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sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Mundo Mágico de Harry Potter abre suas portas ao público nesta sexta-feira

Os fãs de Harry Potter finalmente poderão curtir as atrações do Mundo Mágico de Harry Potter, nova área temática do Universal Orlando Resort inspirada nos livros e filmes do bruxo, a partir desta sexta-feira (18/6).



Para dar o ponta-pé inicial aos festejos que antecederam a abertura do parque ao público, na quinta-feira (17/6), o intérprete de Harry Potter no cinema, Daniel Radcliffe, e outros astros da saga como Rupert Grint (que interpreta Ron Weasley) e Tom Felton (que faz o papel do vilão Drago Malfoy) caminharam por um tapete vermelho para dar vida ao Castelo de Hogwarts.



Radcliffe “enfeitiçou” o castelo com a magia Lumus e Hogwarts se acendeu. Um espetáculo de luzes e fogos de artifício encantou os convidados enquanto John Williams conduzia uma orquestra que tocava músicas da trilha sonora dos filmes.



Imagens do evento podem ser conferidas no site: HD B-roll: https://universalorlandoresort.sharefile.com/d-sa3d25c8de724d67b



O Mundo Mágico de Harry Potter é umas das atrações mais aguardadas do Universal Orlando Resort. A área temática reproduz o universo criado pela escritora JK Rolling em seus livros e retratado em seis filmes.



O local promete ser o único lugar onde os fãs poderão visitar lugares como o Pub Cabeça de Javali e o restaurante Três Vassouras. Também terão a experiência de serem escolhidos por sua varinha mágica na Olivaras, exatamente como Harry em seu primeiro ano em Hogwarts. As famosas delícias degustadas pelos bruxos, como a cerveja amanteigada, o suco de abóbora e os sapinhos de chocolate também marcam presença nas lojas e quiosques do parque.



Além disso, três atrações divertirão os visitantes: No Vôo do Hipogrifo, uma montanha russa para a família, o visitante é guiado pelo gigante Hagrid e deve reverenciar a criatura - mistura de ave com cavalo. Já quem gosta de emoção não pode perder o Desafio do Dragão, uma montanha-russa dupla inspirada no Torneio Tribruxo.



Mas a estrela da área certamente é a Jornada Proibida, que acontece dentro do castelo e leva os fãs a um passeio pelos momentos mais emocionantes da vida de Harry, em uma mistura de tecnologias nunca vistas em um parque temático. Durante a visita será possível ver o Chapéu Seletor, a Sala das Velas Flutuantes e até acompanhar as conversas e discussões dos professores mais antigos da Escola de Magia, nos quadros pendurados nas paredes.



Mais informações sobre O Mundo Mágico de Harry Potter no site: http://media.universalorlando.com/harrypotter/



Universal Orlando Resort



Há várias maneiras de se aproveitar as férias em Orlando - mas há somente um Universal Orlando Resort. É um destino completamente separado com dois parques temáticos, com três hotéis e com complexo de entretenimento noturno. Além de sobrevoar Hogwarts com Harry Potter, é possível balançar sobre as ruas com o Homem-Aranha, lutar contra os aliens ao lado do Agente J em Homens de Preto e ajudar Shrek a salvar a princesa Fiona em Shrek 4-D. “Seja corajoso, seja diferente - seja extraordinário”.

GOL patrocina festa “São João em São Paulo”

Clientes da companhia poderão adquirir passagens no evento com 20% de desconto





A GOL vai marcar presença na festa “São João em São Paulo”, que acontecerá entre os dias 18 a 20 de junho no Sambódromo do Anhembi. Os clientes que comprarem passagens no estande da companhia terão desconto de 20% em qualquer trecho operado no Brasil e Exterior (exceto nos voos para Fernando de Noronha, Caribe e operações compartilhadas com empresas aéreas parceiras), em viagens realizadas entre agosto e novembro.



Para viajar de São Paulo (Guarulhos) a Recife, por exemplo, será possível encontrar tarifas a partir de R$ 159,20. O trecho São Paulo (Guarulhos)-Salvador sairá por R$ 111,20. Já de São Paulo (Guarulhos) para Fortaleza, o bilhete fica a partir de R$ 191,20.



Além do desconto, a GOL vai oferecer facilidade de pagamento. Os bilhetes poderão ser adquiridos com o cartão Voe Fácil, que permite o parcelamento em até 36 vezes, com parcela mínima de R$ 15, ou com cartão de crédito, parcelando em até seis vezes sem juros.



A companhia disponibilizará seis pontos de atendimento no estande, localizado na praça das vilas dos estados, onde vai oferecer desde a venda das passagens até recadastramentos e consulta de pontuação no programa de milhagem SMILES. “A expectativa da GOL é que cada vez mais pessoas passem a utilizar o transporte aéreo. Ao patrocinar e manter um ponto de vendas em festas populares temáticas como o São João, a empresa cria uma comunicação direta com seu cliente”, afirma Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da GOL.



A festa “São João em São Paulo” terá atrações como a cantora Elba Ramalho, Banda Parangolé, Chiclete com Banana, Banda Calypso, Banda Falamansa, Zezé de Camargo e Luciano, além de apresentação de quadrilhas e danças típicas do Nordeste com o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) e o cantor Alceu Valença.

EX-PRESIDENTE DO IGUASSU CONVENTION, MARCELO VALENTE FALA DO POTENCIAL DE FOZ E DE SEUS EMPREENDIMENTOS







Apaixonado pelo setor turístico e pela cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o ex-presidente do Iguassu Convention, o diretor comercial do Hotel Bella Itália Marcelo Valente(42 anos) desde 1990 e sócio diretor do grupo Loumar Turismo,(tendo por empresa âncora uma das maiores agências de turismo receptivo de Foz do Iguaçu), desde 2004,concedeu esta entrevista exclusiva em Foz do Iguaçu a jornalista Cristina Lira, onde ele fala do amadurecimento do turismo em Foz,fala das expectativas em torno da copa do mundo de 2014, do mercado nacional e internacional. . Valente é formado em Administração e Direito, com especialização MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - SP e MBA em Turismo e Entretenimento pela Universidade Cândido Mendes - RJ. As empresas nas quais atua geram cerca de 200 empregos diretos e indiretos e são referências em Foz do Iguaçu e região no quesito inovação em termos de gestão, produtos ofertados e qualidade de atendimento, registrando crescimento acima da média se comparadas com outras do mesmo setor. ______________________________

Cristina Lira - O senhor praticamente é um dos pioneiros do turismo de Foz do Iguaçu, então poderá dizer hoje qual a diferença de 20 anos atrás e hoje? Como vai o turismo de Foz?

Marcelo Valente: Não só o turismo de Foz que está mudando, mas no Brasil todo está alcançando outro patamar. É óbvio que Foz do Iguaçu por ser um grande polo internacional sente este amadurecimento da atividade antes dos outros, amadurecimento que surge pelo crescimento da renda da população que nunca teve o item viagem dentro de seu orçamento. O quê era facultado a 10, 15 milhões de pessoas, hoje está ao alcance de 60 milhões que podem pensar e planejar uma viagem. Imagina isto dentro de uma oferta de leitos de Foz do Iguaçu que é a mesma há 10 anos, 20 anos. Contudo, isto está acontecendo em todos os polos turísticos no Brasil.

Cristina Lira - Em média quantos turistas recebem e qual o maior polo emissor - Brasil ou estrangeiros?
Valente: O brasileiro sempre foi minoria em relação ao turista internacional nos últimos 20 anos em Foz do Iguaçu. Contudo, hoje já supera e esse número tende a cada vez ser maior. São Paulo - tanto capital como cidades do interior ? e os paranaenses têm liderado este crescimento.

Cristina Lira- Como analisa o mercado doméstico e o internacional?
Valente: Doméstico aquecido e há uma redescoberta em relação a Foz do Iguaçu. Muitas pessoas têm histórias fantásticas de virem a Foz há 20, 30 ou 40 anos, quando eram crianças. Muitos casaram nesta época e hoje estão retornando para uma Foz do Iguaçu repaginada daquela que eles conheceram. No internacional, sujeitos a todos as condições negativas que a Europa, principal emissor, está vivendo. Vai demorar um pouco ainda para se sentir um aquecimento.

Cristina Lira - Como o senhor ver a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil, quais as expectativas para Foz do Iguaçu?
Valente: Se olharmos o crescimento do grau de interesse que passamos a ter sobre a África em razão da Copa, podemos imaginar o quê representará este evento para o Brasil. Em relação Foz é seguir o embalo e aproveitar esta onda. É importante a cidade não ficar imaginando ser uma subsede esportiva para abrigar árbitros ou hospedar alguma seleção para uma pré-temporada. Isto é insignificante perto do todo, ou alguém sabe onde os árbitros estão na África? Tem que investir na sua principal vocação que é receber turistas que virão ao evento. Aproveitar o gancho que a cidade fará 100 anos às vésperas da copa no Brasil e investir nisto com planejamento, colocará os holofotes da mídia mundial para Foz do Iguaçu também.

Cristina Lira - Com suas empresas para que mercado atua?
Valente: Atendemos diretamente o cliente que chega até a Loumar pelo nosso site. Como falamos com o cliente final, conseguimos reduzir o custo final do produto de forma expressiva, no caso do "Passaporte Destino Iguassu" o desconto chega a 40% se comparado aos valores cobrados direto nos atrativos. A maior parte dos nossos clientes é de brasileiros, sem dúvida, oriundos de estados próximos que viajam com seu próprio carro. Contudo, este ano começamos forte com pacotes aéreos, com preços bem convidativos. Com isso, estamos ampliando e atendendo famílias de várias partes do País. O número de turistas estrangeiros também está aumentando, graças a nossa parceria com buscadores online.

Cristina Lira - Como dribla a baixa temporada?
Valente: Trabalhamos com uma margem de lucro pequena, tanto na hospedagem como nos passeios. Nosso intuito é que as pessoas venham a Foz do Iguaçu e possam fazer o máximo de atrativos possíveis. Ao invés de cobrar um absurdo por um passeio de barco, procuramos montar um pacote mais recheado de atrações com um valor justo e viável. Trabalharmos com mais de 20 hotéis de diferentes categorias também possibilita termos opções de hospedagens para todos os públicos. Essa soma faz com que visitar Foz do Iguaçu com a Loumar Turismo seja interessante em qualquer época do ano.

Cristina Lira - Quais os lugares mais procurados e principais atrativos em Foz?
Valente: Foz do Iguaçu e região têm atrações para cinco dias tranquilamente, curtindo passeios com intenso contato com a natureza ou aproveitando os preços tentadores no "paraíso das compras" das cidades vizinhas (Ciudad Del Este/PY e Puerto Iguazu/ARG). Entre os atrativos destacam-se as Cataratas do Iguaçu, candidatas a uma das Novas Maravilhas da Natureza, e a Hidrelétrica Itaipu Binacional - maior produtora de energia do planeta. Passeio de barco Macuco Safari, rapel, arvorismo, rafting, Trilha do Poço Preto, Parque das Aves, passeio de helicóptero são algumas das atrações. Além disso, é possível conhecer mais dois países em um curto espaço de tempo - a Argentina e o Paraguai, onde há opções de compras de mercadorias, principalmente aparelhos eletrônicos, a preços muito acessíveis.

Cristina Lira -Se o senhor fosse começar a vida agora, escolheria o turismo novamente?
Valente: Tentei jogar futebol no Barcelona ou ir para Fórmula-1, mas acho que não agradei (risos). Brincadeiras a parte, turismo é a minha vida, a vida da família e não conseguiria pensar em nada diferente, principalmente agora que as perspectivas são as mais positivas e promissoras.

O Hotel Bella Itália fica no coração de Foz do Iguaçu e é conhecido pelo seu café da manhã que desponta a nível internacional como o melhor café da manhã. Com 135 itens, o café conta com variedade de produtos deliciosos..Vale a pena experimentar

foto-divulgação, Marcelo Valente

MSC Cruzeiros terá nova rota para América do Norte

Companhia anuncia roteiros no Canadá e Nova Inglaterra

Para complementar a temporada de inverno no hemisfério Norte, em setembro, o navio MSC Poesia terá uma rota inédita com destinos que irão encantar os hóspedes. De Nova Iorque ao Canadá, passando pelas cores surpreendentes da Nova Inglaterra no outono, a América do Norte é um novo mundo para se descobrir.

MSC Poesia 01 baixa

Canadá e Nova Inglaterra farão parte dos roteiros do MSC Poesia a partir de 22 de setembro. Haverá cruzeiros de 06, 07, 09 e 10 noites para regiões de Quebec, Nova Iorque, Sidney, Boston, Charlottetown, Halifax, New Port, Corner Brook e Fort Lauderdale, na Flórida. Inclui também o imenso porto natural e as encantadoras cidades mergulhadas na história durante o período colonial da América do Norte. O preço por pessoa em cabine dupla sai a partir de US$ 1.181 (6 noites) e o pagamento pode ser feito em 6 vezes no cartão de crédito ou cheque (15% de entrada + 5 parcelas sem juros).







Além de encantadores itinerários, os hóspedes desfrutarão de muita diversão, conforto, requinte e lazer a bordo do MSC Poesia. Inaugurado em 2008, o MSC Poesia é um dos mais modernos navios da frota, com 1.275 cabines (80% delas externas com varanda), 4 restaurantes, 12 bares, 2 piscinas, 4 hidromassagens, centro esportivo, bar para degustação de vinhos, teatro, discoteca, área especial para crianças, spa e muito mais. O navio possui também um restaurante japonês (Kaito Sushi Bar), espaço gastronômico que já é sucesso no Brasil a bordo do irmão gêmeo MSC Musica.



Sobre a MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros possui os navios mais modernos do mundo, com uma frota composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade. Para mais informações acesse www.msccruzeiros.com.br.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PRESIDENTE DA ABRASEL DO RN PARTICIPA DA ABERTURA DA QUINTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS EM FOZ DO IGUAÇU






O presidente da Abrasel do Rio Grande do Norte, empresário Max Fonseca está em Foz do Iguaçu(PR) participando do encontro da Abrasel, mas prestigiou nesta quarta-feira(16) a abertura da quinta edição do festival de turismo das Cataratas no Hotel Rafain. A abertura do festival contou com a presença de muitas autoridades, entre os quais, o presidente da AVIESP, William José Périco, do presidente da AVIRP, Rosivaldo Aziz, o diretor da Itaipu Binacional do lado brasileiro, Jorge Samek, o secretário de turismo de Foz, Felipe Gonzalez, entre outros.



Uma das novidades neste ano é a integração do Hotel Show, tradicional evento de hotelaria que, assim como o Festival de Turismo, acontece anualmente na cidade. "Era uma ideia que já havia sido pensada e estamos fazendo um teste esse ano. O Hotel Show tradicionalmente acontecia uma ou duas semanas antes do Festival e como o público é muito parecido, resolvemos juntar", disse Paulo Angili, presidente do Comtur e um dos organizadores ao lado de Jaime Nascimento, do Pólo Tecnológico de Itaipu (PTI).



A cerimônia de abertura foi encerrada com a entrega do Troféu Amigo do Festival para algumas personalidades, entre os quais: Celso Tesser, presidente da Abav-PR; Jorge Samek, diretor da Itaipu Binacional;entre outros.

O idealizador e organizador do festival, o empresário Newton Paulo Angeli, entatizou a importancia do evento para o desenvolvimento de Foz. Contou que foi a Gramado ver o modelo do festival e dai começar a montar o festival de turismo de Foz que chega a sua quinta edição. O festival tem o objetivo de promover o destino e transformar Foz do Iguaçu num pólo de turismo. No primeiro festival participaram cerca de 950 pessoas e nesta quinta edição a perspectiva é de cinco mil pessoas.

PL que regulamenta o turismo rural é aprovado na Comissão de Finanças e Tributação e vai à votação conclusiva

TURISMO RURAL EM ALTA

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (16), por unanimidade, o projeto de lei n° 5077/09, do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que trata da regulamentação do Turismo Rural. A proposta, também por unanimidade, havia sido aprovada anteriormente pelas Comissões de Agricultura e Comissão de Turismo e Desporto.
Agora, o projeto será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo, seguindo depois diretamente para exame do Senado.
Menos burocracia, menos impostos
O projeto de Silvio Torres modifica dispositivo da lei n° 8.021/90, na parte relativa à legislação do Imposto de Renda, para incluir, no rol da atividade rural, ações ligadas ao turismo rural. Promove também alterações em item da lei n° 5.899/73, para enquadrar a exploração do turismo rural nas normas reguladoras do trabalho rural.
As duas propostas de alterações legais, idealizadas pelo parlamentar do PSDB, tem por objetivo simplificar e beneficiar as seguintes atividades:
• A administração de hospedagem em meio rural;
• O fornecimento de alimentação e bebidas em restaurantes e meios de hospedagem rurais;
• A organização e a promoção de visitas a propriedades rurais produtivas ou propriedades rurais inativas de importância histórica;
• A exploração de vivencia de praticas do meio rural; e
• A exploração de manifestação artística ou religiosas no meio rural
Proposta inovadora
Nas três comissões temáticas da Câmara que examinaram o projeto de lei n° 5.077/09, foi destacado o caráter inovador da proposta, a possibilidade de criação de alternativas para o meio rural, de complementação de renda para os pequenos produtores e núcleos familiares de produção rural, e fonte de desenvolvimento sustentável.
Para Silvio Torres, a transformação do seu projeto em lei será um avanço no desenvolvimento desse segmento do turismo nacional, além de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do meio rural.
Destaca o parlamentar paulista que o êxito do turismo rural é muito dependente dos produtores do campo. São eles, em sua maioria pequenos empreendedores, com base familiar, que nos finais de semana e nos feriados, abrem suas propriedades para visitantes e comercializam produtos de fabricação caseira e artesanato. Durante a semana eles desenvolvem as atividades inerentes à sua principal lida, que são a plantação de pequenas roças e a mão de obra é local (familiares e empregados da mesma propriedade ou de glebas vizinhas). 90% dos empreendimentos trabalham em situação de informalidade. Para o desenvolvimento desses dois trabalhos, os produtores precisam estar inscritos com a atividade rural própria da zona rural, e como prestadores de serviços, própria da atividade urbana, o que acaba por onerar o segmento.
Para corrigir essa distorção é que Silvio Torres apresentou o projeto de lei nº 5077/09, que promove alterações em duas leis existentes-a de nº 8023/90 e de nº 5889/73.
Agora à noite o deputado Silvio Torres utilizou a Tribuna para agradecer todas as lideranças do setor de turismo rural que lutaram pelo o que foi aprovado até agora, em especial, a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), Andrea Roque Junqueira, grande percussora dessa batalha. "Grande liderança não apenas estadual, mas também nacional, que está à frente desse trabalho desde o inicio, com garra e perseverança . Parabéns pela determinação e vamos continuar mobilizados nessa briga, até que o PL chegue à Comissão de Constituição

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FAZ INDÚSTRIA DE MÍDIA E ENTRETENIMENTO SE REINVENTAR, MOSTRA ACCENTURE

As empresas da área de mídia e entretenimento estão passando por uma fase de reinvenção, com foco em investimentos nas tecnologias digitais, que permitirão o relacionamento direto com o consumidor e o aumento do faturamento, revela pesquisa da Accenture, que inclui o Brasil entre os 17 países que tiveram executivos entrevistados.

O estudo ainda encontra um consenso entre os mais de 100 executivos sênior pesquisados: a abordagem multiplataforma para a distribuição de conteúdo impulsionará o crescimento do faturamento da indústria. Quase dois terços (65%) dos pesquisados citaram novas plataformas como celulares e consoles de games como a principal fonte de receita no futuro. E, apesar da crise econômica, mais de dois terços (69%) disseram que suas companhias aumentaram os gastos em seus canais digitais em 2009, com o objetivo de melhorar a habilidade de entrega em múltiplas plataformas.

Entre os principais resultados estão:

Novas plataformas, novas áreas de crescimento - os executivos entrevistados acreditam que a fonte primaria de crescimento de faturamento nos próximos três anos será a mobilidade/wireless (53%) e streaming online (44%). A maioria deles - 86% - listou a produção de conteúdo e inovação, o que inclui customização entre plataformas, como a mais importante nova capacidade permitida pela tecnologia digital. Já 64% destacaram o gerenciamento de acesso e distribuição, especialmente para redes móveis/wireless.

O tempo é de ser pessoal - no momento, os grupos de comunicação estão competindo com as operadoras de telecomunicações, empresas de internet, eletrônicos, varejistas e novos entrantes que disputam o tempo de entretenimento do consumidor, sua atenção e dinheiro. Os empresários do setor citaram: competição cruzada por seus clientes (60%), declínio da demanda de negócios (47%) e mudanças estruturais na indústria (40%), como as principais razões para o investimento em tecnologia digital.

A necessidade de canais digitais de entrega - como resultado de investimentos recentes, um terço (33%) das empresas está a três quartos do caminho da transformação do analógico - modelo offline de negócios - para uma empresa integrada digitalmente. Isso representa um aumento de 12% em relação a 2007 e 2008, quando apenas uma entre cinco das companhias pesquisadas eram digitais. Ainda assim, os executivos apontam alguns desafios para essa transformação.

A pesquisa analisa o impacto dos avanços das tecnologias digitas, modelos de negócios, a crise econômica e o aumento da competição pela atenção do consumidor em diversos segmentos da indústria de mídia e entretenimento, incluindo a televisão, videogames, filmes, rádio, editorial, entretenimento interativo e publicidade.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com mais de 181 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. A companhia teve receitas líquidas de U$21,58 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2009. Sua página na internet é www.accenture.com.br

CONVIDADA PELA KODAK PARA PARTICIPAR O ESTANDE DA EMPRESA NA EXPOPRINT EM SÃO PAULO

Kodak participa da Expoprint Latin America 2010

A Kodak tem o prazer de convidá-lo para visitar o estande da empresa na Expoprint Latin America 2010, o maior evento da área gráfica da América latina que acontece no Transamérica Expo Center São Paulo, entre os dias 23 e 29 de junho de 2010.

Na oportunidade, estarão expostos os mais recentes lançamentos na área de comunicação gráfica. Além disso, os executivos da empresa estarão à disposição para conversar com a imprensa.


ExpoPrint 2010
Data: 23 a 29 de junho de 2010
Horário: de segunda a sexta, das 13 às 20 horas; sábado e domingo, das 10 às 17 horas
Local: Transamérica Expo Center São Paulo
Endereço: Rua José Guilger Sobrinho, 21.500
Estande da Kodak: Avenida D – estande D21.
Informações para a Imprensa

Para Paradisus, Brasil é um dos mercados de maior potencial no turismo de luxo



O Brasil é definitivamente o principal alvo da rede Paradisus na América Latina. Prova disso, foi a recente visita da diretoria do grupo a São Paulo para estreitar relações com os profissionais do turismo, especialmente do segmento de luxo. Em três dias na capital paulista, o diretor de vendas e marketing dos hotéis Paradisus da República Dominicana, Michel Albahari, e o vice-presidente do grupo para o continente americano, Bernard Eric Wyss, tiveram quase 15 encontros com profissionais do turismo.



“O Brasil é um dos mercados de maior potencial no turismo de luxo se comparado a outros países da América Latina e queremos posicionar nossa marca neste cenário, apresentando nossos benefícios e qualidade insuperável”, reforça Albahari. O diretor de marketing lembra que muitas vezes sai mais barato viajar para Punta Cana com todo o luxo e conforto que o destino oferece do que para as cidades turísticas brasileiras.



“Não podemos chegar a todos os segmentos em um país com quase 200 milhões de habitantes ou numa cidade como São Paulo, por isso, temos que definir que tipo de cliente buscamos e vice-versa, ou seja, que tipo de segmento o Brasil busca dentro do produto Paradisus. Esperamos que as agências e tour operadores que visitamos contemplem este perfeito binômio: o que eles buscam e o que nós buscamos”, afirmou Wyss.



Sobre os Paradisus Resorts



Reconhecido pela sofisticação de seus hotéis cinco estrelas e pela premiada gastronomia, a marca Paradisus Resorts oferece uma experiência única de luxo e tranquilidade a seus hóspedes. Um universo de sensações e acomodações extraordinárias localizadas de frente para o mar em países paradisíacos como Costa Rica, República Dominicana e México.



Os hotéis da marca Paradisus Resorts são um mundo em que a arquitetura imponente, a decoração requintada e o paisagismo artístico convivem harmoniosamente com a arte, a cultura e a natureza. Um mundo no qual cada aspecto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inigualável em todos os sentidos.



No Paradisus Resorts, o luxo é elevado com os programas Family Concierge e Royal Service, um conceito de serviço exclusivo para adultos. Atenção especial e serviço personalizado que atendem a todos os caprichos, desejos e vontades dos hóspedes.



A marca Paradisus é a linha super luxo do grupo Sol Meliá. Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a cadeia hoteleira Sol Meliá é líder absoluta no mercado espanhol, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios. Atualmente, o grupo conta com mais de 400 hotéis espalhados por 35 países e quatro continentes. As marcas sob a comercialização do grupo são Meliá (Gran Meliá y Meliá Boutique Hotel), ME by Meliá, Tryp, Sol, Paradisus, Sol Meliá Vacation Club y Luxury Lifestyle Hotels & Resorts.

Quality Suítes Natal incentiva e apóia a cultura

Apoiar espetáculos teatrais, musicais, entre outras atividades artísticas está no foco do Quality Suítes Natal. Desta vez, o hotel recebe a atriz global premiada Pitty Webo e o ator Daniel Del Sarto, do elenco da peça “Mulheres Solteiras Procuram”, que acontece em apresentação única no próximo sábado (19), às 21h, na Casa da Ribeira. Com texto e direção assinados por Pitty Webo, a peça é dividida em esquetes cômicos, nos quais os atores interpretam diversos papéis, contando o que há de mais engraçado na vida da mulher solteira em busca da felicidade.

Na visão de Atílio Camargo, gerente geral do Quality Suítes Natal, o apoio cultural é fundamental para oxigenar a vida artística da cidade. “Natal é muito carente de apoios desse tipo. Os artistas precisam buscar inúmeras vezes por um lugar. E nós abraçamos essa política de maneira integral e acredito ser hoje a principal característica do nosso hotel”, disse o gerente.

Quinta-feira de estréia do novo VersátilNews

Com temas para todos os gostos, o novo VersátilNews entra no ar, nessa quinta-feira, 17 de junho. O portal que leva a marca da credibilidade e da experiência de 34 anos de jornalismo do colunista Toinho Silveira completa três anos e chega com mais conteúdo e todo repaginado, com projeto assinado pela PHD Virtual.

No novo Versátil, você encontrará moda, por Érika Nési, turismo, por Camila Pimetel, notícias do mercado publicitário com Isabelle Azevedo, sociedade e política e ainda as notícias da cultura, com Antonio Júnior e do interior do RN e os flashes e bastidores do circuito pop, por Ingrid Silveira, além de entrevistas, cobertura de eventos e muita interatividade.

No portal, todo o mix de produtos que levam a assinatura de Toinho Silveira. Do programa Versátil, na TV Ponta Negra, ao programa Podium, na TV União, além de um espaço reservado para a coluna do jornal vespertino Correio da Tarde.

Assim, bem Versátil, o novo site entra no ar com o propósito de trazer notícias atuais e reais, sem abrir mão da responsabilidade de levar ao leitor somente a verdade, apostando também no jornalismo de prestação de serviço.

Agora que você já sabe o que Toinho Silveira anda aprontando por aí, vamos aos agradecimentos aos parceiros, tão necessários para que esse sonho de se tornasse realidade.

Churrascaria Sal e Brasa, Art & C Propaganda, KMP Gráfica, PHD Virtual, aos anunciantes e a toda nossa equipe, que continua firme, acreditando que sempre é possível fazer mais.

Portugal lança programa para divulgar riqueza gastronômica

O Turismo de Portugal lançou ontem um programa para divulgar as maravilhas gastronômicas do País. O Prove Portugal foi oficialmente apresentado ao público português nesta terça-feira no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, com a presença do ministro da Economia, Vieira da Silva. “Este não vai ser só um programa, mas uma revolução na promoção da gastronomia dentro do turismo português”, ressaltou. O projeto conta com 33 entidades associadas, entre instituições governamentais, empresas privadas e associações do setor do turismo.



Segundo informações do Turismo de Portugal, o Prove Portugal visa alavancar a visibilidade, reconhecimento e a percepção, nacional e internacional, de uma gastronomia de excelência, sustentada em produtos genuínos de grande qualidade, e em profissionais que, a cada dia, reinventam a cozinha e os vinhos portugueses.



Portugal possui um conjunto de regiões diversificadas onde se desenvolveram culinárias de grande valor gastronômico. São mais de mil quilômetros nos quais se pescam peixes e mariscos fabulosos, terras com oliveiras das quais se produzem azeites de grandíssima qualidade e vinhos de mesa à altura dos grandes nomes mundiais, sem contar o tradicional e conhecido vinho do Porto. Caldo Verde, o Peixe Fresco, o Cozido, o Leitão Assado, a Cataplana, o Bacalhau… São inúmeras as delícias de dar água na boca ao turista de todas as nacionalidades.



Prioridades do programa



Dezenas de ações estão previstas para serem desenvolvidas a médio e longo prazo com os parceiros envolvidos, entre elas: a promoção de visitas a Portugal de formadores de opinião, chefs internacionais e operadores turísticos; presença da Gastronomia e Vinhos em eventos e meios de comunicação internacionais; ações de promoção de Chefs portugueses em outros países; realização de eventos gastronômicos de âmbito regional, realização de programas de formação/qualificação nas Escolas de Hotelaria e Turismo para alunos e profissionais; realização de sessões técnicas com Chefs nacionais e internacionais, divulgação da excelência dos produtos portugueses e do receituário regional no site Prove Portugal e em eventos gastronômicos.



Mais informações em:

www.visitportugal.pt www.proveportugal.pt

FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS DO IGUAÇU SERÁ ABERTO HOJE EM FOZ

Será aberto hoje em Foz do Iguaçu(PR), no Rafain Palace Hotel & Convention Center, a quinta edição do festival de turismo das Cataratas.Neste ano, a feira contará com dois mil metros quadrados, cerca de 150 estandes com previsão de mais de 300 expositores. Também serão realizados eventos paralelos como a rodada de negócios, o Forum Internacional de turismo e a V Mostra de Excelência em turismo. O Paraguai, com o tema”Apaixonar-se pelo Paraguai” que será apresentado para imprensa e operadores, terá um estande de 42 metros quadrados, lugar onde acompanharão o SENATUR(Secretaria Nacional de Turismo ) várias empresas. Nesta quinta-feira(17), as 15h a representante da Senatur, Liz Cramer apresentará para a imprensa os avanços dos projetos em execução na região e nos demais circuitos turísticos do Paraguai

terça-feira, 15 de junho de 2010

Agente de viagens e jornalistas franceses participam de Convenção e conhecem destino RN

Agentes de viagens e jornalistas franceses - melhor posicionados no mercado europeu - estarão em Natal, no período de 16 a 21 de junho, para participar da Convenc'Tour - convenção que debaterá atualidades do Turismo na França -, no SERHS Natal Grand hotel , na Via Costeira. A abertura do evento, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), com o apoio da EMBRATUR através da CTI Nordeste e de parcerias com o empresariado local, será nesta sexta-feira, dia 18, às 9 horas.

Os franceses, a convite da SETUR, também conhecerão diversos pontos turísticos potiguares, como Lagoa de Pitangui e dunas de Jenipabu, em Extremoz; engenhos de cana de açúcar e viveiros de camarão do município de Ceará-Mirim e a praia da Pipa, em Tibau do Sul.

Na ocasião, também será distribuída a revista institucional do Estado, com informações turísticas sobre o RN, em língua francesa - iniciativa inédita, operacionalizada pelo secretário adjunto de Turismo, Armando José - para os visitantes, que distribuirão o material amplamente em seu país de origem. A publicação foi produzida por Glória Barbará, da Travel Tour, de São Paulo, com textos do jornalista Antonio Roberto Rocha e tradução para o francês de Marília Latche.

O objetivo deste evento e da apresentação das principais localidades turísticas potiguares para os estrangeiros é promover o destino RN no mercado turístico da França, o qual possui grande potencial emissor, porém ainda pouco explorado pelo Nordeste do Brasil. Por meio da TAP, a região já conta com uma malha aérea consolidada, com conexões imediatas a partir de importantes cidades francesas.

Algumas empresas que apóiam o evento:

Tap, Hola Tour, Cvc, Amadeus, Tms Contact, Avis, Fran, Go Voyages, Hertz, Holiday Autos, Hsbc, Jet Tours Tc, Lagrange Vacances Look Voyages, Sti , Sulema, Gras Savoye.

FESTA DE SÃO JOÃO DE CARUARU

SONHO DE VALSA TRAZ PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO PARA


Num espaço temático com moinho de vento, a marca oferece ainda brincadeiras típicas

dos festejos juninos aos casais apaixonados



Até o dia 29 de junho, o bombom Sonho de Valsa realiza uma série de ações no Pátio de Eventos de Caruaru (PE) e inova com uma pista de patinação de gelo sintético em plenos festejos de São João. Inspirado nos modelos holandeses, a marca criou o Moinho Sonho de Valsa, com cerca de 8 metros de altura e com diversas atrações para os casais apaixonados presentes na festa.

“Pelo terceiro ano consecutivo, a Kraft Foods Brasil, com Sonho de Valsa, marca presença nas festas de São João no Nordeste. Este ano, nossa intenção foi criar um espaço mágico, e que inspirasse as pessoas a demonstrar seu amor durante as festas em Caruaru”, comenta a gerente de marketing de snacks da Kraft Foods Brasil no Nordeste, Mariana Amazonas.

Dentro do galpão do moinho, foi montada uma pista de patinação de gelo sintético de 10 por 15 metros, onde os visitantes poderão se divertir e curtir um momento a dois. Além disso, há espaços como o “Campo do Sonho” e o “Pedaços de Sonho” que prometem mais animação. No primeiro, a brincadeira é o jogo de argola, só que no lugar de pinos para os participantes acertarem, há tulipas, rosas e brancas, que garantem o charme e romantismo à diversão. O casal ficará com as mãos atadas e terá três chances para acertar uma argola em uma das tulipas brancas para ganhar o bombom de brinde. No segundo espaço, há dois quebra-cabeças, feitos com mantas magnéticas, com as figuras do Sonho de Valsa temáticos do São João. Um deles tem o bombom com os lacinhos e o outro com um chapéu de palha. A brincadeira consiste em uma disputa entre casais, em que cada um vai montar junto, com as mãos amarradas, o seu quebra-cabeça. Quem terminar a montagem primeiro ganha um bombom Sonho de Valsa.

Sonho de Valsa é a marca de bombom mais vendida do país, com 43,9% (FM’10) de participação no mercado em volume, segundo o Instituto Nielsen. A cada dez bombons consumidos no Brasil, quatro são Sonho de Valsa. O bombom faz parte do portfolio de marcas da Lacta, pertencente à Kraft Foods Brasil e está disponível em quatro sabores: tradicional, trufa, chocolate branco e avelã com creme branco.



A empresa

A Kraft Foods Brasil, subsidiária da Kraft Foods Global Brands, LLC. é a primeira indústria de alimentos nos Estados Unidos e a segunda maior no mundo. Possui quatro fábricas espalhadas pelo território nacional e está construindo mais uma unidade no Estado de Pernambuco. Emprega cerca de sete mil funcionários e registrou, em 2008, faturamento bruto de R$ 4 bilhões. O portfolio da empresa conta com marcas consagradas como os chocolates Lacta, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal, a linha de chás Royal Blend e o cream cheese Philadelphia. Em fevereiro de 2010 a Kraft Foods Global, LLC. adquiriu o controle acionário da Cadbury PLC, empresa líder nos mercados de gomas e balas. No Brasil, a empresa possui marcas tradicionais como Trident, Chiclets, Bubbaloo e Halls, empregando cerca de dois mil e quinhentos funcionários e com uma fábrica no interior do Estado de São Paulo.

GOL comemora o aniversário de Imperatriz com promoção “Você Faz a Festa”

A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, irá comemorar o aniversário de Imperatriz, que acontece no dia 16 de julho, oferecendo o trecho de ida grátis para viagens que tenham a cidade como destino.



Os bilhetes promocionais são validos em voos partindo de São Luiz (MA), Brasília (DF) e Belém (PA), nos dias 13 e 14 de julho e já podem ser adquiridos pelo site (www.voegol.com.br), até o próximo dia 29. A tarifa é válida apenas para viagens de ida e volta, com permanência mínima de duas noites e máxima de dez noites. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.



Mais informações e o regulamento da ação podem ser obtidos no site da GOL ou com a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.

SADIA X-SANDUÍCHE NO TREM DO FORRÓ DISTRIBUIRÁ TAPIOCA DURANTE SÃO JOÃO DE CARUARU

A marca é a patrocinadora exclusiva do local e promete ainda

agitar os vagões com muita música



A marca de queijos Sadia X-Sanduíche, da K&S Alimentos S.A, joint-venture formada pela Kraft Foods e a Sadia, será a patrocinadora exclusiva do Trem do Forró de Caruaru. Para embalar os festejos do São João da cidade, a marca vai distribuir cerca de 40 mil tapiocas de queijo até o dia 28 de junho.



O Trem do Forró é uma atração bastante popular durante as festas de São João de Caruaru. Este ano, Sadia X-Sanduíche promove uma ação com quatro tapioqueiras que irão garantir a energia dos forrozeiros oferecendo milhares de tapiocas ao som de muito forró pé de serra. A estimativa é que cerca de meio milhão de pessoas sejam impactadas pela ação durante o período das festividades juninas. “Mais uma vez, estamos apostando na região e customizando nossas ações para fazer parte da cultura e do dia a dia do consumidor nordestino”, ressalta a gerente de marketing da K&S, Viviane Scatollini.



A marca

Sadia X-Sanduíche, o queijo que derrete cremoso, é a segunda marca mais consumida de queijos fundidos na região, com 33,5% de participação em volume, segundo dados Scantrack (lojas com mais de cinco check outs) Nielsen (YTD’10). A região Nordeste é um dos principais mercados de queijos fundidos e movimenta aproximadamente 56 toneladas por ano. (Scantrack Nielsen – FY 2009).



K&S Alimentos S.A

A joint-venture entre a Kraft Foods Brasil S.A. e a Sadia S.A., foi oficializada em abril de 2008 para produzir e comercializar queijos processados no mercado brasileiro. A empresa fica em Curitiba e conta com administração e governança corporativa próprias. A Kraft Foods tem participação majoritária na joint-venture, com 51% de suas ações e contribui com instalações fabris e maquinários já existentes em seu complexo industrial na capital paranaense. A Sadia tem 49% da sociedade e fica responsável pela venda e distribuição dos produtos.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SEEL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS E DIRIGENTES ESPORTIVOS

Com o objetivo de profissionalizar a prática desportiva no Estado, a Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (Seel) abriu esta semana as inscrições para o curso “Gestão e Marketing Esportivo”, que possibilitará a capacitação de gestores públicos e dirigentes esportivos em boas práticas de gestão. Com um total de 60 vagas ofertadas gratuitamente, o curso será destinado às Federações, Prefeituras, Escolas Públicas e Privadas e aos gestores e agentes envolvidos com o desporto. As aulas serão realizadas aos sábados, das 8 às 14 horas, na Faculdade de Natal (FAL). O curso terá início no dia 14 de julho e se estenderá até o dia 11 de setembro.

Ao todo, o curso terá o conteúdo programático dividido em nove disciplinas a serem ministradas por doutores, mestres e especialistas, conforme a seguinte distribuição: A importância da Profissionalização do Desporto no RN (Henio Ferreira); Gestão Estratégica de Organizações (Geílton Protásio); Gestão de Operações e de Serviços (Geílton Protásio); Direito Desportivo (Henio Ferreira); Marketing Desportivo (Alan Oliveira); Organização de Eventos Desportivos (Alan Oliveira); Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (Valério Gomes); Demonstrativos Contábeis e Prestações de Contas (Cintia Almeida); Seminário Final (Roberto Cabral e Marcelo Bandiera). A coordenação científica do curso será do professor Marcelo Bandiera, especialista em Marketing com ênfase em Serviços pela FIA/USP.

Ao final do curso, os participantes que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 e presença igual ou superior a 75%, receberão os certificados emitidos pela FAL com o título de “Curso de Extensão em Gestão do Desporto”, com carga horária de 60 horas/aula.

De acordo com o Secretário Estadual de Esporte, Júlio Protásio, a iniciativa visa oferecer aos profissionais envolvidos com o desporto condições para o desenvolvimento de projetos públicos e privados. “O curso irá dotar os agentes da área esportiva de ferramentas de gestão que permitam a profissionalização de órgãos públicos e federações desportivas, gerando a compreensão sobre a importância e o impacto do esporte na qualidade de vida da população”, afirmou o secretário.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o curso “Gestão e Marketing Esportivo” estão sendo realizadas gratuitamente na Coordenadoria de Esportes da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Seel, das 8 às 12 horas e 14 às 18 horas. O prazo para inscrições encerra-se no dia 10 de julho de 2010.

A Seel localiza-se na Avenida Senador Salgado Filho, 1791, Lagoa Nova. Edifício Maine, 3º andar. Fones: 3232.1028/3232.1792.


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MINI-SIMPÓSIO DIA 19 EM NATAL DO CEEI

A coordenação do I CONGRESSO INTERNACIONAL de CIÊNCIA, ÉTICA e EDUCAÇÃO INTEGRADA (Em Natal: Vendo o que não se VÊ)está divulgando sobre o congresso das atividades científicas multiprofissionais, interdisciplinares, interinstitucionais, que serão desenvolvidas durante o congresso (em Natal, período de 28 a 30/10/10),no SERHS Natal Grand hotel, na via Costeira.

Essas atividades compreendem: (1) mesas temáticas interativas; (2) oficinas multiprofissionais, integradas; (3) apresentação de trabalhos/projetos sociais (Pôster de 28 a 30/10); (4) mesa de abertura do congresso (28/10).



Estamos organizando grupos de estudo em “Atenção Integral ao ser Humano” nas diversas áreas, para colaboração na organização de mesas, oficinas e apresentação de trabalhos/projetos sociais para a comunidade.

Você é convidado (a) para fazer parte desse grupo, junto com os (as) colegas que tiverem o perfil de uma mente aberta e o interesse de colaborar nessa construção de atenção integral, com foco em projetos/trabalhos sociais, para melhoria da qualidade de vida da comunidade.



Atividades pré-congresso estão sendo desenvolvidas em alguns estados. O 4o. Mini-Simpósio pré-congresso preparatório será realizado em breve.



Estamos concluindo a organização do 4º. Mini-Simpósio preparatório pré-congresso em Natal (o 1º. Foi em Natal na FARN, apoio da UFRN e da USFC/SMS , o 2º. em São Paulo, o 3º. em Recife), previsto para 19/06/10 (sábado, das 08 as 12h), no auditório da UnP na avenida Floriano Peixoto, apoio da FAL (Faculdade de Natal), para esclarecimentos e divulgação do congresso, inscrição e apresentação dos demais trabalhos/ projetos sociais; em anexo a ficha de inscrição para os trabalhos sociais (último prazo para as inscrições em 17/06/2010, enviar para o meu email – gracama@terra.com.br).



Você poderia fazer inscrição de projetos sociais conhecidos, ligados a sua instituição, ou pessoas de outras instituições que trabalhem com as comunidades (temos mais de 60 trabalhos inscritos no Brasil – ficha anexa).



Estão ocorrendo reuniões de grupos colaboradores de estudo em “Atenção à Saúde Integral da Criança”, junto à Presidência da Sociedade de Pediatria NRG, cujo Presidente Nivaldo Sereno Junior e Equipe estão dando integral apoio, como também grupos nacionais e internacionais; em “Atenção à Saúde Mental, Emocional e Espiritual” (grupo locais e nacionais da Psiquiatria, Psicologia, NeuroPsicologia e áreas afins, junto à Presidência da Sociedade de Psiquiatria do RN, com a Presidente Myrna Chaves, de Psicologia e de Psicologia TransPessoal, dando integral apoio), em Educação, Filosofia, Direito entre outros.



DA COORDENAÇÃO DO EVENTO


Site: WWW.congressinterceei.com

Mercado público de Itapissuma será requalificado

Além das águas mornas e tranqüilas, o Litoral Norte de Pernambuco oferece aos turistas outra atração irresistível: a saborosa gastronomia feita a partir de frutos do mar. Para que turistas e pernambucanos possam degustar da nossa culinária com mais conforto e qualidade, a Secretaria de Turismo de Pernambuco irá reformar o mercado público de Itapissuma, a terra da famosa caldeirada. A praça Agamenom Magalhães, que fica no entorno do prédio, também será inteiramente requalificada. O investimento está orçado em R$ 1,8 milhão, com recursos provenientes do Prodetur.

“Com esta obra vamos garantir que os comerciantes possam vender melhor seus produtos, oferecendo um serviço padronizado, com qualidade e eficiência. Isto quer dizer mais geração de empregos e aumento na receita da cidade”, afirmou o secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara.

O edital de licitação para a obra será publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial de Pernambuco e o prazo para a concorrência entre as empresas é de três meses. O início das obras está marcado para outubro e o prazo de conclusão é de oito meses. O projeto prevê a conscientização dos locatários que comercializam nos 12 boxes existentes no mercado, informando a todos sobre os benefícios que a requalificação pode trazer.

Todos os boxes serão inteiramente reformados e novos banheiros instalados. Os pescadores vão ganhar um quiosque específico para a manutenção das redes, dando visibilidade a esta importante tradição local. O piso será completamente reformado, garantindo acessibilidade ao prédio. Um playground, que atenderá tanto aos turistas quanto à comunidade, será construído ao lado do mercado.

“Teremos ainda espaços para apresentações culturais e comercialização de artesanato. Com isto queremos consolidar Itapissuma e todo o Litoral Norte como um centro de referência da culinária popular. Este equipamento será trabalhado como um produto turístico, compondo todo o nosso material de divulgação”, esclareceu Câmara.

Taxa de ocupação internacional da TAM atinge 77,8% e registra recorde para o mês de maio

Companhia manteve a liderança nas operações domésticas, com
market share de 40,9%, e nas linhas para o exterior, com 87,9%



A TAM Linhas Aéreas alcançou em maio uma taxa de ocupação (load factor) de 77,8% em seus voos internacionais, com expressivo crescimento de 12,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009, registrando o melhor índice da história da companhia para esse mês, de acordo com o que mostram os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A taxa de ocupação internacional apresentou crescimento pelo oitavo mês consecutivo, num desempenho influenciado pelo crescimento de 22,5% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 3,1% na oferta de assentos (ASKs). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o load factor internacional foi de 76,5%, superando em 5,8 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.

A TAM manteve a liderança tanto no mercado internacional quanto no doméstico. No segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, o market share da companhia foi de 87,9% em maio e de 84,3% no acumulado de cinco meses. No mercado doméstico, a participação foi de, respectivamente, 40,9% e 42,1%.

No dia 13 de maio, a TAM tornou-se a 27ª companhia membro da Star Alliance. A integração à maior aliança de aviação comercial do planeta permitiu à companhia ampliar seus serviços e oferecer uma série de benefícios aos passageiros. Por exemplo: os clientes TAM Fidelidade agora podem acumular e resgatar pontos em voos operados por qualquer uma das demais 26 companhias aéreas membros da Star Alliance. Da mesma forma, os clientes dos programas de passageiros frequentes (FFPs) dessas empresas poderão acumular pontos sempre que voarem pela TAM e poderão resgatar pontos para voar na companhia brasileira.

Em uma estimativa conservadora, a TAM prevê um incremento de US$ 60 milhões por ano nas receitas. As experiências relatadas por outras empresas membros da Star Alliance mostram que o número de passageiros transportados cresce de 3% a 5% ao ano após o ingresso na aliança.

Mercado doméstico
A TAM obteve em maio um crescimento de 9,4% na demanda (RPKs) do mercado doméstico em relação ao mesmo mês de 2009, combinado a um aumento de 8,6% na oferta de assentos (ASKs). O resultado foi uma elevação de 0,4 ponto percentual na taxa de ocupação dos voos domésticos, que atingiu 57,1% no mês. No acumulado de janeiro a maio de 2010, o crescimento da demanda foi 12,5% na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto a oferta de assentos aumentou 7,4%, influenciando o aumento de 2,9 pontos percentuais na taxa de ocupação, que atingiu 65,6% nesse período.

A taxa de ocupação de maio, assim como a de abril, espelha a sazonalidade desse período, que é o mais fraco do ano em termos de demanda de passageiros. Mesmo assim, a companhia registrou alta de 5% a 10% no yield doméstico (valor médio pago por passageiro em cada quilômetro voado) de maio, na comparação com o mês anterior. Essa alta reflete a racionalidade observada até o momento no mercado, combinada com a melhora na qualidade do yield decorrente do perfil dos passageiros voando a negócios, concentrados nos horários de pico, o que permitiu recuperação das tarifas. De acordo com as expectativas baseadas nos primeiros dias do mês de junho, o yield doméstico de junho tende a continuar aumentando em relação a maio.

Pantanal
A Pantanal Linhas Aéreas apresentou um crescimento expressivo de 8,6 pontos percentuais na taxa de ocupação de suas aeronaves em maio, que atingiu 63%. Esse desempenho foi resultado da expressiva expansão de 25,3% na demanda e aumento de 8,2% na oferta de assentos. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o load factor da companhia 60,9%, com crescimento de 7,1 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2009, devido ao aumento de 25,1% na demanda e de 10,5% na oferta.

A companhia obteve participação de 0,16% no mercado doméstico em maio, praticamente estável em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 0,13% no acumulado dos cinco primeiros meses. No mês de maio, a TAM e a Pantanal reativaram acordo de codeshare para seis destinos em três Estados brasileiros: Araçatuba, Bauru, Marília e Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG) e Maringá (PR). Com a reativação do acordo, a TAM, que atendia 82 destinos, passou a atender um total de 87 destinos no Brasil, seja com voos próprios ou por meio de acordos com companhias aéreas regionais. Das seis cidades, Maringá (PR) já era servida pela TAM por meio de acordo com a TRIP Linhas Aéreas.

GOL oferece tarifas especiais em dias de jogos do Brasil na Copa

Ação, que inclui todos os trechos domésticos da companhia, é
válida para voos realizados durante a primeira fase do mundial





A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, está oferecendo bilhetes mais baratos para voos realizados em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. A ação, chamada “Só vai dar GOL na Copa”, é válida para os 50 destinos operados pela empresa no Brasil, em viagens realizadas nos dias 15, 20 e 25 de junho – quando a Seleção enfrentará as equipes da Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal, respectivamente.



“A ação facilitará a viagem daqueles que querem assistir aos jogos com parentes e amigos. Está totalmente em linha com nossa missão, que é aproximar pessoas com segurança e inteligência”, diz Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da GOL.



Para voar entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), por exemplo, o cliente poderá comprar bilhetes a partir de R$ 79. Já uma viagem entre Campinas (SP) e Salvador (BA) poderá sair por apenas R$ 99. Entre Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), o trecho será oferecido a partir de R$ 79. E entre São Paulo e Rio de Janeiro, os clientes poderão aproveitar tarifas de R$ 99 por trecho.



As passagens e o regulamento completo estão disponíveis no site da companhia (www.voegol.com.br), via call center (0300-115-2121), Lojas GOL e agências de viagem. As tarifas especiais dão direito a acúmulo de 30% de milhas no programa SMILES.

Seminário internacional debate o desenvolvimento sustentável no turismo, o ensino e a pesquisa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O diretor do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB), professor Neio Campos, participa, nos dias 17 e 18/06, do seminário “Desenvolvimento Sustentável no Turismo - O ensino e a investigação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, que será realizado na cidade de Praia, Cabo Verde. O evento é organizado pela Universidade de Cabo Verde e Universidade do Algarve (Portugal).

Representantes de todos os países membros da CPLP estarão presentes ao evento, que discutirá, entre outros temas, política e sustentabilidade do turismo, experiências educativas, participação democrática, projetos para o ensino superior.

O professor Neio Campos vai apresentar o Projeto Político do Bacharelado em Turismo da Universidade de Brasília, implantado a partir de 2010. O curso da UnB está sendo oferecido com perfil interdisciplinar em consórcio constituido pelo Centro de Excelência em Turismo, pelos Departamentos de Administração, de Economia, de Geografia, de História, pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Ciências Biológicas.

O curso visa atender à crescente demanda pela intensificação da atividade turística no Brasil, caracterizando um potencial para o mercado de trabalho e diante de temas recorrentes da atualidade, que envolvem a sustentabilidade do turismo enquanto valorização da cultura, do ambiente e dos aspectos sociais e econômicos.

Pela proposta do projeto, de acordo com o professor Neio Campos, pretende-se, a partir dessa integralização das distintas áreas que integram o consórcio, que o profissional já graduado tenha a capacidade para tratar diferentes problemas relacionados à área e, a partir da visão interdisciplinar desenvolvida como característica central de sua formação, tenha condições de atuar em trabalhos multidisciplinares, seja na academia ou em outras áreas do mercado.

Em maio, transporte aéreo cresce 20,2% no doméstico e 21,0% no internacional

Pelo 12º mês consecutivo, a demanda pelo transporte aéreo registra crescimento nas rotas domésticas. Em maio de 2010, o aumento foi de 20,2% comparado a maio de 2009 – o último mês em que houve queda de demanda. Já nas rotas internacionais realizadas pelas empresas brasileiras, o crescimento foi de 21,03% comparado ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a maio de 2010, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 29,86% no mercado nacional e 11,69% no internacional. Os Dados Comparativos Avançados foram publicados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e estão disponíveis na página da Agência na Internet (http://www.anac.gov.br/dadosComparativos/).

Com crescimento de 9,39% em maio, a TAM manteve a liderança de mercado, alcançando 40,88% de participação no segmento doméstico. Os números da TAM ainda não consideram a participação de 0,16% da Pantanal, adquirida pela empresa mas ainda com funcionamento jurídico independente. Em seguida está a Gol/Varig, com 40,18% de participação e crescimento de 14,89% no mês passado.

As empresas de menor porte continuam conquistando mercado e já respondem por 18,78% da demanda doméstica. A Webjet é a terceira maior companhia brasileira, com 6,26% de participação, após ter crescido 88,29% com relação a maio de 2009. Em quarto lugar aparece a Azul, que detém 5,93% do mercado e também registrou elevação expressiva da demanda, de 71,25%. A Avianca (nova marca da OceanAir) cresceu 32,16% e chegou a 3,17% de participação, seguida pela Trip, que registrou crescimento de 129,95% e que responde por 2,53% do mercado brasileiro.

A ocupação nos voos domésticos também aumentou, de 59,19% em maio de 2009 para 60,31% em maio deste ano.

Internacional

As duas maiores empresas brasileiras que voam para o exterior também registraram melhora na demanda, de 22,48% na TAM – com 87,93% de participação – e de 11,51% na Gol/Varig, mesmo com oferta de assentos cerca de 5% menor do que no ano passado. A Gol/Varig ocupa 12,07% deste mercado. A ocupação das empresas brasileiras no segmento internacional atingiu 74,20%, um avanço expressivo com relação a maio de 2009, quando foi de 62,36%.

TAM inicia voo do Rio de Janeiro para Frankfurt no dia 10 de agosto

A TAM Linhas Aéreas vai iniciar no dia 10 de agosto a operação da sua nova rota internacional de longo curso que ligará o Rio de Janeiro a Frankfurt, na Alemanha. Serão cinco frequências por semana, operadas por modernas aeronaves A330 configuradas em três classes de serviço, sendo quatro assentos na Primeira Classe, 36 na Executiva e 183 na Econômica, num total de 223 assentos para passageiros.

Os voos entre o Rio de Janeiro e Frankfurt serão realizados em horário nobre, garantindo maior comodidade e conveniência aos clientes, principalmente aos que viajam a negócios. A partir do dia 10 de agosto, o voo JJ 8072 vai decolar do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, às 21h48 e chegará a Frankfurt às 14h40 (hora local). O percurso inverso será realizado no voo JJ 8073, que começa a ser operado no dia 11 de agosto, partindo de Frankfurt às 22h40 (hora local) e chegando ao Rio de Janeiro às 6h09.

O vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, explica: "Vamos aumentar nossa oferta para Frankfurt com os dois novos A330 que encomendamos para atender à forte demanda de passageiros para esse importante centro de negócios na Europa - como evidenciam as altas taxas de ocupação, no patamar de 80%, registradas pelo nosso voo entre São Paulo (Guarulhos) e Frankfurt, lançado em novembro de 2007. Nos primeiros cinco meses deste ano, a ocupação média mensal desse voo subiu para 82% "

Castello Branco ressalta: "Com esta nova rota ligando o Rio de Janeiro diretamente a Frankfurt, estamos ampliando nossas operações no Galeão. A partir desse aeroporto, que é o nosso segundo centro de conexões internacionais, operamos voos diretos para a Europa (Paris), Estados Unidos (Nova York e Miami) e América do Sul (Buenos Aires), além de Santiago e Caracas, com escala em Guarulhos." O Galeão é também o terceiro hub da companhia no mercado doméstico, permitindo que passageiros de várias cidades brasileiras possam viajar para Frankfurt com conexão nesse aeroporto.

Os passageiros que viajam na Primeira Classe e na Executiva da TAM podem utilizar a sala VIP da companhia nos aeroportos do Galeão e de Frankfurt, com áreas de descanso, entretenimento e estações de trabalho. A companhia oferece ainda a esses clientes transfer cortesia em carro privativo na cidade de Frankfurt. Além disso, todos os passageiros podem utilizar o serviço de aluguel gratuito de um celular, no qual o cliente paga somente pelas ligações feitas.

As passagens aéreas de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Frankfurt já estão disponíveis para venda nos sistemas de reserva da TAM e custam a partir de US$ 991* na classe Econômica e US$ 3.942* na Executiva.

E O VILLAGE NATUREZA BEACH RESORT, SUA PISCINA, SEU VERDE , SUA VISTA PARADISIACA QUE DEIXOU SAUDADES E UM CAFÉ DA MANHÃ GOSTOSISSIMO





E AS BALADAS DA PIPA




E A SOBREMESA ESPECIAL PREPARADA PELO CHEF DA PIZZARIA CALIGULA ,JACSON GARRIDO




Imaginem que desde o inicio da semana o grupo das solteiras estava sendo esperadissimo na PIpa... No Calígula não falavam em outra coisa, o I press trip das solteiras e solteiras de viagens,,, que bombou!!. veja ai as delicias preparadas pelo chef Jacson Garrido com todo o carinho para as meninas..

NO JANTAR DA PIZZARIA CALÍGULA , UM LUGAR ÓTIMO PARA SABOREIAR DELICIOSAS PIZZAS DE QUEM VAI A PIPA






No sábado a noite, as meninas foram recebidas na pizzaria Caligula com um jantar regado a seis tipos de pizzas, com destaque para a Marguerita , deliciosa !!!.. Depois o jantar com toda atenção do gerente Renato...Depois uma sobremesa preparada com todo o carinho pelo chef Jacson Garrido, que aproveitou o dia para brindar as solteiras no dia dos namorados com uma idéia muito original, corações especiais ,feitos com massa básica de petit gateau, modelado em forma de coração com chocolate e castanha com cobertura leite condensado e leite em pó, depois a noitada com direito a sorteio preparado por Cris Lira.

NO SÁBADO, NO DAY USE NO PIPA BELEZA RESORT NO CHAPADÃO DA PIPA





NO JANTAR DA GATOS DE RUA NA PRAIA DA PIPA






O anfitrião Nuno Verissimo do espaço Gatos de Rua recebeu com todos os mimos o grupo das solteiras, e depois claro a foto oficial... Veja ai a foto de Rose Lucena contemplando o espaço Gatos de Rua e deslumbrante com a aventura.

EO CHALÉ DO VILLAGE TODO ESPECIAL PARA RECEBER AS GATAS SOLTEIRAS






E na chegada no Village Natureza beach, os chalés lindos todos bem decorados com flores e cartões.. Lindos,, sob os cuidados das super poderosas do village, Chrysti e Glauce...Obrigada... Depois que todas se acomodaram foram apreciar o pôr do sol na creperia de Tibau do Sul na companhia do amigo portugues, Luis Leal..

I PRESS TRIP DE SOLTEIRAS E SOLTEIRAS DE VIAGENS TIBAU DO SUL E PIPA -LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE






Parecia um final de semana normal a Tibau do Sul e praia da Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, mas no entanto o I press trip de solteiras e solteiras de viagens realizado de 11 a 13 de junho foi fantástico. Apenas seis mulheres escolhidas a dedo participaram do primeiro press trip das solteiras. No inicio muitos convites, muitas desistências, enfim o grupo fechou em seis mulheres solteiras que queriam se divertir, e integrado...Um grupo e tanto..
Na sexta, a saida de Natal, da praça das Flores, com o transfer especial da Marazul turismo, com o motorista Ricardo, uma pessoa muito legal e divertida.. Na van, eu , minha mãe Sylvia que compartilhou desta turma, Camilia Pimentel e Rose Lucena de João Pessoa. No caminho indo de carro, as belas de Recife, Raquel e Rafaela...E também Ynara e Lia de Natal.. Tudo deu certo, no caminho uma parada para admirar a beleza das falésias da ponta do Madeiro, um lugar, um sonho....Uma beleza inigualável.
Na chegada no Village Natureza beach resort, na baia dos golfinhos, a surpresa, cada uma participante ficou sózinha em seu chalé, bem decorado com flores e cartão de boas vindas...Tarde livre.. para curtir o Village natureza beach resort.. Final de tarde um pulo com o amigo português Luis Leal na creperia para ver o pôr do sol em Tibau do Sul..
A noite, o jantar especial no espaço Gatos de Rua, em plena rua principal da praia da Pipa, (segundo destino turistico do Estado), procurada por muitos holandeses, suecos, ingleses, portugueses, espanhóis, brasileiros... o jantar especial com dicas do portugues Nuno Verissim que recebeu as convidadas com mil atenções...Depois do jantar rumo a balada, aos bares da Pipa..hummm!!! e as paqueras"!!!
No sábado, a pedida foi aproveitar o gostoso café da manhã no Village Natureza beach resort, e depois seguir rumo ao Pipa Beleza resort, localizado no chapadão, aberto em dezembro com uma estrutura de condominio, mas depois tornando-se resort.. Um lugar paradisiaco com spa, e ideal para quem está acompanhado, perfeito para o dia dos namorados..e as meninas amaram.
A visita com direito a banho de piscina, spa , com sauna e peeling e tudo mais, muitos flashes e ainda um coffee break com delicioso bolinho de abacaxi, biscoitinhos, sucos de manga e abacaxi, café, etc... Hum...Os apartamentos lindos,, e Alana mostrando tudo, sob a supervisão de Mário Barreto, gerente comercial do empreendimento.
Final de tarde para descansar no Village. E a noite hein, as meninas super produzidas foram para o jantar especial oferecido pela pizzaria Calígula, no coração da Pipa, seis pizzas foram oferecidas, com direito a bebidas(refrigerantes e água)...e por fim uma grande surpresa, o chef Jacson Garrido preparou uma sobremesa especial para as solteiras, corações especiais com massa básica de petit gateau, todas amaram o presente do dia dos namoradores, e que delicia hein!
E a rua da Pipa já estava com muita gente, e os agitos ficaram por conta dos barzinhos Tribos, Ozz, Caverna,etc....e a paquera rolou solta...com os antigos e novos ....
O I press trip contou com apoio da Emprotur, Marazul Turismo, Secretaria de turismo de Natal, Village Natureza beach resort, Pizzaria Caligula, Pipa Beleza resort.E foi promovido por esta jornalista. Devido ao sucesso do primeiro o II deverá acontecer.. O press trip teve o objetivo de integrar as profissionais do turismo e jornalistas no sentido de divulgar e promover o destino, criar roteiros para solteiras e solteiros em datas especiais...
As participantes foram: Rachel Motta e Rafaela Aguiar da Assessoria de Imprensa da secretaria de turismo do Recife, Rose Lucena- publicitária de João Pessoa, Ynara Maria assessora de marketing da Michelle tur, Lia Raquel executiva de contas da Michelle tur e Camila Pimentel da Mais Comunicação e estreiante do turismo no site Toinho Silveira.

Natal recebe troféu da Aviesp em São Paulo

No próximo dia 21 de junho (segunda-feira)), o secretario adjunto da Seturde
(Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico), Sandro Pacheco Magalhães, estará em São Paulo para receber o troféu Top Aviesp de Qualidade em Turismo, concedido a Natal como melhor destino turístico de 2009. A solenidade acontecerá às 19h30 no hotel Tivoli Mofarrej.
O prêmio Top Aviesp é concedido através de uma pesquisa anual realizada diretamente com os 400 agentes de viagens do interior do Estado de São Paulo. A divulgação do resultado ocorreu durante a Aviestur 2010, realizada em Campos do Jordão. Natal recebeu nota 9,1 atingindo a placa ouro.

domingo, 13 de junho de 2010

VICE-PRESIDENTE COMERCIAL E DE PLANEJAMENTO DA TAM, PAULO CEZAR CASTELLO BRANCA CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA A ESTA JORNALISTA


HOMEM FORTE DA TAM QUE INGRESSOU NA EMPRESA EM 2004
Paulo Cezar Castello Branco ingressou na TAM em outubro de 2004, como diretor de Relações Institucionais. Em fevereiro de 2007, assumiu o cargo de vice-presidente de Planejamento e Alianças, tendo sob sua responsabilidade as áreas de alianças estratégicas com companhias nacionais e internacionais, planejamento de malha e frota, gerenciamento de receita e análise operacional.

Com a mudança na estrutura organizacional realizada pela TAM em agosto de 2008, as áreas sob sua responsabilidade dentro da empresa foram ampliadas. Atualmente, está à frente da vice-presidência Comercial e de Planejamento, que incorpora também a Diretoria de Vendas, a TAM Cargo, a TAM Viagens, as diretorias regionais da Europa, América do Norte e América Latina, além das gerências de Special Service e Assuntos Regulatórios.

SAIBA MAIS SOBRE O VICE-PRESIDENTE COMERCIAL E DE PLANEJAMENTO DA TAM
Paulo Cezar Castello Branco é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou MBA em Administração Aeroportuária na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em extensão em Logística pela Universidade de Nevada, nos Estados Unidos.

Foi chefe do Departamento Comercial da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), diretor de Administração e Finanças da Casa da Moeda do Brasil, vice-presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e vice-presidente de Planejamento e Logística da VarigLog.

O vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco concedeu entrevista exclusiva a esta jornalista, onde apresenta as novidades da empresa, fala das mudanças em torno da copa do mundo de 2014, das novidades para o mercado regional, nacional e internacional,das comissões dos agentes de viagens, das vendas on line,da entrada na Star Alliance, entre tantos assuntos.Confira!


1) Como o senhor analisa a aviação brasileira ?
-Paulo Castello Branco -O mercado brasileiro de aviação comercial é hoje de 55 milhões de passageiros por ano. Ao todo, porém, apenas cerca de 16 milhões de pessoas voam. As viagens de ônibus no país, por outro lado, somam 250 milhões por ano. O potencial de crescimento do mercado de aviação no país, portanto, é imenso. Atrair o público que viaja de ônibus é o nosso desafio.

Para isso, a ideia é atrair passageiros para os horários de baixa demanda, chamados de off peak. Assim, viajar fora dos intervalos entre 7h e 10h e entre 17h e 20h é mais barato. Nesses horários, as aeronaves voam com assentos disponíveis, o que permite melhores preços.

O mercado de aviação brasileiro vem crescendo a taxas de 12% ao ano nos últimos quatro anos. Somente em 2009, o aumento foi de 17%, e podemos esperar que as taxas de crescimento mantenham-se na proporção de 2 a 3 vezes a expansão do PIB.


2) Com a entrada na Star Alliance, como a TAM Linhas Aéreas se insere neste novo contexto?
- Paulo Castello Branco -Nossa entrada na Star Alliance, no dia 13 de maio deste ano, nos elevou a um novo patamar em nossa jornada para a consolidação da TAM como companhia aérea global de nacionalidade brasileira. Com muito orgulho, assumimos a responsabilidade de trazer para o Brasil e para a América do Sul a maior aliança da aviação comercial do mundo, que possui hoje uma rede integrada por 27 companhias aéreas, com uma frota total de 4 mil aviões operando mais de 21 mil voos por dia para mais de 1.100 aeroportos, em 181 países. São ainda cerca de mil salas VIPs à disposição dos passageiros frequentes. Nosso “Espírito de Servir” está a serviço dos passageiros da Star Alliance de todos os continentes, junto com a nossa alegria, que é uma das marcas da TAM e do povo brasileiro.

Desde que iniciamos a internacionalização de nossas operações em 1998 com a rota São Paulo-Miami, há pouco mais de uma década, crescemos muito, e rápido. Somos hoje a 19ª. maior companhia aérea do mundo e a 7ª. maior empresa da Star Alliance, além de líderes no mercado brasileiro. Neste novo ciclo de expansão que se inicia, a marca TAM será divulgada em todos os continentes por todas as empresas parceiras da aliança.


3) Quantas rotas e quantos destinos a TAM opera no Brasil e no mundo?
-Paulo Castello Branco -A TAM voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chegamos a 82 destinos diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem voos próprios para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além disso, mantemos acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia.


4) O mercado doméstico está em ascensão, e quanto ao mercado regional e internacional?
-Paulo Castello Branco -Em março apresentamos as nossas estimativas para o ano de 2010. Apesar de um crescimento da demanda do mercado doméstico de 32% de janeiro a abril, continuamos acreditando num crescimento de 14 a 18% para a média de 2010 contra o ano anterior. Em oferta cresceremos 14% e o aumento virá de uma combinação entre chegada de novas aeronaves e aumento de utilização diária das aeronaves. Para o mercado doméstico já recebemos três aeronaves A319 e, até o final do ano, receberemos mais um A319, três A320 e dois A321.

No mercado internacional, o incremento de oferta virá com a chegada de duas novas aeronaves A330 até o início de junho, que serão utilizadas para atender ao nosso plano de duas novas frequências internacionais.

Para o mercado de médias cidades, um passo importante foi a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, anunciada em dezembro de 2009 e aprovada pela ANAC em março de 2010. A empresa atende cidades nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. A compra é de grande valor estratégico para o grupo, pois abre uma nova possibilidade de operação no mercado doméstico, ligando cidades médias aos grandes centros.


5) Quais as novidades da TAM para este ano? Novos equipamentos, novas rotas?
-Paulo Castello Branco -Desde o início de 2010, estamos expandindo nossa malha doméstica, criando novos destinos e frequências. Em fevereiro, criamos uma frequência diária adicional de voos partindo de Guarulhos para Natal e para São Luiz. Também em fevereiro, adicionamos uma quarta frequência diária entre Brasília e Campo Grande. Em março, retomamos o voo de Congonhas para Comandatuba em duas frequências semanais. Ainda em março, o Rio de Janeiro ganhou três novos voos diários com ligação para São Paulo, Porto Alegre e João Pessoa. Esses voos visam reforçar a oferta de assentos e as opções de horários para os passageiros, atendendo ao crescimento da demanda nesses mercados.

Começaremos a operar também, a partir do dia 1º de julho, nossa primeira frequência entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro. Os voos, operados com aeronaves Airbus A319 com capacidade para 144 passageiros, sairão às quintas-feiras e domingos e farão escala no aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.

No mercado internacional, com a chegada de duas novas aeronaves A330, a primeira em 7 de maio e a segunda no início de junho, num primeiro momento atenderemos à demanda de brasileiros para a Copa do Mundo por meio de voos fretados. Temos mais de 30 voos vendidos para a África do Sul. Após a Copa do Mundo vamos operar voos extras para atender à demanda da alta temporada em Orlando, e a partir de agosto, serão integrados à nossa malha aérea para operar dois novos voos regulares para a Europa, partindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) com destino a Frankfurt (Alemanha) e Londres (Inglaterra).

Além disso, observando forte demanda de passageiros na América do Sul, estamos analisando o mercado colombiano como um potencial novo destino a ser operado. Nossa intenção é iniciar um voo direto para Bogotá no segundo semestre do ano.


6) A TAP já sinaliza operar para Japão e China depois da Copa de 2014. E em relação à TAM, há alguma expectativa em também investir nestas rotas?
-Paulo Castello Branco -Inauguramos no dia 27 de abril um escritório de representação comercial em Tóquio, no Japão. A inauguração do escritório em Tóquio faz parte da nossa estratégia de expansão internacional. O mercado japonês tem um grande potencial e poderemos oferecer uma conectividade ainda maior entre o Brasil e o Japão a partir da nossa entrada oficial na Star Alliance.

Na Ásia, já contamos com representações comerciais na Coréia do Sul, Hong Kong, Tailândia, Taiwan e Índia.


7) Como o senhor vê a questão da Copa do Mundo no Brasil em 2014?
-Paulo Castello Branco -Durante os 45 dias da Copa do Mundo de 2014, estudos da TAM mostram que teremos no mercado brasileiro um tráfego adicional de aproximadamente 2,5 milhões de passageiros, incluindo desembarques internacionais e deslocamentos domésticos.

O tráfego aéreo, no período do evento, vai emular o de 2020. Somente na primeira semana da Copa, para dar uma ideia do volume, serão cerca de 330 mil desembarques no Brasil (atualmente a média semanal de passageiros internacionais que chegam ao país é de 150 mil por semana). É interessante acrescentar que, após a Copa, deverá ficar para o Brasil um fluxo novo, permanente, de 500 mil passageiros internacionais ao ano.

Para preparar-se para esse aumento de demanda, temos investido constantemente na qualidade de nosso serviço e na melhoria de processos.

A TAM voa atualmente para 43 destinos no Brasil e, por meio de acordos com companhias regionais, chega a 82 localidades no território nacional. As operações internacionais abrangem voos próprios para 18 destinos nos Estados Unidos, na Europa e na América do Sul. Ao todo, a TAM opera cerca de 800 voos diários.

Acabamos de concluir o processo de integração à Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, e passamos a compartilhar produtos e serviços em 1.167 aeroportos de 181 países. A Star Alliance é integrada por 27 das maiores companhias aéreas do mundo. Juntas, essas companhias operam mais de 21 mil voos diários.


8) Quantos aviões a TAM tem e quantos passageiros transporta por dia? Qual o lucro da empresa?
-Paulo Castello Branco -A TAM possui um plano de frota de longo prazo consistente e flexível para sustentar uma expansão nos mercados internacional e doméstico. A companhia conta atualmente com uma frota de 141 aeronaves e estima encerrar 2014 com 165 aviões em operação.

Anunciamos no dia 8 de junho, durante o ILA Air Show, em Berlim, na Alemanha, uma encomenda de 20 novas aeronaves Airbus da família A320 e cinco A350-900, aumentando o número total de pedidos de aeronaves Airbus para 176 - incluindo 134 aeronaves da Família A320, 15 A330-200 e 27 A350 XWB.

Essa nova encomenda de aeronaves da família A320 vai substituir as aeronaves da mesma família em operação na malha da TAM, como parte do nosso compromisso de manter uma frota de aeronaves com baixa idade média, e de acordo com o plano de frota já divulgado pela empresa. As aeronaves da família A320 e A350 XWB servirão as rotas existentes na malha da companhia. Das 20 encomendas da família A320 (A319, A320 e A321), dez serão entregues em 2014 e as outras dez em 2015.

A TAM obteve receita bruta de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2010, com crescimento de 4,4% na comparação com o quarto trimestre de 2009 e estável em relação ao mesmo período do ano passado.

O total de passageiros transportados no trimestre atingiu 8,3 milhões, com crescimento de 13,2%, sendo 7 milhões no mercado doméstico (aumento de 13,6%) e 1,3 milhão nos voos para o exterior (elevação de 11,3%).

A companhia registrou prejuízo líquido de 58,1 milhões no trimestre, influenciado por perdas contábeis, sem efeito caixa, decorrentes do resultado financeiro negativo, em termos líquidos, de R$ 163 milhões, devido principalmente ao impacto negativo da desvalorização cambial de 2,3% no trimestre sobre o endividamento em dólar. Além disso, com a marcação a mercado nas posições de hedge de combustível, a alta internacional do petróleo também produziu perda contábil no valor de R$ 10 milhões.


9) Quantos funcionários possui? Em quantas bases?
-Paulo Castello Branco -Temos mais de 25 mil funcionários no total.


10) Como o senhor analisa a questão das comissões para os agentes de viagens, as vendas online diretas para o consumidor?
-Paulo Castello Branco -A TAM vê positivamente o acordo com a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), feito em janeiro de 2008, que estabeleceu a remuneração direta ao agente de viagem em 10% do valor da tarifa ou, em alguns casos especiais, R$ 30. O mesmo se aplica para as vendas realizadas em lojas da TAM, TAM Viagens e Call Center, com exceção das vendas pelo nosso website (www.tam.com.br), pois não há intermediação física para esta operação.

No primeiro trimestre de 2010, das vendas realizadas no mercado doméstico, 28,1% foram pelos canais diretos, entre os quais se destaca o website, que foi responsável por 20,4% do volume de vendas e cresceu 5,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

As buscas por passagens em nosso website ficaram muito mais amigáveis após a implementação, no quarto trimestre de 2009, da nova plataforma tecnológica, que possibilita visualizar tarifas e comparação de datas, tornando-se uma ferramenta muito importante quando o passageiro é flexível nas datas de sua viagem, além de muitos outros serviços que agregamos ao nosso website, que se torna agora um canal preparado para expansão internacional de vendas.
foto -crédito Juan Esteves.