e, ao contrário do que muita gente pensava, com grande capacidade de organização. “A FIFA nos deu a honra de organizar a próxima Copa, mas eu espero que esse seja um evento de toda a América Latina e não só do Brasil”, disse o presidente brasileiro.



“São ações ousadas, próprias do grande momento que o país vive. E é justamente da ousadia de um grande país que estamos falando”, disse o ministro brasileiro do Turismo, Luiz Barretto. A meta do Plano Aquarela 2020 – Marketing Turístico Internacional é que até o fim da próxima década a entrada de divisas no Brasil com o turismo internacional cresça 300% e dobre o número de visitantes estrangeiros. A nova campanha é parte da estratégia do Ministério do Turismo e da Embratur para incrementar o turismo internacional no País.



“Esta campanha é um grande avanço no posicionamento global do Brasil enquanto destino turístico. Vamos levar ao mundo o que o Brasil tem de melhor a oferecer ao turista, como sua diversidade, sua modernidade e, principalmente a alegria e o estilo de vida do povo brasileiro”, afirmou Jeanine Pires, presidente da Embratur.



O investimento alcança US$ 30 milhões até o final de 2010 – em ações que envolvem publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos, ações de relações públicas com a imprensa internacional, mídia na internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em 15 países, publicações e material promocional sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, aplicativos para telefone celular e promoção em eventos turísticos em cerca de 30 países.



No lançamento da campanha, realizado na Casa Brasil em Joanesburgo, foram apresentados os filmes “Apito Final” e “Sons do Brasil”, produzidos pelo cineasta Fernando Meirelles e dirigidos por Rodrigo Meirelles. Para o Ministério do Turismo e a Embratur, a grande exposição do Brasil na mídia internacional potencializa a exposição do país como sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos na próxima década, e é uma oportunidade para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, estimular o aumento da permanência e dos gastos, e ao mesmo tempo tornar o país mais conhecido no exterior, divulgando novos destinos turísticos brasileiros.



As ações para promoção turística internacional do Brasil incluídas na campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui” são:



Filmes – Após o encerramento da Copa do Mundo, será veiculado durante dois meses o filme de 30 segundos, nas emissoras de TV autorizadas pela FIFA a transmitir os jogos. Também será divulgado nas TVs internacionais (esportes e notícias) e no Youtube (também no dia 12/07) o filme “Sons do Brasil”. Serão cerca de dez semanas de veiculação com cobertura em mais de cem países e alcance possível de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. A comunicação abrangerá as Américas, a Europa e países do Oriente Médio, África e Ásia.



Mídia exterior - Os destinos brasileiros são apresentados em painéis nos aeroportos, transportes públicos e outdoors em doze países;



Mídia impressa - Veiculação da campanha publicitária em jornais e revistas internacionais, em 27 países.



Livro “Brasil de todas as cores” - Publicação que apresenta as cinco regiões brasileiras, com foco nas 12 cidades-sede. Seu conteúdo é composto por imagens dos principais destinos turísticos do País e a visão de artistas, fotógrafos e representantes das artes brasileiras de renome internacional.



YouTube – No dia 12, o filme entra na primeira página do Youtube e nas três semanas seguintes em páginas internas, e no canal da Embratur no YouTube (www.youtube.com/visitbrasil). O canal disponibiliza mais de cem vídeos de destinos turísticos brasileiros, depoimentos de celebridades e turistas que visitaram o País, com legendas em mais de 70 idiomas.



Hotsite “Seleção Brasileira das Cidades” - Apresenta o perfil, mapas, fotos e vídeos dos principais pontos turísticos das 12 cidades-sede em português, inglês e espanhol.



Aplicativo Mobile - Informações, mapas e dicas turísticas de cidades brasileiras podem ser acessados por meio de aplicativo desenvolvido pela Embratur para celulares. Permite rápido acesso a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais, atrações ao ar livre, lazer e compras. Além disso, o guia disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps. O visitante pode baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu país, via internet em seu celular, pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile, pelo seu computador pelo endereço www.braziltour.com/mobile, ou ainda em salas de desembarque de dez aeroportos do país (até o fim do ano, em quatorze).



Redes Sociais e Internet- A Embratur utiliza estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade online, relacionamento via web com operadores de turismo, agentes de viagens e jornalistas internacionais e participação em redes sociais como Facebook, Twitter, FourSquare e Flickr.



DVD “Panorama Brasil: Seleção Brasileira das cidades” - É destinado aos formadores de opinião e tem o objetivo de divulgar o País e as 12 cidades-sede para a Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2014. Traz um panorama das 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo no Brasil. Filmes de um minuto com imagens das cidades e principais atrações turísticas próximas foram produzidos juntamente com um vídeo de quatro minutos sobre o Brasil.



Veiculação de mídia exterior na África do Sul – Durante os jogos da África do Sul, foram instalados painéis, com imagens de destinos brasileiros, nos aeroportos e principais avenidas de Joanesburgo e Cidade do Cabo, além de painel no vitral do prédio Sandton Convention Centre, sede da Casa Brasil em Joanesburgo.



Material promocional para as 12 cidades-sede - Tem como objetivo manter na divulgação internacional do Brasil a mesma identidade visual utilizada pela Embratur. Para isso, foram sugeridos modelos de peças publicitárias para as cidades-sede.





Imagens:



Nome: Embratur 01

Legenda: O presidente Lula aposta que a Copa de 2014 será um cartão postal para o mundo enxergar o Brasil como uma grande economia.

Crédito: Divulgação / Embratur

POSSE CONCORRIDA DE TERTULIANO PINHEIRO NA SECRETARIA DE TURISMO DE NATAL








O novo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), da Prefeitura Municipal do Natal, Tertuliano Pinheiro, tomou posse no início da tarde desta sexta-feira (9), durante almoço no Ocean Palace. Ele assume no lugar do ex-secretário Francisco Soares de Lima Júnior, que continuará no executivo municipal natalense como consultor na área do turismo junto ao Prodetur.



Tertuliano Pinheiro chega à Seturde depois de ocupar o cargo de titular da Secretaria Municipal de Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel). Durante o discurso de posse, citou as primeiras ações que deverá desenvolver na nova pasta, como a primeira Corrida Infantil Regional do Nordeste, a ser realizada ainda este ano; a parceria com a Rede Bandeirantes de Televisão, para realizar uma corrida de São Silvestre em Natal, com um percurso que incluirá o roteiro turístico da capital potiguar e que terá cobertura nacional da emissora; além de entendimentos com a Rede Record de Televisão, para filmagem na cidade da minissérie “Sansão e Dalila”.



“Chego na pasta do turismo com a garra e a vontade de dar visibilidade a Natal como destino turístico de renome nacional e internacional. Não terei medo de bater de porta em porta para pedir e reivindicar o que for melhor para o turismo natalense”, ressaltou Tertuliano Pinheiro. O novo titular da Seturde também anunciou o nome do ex-jogador de futebol Martinho Chagas, considerado o melhor lateral esquerdo da Copa do Mundo de Futebol de 1974, como Embaixador da Copa 2014 em Natal.



A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, destacou o ganho para cidade com a chegada do novo titular da Seturde e o trabalho que agora será desenvolvido pelo antigo ocupante do cargo. “Primeiro porque Soares Júnior continua nos emprestando sua experiência como consultor e, segundo, porque ganhamos o trabalho e a energia de Tertuliano Pinheiro, que tem um grande conhecimento e bom relacionamento junto ao trade turístico potiguar”, destacou a prefeita Micarla de Sousa. A prefeita elogiou o consultor Paulo Gaudenzi que coordena o plano estratégico do turismo para os próximos dez anos, contratado pela prefeitura do Natal. Numa primeira fase, o projeto Natal Cidade Eventos, trouxe a cidade cerca de 80 decisions makers para conhecer o potencial de eventos da cidade das emoções.



A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que outro trabalho importante a ser desenvolvimento pelo novo secretário da Seturde será em relação à Copa do Mundo de 2014. “A Copa de 2010 termina domingo e logo no dia seguinte começa a contagem regressiva para realização da competição no Brasil, que terá Natal como uma das sedes. Não tenham dúvidas que faremos da nossa cidade uma das melhores do Brasil”, afirmou a prefeita.

TAP é Top5 na Europa

A TAP que com os voos de Campinas inaugurados neste mês atinge 70 voos semanais no Brasil, é Top 5 na Europa segundo AEA.

A TAP cresceu 20,8% em Maio e cotou-se no Top5 das companhias de rede europeias associadas da AEA (Associação Europeia de Aviação) , que neste mês tiveram um aumento médio do tráfego em 4,3%.
A companhia portuguesa, segundo os dados publicados ontem pela Associação, transportou em Maio 737,8 mil passageiros, em alta de 8% face ao mês homólogo de 2009, e a taxa de ocupação dos voos foi de 73,3%, melhor 5,4 pontos que há um ano, apesar de ter reforçado a capacidade em +11,9%.
As associadas da AEA transportaram em Maio 29.964,5 mil passageiros, em alta de 3,4% face ao ano passado, e a taxa de ocupação média dos voos subiu 3,1 pontos, para 76,2%, uma vez que o crescimento do tráfego em 4,3% ocorreu face a um ligeiro incremento de capacidade, em 0,2%.
As companhias da AEA que tiveram maiores crescimentos do tráfego (em RPK = passageiros x quilómetros) no mês de Maio foram a Ukraine, com +38,2% que há um ano, Tarom(Romenia), com +37,4%, AirBaltic, com +33,7%, e Turkish Airlines, com +22,4%. Fonte: Presstur Lisboa
No Brasil
Desde 03 de julho, a TAP voa entre Campinas e Lisboa, são três frequências semanais: às terças e quintas-feiras e aos sábados, e com essa nova rota oferecerá 17 voos por semana entre a Europa e o Estado de São Paulo.
A TAP oferece 70 voos semanais entre Brasil e Europa com partidas diretas do nordeste de: Recife, Fortaleza, Salvador e Natal, do Sudeste de: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e do centro-oeste de: Brasília. Com isso é a companhia que mais oferece comodidade nas ligações entre o Brasil e a Europa.

BITO passa a integrar o Fórum Comercial da ABIH/RJ






A fim de promover uma maior integração entre a rede hoteleira e as empresas de turismo receptivo, a Brazilian Incoming Travel Organization (BITO) participou, na manhã de hoje, da reunião mensal do Fórum Comercial da ABIH/RJ.



No evento, realizado no Marina Palace Hotel (RJ) com a presença maciça dos associados, a BITO foi contemplada com uma cadeira permanente no Fórum, para tratar, quando necessário, dos assuntos de interesse mútuos.



“Essa iniciativa é muito importante para todos, uma vez que teremos, a partir de agora, um canal de comunicação direto entre as entidades”, comemorou o presidente da BITO, Salvador Saladino.



Segundo Saladino, um dos assuntos discutidos foi a necessidade de apoio da rede hoteleira para eventos como o Caravana Brasil e o Destination Brazil Showcase (DBS), que este ano deverá ser realizado na Feira das Américas.



“Através do Fórum será criada uma comissão de hoteleiros que analisará as necessidades implícitas dos eventos e emitirá um posicionamento. O presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Alexandre Sampaio, também manifestou seu apoio para os hotéis do interior”, destacou Saladino.



A diferença entre as tarifas oferecidas pela rede hoteleira nas redes de distribuição e pelas operadoras de receptivo também esteve na pauta.



“Acreditamos que contemplar as necessidades tarifárias será benéfico para todo o setor. Hotelaria e empresas de receptivo precisam ser parceiras. O lucro será de todos, principalmente do Brasil, que é preterido por outros destinos”, acredita o presidente da BITO.





Eventos já contam com apoio da TAM



A realização do DBS 2010 durante a Feira das Américas ainda está em negociação, mas a BITO já comemora o apoio da TAM, que ofereceu 200 passagens aéreas para que os profissionais do mercado receptivo internacional possam participar do evento. Já para o programa Caravana Brasil, a TAM ofertou 100 bilhetes aéreos com condições especiais de desconto. A rede hoteleira também está se movimentando para disponibilizar uma tarifa com preço simbólico, de acordo com a solicitação da Embratur.

Secretário de Turismo visita operadoras e companhias aéreas

O secretário de Turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro em companhia do consultor
para assuntos de implantação do Prodetur/Natal, Francisco Soares Júnior segue para São
Paulo nesta segunda-feira, para visita as operadoras de turismo e companhias aéreas.
Segundo o secretário Tertuliano Pinheiro, este é o primeiro contato que será feito com
instituições privadas visando manter o bom relacionamento para futuras promoções. Na
quinta-feira, o secretário vai a Brasília onde será recebido por órgãos federais ligados
ao turismo.

CONVIDADA PARA O LANÇAMENTO DO PROGRAMA OLÁ TURISTA

PROGRAMA "OLÁ TURISTA!" SERÁ LANÇADO NO RN NESTA SEGUNDA-=FEIRA

O programa “Olá, Turista!”, promovido pelo Ministério do Turismo e Fundação Roberto Marinho, será lançado, no Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (12), às 9 horas, no Salão de Eventos do SEBRAE. O projeto, implementado no RN pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), tem a meta de capacitar nacionalmente cerca de 80 mil profissionais ligados ao setor de turismo nos idiomas inglês e espanhol e, assim, ajudar a qualificar o trade turístico no Brasil, visando a demanda de atendimento ao turista para a Copa de 2014.

Profissionais de diferentes categorias ligadas ao turismo poderão participar do projeto, como taxistas, garçons, camareiros, guias turísticos, telefonistas e recepcionistas. O programa contempla os 12 Estados que sediarão a Copa do Mundo no Brasil, em 2014 (RJ, SP, AM, PE, RN, MT, DF, PR, MG, RS, CE, BA).



As aulas de inglês e espanhol serão on line, no portal www.olaturista.com.br, site em que o aluno poderá acessar a ferramenta de e-learning com as aulas em cada um dos idiomas, tutoria à distância, além de roteiros de atividades adequados ao contexto de profissionais ligados ao turismo brasileiro. Há ainda as chamadas “salas de conexão” nas cidades participantes do projeto: ambientes equipados com recursos de multimídia e conexão de internet, para auxiliar os participantes que não contam com computador em casa ou nos locais de trabalho.



O setor turístico brasileiro vive um momento de grande expectativa de crescimento em função da realização da Copa do Mundo de 2014 – e, posteriormente, da escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Para além da paixão dos brasileiros pelo futebol, trata-se de um evento capaz de provocar impactos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva e de serviços relacionados ao turismo, além de ser de extrema relevância na promoção internacional do Brasil.



É uma oportunidade única, que pode e deve ser aproveitada para transformar o Brasil em um destino líder no mercado turístico mundial e também para consolidar o desenvolvimento sustentável do setor. O turismo brasileiro tem potencial para ampliar progressivamente a participação no mercado mundial. Uma das perspectivas apontadas pelos estudos elaborados sob orientação do Ministério do Turismo estabelece bases para definir a capacidade competitiva do setor, indicando que um crescimento expressivo e duradouro exige mais qualidade na estrutura e serviços, com mecanismos permanentes de monitoramento, com ações de promoção e instrumentos de regulação, entre outras questões.

FÉRIAS COM MAJESTADE E TRANQÜILIDADE NO DOIS SANTOS LODGE RESORT


Paz, sossego, natureza exuberante e luxo. Muito luxo. Esse é o cenário do Dois Santos Lodge Resort, localizado entre as cidades de Porto Feliz e Itu, a 70km de São Paulo. No mês e julho o resort é o destino ideal para quem procura fugir do caos da cidade e pensar só em relaxar.

Os pacotes são para as seis diárias e incluem café da manhã, almoço e recreação especial com monitores para a criançada. O resort oferece cinco opções de hospedagem, com acomodações em chalés single, duplo e triplo. Os valores para casal na Suíte Superior é de R$ 3.658; no Bangalô Superior sai por R$ 4.032; no Bangalô Master custa R$ 4.592; no Bangalô Premium fica em R$ 6.531 e no Loft o custo é de R$ 8.586.

Com uma área de mais de 200 mil m² e arquitetura única em meio à beleza natural da região, o resort reúne atrativos como sua bela praia de água doce, o SPA Arcanjo com menu de tratamentos e massagens para complementar a sensação de pleno descanso e um elegante restaurante sob a consultoria de competente equipe de chefs, com pratos da cozinha internacional. Durante a estada os hospedes também poderão usufruir do serviço de Personal Adventure que proporciona uma programação especial para realização de atividades ao ar livre, de acordo com as necessidades do hospede.

Sobre o Dois Santos Lodge Resort
O exclusivo Dois Santos Lodge Resort localizado entre as cidades de Porto Feliz e Itu com acesso pela Rodovia Marechal Rondon, Km 127,5 na Estrada do Chapadão, chega para inserir a região de na rota do turismo e da hospedagem de luxo. O resort boutique tem arquitetura única preservando a beleza natural da região. Sua atmosfera evoca os belos resorts da Indonésia e Tailândia e transporta o hóspede para um cenário de primeiro mundo.
As opções do resort incluem lago para desfrutar de esportes náuticos, campo de futebol de grama e areia, quadra de tênis de saibro, alem de sua deslumbrante praia de água doce. Oferece também opções de lazer para as crianças e possui em suas dependências o SPA Arcanjo com uma carta com os mais variados tipos de tratamentos para quem deseja harmonizar corpo e mente e renovar as energias.

Suas acomodações exclusivas proporcionam clima de aconchego e requinte, seu restaurante oferece o melhor da culinária internacional. Há também a opção Day Use, para que busca uma viagem de equilíbrio e não tem muito tempo disponível e o serviço de Personal Adveture que oferece variadas opções de passeios personalizados. Alem de espaço reservado para eventos.

Serviço
DOIS SANTOS LODGE RESORT
Rodovia Marechal Rondon, km 127,5
Estrada do Chapadão, Porto Feliz (SP).
Reservas: (15) 3262- 4128 e (11)9888-1234 ou pelo e-mail: contato@doissantos.com.br
www.doissantos.com.br

IV ENCONTRO DAS BELAS DO TURISMO DE NATAL TRAZ SANDRO PACHECO PARA FALAR SOBRE SUAS ATRIBUIÇÕES






Mais uma vez o encontro das "Belas do Turismo de Natal", foi um sucesso, graças a partipação de todas as belas ,e teve um convidado muito especial, o secretário adjunto de turismo de Natal, empresário Sandro Pacheco. O IV encontro teve lugar no mais novo bar de Natal, o Pitts bar( um espaço fechado muito bem decorado). O novo espaço agradou em cheio as belas que ainda puderam ouvir as músicas inesquecíveis da banda Boca de Sino que tocava no espaço aberto. Sandro Pacheco muito a vontade falou da secretaria, das atribuições a partir de agora, do novo secretário Tertuliano Pinheiro,que toma posse hoje, do ex-secretário Francisco Soares JUnior,que contribuirá como consultor no Prodetur, das obras importantes da cidade. O bate papo cresceu, rendeu e as belas conheceram a importância do trabalho de um secretário adjunto no turismo junto a cidade de Natal. Com a mudança na secretaria, Sandro Pacheco assume novo status com muito mais importância, muito mais destaque, e entre uma de suas atribuições será dar continuidade ao plano estratégico do Turismo, contratado pela prefeitura do Natal, cujo projeto é coordenado pelo consultor Paulo Gaudenzi e executado pela Conemar consultoria, através do consultor Raimundo Peres. Entre as belas que participaram estão: Patricia Amaral, Jack Araujo, Bartira Seixas, Ieda Birkland, esta colunista Cristina Lira,Dani de Natal, Queila Paim. E na próxima semana, no dia 15 já está confirmado o presidente da Emprotur, com encontro marcado na pizzaria do SERHS Natal Grand hotel, na Via costeira.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Espanhóis se reúnem no Saranda Lounge Bar na final da Copa do Mundo neste domingo

A torcida espanhola que reside em Natal estará reunida no Saranda Lounge Bar (Rua Praia de Genipabu, 2085, Ponta Negra) para assistir a final da Copa do Mundo, neste domingo (11), às 15h30. O restaurante de culinária espanhola já está sendo, desde as eliminatórias, o point de encontro dos espanhóis para torcerem pelo seu país. A casa promete uma grande festa, por isso elaborou um cardápio especial para a final com pratos típicos da Espanha, como a Paella. Para animar, música ao vivo e apresentação de dança Flamenca, ritmo tradicional do país europeu.



Para o jogo Espanha x Holanda um telão fará a transmissão da partida para a torcida que sonha com o título inédito na Copa do Mundo. O espanhol e proprietário da casa, Manoel Ávila, explica que a procura pelo restaurante está grande, porque os espanhóis querem torcer se sentindo em casa. “No Saranda, já temos vários ingredientes da cultura Espanhola, começando pelos nossos pratos. O nosso objetivo é transformar o nosso restaurante num pedacinho da Espanha, por isso ainda vamos oferecer música ao vivo e a apresentação de dança Flamenca.”, explica.



O restaurante foi aberto em dezembro e conta com três ambientes distintos – bar, restaurante e lounge. Depois de mais de 10 anos de sucesso na Espanha, o Saranda Lounge Bar, escolheu Natal para instalar sua primeira filial. O restaurante fica localizado na ao lado do Praia Shopping (Rua Praia de Genipabu, 2085, Ponta Negra). Mais informações através do (84) 3219-4317.

Executivos a bordo de helicópteros escolhem o Lake Villas Charm Hotel, em Amparo, para reuniões privativas de negócios

Em busca de privacidade na hora de fazer negócios, alguns executivos estão escolhendo o Lake Villas Charm Hotel, um sofisticado hotel na cidade de Amparo, a 130 km de São Paulo, para promover almoços de negócios. Eles chegam a bordo de helicópteros, descem a poucos passos do restaurante onde um menu especial está pronto para ser servido. Depois da reunião, retornam imediatamente para seus postos. De São Paulo a Amparo são apenas 30 minutos de voo e o almoço deve ser reservado com no mínimo 4 horas de antecedência.

O novo hotel foi inaugurado no mês passado e tem atraído turistas brasileiros e estrangeiros interessados em uma experiência diferenciada. São 12 lagos e duas cachoeiras em meio a vegetação exuberante. Sem contar quadras de tênis (coberta e de saibro), piscinas (aquecida e natural), e restaurante, Lake View Restaurant com cozinha gourmet e spaziana para os que não abrem mão de uma dieta equilibrada. Além disso, o hotel possui ainda 22 km de ruas calçadas para caminhadas.

No lugar de apartamentos ou chalés, o novo estabelecimento oferece villas (casas) de 200 a 500 metros quadrados de área privativa em média. São apenas 8 villas espalhadas por uma área de 170 alqueires e todas contam com quarto de casal com cama king size, cozinha americana, sala, terraço com rede e vista panorâmica, televisor LCD, DVD, telefone, ar condicionado e internet sem fio. Algumas villas possuem dois quartos.

Além disso, os hóspedes contam com um SPA de última geração, com tratamentos faciais, massagens e programas de emagrecimento, academia super moderna e com vista para as montanhas, entre outras mordomias como um personal chef, que pode preparar as refeições na própria Villa do hóspede.

O Lake Villas Charm Hotel oferece ainda mimos como o exclusivo menu de lençóis, além de travesseiros, ambos elaborados graças a uma parceria exclusiva com a Trussardi, uma das mais tradicionais do segmento de cama, mesa e banho. No menu de lençóis, por exemplo, é possível escolher entre os lençóis de 300, 600, 1000 fios ou lençóis de linho. Já entre os travesseiros estão disponíveis modelos de látex, o da Nasa, 100% pluma ou de fibra siliconizada.

Coordenadas aéreas:
Latitude:22 47" 49.30'
Longitude: 46 49" 38.46'

As reservas já podem ser feitas pelo telefone (19) 3817 5162 ou 19 3839 2017. Na Internet em www.lakevillas.com.br

Turismo de Evento e Negócios de São Paulo será analisado

Programa Benchmarking 2010 leva empresários de vários estados do Brasil a São Paulo para conhecer boas práticas em turismo de eventos e negócios.





O maior centro econômico do Brasil, cidade que recebe mais de 90 mil eventos por ano e 75% das maiores feiras do País, São Paulo é o destino visitado na próxima semana por empresários de vários estados brasileiros participantes da segunda etapa do “Programa Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil”. O objetivo é conhecer as estratégias adotadas pelo setor público e privado para captação de eventos e estímulo ao setor de negócios.



Para isso, entre os dias 12 e 16 de julho, os participantes irão conhecer de perto a forma de atuação de entidades como a SPTuris, o São Paulo Convention & Visitours Bureau Spturis, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos e a agência de viagens Ecology, especializada em eventos.



Será realizado ainda um seminário com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, uma das principais marcas mundiais do setor e com o Grupo Couromoda, com 37 anos de experiência na realização de feiras de negócios e congressos, além da observação do City tour “Fique Mais um Dia”, do Museu do Futebol, do Hotel Bourbon Convention e do Anhembi Parque.



O Benchmarking é um programa de aprimoramento do turismo nacional executado pela ABAV em parceria com o SEBRAE, EMBRATUR e Ministério do Turismo. O programa prevê apoio para a realização de visitas técnicas e reuniões de multiplicação para empresários interessados em conhecer e incorporar em seus próprios negócios boas práticas adotadas por destinos referência em determinados segmentos. A primeira etapa do “Vivências Brasil” foi realizado no início do mês em Recife e Olinda com foco de observação em turismo cultural.



A primeira das Américas



Segundo a International Congress & Convention Association – ICCA (na sigla em português, Associação Internacional de Congressos e Convenções), que faz o ranking dos maiores centros de eventos do mundo, a cidade de São Paulo é o maior destino de eventos internacionais das Américas. Além de figurar entre os Top 20 destinos para eventos no mundo, São Paulo ultrapassou destinos como Madrid, Sidney, Atenas e Vancouver.



Destino de negócios da América Latina



São Paulo foi eleita pela segunda vez o melhor destino da América Latina para se fazer negócios, segundo o estudo anual elaborado pela América Economia Intelligence, unidade de pesquisas da empresa de comunicações América Economia. O levantamento resultou em um ranking dos 42 melhores municípios da região para negócios, levando em conta potencial inovador, capacidade de gerar novos empreendimentos, telecomunicação, segurança, qualidade e custo de vida.

Brasília é o mais novo destino da Azul; voos entre Campinas e a Capital Federal começam no próximo dia 2 de agosto

No próximo dia 2 de agosto, a Azul começa a operar voos diários para Brasília. Os voos sem escalas partirão de Campinas com destino à Capital Federal três vezes por dia com uma hora e dez de duração. De Brasília para Campinas serão outros três voos por dia. Um dos maiores diferenciais do novo voo, no entanto, é que a operação da Azul vai ser feita exclusivamente a partir do Terminal 2 do Aeroporto de Brasília, um terminal com maior capacidade de operação, o que significa mais conforto para os clientes.

As passagens aéreas já estão à venda e a tarifa promocional entre Brasília e Campinas varia a partir de R$ 129 (por trecho para viagens de ida e volta). Com o novo destino, a companhia também oferecerá conexões para as outras cidades atendidas pela empresa. Nestas rotas também os preços são promocionais no início das operações. De Belo Horizonte para Brasília, por exemplo, as passagens variam a partir de R$ 129,00. Do Rio de Janeiro para Brasília, R$ 139,00, de Cuiabá para Brasília, R$ 159. Valores são por trecho. Demais tarifas podem ser consultadas no website da Azul – www.voeazul.com.br

Saiba mais sobre a Azul
A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 21 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus, Goiânia, Porto Seguro, São Paulo, Cuiabá e Brasília. Com as linhas de ônibus, são 25 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única cuja frota é composta exclusivamente por jatos 100% brasileiros, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 10 aeronaves Embraer 190 e 7 Embraer 195.

NOVA CAMPANHA DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO SERÁ LANÇADA COM PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA

Na Casa Brasil, em Joanesburgo, no próximo dia 09 de julho, Brasil inicia sua promoção como destino turístico para 2014

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresenta nesta sexta-feira (09), às 16h30, em Joanesburgo, a nova campanha publicitária internacional intitulada “O Brasil te chama”, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires.

Na ocasião, será apresentada a estratégia de divulgação promocional do Brasil como destino turístico para o mercado internacional, e também o filme produzido pelo cineasta Fernando Meirelles e dirigido por Rodrigo Meirelles, que será exibido em diversos países, após o apito final do torneio mundial na África do Sul, nas TVs credenciadas pela FIFA para transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

A estratégia de comunicação no exterior inclui ainda um site com informações sobre as 12 cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo de 2014 - em português, inglês e espanhol -, inserção de vídeos no YouTube, mídia em veículos impressos e de turismo, e ações em redes sociais.


SERVIÇO

Data: 09 de julho (sexta-feira)
Horário: 16h30
Local: Casa Brasil África do Sul – Brazil Sensational Experience
Sandton Convention Centre, Maude Street, Sandton 2196 – Auditório
Joanesburgo, África do Sul

Pernambuco tranquiliza turistas: litoral não foi atingido pelas chuvas

A Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) tranquilizam os turistas que vêm e desejam vir a Pernambuco agora nas férias de julho. As fortes chuvas que caíram em junho, no Estado, não atingiram as áreas do litoral e os principais destinos turísticos de Pernambuco, como a praia de Porto de Galinhas, as cidades de Recife e Olinda e a ilha de Fernando de Noronha.



“De fato algumas cidades do estado de Pernambuco foram castigadas por enxurradas em junho. O estado, porém, apresenta diversos microclimas distintos. Gostaríamos de esclarecer a agentes, operadores e turistas que nossos principais destinos indutores de turismo, como a capital de Pernambuco, Recife, Olinda, a praia de Porto de Galinhas e a ilha de Fernando de Noronha estão com seus equipamentos turísticos funcionando normalmente e não houve prejuízos para a cadeia turística”, afirma o presidente da Empetur, Gilberto Pimentel.



A temperatura média no Recife e em Porto de Galinhas, agora em julho, é de 20 a 29 graus, com sol e tempo ocasionalmente nublado, como é típico do mês de julho em Pernambuco. As férias de julho estão com temperaturas altas na região das praias. “A questão das cheias é grave e merece ser tratado com toda a atenção e zelo, mas restringe-se à Zona da Mata Sul e parte da região Agreste. Em Caruaru e Gravatá, importantes cidades e que também ficam no Agreste, o estado teve um São João histórico, com grande público e sem transtornos”, explica o presidente da Empetur.



Ele destaca que o Governo de Pernambuco e o Governo Federal agiram rapidamente e estão promovendo todos os esforços para reconstruir as áreas atingidas e tentar minimizar o sofrimento das pessoas que sofreram com esta calamidade.

Treinamento para Viaja Mais Melhor Idade será realizado na ABAV/RJ

No próximo dia 14 (quarta-feira), será realizado, na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ), o treinamento para o programa Viaja Mais Melhor Idade. O objetivo é apresentar aos agentes de viagens as novas formas de atuação do projeto de forma a capacitá-los para sua comercialização.



A capacitação, que será iniciada às 10h, é um procedimento obrigatório para que a agência conste como ativa no cadastro do programa. O treinamento será destinado tanto às agências que já estão cadastradas como às que ainda não conhecem o projeto.



O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo que tem diversos parceiros, entre eles a ABAV Nacional e a Braztoa. O programa foi criado para fomentar o turismo interno, facilitando e estimulando as viagens dos brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos pelo país. As agências de viagens que participam do projeto são comissionadas pela venda.



As inscrições para o treinamento devem ser efetuadas pelo endereço WWW.viajamais.com.br/braztoa. Mais informações pelo telefone (11) 3259 9500 ou email viajamais@vaibrasil.com.br.

Operadores visitaram Maranhão e Fernando de Noronha e agentes, Goiás, pela Caravana Brasil Nacional, em junho

No mês de junho, mais três viagens da Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo e Braztoa, foram realizadas. De 12 a 16, onze operadores estiveram em Fernando de Noronha, em Pernambuco. De 19 a 23, foi a vez de nove operadores visitarem Chapadas das Mesas, no Maranhão. Entre os dias 25 e 28, dez agentes de viagem e dois operadores conheceram Goiânia, Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás. O objetivo do projeto é levar estes profissionais para conhecer in loco os atrativos dos diversos destinos, assim como os equipamentos turísticos, promovendo a troca de informações com o intuito de apoiar a sua comercialização.



Fernando de Noronha (PE)

Os operadores iniciaram a viagem por Recife e Olinda, conhecendo alguns atrativos das duas cidades no primeiro dia. Depois, embarcaram para Fernando de Noronha, onde conheceram o projeto Tamar, praias e equipamentos turísticos. Tiveram a oportunidade também de mergulhar e realizar um passeio de barco. O Encontro de Negócios, realizado no penúltimo dia, reuniu onze profissionais locais.

Veja depoimentos de quem participou:



“Já vendíamos o destino, porém com certa dificuldade, devido a alguns obstáculos operacionais, que durante a viagem conseguimos adequar e melhorar com novos produtos. Vamos agora aprimorar nossa segmentação e ampliar nossa oferta com melhor qualidade, pois conseguimos selecionar melhores "pousadeiros" em Noronha. Também iremos incluir outro segmento, "mergulho", ampliando nossa oferta para passageiros diretos”.

Luiz Cesar Dantas Turlão
TURNET Turismo



“A programação foi muito boa, já a partir de Recife. Em Fernando de Noronha tudo foi perfeito: as pousadas, os passeios e as palestras foram excelentes. É um produto que deve seguir no mesmo caminho da Chapada dos Veadeiros, que conhecemos na edição da Caravana Brasil no ano passado e já está em nossas tabelas, lâminas etc... e estou vendendo graças ao projeto”.

Jia Tsey Ramos Chen

Urbi et Orbi



Operadora


Cidade/UF

Del Bianco Tour Operator


Rio de Janeiro/RJ

Designer Tours


São Paulo/SP

Landscape Best Trips


São Paulo/SP

Marsans Viagens


Rio de Janeiro/RJ

Master Operadora


Maceió/AL

MGM Operadora Turística


Curitiba/PR

New Line Operadora


Curitiba/PR

Pomptur


São Paulo/SP

Shalom Tour Operator


Salvador/BA

Turnet Turismo


São Paulo/SP

Urbi et Orbi


Rio de Janeiro/RJ



CHAPADA DAS MESAS (MA)



Destino ainda não “descoberto” pelo mercado, a região da Chapada das Mesas – cidades de Riachão e Carolina – foi aprovada pelos participantes. Durante cinco dias, eles experimentaram equipamentos turísticos, além de visitar cachoeiras, os rios de águas cristalinas (com temperatura de cerca de 25º, trilhas ecológicas pelo cerrado, praias do Rio Tocantins e também a aventura dos esportes radicais. O portão de entrada para a região é a cidade de Imperatriz.

Veja depoimentos de quem participou:



“Ainda não vendíamos o destino, mas já havíamos algum tempo realizando contatos para fechamentos. A viagem foi muito bem organizada, os atrativos visitados muito especiais e únicos e o receptivo local bem preparado. Estará disponível para vendas a partir de agosto em nosso site”.

Cirlene Soares

Andarilho da Luz



“É um destino muito autêntico, mas deve-se pensar qual o público-alvo da região e também associar o destino a outros pólos turísticos no Maranhão ou nos estados vizinhos, como Tocantins A Chapada é um destino claro de ecoturismo”.

Sidney Linhares

Del Bianco Tour Operator



EMPRESA


CIDADE/UF

Ambiental Expedições




São Paulo/ SP



Andarilho da Luz - Caminhadas Ecológicas Terapêuticas


Belo Horizonte/MG



BIT WEB


Rio de Janeiro/RJ

Del Bianco Tour Operator


Rio de Janeiro/ RJ

Easygoing


São Paulo/SP

Freeway Brasil


São Paulo/SP

Global Mundi


Rio de Janeiro/ RJ

Litoral Verde Operadora de Turismo


Petrópolis/RJ

Nordeste Off Road


Fortaleza/CE





GOIÂNIA, CALDAS NOVAS E RIO QUENTE – GO



Os agentes e operadores participantes começaram a viagem por Goiânia, conhecendo os atrativos da cidade no primeiro dia. Logo depois, foram para Caldas Novas e, por fim, para Rio Quente. Nas duas cidades, destinos clássicos para quem busca águas termais, os participantes visitarem hotéis e pousadas, além de atrativos turísticos.

Veja depoimento de quem participou:



“Já vendíamos o destino, mas sem nenhum foco direto. Após essa viagem, com certeza iremos direcionar as vendas a um público mais seletivo que, no caso da New Line, será a Melhor Idade”.

Delviro Padilha de Morais

New Line





EMPRESA


CIDADE/UF

Aeroturismo


Maceió/AL

Business & Travel


Rio de Janeiro/RJ

Delta Viagens e Turismo


Pirassununga/SP

Desbrave Turismo e Aventura


São Cristovão /SE

Future Tour


Belo Horizonte/MG

Segtour


São Paulo/SP

Sol e Lua Turismo


Belo Horizonte/MG

Soho Turismo


Curitiba/PR

Via Turismo


Curitiba/PR

Viver Viagens


Salvador/BA





EMPRESA/OPERADORA


CIDADE/UF

New Line


Curitiba/PR

Marsans


São Paulo/SP

Viaja Mais Melhor Idade fará treinamento para agentes de viagem em todo o Brasil

Em parceria com a ABAV Nacional, encontros acontecem em pelo menos doze cidades nos meses de julho e agosto.



O programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo e Braztoa, inicia a partir da próxima quarta-feira, dia 14, uma série de treinamentos para os agentes de viagem em pelo menos doze cidades brasileiras (veja quadro). Depois dos primeiros treinamentos, que aconteceram em São Paulo, no mês passado, o projeto, com apoio da ABAV Nacional, reunirá agentes de todo o Brasil para apresentar as operadoras que atuam no programa em 2010, assim como mostrar as novidades dos pacotes oferecidos, além de tirar eventuais dúvidas sobre a comercialização.



Outras cidades que tiverem interesse em ter treinamentos do VMMI podem ligar para a Braztoa (11.3259.9500) e falar com a equipe do programa. Mais informações, como horários e locais dos treinamentos, podem ser obtidas no endereço www.viajamais.com.br/braztoa.



Confira onde ocorrerão os treinamentos do programa:



CIDADE


DATA

Rio de Janeiro


14 jul

Belo Horizonte


14 jul

Vitória


15 jul

Curitiba


16 jul

Salvador


22 jul

Porto Alegre


23 jul

Goiânia


28 jul

Araraquara


12 ago

Ribeirão Preto


A definir

Brasília


A definir

Campo Grande


A definir

Campinas


A definir



Sobre o Viaja Mais Melhor Idade



Em 2010, o Viaja Mais Melhor Idade está oferecendo saídas de 27 cidades para 35 destinos, em todos os estados brasileiros. Destinos como Lençois Maranhenses (MA) e Chapada Diamantina (BA) pela primeira vez fazem parte do programa. Nesta edição, as operadoras selecionadas ofertarão dois tipos de pacotes: o básico e o especial. O pacote básico oferece transporte, traslados, hospedagem, duas refeições diárias, pelo menos dois passeios customizados e um seguro de viagem sem limite de idade. O pacote especial tem como diferenciais a presença de um guia de turismo especializado, assim como de três a cinco refeições diárias, além de diversos passeios e atividades desenhadas para este público.



As operadoras que vendem pacotes do programa em 2010 são CVC, Intercontinental, Luxtravel, Marsans, MGM, New Line, Pomptur, Sanchat e Voetur.



Desde sua implementação, em 2007, até o ano passado, foram comercializados 390 mil pacotes, gerando uma movimentação financeira no setor formal do turismo que excede a marca de R$ 351 milhões.



Confira os destinos que estão ofertados: Balneário Camboriú (SC), Bonito (MS), Brasília (DF), Caldas da Imperatriz (SC), Caldas Novas(GO), Chapada Diamantina (BA), Cidades Históricas (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Gravatal (SC), Guarapari (ES), Itacaré (BA), Lençóis Maranhenses (MA), Lins (SP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Pantanal (MS), Porto Seguro (BA), Porto de Galinhas (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luis (MA), Serra Gaúcha (RS), Trancoso (BA)



Confira as origens dos pacotes ofertados: Aracaju (SE), Belém (PA),Belo Horizonte (MG), Porto Seguro (BA), Brasília (DF), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Foz do Iguaçu (PR), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Joinville (SC), Londrina (PR), Manaus (AM), Macapá (AP), Maceió (AL), Maringá (PR), Natal (RN), Navegantes (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Luis (MA), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES).



O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil. Conta com apoio do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, do SESC, da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).

POSSE DA NOVA DIRETORIA E ENTREGA DO MÉRITO JESSÉ FREIRE MARCAM NOITE ESPECIAL PARA O SISTEMA FECOMERCIO RN NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

O Sistema Fecomercio RN, Sesc e Senac terá uma noite especial na próxima segunda-feira, 12 de julho, no Olimpo Recepções em Candelária. Três eventos em um só deverão transformar o espaço numa grande confraternização entre empresários, autoridades, políticos, jornalistas e sociedade em geral, a partir das 20h.
O primeiro acontecimento da noite será uma homenagem prestada pelo Sistema Fecomercio a todos os comerciantes do estado, antecipando-se à data em que se registra o Dia do Comerciante, 16 de julho.
O segundo grande acontecimento da noite será a entrega de mais uma edição do Mérito Jessé Freire, que homenageará cinco empresários que se destacaram em suas respectivas categorias no ano passado. Serão agraciados com o troféu o proprietário das Casas Sarmento, Derneval de Sá, como “Empreendedor do ano no Setor de Comércio”; o diretor dos hotéis Praia Mar e Holyday Inn Express, George Gossom, como “Empreendedor do ano no Setor de Turismo”; o diretor do Colégio Conteporâneo, Antonio Teófilo de Andrade, como “Empreendedor do ano no Setor de Serviços”; o diretor do Consórcio Eldorado e sobrinho-neto de Jessé Freire, Rodrigo Freire, como “Jovem Empreendedor”; e o fundador de Marpas, Aurino Araújo na categoria “Experiência Empresarial”.
Para fechar a noite, será dada posse à diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado para o quadriênio 2010-2014. A diretoria terá, mais uma vez, à frente, o empresário Marcelo Fernandes de Queiroz e os empresários Gilberto Costa e Luiz Lacerda como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente (veja abaixo lista completa da diretoria).
Os convidados serão ainda brindados com um jantar e um show do músico Diogo Guanabara e da cantora Camila Marsiso.


DIRETORIA

PRESIDENTE:
MARCELO FERNANDES DE QUEIROZ
1º Vice-Presidente:
GILBERTO DE ANDRADE COSTA
2º Vice-Presidente:
LUIZ ANTONIO BEZERRA LACERDA
3º Vice-Presidente:
VALDEMAR ANUNCIATO DA SILVEIRA
4º Vice-Presidente:
JOSÉ RANGEL DE ARAÚJO
5º Vice-Presidente:
GEORGE RAMALHO VIEIRA
6º Vice-Presidente:
JOSÉ GERALDO DE MEDEIROS
7º Vice-Presidente:
RENATO ALEXANDRE MACIEL GOMES NETO
8º Vice-Presidente:
ITAMAR MANSO MACIEL JR
9º Vice-Presidente
ANTÔNIO FRANCISCO DE OLIVEIRA
10º Vice-Presidente:
EDUARDO DE OLIVERIA PATRÍCIO
11º Vice-Presidente:
FRANCISCO SEVERIANO DA CUNHA
12º Vice-Presidente:
RAIMUNDO MARTINS DA SILVA
1º Secretário:
DIJOSETE VERÍSSIMO DA COSTA
2º Secretário:
JACIRATAN DAS GRAÇAS DE AGUIAR RAMOS FILHO 1º Tesoureiro:
OTÁVIO OLIVEIRA SANTOS
2º Tesoureiro:
JOSÉ DE OLIVEIRA CABRAL FILHO

DIRETORES

MÁRCIO DE OLIVEIRA MACÊDO
DEJALMA LEMOS DA SILVA
ORISMAR CARLOS DE ALMEIDA
JOÃO DINARTE PATRIOTA
JANILDO DANTAS DE SOUZA
FRANCISCO BARBOSA DA SILVA
DALTRO FREIRE DE PAIVA
LUZIA DIVA CUNHA DUTRA
GERALDO PAIVA DOS SANTOS JÚNIOR
JAIR URBANO DE QUEIROZ
JOSÉ BEZERRA DE ARAÚJO
FRANCISCO DENERVAL DE SÁ
JOSÉ DE ANCHIETA FERNANDES

MEMBROS SUPLENTES DA DIRETORIA

TARCILIO VIDAL FILHO
ORLANDO FERREIRA DE MELO DE FARIA CALDAS MARCOS AUGUSTO DA SILVA ANTÔNIO MARCOS BEZERRA CRUZ EUGÊNIO RODRIGUES LÚCIO JOSÉ ZENILDO DIAS CAMPOS JOSÉ CARLOS LOPES DA SILVA ANTONIO PAES NUNES FILHO ALBE GARCIA DE OLIVEIRA JOSÉ JAILSON DE MOURA ASTÊNIO DE MELO TINÔCO CECÍLIO FRANCISCO BARBOSA NETO

CONSELHO FISCAL
MEMBROS EFETIVOS

RONALD GURGEL
VICENTE DE PAULO AVELINO SOBRINHO
SÉRGIO ROBERTO DE MEDEIROS FREIRE

MEMBROS SUPLENTES

FRANCISCO NEY DA CUNHA
JOSÉ DE PAIVA TORRES
DORIAN BEZERRA DE SOUZA MORAIS


DELEGADOS JUNTO À CNC

EFETIVOS
MARCELO FERNANDES DE QUEIROZ
MARCANTONI GADELHA DE SOUZA

SUPLENTES
GILBERTO DE ANDRADE COSTA
LUIZ ANTÔNIO BEZERRA LACERDA


SOBRE JESSÉ FREIRE
O homem que dá o nome à homenagem perstada pelo Sistema Fecomercio a cinco personalidades potiguares, Jessé Pinto Freire, nasceu em 19 de novembro de
1918 na cidade de Macaíba. Filho de Nelson Geraldo Freire e Maria Augusta Botelho Freire, ele concluiu o segundo grau no Atheneu Norte-rio-grandense e se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas. Ocupou o cargo de secretário de finanças do RN no governo de Silvio Pedroza, em 1951.
Teve uma carreira política de ascensão meteórica. Seu primeiro mandato, de vereador, foi em 1950. Em 1954 elegeu-se deputado estadual, em 1959 chegou à Câmara Federal, onde ficou, em mandatos sucessivos, até 1971. Elegeu-se, então senador da República, cargo que ocupou até sua morte, em 13 de outubro de 1980.
Além de uma grande carreira política, Jessé Freie marcou a história do comércio potiguar. Foi fundador da Federação do Comércio do Rio grande do Norte, entidade que presidiu de 1963 a 1965. Foi o primeiro – e até hoje único – potiguar a presidir a confederação nacional do comércio onde ficou por um período de 16 anos, entre 1964 e 1980.


ALGUMAS DAS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DA PRIMEIRA GESTÃO MARCELO FERNANDES DE QUEIROZ

INTERIORIZANDO AS AÇÕES
- REALIZAÇÃO DAS SEMANAS DO COMÉRCIO EM SANTA CRUZ, ASSU E SÃO PAULO DO POTENGI, LEVANDO TODA A ESTRUTURA DO SISTEMA FECOMERCIO A ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO ESTADO.
- ENTREGA DE ALIMENTOS DO MESA BRASIL NAS CIDADES DE BOM JESUS, SÃO PAULO DO POTENGI E SÃO TOMÉ.

MODERNIZANDO E AMPLIANDO AS UNIDADES DO SISTEMA
- CONSTRUÇÃO DO NOVO SESC SERIDÓ, EM CAICÓ
- NOVO SENAC ALECRIM (IMAGENS)
- NOVO SENAC MACAÍBA (IMAGENS)
- AQUISIÇÃO DO NOVO HOTEL DO SESC EM PONTA NEGRA
- NOVAS UNIDADES DO SESC LER EM NOVA CRUZ E SÃO PAULO DO POTENGI
- REATIVAÇÃO DA UNIDADE SENAC PARNAMIRIM.

DEBATENDO GRANDES TEMAS DE INTERESSE DO SETOR

- DISCUSSÃO DO TEMA PROPAGANDA VERSUS POLUIÇÃO VISUAL EM NATAL;
- DISCIPLINAMENTO DO TRÁFEGO DE CAMINHÕES EM NATAL
- EMPENHO EM BUSCA DO AUMENTO DO TETO DE FATURAMENTO PARA INCLUSÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO SIMPLES RN, PARA R$ 2,4 MILHÕES POR ANO; INSTITUIÇÃO DA PREFERÊNCIA PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS. A LUTA CULMINOU NA APROVAÇÃO DE UM PLANO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO. (AQUELAS IMAGENS DA FIERN, COM IBERÊ APRESENTANDO O PLANO, RECENTEMENTE).
- DISCUSSÃO DOS DETALHES QUE ENVOLVEM A VENDA DE PRODUTOS DE CONVENIÊNCIA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NAS FARMÁCIAS E DROGARIAS

ESPORTES E LAZER

- GRANDES HOMENAGENS PELA PASSAGEM DO PRIMEIRO DE MAIO
- MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS JOGOS DO COMERCIÁRIO

NO CAMPO SOCIAL
- ATENDIMENTO COM A CARRETA DO ODONTOSESC NA CIDADES DE SANTA CRUZ, IPANGUAÇU, PARELHAS, BOM JESUS E EXTREMOZ
- MAIS DE 2 MIL VAGAS ABERTAS PARA CURSOS DENTRO DO PROGRAMA SENAC GRATUIDADE SÓ EM 2010. ATÉ 2014, CERCA DE R$ 40 MILHÕES SERÃO INVESTIDOS NO CHAMADO PSG.
- SÓ EM 2009, MAIS DE 940 TONELADAS DE ALIMENTOS ARRECADADOS E DISTRIBUÍDOS NO MESA BRASIL RN.
- ATÉ JUNHO DE 2010, 1,8 MIL TONELADAS DE ALIMENTOS ARRECADADOS E DISTRIBUÍDOS NO MESA BRASIL RN.

FORTALECIMENTO DOS SINDICATOS
- IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO SINDICAL (SEGS), EM PARCERIA COM A CNC.

AÇÕES DE SUPORTE AO EMPRESARIADO
- IMPLANTAÇÃO EFETIVA DO INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO (IPDC).
- CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA O COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO, O INDEC RN.
- CRIAÇÃO DO PROJETO CRESER, QUE LEVA AO MERCADO EXATAMENTE OS PROFISSIONAIS QUE ELE NECESSITA.
- INSTITUIÇÃO DA FIGURA DO ASSESSOR PARLAMENTAR, UM ELO DA INSTITUIÇÃO COM OS PODERES LEGISLTIVOS ESTADUAL E MUNICIPAL.
- IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL NA FECOMERCIO RN.
- PARCERIA COM O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO (PRODETUR) PARA FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA PARA O SETOR NO ESTADO, COM EXPECTATIVA DE FORMAR CERCA DE 13 MIL PESSOAS.
- IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTOS SEGUROS DO SENAC - PAS


COMUNICAÇÃO

- CRIAÇÃO DA REVISTA DO SISTEMA
- NOVO SITE DA FECOMERCIO RN
- PROGRAMA SISTEMA FECOMERCIO NA TV

NESTES QUATRO ANOS, OS BRAÇOS DO CHAMADO SISTEMA S DO SISTEMA FECOMERCIO RN CUMPRIRAM, COM LOUVOR SEUS PAPEIS.

O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, SESC, CONTABILIZA 176.117 ATENDIMENTOS REALIZADOS.
JÁ O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, O SENAC RN, TEVE, NESTE PERÍODO, 63.079 MATRÍCULAS EM SEUS CURSOS.

VINÍCOLA AURORA MAIOR E MAIS PREMIADA DO PAÍS

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola do país, é um dos destinos mencionados no aplicativo para iPhones e iPods touch “1001 lugares no Brasil para conhecer antes de morrer”, criado pelo Guia Quatro Rodas. O aplicativo traz sugestões que vão do roteiro enoturístico do Vale do Vinhedos, passando pela Aurora, em Bento Gonçalves, aos passeios pelo Cristo Redentor e Pão de Açúcar, o mergulho em Bonito e a noite de Búzios.

É possível fazer a pesquisa por ordem alfabética, pelo Estado ou cidade, para escolher parques, restaurantes, bares, eventos, baladas, hotéis e outras localidades selecionados pelo Guia. O usuário ainda pode marcar os lugares que já visitou e manter uma lista atualizada e organizada dos locais que pretende conhecer.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado pela App Store.



Visitação Aurora:
De segunda a sábado, das 8h15 às 18h15.
Domingos e feriados, das 8h30 às 11h30.
Fones: Atendimento ao visitante: (54) 3455-2051 - PABX: (54) 3455-2000


Cooperativa Vinícola Aurora
Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br
SAC 0800 701 4555
Matriz Bento Gonçalves - RS: (54) 3455-2000
Escritórios e representantes em todo o território nacional

quarta-feira, 7 de julho de 2010

EMPROTUR PROMOVE SUA FESTA JUNINA NESTA QUINTA-=FEIRA(08)

A Empresa Potiguar de Promoção Turistica do RN(Emprotur), comandada por Gustavo Porpino promove sua tradicional festa junina no dia 08(quinta-feira) a partir das 18h, em frente a sede da entidade em Natal para funcionários e convidados.

UNIDADE DE BANDEIRA CLARION, EM SÃO PAULO GANHA NOVO NOME

Estratégia é atingir público executivo nas imediações da Faria Lima



Conhecido pelo atendimento personalizado, o hotel-butique Clarion Jardim Europa, administrado pela Atlantica Hotels International, anuncia uma decisão inédita e muda seu nome a partir do dia 7 de julho. O novo Clarion Faria Lima nasce com a estratégia de despertar a atenção de executivos e empresários em negócios na Avenida Brigadeiro Faria Lima e em suas proximidades.



"Hospedamos muitos executivos que vêm a São Paulo para trabalhar ou participar de reuniões nos escritórios situados na região, mas não associam nosso empreendimento à avenida. Estamos a apenas duas quadras da Faria Lima, o que faz desta alteração um chamariz para ampliar a procura deste público", explica a gerente geral Leandra Gallo.



A Faria Lima é um dos mais importantes centros comerciais e financeiros da capital paulista, onde estão concentrados escritórios de grandes empresas. A região desponta ainda como ótima opção quando o assunto é compras e gastronomia. A avenida abriga o Shopping Iguatemi, um dos mais luxuosos do País, e, nas imediações, estão alguns dos mais renomados restaurantes de São Paulo.



A novidade vai ao encontro da crescente procura de homens de negócios pela unidade. "O número de grupos que se hospedam conosco tem aumentado progressivamente nos últimos dois anos. Recentemente, inclusive, revitalizamos a área de eventos e ampliamos a oferta de apartamentos twin - que podem receber duas pessoas em camas separadas - por identificarmos essa demanda", comenta.



Com seis anos de operações, a unidade tem 67 apartamentos e acumula premiações por sua excelência estrutural e de atendimento ao cliente. Pela segunda vez consecutiva, conquistou o Platinum Award concedido pela Choice International, gigante da hotelaria norteamericana que detém a marca Clarion. Menos de 1% dos 5 mil hotéis da Choice espalhados pelo mundo têm este reconhecimento. Em 2007, chegou a ser laureado com o título International Inn of the Year (Hotel Internacional do Ano).



Estrutura e serviços



"Você, nosso detalhe mais importante". Com este mote, o empreendimento apresenta singularidades como apartamentos exclusivamente femininos. Cobertura com piscina e hidromassagem, fitness center e sauna são outras comodidades. As suítes são decoradas em estilo clean, mas sem perder o charme e a elegância que caracterizam a marca Clarion.



Todos os apartamentos apresentam sacada, são decorados com flores naturais e equipados com rádio-relógio com CD player, televisão LCD 26 polegadas, mesa de trabalho, wi-fi e ar-condicionado. Secador de cabelos, duas linhas telefônicas, poltrona ergonômica, ferro e tábua de passar são disponibilizados para os hóspedes. Conta ainda com lobby bar, business center, estacionamento valet parking, solarium e um centro de eventos com capacidade para 140 pessoas em auditório.

Recife e Olinda ressurgem como excelência em Turismo Cultural






Primeira etapa do Benchmarking 2010 – Vivências Brasil, realizado em Recife e Olinda, identificou práticas que são referência em turismo cultural



Um conjunto de ações exemplares desenvolvidas pelo poder público em parceria com a iniciativa privada fez reaquecer a atividade turística em Recife e Olinda após período de crise. O destino parece ter redescoberto sua vocação turística, que além da beleza das praias, reserva riqueza histórico-cultural inigualável agora devidamente explorada. A taxa de ocupação de hotéis passou de 30 para 80 por cento nos últimos anos.



Este case de sucesso no segmento de turismo cultural foi o foco de análise dos empresários que participaram da primeira etapa do programa “Benchmarking em Turismo 2010 - Vivências Brasil”, executado pela ABAV em parceria com o SEBRAE, EMBRATUR e Ministério do Turismo. Para entender as estratégias adotadas no reposicionamento do destino, os empresários de vários estados brasileiros fizeram visitas técnicas aos principais pontos turísticos das duas cidades e tiveram reuniões com lideranças do setor público e privado, no período de 28 de junho a 3 de julho.



De acordo com o diretor de Receptivo da ABAV Nacional que participou da viagem, Jean Paul Gonze, “Recife é um produto muito bom para ser explorado porque tem história, natureza e a 3º mais importante gastronomia do Brasil, segundo informações da ABRASEL”.



Para a representante do SEBRAE, Juliana Gregory, o que mais chamou a atenção foi a capacidade de trabalhar o destino de forma integrada. “Nós percebemos um envolvimento muito grande dos empresários em conjunto com o setor público e a comunidade na promoção segmentada do destino, ressaltando sempre o aspecto cultural”, disse.



Na opinião da representante do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenback, é exemplar o trabalho de qualificação de guias, taxistas e profissionais que atuam nos pontos turísticos. “Eles estão muito conscientes da riqueza histórica do Estado e conseguem passar a informação com propriedade”, afirmou, lembrando que a retomada do turismo foi liderada pelos empresários do setor de cultura.



VISITAS TÉCNICAS



Os empresários fizeram visitas técnicas às principais atrações de Recife e Olinda, analisando e preenchendo relatórios sobre aspectos de responsabilidade social e ambiental, segurança, acesso, sinalização e promoção dos equipamentos visitados.



Na visita à oficina de cerâmica Francisco Brennand, que abriga cerca de 2 mil esculturas e pinturas de um dos mais conceituados artistas brasileiros da atualidade, os participantes se mostraram surpresos com a riqueza do acervo e o desprendimento do artista em transformar seu patrimônio familiar em atração turística internacional. O ateliê/oficina foi instalado onde funcionava, até 1945, uma fábrica de telhas e tijolos do pai do artista.



Da mesma forma, a Fundação Gilberto Freire fez da casa em que viveu um dos maiores sociólogos do Brasil, um espaço de visitação e reflexão. A família abriu mão da herança, transformando em instituição sem fins lucrativos o casarão do século XIX com seu interior repleto de imagens sacras católicas, peças de origem africana, azulejos portugueses e biblioteca com mais de 20 mil livros. “Como o espaço físico é limitado, para alcançar a sustentabilidade da instituição os administradores inovaram criando mais um turno de visitação e lançaram a “Noite de Assombrações”, onde são contados causos assombrados do Recife antigo, gerando novas receitas”, explica Anete Santos, consultora técnica do Benchmarking.



Também foram visitados a Sinagoga Dahal Zur Israel e o Instituto Ricardo Brennand, que abriga um museu de armas brancas, exposições de pinturas que retratam o período da presença holandesa no Recife, e contém o maior acervo do mundo do pintor Frans Post.



No setor de hotelaria os empresários conheceram a experiência do Hotel MarOlinda, em Recife, que investiu na tematização do hotel com exposição de obras de arte e pinturas para criar diferencial de negócio. Em Olinda, o objeto de análise foi a iniciativa do empresário Kleber Dantas, que inaugurou em 1996 a Pousada do Amparo, focada no turismo de charme e deu inicio a um ciclo virtuoso de revitalização e valorização de toda a rua, com abertura de novos negócios e atração de turistas.



Na área gastronômica, os restaurantes visitados foram Oficina do Sabor, Guaiamum Gigante, Ponte Nova, Bar da Geralda, Bodega de Véio, Bar Biruta e o Parraxaxá, um dos mais conhecidos do Recife em comida típica.





ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO



Consenso entre os participantes da primeira etapa do programa “Benchmarking 2010 – Vivências Brasil” é que Recife e Olinda são fontes referenciais de projetos exemplares em turismo.



De acordo com representantes do setor público de Pernambuco, em esfera nacional, desde 2007 são realizados Workshops e rodadas de negócios em várias cidades do Brasil mostrando o que o Estado tem de melhor e treinando agentes e operadores para a venda do destino.



Pesquisas em aeroportos e nos postos de informação procuram identificar o perfil de turistas e segmentos mais procurados para focar as ações de marketing.



Foi criada legislação específica para garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural de Recife e Olinda. No centro do Recife há uma lei que estimula a instalação de empreendimentos, através de abatimento de impostos para empresas que reformarem os espaços, preservando suas características.



Em Olinda, a lei do carnaval impede som mecânico e estilos musicais que não sejam típicos. Uma lei de uso misto dos imóveis estimula que, mesmo com a pressão econômica, os moradores continuem vivendo em suas casas e ao mesmo tempo abram algum tipo de negócio de forma a manter a região ativa durante o ano inteiro.



Um projeto chamado, “O Fuçador” promove concursos entre estudantes de turismo e administração de Recife para identificar pontos da cidade que tenham potencial turístico ou reestruturar os já existentes.



O programa “Taxista amigo do turista” fornece aulas de inglês e espanhol para taxistas que atuam nos aeroportos do Recife e distribui quinzenalmente folhetos e materiais audiovisuais sobre a cultura pernambucana.





_________________________

TAM oferece serviço Duty Free nos voos para a América do Sul

Passageiros já podem comprar produtos exclusivos e ofertas especiais também nos voos de Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Caracas e Lima





A TAM Linhas Aéreas acaba de dar início à segunda etapa do serviço de Duty Free a bordo em seus voos internacionais que partem dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim (Galeão - RJ) para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Caracas e Lima. O serviço está disponível nos voos de ida e volta.
O catálogo, fornecido pela empresa DFW, sediada em Miami, traz produtos exclusivos e ofertas especiais para os clientes da companhia aérea. Entre os produtos disponíveis estão bebidas e doces, acessórios de viagem, joias e relógios, além de perfumes e cosméticos.

No Duty Free a bordo, os comissários da TAM oferecem o catálogo aos passageiros durante o voo. O pagamento pode ser feito em dólar ou com cartão de crédito internacional, e o produto é entregue imediatamente. No caso de bebidas, como acontece com as compras no Duty Free em terra, não é permitido o consumo a bordo. Todas as compras são incluídas na cota individual estabelecida pela Receita Federal de U$ 500 por passageiro.
A primeira etapa foi iniciada em todos os voos próprios da TAM de longo curso para a Europa e os Estados Unidos e também nos voos para Buenos Aires e Santiago operados com aeronave de grande porte (A330 e B777-300ER).

A TAM Linhas Aéreas (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de maio com 40,9% de market share. No mercado internacional, a participação da TAM entre as companhias brasileiras foi de 87,9%. A companhia voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 87 destinos diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem voos próprios para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade possui hoje 6,9 milhões de associados, já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus.

Com sete anos de experiência, o Summer Spa by Prodieta lança sua 50º turma

Unindo exercícios físicos, acompanhamento nutricional e psicológico, além de tratamentos de bem-estar com o Kur Boutique, empresa do grupo do Kurotel Centro de Longevidade e Spa, o Summer Spa by Prodieta propõe uma semana de programação completa de atividades que promovem a saúde do corpo e da mente. Com a próxima turma prevista para o período de 25 de julho a 01 de agosto, o Summerville Beach Resort, situado na praia de Muro Alto – Porto de Galinhas (PE), oferece completa infraestrutura e apoio para a mudança de hábitos, manutenção de peso ou controle de taxas.

Focado não só nos jovens, que desejam aproveitar os últimos dias de férias, mas também nos pais que saem da rotina alimentar devido à folga dos filhos, ou ainda, para quem exagerou na alimentação nos festejos juninos ou assistindo aos jogos da Copa do Mundo, a próxima edição do Summer Spa by Prodieta, é uma medida ideal para compensar os excessos. Indicado também para quem quer ter um momento de relaxamento, descanso e revigorar as energias, o ambiente conta com um visual que estimula o contato com a natureza.

Ocupando uma área verde de 70 mil m², completamente integrado a uma paisagem composta de coqueiros, mata atlântica, mangues e, à beira-mar, de uma imensa piscina natural formada por arrecifes, o resort padrão cinco estrelas é um convite à implantação de um novo estilo de vida. O equilíbrio emocional, inclusive, é um ponto fundamental que é trabalhado através de palestras com convidados especiais e apoio psicológico.

No "Summer Spa" as atividades, mesmo as de esforço físico, não são nada monótonas. Isso porque animação, diversão e passeios, além da interação de uma equipe ímpar de recreadores, são diferenciais inclusos no pacote. Entre as opções de aulas supervisionadas que promovem a perda de calorias de forma descontraída estão: hidrorelax (hidromassagem relaxante), biribol (jogo de vôlei na piscina), ginasticobol, hidrofight, combat, mix-tay chin-yoga, hidrocircuito jump e hidroalongamento. Isso sem falar das aulas de dança de salão e outros ritmos como frevo e samba.

A alimentação é um capítulo à parte. Com cardápios personalizados que incluem pedidas diet e light, cada spaziano segue uma dieta de acordo com o seu objetivo. Com a supervisão da renomada nutricionista Sylvia Lobo, a intenção é nutrir o organismo com as vitaminas e sais minerais necessários, mas sem deixar de lado o sabor. "É importante ingerir saladas e verduras, mas também elaborar pratos apetitosos com ingredientes saudáveis", explica Lobo. "São cinco refeições por dia, sendo as principais, incluindo entrada, prato principal e sobremesa", completa.

Para garantir a continuidade da rotina no pós-spa, no último dia, os spazianos recebem um certificado e pastas contendo dietas e regras básicas para manter a forma. Além disso, o acompanhamento continua, pois a Prodieta dá suporte nutricional aos participantes e eles ainda ganham acesso gratuito às academias do Mar Hotel ou Atlante Plaza, no Recife, durante um mês. Tudo para que os ensinamentos da semana do Summer Spa permaneçam na vida dos participantes.

CONFORTO, ENTRETENIMENTO E BEM-ESTAR

O Summer Spa by Prodieta tem uma programação movimentada e oferece uma série de atividades físicas, aliadas a entretenimento e lazer, como apresentações musicais, gincanas e boate. Além de contemplar as belezas da praia de Muro Alto e, de quebra, perder peso, o participante também usufrui de um clima de total tranquilidade. Dentre os mimos, que deixam o spaziano totalmente zen, estão sessões de massagem, de uma hora cada, com a equipe da Kur Boutique e um tratamento especial no rosto. Com a presença de uma camada de fibra que repõe as proteínas e remove as células mortas, esse último tratamento, promove a hidratação e manutenção da firmeza da pele.

Utilizando produtos selecionados de alta qualidade da linha Kur Cosméticos, empresa do grupo do Kurotel Centro de Longevidade e Spa, os hóspedes ficam ainda mais estimulados a seguirem a programação e atingirem os seus objetivos ao entrarem no programa de spa. A tradicional marca já consolidada no sul do país, agora oferece de forma permanente tratamentos e serviços em caráter de exclusividade com o resort pernambucano. "Além da questão estética e física, o fitness, o Summer Spa by Prodieta oferece o bem-estar, wellness, contemplado por massagens e outros tratamentos exclusivos". explica o gerente de Vendas & Marketing da rede Pontes Hotéis & Resorts, Sérgio Paraíso. "Quem quiser ainda incrementar o programa com banhos aromáticos, terapias corporais e outros serviços, terão todo o suporte no próprio resort", explica.

O conforto também é essencial para os momentos de descanso, por isso, o Summerville possui 202 unidades habitacionais, sendo 101 apartamentos, 65 suítes e 36 bangalôs. Mais de 85% de suas acomodações estão distribuídas na área externa do hotel, em pequenos blocos e bangalôs, dando mais privacidade aos hóspedes. Todas as acomodações têm varanda com vista para o mar, piscina ou coqueiral. Além disso, estão equipadas com TV LCD com programação a cabo, ar-condicionado central, conexão para computador com internet banda larga e cofre eletrônico.

SERVIÇO:

Summer Spa by Prodieta
* Período: de 25 de julho a 01 de agosto de 2010
* Local: Summerville Beach Resort – Muro Alto – Porto de Galinhas (PE)
* Hospedagem em apartamento duplo Superior, com pensão completa: R$ 2.750, por pessoa (ambos participantes do spa)
*** Outros valores sob consulta
* Parcelamento em até 6X no Mastercard ou Dinners. 5x no American Express. Demais cartões em até 3 vezes.
* Reservas: (81) 3302.4446
* Mais informações: Prodieta (81) 3463.4183 (Boa viagem) ou (81) 3241.5961 (Rosarinho).
www.summervilleresort.com.br

O pacote para o Spaziano inclui:

- 05 refeições diárias e 03 pontos de apoio hídrico (café da manhã, almoço, jantar e 2 lanches por pessoa);
- 02 massagens relaxantes;
- 01 tratamento de Spa dos Pés;
- 01 hidratação facial Kur Boutique;
- 01 mês de acompanhamento nutricional pós-spa na Prodieta;
- 01 mês de academia no Mar Hotel ou Atlante Plaza, após o spa.

Alemães do Sul estarão na ExpoTur Sul 2010

Embarque neste Roteiro Rural e conheça os caminhos de um povo. Nos dias 24 e 25 de Setembro, na ExpoTur Sul 2010 em Nova Petrópolis, os Alemães do Sul irão expor os atrativos deste trajeto.

Com um Roteiro de 2h30m de duração, a jornada inicia no Museu da Família e é finalizada no Armazém Rosa Mosqueta. Pelo percorrer do passeio é possível observar à cultura, os produtos, a arquitetura dos Imigrantes Boêmios. Localizado no interior de Nova Petrópolis, a 8 km do centro da cidade, os Alemães do Sul mostram durante todo o caminho a tradição Alemã do Jardim da Serra Gaúcha.

Visite o estande e tenha a oportunidade de conhecer mais detalhes deste maravilhoso roteiro. Quando vier a Nova Petrópolis aproveite e desfrute dessa cultura.

Festival de Lisboa celebra centenário da República Portuguesa




Foto -divulgação turismo de Lisboa
O centenário da República Portuguesa é o tema da sétima edição do Festival dos Oceanos, que acontecerá entre o dia 31 de julho e 14 de agosto, na bela Lisboa. Serão inúmeras atrações para encantar ainda mais os turistas durante o verão da capital portuguesa.

O concerto de abertura, que acontecerá no dia 31 de julho, na Praça do Comércio, terá no palco a cantora norte-americana Lauryn Hill. Além disso, o público poderá aproveitar noites de fado, museus abertos à noite, animação de rua, espetáculos interativos e atividades multimídia - tudo com acesso gratuito.

O festival apresentará espetáculos inéditos que passarão por pontos marcantes e históricos da implantação da República no país, como o Terreiro do Paço e a Praça do Município. São esperados mais de 300 mil visitantes.

O Festival dos Oceanos é organizado pela Associação de Turismo de Lisboa, e conta com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, do Casino Lisboa e do Parque Expo - Gestão Urbana do Parque das Nações.