Total de visualizações de página

sábado, 15 de maio de 2010

8º SEMANA DE MUSEUS EM SERRA TALHADA

Para comemorar a 8ª SEMANA DE MUSEUS com o Tema MUSEUS PARA A HARMONIA SOCIAL, no período de 17 a 23 de maio/10, o MUSEU DO CANGAÇO, em Serra Talhada, preparou a seguinte Programação:

DIA 17

9:00HS – Apresentação teatral pelo CDPST, da peça ELAS & EU.

16:00HS – Exibição do filme O CANGACEIRO TRAPALHÃO.



DIA 18

9:00HS – Apresentação do Grupo de Danças Gilvan Santos.

16:00HS – Apresentação do Grupo de Capoeira Muzenza.



DIA 19

9:00HS – Apresentação teatral pelo CDPST, da peça OS MALEFÍCIOS DO TABACO.

16:00 – Apresentação do Conexão Hip Hop.



DIA 20

9:00HS – Apresentação do Grupo de Danças Bom Jesus.

16:00HS – Exibição do filme O AUTO DA COMPADECIDA.



DIA 21

9:00HS – Apresentação teatral pelo CDPST, da peça NEUROSE

16:00HS – Exibição do filme LISBELA E O PRISIONEIRO.



SERVIÇO : O MUSEU DO CANGAÇO, fica situado na Estação do Forró, antiga Estação Ferroviária, no centro de Serra Talhada.

A entrada é GRATUITA para as escolas públicas.

Agendamento pelo telefone: 87 – 38313860. (SANDRA, PATRÍCIA, GORETE E CIDA).



FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO

PONTO DE CULTURA ARTES DO CANGAÇO

Serra Talhada – PE.

Visite o site: www.cabrasdelampiao.com.br



REALIZAÇÃO: IBRAM / MINISTÉRIO DA CULTURA / GOVERNO FEDERAL.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

CBF ASSEGURA MANUTENÇÃO DAS CIDADES-SEDES DA COPA 2014

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, assegurou às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 que não há, por parte da Fifa, qualquer possibilidade de mudança das sedes, por conta de possíveis atrasos nas obras de construção e reforma dos estádios. A confirmação foi divulgada nesta sexta-feira (14), pelo colunista do jornal esportivo “Lance!”, Marcelo Damato.

De acordo com o colunista, o “ponto final nos boatos” foi colocado durante um encontro com autoridades das 12 cidades escolhidas em 2009, realizado segunda-feira (10). Durante o evento, Ricardo Teixeira reforçou também que a Fifa jamais cogitou transferir a competição do Brasil para a Inglaterra, ou qualquer outro país.

Na próxima terça-feira (18), Natal receberá a visita dos representantes do Comitê Organizador Local (LOC) da Copa do Mundo de 2014. Na mesma data, também será dado início às obras complementares com vistas à adequação da área entorno do futuro estádio Arena das Dunas.

O comitê vem percorrendo as 12 cidades-sedes desde o dia 5 deste mês, para avaliar como andam os processos de viabilização dos estádios da Copa 2014. As visitas começaram por São Paulo e as vistorias técnicas serão concluídas no próximo dia 20, em Salvador.

Em entrevista à revista “Natal da Gente”, publicada pela Prefeitura do Natal no final de abril, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, lembrou que a estimativa é de que cerca de 1 milhão de pessoas venham ao Brasil, acompanhar os jogos da Copa de 2014.

Ele ressaltou que os investimentos destinados ao mundial irão representar benefícios duradouros, para além do período da Copa, incluindo melhorias em aeras como a educação, turismo e criação de empregos.

“Tenho a convicção de que não só os natalenses, como a população de todas as cidades-sedes participarão de uma Copa do Mundo que vai entrar positivamente para história da competição”, finalizou Ricardo Teixeira

NOVO SLOGAN QUE NATAL USARÁ NO SALÃO DO TURISMO EM SP

OBRAS PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO MACHADÃO COMEÇAM NESTA SEGUNDA

Foi dada a ordem de serviço para as obras que vão viabilizar a construção do Estádio Arena das Dunas, o Novo Machadão,em Natal. Na manhã desta sexta-feira (14), o secretário estadual da Infra-Estrutura, Dâmocles Trinta, e o titular da Secretaria Especial da Copa, Fernando Fernandes, assinaram o contrato que autoriza o início imediato das obras no Centro Administrativo. O investimento do Governo do Estado será na ordem de R$ 352 mil.

A execução da obra será dividida em quatro eixos principais: construção do novo pórtico de entrada do Centro Administrativo, entre as secretarias de Educação e da Cultura (SEEC) e a de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS); demolição do atual acesso; demolição da creche Kátia Fagundes Garcia, e retirada dos entulhos e terraplenagem da área. O prazo para conclusão das obras é de 60 dias.

A empresa IM Engenharia, responsável pela execução dos serviços, inicia já nesta segunda-feira (17) as obras para construção do novo acesso ao Centro Administrativo.

O secretário Dâmocles Trinta explica que a dispensa de licitação trata-se de um mecanismo legal. “O processo é legal quando se tem a necessidade de ganhar tempo. Se tivesse que esperar a abertura de um novo processo licitatório, as obras só iriam ser iniciadas em junho”, afirma o titular da SIN.



Creche Kátia Fagundes Garcia

A demolição da Creche Kátia Fagundes Garcia será realizada somente após a transferência dos cerca de 160 alunos para a nova sede que vai funcionar num prédio de responsabilidade da Prefeitura do Natal, localizado na Rua Moura Rabelo, 1940, Candelária, zona Sul de Natal. “Não haverá nenhuma perda para os alunos, pois a demolição ocorrerá durante o recesso escolar,” garante Fernando Fernandes.

Kátia Trajano, coordenadora da creche, comemora a mudança: “O novo espaço será numa casa muito boa, totalmente adaptada para alocar a creche”. De acordo com Kátia, as aulas estão previstas para começar em 21 de junho, já em novo endereço.

A nova creche localiza-se próximo ao Centro Administrativo, o que não vai acarretar transtornos aos pais e nem aos funcionários no seu deslocamento. Além disso, a infraestrutura física do prédio está em melhores condições do que a unidade atual. “O imóvel está deteriorado, com rachaduras e precisava passar por uma reforma urgente. Os alunos vão ganhar, agora, uma creche nova”, justifica Fernando Fernandes.

A saída da creche Kátia Fagundes Garcia do Centro Administrativo será a antecipação de um acordo firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Natal. De acordo com orientações do Ministério da Educação (MEC), a creche deveria ser municipalizada até o final deste ano. “Estamos antecipando essa municipalização que seria, obrigatoriamente, implantada até 31 de dezembro deste ano”, finaliza Fernando Fernandes.

MARSANS CORPORATE ESTÁ EXPANDINDO SUAS ATIVIDADES E ABRE OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA O RIO DE JANEIRO

A Marsans Corporate, empresa do Grupo Marsans Brasil que atua no segmento de viagens de negócios, está expandindo suas atividades e abre oportunidades de emprego para o Rio de Janeiro. A empresa está buscando agentes de viagem com experiência neste segmento, que dominem o sistema Amadeus (emissão nacional e internacional) e que tenham interesse em trabalhar no Grupo Marsans Brasil. Os currículos devem ser encaminhados exclusivamente por email (rh@marsans.com.br, indicando no campo assunto “Consultor de Viagens Corporativas”) ou pelo site www.marsans.com.br, com o cadastro do currículo.

PALESTRA SOBRE CENTRAIS DE NEGÓCIOS É REALIZADA NA ABAV-RJ





Foi realizada ontem, na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ), a palestra Centrais de Negócios no Setor de Agenciamento de Viagens, contemplada pelo Proagência II, uma parceria da ABAV e Sebrae Nacional.



Na ocasião, o gestor estadual de associativismo do SEBRAE, Ricardo Amaral, e o consultor da instituição, José Antônio Pereira, apresentaram o modelo de Centrais de Negócios, que propõe a organização de agências de viagens com o objetivo de gerar negócios, ampliar mercado, compra, venda, entre outras operações, de forma conjunta.



“O associativismo é uma ferramenta muito poderosa para auxiliar pequenas empresas que tenham interesses comuns e estejam dispostas a realizar ações econômicas em conjunto”, ressaltou Amaral.



No encontro, Pereira afirmou que a substituição da visão individualista pela associativista resulta em diversos benefícios. Entre eles, a redução de custos operacionais, o aumento da rentabilidade e parcerias com associações de grupos comerciais de agências de viagens de outros países.



Já Amaral citou como vantagem do associativismo o aumento da competitividade das agências de viagens. Para o profissional, o modelo de Centrais de Negócios é uma exigência da competição acirrada que surgiu com a globalização. “Quem prefere caminhar sozinho pode estar fadado ao fracasso”, disse o gestor.



Segundo os profissionais, antes de iniciar o associativismo, é necessário um trabalho de fortalecimento de grupo. E o primeiro passo do SEBRAE será trabalhar esse ponto com os interessados em participar de uma central de negócios. “Se o grupo não estiver fortalecido, chegará uma hora em que se dissolverá”, comentou Amaral.



O segundo passo consiste na aplicação de uma metodologia, que será ensinada ao grupo para garantir o sucesso do associativismo. Todo o processo de formação da Central de Negócios levará cerca de 9 meses.

CARTA DE SEGURANÇA OPERACIONAL INFORMA SOBRE MELHORES PRÁTICAS NA AVIAÇÃO CIVIL

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lança uma publicação para divulgar os procedimentos de segurança operacional da aviação civil, promover a troca de experiências e aprimorar as melhores práticas de segurança operacional gerenciadas pela Agência. A primeira edição da Carta de Segurança Operacional já está disponível na página da ANAC na Internet (http://www.anac.gov.br/arquivos/carta/carta_seguranca_14_05_2010.pdf) e também será enviada por e-mail para cerca de 500 provedores de serviço da aviação civil (aeroclubes, escolas, empresas de táxi aéreo, aviação agrícola, aeródromos e empresas de transporte aéreo regular).

O boletim eletrônico é gratuito, terá três edições por ano e é editado pela Gerência Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional da Agência. A primeira edição traz três artigos de especialistas da ANAC, um sobre “A importância da equipe de solo na redução dos riscos na operação aeroagrícola”, outro sobre “Fatores humanos na aviação civil” e outro sobre “Gestão de risco”. Além disso, há também uma entrevista sobre a revisão do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 137 (RBHA 137), que estabelece os requisitos para a aviação agrícola.

A Carta de Segurança Operacional também poderá contar com colaboradores externos. Artigos podem ser enviados para avaliação no endereço de e-mail cartaso@anac.gov.br. Após análise e aprovação, poderão ser publicados, com crédito garantido aos autores.

PROGRAMAÇÃO DO MAIOR EVENTO DE ECOTURISMO DO SERIDÓ

Informações e inscrições: www.portaldoserido.com

Sábado 15/05/2010
1. Visitação a Mina da Cafuca(Bodó-RN), caminhada sobre o lagedo do rio da cafuca.
2. Caminhada e visitação da Cachoeira da Cafuca;
3. Almoço em Bodó;
4. Visitação com subida a torre da TELERN, para contemplação da paisagem, Bodó/RN;
5. Pernoite em Lagoa Nova (RN) na Serra de Sant’Ana com confraternização e distribuição de brindes.
Domingo 16/05/2010
Caminhada pelo Totoró, Currais Novos(RN),com visitação aos sítios arqueológicos Lagoa do Santo, Pedra do Letreiro, Pedra do Sino, Pedra do Caju e escalada ao Pico do Totoró, seguido de um banho de açude.
Retorno à Currais Novos.

UMA ENTREVISTA ESPECIAL COM TULIUS TSANGAROPULOS, UMA PESSOA SUPER LEGAL DA COMUNICAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE QUE ESTÁ NA IRLANDA





1) Cristina Lira- Porque escolheu a Irlanda?

-Tulius Tsangaropulos- Quando pensei em vivenciar uma experiência de intercâmbio com objetivo de praticar o "idioma inglês" surgiram alguns destinos em mente. Estados Unidos, Austrália, Canadá e Irlanda foram alguns deles. Por estar na Europa e assim me dar a possibilidade de viajar para outros países por perto, Dublin - a capital da República da Irlanda - foi minha escolhida, sem ter que pensar muito!


2)Cristina Lira- Quais foram as primeiras impressões?

-Tulius Tsangaropulos -As primeiras impressões se consolidaram como verdade, em pouco mais de dois meses que estou aqui. Apesar do rápido crescimento econômico e de mudanças políticas fundamentais, a indústria do turismo sustenta a imagem de felicidade rural e o genuíno bom humor do povo faz da Irlanda um lugar onde o visitante é bem recebido. São pouco mais de um milhão de habitantes em uma cidade moderna, próspera e, acima de tudo, cosmopolita: os irlandeses dividem seu espaço com (muita) gente vinda de todas as partes do mundo - seja para visitar, estudar inglês, trabalhar ou tentar uma nova vida. Na minha sala de aula, por exemplo, tem argentinos, marroquinos, nigerianos e coreanos.


3) Cristina Lira- Como é Dublin, sua vida diurna e noturna?


-Tulius Tsangaropulos -De fácil circulação, ótima acessibilidade para deficientes e baixíssimos índices de violência, Dublin tem se mostrado uma cidade com todas as condições para ser visitada. A cidade é a principal atração da Irlanda - a vida noturna e a maioria dos pontos turísticos se concentram no centro. Embora seja uma cidade pequena, é famosa por seus muitos pubs e sua rica herança cultural, que atraem e fascinam muitos turistas. No restante do país o ritmo de vida é lento e o que chama atenção é a paisagem: das imensas pastagens, pântanos e lagos às montanhas e terras rochosas e inóspitas. Grandiosas igrejas e fabulosos castelos, cercados de um valoroso passado cultural, podem ser encontrados em todo o país.


4) Cristina Lira- Quais as expectativas?

-Tulius Tsangaropulos -Atualmente estamos quatro horas à frente do Brasil, devido ao horário de verão irlandês. A primavera, aqui, realmente existe. Flores por todos os cantos, os parques ficam muito bonitos. Com a proximidade do verão, o céu começa a escurecer apenas às nove da noite e a temperatura durante o dia gira em torno dos 12º, mas o vento continua bem frio..característico do país, que costuma ter invernos rigorosos e chuvosos. A gastronomia é algo que não chama atenção e a língua falada é o inglês. O gaélico não é usado, divide espaço apenas em placas de informações nas ruas - o governo tenta mantê-lo como parte da cultura. Já o português é bastante falado e escutado em qualquer esquina... não é raro ver brasileiros! Em busca do mesmo sonho de desbravar a Europa e voltar para o Brasil com o inglês fluente são milhares estudando por aqui, inclusive muitos natalenses. A experiência de estar em outro país é válida, sobretudo porque diversos outros aprendizados - de vida - são contruídos.

Tulius tem 21 anos e está no terceiro ano de Comunicação- Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No momento está fazendo intercâmbio e vivendo uma super experiência de vida. Boa sorte Tulius, nós aqui com saudades!

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMEMORA DIA DO AGENTE DE VIAGENS

A presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Raquel Teixeira, acatou ao pedido da Abav Nacional para que fosse realizada uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Agente de Viagens, comemorado no dia 22 de abril. Na oportunidade a ABAV lançará a publicação Regulamentação da Atividade do Agente de Viagem (PL 5.120/2001) e os Direitos do Consumidor, que será distribuída entre os parlamentares.



O evento será realizado no próximo dia 7 de junho, às 10h, no Plenário da Casa.



“Ao homenagear o profissional envolvido no desenvolvimento de setor tão importante ao Brasil, a Comissão de Turismo e Desporto reconhece a importância do agente de viagens na indústria do Turismo e contribui para a conscientização da sociedade sobre a necessidade de dotá-lo de instrumentos aperfeiçoados de atuação”, declarou a presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Raquel Teixeira.



Segundo o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, essa iniciativa é muito importante para mobilizar a categoria em torno da aprovação do PL 5120/2001 e esclarecer os parlamentares quanto aos aspectos jurídicos da matéria.



“O PL 5.120 significará um avanço nas relações comerciais entre agentes, fornecedores e consumidores. A publicação responde questões fundamentais a cerca da legitimidade do nosso pleito e desmistifica essa máxima de que o projeto é contra os interesses dos consumidores”, enfatizou Kaká.



O dirigente destaca ainda que pedirá à deputada Raquel Teixeira a criação de uma lei federal para comemorar o Dia do Agente de Viagens.



“Não existe uma lei federal que defina a data de comemoração da nossa categoria. Existe uma lei estadual, de autoria do deputado Otávio Leite, que dedica o dia 22 de abril como o Dia do Agente de Viagens, data que sempre consideramos nossa por ser um dia após a chegada das caravelas ao Brasil, o que marca o início do desbravamento do território nacional”, complementou.

SOBRE A MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG REFERENTE A FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA DO AEROPORTO RECEBI A SEGUINTE INFORMAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DA INFRAERO

Prezada jornalista Cristina Lira,

Com relação à matéria publicada hoje, sob o título " Funcionários da
limpeza do Aeroporto Augusto Severo podem paralisar os serviços", a
Superintendência do Aeroporto Internacional Augusto Severo/Natal, esclarece
que o contrato de terceirização dos serviços de limpeza e conservação do
aeroporto, firmado entre a Infraero e a empresa Solmar continua vigente.
Seus pagamentos sempre foram honrados, mediante a apresentação, junto com
as notas fiscais, da comprovação de regularidade das obrigações
trabalhistas dos empregados, conforme previsto no contrato, sendo que nos
meses de março e abril, a empresa deixou de apresentar a documentação
correta, provocando a interrupção dos pagamentos. Preocupada com a
possibilidade de interrupção dos serviços, a administração do aeroporto
deu início à contratação de uma nova empresa, através de licitação pública,
para garantir a continuidade do serviço. Este processo ocorreu hoje as nove
horas. A Infraero, ratificando a sua responsabilidade com os empregados
prestadores de serviços, assinou ontem, juntamente com o SINDLIMP, um Termo
de Ajuste de Conduta, perante o Ministério do Público do Trabalho,
garantindo que os salários vencidos e devidos à empresa Solmar, referente
aos meses de março e abril, serão pagos diretamente aos empregados.
Sem mais no momento, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que
se fizerem necessários no telefone abaixo.


Atenciosamente,
Usiel Paulo Vieira
Superintendente do Aeroporto Int. Augusto Severo
e-mail - usielvieira.cnrf@infraero.gov.br
Tel: (84) 3087- 1201

GOL COMEMORA ANIVERSÁRIO DE BUENOS AIRES COM PROMOÇÃO "VOCE FAZ A FESTA"

Para comemorar o aniversário de Buenos Aires (Argentina) que acontece no dia 11 de junho, a GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, vai oferecer o trecho de ida grátis para viagens que tenham a cidade como destino.



Os bilhetes promocionais para Buenos Aires são validos em voos partindo de Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (Guarulhos), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile), Rio de Janeiro (Galeão) e Florianópolis (SC), com embarque nos dias 8 e 9 de junho. O trecho partindo de Guarulhos pode ser adquirido a partir de US$ 154,50, já de Santiago é possível comprar passagens a partir de US$ 69,50.



Os clientes da companhia poderão comprar os bilhetes promocionais até o dia 25 de maio pelo site www.voegol.com.br. A tarifa é válida apenas para viagens de ida e volta, com permanência mínima de duas noites e máxima de dez noites. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.



Mais informações e o regulamento da ação podem ser obtidos no site da GOL ou com a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.







Sobre a GOL



A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece mais de 860 voos diários para 50 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 11 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, Gollog, SMILES e Voe Fácil ― oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

COSTA DAS DUNAS DISCUTE TURISMO PARA CIDADES HISTÓRICAS

O Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas reúne-se na próxima terça-feira (18), no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, 14h30, para tratar de assuntos como o Plano de Ação para as cidades históricas do estado, bem como apresentar o Projeto Ponta de Pirangi, desenvolvido pela ONG Oceânica. Dentre os objetivos do projeto está o levantamento de dados sobre o mercado de turismo do Rio Grande do Norte e o estimulo à criação de um circuito turístico de trilhas ecológicas.



O BNB e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-RN) promovem o evento, no qual também será repassado os informes sobre a Oficina Direcionamento Estratégico para os conselheiros do Polo. A ação tem o objetivo de fortalecer o ciclo de gestão dos conselheiros e a instância de governança nas tomadas de decisões acerca do turismo no estado.



Pólo - O Pólo Costa das Dunas contempla 18 municípios, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas, que correspondem à população residente. Abrange todo o litoral oriental e parte do litoral norte do Estado, estendendo-se por cerca de 200 km, costeando o Oceano Atlântico.



A Área de abrangência consiste dos seguintes municípios: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Rio do Fogo, Tibau do Sul e Touros.

O ATOR GATISSIMO WAGNER SANTISTEBAN CHEGA HOJE A JOÃO PESSOA


O ator global Wagner Santisteban chega hoje(14), em João Pessoa - PB, para curtir com a família um final de semana na cidade mais verde do Brasil.


A empresa Locarx fará o receptivo, dentro do roteiro, conhecerá o Litoral Sul, sendo recebido pela empresária Ana Luiza Mendonça, do famoso Restaurante Canyon de Coqueirinho, o pôr-do-sol do Jacaré no Bar Bombordo e a culinária do Restaurante Casa de Sítio.


Seu recente trabalho foi na novela Caras & Bocas, de Walcyr Carrasco, onde interpretou o romântico Anselmo.

SETURDE PROMOVE DIVERSAS AÇÕES EM TORNO DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O secretário adjunto de turismo de Natal, Sandro Pacheco informa que Prefeitura do Natal, através da Secretaria de turismo e Desenvolvimento de Natal(Seturde) estará realizando inúmeras ações em torno da semana do dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes:

Entre os dia 15 a 18/05 - Faremos mobilização no Aeroporto e Shoppings Centers com panfletagem e trabalho voluntariado das IES e alunos do Curso de Turismo.

Entre os dias 17 a 21/05 - Semana de Mobilização à temática nas Escolas Públicas (Municipais e Estaduais) e nas unidades de Saúde.

Dia 17/05 - Seminário de Mobilização e Articulação da Rede de parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.

Dia 18/05 - Carreata e Caminhada com crianças, adolescentes, famílias, organizações, entidades do turismo com apresentação de shows culturais, vídeos e panfletagem.

Dia 24/05 - Acontecerá uma audiência Pública na Câmara dos Vereadores sobre o Tema.

Sempre com o foco da PREVENÇÃO.

ENTREVISTA COM URGENCIA EM NATAL PARA TRATAR DA CONTRATAÇÃO DO GRUPO PRIVADO QUE VAI TOCAR O PROJETO DO AEROPORTO DE SGA

O Secretário de Planejamento do estado, Nelson Tavares, está convocando uma entrevista coletiva para daqui a pouco, às 11h, desta sexta-feira, 14.05, na sede da pasta (Centro Administrativo). Ele vai detalhar um notícia que recebeu na manhã de hoje diretamente do Palácio do Planalto e que, na prática, é a efetivação do início da contratação do grupo privado que deverá tocar o restante das obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CARUARU SE PREPARA PARA RECEBER 2 MILHÕES DE TURISTAS NO SÃO JOÃO

Caruaru se prepara para receber 2 milhões de turistas no São João

Véspera de São João reunirá artistas como Lenine, Zélia Duncan, Paulinho Moska e Luiza Possi no maior baião do mundo

A 130 km do Recife, Caruaru, capital do Agreste pernambucano, se orgulha de ter um São João superlativo onde tudo é maior: a festa, as comidas típicas à base de ingredientes locais, o número de atrações e até mesmo a quantidade de dias de festa. No total, a celebração do ciclo junino se estende por 30 dias (28 de maio a 29 de junho), uma oportunidade imperdível para aqueles que são fãs do mais nordestino dos ritmos – o forró - ou para quem quer fazer uma imersão na cultura local.

Em 2010, são esperados dois milhões de visitantes durante os 30 dias de festa. No período, uma maratona de mais de 400 atrações irá se dividir em cinco polos de animação que contemplam as mais variadas manifestações do forró: pé-de-serra, bandas de pífanos, trios de zabumba-sanfona-triângulo, quadrilhas juninas, festival de sanfoneiros e atrações de porte nacional que se dedicam ao tema como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Dominguinhos, Alceu Valença e Zé Ramalho.

Neste ano, destaque também para o Maior Baião do Mundo, um grande encontro que acontecerá no palco principal no dia 23 de junho com os cantores Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Moska, Luiza Possi, Ortinho e Junio Barreto.

Além das atrações musicais, Caruaru se transforma em um verdadeiro celeiro cultural e gastronômico no período da festa. Os polos de animação contemplam todos os públicos: do infantil ao adulto. Confira abaixo a infraestrutura e algumas das principais atrações.

Polo Cultural da Estação Ferroviária- Arraial Mestre Vitalino

Situado no coração de Caruaru, irá agregar 14 espaços como museus, São João do Carneirinho (para crianças, com cidade cenográfica infantil e parque temático de diversões); Salão de artes plásticas, Casa Mestre Vitalino, Galpão da Moda Junina e pólos de gastronomia e cultura popular.



Polo Parque de Eventos Luiz Gonzaga

O espaço abriga a Vila e o Pátio do Forró, onde acontecem os shows que irão animar o público. Na Vila, o mais autêntico forró-pé-de-serra com casamentos matutos. O Pátio, por sua vez, tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas e é lá que acontecerão mais de 400 apresentações nos 30 dias de festa. vai contar com estrutura de palco giratório

Polo Alto do Moura – o local é considerado o maior centro de arte figurativa da América Latina pela UNESCO devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, além de ser um polo gastronômico. Aqui haverá apresentações de trios pé-de-serra e bandas de pífano e os ateliês dos artistas estarão abertos durante os 30 dias de festejos

Polo Forró do Candieiro – Consiste em um enorme arraial popular montado dentro do Pátio de Eventos com estrutura de palco, som e luz. Aqui se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró;

Polo das Quadrilhas – espaço dedicado aos grupos do Estado e da Região Nordeste que vêm à cidade de Caruaru mostrar suas performances. As apresentações acontecem em vários locais como o Alto do Moura e a Estação Ferroviária.

As atrações – A grade musical da festa contempla os públicos jovem e adulto, mas valoriza a tradição do forró. Entre os nomes confirmados a cantora Elba Ramalho abre a festa, no dia 28 de maio. Os cantores Zé Ramalho e Alceu Valença são outros dos nomes confirmados ao lado de bastiões do forró como Quinteto Violado, Geraldinho Lins, Alcimar Monteiro, Santana e Maciel Melo, entre outros. Os shows acontecem a partir das 17h nos sábados e a partir das 20:30h nas quintas, sextas e domingos.

Rede Hoteleira – Caruaru conta com uma estrutura de 25 hotéis e pousadas para receber os turistas

CRISE ECONÔMICA FORTALECEU BANCOS DE DESENVOLVIMENTO, AFIRMA ROBERTO SMITH

Os bancos de desenvolvimento saíram fortalecidos da última crise financeira internacional. Esta é a opinião do presidente da Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) e do Banco do Nordeste, Roberto Smith.

Ele iniciou nesta quinta-feira as atividades da 40ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Alide, que reuniu, na sede do Banco do Nordeste, representantes de instituições financeiras internacionais e autoridades locais para discutir o tema “O Financiamento do desenvolvimento latinoamericano além da crise: Novas áreas de atuação dos bancos de desenvolvimento”.

Na oportunidade, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que proferiu a palestra de abertura, disse que os bancos de desenvolvimento desempenharam uma importante função anti-cíclica, contrabalanceando a contração do crédito privado, fato relevante para a superação da crise.

Ele prevê um crescimento da economia brasileira em 5,5% a.a, no período de 2010 a 2014, puxado principalmente pelos setores de petróleo e gás, energia elétrica, logística, construção de casas e agronegócio. Coutinho destaca como grandes desafios para o País a necessidade recuperar e qualificar o planejamento de longo prazo, o desenvolvimento da capacidade de inovar e competir da indústria manufatureira e de sua presença internacional, bem como o incentivo à inovação voltada para a sustentabilidade social e ambiental, entre outros.

Para a chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Ana Teresa Holanda de Albuquerque, também presente no encontro, o novo papel dos bancos de desenvolvimento passa pela atuação em atividades complementares às dos bancos comerciais privados, como capitais de curto prazo para agricultura e às exportações, e desenvolvimento de infra-estrutura para integração entre países vizinhos, entre outros.

Segundo ela, a redução da oferta de crédito privado permitiu aos bancos públicos suprirem o volume necessário para evitar a paralisação da economia. Assim, a participação do setor público, que era de 34,2% do total do Sistema Financeiro Nacional em 2008, passou para 41,6% em março deste ano.

Ana Tereza destacou a forte atuação do Banco do Nordeste e do Banco da Amazônia (Basa), que juntos foram responsáveis por um acréscimo de 28% ao ano, nos recursos voltados para os setores industriais, habitação e de investimentos, entre 2004 e 2009. No ano passado, as duas instituições aplicaram R$ 16,3 bilhões nestes setores. Neste ano, a cifra já atinge o montante de R$ 14,5 bilhões.

“O Programa Crediamigo, por exemplo, tem se mostrado uma experiência de sucesso no Brasil e exemplo para outros países na oferta de crédito para a população de menor renda”, acrescentou Ana Tereza, lambrando que, em 2009, os valores desembolsados pelo programa na economia nordestina atingiram R$ 1,5 bilhão e sua carteira de empréstimos cresceu 39% no ano.

Novos modelos
Os participantes examinaram a ação dos bancos de desenvolvimento no impulso a novos setores produtivos e modelos de negócios compatíveis com o meio ambiente, o apoio ao processo de descentralização produtiva com inclusão social, e a adequação das instituições financeiras aos novos padrões de regulamentação bancária internacional.

Entre outras ideias, Roberto Smith defendeu a transição de um modelo de crescimento econômico sustentado na produção e exportação de produtos baseados na expoloração de recursos naturais, para um modelo em que a verdadeira competitividade e inserção da economia mundial passa pela produção de bens e serviços com maior valor agregado.

“Como era de se esperar, os bancos de desenvolvimento atuarão em sistemas financeiros pós-crise que experimentarão grandes mudanças relacionadas à gestão, desenvolvimento de produtos financeiros, governança corporativa, controle e administração de riscos, incluindo regras de supervisão e regulação bancária diferentes das que prevaleceram nas últimas décadas”, complementou Smith.
------------------------------------------------

ABAV-RN INICIOU DIA 11 DE MAIO UMA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO AGENTE DE VIAGENS NA MÍDIA NATALENSE

ABAV-RN Iniciou ,desde o dia 11 de maio , a veicular na InterTV Cabugi uma mídia institucional, voltada para a valorização do papel que as agências de viagem desempenham junto a sociedade.



COMUNICADO RELEVANTE:
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGENCIAS DE VIAGEM DO RIO GRANDE DO NORTE ( ABAV RN ) ADVERTE:
NÃO É RECOMENDÁVEL A COMPRA DE PASSAGENS E PACOTES TURÍSTICOS EM SITES DE COMPANHIAS AÉREAS OU SIMILARES.
ESSA PRÁTICA NÃO OFERECE ASSISTENCIA ESPECIALIZADA DURANTE VIAGENS.
ALTERAR RESERVAS, REEMBOLSO, FAZER CHECK IN, NEGOCIAR TARIFAS E FACILITAR O EMBARQUE E HOSPEDAGEM, SÃO ALGUNS DOS SERVIÇOS QUE AS AGENCIAS PRESTAM AOS SEUS CLIENTES.
TUDO ISSO, ALÉM DE UMA MELHOR RELAÇÃO CUSTO / BENEFÍCIO.
COMPRAR DIRETO EM UMA AGENCIA É MAIS SEGURO E LHE GARANTE ATENDIMENTO POR PROFISSIONAL QUALIFICADO ANTES, DURANTE E APÓS A VIAGEM.

O vídeo tape acima , sob o formato de testemunhal / caracteres, será veiculado nos seguintes dias e horários:



Dia 11 de Maio (TERÇA-FEIRA)

BOM DIA RN ( 06H25)

RN TV 2ª EDIÇÃO (18H50)



Dia 12 de Maio (QUARTA-FEIRA)

RN TV 1ª EDIÇÃO (12H00)



Dia 13 de Maio (QUINTA-FEIRA)

JORNAL NACIONAL (20H15)



Dia 14 de Maio (SEXTA-FEIRA)

GLOBO REPÓRTER (20H15)



Dia 15 de Maio (SÁBADO)

RN TV 1ª EDIÇÃO (12H00)



Dia 16 de Maio (DOMINGO)

ESPORTE ESPETACULAR (08H55)



Dia 17 de Maio (SEGUNDA-FEIRA)

RN TV 2ª EDIÇÃO (18H50)



Dia 18 de Maio (TERÇA-FEIRA)

GLOBO ESPORTE (12H45)



Comunicamos ainda que também está sendo veiculada uma mídia em emissoras de rádio FM (94 e 104), que se prolongará até meados de junho.

RECEBENDO CONVITE SÃO JOÃO DO CARIRI

SERHS NATAL GRAND HOTEL RECEBE CONVIDADOS PARA CONHECEREM O NOVO SPORTS BAR E PIZZA E BAR RENATO ROMAGNONI





O diretor geral do SERHS Natal Grand hotel, o catalão Ernest Guitart e a diretora de vendas do grupo , Mariana Mello, receberam na quarta-feira(12), grupos de jornalistas potiguares para conhecer o novo sports bar, aberto ao público e que poderá ser o novo point da galera natalense para assistir a copa do mundo em junho. Com um design diferente, arrojado, com TVs, jogos, lanches e drinks diversos, uma boa opção para a familia e grupos de amigos. Depois os convidados foram recepcionados com um menu de massas e pizzas no Pizza Bar Renato Romagnoni, que funciona no primeiro andar do Resort. A sugestão da noite foi pizza Serhs, pizza light, penne ao molho funghi e raviolone de tomate seco com carne de sol e catupiry, ao molho sugo e manjericão. E a sobremesa: cheesecake com calda de frutas vermelhas e pizza de chocolate, tudo supervisionado pelo chef executivo do SERHS Pedro Gomes.

RECEBENDO CONVITE DO SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA REDE DE PARCEIROS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E AD

Em alusão a data de 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES, em nome de um conjunto de entidades públicas e privadas que estão na organização deste evento, convida a imprensa para participar do Seminário de Mobilização e Articulação da Rede de Parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente; que se realizará no próximo dia 17 de maio, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), na Av. Coronel Estevam, 3705 – Nossa Senhora de Nazaré.

As inscrições podem ser feitas através do envio da ficha de inscrição, em anexo, via fax SEMDES (84) 3232-2832, ou pelos e-mails ddhecsemdes@gmail.com e patrícia.marinho@natal.rn.gov.br, até o dia 14 de maio de 2010.RE

NOSSA SÃO PAULO E INSTITUTO ETHOS LANÇAM O FÓRUM EMPRESARIAL DE APOIO À CIDADE DE SÃO PAULO

O Movimento Nossa São Paulo e o Instituto Ethos lançam nesta sexta(14) o Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo. Iniciativa liderada pelas duas organizações, o Fórum tem como objetivo de sensibilizar, mobilizar e assessorar as empresas para que atuem visando ao desenvolvimento justo e sustentável de São Paulo.

Para isso, a ideia é que as empresas, de forma organizada, sistêmica e eficiente, empreendam ações e parcerias com outras empresas, organizações sociais, instituições de ensino e pesquisa e o poder público.

Toda empresa com alguma atividade no município de São Paulo, independentemente do porte ou da área de atuação, pode fazer parte do Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo. Uma das formas de participar é responder o questionário sobre projetos e ações que as empresas já vêm desenvolvendo e que provocaram melhoria na qualidade de vida da sociedade. As informações vão compor um mapa de iniciativas e parcerias para inspirar novas ações e facilitar possíveis conexões entre elas.

O material resultante desse trabalho estará disponível no site www.forumempresarialsp.org.br, a partir do dia 14 de maio. Além do site, será apresentada ainda a campanha publicitária criada voluntariamente pela agência DPZ, com o objetivo de engajar as empresas e difundir a iniciativa.

E, ainda, será lançada a Campanha Educativa de respeito às vagas exclusivas de estacionamento, uma iniciativa do Grupo Pão de Açúcar e Movimento Nossa São Paulo, em parceria com as organizações Amankay, Centro de Vida Independente Araci Nallin e Laramara. A campanha é um exemplo de ação que envolve empresas e organizações sociais em favor da cidade.

Serviço:
14/05, das 11h30 às 13h, no Hotel Transamérica (Av das Nações Unidas, 18.591), em São Paulo - lançamento do Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos. O evento contará com a participação do jornalista André Trigueiro, apresentador do programa "Cidades e Soluções" (Globonews) e da Rádio CBN.

FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA DO AEROPORTO AUGUSTO SEVERO PODEM PARALISAR OS SERVIÇOS

Representantes da Infraero e do Sindlimp (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do RN) reuniram-se, com os trabalhadores que fazem a limpeza do Aeroporto Internacional Augusto Severo, para discutir uma possível paralisação geral dos seus serviços.



O motivo da paralisação é o descumprimento do contrato por parte da empresa pernambucana Solmar Serviços e Representações Ltda, contratada para gerenciar o serviço de limpeza do aeroporto e que há dois meses não paga os salários dos trabalhadores que executam a tarefa.



De acordo com o presidente do Sindlimp, Fernando Lucena, antes de começar a atrasar os pagamentos, a empresa já estava descumprindo o contrato, ao ignorar os valores estabelecidos para o piso salarial.



Segundo ele, os trabalhadores têm contado com o apoio da Infraero para solucionar o problema. O sindicato entrou com um processo contra a Solmar para pedir o pagamento dos salários atrasados, e a Infraero contribuiu ao fornecer os valores devidos.

TAP É A MARCA PORTUGUESA COM MELHORES PRÁTICAS AMBIENTAIS

Leitores das Seleções do Reader’s Digest distinguem a Companhia pelo segundo ano consecutivo



A TAP foi mais uma vez a vencedora dos prêmios “Marca de Confiança”, na Categoria Transportes, votada por 88% dos leitores das Seleções do Reader’s Digest, e foi também eleita “Marca de Confiança” na Categoria Ambiente 2010.

A Companhia conseguiu a maior porcentagem de nomeações espontâneas no universo de entrevistados pelas Seleções do Reader’s Digest, em todas as categorias avaliadas, com 88% dos votos expressos a nomearem a TAP como “a marca que consideram ter a melhor reputação em questões ambientais”, na categoria Companhia Aérea.

Este prêmio reconhece o compromisso ambiental assumido pela TAP Portugal e ao trabalho que tem sido desenvolvido neste domínio. Recorde-se que, em 2009, a TAP foi a primeira companhia aérea do mundo a lançar o Programa de Compensação de Emissões de CO2, em parceria com a IATA (International Air Transport Association). Este programa proporciona aos passageiros da companhia a oportunidade de compensarem, de forma voluntária, as emissões de CO2 resultantes dos seus voos, contribuindo assim para projetos de redução de emissões em países em desenvolvimento apoiados pela TAP.

A iniciativa da TAP em lançar este programa foi reconhecida a nível mundial e distinguida pela UNESCO, que atribuiu à Companhia, em dezembro de 2009, o prêmio “Planeta Terra 2010”.

______________________________________________________

Mais sobre a TAP:

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 64 destinos em 30 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Eleita, em 2009, a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards.

ENCONTRO EM RECIFE DURANTE A MIT MOVIMENTA ABRAJET

Mesmo os presidentes regionais impossibilitados de comparecer estão manifestando apoio e demonstrando vontade de modificar para melhor o relacionamento com a Abrajet Nacional.

Vamos a Recife. É hora de debater a Abrajet

O resultado foi melhor do que se esperava. Muitos companheiros da Abrajet manifestaram apoio à realização do encontro em Recife, durante a realização da 5ª Mostra Internacional de Turismo. Alguns já confirmaram presença e outros enviaram mensagens de apoio e se colocando a disposição para consultas ou outras informações.

É uma pena que nem todos os presidentes poderão comparecer. Alguns por falta de tempo na agenda, uma vez que em seguida acontecerá o Salão de Turismo em São Paulo, e outros por falta de recursos, tendo em vista o alto valor da passagem aérea no Brasil atualmente.

Mas existe ainda um terceiro grupo que não vai comparecer exatamente porque não tem interesse em mudar nada. Para os membros desse grupo, é melhor deixar como estar e continuar recolhendo as migalhas travestidas de promessas que nunca se realizam.

Isso me remete ao tempo da ditadura, quando qualquer reunião, por mais proativa que fosse, era taxada de subversiva e seus participantes submetidos aos rigores – e olha que eram rigores mesmo... – da Lei. Alguns temem que, participar dessa reunião, possa significar a perda da passagem free, em alguns casos com direito a acompanhantes, para o Congresso no Club Med do Rio de Janeiro.

Felizmente esse grupo é pequeno. Como é pequena a visão de quem não é capaz de notar que perder uma viagem grátis ao Rio é o mínimo comparado ao prejuízo que a Abrajet vem acumulando. Perdemos os descontos nas passagens aéreas, os convênios com hotéis e, o que é pior, o prestígio que chegamos a ostentar durante um certo tempo.

Não somos mais capazes de realizar um Congresso de vulto, com 200 participantes de peso e representando todo o Brasil. Somos hoje apenas uma pequena confraria, sempre com os mesmos membros, patrocinada pelas passagens aéreas fornecidas para uns poucos eleitos pela diretoria nacional com a missão de votar e concordar com modificações voltadas para a perpetuação de um grupo no poder.

Há seis anos ouvimos apenas que a Abrajet é poderosa, que o presidente nacional é aplaudido de pé no Conselho de Turismo, que o Ministério não faz nada sem ouvir a Abrajet. Mas na prática desfrutamos muito pouco de todo esse prestígio. Não temos convênios abrangentes, não temos descontos especiais e não temos sequer a quem recorrer.

Sempre que reunimos os presidentes regionais constatamos que perdemos muito nesses últimos seis anos. E como sempre que alguém perde é porque outro alguém ganha, queremos saber quem está ganhando com a atual situação. Aceitamos dicas e sugestões.

Quem ainda quiser e puder ir a Recife, durante a MIT, favor confirmar pelo e-mail abrajet.am@uol.com.br ou abrajet.pe@bol.com.br



Contato:

Paulo Roberto Pereira – (92) 9128-0843 / 8127-9878

Presidente da Abrajet-AM

EM SETEMBRO A PARAÍBA RECEBERÁ QUATRO EVENTOS QUE IMPULSIONARÃO O TURISMO LOCAL

A Operadora Classe A e a Editora Sophistiqué organizarão o I Salão Classe A do Turismo. Durante o primeiro fim de semana do mês – dias 3, 4 e 5 – elas comandarão uma programação que contará com workshop, almoços, coquetel, sorteios, forró pé de serra e um passeio de catamarã até Areia Vermelha com visita ao pôr-do-sol na praia do Jacaré. Serão disponibilizados gratuitamente transfer e hospedagem para as agências de turismo do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. O evento será destinado apenas para convidados.

O público estimado é de 400 pessoas. Serão convidadas 262 agências de turismo dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de algumas secretarias de turismo, ABAVs, ABIHs, ABRAJETs, Sebraes, Conventions Bureaus além de autoridades. O objetivo da Classe A é reunir grupos hoteleiros, agências e secretarias de turismo, além de outras empresas envolvidas com o trade turístico com o intuito de promover a integração entre os grupos que participarão do Salão.

A abertura, no dia 3 de setembro, será na Estação Ciência Cabo Branco com um Workshop e coquetel regado a muito forró pé de serra. No dia 4, em comemoração aos 10 anos da Operadora Classe A, será realizada a entrega de 80 prêmios para as 10 maiores agências
do ranking de vendas 2009/2010. Encerrando a programação, o dia 5 será marcado por um passeio de catamarã all inclusive até Areia Vermelha com pôr do sol na Praia do Jacaré, seguido de translado para os hotéis.

Paralelo ao Salão do Turismo, o Sebrae Paraíba irá promover de 02 a 04 de Setembro, também em João Pessoa, a 6ª Ruraltur - Feira Regional de Turismo Rural. O evento apresentará diversas modalidades de turismo no espaço rural, distribuídos em roteiros locais e regionais. Integram a programação da Feira o 1º Seminário Nordeste de Turismo Rural com palestras e debates sobre as experiências e oportunidades do setor e a Rodada de Negócios envolvendo empresários dos segmentos de hotéis, pousadas rurais, restaurantes, operadoras e receptivos.


Informações sobre o evento da Classe A : (83)9975-9313 contato@sophistique.com.br

RE/MAX EMPRESA INTERNACIONAL DE FRANQUIAS IMOBILIÁRIAS CHEGA A NATAL




A maior rede de franquias imobiliárias do mundo, RE/MAX, chegou a Natal na noite desta quarta-feira, 12, em um coquetel para a classe empresarial do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado no hotel Ocean Palace e contou com a presença do vice-presidente RE/MAX para a América Latina e Caribe, Ricardo Cárdenas, e do presidente da RE/MAX Brasil, Renato Teixeira. A RE/MAX no Estado está sob o comando dos empresários, Sérgio Fernandes, Rui Cadete, Fábio Gomes e Sérgio Cabral, que já assinaram na solenidade de lançamento, os contratos com os dois primeiros franqueados, da marca RE/MAX no Estado, Marcelo Barbosa e Paulo Matos.

A empresa que é líder no setor de imóveis está presente no Brasil desde outubro de 2009, e já conta com cerca de 52 franquias espalhadas por todo o país. Além disso, a RE/MAX utiliza um sistema de franchise, que proporciona ao seu corretor ficar interligado mundialmente com os mais de 100 mil corretores, que a empresa possui. E durantes os anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009, a empresa foi primeira colocada na categoria imobiliária, segundo ranking da revista americana especializada no mundo empresarial, Entrepreneur.



foto - brinde dos dirigentes da RE/MAX do RN Fábio Gomes, Sérgio Cabral e Rui Cadete com o novo franqueado, Paulo Matos.

ABAV BUSCA MODERNIZAÇÃO DA ENTIDADE

Visando reduzir custos e dar mais agilidade e modernidade à entidade, a Abav Nacional trabalha desde março na reforma estatutária, que prevê reduzir tanto a diretoria, atualmente com 12 integrantes, quanto o número de conselheiros, que hoje é de 148.



“Esse é o futuro da Abav. Pretendemos, também, que o presidente da Abav Nacional seja um executivo contratado para tal fim. É preciso profissionalizar. Já demos o primeiro passo com a Feira das Américas. Agora falta a entidade”, adianta o presidente da entidade, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká.



Outra mudança é readequar o calendário oficial da entidade, de forma que a eleição da Abav Nacional aconteça durante a Feira das Américas.



Para dar andamento ao trabalho, foi criada uma comissão formada por Nilo Machado Pereira (Conselheiro Fiscal da Abav Nacional e Abav/RN), João Ávila (Abav/SE), Ana Carolina M. de Souza (Abav/MA) e Joandre Ferraz, assessor jurídico da Abav Nacional.



“Estamos ouvindo as Abavs estaduais e estendemos o prazo até o dia 1 de junho para que todos possam contribuir. A intenção é que o novo estatuto seja votado na reunião que acontece em outubro, durante a Feira das Américas”.



Segundo Kaká, outras ideia estão surgindo com um conselho formado por integrantes das demais entidades afins do setor, o que seria um passo concreto para a união total dos agentes de viagens.



“Estamos abertos a todo tipo de sugestões, não havendo nenhum modelo já formatado”, finaliza o dirigente.

BRASIL É O 7º PAÍS NO RANKING MUNDIAL DE EVENTOS INTERNACIONAIS

Desde 2003, país subiu doze posições no ranking, e mais que dobrou o número de cidades brasileiras que recebem eventos internacionais. São Paulo é a cidade que mais sediou eventos no país, e ocupa 18ª posição no ranking mundial de cidades



O Brasil registrou significativo aumento no número de eventos internacionais realizados em 2009 e, pelo quarto ano consecutivo, se consolida entre os dez países que lideram o ranking da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), ocupando a 7ª posição. Com 39 eventos a mais que no ano anterior, em 2009 foram 293 eventos internacionais sediados no País, de acordo com estudo divulgado hoje (13) pela ICCA. É o primeiro único país latino-americano a ocupar esta posição, desde 2006.



De acordo com dados consolidados pelo estudo da ICCA, o Brasil cresceu 15,4% enquanto o mundo cresceu 10,8%. Além disso, tem sido registrada forte descentralização na realização de eventos no país: em 2009, 48 cidades brasileiras realizaram eventos internacionais, contra 45, em 2008. Em 2003, quando começou o programa de captação de eventos internacionais da Embratur, o País ocupava a 19ª posição no ranking da ICCA e 22 cidades sediaram eventos internacionais.



Para o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, “além da colocação do país no ranking, o crescimento contínuo do número de cidades é de grande importância para o Brasil. Quando um lugar recebe um evento internacional, se qualifica para receber esse turista diferenciado, se beneficia da movimentação econômica que o evento provoca. A descentralização, portanto, ajuda a gerar emprego e renda nas diversas regiões do país. O esforço do Ministério vai justamente neste sentido – qualificar os destinos e ajudar as economias locais, contribuindo para diminuir as desigualdades regionais”. O mesmo estudo revela que o Brasil está em 5º lugar entre os países que mais registraram aumento no número total de eventos realizados no ano passado.



“O desempenho do Brasil é surpreendente, pois além desses números positivos revelados pela ICCA, o País só concorre na captação de cerca de 60% dos eventos, pois existem encontros apenas europeus ou asiáticos, por exemplo”, ressalta Jeanine Pires, presidente da Embratur.



São Paulo realizou 79 eventos em 2009, quatro a mais que no ano anterior, ocupando a primeira posição entre as cidades brasileiras no ranking e o 18ª lugar no ranking mundial de cidades. O Rio de Janeiro registrou um salto de 41 eventos realizados em 2008 para 62 no ano passado, subindo 10 posições no ranking global de cidades – do 36º lugar em 2008, para o 26º lugar em 2009. Salvador, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Recife, Búzios, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Gramado, Campinas, Fortaleza e Porto Alegre são as outras cidades brasileiras que também figuram no ranking, tendo realizado, no mínimo, cinco eventos internacionais em 2009.



Impacto econômico



Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas/Embratur em 2008 indica que o impacto econômico de um evento internacional na cidade que o recebe é grande, já que o gasto médio diário do turista estrangeiro de eventos internacionais é de 285 dólares, contra 68 dólares de um turista de lazer, também em média.



Uma projeção realizada pela FGV indica que apenas os 254 eventos internacionais contabilizados pela ICCA em 2008 no Brasil geraram 122 milhões de dólares em gastos dos visitantes que vieram para esses eventos.



Além de figurar entre os 10 países que mais recebem eventos internacionais no mundo, o Brasil alcançou novo patamar com a conquista da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para dar continuidade à ascensão do País, a Embratur lançou recentemente o novo programa para ampliar a captação de eventos internacionais no País. O foco agora, além de eventos técnicos e associativos, serão os eventos esportivos – 240 eventos esportivos internacionais (eventos únicos ou etapas de campeonatos mundiais) podem potencialmente acontecer no Brasil.



ICCA

A ICCA é a principal entidade mundial de eventos associativos e seu ranking é referência para todo o segmento de turismo de eventos no mundo. A entidade só contabiliza eventos itinerantes (que acontecem em diferentes países), com periodicidade definida e número mínimo de 50 participantes.



Com critérios bem definidos, o ranking de realização de eventos internacionais é divulgado anualmente pela ICCA. O levantamento de 2009 foi o mais completo feito pela entidade até hoje: foi registrada a realização de 8.315 eventos, 815 a mais do que em 2008 (7.500 eventos).

TAM LINHAS AÉREAS SE INTEGRA À STAR ALLIANCE

Rede Star Alliance fortalecida com mais destinos e voos em todo o Brasil e América do Sul



A TAM Linhas Aéreas, companhia aérea brasileira líder, integrou-se hoje à rede Star Alliance, colocando mais uma vez ao alcance do continente sul-americano a aliança de companhias aéreas mais antiga do mundo.

"Nossa integração à maior aliança global de aviação comercial do planeta nos permitirá ampliar nossos serviços oferecendo aos clientes uma experiência de viagem prática e integrada. Sempre haverá uma empresa parceira para estender a nossos passageiros serviços diferenciados, no mesmo patamar de qualidade, em todas as partes do mundo," diz Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas. "Nossa marca passará a ser global, e a Star Alliance terá uma forte presença na América do Sul".

A TAM Linhas Aéreas oferece mais de 40 destinos no Brasil e 10 destinos na América do Sul. Nos últimos anos, a companhia expandiu sua malha intercontinental para atender a uma variedade de destinos nos Estados Unidos e na Europa, sendo que muitos deles são centros de operações (hubs) da Star Alliance. No total, 27 companhias aéreas compõem a rede Star Alliance, oferecendo mais de 21.050 partidas diárias para 1.167 destinos em 181 países.

"Com a TAM Linhas Aéreas, ganhamos uma companhia aérea baseada na América do Sul, um importante mercado para a aviação e lar de muitas economias que vêm apresentando crescimento. Combinar a malha aérea da TAM com as de nossas companhias parceiras permitirá à Star Alliance oferecer um produto muito competitivo de, para e dentro desta região," diz Jaan Albrecht, CEO da Star Alliance.

A entrada da TAM conclui um processo que iniciou-se originalmente em 2006, com as primeiras negociações informais.

"Um intenso processo de intercâmbio de informações e experiências resultou desse primeiro contato", como explica Paulo Castello Branco, Vice-Presidente Comercial e de Planejamento da TAM Linhas Aéreas. "Depois do anúncio oficial de nossa adesão à aliança em outubro de 2008, começamos a alinhar nossos processos operacionais, o que envolveu o corpo funcional da TAM em todos os níveis, assim como o de todas as demais parceiras. Foi um grande aprendizado e um passo fundamental rumo à nossa expansão global."

O resultado é que a TAM Linhas Aéreas não só aumentou a oferta da rede Star Alliance, como agora está oferecendo uma ampla gama de benefícios aos clientes.

Os clientes TAM Fidelidade agora podem acumular e resgatar pontos em voos operados por qualquer companhia aérea membro da Star Alliance. Da mesma forma, os clientes dos programas de fidelização (FFPs) das outras companhias parceiras poderão acumular pontos sempre que voarem pela TAM e poderão resgatar pontos na rede TAM. Um benefício adicional da aliança é que viagens em voos operados por quaisquer membros da Star Alliance contam para se melhorar o status no programa de fidelização selecionado. Um dos benefícios do cartão Star Alliance Gold é o acesso a lounges exclusivos; com a TAM, o número de lounges designados Gold em toda a rede aumentou para mais de 990.

Clientes que viajam a negócios têm sido há muito tempo um grupo alvo da rede Star Alliance. Através da TAM Linhas Aéreas, nossa oferta ao vasto mercado corporativo do Brasil - a maior economia da América do Sul - ganhou mais valor. Como explica Christopher Korenke, Vice-Diretor Comercial da Star Alliance: "Com a TAM Linhas Aéreas, agora temos um produto bastante abrangente no mercado local e expandimos nosso alcance para atender àqueles que precisam viajar para o Brasil e para a América do Sul. Este é um importante ponto determinante de vendas quando lidamos com grandes clientes corporativos no Brasil".

Adicionalmente, os voos operados pela TAM Linhas Aéreas serão incluídos tanto no Star Alliance Conventions Plus como no Meetings Plus, fortalecendo, assim, a proposta de valor desses produtos. Os organizadores de convenções e eventos baseados na América do Sul podem usar a extensa rede Star Alliance para atender a seus requisitos de viagem. Além disso, organizadores baseados em outras partes do planeta podem agora utilizar a Star Alliance para oferecer transporte aos participantes provenientes de muitos novos destinos na América do Sul.

Passageiros que viajam a passeio também se beneficiarão com a entrada da TAM na Star Alliance. O popular produto RTW (Round the World Fare - Tarifa ao Redor do Mundo) agora oferece várias novas combinações de viagens pelo território brasileiro e sul-americano, assim como mais voos entre o Brasil e a Europa, e entre o Brasil e os Estados Unidos. Para completar, a TAM estará vendendo "Airpasses" na América do Norte e na Europa, permitindo que os clientes comprem viagens aéreas dentro da rede Star Alliance nessas regiões, que trarão grande valor a um preço mais compatível, complementando um trecho de longa distância a partir do Brasil.

Sobre a TAM Linhas Aéreas:
A TAM Linhas Aéreas (www.tamairlines.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico brasileiro desde julho de 2003 e fechou o último mês de abril com 42,1% de market share. A companhia voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordo comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes no território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam voos internacionais foi de 85,4% em abril. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova Iorque, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A TAM foi pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil. A partir de 01 de janeiro de 2010, o programa TAM Fidelidade começou a ser gerenciado pelo Multiplus Fidelidade, que atualmente possui 6,9 milhões de membros e já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes aéreos por meio do resgate de pontos.

Sobre a Star Alliance:
A rede Star Alliance foi criada em 1997 como a primeira aliança de companhias aéreas verdadeiramente global a oferecer abrangência mundial, reconhecimento e serviços integrados aos viajantes internacionais. Sua aceitação pelo mercado foi reconhecida por inúmeros prêmios conquistados, entre eles: o prêmio Liderança no Mercado Mundial de Transporte Aéreo (Air Transport World Market Leadership Award) e Melhor Aliança de Companhias Aéreas, eleita pela revista Business Traveller e pela Skytrax. As companhias aéreas que compõem atualmente a Star Alliance são: Adria Airways, Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Blue1, bmi, Brussels Airlines, Continental Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shanghai Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Spanair, SWISS, TAM AIrlines, TAP Portugal, Turkish Airlines, THAI, United e US Airways. A Aegean Airlines e a Air India já foram anunciadas como futuros membros da aliança. No total, a rede Star Alliance oferece mais de 21.050 partidas diárias para 1.167 aeroportos em 181 países.

GOL COMEMORA ANIVERSÁRIO DE FOZ DO IGUAÇÚ COM PROMOÇÃO "VOCE FAZ A FESTA"

Clientes partindo de diferentes locais brasileiros com destino a cidade aniversariante pagarão apenas pela passagem de volta





Para comemorar o aniversário de Foz do Iguaçu (PR) que acontece no dia 10 de junho, a GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, vai oferecer o trecho de ida grátis para viagens que tenham a cidade como destino.



Os bilhetes promocionais são validos em voos partindo de São Paulo (Congonhas e Campinas), Bahia (Salvador, Porto Seguro e Ilhéus), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Aracaju (SE), e Goiânia (GO), com embarque nos dias 8 e 9 de junho.



Os clientes da companhia poderão comprar os bilhetes promocionais até o dia 25 de maio pelo site www.voegol.com.br. A tarifa é válida apenas para viagens de ida e volta, com permanência mínima de duas noites e máxima de dez noites. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.



Mais informações e o regulamento da ação podem ser obtidos no site da GOL ou com a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.

FINGER FIRMA PARCERIA COM TROPICAL D´SANTO CRISTO

A Finger - empresa especializada em móveis planejados - firmou parceria com um dos principais empreendimentos turísticos do Estado DO Rio Grande do Norte, o Tropical D’Santo Cristo Beach Resort. As primeiras 20 pessoas que comprarem uma das unidades vão ganhar um voucher de R$ 5 mil em compras de móveis na Finger. A ideia é fornecer aos clientes produtos de qualidade, com garantia diferenciada no mercado e conceito de sustentabilidade. Lançado mundialmente esta semana durante o Nordeste Invest, o empreendimento conta com 66 bangalôs e 47 apartamentos privados.

Saiba mais:

Com 31 anos de história no mercado nacional, a Finger está presente nas principais cidades do país e se diferencia por produzir móveis personalizados de fábrica e oferecer aos clientes garantia de oito anos em todos os produtos – madeira e ferragens. Para a produção dos materiais, a marca buscou na Alemanha e na Itália toda a tecnologia e maquinário de última geração.



A loja em Natal conta com uma estrutura de 320m², localizada na Avenida Senador Salgado Filho, próximo ao Natal Shopping. O local foi projetado pelo arquiteto da fábrica André Menin, que contou com a colaboração da equipe de arquitetos, projetistas e designers da Finger Natal.



Finger Móveis Planejados

Av. Senador Salgado Filho, 2850, Chacon Center, loja 4 – Candelária

(84) 3234-2120

HOTELARIA DO RIO QUENTE RESORTS GANHA NOVA ALA PREMIUM

Empreendimento é ampliado e ganha configuração exclusiva,

com toques regionais mas adaptada ao mercado internacional



O Rio Quente Resorts tem agora uma ala de hospedagem premium que encanta qualquer viajante. Um de seus mais tradicionais empreendimentos, o Hotel Turismo foi ampliado e ganhou apartamentos maravilhosos com configuração exclusiva.



A recepção e lobby também foram repaginados. Exibem agora uma decoração de interiores compatível com os melhores resorts do mundo, mas que ao mesmo tempo expõem objetivos e peças que valorizam a cultura regional do Cerrado brasileiro. "Mais do que agregar conforto e benefícios ao hóspede, nos preocupamos em praticar um conceito de inovação e modernidade, que tem pautado nossos últimos investimentos", ressalta o diretor de marketing e vendas Manoel Carlos Cardoso.



As obras do Hotel Turismo foram concluídas em apenas nove meses, com orçamento de R$ 5,5 milhões. Agora a unidade conta com 144 apartamentos. A nova ala tem 20 apartamentos luxo e duas suítes - uma duplex e outra de luxo, todos equipados com TVs de plasma, duas camas king size e internet wireless, sob medida para famílias com filhos - 65% do público do resort. A decoração tem a cor branca como base, sem uso excessivo de cores que intimidem o relaxamento dos hóspedes, e inclui quadros do artista goiano Domingos Tórtora.



Na suíte luxo, com 47,07 m², o hóspede encontra sala de estar, lavabo, quarto com camas baixas em deck de madeira e banheira. Já a suíte duplex, com 89,17 m², possui dois quartos também com camas baixas em deck de madeira e ofurô, que complementa o clima de bem-estar do ambiente. Ambas as suítes apresentam decoração levemente oriental.



O lobby passou por um processo de retrofit e ganhou pé direito duplo, onde um alegre painel vegetal e uma nova fachada com tratamento em litocerâmica dão as boas-vindas ao hóspede. "O projeto de arquitetura segue a linha adotada em empreendimentos mais exclusivos como o Vacation Villa, inaugurado em 2009 e destinado aos clientes do Rio Quente Vacation Club (RQVC) - programa de férias por tempo compartilhado mantido pelo complexo", informa Maryana Pinto, arquiteta responsável pela repaginação do Hotel Turismo.



"Destacamos que a natureza e as águas quentes são as principais anfitriãs no Rio Quente Resorts", completa. O projeto realça a sensação de conforto pela exclusão das barreiras físicas que separavam os antigos espaços sociais do entorno do hotel, assegurando uma atmosfera mais relaxante e convidativa.



"Pedras e materiais da região, que seriam descartados, transformaram-se em peças decorativas, luminárias e placas. O granito branco bruto e pedras portuguesas no piso estabelecem uma suave transição entre ambiente externo e interno, trazendo um pouco da natureza exuberante do Rio Quente para o edifício", comenta a arquiteta. A vegetação nativa, inclusive, compõe os jardins do hotel projetados por Burle Marx.



Renovação



O centro de convenções do hotel também foi ampliado e passa a ter capacidade total para mais de 700 pessoas. Foram criadas outras quatro salas de eventos moduláveis, com dois elevadores anexos e que podem se transformar em um mega salão para 240 pessoas em auditório. A ampliação se estendeu ao restaurante, que ganhou 100 lugares.



Os últimos dois anos representaram uma grande revolução para o Rio Quente Resorts, com mais de R$ 34 milhões de investimentos em novos projetos de ampliação e renovação. Só para 2010, estão previstos recursos de R$ 37,1 milhões. "O plano é lançar uma novidade a cada mês. Inauguramos recentemente o restaurante Casa de Cora do Hotel Pousada, com 360 lugares em uma ambientação regional e super aconchegante. Vamos apresentar a nova academia de fitness e o Hotel Turismo repaginado, tudo em apenas quatro meses", destaca Manoel Carlos Cardoso.



As novidades devem prosseguir pelos próximos quatro anos - incluindo também o Hot Park - maior parque aquático da América do Sul, ao lado do resort. Para o período de 2011 a 2013, mais R$ 101,1 milhões serão destinados a mais dois hotéis e a uma nova área para um Centro de Convenções, além do lançamento de um shopping ao ar livre, o Hot City. A meta é chegar a 2 milhões de hóspedes e visitantes até 2013.



Sobre o Rio Quente Resorts



O Rio Quente Resorts é o melhor destination resort para a descoberta da natureza exuberante do Brasil. Serviços excelentes, acolhedores e 24 horas de lazer e entretenimento encantam a toda a família. O resort oferece o maior complexo de piscinas com águas quentes correntes e naturais: o Parque das Fontes. Suas 18 nascentes têm vazão de 6,5 milhões de litros de água por hora a uma temperatura de 37,5º, o que fascina seus visitantes. Em uma região com calor e sol o ano todo, o hóspede conta com academia, spa, quadras de futebol, restaurantes, bares, show noturnos e extensa programação de lazer. O Rio Quente Resorts conta com sete hotéis, um deles exclusivo para clientes fidelizados, o Rio Quente Vacation Villa. Ao seu lado fica o Hot Park - o maior parque aquático da América do Sul com a mega atração Praia do Cerrado. Ideal para quem busca aventura e esportes radicais. O parque reúne, entre outras atividades, piscinas, toboáguas, mergulho ecológico, tirolesa, caiaque, além do Bird Land (o maior viveiro de aves e pássaros free wing da América do Sul), bares, restaurantes e monitores de lazer. QU

SISTEMA FECOMERCIO RN RATIFICA APOIO AO PROJETO DE NATAL SER SEDE DA COPA 2014

O Sistema Fecomercio RN – Federação do Comércio, Sesc e Senac – deve colocar nas ruas ainda esta semana cerca de dez mil adesivos com a inscrição “Copa 2014 em Natal, Eu Quero!”. A ideia é que as peças sejam usadas em automóveis de empresários e dirigentes ligados ao sistema e em estabelecimento dos segmentos de comércio, serviços e turismo do estado. Os adesivos serão mais uma manifestação pública de apoio do Sistema ao projeto de Natal ser sede da Copa do Mundo de Futebol, daqui a quatro anos.
“Desde o começo nós demos o apoio da Fecomercio, de várias maneiras, ao projeto. Temos plena certeza não apenas da sua importância econômica como da sua viabilidade. Com a ratificação deste apoio, estamos firmando ainda mais nossa posição. O momento é de união, de esforço concentrado, de resolver entraves e não de criá-los. Trazendo a Copa para Natal, ganhamos todos, ganha todo o Rio Grande do Norte. Se perdermos este privilégio, nenhum potiguar ganha nada!”, diz o presidente do Sistema Fecomercio, Marcelo Fernandes de Queiroz.
Marcelo Queiroz fez questão de telefonar, nesta quarta-feira, 12.05, para o secretário especial da Copa, Fernando Fernandes, deixando claro o apoio do Sistema ao projeto e colocando-se à disposição para endossar quaisquer ações no sentido de defender a vinda da Copa de 2014 para a capital potiguar.

ABAV-RN ENTREGA CERTIFICADOS DE FILIAÇÃO A NOVAS ASSOCIADAS NO DIA 17 DE MAIO EM NATAL

A Presidente da ABAV-RN, Ana Carolina Costa convoca os diretores e conselheiros da ABAV-RN, para reunião a ser realizada no dia 17/05/2010 às 18:30h , para tratar dos seguintes assuntos na ordem abaixo:

1º-Aprovação da ATA;
2º-Balancete ABRIL/2010;
3º-Sorteio entre as agências de turismo presentes para a VIAGEM ABAV a PUNTA DEL ESTE (10 a 14/JUNHO);
4º-DU;
5º-Aprovação de Novas Associadas;
6º-Entrega dos certificados de filiação a Abav as agências: PIMENTUR VIAGENS, GO TRAVEL, FOCO OPERADORA, AMPLIAR, MIX TURISMO, ASSESSORIA TUR. ÉVORA, INARAÍ TURISMO e TOURLINES NATAL.



Data : 17 DE MAIO DE 2010-Segunda-feira
Hora: 18h30
Local: Auditório da ABAV- Natal

TREM DO FORRÓ COMPLETA 20 ANOS E FESTEJA COM MUITAS NOVIDADES

Animação, calor humano e muito forró. Uma fórmula simples, mas que deu tão certo que em 2010 completa 20 anos. O Trem do Forró chega a duas décadas sem perder o fôlego e para comemorar, os organizadores do trem estão preparando uma série de ações e eventos. Como ocorre desde 2001, as viagens são realizadas em todos os fins de semana de junho, entre o Marco Zero, no Recife, e o Pátio de Lazer, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.



A expectativa é celebrar os 20 anos do Trem do Forró rendendo homenagens tanto aos frequentadores assíduos do evento quanto aos forrozeiros que, com suas músicas contagiantes, dão o ritmo que embalada a festa. A primeira novidade é a marca do trem, que este foi repaginada para o aniversário. Ao todo, são esperadas em torno de sete mil pessoas para as viagens de 2010. Nos 20 anos do Trem do Forró, mais de 150 mil pessoas já participaram do evento.



O Trem do Forró é composto por 10 vagões de passageiros e um de apoio. Cada vagão tem capacidade para 100 pessoas e conta com serviço de bar e um trio de forró pé de serra. São mais de seis horas de muita diversão. O embarque é feito na praça do Marco Zero, no Recife. Após aproximadamente 2h30 de viagem, os forrozeiros chegam ao Pátio de Lazer, no Cabo de Santo Agostinho. Lá, são recebidos por uma quadrilha, matutos e bacamarteiros. No espaço, o público aproveita toda a programação local, com bares e feira de artesanato. Para quem acha que terminou, a festa continua na volta pra casa.



Homenageados – Como 20 anos é uma data para ser lembrada, nada mais justo do que homenagear a todos aqueles que participaram ou ainda participam dessa festa. Por isso, cada saída do Trem do Forró este ano será marcada pela homenagem a um grande forrozeiro. A lista de artistas vai de Luiz Gonzaga a Geraldinho Lins, passando por Petrúcio Amorim, Nando Cordel, Jorge de Altinho entre outros.



O público assíduo do Trem do Forró também será lembrado nos 20 anos. No dia 23 de maio, pouco mais de uma semana antes da primeira viagem deste ano, uma festa vai servir de ponto de encontro para todos aqueles que já embarcaram na viagem junina mais animada de Pernambuco ou que ainda querem embarcar. A prévia será na tradicional casa de shows de forró, a Sala de Reboco. O esquente do trem contará com o encontro de sanfoneiros e muito música para se dançar agarradinho. Os ingressos serão vendidos por R$ 20, mas quem apresentar uma camisa do Trem do Forró (pode ser de qualquer um dos anos) tem uma redução de 50% no preço do ingresso e paga R$ 10. Quem pensa em participar do trem pela primeira vez este ano, também poderá aproveitar a promoção, com a compra do kit casado, ou seja, ingresso para a viagem e para a prévia.



Linha de produtos – Este ano, um sonho antigo dos organizadores do Trem do Forró vai virar realidade nas comemorações de aniversário. Será vendido um disco com as músicas mais tocadas e cantadas pelo público dentro dos vagões nas viagens do trem ao longo deste período. Além do disco, as duas décadas do evento ganharam uma linha de produtos exclusivos, que vão desde brindes como chaveiros, até camisas especiais comemorativas. Todos os produtos poderão ser adquiridos nas saídas do trem, no estande que será instalado no terminal de passageiros.





Serviço - O kit que dá acesso ao Trem do Forró 2010 custa R$ 75 e é composto por camisa, pulseira e folheto informativo. Ele pode ser parcelado em até cinco vezes no Hiper Card e está sendo vendido na Serrambi Tursimo, que fica na rua da Amizade, 38, nas Graças. Os dias das viagens serão 5, 6, 12,13, 19, 26 e 27 de junho. Outras informações pelo telefone 81 3423.5000 ou no site www.tremdoforro.com.br.

RECEBENDO CONVITE PERNAMBUCO CONHECE PERNAMBUCO

NORDESTE INVESTANUNCIA BALANÇO

O balanço de negócios da Nordeste Invest superou em quase três vezes a expectativa para o evento. Em coletiva de imprensa, o presidente da ADIT Brasil, Felipe Cavalcante divulgou que a rodada de negócios fechou com a expectativa de gerar R$ 1.8 bilhão. A quinta edição apresentou ainda outros números que surpreenderam a organização, como a presença de 1450 participantes e o envolvimento de 108 empresas na rodada de negócios.

Neste ano, foram registrados 120 investidores nacionais e internacionais que focaram os investimentos na rede hoteleira, em shoppings e em empreendimentos residenciais. A programação da Nordeste Invest foi contemplada com a apresentação de 91 painelistas em 29 painéis, 50 empresas expositoras no salão imobiliário e turístico.

A imprensa nacional e internacional esteve em Natal acompanhando a movimentação que contou com a presença de representantes de 16 países, entre os quais Cingapura, Dubai, Itália, Espanha e Estados Unidos. Entre os principais veículos de comunicação que cobriram a Nordeste Invest estão o The Times, Financial Times, New York Times e The Herald Tribune.

PROAGÊNCIA II MOBILIZA O SETOR PARA AS CENTRAIS DE NEGÓCIOS

Estados como MG e RJ já começam a dar os primeiros passos





Em abril, o consultor do Proagência II, José Trabulo Jr, encerrou o ciclo de palestras sobre as Centrais de Negócios no Setor de Agenciamento e Operações Turísticas, visitando todos os estados brasileiros e orientando ABAVs e SEBRAEs na implementação desta ferramenta competitiva.



“Centrais de Negócios são uma tendência em diversos países do mundo e proporcionam vantagens empresariais importantes que podem ser concretizadas de forma associativa, cooperada ou através de uma consolidadora no setor de agenciamento”, explica o diretor do Proagência/Iccabav, Antonio Azevedo.



“A central de negócios permite que seus integrantes aumentem a competitividade, melhorem seus serviços e produtos, tenham lucros maiores e mais acesso ao mercado. Estamos no Rio de Janeiro em um momento único com a proximidade dos Jogos Olímpicos e não podemos desperdiçar esta oportunidade” diz Patrícia Mattos, Coordenadora Estadual do Proagência pelo SEBRAE/RJ.



Dando continuidade às palestras realizadas em todos os Estados, o Proagência II trabalha agora na orientação e apoio às ABAVs e SEBRAEs Estaduais cujos agentes de viagens queiram implementar esse modelo. “Os SEBRAEs Estaduais têm uma grande participação de sucesso na constituição de Centrais de Negócios em outros segmentos e estarão orientando as agências de viagens”, comenta o Coordenador da Carteira de Turismo do SEBRAE Nacional, Dival Schmidt.



No Rio de Janeiro e em Minas Gerais onde as Centrais de Negócios despertaram grande interesse e SEBRAE e ABAV desses estados estão organizando mais uma palestra sobre o assunto nos dias 13 e 20 de maio, respectivamente.



“A continuidade do encontro é relevante para todos do trade, pois ajuda a fortalecer o mercado turístico, tornando essencial para o desenvolvimento e capacitação dos agentes”, diz José Maurício de Miranda Gomes, Presidente ABAV/MG.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PROJETO NOVA PIPA APRESENTADO PARA INVESTIDORES NO NORDESTE INVEST EM NATAL

O empresário potiguar, Milson dos Anjos que já comanda o hotel Parque da Costeira em Natal, alça novos objetivos e em breve lança no mercado o " Condominio Nova Pipa ", na praia de Sibaúma, litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte, do grupo Sibaúma. A maquete do projeto pode ser vista no estande do "Nova Pipa" no Nordeste Invest até amanhã, no Centro de Convenções de Natal. O novo projeto já foi licenciado, será um grande empreendimento que deverá ser lançado entre 60 a 90 dias, informou o empresário Fabiano Silva do grupo Sibaúma.
O Nova Pipa será o único empreendimento a beira-mar do litoral sul, que gerará mais de mil empregos na região de Sibaúma. O projeto tem previsão de inicio em 2011 e conclusão prevista para um ano antes da copa de 2014.Serão 360 apartamentos, com seis villages. Para o empresário sueco, Ola Birgersson que conta com empreendimento na praia de Barra do Cunhau, no litoral sul, haverá um crescimento imenso no litoral sul principalmente Barra do Cunhau, já que o empreendimento fica a beira da balsa, e também poderá acelerar a construção da ponte ligando Barra do Cunhaú e Sibaúma.

TAM RECEBE DOIS NOVOS A330 E FROTA AUMENTA PARA 137 AERONAVES

As novas aeronaves vão operar voos fretados para a África do Sul
e, de agosto em diante, rotas internacionais a partir do Rio de Janeiro




A TAM (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM) recebeu na sexta-feira, 7, a primeira das duas novas aeronaves A330 diretamente da fábrica da Airbus em Toulouse (França), destinadas a voos internacionais de longo curso e configuradas com 223 assentos para passageiros - 4 na Primeira Classe, 36 na Executiva e 183 na Econômica. A entrega do segundo avião pela fabricante europeia está prevista para o início de junho.

A incorporação dessas duas aeronaves permitirá à TAM aumentar sua oferta no mercado internacional e elevará a frota da companhia para 137 aeronaves, sendo 130 modelos da Airbus (24 A319, 81 A320, 5 A321, 18 A330 e 2 A340) e 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300).

Numa primeira etapa, os dois aviões vão operar voos fretados para a África do Sul e depois serão utilizados em voos extras para Orlando (EUA) para atender o aumento da demanda na alta temporada. A partir de agosto serão integrados à malha aérea da TAM para operar dois novos voos regulares para a Europa, partindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) com destino a Frankfurt (Alemanha) e Londres (Inglaterra).

O recebimento dos novos aviões faz parte da política da TAM de operar uma frota com baixa idade média - seis anos, uma das mais jovens do mundo -, assegurando mais conforto aos passageiros.

As aeronaves da TAM estão equipadas com as melhores e mais avançadas opções de equipamentos e software oferecidos pelo fabricante, constituindo uma das mais avançadas frotas do mercado global.

A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de abril com 42,1% de market share. A companhia voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 85,4% em abril. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelidade para companhia aérea no Brasil. Desde 1º de janeiro de 2010, o Programa TAM Fidelidade passou a ser gerido pelo Multiplus Fidelidade, que possui hoje 6,9 milhões de associados e já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

GOL PROMOVE NOVO CARTÃO DE CRÉDITO SMILES

Companhia aérea lança campanha publicitária inspirada na famosa “voz do aeroporto”



A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, estréia campanha publicitária para promover o lançamento do Cartão de Crédito SMILES. A estratégia de divulgação conta com um filme de TV e anúncios de mídia impressa e online desenvolvidos pela agência AlmapBBDO.



Com a assinatura “Novo Cartão de Crédito SMILES. Aqui suas compras valem mais viagens”, a campanha apresenta os benefícios do produto aos participantes que podem acumular milhas a cada compra e obter privilégios, como check-in preferencial e acesso às Salas VIP SMILES.



Na TV, o comercial tem 30 segundos e é inspirado na locução de Íris Lettieri, a famosa “voz do aeroporto”. Desde a década de 70, Íris é a locutora oficial de diversos terminais do País, como o Galeão (Antonio Carlos Jobim), no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo. No filme, ao mostrar as diferentes situações em que o Cartão SMILES é utilizado, as vozes dos personagens são substituídas pela de Íris.



Já nos impressos, a agência usa as nuvens do céu de cenários turísticos para representar a fatura do Cartão de Crédito SMILES e ainda um avião da GOL que cruza o espaço. Na Internet, a campanha ganha diversos formatos e está presente nos principais portais.



Vantagens do Cartão de Crédito SMILES



Desde junho de 2009, é possível adquirir os cartões de crédito SMILES, uma parceria da GOL com o Banco do Brasil e o Bradesco. O cartão de crédito SMILES está disponível nas versões Internacional, Gold e Platinum, e oferece a melhor taxa de conversão de milhas do mercado. O cartão Platinum, por exemplo, permite que o cliente tenha vantagens exclusivas, tais como check-in diferenciado, acesso às salas VIP SMILES, embarque prioritário e direito de despachar até 20 quilos a mais do permitido.





Sobre o SMILES



Com mais de 6,8 milhões de participantes, o SMILES (www.smiles.com.br) é o programa de relacionamento da GOL. Por meio dele, o participante acumula milhas toda vez que voa pela GOL e VARIG ou empresas aéreas parceiras, ou quando contrata serviços e produtos dos parceiros não-aéreos do programa, como administradoras de cartões de crédito. Além disso, algumas categorias do programa contam com vantagens como atendimento diferenciado no check-in, maior franquia de bagagem e acesso às salas VIP SMILES em aeroportos.

GOL PROMOVE NOVO CARTÃO DE CRÉDITO SMILES

Companhia aérea lança campanha publicitária inspirada na famosa “voz do aeroporto”



A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, estréia campanha publicitária para promover o lançamento do Cartão de Crédito SMILES. A estratégia de divulgação conta com um filme de TV e anúncios de mídia impressa e online desenvolvidos pela agência AlmapBBDO.



Com a assinatura “Novo Cartão de Crédito SMILES. Aqui suas compras valem mais viagens”, a campanha apresenta os benefícios do produto aos participantes que podem acumular milhas a cada compra e obter privilégios, como check-in preferencial e acesso às Salas VIP SMILES.



Na TV, o comercial tem 30 segundos e é inspirado na locução de Íris Lettieri, a famosa “voz do aeroporto”. Desde a década de 70, Íris é a locutora oficial de diversos terminais do País, como o Galeão (Antonio Carlos Jobim), no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo. No filme, ao mostrar as diferentes situações em que o Cartão SMILES é utilizado, as vozes dos personagens são substituídas pela de Íris.



Já nos impressos, a agência usa as nuvens do céu de cenários turísticos para representar a fatura do Cartão de Crédito SMILES e ainda um avião da GOL que cruza o espaço. Na Internet, a campanha ganha diversos formatos e está presente nos principais portais.



Vantagens do Cartão de Crédito SMILES



Desde junho de 2009, é possível adquirir os cartões de crédito SMILES, uma parceria da GOL com o Banco do Brasil e o Bradesco. O cartão de crédito SMILES está disponível nas versões Internacional, Gold e Platinum, e oferece a melhor taxa de conversão de milhas do mercado. O cartão Platinum, por exemplo, permite que o cliente tenha vantagens exclusivas, tais como check-in diferenciado, acesso às salas VIP SMILES, embarque prioritário e direito de despachar até 20 quilos a mais do permitido.





Sobre o SMILES



Com mais de 6,8 milhões de participantes, o SMILES (www.smiles.com.br) é o programa de relacionamento da GOL. Por meio dele, o participante acumula milhas toda vez que voa pela GOL e VARIG ou empresas aéreas parceiras, ou quando contrata serviços e produtos dos parceiros não-aéreos do programa, como administradoras de cartões de crédito. Além disso, algumas categorias do programa contam com vantagens como atendimento diferenciado no check-in, maior franquia de bagagem e acesso às salas VIP SMILES em aeroportos.

EVENTOS MOVIMENTAM DESTINO IGUAÇU EM JUNHO

Foz do Iguaçu vai sediar, simultaneamente, Hotel Show,
Festival de Turismo das Cataratas e Encontro da Abrasel

Palestras, minicursos, rodadas de negócios, oficinas e exposições são os atrativos do Hotel Show 2010, a ser realizado entre 16 e 18 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. O hotel também vai sediar, simultaneamente, o Festival de Turismo das Cataratas e o Encontro da Abrasel.
O Hotel Show reunirá empresários e profissionais das áreas de hotelaria, motelaria, turismo e gastronomia, com o propósito de promover negócios e otimizar lucros. E o melhor, a participação no Hotel Show será gratuita.
Os participantes poderão conhecer as novidades em serviços e equipamentos, bem como trocar experiências que proporcionem o crescimento e o aprimoramento empresarial.
A feira de produtos envolverá empresas fornecedoras de mercadorias, máquinas e equipamentos, serviços e alimentos para a hotelaria, motelaria, restaurantes e similares.
Além disso, propiciará uma oportunidade para negócios com clientes da região de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Puerto Iguazú, municípios lindeiros, do Paraná, estados vizinhos (Mato Grosso e Santa Catarina) e demais unidades da federação.
A exemplo do ano passado, a promoção é do Sindhotéis e Sindotel e visa a repetir o sucesso da edição 2009. As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site do evento.
Para o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, “o evento é uma ótima oportunidade para os participantes conhecerem o que há de novo em equipamentos e serviços, pois é muito importante ter o melhor a oferecer aos clientes”.
Paralelamente ao Hotel Show 2010 serão realizados o Encontro de Negócios Trinacional da Indústria de Meio de Hospedagem, o Encontro de Empresários e Profissionais de Hotelaria, Motelaria, Gastronomia e Meios de Hospedagem, e o Encontro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Na mesma data e local, o Polo Iguassu Feiras & Eventos e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu—Brasil promoverão a quinta edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.
Serviço:
www.hotelshow2010.com.br


ABRASEL REALIZARÁ ENCONTRO EM FOZ
Cerca de 500 pessoas, entre empresários, fornecedores, prestadores de serviços e lideranças nacionais e locais do setor de alimentação, estarão reunidas em Foz do Iguaçu, de 15 a 17 de junho, no Encontro Sul/Sudeste da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O evento será realizado no Rafain Palace Expocenter com a finalidade de fomentar os negócios na área e melhorar a estrutura e os serviços das empresas participantes, bem como “promover a integração dos empresários do setor e o fechamento de negócios”, disse Paulo Ricardo Santos de Souza, presidente regional da Abrasel em Foz.
Um dos destaques da programação este ano será a Arena Show, evento a ser promovido pela Abrasel, nos dias 16 e 17. O espaço reunirá renomados chefes de cozinha nacionais e um internacional, que realizarão oficinas e demonstrações para os profissionais da área de hotelaria, restaurante e gastronomia em geral.
O encontro também reserva palestras e debates sobre temas de interesse das categorias que compõem a Abrasel, tal como “Lei da Gorjeta”, “Lei Antifumo” e “Lei Seca”, por exemplo.
Apoiam o evento o Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria Municipal do Turismo, ABIH, Sindhotéis, ICVB, Comtur e Itaipu.
SERVIÇO:
www.abraselpr.com.br

FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS
O Festival de Turismo das Cataratas será realizado de 16 e 18 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center. O Sindhotéis é um dos parceiros da Fundação Parque Tecnológico Itaipu e do Instituto Polo Iguassu Feiras & Eventos, responsáveis pela organização do festival.
O evento tem como público-alvo agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias turísticos, pesquisadores e estudantes da área, bem como representantes governamentais e da iniciativa privada. Sua finalidade é integrar o trade turístico do Brasil e dos países do Mercosul, comercializar produtos do setor, e difundir novas técnicas de gestão em turismo.
Além do Sindhotéis, apoiam o Festival de Turismo das Cataratas a Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria Municipal de Turismo e TAM.
SERVIÇO:
www.festivaldeturismodascataratas.com