Total de visualizações de página

sábado, 10 de abril de 2010

MELIÁ ANGRA MARINA & CONVENTION RESORT PREPAROU UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O FERIADO DE TIRADENTES

Os feriados de Tiradentes (21) e São Jorge - RJ (23) no mês de abril trazem uma boa oportunidade para sair da rotina. Angra dos Reis é considerada uma das cidades
turísticas mais interessantes do Brasil, pois harmoniza ares de serra
– possui uma das maiores reservas intocadas de Mata Atlântica do
planeta – com incríveis paisagens litorâneas. Momentos de descanso em
frente ao mar deste arquipélago figuram em experiências únicas.

Durante os feriados de Tiradentes e Dia de São Jorge o Meliá Angra
Marina & Convention Resort, oferecerá tarifas a partir de R$ 303,00,
diária por pessoa em apartamento duplo, categoria superior, com
pensão completa (café da manhã, almoço e jantar com bebidas nacionais
inclusas, tais como: sucos, refrigerantes, água e cerveja), além dos
exclusivos serviços Angra Plus.

O Angra Plus foi criado especialmente para os hóspedes do Meliá
Angra, que contam diariamente, sem nenhum custo adicional, com
diversos serviços: Snacks na piscina (disponíveis das 10h às 13h e das
15h às 16h); deliciosas Tapas Espanholas servidas no Lobby Bar
mediante o consumo de bebidas alcoólicas; Caipirinha na Piscina (das
12h às 13h, sendo que, aos sábados e domingos acontece também "Aula
de Preparo de Caipirinha"); Coffee Break Surpresa (das 16h às 16h30);
Chá da Tarde com café, leite, chá, sucos, chocolate quente, tortas,
pães variados, bolos e etc. servido no Lobby Bar do hotel (das 17h às
18h).

Criança até 08 anos, desde que acomodada no mesmo apartamento dos
pais, não paga.

O pagamento poderá ser efetuado em quatro vezes sem juros no cartão
de crédito (Visa, Mastercard, Diners e Amex). As tarifas deverão ser
acrescidas de 5% de taxa de ISS.

Meliá Angra Marina & Convention Resort:
Praia do Canal Pimenta – Pontal, na BR 101, km 488, a 11 km do Centro
de Angra dos Reis – RJ
Telefone: (24) 3421 1100 E-mail: reservas.melia.angra@solmelia.com.br
- www.melia-angra-marina.com

GOL RECEBE DOIS PRÊMIOS NA EDIÇÃO 12º EDIÇÃO DO IR GLOBAL RANKING 2010

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes a maior companhia aérea de
baixo custo e baixa tarifa da América Latina, recebeu ontem dois
prêmios na “12ª edição do IR Global Rankings 2010” (IRGR), premiação
que classifica e identifica as melhores práticas na área de Relações
com Investidores. Nesta edição, participaram 503 empresas de 35
países e 10 setores.No ranking mundial, a GOL ficou em terceiro lugar em seu segmento, na categoria “Melhores Práticas de Governança Corporativa”, e Top 5 na
América Latina. A categoria premia as organizações com as melhores
práticas de transparência em gestão e disseminação de informações aos
investidores.

Além disso, a GOL recebeu um prêmio na categoria “Melhor Website de
RI”, figurando mundialmente no segundo lugar em seu setor e como
número três na América Latina. A categoria “IR Websites” premia as
organizações com os melhores websites de RI, tanto em termos de
informações disponíveis, quanto pela facilidade de navegação e
interatividade.

Sobre a IR Global Rankings:
O IR Global Rankings ("IRGR") foi criado em 1999 pela MZ Consult,
empresa de RI da América Latina, e é o mais completo sistema de
classificação que analisa sites de RI, relatório anual online,
procedimentos de divulgação financeira e práticas de governança
corporativa. A metodologia é baseada em uma avaliação extensa e
pormenorizada análise técnica de mais de cem itens e é conduzido por
uma equipe de especialistas em Relações com Investidores e verificado
por uma comissão independente.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBOVESPA: GOLL4 e NYSE:
GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da
América Latina, oferece mais de 860 voos diários para 50 destinos que
conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 11 mercados
internacionais na América do Sul e Caribe. A Companhia opera uma
frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais
seguras e confortáveis da classe, com altos índices de utilização e
eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio
do uso de tecnologia de última geração, a Companhia – com as marcas
GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VoeFácil – oferece aos clientes
facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a
melhor relação custo-benefício do mercado.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

COLÔMBIA PROMOVE CAPACITAÇÃO DE 250 AGENTES DE VIAGENS NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A ProExport Colômbia promove durante todo o mês de abril capacitações para 250 agentes de viagens em cinco cidades do interior de São Paulo. Campinas abriu a série de eventos na Catedral do Chopp com 50 participantes na última quinta-feira, dia 8. São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca e São José dos Campos recebem a partir da próxima semana o cônsul comercial e diretor da Proexport Colômbia, Carlos Rodriguez, e a assessora de turismo, Monica Ordoñez Buitrago. O evento é uma parceira do País com a operadora de turismo Odyssey e contará ainda com a participação da companhia aérea Avianca.



“Nosso objetivo é fazer com que esses profissionais conheçam melhor a Colômbia para poder vender o destino. Vamos apresentar Bogotá, Cartagena, Medellín, San Andrés e Santander, além de opções de compras, dicas sobre pontos turísticos e informações gerais sobre o país”, observa Rodriguez. “Queremos enfatizar que o destino tem opções para todos os gostos: família, recém-casados, grupos de jovens ou negócios”, emenda. Até o fim deste semestre mais capacitações devem ser realizadas nas regiões Sul e Centro-Oeste.



Em 2009, 47.494 brasileiros visitaram a Colômbia, de um total de 1.353.760 visitantes estrangeiros. A intenção em 2010 é aumentar o fluxo turístico em pelo menos 10%. Confira abaixo a agenda completa das capacitações:





Capacitações ProExport Colombia e Odyssey





SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Data: 12/04/2010

Horário: 08h30 (café da manhã)

Local: Hotel Nacional Plaza Inn

Endereço: Rua Prof. Carlos Ibanhez, 35 - São José do Rio Preto - SP



RIBEIRÃO PRETO

Data: 13/04/2010

Horário: 19h00 (happy hour)

Local: Pinguim

Endereço: Rua General Osório, 389 - Ribeirão Preto - SP



FRANCA

Data: 14/04/2010

Horário: 08h30 (café da manhã)

Local: Hotel Comfort Franca

Endereço: Av. Miguel Sábio de Melo, 1505 - Franca - SP



SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Data: 19/04/2010

Horário: 08h30 (café da manhã)

Local: Novotel SJC

Endereço: Av. Nelson D' Avila, 2200 - São José dos Campos – SP

UNIÃO DE ESFORÇOS PARA PROMOVER O BRASIL EM PORTUGAL

Começa amanhã (10) a 8ª edição da feira de viagens Mundo Abreu. O evento contará com a participação do Brasil, por meio do estande montado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). No espaço de 80 m² do Brasil, co-expositores divulgarão produtos turísticos da Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina.



O objetivo da participação do Brasil é aproximar o País do público final, apresentar a diversidade, os roteiros turísticos e mais, mostrar um pouco da alegria e animação do brasileiro, por meio de atrações culturais.



Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, “a presença em um evento como o Mundo Abreu é fundamental e faz parte do nosso plano de ações de promoção e divulgação do Brasil em Portugal, o 6º país que mais nos envia turistas, de acordo com Anuário Estatístico 2008 da Embratur”.



Durante a feira, que termina no domingo (11), a executiva do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal, Neila Araújo, realizará reuniões estratégicas com profissionais de turismo e apresentará as opções que o Brasil disponibiliza ao turista interessado em conhecer o País. “Sentimos que o mercado português começa a se recuperar da crise mudial que enfrentou e o nosso trabalho está focado em aproveitar as oportunidades que surgem neste novo momento”, explica Neila Araújo.

CINE CURITIBA MOSTRA ATRATIVOS DA CIDADE NO SALÃO DO TURISMO




A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, participou da abertura do 16º Salão Paranaense de Turismo, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PR), nesta sexta-feira (9), no Estação Embratel Convention Center.
No salão, que vai este sábado (10), o Instituto tem um estande com o tema Cine Curitiba Apresenta: Viaje Curitiba, onde os visitantes assistem às exibições do novo vídeo institucional sobre atrativos turísticos da cidade.
"Todos os anos o Instituto Municipal do Turismo traz alguma novidade para o salão da Abav, pois sabemos da importância do evento, onde estão reunidos os principais agentes de viagens e profissionais do setor", disse Juliana. "Em todo o Brasil, a Abav representa uma das maiores ferramentas de comercialização dos destinos turísticos".
No ano passado, o Salão Paranaense de Turismo foi palco de lançamento da campanha Novo em Curitiba, Vale a Pena Ver!, que divulgou oito atrativos novos e restaurados pela Prefeitura de Curitiba desde 2005.
Na abertura do evento, Juliana também citou as ações da Prefeitura para a promoção do turismo na cidade. "Atualmente destaco a revitalização dos espaços públicos e a oferta de incentivos fiscais para os moradores e empresários da região central da cidade, que concentra monumentos, praças e prédios com grande potencial para gerar interesse turístico", disse.
O estande do Instituto Municipal de Turismo foi criado pelo arquiteto Fernando Canalli, e é um misto de cinema e teatro. No local também serão gravadas entrevistas com profissionais do setor sobre os potenciais turísticos de Curitiba. Os depoimentos serão aproveitados em futuras ações promocionais do turismo na cidade.
Além do estande próprio, o Instituto Municipal de Turismo participa da Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, apresentando o Roteiro Turístico Integrado Rotas do Pinhão, com municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
A cerimônia de abertura contou com a presença do senador Flávio Arns, do presidente da Abav-PR, Celso José Tesser, do secretário de Estado do Turismo, Celso Caron, e do presidente do Sistema Fecomercio, Darci Piana.

PRAIA SHOPPING INVESTE EM ACESSIBILIDADE

Permitir o acesso a todas as pessoas virou lei federal em 19 dezembro de 2000. Cada vez mais, estabelecimentos comerciais como shoppings, hotéis e restaurantes estão possibilitando o acesso dos portadores de necessidades especiais. “Atualmente, o deficiente vem questionando àqueles que não cumprem as leis e tentamos trabalhar a consciência do próximo em busca do máximo de acessibilidade possível”, afirma o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte (Adefern), Décio Santiago.



Foi pensando na acessibilidade que o Praia Shopping, por exemplo, investiu cerca de R$ 100 mil em reformas estruturais, como elevadores especiais, sinalização e corrimões nos banheiros. “Além de estarmos cumprindo com a lei, o Praia tenta se tornar referência em Natal para que os nossos clientes possam transitar normalmente em todas as dependências do estabelecimento”, comenta a superintendente do shopping, Maria Paula Rabelo.



Segundo ela, o Praia ainda dá destaque para a questão do bem estar do portador de necessidades especiais. “Temos a preocupação em atender bem a todos os tipos de público. Prestamos atenção até na questão do piso, que se estiver muito encerado, fica escorregadio e pode dificultar o acesso”, completa Maria Paula.



No RN, 17,64% da população é portadora de algum tipo de deficiência – 3,64% acima da média nacional, perdendo apenas para a Paraíba. De acordo com Décio Santiago, a capital potiguar é considerada uma das capitais do país com melhor acessibilidade a cadeirantes e muletantes. “Atualmente, são 110 ônibus adaptados, e aptos, a nos atender”, diz. Mas ainda há obstáculos. “Temos uma luta diária: são calçadas que não são adaptadas, passagens estreitas e constrangimentos”, declara.



Santiago relata que há motoristas que insistem em estacionar irregularmente nas vagas reservadas para deficientes ou, até mesmo, encontram-se banheiros públicos que não estão adequados.



Para mais informações ou denúncias, basta procurar a Promotoria Para a Pessoa com Deficiência, que funciona na Central do Cidadão, do Praia Shopping.

SECRETARIA ESTADUAL DE TURISMO DE PERNAMBUCO FAZ COMUNICADO À IMPRENSA

A Secretaria Estadual de Turismo, cumprindo a legislação, encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado e à Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o inteiro teor do Relatório da Comissão da Tomada de Contas Especial, instalada em 03 de dezembro de 2009, com o objetivo de apurar denúncias relativas aos projetos Festejos Natalinos e Verão Pernambuco.

A Tomada de Contas Especial é o procedimento administrativo estabelecido pela legislação para apuração de indícios de irregularidades no serviço público. Ela foi realizada cumprindo uma determinação do Governo do Estado, para que todos os fatos fossem devidamente apurados. A Comissão da Tomada de Contas Especial foi composta por três servidores designados no ato de sua criação. Seguindo o rito processual legal, o Relatório foi analisado pela Controladoria Geral do Estado, que o certificou.

O Relatório da Comissão de Tomada de Contas Especial apurou que não dúvidas quanto à execução do Projeto Verão Pernambuco. O Ministério do Turismo, concedente do projeto, está analisando a Prestação de Contas.

Em relação ao Projeto Festejos Natalinos, o Relatório da Comissão concluiu que ficaram caracterizadas irregularidades em todo o processo, apontando a ocorrência de práticas ilegais das produtoras envolvidas. O Relatório também apontou responsabilidade dos gestores da Empetur, à época, sobre a formalização e execução do Projeto.

Foi determinada pela Secretaria Estadual de Turismo a abertura de processo administrativo na Empetur, sendo garantido o amplo direito de defesa a todos os envolvidos, como determina a legislação. A Empetur deverá devolver R$ 1,837 milhão ao Ministério do Turismo e mais R$ 300 mil ao Governo Estadual.

DELPHI COMEMORA RESULTADOS DE MARÇO

A Delphi comemora os resultados obtidos no mês de março que reafirmam a posição da empresa como uma das maiores construtoras do Rio Grande do Norte. A construtora registrou no último mês um aumento de vendas de 41%, superando o mesmo período de 2009 e de 2008, que obteve 38%. Os percentuais demonstram a importância das novas parcerias da Delphi com imobiliárias e a participação em grandes eventos.

EMPROTUR PARTICIPA DO CENTRO OESTE TUR E MUNDO ABREU EM PORTUGAL

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa do 18º Centro-Oeste Tur – Salão de Negócios Turísticos nesta sexta-feira (9), em Goiânia. A expectativa da organização é reunir cerca de 1.500 agentes de viagens da região e do triângulo mineiro. Estima-se que sejam gerados R$ 16 milhões em negócios, um aumento de 16% em relação ao ano anterior.


Sob o comando das técnicas Eliane Praça e Vera Barreto, a Emprotur está com um estande próprio, onde irá distribuir material promocional e comidas típicas com o intuito de chamar a atenção desses profissionais para o RN. Ao lado delas, representando o trade, estão 15 hotéis do estado.


Internacional


A fim de divulgar o Rio Grande do Norte como destino turístico, a Emprotur também marca presença na 8ª edição da Feira de Viagens Mundo Abreu, que acontece neste sábado (10) e domingo (11), em Lisboa. O evento faz parte do planejamento anual da Emprotur. A Abreu é a maior agência de viagens em Portugal, e considerada a mais antiga do mundo, fundada há 169 anos.


Com estande de 80 metros quadrados, a Embratur apostou numa grande área, na qual terão destaques os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina.

O presidente da Emprotur, Gustavo Porpino, afirma que a feira é uma excelente oportunidade para que o produto turístico Rio Grande do Norte seja divulgado. "A Feira Abreu é uma grande oportunidade para aqueles portugueses que desejam adquirir pacotes de viagens, uma vez que apresenta inúmeras promoções e preços realmente convidativos", comenta.

PORTAL MERCADO ABERTO SERÁ LANÇADO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA(13)

Devido a problemas a com o suporte técnico, a estreia do Portal Mercado Aberto (www.portalmercadoaberto.com.br) foi adiada para a próxima terça-feira (13). O Mercado Aberto será o primeiro e único do RN a se dedicar exclusivamente às notícias de economia.
O novo veículo trará uma cobertura completa dos principais fatos econômicos do estado com um olhar especializado, sempre contextualizando os acontecimentos nacionais e internacionais com a realidade potiguar.
O portal contará com uma equipe de cinco jornalistas, coordenados por Luciano Kleiber. E terá como grande diferencial o canal “Números do RN”, onde serão disponibilizados os mais completos dados da economia potiguar.
O Mercado Aberto contará ainda com colunas especializadas, entre elas, a Coluna do Luciano Kleiber

ARQUITETAS POTIGUARES PREPARAM AS MALAS PARA O SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL DE MILÃO

A arquiteta Janice Diógenes afivela as malas para embarcar na terça-feira (13) para Milão, onde participará do maior evento de decoração do mundo, o Salão Internacional do Móvel, que acontece entre os dias 14 a 19 de abril na Itália. Janice – que embarcará acompanhada pelas também arquitetas Olga Portela, Andréa Cariello e Ana Cláudia Pitta – ficará atenta às principais novidades do setor de rochas ornamentais para a Marmore Ltda., do marido-diretor Ismar Diógenes. Na bagagem, as arquitetas trarão as inovações, tecnologias e tendências que serão apresentadas durante o evento. Esta é a quarta vez que participam juntas do Salão Internacional do Móvel, que está na sua 49ª edição.

ABAV/RJ PROMOVE TURISMO HIDROAERONÁUTICO

“Chegar aonde outros não chegam”. Essa é a proposta do Turismo Hidroaeronáutico, segundo o presidente do Hidroclube do Brasil, João Flávio Pedrosa. O dirigente esteve ontem na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ) para apresentar o Programa Nacional de Hidrovoos, que está sendo implementado pelo Hidroclube do Brasil. O objetivo do programa é inserir o uso de hidroaviões nos roteiros turísticos oferecidos pelas agências de viagens associadas à ABAV/RJ.



Na ocasião, Pedrosa disse que, como os hidroaviões pousam na água, não precisando, dessa forma, de uma pista convencional, será possível através desses meios de transporte levar turistas a regiões pouco exploradas e de difícil acessibilidade. Segundo o dirigente, a adoção dessa prática vai gerar grandes benefícios ao mercado de turismo além de trazer inúmeras vantagens ao turista, entre elas, a redução do tempo de viagem. “Se adotarmos a hidroaviação, evidentemente os negócios do profissional ligado ao setor vão crescer numa escala maior”, afirmou Pedrosa, ressaltando também que o Brasil possui nove bacias hidrográficas e 42 mil km navegáveis, o que confere ao país grande vocação para o turismo hidroaeronáutico.



O projeto do Hidroclube prevê a instalação de hidrobases em regiões brasileiras de potencial turístico, onde será realizado o reabastecimento dos hidroaviões e oferecida hospedagem aos turistas. O programa também consiste na oferta de diversos cursos, que vão capacitar a equipe operacional do agente de viagens a elaborar pacotes que englobe o uso de hidroaviões.



Para recuperar a imagem da hidroaviação no país, a entidade promoverá o Rally Internacional de Hidroavião, que será realizado no final do ano e oferecerá ao consumidor a oportunidade de se tornar um patrocinador individual das equipes participantes. O cliente poderá programar seus vôos e renovar a experiência por dez vezes através de uma agência de viagens.



O programa parece ter atendido ao gosto dos agentes. A associada Elizabeth Teixeira elogiou a apresentação e disse que o projeto representa uma oportunidade de atender a clientes com maior poder aquisitivo e que preferem roteiros mais elaborados. “Vou me credenciar”, garantiu a agente de viagens.



O profissional que quiser atuar nesse segmento deve ser associado à ABAV/RJ e se cadastrar no Hidroclube do Brasil, através do site http://www.hidroclubedobrasil.com.br/HCB_3_Admissao.html.

MENSAGEM DO SINDICATO DOS GUIAS DO RN PARA OS GUIAS

O SINGTUR-RN seguindo a campanha Guia Legal esta distribuindo material de conscientização para que o turista solicite de seu prestador de serviço (Guia de Turismo) a sua credencial do Mtur (Ministério do Turismo) sendo assim a campanha esta sendo realizado com os seguintes materiais.

Banner: que esta sendo colocado nos lugares de circulação dos Turistas

Panfleto: Sendo entregue aos Guias em geral para que distribuam com seus passageiros como também em pontos de circulação dos turistas.

50 Banner`s, 100 mil panfletos e 100 Adesivos.



Obs.:

Banner já fixado nos seguintes pontos:

02 na Fortaleza dos Reis Magos

01 no Cajueiro de Pirangy

01 no Marina Badauê

01 no Rest. Naf Naf

01 no Rest. Miramar

01 no Rest. em Mamanguape

02 no Mano-a Park

01 no Rest. Marujos em Maracajaú

01 no ponto de apoio em Lajes ( Rest. Guaíba)

01 no ponto de apoio em Lajes (Rest. da Guanabara)

01 no ponto de apoio em Mossoró ( Rest. Guaíba)

01 Rest. Farofa D´gua

01 no Bar Sgt Peperr´s



Estaremos fixando nos pontos de apoio dos litorais sul e norte como os demais lugares de circulação de passageiros.



Adesivos: Conforme permissão das empresas de ônibus de turismo estaremos fixando os adesivos nos veículos.



O SINGTUR-RN agradece ao nosso patrocinador Arte Natureza, loja de artesanato localizada na orla de Ponta Negra.

Parceria fechada com os mesmo no qual o Guia que realizar seu cadastro na loja e indicar aos seus passageiros e o mesmo identificando o seu Guia, será repassada a comissão da venda ao Guia.

TEMPO DE AVENTURA RECEBE GRUPOS VIPS


A Bristol- Myers -Squibb, uma das mais importantes empresas farmacêuticas do mundo conta com 44 mil funcionários em mais de 30 países. A unidade brasileira está instalada na cidade de São Paulo e possui cerca de 800 funcionários. Em novembro,85 funcionários e representantes estiveram em Natal para debater sobre as novidades do setor .Utilizando-se dos amplos salões do SERHS Natal Grand hotel,as reuniões se desenrolaram ao longo de quatro dias. A Tempo de Aventura Viagens ficou a cargo do transporte dos participantes na chegada e saída do evento e de um jantar especialmente preparado em um dos melhores restauranes de Natal, o Camarões Potiguar.

foto: SERHS Natal Grand hotel

quinta-feira, 8 de abril de 2010

WRT OPERADORA NO DIA DOS NAMORADOS OFERECE PACOTE ESPECIAL EM NATAL

TAMBAÚ RECEPTIVO É A MAIS NOVA ASSOCIADA DO CONVENTION BUREAU DE JOÃO PESSOA

O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, já passa a contar com mais uma empresa no seu quadro associativo, trata-se da TAMBAÚ RECEPTIVO, que pertence ao grupo Tambaú, recentemente integrou-se ao círculo de empresas referências da Entidade.

O Grupo Tambaú, nasceu em 2001 e desde então vem operando com sucesso no segmento de turismo emissivo e receptivo. Desde o início é uma empresa EXCLUSIVA DOS AGENTES DE VIAGENS. Hoje, após muito trabalho e sucessivas conquistas, opera com grandes parceiros nacionais e internacionais, sendo que a sua expansão a levou a instalar, já em 2005, sua primeira filial, esta na cidade do Recife, Estado de Pernambuco. E no ano de 2009, sua terceira filial em Maceió, Estado de Alagoas.

Trabalhando exclusivamente com grandes parceiros, a empresa busca sempre priorizar a CONFIANÇA nos serviços, garante o empresário Gustavo Garcia. Para isso, um dos principais objetivos estar sempre renovando e fazendo novos acordos com os melhores fornecedores de turismo (hotéis, grandes operadoras internacionais, seguros de viagem, cruzeiros e receptivos no Brasil e no mundo).

No segmento receptivo, a Tambaú atualmente já trabalha com o mercado Europeu, onde atua em Portugal, Espanha, Alemanha e Itália. A empresa dedica uma atenção especial no que diz respeito às informações e serviços prestados ao mercado externo, que está se desenvolvendo de modo promissor.

Para a empresária e Presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes “Ligado aos atrativos que estimulam o entretenimento, a gastronomia e a cultura que a capital oferece, é importante ressaltar que a infra-estrutura urbana do município e suas mais diversas expressões, são fatores que definem a capital da Paraíba como o melhor centro de receptivo para o turismo do país. Aqui existem elementos importantes para a recepção dos visitantes e percebemos que o turismo receptivo é um segmento econômico que está crescendo muito na cidade e a TAMBAÚ Receptivo só vem a contribuir", avaliou.

www.operadoratambau.com.br / 2106 9696

TURISMO COMUNITÁRIO CRESCE NO BRASIL

Hospedagem na casa de famílias no interior do Ceará, participar do processo de colheita de produtos alimentícios, aprender a produzir artesanatos manuais, conhecer os cânticos e lendas da comunidade, descer um rio em plena Amazônia em uma legítima canoa ribeirinha. Trata-se do turismo comunitário, uma modalidade de viagem na qual o turista faz uma imersão na cultura da comunidade. Melhor ainda, a modalidade é social e ambientalmente responsável, pois garante a preservação do ambiente e gera renda para os habitantes locais. O assunto será abordado durante o Congresso Internacional de Cidadania Empresarial, que acontece em Recife nos dias 22 e 23 de Abril, no Mar Hotel.

No turismo comunitário, as atividades são realizadas em áreas naturais e são gerenciadas pela própria comunidade, que providencia os serviços como hospedagem e alimentação, passeios e excursões, gerando emprego e renda juntamente com outras atividades como manifestações culturais, artesanato e moda, contribuindo para a preservando da cultura e meio ambiente. Atualmente, a Rede Brasileira de Turismo Comunitário (Turisol) congrega pouco mais de uma dezena de entidades que se dedicam ao segmento. Entretanto, o potencial brasileiro comporta bem mais iniciativas, já que a modalidade só começou a tomar corpo há menos de dez anos.

Segundo Cecília Zanotti, presidente da ONG Projeto Bagagem - entidade sediada na Bahia e que se dedica e fortalecer o turismo comunitário no Brasil - uma das principais vantagens da modalidade é a valorização econômica e cultural da história e da identidade das comunidades, valores considerados imensuráveis. No dia 23 de abril, ela participa do Painel temático ‘Alianças e Parcerias em Negócios Inclusivos’, durante o qual irá expor as vantagens do turismo comunitário no país.

Turismo , desenvolvimento e preservação – Segundo a Turisol, dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) demonstram que a indústria do turismo cresce em ritmo acelerado e gera mais de 10% do produto econômico global. Entretanto, a atividade pode gerar impactos negativos para a sociedade e o ambiente, pois pode causar dependência econômica em uma atividade não tradicional ou sazonal; além de danos à natureza, que é sua própria base de recursos. As experiências de projetos de turismo solidário e comunitário no Brasil têm revelado que na prática, as pessoas nos destinos turísticos podem se beneficiar mais da atividade turística.

Algumas entidades que promovem Turismo Comunitário no Brasil

Prainha do Canto Verde – Beberibe, Ceará - www.prainhadocantoverde.org
Comunidade de pescadores que defende a pesca sustentável da lagosta no Brasil e no desenvolvimento de projetos de turismo comunitário, agroecologia, escola, escola de arte e artesanato e uso de energias renováveis, entre outros.

Projeto Saúde & Alegria – Santarém, Pará http://www.saudeealegria.org.br

Pequenos grupos de turistas têm a oportunidade de conhecer um pedaço da Amazônia Paraense a partir da cidade portuária de Santarém navegando pelos rios Tapajós e Arapiuns e visitando algumas de suas comunidades mais organizadas.

Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia – Santa Rosa de Lima e 30 municípios, Santa Catarina - www.acolhida.com.br
Localizada no território conhecido como Encostas da Serra Geral, caracteriza-se pela abertura das pequenas propriedades rurais de agricultores familiares para o turismo, aliado à produção de alimentos orgânicos.

Para conhecer outros roteiros – WWW.projetobagagem.org.br

Congresso Internacional de Cidadania Empresarial

Data: 22 e 23 de abril

Local: Mar Hotel, Recife

Informações e Inscrições - http://www.congressoacaoempresarial.org.br

CAFÉ DONUTS ATINGE 60 UNIDADES VENDIDAS!

A Rede de Cafeterias Café Donuts, atingiu o importante objetivo de expansão de sua marca, conquistando no começo de março, 60 unidades negociadas, em apenas 3 anos assessorada pela principal holding do segmento de franquias do Brasil, Franchising Ventures.

Oferecendo produtos de qualidade, como os originais Donut’s (ícone dos anos 80, o confeito, que teve origem nos Estados Unidos, conquistou amadores ao redor do mundo, que deliciam-se com suas combinações divinas: cobertos de chocolate, confeitos coloridos ou apenas açúcar, não há quem resista a essa delícia), o Café Donuts instalou-se no mercado nacional de cafeterias como uma excelente opção de investimento e qualidade em serviços.

Detentor de uma extrema credibilidade, em pouco tempo o Café Donuts atingiu a marca de 60 lojas negociadas, entre elas 50 já em funcionamento e 10 em processo de abertura. A 60¤ unidade vendida foi a do Shopping Paseo Itaigara, em Salvador (BA).

Hoje, a franquia está presente em 12 estados brasileiros, entre elas as capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Goiania, Belém, Salvador e etc.

Com seu “sabor” difundido pelo país, o Café Donuts consolidou-se com uma referência no segmento de alimentação, oferecendo constantemente qualidade e variedade, para seus clientes!

Renda-se ao sabor inconfundível do Café Donuts!

SHOPPING FORMANDO MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA

Se não há faculdade especializada em shopping center, o negócio é começar neste mercado desde cedo. E parece que a dica está sendo seguida a risca por universitários de todo o Brasil. Até o momento, 3.178 candidatos já se inscreveram no programa de Estágios 2010 da Ancar Ivanhoe. São mais de 20 vagas disponíveis, em shoppings localizados em seis cidades do país – Rio, São Paulo, São José dos Campos, Brasília, Cuiabá e Natal.



O processo seletivo será realizado pelo Instituto Capacitare e terá diversas etapas, como provas online de português, inglês, raciocínio lógico e conhecimentos gerais; dinâmicas de grupo e entrevistas com os gestores da Ancar Ivanhoe. Os interessados devem fazer seu cadastro no site da empresa (www.ancarivanhoe.com.br), gratuitamente, até 09 de abril.



“O mais importante é ter vocação para crescer. Em termos de promoção, de 10 oportunidades internas, oito delas são preenchidas por pratas da casa. E o programa de estágio é uma importante porta de entrada”, atesta Cicero Andrade, gerente de Recursos Humanos da Ancar Ivanhoe, que nos últimos dois anos, está entre as 25 melhores empresas para se trabalhar, com sede no Rio de Janeiro.

VIAJE CURITIBA SERÁ DESTAQUE NO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, participa amanhã (9) da abertura do 16º Salão Paranaense de Turismo, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. No salão, que vai até sábado (10), o Instituto de Turismo terá um estande de 30 metros quadrados com o tema Cine Curitiba Apresenta: Viaje Curitiba.
O espaço do Instituto Municipal de Turismo foi criado pelo arquiteto Fernando Canalli, e é um misto de cinema e teatro. No local também serão gravadas entrevistas com profissionais do setor sobre os potenciais turísticos de Curitiba. Os depoimentos serão aproveitados em futuras ações promocionais do turismo na cidade. "Neste espaço iremos apresentar vídeos sobre os atrativos da cidade para os agentes de viagens e profissionais do setor de turismo do Brasil e do exterior", explica Juliana Vosnika.
Além do estande próprio, o Instituto Municipal de Turismo participará da Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, apresentando o Roteiro Turístico Integrado Rotas do Pinhão, com municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Salão
Promovido pela Abav-PR, o Salão Paranaense de Turismo apresenta o Paraná como um dos principais polos de turismo do Brasil e é uma oportunidade de bons negócios para o setor. Entre os expositores estão operadoras e agências de viagens, redes hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais de turismo e prestadoras de serviços para as agências de viagens.
A expectativa deste ano é reunir mais de 2,5 mil agentes de viagens. A edição terá a presença de profissionais de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e de outros países, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
No ano passado, o Salão foi escolhido pelo Instituto Municipal de Turismo para o lançamento da campanha Novo em Curitiba, Vale a Pena Ver! A campanha divulga os novos atrativos turísticos e os espaços revitalizados pela Prefeitura desde 2005.

Serviço
16º Salão Paranaense de Turismo
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775)
Dia 9 (sexta-feira):
11h: solenidade de abertura
12h às 20h: Feira de Negócios
13h às 17h: mini-cursos

Dia 10 (sábado):
10h às 16h: Palestras e mini-cursos
11h às 19h: Feira de Negócios

RIO QUENTE RESORTS AO SABOR DE CORA CORALINA




O Rio Quente Resorts, maior destination resort da América do Sul, apresenta seu novo restaurante no Hotel Pousada - o Casa de Cora. Inspirações não faltaram para a criação do espaço gastronômico, a começar pelo nome que reverencia um dos maiores símbolos da nossa literatura, a poetisa goiana e doceira de mão cheia Cora Coralina.



Cheiro de pão de queijo assando no forno à lenha, chiado de doce apurando no tacho de cobre, prosa boa na cozinha, fofoca na janela... Os ingredientes, presentes no restaurante, fizeram ou - para os que têm mais sorte - fazem parte da vida do povo goiano. "Quem melhor do que Cora Coralina para representar toda a essência goiana deste lugar? É ela que sempre contou as estórias dessa terra, nossa grande homenageada", comenta Manoel Carlos Cardoso, diretor de marketing e vendas do Rio Quente Resorts.



Além de decoração temática, o novo espaço, com capacidade para 550 pessoas, é todo baseado no conceito cozinha show. Os hóspedes poderão se servir nas panelas de ferro, na melhor tradição caipira, com direito ainda a conversar com as verdadeiras estrelas da Casa - os cozinheiros.



Toques regionais



Para facilitar o fluxo de pessoas, a grande cozinha está setorizada em estações por especialidade. Tem a Estação da Brasa para quem não dispensa um churrasco, a Estação do Forno para uma boa pizza e pão de queijo, a da Horta, do Quintal, do Tacho... Sem esquecer a Estação Trem Bão dedicada àquelas massas deliciosas que podemos nos dar ao luxo de provar sempre que estamos de férias. E para quem não é desta terra, aproveitamos para apresentar duas expressões tipicamente goianas: De Sal e De Doce (em Goiás, um prato não é salgado ou doce, é De Sal ou De Doce), que nomeiam as demais estações.



O antigo salão de refeições também recebeu tratamento especial, sendo agora divido em quatro salas menores. Seus nomes remetem a alguns dos tradicionais becos da Cidade de Goiás: Ouro Fino, Vila Rica, Calabrote e Cotovelo.



Por toda parte surgem peças que ajudam a temperar o lugar. Das paredes pendem máscaras das cavalhadas de Pirinópolis (curucucu), além de cachos de pimentas e bananas entalhadas em madeira. Nas prateleiras se empoleiram divertidas galinhas esculpidas em madeira. Panelas de cerâmica, tachos, cabaças, balaios, colheres de pau, janelas e portas de demolição, namoradeiras e tudo o mais para compor o clima lúdico proposto para o local.



No hall de entrada há uma pequena lojinha montada com móveis antigos, pronta para satisfazer aquela vontade de levar embora um pedacinho do lugar.



Sobre o Rio Quente Resorts



O Rio Quente Resorts é um verdadeiro paraíso ecológico localizado no município de Rio Quente, interior de Goiás. Inserido em uma área com fauna e flora exuberantes e clima quente o ano todo, o destination resort oferece o maior complexo de piscinas com águas quentes correntes e naturais, quadras de tênis, quadras de futebol, spa, academia, praia, campo e parque, shows todas as noites, atividades de lazer, bares e restaurante com o melhor da gastronomia internacional e toque regional - além de um amplo centro de convenções. Considerado pela nona vez consecutiva o Melhor Resort de Campo do Brasil pela revista Viagem & Turismo, é ideal para se divertir e relaxar nas 24 horas do dia. Fica ao lado do Hot Park, maior parque aquático da América do Sul, com toboáguas, rio com corredeiras e cascatas, tirolesa, rapel, mergulho ecológico, o Bird Land - Terra dos Pássaros e a Praia do Cerrado, maior praia de águas quentes correntes naturais do mundo, com atividades para toda a família.

PARADISUS PUNTA CANA PROMOVE ATIVIDADES EM HOMENAGEM AO PLANETA TERRA






O Paradisus Punta Cana, em Punta Cana, na República Dominicana, promove no dia 22 de abril o Dia da Terra, com atividades sustentáveis para incentivar o uso responsável dos recursos naturais do planeta.

As atividades começam às 13h, com o “Alimente-se de verde” no stand do YHI SPA montado na área de lanches. Durante uma hora, os hóspedes terão um buffet “verde” com diversas opções para um delicioso almoço e também será oferecido um tratamento especial, a Massagem do dia da Terra, com elementos naturais.

Na área do lobby, das 18h às 20h, haverá uma exposição em homenagem ao planeta Terra e às 20h30 começa uma edição local do evento mundial Hora do Planeta, na qual o espaço ficará iluminado apenas por velas. A rede Paradisus é adepta do movimento que este ano ocorreu no dia 27 de março.

As crianças também participam do dia de conscientização. No Kid’s Club, os pequenos vão aprender a plantar e saber mais sobre todo o processo de crescimento das plantas e dos vegetais. Na programação há também atividades de artesanato com sal colorido e elementos colhidos da natureza.



Sobre os Paradisus Resorts



Reconhecido pela sofisticação de seus hotéis cinco estrelas e pela premiada gastronomia, a marca Paradisus Resorts oferece uma experiência única de luxo e tranquilidade a seus hóspedes. Um universo de sensações e acomodações extraordinárias localizadas de frente para o mar em países paradisíacos como Costa Rica, República Dominicana e México.

Os hotéis da marca Paradisus Resorts são um mundo em que a arquitetura imponente, a decoração requintada e o paisagismo artístico convivem harmoniosamente com a arte, a cultura e a natureza. Um mundo no qual cada aspecto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inigualável em todos os sentidos.

No Paradisus Resorts, o luxo é elevado com os programas Family Concierge e Royal Service, um conceito de serviço exclusivo para adultos. Atenção especial e serviço personalizado que atendem a todos os caprichos, desejos e vontades dos hóspedes.

A marca Paradisus é a linha super luxo do grupo Sol Meliá. Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a cadeia hoteleira Sol Meliá é líder absoluta no mercado espanhol, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios. Atualmente, o grupo conta com mais de 400 hotéis espalhados por 35 países e quatro continentes. As marcas sob a comercialização do grupo são Meliá (Gran Meliá y Meliá Boutique Hotel), ME by Meliá, Tryp, Sol, Paradisus, Sol Meliá Vacation Club y Luxury Lifestyle Hotels & Resorts.

GOL BATE RECORDE DE TRÁFEGO PARA O MÊS DE MARÇO

Demanda na malha aérea da companhia registra alta

de 36,8% em comparação ao mesmo período de 2009





GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anunciou hoje em seu site de Relações com Investidores as estatísticas preliminares de tráfego referentes ao mês de março. Em relação a 2009, a empresa divulgou crescimento de 36,8% em seu sistema consolidado, a maior demanda para o período desde o ano de início das operações, em 2001.



“O aumento foi impulsionado pelo efeito combinado do melhor cenário econômico no Brasil e América Latina e pela expansão das vantagens competitivas da companhia nos mercados em que atua”, explica Leonardo Pereira, vice-presidente e CFO da GOL.



Entre as vantagens, destacam-se a maior frequência e regularidade da GOL nos principais aeroportos brasileiros, o aumento da produtividade das aeronaves, a revitalização do programa SMILES e o gerenciamento dinâmico de tarifas. Este último inclui a reestruturação das famílias tarifárias, que foram simplificadas.



A taxa de ocupação dos voos da GOL também aumentou entre 2009 e 2010, passando de 56,9% para 65% no mercado doméstico e de 43,5% para 61,9% no internacional. Os yields (valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro), por sua vez, ficaram acima de R$ 20 centavos, em linha com as perspectivas financeiras da companhia.



A GOL manteve sua estratégia disciplinada de crescimento de capacidade, registrando aumento de 16,1% na oferta na comparação ano a ano. No mercado internacional, a empresa reduziu sua capacidade em 13,1%, melhorando seu desempenho no segmento.



Mais informações podem ser encontradas no site www.voegol.com.br/ri.

NOVO SECRETÁRIO VAI AGILIZAR O PRODETUR E SE ARTICULAR COM ENTIDADES DE TURISMO




Agilizar o Programa de Ação Para o Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur) e manter um diálogo constante com as entidades de Turismo do Rio Grande do Norte são algumas das prioridades do novo secretário estadual de Turismo, Múcio Sá, à frente da pasta. O Prodetur foi criado pelos governadores dos estados do Nordeste, com o apoio do Governo Federal e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, com o objetivo de desenvolver e consolidar a atividade turística na região Nordeste do Brasil. “O RN é o estado que está mais avançado no cumprimento das metas do programa”, observa Múcio.



Consolidar os pólos de Turismo no Estado e se articular com outros órgãos governamentais para alavancar, principalmente, as obras de infra-estrutura, como o Anel Viário de Pipa, por exemplo, também fazem parte dos objetivos do titular da SETUR. Múcio Sá demonstra otimismo, porque se baseia nos números do setor, que vem avançando nos últimos anos. “O fluxo do Turismo nacional para o destino Rio Grande do Norte cresceu”, assinala.



Em Natal, no período de 2008 a 2009, o fluxo de turistas brasileiros cresceu 10,37%. No RN, o incremento chegou a 8,87% no ano passado. No total, entre turistas brasileiros e estrangeiros, o crescimento foi de 5,72% no âmbito estadual. Visitaram o RN, em 2009, 2.327.486 pessoas.

PASSEIO DE DROMEDÁRIOS NAS DUNAS DE GENIPABU, LITORAL NORTE DO RIN, SOFREU REAJUSTE

Prezados Clientes, Colaboradores e Parceiros,

A nossa tarifa atual fará ANIVERSÁRIO de 2 anos e 6 meses, MAS, os nossos impostos, material de expediente, alimentação dos animais, assessoria jurídica, plano de saúde dos animais, salários dos funcionários etc., tiveram vários reajustes ao longo desse tempo.
Neste sentido, vimos através desta comunicar o
NOVO PREÇO DO PASSEIO DE DROMEDÁRIO:
A PARTIR DE 1° DE JUNHO DE 2010.
R$ 35,00 (trinta e cinco reais) – Por Cadeira - de 15 m.
R$ 60,00 (sessenta reais) – Por Cadeira – 30 minutos.

Contamos a divulgação de todos. Obrigado!



CLEIDE BATISTA PHILIPPE LANDRY
Sócia / Turismóloga Sócio - gerente (DROMEDUNAS TURISMO)





DROMEDUNAS, UMA EMPRESA COMPROMETIDA COM A SUSTENTABILIDADE E A RESPONSABILIDADE SOCIAL!

Endereço P/Corresp.: Caixa Postal 30, Agência Central – Ribeira / Natal-RN
CEP: 59.010-970 / (84) 3225-2053 / 9991-9690 / 8871.0120 / 3225-2324(fax)
E-MAIL: dromedunas@digi.com.br SITE: www.dromedunas.com.br

FESTIVAL DO CAMARÃO SERÁ ORGANIZADO POR D.ADALVA DO PAÇOCA DE PILÃO

O VII Festival do Camarão, realizado todos os anos dentro da programação da FENACAM – Feira Nacional do Camarão,em Natal, será organizado por Dona Adalva. Ela é uma personalidade conhecida dos apreciadores da comida regional pelo seu tradicional restaurante da praia de Pirangi, o Paçoca de Pilão.

Para esta edição do Festival, D. Adalva vai preparar 10 pratos executivos com 250 g de camarão, e planeja dividi-los com receitas de risotos, massas, comidas regionais e internacionais. Para quem não come camarão, D. Adalva oferecerá duas receitas de peixes.

O evento será realizado entre os dias 8 e 10 de junho, no Centro de Convenções de Natal. O horário de funcionamento será de 12h às 15h para almoço e 18h às 22h para o jantar. O espaço destinado ao Festival do Camarão tem capacidade para 600 pessoas sentadas, e espera-se que mais de mil pessoas provem, diariamente, as delícias preparadas por Adalva Rodrigues.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DIRETOR GERAL DO SERHS NATAL GRAND HOTEL RECEBE SECRETÁRIO DE TURISMO DE NATAL





O diretor geral do SERHS Natal Grand hotel, o catalão Ernest Guitart, acompanhado da diretora de vendas do grupo SERHS, Mariana Mello, recebeu para um almoço nesta terça-feira(07) no restaurante Tapiro Grill, o secretário de turismo de Natal, Francisco Soares de Lima Junior. No cardápio vários assuntos abordados, desde Copa do Mundo e planos do grupo no Brasil. O secretário aproveitou para dar boas vindas ao novo diretor.Guitart sugeriu que seja feita uma campanha de conscientização para limpeza das praias e da cidade.

NUMA FOTO: DIRETOR GERAL DO SERHS NATAL, ERNEST GUITART, MARIANA MELLO E O SECRETÁRIO FRANCISCO SOARES DE LIMA JUNIOR
E EM OUTRA FOTO: O DIRETOR GERAL DO SERHS NATAL, ERNEST GUITART E O SECRETÁRIO FRANCISCO SOARES DE LIMA JUNIOR

SEMANA DAS ARÁBIAS NO RIO QUENTE RESORTS





Mil e uma noites em uma semana. O Rio Quente Resorts promove, entre os dias 26 e 30 de abril, mais uma edição do Festival Árabe - que reúne as culturas, sabores e temperos de países como Líbano, Síria, Egito e Tunísia.



Na ocasião o resort estará decorado a rigor e os hóspedes poderão apreciar culinária, música, folclore e danças típicas do Oriente Médio. Será possível também consultar o futuro pela tradição milenar da leitura da borra de café. Já bailarinos de "Dabke" e dança do ventre ministrarão aulas que prometem deixar o público em êxtase. Além de degustar tabules, esfihas, quibes, kaftas e outras iguarias das Arábias, os hóspedes terão a possibilidade de participar de aulas de Dabke e dança do ventre.



Localizado a 170 km de Goiânia, o resort fica no pé da serra de Caldas Novas e dispõe de uma equipe de lazer qualificada e muitas outras atrações. Entre elas, o Parque das Fontes, com suas oito piscinas de águas quentes, duchas naturais e bares molhados; o Hot Park, maior parque aquático do Brasil, com dois gran­des toboáguas, rio com corredeiras e cascatas, tirolesa, rapel e mergulho ecológico; e as ondas da Praia do Cerrado, maior praia de águas quentes correntes naturais do mundo.



Pacotes para o Festival Árabe



Aéreo - o pacote custa a partir de R$ 1.983 por pessoa e dá direito à parte aérea e traslados. A cada adulto pagante, uma criança de até 12 anos tem hospedagem gratuita e paga apenas R$ 398 pela parte aérea e R$ 37,04 de taxa de embarque. O Rio Quente Resorts mantém vôos fretados semanais em parceria com a TAM (saídas de São Paulo) e com a Azul (saídas de dez capitais brasileiras com conexão em Campinas).



Rodoviário - O pacote de 24 a 29 de abril sai a partir de R$ 1.422 por pessoa em apartamento duplo. A cada adulto pagante, uma criança de até 12 anos tem hospedagem gratuita, pagando apenas R$ 198 pela parte rodoviária.



Automóvel - Para os que preferem ir de carro, a diária no complexo custa a partir de R$ 491 por casal, mínimo de dois dias. A cada adulto pagante, uma criança de até 12 anos tem hospedagem gratuita.



Nos três casos, os hóspedes têm direito a acomodação em suíte dupla no Rio Quente Suíte & Flat I. Estão inclusos café da manhã, almoço com bebidas à vontade e acesso a todas as atrações do complexo. Os preços podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros.

AZUL LANÇA PROMOÇÃO E TARIFAS TÊM ATÉ 90% DE DESCONTO

Ontem entrou no ar uma super promoção da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. As passagens estão com descontos de até 90% para viagens às terças, às quartas e aos sábados. De Curitiba para Campinas, de Navegantes para Porto Alegre ou de Belo Horizonte para Campinas as tarifas variam a partir de R$ 69,00. O mesmo valor dos bilhetes de Maringá para Campinas, do Rio de Janeiro para Campinas, de Navegantes para Campinas e de Florianópolis para Campinas.

De Porto Alegre para Campinas e de Campinas para Vitória, os preços começam em R$ 99,00. O mesmo valor é válido para Porto Alegre - Rio de Janeiro, Goiânia - Campinas. Já de Salvador para Campinas, nesta promoção, os bilhetes variam a partir de R$ 129,00, o mesmo valor cobrado para uma viagem de Campo Grande para Campinas, do Rio de Janeiro para Salvador e de Vitória para Salvador.

Em todos os casos, os valores são válidos por trecho, nas compras de ida e volta, para viagens realizadas às terças, quartas ou sábados, até o dia 10 de junho. A permanência mínima é de dois dias. Mais informações em www.voeazul.com.br ou nas principais agências de viagens.

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 17 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus e Goiânia. Com as linhas de ônibus, são 22 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 15 aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.

TIVOLI ECORESORT PRAIA DO FORTE OFERECE PACOTES PARA FERIADÃO PROLONGADO DE TIRADENTES E SÃO JORGE





O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, um dos melhores resorts do país, preparou ofertas especiais para o feriadão prolongado de Tiradentes (21/4) e São Jorge (23/4). O hotel oferece desconto de 10% nas diárias, com valores a partir de R$ 798,00 por casal. Estão incluídos welcome drink, café da manhã e jantar com bebidas (refrigerantes, sucos e água mineral). A programação de lazer é intensa durante toda a semana, com apresentações de capoeira e bandas de forró, axé, MPB e dance music. A equipe de recreação preparou uma série de atividades, com caminhadas, yoga, aulas de dança, hidroaxé, gincanas, entre outras.

Para as crianças, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte é o local perfeito para o feriado. O resort tem uma estrutura exclusiva para os pequenos, como o clube Careta Careta, que tem atividades diárias para crianças de 4 a 11 anos. Há um parque aquático somente para a garotada, além de teatro, pomar, parque infantil, área verde, atividades de educação ambiental, oficina de artes, restaurante, banheiros e diversas atividades acompanhadas pelos monitores, como gincanas aquáticas, pique bandeira, caça ao tesouro, pic-nic, oficina de arte, show de talentos e gincana pais e filhos.

Para os menores de 4 anos, o hotel dispõe de serviço de baby sitter, além de espaço diferenciado, com piso macio especial e a baby copa, que fica aberta 24 horas. O hotel oferece, gratuitamente, carrinho, berço e banheirinha; tudo para tornar as férias de pais e filhos inesquecíveis.


Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Avenida do Farol S/N Praia do Forte
Bahia (Brasil)
Tel: 55 (71) 3676.4000
Fax: 55 (71) 3676.1112
E-mail: reservas.htpf@tivolihotels.com
www.tivolihotels.com

MENSAGEM DA PREFEITA DO NATAL MICARLA DE SOUSA EM HOMENAGEM AO DIA DO JORNALISTA

Mensagem da Prefeita do Natal Micarla de Sousa em homenagem ao "Dia do Jornalista"



Caros colegas de profissão,



É de grande amplitude a contribuição que jornalistas e veículos de comunicação vêm dando no processo de democratização da informação na Cidade da Gente.

Acredito ser função primordial do jornalista a social. Hoje estou prefeita dessa cidade, mas enquanto jornalista, como vocês, colegas de profissão, sei que aprendemos lições sobre a formação cidadã do nosso leitor, ouvinte, espectador.

É função do jornalista prover as necessidades de informação geradas pela realidade em que vivemos e que está em permanente mudança, influenciar a formação de valores, mentalidades, atitudes e estimular a visão crítica e a participação cidadã.

Facultar a palavra e a interpretação dos fatos ao cidadão a partir da produção de suas publicações e programas, sempre zelando pela consistência informativa ou reflexiva também é nossa responsabilidade.

Saúdo a todos e todas nessa data comemorativa, desejando sucesso e novos desafios em espaços de diálogo e cidadania!



Micarla de Sousa

Prefeita do Natal

ENRICO FERMI SE AFASTA TEMPORARIAMENTE DA ABIH-RN E ASSUME GEORGE GOSSON NA PRESIDENCIA

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte - ABIH-RN - Enrico Fermi, solicitou afastamento temporário do cargo no período de 8 de abril a 7 de junho de 2010.

Enrico Fermi estará ausente de suas funções à frente da entidade para realização de curso de especialização em Cincinnati, no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

O vice-presidente, George Gosson, assume o cargo até o dia 6 de junho de 2010.

SEMDES APRESENTA AÇÕES PARA O DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL

Serão realizados atos de conscientização para a problemática da Exploração Sexual Infanto-Juvenil em Natal durante quatro dias.



Representantes de entidades da sociedade civil, de Ongs, do poder público e vereadores se reuniram na manhã desta quarta-feira (7) com uma equipe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) para organizar um plano de trabalho a ser desenvolvido na cidade no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acontece em 18 de maio.



O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal e teve como meta criar e institucionalizar uma rede de parceiros na implementação de uma política social articulada nos aspectos da concepção e execução no que se refere à questão social de exploração sexual infanto-juvenil na capital.



O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Sérgio Leocádio, participou do encontro e destacou a importância do trabalho social realizado em conjunto.



“A criação de ações para proteger os jovens é muito importante e ganha mais força com a união do poder público e a sociedade”, garantiu.



A coordenadora de Direitos Humanos da Semdes, Patrícia Marinho, apresentou as propostas de ações para o Dia Nacional que será efetuado na capital.



“Nossa proposta é executarmos quatro dias de ações de conscientização e mobilizações em prol desse tema e pensando em conjunto com a sociedade no bem-estar das nossas crianças e jovens”, disse.



Na próxima quarta-feira (14), será realizada nova reunião para a formação dos grupos de trabalho.



Ações



Entre as ações propostas pela Prefeitura, através da Semdes, para a data alusiva do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes estão sendo debatidas:



Dia 15 de maio: Abertura da data comemorativa com uma mobilização em locais públicos, como shoppings e hotéis, com stands, adesivagem e entrega de panfletos;



Dia 16 de maio: Caminhada na orla de Ponta Negra, com a participação de crianças, adolescentes, famílias e organizações;

Dia 17 de maio: Realização do Fórum de Organização para a Rede Social Municipal do “Programa de Parceiros no Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” e criação do calendário anual de ações a serem desenvolvidas;



Dia 18 de maio: Palestras em escolas da capital.

CAIXA ECONÔMICA ASSINA ACORDO COM A TAM VIAGENS PARA FINANCIAR PACOTEES TURÍSTICOS

A Caixa Econômica Federal e a TAM firmaram na tarde de hoje (7) contrato para financiar pacotes turísticos a clientes pessoa física, correntistas ou não, diretamente nas lojas da TAM Viagens. O acordo foi assinado entre o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, e o presidente da TAM, Líbano Miranda Barroso, na sede administrativa da companhia aérea, em São Paulo (SP). Segundo Fábio Lenza, "a CAIXA é o banco que mais empresta para o trade turismo, tendo direcionado cerca de R$ 3 bilhões em crédito somente em 2009, e agora também conta com o Crediário CAIXA Fácil para os turistas". A ação reafirma a parceria entre as duas empresas, iniciada em 2007, quando a CAIXA e a TAM selaram acordo que permite o pagamento de passagens aéreas na rede de lotéricas CAIXA.

O presidente da TAM, Líbano Barroso, ressalta que a parceria entre a companhia e a Caixa conta com o apoio do Ministério do Turismo e terá um impacto econômico e social importante: "A TAM Viagens, afinada com a ascensão do poder de consumo das classes C e D, poderá oferecer a esse público novas opções de lazer com formas de pagamento adequadas para seu orçamento. O estímulo ao turismo interno decorrente desta parceria contribuirá para alimentar o círculo virtuoso da geração de renda e emprego."

Crédito Fácil
A liberação do crédito ocorre no ato da compra dos pacotes turísticos, que pode ser parcelada em até 24 meses. A primeira prestação pode ser paga em até 63 dias após a contratação.

A CAIXA financiará os clientes da TAM Viagens a partir da segunda quinzena de abril, por meio do Crediário CAIXA Fácil, que tem como principais características a praticidade, a agilidade e as menores taxas do mercado. Inicialmente, as operações serão feitas na loja da TAM Viagens localizada à Rua Augusta, na cidade de São Paulo. Ainda no mês de abril, serão expandidas para as lojas do Estado de São Paulo e, a partir de maio, estarão disponíveis em todas as lojas nas principais cidades brasileiras.

Pacotes turísticos completos
A TAM Viagens, credenciada pela Caixa como Correspondente Caixa Aqui, oferecerá pacotes turísticos completos, incluindo passagens aéreas, traslados terrestres, acomodações, passeios e todos os demais serviços voltados para o turismo, com financiamento no valor de até R$ 10 mil e prazo de pagamento de até 24 meses.

Segunda maior operadora de turismo no país, a TAM Viagens investiu na renovação da sua linha de produtos e serviços personalizados para os clientes. Com nova proposta de segmentação de roteiros que permitem atender a cada perfil de cliente, facilita a escolha entre as mais de 600 possibilidades que são oferecidas em diversas áreas de interesse, que vão do ecoturismo às escapadas (viagens curtas, normalmente nos fins de semana ou feriados prolongados), passando pelo esporte e pela categoria experiências (para aqueles que querem sensações únicas, como, por exemplo, um mergulho com golfinhos em Fernando de Noronha).

O cliente pode escolher entre fazer o pagamento das prestações por boleto bancário ou por débito em conta corrente da CAIXA. Os interessados podem procurar as lojas da TAM Viagens, apresentando a carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e de residência. A aprovação do crédito é feita no ato da compra do pacote turístico.

A operação Crediário CAIXA Fácil foi lançada em 2009 e já apresenta o volume de R$ 165 milhões em financiamentos contratados. O produto atende à demanda de mais de 188 mil consumidores em todo o Brasil, com mais de 1.500 lojas de varejo conveniadas. Os principais itens financiados foram: móveis com 55,63%, eletrodomésticos com 16,51%, eletroeletrônicos com 10,71%, e equipamentos de informática com 6,77%.

A Caixa Econômica Federal conta com cerca de 14 milhões de correntistas e tem cadastrados aproximadamente 50 milhões de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas), boa parte deles titulares de contas de poupança.

A TAM Viagens, unidade de turismo da TAM Linhas Aéreas, oferece mais de 600 opções de pacotes e consolidou-se no mercado como uma das maiores operadoras do Brasil. Fundada em 1998, atende a cinco mil agências em todo o país. Promotora do desenvolvimento do turismo, tem voltado suas ações para a capacitação dos agentes e busca divulgar destinos com comprometimento social.

PROJETO ESTABELECE QUE PREFEITURA DO NATAL CONTRATE JORNALISTAS DIPLOMADOS

No Dia do Jornalista, comemorado neste sete de abril, a Câmara Municipal do Natal aprovou um Projeto de Lei que determina somente a contração de profissionais diplomados para atuarem na Prefeitura do Natal. A proposta foi apresentada pelo vereador e jornalista Edivan Martins (PV) e aprovada por unanimidade.



“A nossa sociedade precisa ter o direito a informação de qualidade. Portanto, para o exercício da profissão de jornalista é preciso sim que se exija o diploma”, discursou o autor do Projeto de Lei. Edivan explicou que a medida tem como objetivo evitar que a Prefeitura Municipal contrate para os cargos de assessoria profissionais que não tenham diploma de jornalista.



O vereador George Câmara (PC do B), que subscreveu o projeto, lembrou que desde a obrigatoriedade do diploma foi extinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn) vem batalhando para reaver a medida.



“Valeu a pena a luta. Vamos reestabelecer e resgatar a dignidade dos profissionais, na medida em que esta Casa estabelece a exigência do diploma”, frisou. Os vereadores Ney Lopes Junior (DEM) e Aquino Neto (PV) também subscreveram o projeto apresentado por Edivan Martins.

--

SEMINÁRIOS NEGÓCIOS EM TURISMO-EMPRESA FORMAL, TURISMO LEGAL EM NATAL

O Ministério do Turismo, em parceria com a parceria da Braztoa, Fundação Universa e Sebrae, convidam todos os prestadores de serviços turísticos do nosso Estado, para participar do Seminário Negócios em Turismo - Empresa Formal, Turismo Legal.
O mesmo será realizado em Natal, no dia 14/04/2010, das 14 às 18 horas, no Hotel Pirâmide.

Informamos que as apresentações serão feitas por técnicos do Ministério do Turismo(DF), Braztoa, e Fundação Universa.
Qualquer dúvida e/ou informação adicional, pedimos que entrem em contato conosco.
Pedimos que as fichas preenchidas sejam encaminhadas para o e.mail mturn@rn.gov.br ou diretamente na Setur/RN, no endereço abaixo.
INFORMAÇÕES Fones - 84 3232 2496 - 3232 2470

PRESIDENTE DA ADIT, CBIC E SECOVI DISCUTEM AMANHÃ A NACIONALIZAÇÃO DA ADIT

Aproveitando a ocasião do coquetel de lançamento do Nordeste Invest 2010 e da Agência de Investimentos da ADIT, que ocorrerá na próxima quinta-feira (8), na sede do Secovi em São Paulo, os presidentes da Associação para o Desenvolvimento Imobiliários e Turístico (ADIT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi – SP), participarão do evento para discutir os próximos passos de nacionalização da ADIT, que deixaria de representar apenas o Nordeste Brasileiro para representar oficialmente todo o mercado imobiliário e turístico brasileiro.

Felipe Cavalcante, presidente da ADIT, Paulo Safady Simão, presidente da CBIC, e João Crestana, presidente do Secovi, participarão do evento para mostrar aos empresários paulistas quais serão os próximos passos da entidade ao ser nacionalizada. Esse grande passo da ADIT está sendo apoiada pela CBIC e Secovi, que acreditam ser o melhor momento, devido as grandes oportunidades de investimentos que não só Nordeste brasileiro oferece, mas todo o país.

“Na prática, a ADIT já representava o Brasil lá fora. Mas com o apoio direto da CBIC e do Secovi a nossa entidade ganhará ainda mais representatividade no Brasil e no mundo, o que trará ainda mais investimentos para o país”, destacou Cavalcante.

O coquetel ocorrerá na sede do Secovi/SP (Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana) a partir das 18h. Além da presença dos presidentes da ADIT, CBIC e Secovi, o diretor da ADIT, Danilo Canuto, e o CIO da Agência de Investimentos da ADIT, Luís Henrique Lessa, também participarão do evento.

Serviço: Lançamento do Nordeste Invest 2010
Onde: Sede do Secovi/SP - Rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana
Quando: Quinta-feira, 08 de abril
Horário: 18h
Mais informações: Karina Moraes – jornalismo@aditnordeste.org.br; 82 3327 3465

TAP ,S.A VOLTA AOS LUCROS COM 57 MILHÕES DE EUROS

A TAP, S.A. obteve um lucro de 57 milhões de euros, recuperando dos 209 milhões negativos de 2008 e superando mesmo os 54 milhões positivos registados em 2007. É um resultado notável, que reposiciona a TAP no patamar do equilíbrio e dos lucros em que tem vivido nos últimos anos, à exceção de 2008.

As vendas da TAP, S.A. (Passagens, Carga e Manutenção) além Potugal , que totalizaram 1.430 milhões, voltaram a crescer em termos relativos face às alcançadas em território nacional. Este valor, comparado com os que recentemente foram tornados públicos, confere à TAP o título de maior exportador português de 2009.

A redução de 11 por cento nos proveitos operacionais ou seja menos 238 milhões de euros – passando de 2.161 milhões de euros em 2008 para os 1.923 milhões em 2009 – foi compensada pela redução no preço do combustível, que representou 294 milhões de euros. Se nada mais tivesse sido feito, a TAP, S.A. teria um prejuízo de 153 milhões de euros.

No entanto, os esforços de redução de custos que a empresa tem feito, somados à redução seletiva da oferta do transporte aéreo, reduziram os custos em 201 milhões de euros, permitindo à TAP, S.A. alcançar o lucro de 57 milhões de euros.

A acrescer a isso, o reforço da agressividade comercial permitiu minimizar a quebra de proveitos que marcou a atividade do setor no ano passado.

O resultado operacional, que se tinha situado nos 156 milhões de euros negativos em 2008, foi assim positivo em 2009, ascendendo a 65 milhões de euros.

O EBITDAR teve um crescimento significativo, evoluindo de 48 milhões para 262 milhões de euros em 2009.

O resultado da TAP, SGPS manteve-se, contudo, negativo (-3,5 milhões de euros), apesar de contrastar fortemente com o obtido em 2008, ano em que o Grupo totalizou perdas de 285 milhões de euros.

O prejuízo da TAP, SGPS em 2009 deveu-se, principalmente, ao impacto negativo de 31,6 milhões com a retomda das ações que a Globalia detinha na Groundforce (handling) .

De assinalar que a recuperação da TAP ocorre precisamente no ano em que o transporte aéreo, segundo a IATA, registou os piores prejuízos de sempre, com perdas de 9,4 mil milhões de dólares.

Ainda segundo dados da IATA, o tráfego em 2009 teve uma quebra média de 7,2 por cento, enquanto a TAP apenas desceu 3,4 por cento, transportando 8,44 milhões de passageiros na sua rede geral, o que corresponde ao seu segundo melhor ano de sempre.

GUSTAVO PORPINO É O NOVO PRESIDENTE DA EMPROTUR


O coordenador de desenvolvimento econômico da Secretaria de turismo do Estado do RN, Gustavo Porpino, irmão do ex-presidente da Emprotur, Claudio Porpino foi convidado pelo governador Iberê de Souza hoje (07) para ser o presidente da Emprotur, imediamente ele aceitou e deverá tomar posse nos próximos dias... Parabéns Gustavo por este desafio!!!

PACOTE DA DANDARA TURISMO PARA O V SALÃO DO TURISMO EM SP

AUDIENCIA DEBATE EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM NATAL

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Sérgio Fernando Leocádio Teixeira convocou todo o trade, a sociedade e imprensa e promove hoje(07), audiencia pública no auditório da Câmara Municipal do Natal a partir das 9h sobre o planejamento do dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, que será no dia 18 de maio. A idéia é sistematizar um programa de ação entre o setor público e as organizações não-governamentais sobre a questão da exploração e turismo sexual que envolve crianças e adolescentes, buscando construir uma rede social municipal e elaboração de um calendásrio anual de atividades sociais.

MÚCIO SÁ FAZ SUA ESTRÉIA NO CONETUR COMO SECRETÁRIO DE TURISMO DO RN E PRESIDENTE DO CONSELHO


NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO DO RN FAZ SUA ESTRÉIA NO CARGO NA REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO

O novo secretário de turismo do Estado do Rio Grande do Norte, ex-deputado federal, Múcio Sá, fez sua estréia no cargo de secretário de turismo na terça-feira(06) na reunião do Conselho Estadual de Turismo..Muito bem cumprimentado pelo trade, pois Múcio já passou pela esfera estadual como secretário da Indústria, Comércio e turismo.Ele informou que dará continuidade as ações de infra-estrutura deixadas por seu antecessor, Fernando Fernandes que agora passa a exercer a função de secretário especial da Copa 2014.
Na reunião, o subsecretário de turismo, Armando José apresentou a Expo Shangai, que vai acontecer na China, e pela primeira vez a Embratur vai participar.. A Expo acontece a cada cinco anos, e dura seis meses. O evento começa dia 06 de maio, com a participação de 192 países. O Brasil vai estar num estande de dois mil metros quadrados e cada estado terá quinze dias para expor.. O RN vai participar de primeiro de setembro a quinze de setembro. O Governo do RN está trabalhando em parceria com a secretaria de turismo de Natal(Seturde). De acordo com Armando José, a exposição será virtual, mas no entanto, o RN vai ter um atrativo cultural, e o artista Isaac Soares com sua performance apresentará seu trabalho com mais quatro integrantes para o mundo.

terça-feira, 6 de abril de 2010

36º CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGENCIAS DE VIAGENS E TURISMO (APAVT) SERÁ NA MADEIRA DE 27 DE NOVEMBRO A DOIS DE DEZEMBRO

NA MÍDIA PORTUGUESA

O 36º Congresso Anual da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) realiza-se na Madeira entre 27 de Novembro e 02 de Dezembro, anunciou o seu presidente, João Passos.

"O anúncio está feito, o Congresso vai ser na Madeira, vai ser de 27 de Novembro a 02 de Dezembro, já está muita coisa lançada e, agora, vamos começar a trabalhar, é uma nova etapa de toda esta convergência de vontades entre a APAVT, os agentes de viagens e a Região Autónoma da Madeira", declarou, em conferência de imprensa, João Passos.

A secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, agradeceu à APAVT a escolha da Madeira para a realização do congresso que, segundo revelou, tomou esta decisão "depois de já ter praticamente decidido outros destinos para o seu congresso este ano".

"Tratou-se de uma acção tempestiva, tomada após os acontecimentos de 20 de Fevereiro no sentido de, mais uma vez, manifestar a sua colaboração e a sua solidariedade com a Madeira. A APAVT tinha já praticamente confirmadas três possibilidades de realização do seu congresso este ano, por isso, ainda é mais de realçar e de agradecer, esta atitude, e este vir ao encontro da Madeira num momento como aquele que nós estamos ainda a viver".

"Foi uma opção muito responsável, eu diria de grande cidadania da direcção da APAVT relativamente ao destino Madeira", concluiu.

Este será o quarto congresso da APAVT a realizar-se na Região (1977, 1997, 2002 e 2010) e deverá contar com cerca de 500 congressistas.

II CONGRESSSO NACIONAL DE GASTRONOMIA EM NATAL

Programação
06/04 - Terça-Feira
Horário Atividade Local
14:00-19:30 Credenciamento, inscrição de congressistas e entrega de material. Praiamar Hotel
19:30-20:00 Sessão solene de abertura.
20:00-21:00 Conferência: Mercados Feiras: Uma Cozinha Feita a Partir dos Ingredientes Nacionais.
Conferencista: Rodrigo Oliveira – Restaurante Mocotó/ SP
21:00 Encerramento das atividades do dia.
07/04 - Quarta-Feira
Horário Oficinas Local
09:00-12:00 Oficina 1: Gastronomia e Ciência: A cozinha de autor e suas novas técnicas.
Ministrante: Chef Gabriel Vidolin /SP Cozinha Show A
Oficina 2: A nova cozinha sertaneja
Ministrante: Rodrigo Oliveira /SP Cozinha Show B
14:00-17:00 Oficina 3: Panificação clássica brasileira
Ministrante: Chef Rogério Shimura /SP Cozinha Show A
Oficina 4: Confeitaria Clássica.
Ministrante: Chef Rafael Barros /SP Cozinha Show B
Horário Palestras Local
19:30-20:15 Palestra 1: História da cozinha brasileira
Palestrante: Prof. Ricardo Maranhão /SP Sala 1
Palestra 2: A arca do gosto Brasil
Palestrante: Roberta Marins de Sá /DF Sala 2
Palestra 3: Higiene de alimentos e sua necessidade - Lançamento do livro
Palestrante: Cláudio Lima /CE Sala 3
08/04 – Quinta-feira
Horário Oficinas Local
09:00-12:00 Oficina 5: O Cacau é Nosso
Ministrante: Fábio Sicília /PA Cozinha Show A
Oficina 6: Gastronomia Brasileira
Ministrante: Chef Luis Fernando Perin /SP Cozinha Show B
14:00-17:00 Oficina 7: Gastronomia hospitalar
Ministrante: Juliano Gonçalves /RN Cozinha Show A
Oficina 8: Confeitaria Brasileira
Ministrante: Chef Lúcia Soares /SP Cozinha Show B
Horário Palestras Local
17:00-18:00 Palestra 4: Criatividade e o entorno local
Palestrante: Chef Gabriel Vidolin /SP Sala 1
19:30-20:15 Palestra 5: A importância do estágio, extensão e dos concursos na vida do profissional da gastronomia
Palestrante: Rosa Moraes /SP Sala 1
Palestra 6: Eu participei de um concurso internacional
Palestrante: Rafael Barros /SP Sala 2
Palestra 7: Enogastronomia
Palestrante: Gilvan Passos /RN Sala 3
Convidados

* Cláudio Lima / CE
o Cláudio Lima
o Mestre em Tecnologia de Alimentos (UFC)
o Especialista em Alimentos e Saúde Pública (ANVISA-UFC)
o Engenheiro de Alimentos (UFC)
o Colunista do Jornal O Povo e apresentador de TV (programa Inspetor Saúde – TV Jangadeiro/ SBT Fortaleza)
* Fábio Sicília / PA
o Fábio Sicília
o Chefe Master, formado pelo ICIF (Instituto de Culinária Italiano Para Estrangeiros)
* Gabriel Vindolin / SP
o Gabriel Vindolin
o O cozinheiro de São João da Boa Vista propõe um outro olhar a respeito da alimentação.
o Com passagens por restaurantes como Le pre catelan ( Rio de Janeiro ) Herbstreet ( Dublin Irlanda), Trateur Lênotre ( Paris ) e el Bulli, Gabriel trabalha com o sutil, utilizando tinturas vibracionais, Florais, Oléos essenciais e conhecimentos ancestrais. Nesta cozinha alimento e o sagrado se conectam para comprovar que a alimentação é muito mais que nutrição.
* Gilvan Passos / RN
o Gilvan Passos
* Juliano Gonçalves / RN
o Juliano Gonçalves
o É gastrônomo pelo Senac Águas de São Pedro - SP
o Professor do curso de cozinheiro do Senac Barreira Roxa
o Ministra oficinas pelo RN e participa de concursos de gastronomia
o Mudou-se para Natal há dois anos e ama a gastronomia Potiguar
o Adora alta gastronomia, mas sente saudades mesmo é da leitoa com farofa e feijão que comia nas férias de infância passadas na fazenda
* Lúcia Soares / SP
o Lúcia Soares
o Chef confeiteira instrutora dos cursos de graduação e pós-graduação em gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi das disciplinas: Confeitaria francesa e Confeitaria brasileira
o Atuando como pesquisadora junto ao Centro de pesquisa de Gastronomia brasileira da mesma Universidade
o É pedagoga, pós-graduada em educação
o Mestranda em Comunicação Contemporânea e Chef da ABAGA
* Luis Fernando Perin / SP
o Luis Fernando Perin
o Formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi com cursos de especialização nos Estados Unidos e Inglaterra.
o Trabalhei com Daniel Bulud em New York e com Sergio Arno entre outros em São Paulo.
o Consultor em gastronomia da TAM – linhas aéreas
o Chef executivo da VIKING range
o Professor do curso de Gastronomia e do curso de pós graduação em Padrões Gastronômicos da Universidade Anhembi Morumbi
o Luis Fernando Perin Gastronomia – realização de eventos para públicos específicos
o Coordenador e professor do curso de tecnologia em Gastronomia da Universidade Guarulhos-SP
* Rafael Barros / SP
o Rafael Barros
o Graduado pelo Instituto de Arte de Fort Lauderdale no programa de Artes Culinarias
o Trabalhou nos Hoteis DELANO – Miami Beach, Ritz – LISBOA
o Pestana – BAHIA E GRand Hyatt SP
o Chefe é Sócio da Opera Ganache – Alta Confeitaria
o Ganhador de vários prêmios e concursos.Representou o Brasil na Copa Maya México e Copa do Mundo da Confeitaria – Lyon FRANÇA
o Trabalhou em diversas Universidades em SP como professor e coordenador
* Ricardo Maranhão / SP
o Ricardo Maranhão
o Doutor em História e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo
o Professor de Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi
o Palestrante e professor visitante em instituições do Mèxico, Canadá, França, Alemanha, Bélgica e Cuba
o Autor e/ou organizador de 20 livros publicados, entre os quais "Árabes no Brasil: História e Sabor", "Caminhos da Conquista" e "Churrasco, Paixão Nacional"
* Roberta Marins de Sá / DF
o Roberta Marins de Sá
o Cientista de Alimentos com Doutorado em Bioquímica de Alimentos
o Presidente da Comissão Brasileira da Arca do Gosto Slow Food
o Membro da Comissão Internacional da Arca do Gosto
o Representante do Brasil no Conselho Internacional do Slow Food
o Líder do Convivium Slow Food Cerrado
* Rodrigo Oliveira / SP
o Rodrigo Oliveira
o Se formou em Gastronomia e está há 7 anos no comando do Mocotó, aclamado restaurante de cozinha brasileira da capital. Paulistano de 29 anos, o premiado chefe é o responsável pelo novo momento do que um dia foi uma Casa do Norte
o O estabelecimento foi aberto em 1973 por seu pai, o pernambucano José de Almeida. O pequeno empório fez fama e conquistou o público graças a um prato que estrela o seu cardápio há 35 anos, caldo de mocotó. De lá pra cá, o menu foi se aprimorando, a casa foi crescendo e hoje mostra o melhor da culinária do sertão pra gente de todos os cantos. O restaurante, que vem colecionando prêmios nos últimos anos, vai se consolidando como uma referência para a cozinha regional no Brasil
* Rogério Shimura / SP
o Rogério Shimura
o Em 2010, Aula especial com chef Pascal Barbot – Restaurante Astrance – 3 estrelas michelin – Paris – França 11/03/2010
o Em 2009, consultoria no Restaurante D.O.M. e DALVA e DITO do chef Alex Atala
o Em 2009, consultoria na confeitaria Nami Choux em São Paulo
o Em 2008, aulas na Pós graduação na Universidade Anhembi Morumbi
o Europain 2010 – Feira Internacional de Panificação e Confeitaria – França – 06 a 10 de março 2010
o Associazione Verace Pizza Napolitana – 2009 – Curso Master
o Fipan 2009 – Panconfest – Festival da Panificação e Confeitaria
o Copa Bunge 2009 – Fipan 2009
o ACAL 2009 – Associação Culinária de Alagoas
o Prêmios:
o Baker Top Receitas 2008
o Baker Top Receitas 2004
o Baker Top 2003
o FISPAL 2003
o FIPAN 2003
o Televisão:
o Mais Você – TV Globo – Ana Maria Braga
o Bom Dia Brasil – TV Globo
o Bom Dia São Paulo – TV Globo
o Pequenas Empresas Grandes Negócios – TV Globo
* Rosa Moraes / SP
o Rosa Moraes
o Diretora de Gastronomia da Rede Laureate Brasil(Laureate Education, Inc)
o Responsável pelo desenvolvimento e implantação do primeiro curso superior de gastronomia no Brasil, em 1999, na Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo), e desde então trabalha ativamente para a evolução da qualidade educacional e profissionalização da área
o Articulista de revistas especializadas e membro do conselho editorial das revistas Gosto e Beer Life
o Atua na curadoria e concepção de eventos e atividades enogastronomicas, promovendo a vinda ao Brasil de chefs, educadores e personalidades renomadas, como Daniel Boulud, Charlie Trotter, Herve This, Anthony Bourdain, Sergi arola, entre outros

RECEBENDO CONVITE DA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO GRANDE DO NORTE--AMANHÃ DIA DO JORNALISTA

Prezados jornalistas



Contamos com sua presença amanhã, quarta-feira, às 14h30, na Câmara dos Vereadores de Natal, para acompanhar o pronunciamento do jornalista/vereador Edivan Martins, em homenagem ao DIA DO JORNALISTA – 07 DE ABRIL.

Para lembrar a tão importante data o jornalista Edivan Martins fará um pronunciamento em plenário, enaltecendo a luta da nossa categoria em defesa do diploma; lembrando que no próximo dia 17 completa um ano que o ministro Gilmar Mendes – presidente do Supremo Tribunal Federal, derrubou a exigência do diploma universitário para o exercício da profissão.

A decisão do STF não vai fazer com que os jornalistas fiquem amordaçados diante dos abusos cometidos pelos patrões e até pela própria sociedade. Como também, não vamos desistir diante das dificuldades enfrentadas pela nossa classe no dia a dia da profissão que escolhemos e que muito nos orgulha.



Contamos com sua importante presença.



Atenciosamente,

Nelly Carlos Maia

Presidente Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte - SINDJORN

HOSPEDAGEM TAMANHO FAMILIA NO SALINAS DE MACEIÓ




As famílias têm acomodações sob medida no Salinas de Maceió Beach Resort. O empreendimento disponibiliza 30 apartamentos conjugados que comportam até cinco pessoas com todo conforto. Os hóspedes podem escolher entre as cinco categorias disponíveis - Praia, Máster, Standard, Duplex e Superior. O resort fica na praia de Ipioca, uma das mais belas do litoral alagoano, e a apenas 20 minutos de Maceió.



Ideal para até cinco pessoas, a Suíte Duplex está bem próxima à praia, onde o hóspede pode dormir ao som das ondas do mar. São dois andares com duas camas de casal e uma de solteiro, dois banheiros, dois aparelhos de ar-condicionado e duas TVs. A diária sai por R$ 631.



Os apartamentos Superiores também são boas opções. Para quem tem dois filhos, é a escolha certa. Com estilo americano e vista para a piscina e lateral do mar, a diária custa R$ 421. Já a acomodação Standard é configurada com duas ou três camas de solteiro ou uma única de casal, acomodando até três pessoas. A diária sai por 351. Todas as acomodações são amplas e exibem decoração aconchegante, além de TV, DVD, ar-condicionado split, frigobar, secador, cofre e varanda com uma vista especial para as belezas do lugar.

Em todas as categorias, a tarifa (válida de 4 de abril a 3 de julho de 2010) é para duas pessoas com cortesia para uma criança de até 12 anos, desde que acompanhada por dois adultos pagantes. O valor ainda dá direito às seis refeições inclusas (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite) e livre acesso a toda infraestrutura de lazer, que inclui duas piscinas, fitness center, kids club Pastoril, salão de jogos com tênis de mesa, pebolim, jogos de cartas e dominó, além de quadras de peteca e vôlei de praia. O resort também conta com um serviço de passeios, que promove excursões pelos principais pontos turísticos e lugares intocados do litoral de Alagoas.



Sobre o Grupo Salinas



Com dois resorts, o Grupo Salinas é hoje o maior grupo hoteleiro e empregador do segmento no estado de Alagoas, além de um dos principais empreendedores do setor turístico do Nordeste. Formou-se em 1989 atento ao potencial econômico da costa alagoana para o desenvolvimento turístico e social. O primeiro empreendimento - o Salinas do Maragogi Resort - surgiu em 1990. Em setembro de 2008, o Grupo inaugurou o Salinas de Maceió, o mais novo resort da capital alagoana, com investimento de R$ 13 milhões.

INAUGURAÇÃO DA PATACHOU EM BRASILIA É PRÉVIA PARA CHEGADA DA FRANQUIA AO MIDWAY MALL EM NATAL

A empresária Amanda Pires, franqueada potiguar da grife Patachou, embarcou nesta terça-feira (6) para Brasília (DF) para conferir a inauguração da Patachou no shopping Iguatemi, marcada para a quinta-feira (8). Por lá, ela pretende conferir todos os detalhes e se preparar para a inauguração da sua loja no terceiro piso do Midway Mall, já confirmada para o dia 20 de abril, reforçando o rol de grandes marcas que aportam no shopping.



O nome Patachou foi inspirado numa renomada cantora francesa dos anos 50, que representava o sofisticado universo feminino, com uma postura positiva e alegre, traduzida em uma moda feminina, elegante e atual. A grife mineira foi fundada em 1978 e visa atender ao grande luxo de hoje: o tempo de proporcionar delicadezas às suas clientes. Hoje a Patachou é comercializada em todo o País, com 14 lojas e 250 pontos de venda em lojas multimarcas.



Coleção Inverno 2010



Uma guerreira inspirada pelos ventos, raios e trovões encarna o inverno 2010 da Patachou. Ela representa uma tormenta que nasce da calmaria dos elementos mais essenciais: o ar e a água. Na busca dessa identidade, a grife olha para o passado para atingir o hoje e se inspira em Joana D’arc, traduzida em uma mulher contemporânea: decidida, apaixonada pela vida, que adora estímulos e desafios.



Determinada, ela se traja com armaduras urbanas, a proteção necessária para o dia a dia. Correntes, brilhos metalizados, cintura e ombros marcados são o referencial da coleção. Overcoats, leggings e botas armam esta mulher guerreira e sensual. Com um mix amplo, a Patachou mantém um tricô tecnológico e de ponta, mas cresceu em sua coleção de planos, sedas e malharia.



As cores ferro, ouro, turmalina, grafite, bromo, cobalto, cobre, petróleo, terra e alumínio fazem a alquimia perfeita com esta mulher forte, porém feminina, esbanjando luxo e sofisticação. Os shapes são inspirados nos anos 40, com ombros marcados e formas fluidas.

VEJA QUE MARAVILHA: PROMOÇÃO LEVA CASAL AO PARADISUS PUNTA CANA





Por que a República Dominicana é a República das Cores? A melhor resposta para essa pergunta irá ganhar um prêmio para lá de especial: uma semana com tudo incluído no Paradisus Punta Cana, localizado na cidade homônima, na República Dominicana. A promoção é resultado de parceria entre o Paradisus Punta Cana, TACA Airlines e a revista Via G.



As inscrições podem ser feitas pelo site (www.republicadominicana.tur.br/promocaoviag) e seguem até o dia 10 de abril. Cada participante pode concorrer com quantas respostas quiser. Para participar, além de elaborar um frase criativa, é necessário preencher o formulário com nome completo, data de nascimento, CPF, endereço completo, telefone, cidade, UF, CEP e e-mail.



A avaliação será realizada no dia 26 de abril e a divulgação será no dia 30 de abril no Escritório de Turismo da República Dominicana em São Paulo. O prêmio poderá ser apreciado com um acompanhante durante todo o ano de 2010 e inclui passagem, hospedagem, alimentação e todo o luxo e conforto do Paradisus Punta Cana.





Sobre os Paradisus Resorts



Reconhecido pela sofisticação de seus hotéis cinco estrelas e pela premiada gastronomia, a marca Paradisus Resorts oferece uma experiência única de luxo e tranquilidade a seus hóspedes. Um universo de sensações e acomodações extraordinárias localizadas de frente para o mar em países paradisíacos como Costa Rica, República Dominicana e México.



Os hotéis da marca Paradisus Resorts são um mundo em que a arquitetura imponente, a decoração requintada e o paisagismo artístico convivem harmoniosamente com a arte, a cultura e a natureza. Um mundo no qual cada aspecto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inigualável em todos os sentidos.



No Paradisus Resorts, o luxo é elevado com os programas Family Concierge e Royal Service, um conceito de serviço exclusivo para adultos. Atenção especial e serviço personalizado que atendem a todos os caprichos, desejos e vontades dos hóspedes.



A marca Paradisus é a linha super luxo do grupo Sol Meliá. Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a cadeia hoteleira Sol Meliá é líder absoluta no mercado espanhol, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios. Atualmente, o grupo conta com mais de 400 hotéis espalhados por 35 países e quatro continentes. As marcas sob a comercialização do grupo são Meliá (Gran Meliá y Meliá Boutique Hotel), ME by Meliá, Tryp, Sol, Paradisus, Sol Meliá Vacation Club y Luxury Lifestyle Hotels & Resorts.

CONSULTOR DA CBCVB NA OMT FALA SOBRE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBCVB) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) assinaram em janeiro, durante a FITUR, um acordo de cooperação técnica voltado para a troca de experiências e conhecimento entre as organizações. Com o apoio do Ministério do Turismo, o acordo conta com a assistência da CBCVB aos Membros Afiliados da OMT na execução de seus projetos, programas e ações.
Segundo o presidente da CBCVB, João Luiz dos Santos Moreira, esta está sendo uma oportunidade única para que a CBCVB, junto com a OMT, expandam tanto qualitativamente como quantitativamente e desenvolvam um trabalho estratégico de aproximação entre seus membros. O intuito é, conjuntamente, abrir canais de desenvolvimento e participação entre os países.
Este acordo é um desdobramento do trabalho que tem sido desenvolvido pela CBCVB com o objetivo de intensificar as ações junto à OMT. Eleita vice-presidente dos Membros Afiliados durante a última Assembléia Geral da OMT ocorrida em 2009 em Astana, Cazaquistão, a Confederação vem, cada vez mais, se destacando na proposição de projetos e conquistando espaço no grupo decisório político internacional.
Com o acordo, a CBCVB disponibilizou um de seus consultores de Projetos Internacionais para atuar dentro da OMT. O cargo foi ocupado pelo consultor Rodrigo Godinho Corrêa, que nos últimos anos vem representando a entidade nos grupos de trabalho e conselhos na organização.
Gaúcho de Porto Alegre, Corrêa é formado em Administração Hoteleira e especialista em Marketing. Foi Coordenador-Geral de Modernização e Informática do Ministério do Turismo entre 2003 e 2007, período em que elaborou as políticas de uso de TI e o planejamento estratégico de modernização do Ministério.
Morando com sua família desde janeiro em Madrid, onde está localizada a sede da OMT, Corrêa fala dos resultados e expectativas deste acordo e das futuras ações a serem desenvolvidas.
Qual a sua avaliação destes três primeiros meses de trabalho conjunto entre CBCVB e OMT?
O trabalho tem sido altamente positivo. Este acordo de cooperação acontece em um momento muito importante em que a OMT e seus Membros Afiliados passam por um processo de transição, tanto na sua estrutura funcional, como na sua orientação estratégica. Após um ano de crise que afetou profundamente o setor de turismo mundial, é preciso, a partir de agora, trabalhar forte em questões relacionadas à competitividade e à sustentabilidade. A vasta experiência no desenvolvimento e implementação de projetos, habilita a CBCVB a ter uma participação importante neste processo e contribuir de forma efetiva na articulação entre o setor público e privado.
Durante a ITB em Berlin em março, a Junta Diretiva dos Membros Afiliados da OMT aprovou o Plano de Trabalho para 2010. Com foi este processo?
A expectativa em torno deste novo plano foi muito grande, e tomou-se o cuidado em levar em consideração todas as propostas e sugestões dos Membros Afiliados, assim como integrar as ações dentro do planejamento estratégico da OMT. A participação brasileira neste processo foi muito importante ao dar apoio operacional e estratégico ao desenvolvimento do Plano e ao propor ações concretas que afetam diretamente o Brasil.
Que ações são estas?
A mais importante e urgente é a realização da Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos em Foz do Iguaçu em junho próximo. Os Membros Afiliados estão avançando muito forte no processo de regionalização. A idéia é que as regiões e sub-regiões se organizem em bloco com o objetivo de obter maior força e representatividade. Busca-se uma identidade local, com o desenvolvimento de projetos locais. Isto gera uma maior sinergia e uma integração entre os Países Membros (Setor Público) e os Membros Afiliados (Setor Privado). O fortalecimento regional dos Membros Afiliados Latino-Americanos será um dos temas principais desta reunião.
Como será a Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos e qual será o papel dos Membros Afiliados brasileiros?
A programação ocorrerá nos dias 08 e 09 de junho em Foz do Iguaçu, fazendo parte da programação da reunião do Conselho Executivo da OMT que ocorrerá em Puerto Iguazu, Argentina. Além da reunião dos Membros Afiliados, haverá um seminário técnico com a participação de palestrantes locais e internacionais. Será uma excelente oportunidade para apresentar e debater temas como o desenvolvimento de uma estratégia conjunta de promoção dos destinos turísticos latino-americanos. A CBCVB, a FNHBRS e o Pólo Iguassu são os Membros Afiliados brasileiros responsáveis pela iniciativa e pela coordenação local do evento.
Como o Brasil está posicionado no cenário mundial de turismo?
O Brasil é considerado, hoje, um dos grandes emergentes do turismo global. Graças, entre outros fatores, à força de seu turismo interno, foi um dos países menos afetados pela crise mundial e um dos primeiros a se recuperar. O Brasil tem plenas condições de exportar o seu conhecimento e experiência em temas como regionalização, competitividade, sustentabilidade, entre outros. E a OMT e os demais países reconhecem isto. O Ministro Luiz Barretto e o Secretário-Geral da OMT discutiram no mês passado em Johanesburgo (África do Sul), a possibilidade de o Brasil transferir sua experiência na promoção e organização do turismo para os países africanos, a começar pelos de língua portuguesa. Dentre estas experiências, o Brasil pode apresentar o Programa de Regionalização do Turismo e a metodologia do Estudo de Competitividade que definiu 65 destinos indutores do turismo nacional.
Como é o seu dia-a-dia e como foi a recepção de um brasileiro na OMT?
Trabalhar no apoio aos Membros Afiliados da OMT significa atender mais de 400 entidades que representam praticamente todo o setor privado do turismo internacional. Isto é muito gratificante e motivador. Como um órgão das Nações Unidas, a OMT é uma verdadeira miscelânea de nacionalidades, etnias e idiomas e, neste contexto, é bastante fácil de se adaptar. Curiosamente, existem poucos brasileiros trabalhando na organização. Porém, acredito que esta situação pode se reverter já que existem programas de intercâmbio que poderiam abrir para o Brasil, a possibilidade de estágios de técnicos de turismo brasileiros na OMT como forma de ampliar suas competências profissionais, a exemplo do que já é feito por China, Índia e África do Sul,
Quadro 1
A Organização Mundial do Turismo - OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e representa a principal instituição do setor de turismo mundial. Serve como um fórum de discussão para debater questões da política do turismo e é uma fonte de conhecimento especializado nesta área.
Com sua sede em Madri, Espanha, a OMT desempenha um papel central e decisivo na promoção do desenvolvimento do turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Entre seus membros figuram 161 países e territórios, além de mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, como hotéis, agencias de viagens, empresas aéreas, universidades, organizações internacionais e secretarias e órgãos oficiais de turismo.
Quadro 2
Como vice-presidente dos Membros Afiliados da OMT, a CBCVB é uma entidade de destaque. Engloba em sua rede dez Federações de Convention & Visitors Bureaux e 110 CVBx associadas, atuante em todo o território nacional, que somam mais de 4,7 mil mantenedores e/ou associados. Ao todo, no ano passado foram captados 2.356 eventos, dos quais 285 internacionais, 1.016 nacionais e 1.055, o que responde pela circulação de 19,2 milhões de turistas, das quais mais de 2,3 milhões provenientes de outros países. No somatório, é responsável por uma receita bruta de R$ 20,9 milhões.