Total de visualizações de página

sábado, 3 de abril de 2010

TURISMO, UM PRÓSPERO NEGÓCIO POR JOÃO LUIZ DOS SANTOS MOREIRA

Divulgado nos primeiros dias de março, o resultado da atividade turística no Brasil no ano passado, revela que o segmento é um próspero negócio, mesmo diante de eventuais dificuldades econômicas e crises, muitas vezes, é fato, reforçada pela mídia, sempre afeita a carregar nas tintas quando analisa a realidade. Foram 106 mil novos empregos formais criados em 2009, um crescimento em torno de 5% ao ano e que deve se repetir em 2010. O setor recepciona hoje um total de 2,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada. A hotelaria continua a responder pela maior parte dos novos postos de trabalho. As informações apontam para dias mais promissores quando tratam do mercado para o turismo de eventos e negócios, feiras, viagens, cruzeiros marítimos, e apesar da alta carga tributária, uma queixa generalizada, como é a da escassez de mão-de-obra qualificada.



O turismo figura no quinto lugar na pauta de exportações brasileiras e é o primeiro item na balança comercial no segmento de prestação de serviço, indica a 6ª Pesquisa Anual da Conjuntura Econômica do Turismo realizada pela Fundação Getúlio Vargas por encomenda do Ministério do Turismo. Mais uma vez o potencial do turismo se apresenta como atividade pulverizada na criação de empregos, distribuição de rendas, arrecadação de impostos e geração de divisas.



O Brasil registrou no ano passado um recorde de embarques domésticos, com 56 milhões de passageiros nacionais, número impulsionado segundo os analistas pela melhoria no poder aquisitivo das classes C e D, na oferta de financiamentos e melhores preços, conseqüência do aumento da demanda. Entre os anos de 2003 e 2009 o governo investiu R$ 135 milhões na qualificação e capacitação de recursos humanos. Considero essa uma providência de fundamental importância, porque o crescimento do fluxo de turismo passa necessariamente pela profissionalização.



A pesquisa aponta, porém, que o Brasil continua na marca dos cinco milhões de turistas estrangeiros que recebe a cada ano. Em 2009 eles gastaram aqui US$6 bilhões. Na prática, porém, isso reforça uma situação incômoda, mas que nos persegue há mais de uma década: malgrado os investimentos na promoção e divulgação do destino Brasil no exterior essa política ainda frustra as expectativas. Por essa razão, no meu entender, romper a barreira dos cinco milhões de visitantes estrangeiros é um dos grandes desafios profissionais que enfrentaremos nos próximos anos.



A favor dessa meta, com toda certeza, teremos a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e os Jogos Militares, eventos que trarão milhares de estrangeiros ao Brasil. O importante, porém, é que esses eventos sirvam para despertar entre os que virão o interesse por um Brasil rico em belezas naturais e diversidade a ponto de quererem voltar ou permanecer mais tempo para conhecer melhor nosso farto leque de opções turísticas. Para isso, contudo, a palavra mágica é dedicação e planejamento, que moveram e movem os grandes projetos no segmento turismo, sustentado a profissionalismo.



* Economista, presidente da Confederação Brasileira de Convention Visitors Bureaux

RECEBENDO E-MAILS SOLICITANDO OPORTUNIDADES DE TRABALHO, MAS SOU APENAS JORNALISTA DE TURISMO E NÃO UMA AGÊNCIA DE TRABALHO

O MEU BLOG TEM SIDO LIDO POR MUITA GENTE DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO. ESTE E-MAIL QUE RECEBI NÃO É O PRIMEIRO QUE CHEGA A MINHA MÃO, VÁRIOS OUTROS, INCLUSIVE JÁ RECEBI DA HOLANDA, DA SUÉCIA, DA ESPANHA PEDINDO UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO, MAS FRISO NOVAMENTE QUE SOU JORNALISTA DE TURISMO, ESCREVO NO BLOG, EM JORNAIS, MAS SOMENTE DIVULGO NOTICIAS DO TURISMO E NÃO TENHA AGÊNCIA DE EMPREGOS. MEUS CONTATOS SÃO MINHAS FONTES.

Tudo bem Cris?

Meu nome é Ana, sou de SP e já trabalhei em um hotel em Jericoacoara no Ceará como Concierge. Li na Revista Exame desta semana que milhões de reais estão sendo investidos nesta nossa região do Nordeste, e por eu falar 3 línguas, este ramo hoteleiro me interessa.

Gostaria de saber se posso te encaminhar meu cv? eu vi no seu blogg que você tem contatos fora do Brasil também, trabalha com agências internacionais, isso mesmo?

Bom, se você puder me ajudar de alguma forma, ficaria muito agradecida. O Universo conspira!!

Obrigada e fico aguardando a sua resposta.

Um abraço

Ana

NATAL ACABA DE GANHAR NOVO ESPAÇO: PÁPRIKA EM PONTA NEGRA( NO ANTIGO DECK BAR)

Natal acaba de ganhar um espaço perfeito para curtir um bom programa a dois ou até mesmo com um grupo de amigos, o PÁPRIKA.

Funcionando como Pizzaria e Petiscaria, a casa oferece uma grande variedade de sabores de pizza italiana, além de opções ideais para uma cerveja gelada ou até mesmo um bom vinho.

O grande diferencial do restaurante é sua programação cultural, com artistas renomados da cidade tocando sucessos da música nacional e internacional em formato acústico: nas quintas MPB com o músico João Medeiros;nas sextas a Banda Boca de Sino,com o melhor do Pop Rock dos anos 50 a 90. Os sábados são agitados com a música de Daniel Freire. Além do som ao vivo, o restaurante abre seu palco as quartas para apresentações teatrais e show de humor.

O objetivo do Páprika é aliar culinária refinada com um ambiente onde você se sinta a vontade, seja para uma noite romântica, seja para um hapy hour descontraído.E onde a cultura tem espaço garantido.

SERHS NATAL GRAND HOTEL PATROCINA Iº FEST BOSSA & JAZZ


O SERHS Natal Grand Hotel, através da Lei Djalma Maranhão, é um dos patrocinadores do l° Fest Bossa & Jazz que ocorre de 15 a 18 de abril, no espaço de shows Vila Hall, anexo do hotel Vila do Mar, na Via Costeira. Estão programadas uma série de workshops, como a oficina de guitarra com Tomati, gaita com Flávio Guimarães, baixo com Arthur Maia e saxofone com Leo Gandelman. As inscrições estarão abertas a partir do dia 5 de abril no Teatro de Cultura Popular e será cobrada uma taxa de R$ 15 para garantir a vaga. Cada oficina receberá no máximo 40 músicos.



Os shows começam na quinta-feira, dia 15 às 20h, com show da banda potiguar Mobydick (blues), que contará com a participação da cantora Simona Talma. Na mesma noite ainda se apresentam o baterista, percussionista e compositor Di Steffano, o guitarrista Tomati, integrante do sexteto do Jô Soares e a banda Blues Etílicos. Já no dia 16, tocam a banda Macaxeira, Fabinho Costa, a consagrada cantora bossanovista Leny Andrade e o guitarrista Larry McCray, que já dividiu palco com B.B. King, Blues Blan e Eric Clapton.



Na abertura da terceira noite do Fest Bossa & Jazz, o público confere o dueto de Joça Costa e Eliana, além da participação de Katharina Gurgel. O instrumentista Arthur Maia e o percussionista Scott Feiner e Pandeiro Jazz de Nova York encerram a noite. No domingo, as apresentações começam às 18h e sobem ao palco o guitarrista e arranjador Jubileu, a banda Mad Dogs, o músico paulista Igor Prado, o pianista americano Donny Nichillo e a Uptown Band.



Os ingressos já estão à venda na Maison Bagatelle e vão de R$ 20 a R$ 200. Mais informações e a programação completa são encontradas no site oficial do evento.

MOVIMENTO NO AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇU CRESCE 55% E BATE RECORDE HISTÓRICO

O Aeroporto Internacional Cataratas, de Foz do Iguaçu, registrou aumento de 55,5% no movimento de embarque e desembarque de passageiros no primeiro trimestre de 2010. É quase o dobro da média nacional, de 30%. Segundo a Infraero, o número de embarques e desembarques no terminal somou 277.616 passageiros entre os meses janeiro e março deste ano, contra 178.495 nos três primeiros meses de 2009.
O movimento do mês de março, de 95.767 passageiros, contribuiu para o aeroporto, que tem 35 anos, superar seu recorde histórico. “Já tínhamos batido nossa melhor marca em janeiro, com 95.111 passageiros, e agora, em março, batemos novamente o recorde, o que nos deixa muito animados. É recorde em cima de recorde”, afirma Joacir Araujo dos Santos, superintendente da Infraero.
O crescimento apresentado pelo aeroporto de Foz do Iguaçu só perde, em termos percentuais, para os terminais de Campinas e Navegantes, que passaram a concentrar as operações da Azul Linhas Aéreas. Foz se posiciona à frente de outros aeroportos brasileiros, semelhantes no fluxo de passageiros, como Aracaju, Maceió, São Luís e Campo Grande. E também supera, com larga margem, aeroportos internacionais com grande demanda turística, como Florianópolis, Fortaleza, Galeão, Natal e Salvador.
O superintendente da Infraero atribui o crescimento à estratégia de divulgação bem-sucedida do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior. “Desde que o setor turístico de Foz do Iguaçu se uniu, há três anos, e lançou a campanha Foz do Iguaçu, Destino do Mundo, para melhorar a sua imagem, o movimento não para de crescer. Neste feriado de Páscoa, por exemplo, a expectativa dos hoteleiros é fechar com perto de 100% da ocupação. Ontem, quem queria passar o feriado em Foz, passando por Curitiba ou São Paulo, não encontrava assento nos aviões”, afirma.
Segundo ele, a previsão é que o movimento cresça acima de 40% no acumulado do ano, o que vai precipitar novos investimentos da Infraero na reforma e ampliação do terminal de passageiros, com ampliação das salas de embarque e desembarque e outras obras de melhoria.
No início de março, o trade turístico da cidade entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e autoridades aeroportuárias um documento solicitando melhorias no aeroporto. Entidades como a Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu CVB, Comtur, Itaipu Binacional, SindHotéis, Abav, ABIH e Singtur, entre outras, subscreveram o documento.
Dentre as revindicações do trade turístico de Foz do Iguaçu, destacam-se: 1) reforma e ampliação do terminal de passageiros, no valor de R$ 35 milhões; 2) aquisição do ILS-CAT2, sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumento categoria 2, que permite o pouso em uma distância igual ou superior a 400 metros; o aeroporto tem o ILS-CAT1, “muito limitado”; o valor do ILS-CAT2 é de R$ 6 milhões; 3) construção de uma nova pista de 3.450 metros de comprimento por 60 metros de largura (a atual tem 2.196 metros de comprimento por 45 metros de largura); valor: R$ 78 milhões; o relatório aponta ainda a possibilidade da expansão da atual para 3.450 metros (R$ 53 milhões) e o valor estimado para a desapropriação da área (R$ 10 milhões); 4) Flexibilização Tarifária, equiparando as tarifas internacionais às de voos domésticos; e 5) Transformação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu em “hub” do Mercosul.

FORRÓ DO HARAS SERÁ INAUGURADO EM NATAL DIA 16 COM CAVALO DE PAU E FORRÓ DA PEGAÇÃO

Natal vai ganhar neste mês mais uma casa de shows. Com uma nova proposta e super estrutura, o Forró do Haras será um espaço temático onde os forrozeiros do Estado se encontrarão uma vez por mês em grandes eventos com os melhores nomes do forró.

A inauguração do Forró do Haras será no dia 16 de abril com os shows de Cavalo de Pau e Forró da Pegação. O público terá uma casa de shows totalmente planejada e com uma estrutura diferenciada lembrando um Haras que oferecerá conforto e bem-estar para os forrozeiros.

As atrações da inauguração dispensam apresentações. A banda Cavalo de Pau, formada em 1993, sempre teve suas músicas entre as mais tocadas nas emissoras de rádio. O primeiro sucesso do Cavalo de Pau a estourar foi a canção "Timidez", que estava no primeiro CD, e até hoje é lembrada pelo público e tocada nos shows da banda. Outras canções, como "Bichinho de estimação" e “Noda de Caju” também conquistaram as pessoas e estarão no repertório da banda.

Já o Forró da Pegação, uma banda mais nova, mas já consagrada em grandes eventos do Estado. A cada show, o grupo inova no repertório e apresenta as músicas que estão na boca da galera, não deixando ninguém parado.



Forró do Haras

Vendas: Central do Carnatal ( 3642-3353.

Realização: Padang Produções, Destaque e Viva Promoções

Promoção: 96 FM

Informações: 3207 1818

sexta-feira, 2 de abril de 2010

ERNST & YOUNG : PERSPECTIVAS POSITIVAS PARA O SETOR HOTELEIRO GLOBAL EM 2010

Estudo divulgado, pela Ernst & Young, aponta que três fatores servirão de trampolim para a retomada do crescimento da economia hoteleira mundial. Baseado em estimativas de mercado, o relatório aponta que o turismo em todo o mundo deverá aumentar no curto e médio prazo, amparado em iniciativas dos governos de países emergentes, principalmente China, Índia e Brasil.



O continente africano será o primeiro a sentir os efeitos da retomada econômica para o setor hoteleiro, em função de um grande evento: a Copa do Mundo de futebol, que será realizada entre junho e julho deste ano, irá impulsionar sozinha uma recuperação entre 1% e 3% no turismo global este ano, segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio).



Na China, espera-se que o País experimente um crescimento vertiginoso nos negócios relacionados ao Turismo em função do aumento de rendimento da classe média e do aumento da circulação de pessoas no pólo regional Ásia-Pacífico. Hoje, a China recebe 30% da movimentação da região.



O Brasil também é destacado no relatório. Com o recente anúncio dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, somando-se à Copa do Mundo de 2014, a expectativa é de que o País receba uma quantidade significativa de investimento público e privado em infraestrutura, que deverá incrementar a qualidade da oferta turística e aumentar o apelo global do país. O estudo prossegue destacando que, como o Brasil foi um das primeiras economias a sair da crise financeira global, deve estar pronto para se capitalizar.



A tentativa de estimular o crescimento econômico feita pelos governos dos países emergentes é outro ponto de destaque. O estudo aborda que os recursos alocados em infraestrutura (estradas, serviços públicos, aeroportos) têm incentivado o aumento do aporte de capital no setor privado dos mercados desses países por investidores estrangeiros.



De acordo com Cristiane Amaral, sócia de Assessoria para o Setor de Infraestrutura da Ernst & Young, "determinar com precisão o valor de uma propriedade de Hotel ou de uma carteira, continua a ser um desafio para a indústria na esteira da turbulência financeira global. De toda forma, é possível que o setor esteja chegando a um momento-chave de capitalização para investimentos”.



Depois da crise econômica mundial, que afetou toda a cadeia turística em 2009, e da pandemia de H1N1 que também teve um impacto negativo sobre o setor, a expectativa é positiva. Na seqüência de quedas significativas proporcionadas pela crise, o setor experimentou uma queda na procura por hotéis de luxo, impulsionada pela redução drástica das despesas de viagens corporativas, que foi superada recentemente.



O relatório Global Hospitality Insights conclui que as práticas do setor hoteleiro sofreram mudanças significativas nos últimos anos, como resultado de diversos fatores. Por outro lado, ressalta que a indústria se utilizará dessa experiência negativa para amadurecer seus negócios e aproveitar o cenário favorável que se apresenta à frente. Executivos da indústria que enfrentaram esta onda de desafios, durante e depois da recessão econômica, estão preparados para a recuperação.



A íntegra do estudo está disponível no link:

http://www.ey.com/Publication/vwLUAssets/Global_Hospitality_-_2010/$FILE/Hospitality.pdf.





Sobre a Ernst & Young

A Ernst & Young é líder global em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e assessoria em negócios. Em todo o mundo, a empresa tem 144 mil pessoas unidas por valores compartilhados e compromisso com a qualidade. No Brasil, a Ernst & Young conta com mais de 2.200 profissionais distribuídos em nove escritórios. A empresa faz a diferença ajudando colaboradores, clientes e as comunidades em que atua a atingirem todo seu potencial.



Visite o site http://www.ey.com.br

Siga a Ernst & Young no twitter: http://twitter.com/eybrasil

COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O 1º SGT PEPPERS BEATLES FEST EM NATAL

Começando pelo nome, o Sgt Peppers Rock Bar, tem uma forte ligação com o quarteto mais famoso do mundo. O Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é o oitavo álbum lançado pela banda britânica. É frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock e da música. Foi lançado em 1 de junho de 1967. Considerado como álbum inovador desde sua técnica de gravação até a elaboração da capa.

Com um mote desses, surge a pergunta: Como celebrar essa data da melhor forma?

Nada mais interessante que movimentar a produção musical da cidade, e fãs de carteirinha dos Beatles num festival, que tivesse muita música, qualidade, surpresas e prêmios para todo mundo sair ganhando nessa história.

E assim foi feito. O Sgt Peppers abre as inscrições para as bandas que desejarem participar do Sgt Peppers BeatlesFest. Festival que acontecerá em 3 etapas. Até 15 de abril, os interressados devem se inscrever para o festival que no mês de maio terá as seletivas e na semana de 01 a 05 de junho acontecerá às finais.

A banda vencedora ganhará um prêmio de três mil reais e as 8 finalistas gravarão uma música dos Beatles num album promocional que será produzido pelo Sgt Peppers juntamente com o Rocket Estúdio.

O Edital e as fichas de inscrição estão disponíveis no site www.sgtpeppers.com.br



Para mais informações: 8855-3916 ou pelo inscricao@sgtpeppers.com.br

RECEBENDO CONVITE DA DONNA CASA QUE REALIZA DEGUSTAÇÃO DE RISOTOS

A empresária Maylan Accioly prepara para a próxima segunda-feira (5) uma degustação de risoto para clientes e imprensa, nas panelas francesas Lafont – exclusividade Donna Casa. O chef convidado Arthur Coelho vai preparar as delícias, que serão harmonizadas pelo enófilo Marcelo Chianca, do Magazzino Delicatessen. A degustação será realizada a partir das 16h, na própria Donna Casa, no Midway Mall.



A idéia é apresentar na prática a preparação dos risotos nas panelas Lafont, que são de ferro fundido, o metal ideal para recipientes de preparo de alimentos, porque permite uma temperatura uniforme e evita que o alimento queime em alguns pontos ou grude. São funcionais e tem design diferenciado com cores intensas que permitem a combinação de uma infinidade de elementos na cozinha. A dupla camada de porcelana vitrificada no interior das peças facilita a limpeza. Desde 1879, a Lafont produz artesanalmente esses requintados produtos de ferro fundido.

RODADA NORDESTINA: DEBATE SOBRE A COPA DO MUNDO ACONTECE EM NATAL

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte e o Instituto Stellagreice promovem nos próximos dias 07 e 08 de abril, no Hotel Imirá, a Rodada Nordestina na cidade do Natal. Na ocasião, jornalistas e convidados participarão de um ciclo de debates sobre a Copa do Mundo de 2014.

No primeiro dia (07), representantes do Ministério do Esporte, órgãos governamentais envolvidos, Comitê Organizador da Copa-COL (Nacional) e membros do Comitê Organizador Local (das cidades-sede) participarão de discussões temáticas e técnicas sobre as perspectivas da Copa em Natal com os profissionais de mídia, responsáveis pelas áreas de comunicação dos Estados e Prefeituras, além dos profissionais que já vivenciaram outras Copas.

Estarão presentes Caio Fontenele, consultor do Ministério do Esporte, Ricardo Capelli, Presidente da Comissão técnica de lei de incentivo ao esporte e Pedro Trengrouse, professor de Direito Desportivo e consultor da ONU/PNUD para a Copa de 2014.

Já no segundo dia (08), acontecerá o brainstorming, evento exclusivo para comunicadores e imprensa local, que será mediado pelo veterano jornalista Ciro José, da TV Globo – que trabalhou em nove Copas, seis Olimpíadas e seis Panamericanos. Quem também mediará o evento será o especialista em Marketing esportivo Luiz Macedo, consultor da Fundação Getúlio Vargas, além de Sérgio Kobayashi, Presidente da Imprensa Oficial de São Paulo e gestor de comunicação do consorcio Copa 2014.

Participam ainda, os jornalistas Paulo Panayotis, Michele Naili e Douglas Dias, que atuam como consultores no processo de elaboração do Plano de Diretrizes Promocionais e Imprensa do Consórcio Copa 2014 para o Ministério do Esporte.

Os debates tentarão esclarecer e captar opiniões em relação aos problemas e oportunidades que serão geradas com a realização deste mega-evento aqui no Brasil. Além disso serão abordados alguns aspectos sócio-econômicos e político-educacionais em pro­jetos esportivos, particularmente nas cidades escolhidas para sedes na Copa da FIFA 2014. Outro assunto que certamente será objeto de diálogo será o legado da Copa para o Nordeste e o País.

O objetivo geral da Rodada Nordestina é criar canais efetivos para ouvir sugestões, críticas, preocupações, experiências, perspectivas e expectativas. O encontro será uma oportunidade diferenciada para que os profissionais das rádios, canais de TV, jornais, agências de publicidade, relações públicas e blogueiros se conheçam e se reconheçam, bem como iniciem uma rede de relacionamento em torno do assunto Copa 2014.

A primeira edição do evento foi realizada em Salvador (10 e 11 de março). Depois, Recife (15 e 16 de março) e Fortaleza (24 e 25 de março) sediaram os debates.

Serviço

O quê: Rodada Nordestina – Natal

Quando: 07 e 08 de abril de 2010 de 09 às 13h.

Onde: Avenida Senador Dinarti Mariz, 4077 – Hotel Imirá Plaza

Gratuito

quinta-feira, 1 de abril de 2010

COMEÇA HOJE TEMPORADA DE CAÇA DE BALEIAS NA NORUEGA

A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) considera estranhamente propício que a Noruega escolha começar outra temporada de caça de baleias no dia mundialmente conhecido como “Dia da Mentira”. Ativistas contra a caça de baleias estão ainda mais impressionados com o fato de que neste ano os caçadores noruegueses irão matar 1.286 baleias – a quota mais alta estabelecida pelo governo da Noruega nos últimos 25 anos.

“A decisão unilateral do governo da Noruega de permitir a maior caça em 25 anos desafia toda a lógica, assim como a opinião popular naquele país”, disse Claire Bass, Gerente de Programas de Mamíferos Marinhos da WSPA, que completou: “O mercado para produtos derivados da carne de baleia simplesmente não existe e estipular uma quota absurdamente grande não irá mudar isso”.

A quota deste ano é a maior desde que a Noruega começou a estipular suas próprias quotas, de maneira unilateral, desafiando a proibição global à caça comercial de baleias. E ela vem num momento em que há uma queda na demanda de carne de baleia. Na verdade, os números inflados deste ano se devem em grande parte à quota não aproveitada de 401 baleias de 2009, quando os caçadores noruegueses terminaram sua temporada de forma prematura justamente por esse colapso na demanda doméstica por carne de baleia. (nota 1)

Numa prova incontestável da queda de demanda, “Norges Råfisklag” (a associação comercial dos pescadores noruegueses), responsável por fixar anualmente os preços mínimos para a carne de baleia, viu esses preços caírem para o módico valor de 30 kroner noruegueses (aproximadamente R$8 por quilo), muito mais barato que a carne bovina por lá.

Apesar dessa evidência, a Noruega agora compete com o Japão no que diz respeito ao número de baleias que mata. Este ano o programa de “caça científica”, como chama o governo japonês, pretende matar 1.280 baleias, apesar do estoque de milhares de toneladas de produtos (não vendidos) derivados de baleias, que atualmente lotam os depósitos japoneses.

“O governo norueguês precisa parar de defender e justificar essa indústria cruel e desnecessária quando seus recursos seriam muito melhor investidos no desenvolvimento do turismo de observação de baleias, que é muito mais lucrativo, sustentável e humanitário para com as baleias”, concluiu Claire. (nota 2)

Trabalhando em conjunto com parceiros noruegueses, a WSPA organizou a exibição chamada Eye to Eye (“Olho no Olho”), com fotos de baleias em tamanho real. (nota 3) As pessoas que visitam a exposição têm manifestado sua oposição à caça de baleias na Noruega participando de um abaixo-assinado que será apresentado ao Ministério da Pesca daquele país até o final de abril, solicitando uma revisão urgente da política de caça de baleias da Noruega. A mostra, que atualmente se encontra na estação central de Oslo, já rendeu 3.600 assinaturas. Essas pessoas que assinaram e outros noruegueses concordam que a caça comercial de baleias é arcaica, desnecessária e desumana, que não tem lugar numa sociedade progressista e moderna como a da Noruega.



Notas:
• 1. Uma indústria em declínio:
- A captura norueguesa em 2009 foi a menor em 9 anos, com 484 baleias caçadas dentro do quota máxima de 885
- Em outubro de 2008 a companhia norueguesa Ellingsen, voltada para o comércio de frutos do mar, decidiu não processar nem vender produtos derivados de baleias alegando falta de lucratividade. Anteriormente, a empresa havia comprado cerca de 30% do volume total de carne. Portanto, é provável que sua saída tenha causado um impacto negativo na cadeia de processamento e venda.

2. Uma indústria cruel:
- Baleias geralmente são mortas com arpões explosivos que são detonados dentro de seus corpos. O tempo médio para o animal morrer, de acordo com a Noruega, é de dois a três minutos, embora algumas baleias possam levar mais de uma hora para morrer.

Uma alternativa à caça de baleias:
- O turismo de observação de baleias é economicamente mais significativo e sustentável para mais comunidades a pessoas no mundo do que a caça é. Estima-se que, a cada ano, a indústria de observação de baleias arrecade 1,25 bilhão de dólares e alcance 10 milhões de pessoas em mais de 90 países.

3. Exposição Eye to Eye
A WSPA está trabalhando com organizações de proteção animal da Noruega e com o fotógrafo Bryant Austin para levar uma exposição de imagens em tamanho real de baleias a cidades norueguesas. A exposição Eye to Eye oferece aos visitantes uma visão única dessas enigmáticas criaturas, acompanhada pelos sons de baleias. As fotos enormes privilegiam os olhos de baleias jubarte, sperm e minke, permitindo que os visitantes se identifiquem com elas como mamíferos.


A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) é a maior federação de organizações de bem-estar animal do mundo, representando mais de 1.000 afiliadas em 156 países. Através de trabalhos de campo, campanhas, trabalho legislativo, educação e programas de treinamento, a WSPA luta para criar um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus tratos contra os animais tenham fim.

CÍNTIA É A NOVA GERENTE DA GJP PARA A REGIÃO SUDESTE

Cíntia Costa é a nova gerente de vendas da GJP Hotéis e Resorts para a região Sudeste. Formada em Turismo pela FAL-Alagoas) e pós-graduada em Gestão Empresarial pela FITS (Maceió), a executiva ficará baseada em São Paulo..Antes de ingressar na GJP, trabalhou no Ritz Lagoa das Antas.
Cíntia assume a nova função em um período de crescimento da rede GJP. Atualmente com oito hotéis, a GJP deverá inaugurar mais três unidades até o final do ano.
________________________________________________
Sobre a GJP Hotéis e Resorts:
A GJP Hotéis e Resorts, com sede em Porto Alegre (RS) e atualmente com mais de 800 colaboradores, é uma empresa com capital 100% brasileiro. Foi fundada pelo empresário Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração e acionista da CVC, maior operadora de turismo da América Latina, e da aérea Webjet.
A GJP Hotéis possui oito unidades no Brasil, entre Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Foz do Iguaçu (PR), Porto Seguro (BA) e Gramado (RS). Até o final de 2010, deverá inaugurar mais três unidades no Brasil.

CONCESSÃO DA PANTANAL É RENOVADA POR MAIS DEZ ANOS

A Pantanal Linhas Aéreas teve sua concessão renovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) até 2020. Por mais dez anos, a Pantanal está autorizada a explorar o serviço de transporte aéreo público regular de passageiro, carga e mala postal.

A empresa, em recuperação judicial, teve sua compra pela TAM S.A., holding controladora da TAM Linhas Aéreas, homologada no dia 15 de março pela ANAC. Pela totalidade das ações, a TAM S.A. pagou o valor de R$ 13 milhões.

Com operações a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Pantanal atende cidades de densidade populacional média nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Suas aeronaves ATR42-320 voam regularmente para Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Juiz de Fora e Maringá.

A Pantanal possui 245 funcionários e transportou em 2009 cerca de 260 mil passageiros.

PERNAMBUCO É BOM PARA NEGÓCIOS E LAZER

Pernambuco é bom para negócios e lazer. Como prova disso, o Recife CVB em parceria com as secretarias de Turismo do Recife e de Pernambuco e apoio da TAM Linhas Aéreas e American Air Lines realizaram, entre os dias 23 e 29 de março, dentro do projeto ‘Seja um Anfitrião’, o primeiro de uma série de famtours com entidades promotoras de eventos e um fampress com jornalistas do veículo americano ‘Achei Usa Newspaper’ – que circula na Flórida, Estados Unidos. O objetivo da ação, que visa apresentar as potencialidades turísticas e infraestrutura para eventos de Pernambuco, mostrou o Estado onde é possível se divertir, descansar e realizar eventos.

Para José Otávio de Meira Lins, presidente do RCVB, a realização desses famtours deverá incrementar a vinda de novos eventos para Pernambuco. “Essa ação deverá impactar na vinda de novos eventos para o Estado, beneficiando toda cadeia produtiva local. Além disso, é uma ótima oportunidade para estreitarmos os laços com os presidentes e representantes das entidades promotoras de eventos nacionais, já que são eles que decidem e influenciam o destino para sede de uma feira ou congresso. Já com a realização do fampress, pretendemos estimular a vinda de turistas americanos e brasileiros que residem na Florida, incrementando o número de passageiros no voo da America Air Lines para a capital pernambucana.

GOL LANÇA A PROMOÇÃO "MIOLO DE FERIADO" PARA PÁSCOA

Voos operados no dia 3 de abril terão tarifas reduzidas





A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, vai oferecer tarifas promocionais para todos os trechos de sua malha nacional e internacional no dia 3 de abril, o sábado que antecede a Páscoa.



Os clientes já podem adquirir bilhetes com tarifas reduzidas. Voos partindo de São Paulo/Congonhas para Florianópolis, por exemplo, estão disponíveis a partir de R$109. Do Rio de Janeiro/Galeão para São Paulo/Guarulhos, o trecho pode ser encontrado a partir de R$99.



A tarifa promocional não possui restrição de compra antecipada, nem de estadia mínima, e pode ser utilizada em apenas um trecho. Mais informações e o regulamento da promoção podem ser acessados no site da empresa (www.voegol.com.br) ou via Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.







Sobre a GOL



A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece mais de 860 voos diários para 50 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 11 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, Gollog, SMILES e Voe Fácil ― oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

TURISMO NORDESTINO E BRASILEIRO PERDE VIRGINIO LOUREIRO- TURISMO DE LUTO

Quinta-feira, 1º de abril 2010

O presidente da Fundação CTI Nordeste, Bismarck Maia, demais diretores, Fernando Fernandes e Rodrigo Freire, e os servidores da CTI/NE cumprem o doloroso dever de comunicar o falecimento do secretário de Turismo de Alagoas, baiano, ex-diretor de Marketing Internacional da Bahiatursa e ex-presidente da Fundação CTI Nordeste, VIRGÍNIO LOUREIRO, 59 anos, ocorrido neste início de manhã, de quinta-feira, 1º de abril de 2010, em Salvador, após longa luta contra um câncer de pâncreas.

Virginio Loureiro, formado em Administração de Empresas, também foi consultor de Turismo, o maior estudioso dos tráfegos aéreos, voos, tendo prestado relevantes serviços à região nordestina e brasileira.

O corpo será, a pedido dele, cremado em cerimônia no Crematório Jardim da Saudade, em Salvador, para onde está sendo levado para o velório, com data ainda a ser definida, podendo ser amanhã, Sexta-Feira da Paixão, ou neste sábado. Virgínio, à frente dos cargos que ocupou, sempre ameno e humano, visionário, esteve também à frente do seu tempo, descortinando caminhos, trazendo o seu conhecimento acadêmico, mas também o seu saber de experiência feito, sobretudo o seu permanente incentivo à produtividade, à seriedade, à probidade e à vida.

Durante dois anos, foi presidente da Fundação CTI Nordeste, onde, à semelhança dos cargos públicos e privados que assumiu, se houve com grande largueza de gestos, exímio administrador, deixando o legado do trabalho obstinado, da honradez e da conduta de sempre servir às causas que abraçou sem nunca se servir delas. Na sua morte, portanto, essa lição de vida: um homem de ilibado caráter, perseverante nas metas, um gestor zeloso e organizado, um amigo leal, nome/renome do Turismo Nacional.

Virgínio, à Van Gogh, pegou a morte para viajar pelas estrelas, por sua bondade, ao lado do Pai Celestial.

A morte deixa uma zona de silêncio: silêncio de quem parte, silêncio de quem fica. Adeus, Virginio!

Dados para quem desejar passar um telegrama ou e-mail de pesar:

Endereço: Rua Guillard Muniz, 55 – Apto 1101 – Bairro do Pituba. CEP: 41810-110.

E-mail: virginioloureiro@yahoo.com (está sendo aberto pelo filho Caio Loureiro, que estava residindo com o pai no endereço acima). O filho, Caio, está bastante conformado, equilibrado, entendendo o desenlace como um desígnio de Deus. Também atende o celular dele (082) 8833-9500 ou (071) 3452-9905: (telefone da residência).

Quem desejar enviar coroa de flores deve fazê-lo para o CREMATÓRIO JARDIM DA SAUDADE, em Salvador.

HOTELEIROS DE NATAL ASSINAM CONTRATO COM OPERADORA ORIZÔNIA PARA RETOMADA DE VÔO CHARTER DA ESPANHA

Os hoteleiros participantes do convênio para retomada do voo charter para a Espanha assinam o contrato com o Grupo Orizonia na próxima segunda-feira (5), às 15 horas, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIH-RN.

Para garantir essa operação, o Governo do Estado, através da Emprotur, a Prefeitura de Natal, a Prefeitura de Tibau do Sul e a ABIH-RN se comprometeram a viabilizar parte dos recursos para campanha promocional do destino potiguar no mercado espanhol. O investimento é de 150 mil euros, divididos entre a Emprotur, as prefeituras de Natal e Tibau do Sul e a iniciativa privada.

O charter semanal começará a operar em julho de 2010, com previsão de duração de 10 meses.

SMILES AGORA OFERECE MAIS VANTAGENS

O SMILES, o programa de relacionamento da GOL, lançou duas promoções para quem deseja viajar até 30 de junho. A partir desta semana, os participantes podem resgatar bilhetes-prêmio para qualquer destino no Brasil e no exterior operado pela GOL ou VARIG (exceto Caribe), utilizando uma menor quantidade de milhas ou completando as pontuações com uma parte em dinheiro.



Com a promoção “Milhas Reduzidas”, os participantes podem emitir bilhetes usando apenas 8.000 milhas por trecho no Brasil e no exterior – o mesmo percurso é feito, normalmente, com pelo menos 10.000. Já o passageiro que optar pela “SMILES & Money” ganha até 30% de desconto na tarifa e ainda pode combinar de 1.000 até 3.000 milhas com dinheiro para emitir o bilhete.



Para mais informações e a emissão dos bilhetes-prêmio, os clientes devem acessar o site do SMILES (www.smiles.com.br).







Sobre o SMILES



Com mais de 6,7 milhões de participantes, o SMILES (www.smiles.com.br) é o programa de relacionamento da GOL. Por meio dele, o participante acumula milhas toda vez que voa pela GOL e VARIG ou empresas aéreas parceiras, ou quando contrata serviços e produtos dos parceiros não-aéreos do programa, como administradoras de cartões de crédito. Além disso, algumas categorias do programa contam com vantagens como atendimento diferenciado no check-in, maior franquia de bagagem e acesso às salas VIP SMILES em aeroportos.

quarta-feira, 31 de março de 2010

SUMMERVILLE COMEMORA "10 VERÕES" COM MIMOS PARA O PÚBLICO

O Summerville Beach Resort completa este ano dez anos de existência. O primeiro estabelecimento de porte internacional de um dos balneários mais badalados da Costa Dourada do Nordeste brasileiro, Muro Alto – Porto de Galinhas (PE), foi o destino escolhido pela rede Pontes Hotéis & Resorts para abrigar o que, hoje, é considerado um dos melhores resorts do país por publicações de renome no segmento de Turismo e Hotelaria. Para celebrar o sucesso de seus "10 Verões", o Summerville lança uma série de pacotes especiais.

Segundo o gerente de Vendas e Marketing da rede hoteleira, Sérgio Paraíso, o sucesso do resort só é possível devido à confiança do público, por isso, nada mais justo do que convidá-los para a comemoração. "Queremos presentear os clientes com momentos inesquecíveis de descanso, entretenimento e lazer, assim, criamos dez promoções durante o ano", afirma. "A cada mês teremos uma oferta voltada para diferentes públicos-alvo", completa. As facilidades estão disponíveis a partir de abril e são válidas para quem contrata a hospedagem através das centrais de reservas, via agências de viagem nacionais e / ou operadoras de turismo.

Seguem abaixo as ofertas comemorativas ao aniversário de dez anos do Summerville:

1. ABRIL- DAY OFF
Período: de 04 de abril a 25 de maio de 2010
* Na compra do pacote de seis diárias, a sétima é grátis. Os hóspedes que permanecerem por seis diárias consecutivas, ganham mais um dia inteiro, sem pagar nada a mais por isso, para aproveitar o resort.

2. MAIO - MÊS DAS MÃES
Período: de 01 a 30 de maio de 2010 (mínimo obrigatório de 03 diárias)
* Diárias Single = Double. A diária em apartamento duplo (para casal) sai pelo mesmo valor do quarto solteiro. Um estímulo a mais para reunir a família e deixar as homenageadas ainda mais felizes.

3. JUNHO - SUMMER COPA
Período: de 30 de maio a 04 de julho de 2010 (mínimo obrigatório de 03 diárias)
* Diárias com pensão completa. Os hóspedes vão poder desfrutar ainda mais da diversificada gastronomia do resort com as principais refeições inclusas (café, almoço e jantar). As diárias do Summerville, que de praxe funcionam no regime de meia-pensão, nesta temporada incluem também o almoço, sem custo adicional.

4. JULHO - FÉRIAS DE JULHO
Período: de 26 de junho a 01 de agosto de 2010
* Duas (02) crianças grátis, de até 12 anos, hospedadas no mesmo apartamento dos pais. Reunir a família toda no período de férias escolares fica ainda mais fácil.

5. AGOSTO - SUPER PAI
Período: 01 a 29 de agosto de 2010 (mínimo obrigatório de 03 diárias)
* Diárias Single = Double. A diária em apartamento duplo (para casal) sai pelo mesmo valor do quarto solteiro. A comemoração do mês em um ambiente de descontração com atividades temáticas de esportes e lazer fará os pais ainda mais orgulhosos dos filhos.


6. SETEMBRO - 7X6
Período: de 29 de agosto a 30 de outubro de 2010
* Pague seis dias e fique sete, aproveitando toda a infraestrutura e mordomias do Summerville.

7. OUTUBRO - MÊS DAS CRIANÇAS
Período: de 02 a 31 de outubro de 2010
* Três (03) crianças grátis, de até 10 anos, quando hospedadas no mesmo apartamento dos pais. Crianças são a alegria da casa e, no mês de outubro, merecem um agrado a mais. Com espaços e brincadeiras exclusivas para elas, a meninada vai se divertir o dia inteiro.

8. NOVEMBRO - MÊS GASTRONÔMICO
Período: de 07 a 28 de novembro de 2010
* Diárias com pensão completa. Os hóspedes vão poder desfrutar ainda mais da diversificada gastronomia do resort com as principais refeições inclusas (café, almoço e jantar). As diárias do Summerville, que de praxe funcionam no regime de meia-pensão, nesta temporada incluem também o almoço, sem custo adicional.

9. DEZEMBRO - NATAL SUMMERVILLE
Período: de 05 a 26 de dezembro de 2010
* Diária grátis: na compra do pacote de seis dias, a sétima diária vai de presente. O clima natalino motivou o Summerville a caprichar no agrado de final de ano, assim, estende a permanência dos hóspedes.

10. JANEIRO – FÉRIAS INESQUECÍVEIS
Período: de 02 de janeiro a 06 de fevereiro de 2011 (mínimo obrigatório de 05 diárias)
* O hóspede tem direito de levar duas (02) crianças, de até 12 anos, que não pagam nada a mais, desde que acomodadas no mesmo apartamento dos pais. A promoção beneficia adultos e crianças, pois monitores treinados para lidar com a garotada de forma divertida e didática comandam brincadeiras com segurança, garantindo a tranquilidade dos pais.

SOBRE O SUMMERVILLE

O Summerville Beach Resort ocupa uma área verde de cerca de 70 mil m², perfeitamente integrado a paisagem composta por coqueiros, mata atlântica, mangues, além de ficar à beira-mar e ter uma imensa piscina natural formada por arrecifes à sua frente. A exemplo dos melhores do mundo, o Summerville possui uma completa área de lazer, um bem estruturado centro de convenções, acomodações confortáveis e total infraestrutura para hóspedes de todas as idades.

O resort conta com quadras de tênis, beach soccer e vôlei de praia, além de campo de futebol. Pista de cooper, fitness center, além de sauna seca e a vapor, são algumas opções encontradas neste paraíso. Também o minigolf, putting green, sala de leitura e salão de jogos, que têm conquistado a cabeça da meninada sob os cuidados do Clubinho Summerville. A praça para shows tem sido um diferencial, assim como boate, bares, restaurantes e uma piscina de 2.300 m² de espelho d'água. Tudo faz parte da imensa área de lazer, na qual a infraestrutura, somada às atividades esportivas e aos serviços de recreação, proporcionam aos hóspedes dezenas de opções de entretenimento.

Serviço:

Local: Summerville Beach Resort
Endereço: PE-09, Acesso Muro Alto S/N. Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas (PE)
Informações e Reservas: Recife (5581) 3302.4446 ou São Paulo: (5511) 3257.0962
www.summervilleresort.com.br

19ºCONVENÇÃO INTERNACIONA DA ABAV SERÁ EM PORTUGAL

Portugal recebe este ano, pela quarta vez, a convenção internacional da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), que acontece no país entre 28 de abril e 4 de maio.

Estão confirmados a participação de 110 profissionais, entre agentes e operadores de viagens, além de jornalistas. Os participantes visitarão a cidade do Porto e participarão de workshops e seminários com o trade turístico da região.

SEM BUROCRACIA PARA ESTRANGEIROS DIRIGIREM NO BRASIL

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução 345/10 que retira a obrigação de motoristas estrangeiros apresentarem a tradução juramentada da carteira original de habilitação para dirigir no Brasil. Essa resolução vale para as habilitações em que a origem for um dos países que estão na lista de signatários da Convenção de Viena, ou tiver um tratado de reciprocidade com o Brasil, se não for o caso, o condutor não estará habilitado a dirigir no país.

De acordo com a publicação feita no Diário Oficial da União o turista que vier para o Brasil, e quiser conduzir um veículo, deve apresentar a carteira de habilitação de seu país, dentro do prazo de validade, e um documento de identidade, que pode ser o próprio passaporte.

A medida deve impulsionar o setor de locação de veículos, pois mais turistas estrangeiros podem alugar automóveis em territorial brasileiro. O diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, acredita que a decisão pode ser um fator importante para uma expansão ainda maior no setor. “Agora os turistas que vierem de fora poderão alugar os carros com mais tranquilidade e facilidade, deixando de lado a burocracia brasileira”, afirma o diretor.

O momento é ideal, uma vez que o Brasil irá receber muitos turistas internacionais devido a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Estrangeiros já tem uma cultura de alugar automóveis muito maior que os brasileiros, agora, com essa medida, acredito que os números de locação irão aumentar e fazer o setor crescer ainda mais”, completa Raimundo.

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) somente o Brasil mantinha a imposição da carteira de habilitação não juramentada, entre dezenas de outras nações consultadas durante a última assembleia da Câmara Interamericana de Transportes (CIT), que aconteceu em novembro na sede da Organização dos Estados Americanos, em Washington. O estrangeiro que permanecer no Brasil por mais de 180 dias devem procurar o DETRAN estadual para realizar as ações necessárias para obter a habilitação brasileira.

AGÊNCIAS DE VIAGENS DO BRASIL E EXTERIOR SERÃO PREMIADAS DURANTE A 16º BNT MERCOSUL

Durante a 16ª edição da BNT Mercosul, que acontece nos dias 21 e 22 de maio em Balneário Camboriú e no Beto Carrero World (município de Penha, SC), mais de 40 agências de viagens dos vários estados do Brasil e dos demais países do Mercosul serão premiadas com o já consagrado troféu “Campeão de Vendas Beto Carrero”. Tratam-se das empresas que mais venderam o parque e o turismo nacional no ano de 2.009 e, com isso, contribuíram de forma significativa para a movimentação turística no Brasil.



No estado de Santa Catarina, além das agências de emissivo, também serão premiadas as 3 principais agências de receptivo catarinenses. “É uma forma de valorizar o trabalho desses importantes profissionais que desenvolvem a economia nacional”, enaltecem os diretores da BNT, Geninho Goes e Jair Pasquini.



A premiação acontecerá durante a festa temática de encerramento da BNT Mercosul, no dia 22 de maio, após o encerramento da Feira de Negócios no Beto Carrero World.


SERVIÇO

Evento: 16ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul)

Data: 21 e 22 de maio de 2010

Locais de realização:

- Em Balneário Camboriú, SC, serão realizadas atividades sociais e a hospedagem dos participantes.

- No parque Beto Carrero World, no município de Penha (distante 30 minutos de Balneário Camboriú), será realizada a Feira de Negócios Turísticos, palestras e treinamentos de vendas e qualificação, entrega dos troféus Campeões de Venda Beto Carrero, lançamento da nova atração do parque e a festa de encerramento.

Inscrições de participantes e expositores: informações podem ser obtidas pelo site: www.bntmercosul.com.br ou pelos telefones: (0**47) 3367 1119/ 3367-9960.

Participação de expositor: (47) 3367-1119, 3367-9960, dag@gwg.com.br ou jair@gwg.com.br

CBCVB INICIA SENSIBILIZAÇÃO NACIONAL SOBRE CAPTAÇÃO DA ROOM-TAX FACULTATIVA

Em reunião nesta última quinta-feira, dia 25, a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, juntamente com as Federações de CVBx do Rio de Janeiro e de São Paulo, o São Luiz CVB e o Macaé CVB (foto), discutiram com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão a possibilidade de apoio a sensibilização das empresas de energia brasileira para a autorização da captação de room-tax facultativa ou contribuição para o turismo nos diversos destinos, assim como já ocorre em outros países.

De acordo com as entidades, no Brasil a contribuição não acontece por decisão das próprias empresas, concentindo que multinacionais também não contribuam. “Durante as feiras, nas viagens e nos congressos e eventos realizados pelo trade turístico, consumimos diversos tipos de energia e se nestes casos os recursos captados pela room-tax estivessem sendo realizados pela totalidade dos meios de hospedagem, poderiam estar gerando maior consumo de energia com conseqüente aumento de empregos e de impostos”, comentou o presidente da CBCVB João Luiz dos Santos Moreira.

Na reunião foi entregue ao ministro documento que norteará as futuras reuniões e ações a serem desenvolvidas entre o Ministério de Minas e Energia, as empresas de energia Brasileiras e toda a rede Brasileira de CVBx. “A contribuição para o turismo ou room-tax facultativa é uma moderna ferramenta de gestão que produz resultados positovos e coloca outros países na dianteira do mercado de turismo Mundial, seja corporativo ou não. Não podemos deixar este setor no Brasil dependente somente de recursos públicos, precisamos acompanhar a modernidade urgentemente”, disse o presidnete do Macaé CVB, Marco Navega. “Entendemos a importância da solicitação e vamos analisar a melhor forma de colocá-lo em prática”, afirmou Lobão.

Marcaram presença no encontro, também, Leonardo Anderson, vice presidente do Macaé CVB e Ricardo de Paula Monteiro, assessor especial do gabinete do Ministro.





Da esquerda para direita Marcio Santiago Presidente FCVB-RJ, Nan Souza Presidente São Luiz CVB, Ministro de Minas e Eergia Edison Lobão, Presidente da CBCVB Luiz Moreira, Marco Navega Presidente do Macaé CVB e Leonardo Anderson Vice Presidente de Finanças da FCVB-RJ

MICHELLE TOUR É A AGENCIA OFICAL DO 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO QUE ACONTECE NO SERHS NATAL GRAND HOTEL


A Michelle tour é a agencia oficial do 4°CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO, que acontece de 26 A 28 maio no SERHS Natal Grand hotel . A Michelle tour embarca dia 06 de abril um grupo de empresários da construção civil rumo a São Paulo para a FEICON . Para a semana santa , a agencia bombou nas vendas para os resorts do litoral da Paraíba , Pernambuco e Ceará, e no Rio Grande do Norte, a praia da Pipa foi a mais procurada. Em termos de pacotes internacionais, os destinos mais procurados foram Buenos Aires, Europa e Estados Unidos.

SENAC RN PARTICIPA DA SEMANA GASTRONÔMICA DO NATAL SHOPPING

O Senac RN, através do Hotel Escola Senac Barreira Roxa, é um dos
parceiros do Natal Shopping na realização da Semana Gastronômica, que
acontece desde ontem (30/3) e segue até o dia 04/4, na Praça de
Alimentação. O evento promoverá encontros com profissionais do segmento
gastronômico, que ministrarão oficinas relacionadas a pratos para a Páscoa
e a Semana Santa - como o chocolate, peixes, frutos do mar e pratos
regionais.

Durante os cinco dias, os chefs do Senac ministram nove oficinas, que irão
agradar aos mais diversos paladares. No primeiro dia, a chef Elizabeth
Assunção apresentou o seu “Risoto de Limão”, na série Receitas para a
Páscoa.

Veja abaixo a programação com as oficinas ministradas pelo Senac.
Quarta-feira, (31/03) – Peixes e Frutos do Mar
20h às 21h30 –Chef Juliano Pereira
Prato: Tilápia empanada na castanha de caju ao molho de cajá e pimenta de
cheiro

Quinta-feira, (01/04) – O Mundo do Chocolate
14h às 15h30 – Oficina com Chef do Senac -
Técnicas de chocolate - Do cacau ao chocolate.

Sexta-feira, (02/04) – Bacalhau
14h às 15h30 –Chef Juliano Pereira
Prato: Penne com bacalhau e nata
20h às 21h30 –Chef Fernando Gomes e Chefs Senac
Sobremesas finas e empratadas –

Sábado, (03/04) – O Mundo do Chocolate
16h às 17h30 – Oficina com Chef do Senac -para crianças
Prato: Biscoitinhos de chocolate
18h às 19h30 – Oficina com Chef do Senac
Pratos: Pavê de mangaba e chocolate branco
Mousse de cupuaçu e chocolate

Domingo, (04/04) – Cardápio Completo
14h às 15h30 – Oficina com Chef do Senac

FORTALEZA: A CAPITAL DA ALEGRIA NO CENTRO DAS COMEMORAÇÕES

Fortaleza: a capital da alegria no centro das comemorações

No próximo dia 13 de abril, a terra do sol, das águas mansas e mornas chega a 284 anos. É Fortaleza. Cidade que viveu, e vive, esses anos com a intensidade que só sua principal característica, o calor humano, é capaz de proporcionar. Metrópole alegre e mista. Lugar de gente acolhedora, hospitaleira e prestativa, rica em belezas naturais e culturais, mais uma vez ela se prepara pra comemorar a data e convida todos a participar.

A Prefeitura de Fortaleza entende que o aniversário da Cidade é mais do que mera comemoração de um possível marco fundador inaugural ou da passagem do tempo. Comemorar a existência e a evolução do lugar onde nascemos e nos tornamos cidadãs e cidadãos é um momento único de afirmação daquilo que nos une e, ao mesmo tempo, nos diferencia. Assim, na cidade em que o verão dura o ano todo, todos os povos são convidados a celebrar a data.

Tem gastronomia, belezas naturais e cultura. Opções de lazer para toda a família! No litoral, são 34 quilômetros de lindas praias, diversas em usos e aspectos. Desde o Pontal da Barra do Ceará (litoral oeste) até Caça e Pesca (litoral leste), sendo a mais famosa delas a Praia do Futuro, localizada no litoral leste da capital. Lá, todos os dias, e algumas noites, têm uma enorme movimentação e a concentração das barracas mais bem estruturadas de todo o litoral nordestino. A água de coco e o caranguejo não podem deixar de ser experimentados.

Já para quem gosta de noite agitada, a dica são os barzinhos instalados em antigos casarios, que se localizam no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. Também no Centro Cultural, o turista pode conferir exposições permanentes, cinemas, planetário e uma programação de shows no anfiteatro.



Como o forte da capital cearense é o forró, tanto o pé-de-serra como o eletrônico, a cidade possui diversas casas de shows, das sofisticadas às populares. Uma boa opção é conhecer o Mercado das Artes (Mercado dos Pinhões) e suas noites alegres, embaladas ao som de chorinho e forró de sexta a domingo.



No roteiro cultural, não pode faltar ainda a Catedral da Sé, o Forte Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção - marco de fundação da cidade -, a Praça do Passeio Público (local de acontecimentos históricos e trágicos, como a execução dos rebeldes da Confederação do Equador; além disso, a praça exibe um conjunto farto de árvores, dentre elas um exemplar de Baobá); o Mercado Central, a Santa Casa de Misericórdia, a Antiga Cadeia Pública (que atualmente abriga o Centro de Turismo); a Estação Ferroviária Luis Felipe, a Igreja do Rosário (construída por negros escravos), o Museu do Ceará, o Palácio da Luz (atual Academia Cearense de Letras, a mais antiga do Brasil), a Praça dos Leões, a Praça do Ferreira (coração comercial da cidade) e o Theatro José de Alencar, que este ano comemora 100 anos.

Durante todo o ano, Fortaleza recebe de braços abertos, e ainda mais acalorados pela temperatura média de 27°C, gente de todos os cantos. E faz questão de celebrar mais um aniversário com esses convidados. As atrações são muitas, mas Fortaleza é mais que isso. É para ser sentida. Venha conferir!

EMPROTUR E NATAL CONVENTION FIRMAM CONVÊNIO PARA INVESTIR NO TURISMO DE EVENTOS DO RN

Nos últimos dez meses, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) investiu na pluralidade de segmentos turísticos encontrados no estado. O turismo de eventos é uma das atividades que mais atrai público em todo o país. Pensando nisso, a Emprotur e o Natal Convention & Visitors Bureau (NCVB) assinaram um convênio de R$ 200 mil, nesta quinta-feira (30), na sede da empresa turística, com o intuito de captar eventos para a capital.



Segundo a Emprotur, o convênio ajudará o NCVB na participação em eventos e feiras em âmbito nacional e internacional, além de dar apoio mercadológico promocional em visitas técnicas no destino Natal. “A nossa missão é cooperar com o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Firmamos esse convênio para que se possa gerar oportunidades de captações de eventos e a divulgação das potencialidades nesse segmento da capital potiguar”, afirmou o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino.



O Natal Convention & Visitors Bureau deverá atrair 48 eventos entre os anos de 2011 e 2015. Com isso, a expectativa é receber um total de 140 mil turistas de eventos e acompanhantes, gerando mais de 560 mil pernoites na rede hoteleira local e um impacto na economia de cerca de R$ 140 milhões em divisas.



De acordo com o diretor executivo do NCVB, George Costa, o convênio será destinado no incremento ao de material promocional e logístico para a divulgação. “Temos a oportunidade de nos destacar perante os outros estados e fomentar ainda mais a captação dos mais diversos tipos de eventos para Natal”. A capital potiguar é, hoje, a quarta cidade mais procurada do Nordeste para sediar eventos, ficando atrás apenas de Salvador, Recife e Fortaleza.

PARADISUS RIVIERA CANCUN OFERECE PACOTE ESPECIAL COM SPA A PARTIR DE US$299





O Paradisus Riviera Cancún, na Riviera Maya, México, preparou um pacote para quem deseja relaxar em meio a um cenário paradisíaco. O hóspede que escolher a Deluxe Junior Suite tem direito a 25 minutos de massagem com pedras quentes, 20 minutos de reflexologia e 5 minutos de shiatsu facial, além de amenities de boas vindas e um city tour por Cancun – o pacote pode ser usufruído de 5 de abril e 22 de dezembro deste ano. Valor por noite: US$ 299, com mínimo de três noites.



Já quem optar pelo Royal Service Junior Suite Garden View, tem 80 minutos de um pacote de massagem deep tissue, bio massage e terapêutica. Além de massagem facial, amenities de boas vindas e um city tour por Cancun – o pacote pode ser usufruído de 5 de abril e 22 de dezembro deste ano. Valor por noite: US$ 399, com mínimo de três noites.



Se o hóspede estender a estada por cinco dias ou mais na suíte Royal Service, terá direito a mais mimos: transporte privado aeroporto-hotel-aeroporto; serviço de concierge e mordomo, menu de travesseiros, piscina exclusiva, praia privativa com bar all inclusive (bebidas nacionais) e check in e check out em lounge privativo, com coquetel de boas vindas, café da manhã continental de luxo estilo Buffet (9h às 11h), bebidas, café e seleção fina de chás, revistas, jornais, jogos de tabuleiro, TV, acesso a internet e limpeza de calçado.



Sobre os Paradisus Resorts



Reconhecido pela sofisticação de seus hotéis cinco estrelas e pela premiada gastronomia, a marca Paradisus Resorts oferece uma experiência única de luxo e tranquilidade a seus hóspedes. Um universo de sensações e acomodações extraordinárias localizadas de frente para o mar em países paradisíacos como Costa Rica, República Dominicana e México.



Os hotéis da marca Paradisus Resorts são um mundo em que a arquitetura imponente, a decoração requintada e o paisagismo artístico convivem harmoniosamente com a arte, a cultura e a natureza. Um mundo no qual cada aspecto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inigualável em todos os sentidos.



No Paradisus Resorts, o luxo é elevado com os programas Family Concierge e Royal Service, um conceito de serviço exclusivo para adultos. Atenção especial e serviço personalizado que atendem a todos os caprichos, desejos e vontades dos hóspedes.



A marca Paradisus é a linha super luxo do grupo Sol Meliá. Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a cadeia hoteleira Sol Meliá é líder absoluta no mercado espanhol, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios. Atualmente, o grupo conta com mais de 400 hotéis espalhados por 35 países e quatro continentes. As marcas sob a comercialização do grupo são Meliá (Gran Meliá y Meliá Boutique Hotel), ME by Meliá, Tryp, Sol, Paradisus, Sol Meliá Vacation Club y Luxury Lifestyle Hotels & Resorts.

TAM S.A APRIMORA GOVERNANÇA PARA CRIAR GRANDE CORPORAÇÃO

O Conselho de Administração da TAM S.A. anunciou hoje (31) a indicação do executivo Marco Antonio Bologna para o cargo de Diretor Presidente da holding. Este movimento é parte de um processo de aprimoramento da governança com a divisão de responsabilidades entre o desenvolvimento de novos negócios e as operações aéreas, permitindo que as lideranças ampliem o foco nas suas áreas de atuação.
Líbano Barroso, Presidente da TAM Linhas Aéreas, continua exercendo o comando das operações aéreas (passageiros e carga), que compreendem TAM Linhas Aéreas, TAM Airlines (Mercosur), Pantanal Linhas Aéreas e TAM Viagens. Ele continuará exercendo a presidência do Multiplus S/A até a nomeação de um substituto para o cargo.


"A decisão da separação dos cargos de comando da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas representa um importante passo para a criação de uma grande corporação, tendo sempre como espinha dorsal a sua operação aérea. Chegamos a um estágio da companhia onde se tornou estratégica a definição precisa das funções corporativas", afirmou a Presidente do Conselho de Administração da TAM S.A., Maria Cláudia Amaro.
"Marco Antonio Bologna conhece o grupo profundamente, e será responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e pelo relacionamento institucional. Também irá colaborar para assegurar uma cultura comum, alinhada com as nossas Missão, Visão e Valores. E o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, poderá se dedicar inteiramente aos desafios que tem pela frente, como a ampliação da frota, a expansão das linhas internacionais, o desenvolvimento das rotas de menor densidade e o aprimoramento da excelência operacional", destacou Maria Cláudia.

Segundo a Presidente do Conselho de Administração da TAM, a decisão de fortalecer a governança está diretamente ligada à dimensão dos negócios. "Somos a maior companhia aérea do Hemisfério Sul e o maior centro de manutenção e reparos de aeronaves da América do Sul. E vamos buscar a liderança também como operadores de turismo e de programas de fidelização. Temos múltiplas oportunidades ligadas ao setor de aviação."

"Bologna e Líbano são uma dupla comprovadamente bem sucedida, com experiência de trabalho conjunto, divisão harmônica de tarefas e profundamente identificada com os Valores TAM. Confiamos no talento de ambos para que o grupo ingresse em um ciclo de crescimento sustentável, inteiramente alinhado ao compromisso dos acionistas controladores com a perpetuidade da TAM", afirmou Maria Cláudia Amaro.

Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com sólida carreira no mercado financeiro, Marco Antonio Bologna vinha exercendo a presidência da TAM Aviação Executiva, empresa líder do mercado de vendas de aeronaves executivas no Brasil. Foi presidente da TAM Linhas Aéreas, da qual hoje é conselheiro. Também integra o conselho da TAM Aviação Executiva.

FENACAM SERÁ EM JUNHO EM NATAL

A VII FENACAM – Feira Nacional do Camarão, está confirmada para ser realizada no Centro de Convenções de Natal, nos dias 07, 08, 09 e 10 de junho. O evento promete trazer assuntos importantes e novidades sobre o setor da aqüicultura. Além das Apresentações de Trabalhos Técnicos, do Simpósio e da Feira, a FENACAM promoverá o Festival do Camarão, serão três dias abertos ao público para a degustação de deliciosos pratos de camarão.

Os interessados em participar da parte técnica da FENACAM/ 2010 poderão se inscrever, a partir do dia 15 de abril, pelo site: www. fenacam.com.br

MIDWAY MALL EM NATAL TEM HORÁRIO ESPECIAL DE FUNCIONAMENTO NO FERIADO

Na próxima sexta-feira, 2, feriado da Paixão de Cristo, e no domingo de Páscoa, 4, o Shopping Midway Mall abrirá com horário especial:



Cinema e Hipermercado Extra: Horários Normais

Praça de Alimentação: das 12h às 22h

Lojas Âncora: das 13h às 21h

Demais Lojas: das 15h às 21h

PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO É ATRAÇÃO EXCLUSIVA DO NATAL SHOPPING

Atração imperdível, única na cidade e para toda a família! Assim é a Pista de Patinação no Gelo do Natal Shopping. Com 200m² e capacidade para receber até 60 pessoas simultaneamente, a Pista segue no shopping até o dia 23 de maio e conta com sistema de som, equipamentos de segurança e monitores treinados para orientar a diversão do público de todas as idades.

Excelente programa para o feriado em família, a Pista de Patinação no Gelo faz sucesso na Cidade do Sol e entusiasma o público que recentemente, assistiu aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Instalada na Praça de Eventos, o valor para 45 minutos de Patinação nos dias de semana e 30 minutos aos sábados, domingos e feriados, é o mesmo: R$20,00. Já a idade mínima permitida para participar da brincadeira é cinco anos.

O horário de funcionamento da Pista, segue o horário do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 11h às 22h.



Pista de Patinação no Gelo

Local: Natal Shopping, até 23/05/2010.

Valor: R$20,00

Idade Mínima: 5 anos.

MIDWAY MALL INAUGURA NOVAS LOJAS NOS MESES DE ABRIL E MAIO

O Shopping Midway Mall está com novidades no seu Mix de lojas para os meses de abril e maio. No segmento de decoração será inaugurada a Imaginarium; já na moda feminina e teen a mineira Patachou estréia no Estado. Para os fãs de jogos e equipamentos para vídeo games, o Shopping trará a Ovni Games. A Petit, especializada em puericultura, enxoval, produtos infantis e para gestantes também estréia; e na área alimentícia o restaurante Divino Fogão.

GRUPO IMOBILIÁRIO ESPANHOL BUSCA PARCEIROS NO BRASIL

O Almazul, grupo imobiliário espanhol que escolheu o Brasil em seu processo de internacionalização, participará da Rodada de Negócios do Nordeste Invest 2010, que ocorre em maio no Centro de Convenções de Natal.

Representado pelo diretor e fundador, José Manuel Ladrón de Guevara, o grupo busca sócios locais para desenvolver empreendimentos residenciais. Com planos para investir ainda este ano, o Grupo Almazul quer também contactar empresas brasileiras para apresentar seu portfolio e seus projetos imobiliários.

O Grupo Almazul atua na construção e desenvolvimento de projetos imobiliarios. Com 15 anos de experiência no mercado, o arquiteto José Manuel Uriel é fundador do grupo Almazul.



Sobre o Nordeste Invest

O Nordeste Invest 2010, evento promovido pela ADIT, com apoio da Apex, Ministério do Turismo e Governo do Rio Grande do Norte, conta com conferência, salão de exposições e rodada de negócios, além de concentrar informações de qualidade sobre investimentos com enfoque na intersecção entre os setores imobiliário e turístico do Nordeste brasileiro. Tem um caráter estritamente profissional, voltado ao business-to-business. Em três dias, possibilita também a ampliação das redes de relacionamentos e a realização de negócios.

RANKING MUNDIAL DE VENDAS COLOCA A FORD EM 2º LUGAR

Fechado o balanço do ranking mundial de vendas de veículos automotores, de fevereiro último, o destaque fica para a Ford Motor Company que chegou à segunda posição na classificação das montadoras que mais venderam automóveis e comerciais leves em todo o mundo. A Toyota, apesar dos grandes problemas ocasionados pelo gigantesco recall de seus produtos no mercado norte-americano, continua à frente do ranking. Nas vendas internacionais, o desempenho da Ford superou a Volkswagen que caiu para a 3ª posição.

A estatística, fornecida pela Jato Dynamics do Brasil, empresa líder em fornecimento de informações automotivas, coloca a Hyundai, no sétimo lugar do ranking, com vendas em fevereiro último, de apenas 138.193 unidades, pouco mais da metade do efetivo vendido pela Ford – 252.695 unidades.

O desempenho da Ford, em relação aos veículos vendidos no mesmo mês de 2009, apresentou crescimento da ordem de 22,4%, enquanto que a empresa coreana subiu 17,2%.

fonte: assessoria Imprensa Ford

PIRÂMIDE APÓIA TURNÊ INTERNACIONAL




Com sua carreira a cada dia mais consolidada, inclusive já tendo conquistado dois discos de ouro, Marina Elali – neta de Zé Dantas, grande parceiro de Luiz Gonzaga – dá mais uma passo para se tornar uma grande estrela da música brasileira. Trata-se de uma série de shows com a participação de Jon Secada, astro da música internacional com vários prêmios Grammy em seu currículo, troféu equivalente à música ao que o Oscar representa para o cinema. A turnê de Marina e Jon Secada terá início dia 08 de abril, em São Paulo, com um grande show no Teatro HSBC, seguindo-se dia 09, em Fortaleza, no Seará Hall, e dia 10 no Rio de Janeiro, no Espaço Cultural VivaRio.

A parceria de Marina Elali com Jon Secada nessa turnê, bem como em parcerias anteriores, vem tendo boa repercussão internacional. Tudo leva a crer, em função do sucesso que, com certeza, será alcançado, que esse projeto terá desdobramentos futuros, com a provável apresentação de Marina Elali em palcos além fronteiras, o que reforçará mais ainda prognósticos de grandes nomes da música brasileira de que Marina Elali tem talento e conhecimentos musicais suficientes para conquistar grandes vitórias na carreira que abraçou.

A turnê de Marina Elali tem apoio cultural do Pirâmide Natal Resort & Convention, belíssimo cinco estrelas localizada à beira mar de Natal.

--
V

terça-feira, 30 de março de 2010

VAI FICAR EM NATAL NA SEMANA SANTA, ENTÃO AGENDE SEU PROGRAMA

Neste Sábado de aleluia, a Seturde em parceria com a Semtas e Funcarte e com o apoio da Semsur, SMS, Semurb e Semob, estará realizando o I Aleluia Culturarte com a seguinte programaçao:

12.00h - 12 barracas de artesanato estarão divulgando produtos especiais para a Pascoa e oficinas
16.00h - tenda "Coelhinho da Gente" com recreadores, espaço voltado às crianças
17.00h - Manifestações culturais: Bumba meu Boi, Pastoril e Capoeira
19.00h - Shows com bandas locais: Fernando Farias e Banda, Rildo Lima e Banda, The Frois e encerrando a noite Rastafeeling

Local: Ponto 7 - Ponta Negra - ao lado da Fatern

CLAUDIO PORPINO SE DESPEDE DA EMPROTUR FAZENDO UM GOLAÇO








Nesta terça-feira(30) em seu ultimo dia na presidencia da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção turística do RN), Claudio Porpino promoveu uma reunião com representantes do trade para assinar o convênio entre Emprotur e Natal Convention no valor de R$194.250,00 para o apoio na captação de eventos, congressos, eventos nacionais e internacionais, apoio mercadológico,visitas técnicas, realização de workshops específicos de eventos. O convênio foi assinado entre o presidente da Emprotur, Claudio Porpino e o presidente do Natal Convention, George Costa.A assinatura do convênio foi considerado um evento impar no turismo...Claudio Porpino sai com chave de ouro, depois de dez meses no cargo conseguiu realizar a maioria das ações, e se sente realizado e agora mais do que nunca disse que vai defender a bandeira do PT_Partido do turismo.Claudio Porpino deixa para se candidatar a deputado estadual nas eleições.


O evento contou com a presença da diretoria do Natal Convention, com a presença do presidente do conselho curador, Fernando Bezerril e toda a cúpula do turismo, como o vice-presidente da ABIH-RN, George Gosson, além do coordenador de desenvolvimento turistico da Setur-RN, Gustavo Porpino e do diretor de marketing da Emprotur, Welligton Paim.. Vejam as fotos:

BRAZIL NATIONAL TOURISM MART EDIÇÃO BNTM 2010 ESPERA RECEBER CERCA DE MIL INVESTIDORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL

Pela primeira vez o evento será sediado na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, nordeste do Brasil

A edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM) de 2010 que acontece entre os dias 28 de abril e 02 de maio chega ao mercado com algumas novidades, uma delas é a escolha de Porto de Galinhas para sediar o evento. É primeira vez em 12 anos que a BNTM acontecerá fora de uma capital. A escolha do destino foi uma decisão estratégica e que levou em consideração os excelentes equipamentos do balneário além de ser um dos três destinos indutores do Estado, indicado pelo Ministério do turismo ao lado de Recife, Olinda e Fernando de Noronha. Outro fator decisivo foi a proximidade com o Porto de Suape, principal polo industrial de Pernambuco. A BNTM é uma realização da Fundação de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) em parceria com o Ministério do Turismo/ Embratur, o Governo do Estado de Pernambuco por meio das secretarias de turismo do Estado e de município de Ipojuca.

Segundo o presidente da CTI-NE e secretário de Turismo do Ceará, Bismark Maia, mais de 500 operadores (Buyers) dos principais mercados emissores como Estados Unidos, Europa e América Latina já confirmaram presença para a BNTM. No que diz respeito aos fornecedores do mercado nacional como hotéis, locadoras e agências de viagens, os suppliers, a organização do evento espera receber aproximadamente de 650 profissionais do setor. “Em 2009, o volume de negócios gerados na BNTM foi de US$ 225 milhões, e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 240 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 15%”, pontua Bismark Maia.

Pernambuco já sediou a BNTM em três ocasiões: 1994, 2002 e 2007, todas aconteceram no Centro de Convenções, em Olinda, cidade histórica de Pernambuco. O Secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara, afirma que a mudança da BNTM para Ipojuca é estratégica. “Porto de Galinhas é um dos três destinos indutores de Pernambuco, ao lado de Recife/Olinda e Fernando de Noronha, um dos motivos de escolhermos o balneário. A nossa intenção é que os equipamentos de Ipojuca sejam visitados "in loco" por agentes e operadores estrangeiros”, revela. O investimento da Setur-PE para a BNTM deve ficar em torno de R$ 450 mil, enquanto a iniciativa privada local deve aplicar cerca de R$ 1 milhão.

Inovações

Nesta edição, a BNTM levanta várias bandeiras a favor do meio ambiente e do turismo auto-sustentável. A Bolsa será ecologicamente correta, a começar pelo escolha do local do evento. Para sediar a festa de lançamento e todas as atividades da Bolsa está sendo montada uma grandiosa estrutura `a beira-mar de Porto de Galinhas, em uma área de mais 4 mil metros quadrados. A sede da BNTM 2010 contará com áreas climatizadas, salões para stands, espaços de convivência, além de um lounge à beira-mar de 150 metros quadrados, em formato de píer, dedicado aos metting points. Ao final do evento, os participantes serão convidados a plantar um árvore no litoral pernambucano.

Esse ano, a CTI/NE vai anunciar algumas novidades, entre elas o apoio à “Caravana Brasil”, evento realizado pela Embratur juntamente com a Bito (Brazilian Incoming Travel Organization ). O projeto promove a visita de operadores a lugares que eles ainda não conhecem ou não comercializam. A idéia é mostrar a diversidade de destinos do Brasil e fazer com que eles levem para os países de origem a possibilidade de vender produtos diferentes dos que eles já estão acostumados a trabalhar.

Impacto - Luiz Barretto, ministro do Turismo, considera a BNTM de grande importância para o setor. "O evento faz parte do Calendário Oficial e, a cada ano, registra maior participação de operadores internacionais que, após conhecerem as belezas naturais e infra-estrutura do Nordeste, passam a 'vender' cada vez mais o País", diz.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, avalia a BNTM como uma iniciativa afinada com a política promocional do destino Brasil. “Com foco na diversidade, estamos constantemente realizando, em parceria com a CTI/NE, campanhas publicitárias para o Nordeste. E a veiculação desses estados no exterior continua junto com outras ações promocionais que fazem parte da nossa agenda comercial”, detalha a presidente.

Para o secretário de Turismo de Ipojuca, Diego Jatobá, o evento cumpre um papel importante de aproximar operadores internacionais e o trade nordestino. “A BNTM é mais um incentivo para o fechamento de nossos negócios porque além de fomentar o diálogo junto aos operadores, potencializa as várias ações de promoção turística no exterior”, acrescenta.

Os nove estados nordestinos que integram a CTI/NE – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande e Sergipe – colhem os resultados dessa exposição, aberta aos compradores internacionais. Tradicionalmente, ocorre um crescimento entre 8% e 12% na demanda externa e o estado anfitrião experimenta um aumento na procura da ordem de 12% a 15%.

A 19ª BNTM conta com apoio e patrocínios do Ministério do Turismo/Embratur. A bolsa conta, também, com apoio da Infraero, do Sebrae e das companhias aéreas TAP, TAM, Gol/Varig e American Airlines.

As inscrições para a BNTM 2010 podem ser feitas no site: www.bntm.com.br




Serviço:

Evento:Brazilian National Tourism Mart (BNTM)

Dia: de 28/04 a 02/05

Local: Porto de Galinhas, ao lado do Beach Class Resort

Telefones para contato: 81. 3366.9654

Site: www.bntm.com.br

CREPERIA OFERECE BRINDES DE CHOCOLATE NESTA PÁSCOA

Na Mariposa Crepes e Saladas, os crepes doces têm recheios fartos e combinações deliciosas para a data mais esperada pelos chocólatras



Para comemorar a Páscoa, a Mariposa Crepes e Saladas,em Natal, oferecerá um brinde muito saboroso neste Domigo de Páscoa, 04/04: um coelho de chocolate para seus clientes. Além disso, quem visitar a creperia poderá experimentar os crepes doces, que foram inspirados em chocolates já famosos, como Diamante Negro, Sonho de Valsa, Prestígio e Amandita, para agradar nesta época do ano.



Além de muito chocolate, bolas de sorvete acompanham o prato. Ideal para aliviar as altas temperaturas em Natal atualmente. O crepe Diamante Negro é recheado com pedaços do chocolate que leva o mesmo nome, banana, morangos, cream cheese, licor de chocolate, granola e sorvete de creme. O Prestígio é feito com o bombom famoso, coberto com coco e sorvete de creme. O Amandita leva creme bruleé, sorvete de creme e paçoca polvilhada. Há ainda um dos maiores sucessos da casa, o crepe "Da Dani", recheado com creme de avelã (nutella), morango, castanhas e sorvete de creme.



Na sexta-feira santa, 02/04, o estabelecimento não será aberto, em virtude do feriado.



Sobre a Mariposa Natal

Franquia já famosa na Bahia, a casa, que vem conquistando um público de todas as idades, oferece um cardápio variado de crepes, saladas e sucos, em uma localização especial em Petrópolis. Além de um ambiente aconchegante, inspirado na praia de Trancoso, o destaque é a massa da iguaria carro-chefe, que pode ser tradicional e integral. A creperia oferece mais de 50 tipos de crepes: clássicos, com os sabores mais tradicionais; contemporâneos, com recheios inusitados; abertos e doces



·

Serviço
Creperia Mariposa – F: 3611-9227

Rua Assu, esquina com a Av. Hermes da Fonseca, Petrópolis

DOMINGO DE PÁSCOA NO PESTANA NATAL BEACH RESORT

O Pestana Natal Beach Resort, o domingo de Páscoa terá almoço especial com um Buffet por pessoa a R$ 53 (+ 10%), não incluindo bebidas. Saladas frescas serão servidas com diversos molhos e entre as opções de pratos quentes tem o Escalope de Salmão com camarão, Pernil de suíno à brasileira e Risoto de Castanha do Pará. Crianças com até 6 anos não pagam e de 7 a 12 anos pagam 50% do valor.

Serviço - Pestana Natal Beach Resorts
Avenida Senador Dinarte de Mariz, 5525 - Via Costeira / (84) 3220-8900

TAP CADA VEZ MAIS "AMIGA DAS CRIANÇAS"

UPKids é a nova companheira de viagem dos jovens passageiros




A TAP lança um conjunto de iniciativas que celebram o seu 65º aniversário e traduzem uma atitude cada vez mais “amiga das crianças”, que reforça a atenção especial que a companhia sempre dedica aos pequenos passageiros.
A partir do dia 1º de abril, será distribuída a bordo dos aviões da companhia a nova revista UPKids, que terá três edições por ano, de acordo com as épocas em que viajam mais crianças (Páscoa, Verão, Natal e Ano Novo).





A UPKids foi criada por uma equipe de especialistas e tem como missão entreter os pequenos passageiros, contribuindo para que tanto eles como os pais tenham uma viagem ainda mais agradável. Repleta de passatempos e atividades que desafiam os mais novos a desenhar, pintar ou jogar, a revista foi especificamente criada para crianças que estão viajando em uma aeronave e traz também um diploma de voo destacável, que será assinado pelo Comandante e uma caixa de lápis de cor.
Em terra, a companhia oferece o “Serviço de Acompanhamento” para crianças que viajarem sozinhas. Desde a recepção no aeroporto de origem até ao encontro com a família no seu destino final, passando pelo check-in, controle alfandegário e durante o vôo a criança estará sempre acompanhada por um funcionário da TAP. O “Serviço de Acompanhamento” deve ser solicitado antes do embarque e inclui crianças entre 05 e 11 anos de idade.
A bordo, para o conforto dos bebês a frota TAP está equipada com berços, sem qualquer custo adicional, que deverão ser solicitados no ato da reserva.
Outra vantagem são os deliciosos cardápios infantis para agradar o paladar da criançada. Se os pais preferirem também podem preparar e aquecer mamadeira a bordo do avião.
Além disso, a TAP apresenta um canal exclusivo infantil que oferece uma ampla variedade de filmes e desenhos. O entretenimento de bordo também inclui um canal musical e jogos, alguns deles multiplayers, podem ser jogados com outros passageiros no mesmo vôo.
A TAP oferece todas essas vantagens para tornar a viagem das crianças e seus pais mais tranqüila, confortável e divertida.
__________________________________________________
Mais sobre a TAP:
A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 64 destinos em 30 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Eleita, em 2009, a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards.

PROFISSIONAIS DA COSTA RICA CHEGAM AO BRASIL PARA APRESENTAR PRÁTICAS QUE FAZEM DO PAÍS UM DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL

Terceira edição do evento, realizado por Santander e Sebrae, alcançará São Paulo, Brasília e Salvador

O Sebrae e o Grupo Santander Brasil realizam, juntos, em abril, a terceira edição do seminário “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo”, que nos dois últimos anos reuniu autoridades e empresários do segmento para trocar informações e compartilhar experiências de sucesso. Desta vez, os especialistas vão discutir e apresentar o caso da Costa Rica, considerado um dos países mais avançados no que tange ao turismo sustentável.

Em 5 de abril, o evento acontece das 9h às 17h em São Paulo, na sede do Santander (Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 2235, Vila Olímpia); no dia 7, mesmo horário, é a vez de Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães (SDS – Eixo Monumental, Lote 5, Ala Oeste); e dois dias depois, a programação se repete em Salvador, que recebe os palestrantes no Auditório Orlando Moscozo (R. Horácio Cezar, 64, Dois de Julho, Ed. Sebrae Bahia).

“A indústria do turismo é hoje um dos maiores geradores de receitas e empregos no mundo. Se considerarmos todos os atributos culturais, ambientais e geográficos que temos no Brasil e a complexa cadeia de valor que envolve, o potencial de crescimento do setor é enorme, sobretudo com os eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas pela frente”, diz Júlio Bin, superintendente de Negócios Sustentáveis do Santander e responsável pelo programa Santander Turismo Sustentável. “É uma hora mais do que oportuna para pensarmos na sustentabilidade dessa indústria. No nosso ponto de vista, esse crescimento pode ser sustentável , minimizando os impactos ambientais, preservando as tradições e culturas, e beneficiando as comunidades locais dos destinos turísticos”.

No seminário, os convidados vão conhecer as experiências praticadas pela Costa Rica que a elevaram à condição melhor destino sustentável internacional e local mais visitado na América Central. Para chegar a essa posição, o país desenvolveu um sistema de certificação que abrange toda a cadeia de valor do Turismo e trata de aspectos ambientais e sociais; definiu 23% do seu território como área de proteção ambiental; e se prepara para compensar todas as suas emissões de carbono até 2021.

“Temos muito a aprender com a historia de sucesso da Costa Rica tanto do ponto de vista de negócios como de sustentabilidade. Os seminários trazem a possibilidade de interação e troca de experiências com empresários e profissionais que implementaram a gestão e práticas sustentáveis em suas operações”, finaliza o executivo do Santander

Para Ricardo Guedes, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Comércio Varejista e Serviços do Sebrae, o Brasil tem apresentado um forte crescimento no turismo de natureza, ecológico e de aventura. Esses segmentos dependem basicamente da sustentabilidade e de políticas ambientais, já que o ecossistema é o seu insumo principal. “A certificação contribui diretamente para a garantia da preservação desse insumo, permitindo ao turista desfrutar desses serviços de forma segura e responsável. As micro e pequenas empresas são a grande maioria das empresas envolvidas em todos os segmentos do turismo, o que faz com que o Sebrae organize, em parceria com o Santander, esses seminários. Eles contribuem para a memória e aperfeiçoamento do setor, como um todo”, diz.
Os painéis terão palestrantes reconhecidos em nível mundial como Ana Baez, da Costa Rica, premiada internacionalmente no setor e envolvida em projetos no Brasil, Honduras, Guatemala, Cuba, entre outros; Ronald Sanabria, vice-presidente de Turismo Sustentável da Rain Forest Alliance; Alex Khajavi, fundador da NatureAir, primeira empresa aérea a compensar todas as suas emissões; Patrícia Forero, do departamento de pesquisa da Horizontes Nature Tours; e Glenn Jampol, professor da Universidade de Nova York, mestre em estudos ambientais e fundador do primeiro hotel boutique da Costa Rica.

O primeiro seminário sobre Turismo Sustentável empreendido por Santander e Sebrae aconteceu em 2008 e abordou o caso da Nova Zelândia. No ano passado, a segunda edição teve como tema as experiências da África do Sul. Como resultado desse ultimo evento foi formatada a Missão África do Sul Copa 2010, que levou uma comitiva de autoridades e empresários do Turismo nacional para conhecer de perto a preparação do país africano para a Copa do Mundo.

O evento, desta vez, tem apoio da embaixada Costa Rica, Rainforest Alliance, Planeta Sustentável e Ministério do Turismo. A produção é da Móbile e Anne Felicity Taylor.

Serviço
III Seminário: “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso Costa Rica”

São Paulo
Data: 5 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Auditório do Grupo Santander - Avenida Juscelino Kubitscheck, 2235 – Vila Olímpia
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: seminario@mobileprodutora.com.br

Brasília
Data: 7 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – SDS Eixo Monumental, Lote 5, Ala Oeste
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: gcallcenter@df.sebrae.com.br
Telefone: 0800 5700800

Salvador
Data: 9 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Auditório Orlando Moscozo – Rua Horácio Cezar, 64, Dois de Julho, Ed. Sebrae Bahia
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: seminario@mobileprodutora.com.br

GOL LINHAS AÉREAS ANUNCIA INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE SUAS ESTIMATIVAS FINANCEIRAS

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.companhia de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia informações adicionais sobre suas estimativas financeiras para os anos de 2010 e 2011.

Base de clientes SMILES: crescimento de sua base atual de 6,7 milhões
para até 9,1 milhões participantes ao final de 2010 (cerca de 35%
sobre fevereiro de 2010 e 40% sobre a base de 6,5 mihões em dezembro
de 2009).

Expansão da Venda a Bordo (Buy on Board), serviço de bordo
complementar oferecido pela Companhia desde abril de 2009, de 42 voos
diários para cerca de 50% de seus voos diários até o final de 2010.

Expansão das receitas auxiliares de forma a representar até 20% da
receita liquida de 2011, considerando suas receitas financeiras, por
conta da expansão do programa VoeFácil, foco na unidade de serviços
de cargas (GOLLOG), Venda a Bordo, e outros produtos a serem lançados
pela GOL ou seus parceiros comerciais, que virão a explorar sua
plataforma e-commerce.

VEM AÍ O TREM POTIGUAR DO FORRÓ!

Os secretários de Turismo Fernando Bezerril, de Extremoz, Fernando Lessa, de Ceará - Mirim e Soares Júnior, de Natal, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 29, para planejar o lançamento do “Trem Potiguar do Forró”. O projeto visa unir as três cidades durante o período junino e fortalecer o calendário das festas.



Além de muito forró nos vagões, o Trem Potiguar do Forró vai parar nos pólos de festivos das três cidades. O projeto está diretamente ligado com a política de interiorização do turismo.

GOL LINHAS AÉREAS VAI OPERAR PARA PUNTA CANA NA REPÚBLICA DOMINICANA COM VÔOS REGULARES

A maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia que vai lançar operações regulares em um novo destino internacional: Punta Cana, na
República Dominicana. Os voos, que já foram aprovados pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) e demais autoridades pertinentes,
terão início em 3 de abril. O destino já vem sendo atendido pela
companhia com voos fretados.

"Identificamos grande demanda de passageiros para o destino, que tem
forte apelo para turistas. Com o lançamento da base, além de
atendermos esse público e o de Caracas, onde em breve também
venderemos as passagens para a República Dominicana, aumentaremos o
índice de utilização diária de nossas aeronaves.", diz Leonardo
Pereira, Vice-Presidente Executivo da GOL.

A nova operação regular, que inicialmente será semanal, realizada aos
sábados, partirá dos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e
São Paulo às 9h00 e 11h05 (horários locais), respectivamente fazendo
escala em Caracas, na Venezuela, às 15h30 (horário local). Da capital
venezuelana, decolará para Punta Cana às 16h10 (horário local), com
chegada prevista para as 18h15 (horário local). No sentido inverso, a
aeronave vai partir da República Dominicana às 21h00 (horário local),
pousando em Caracas às 22h05 (horário local), de onde seguirá para
São Paulo e Rio de Janeiro às 22h45 e 7h00 (horários locais).

A rota será realizada com aeronaves Boeing 737-800 Next Generation e
operada pela marca VARIG. Ela incluirá a classe Comfort de serviços
diferenciados, que oferece mais espaço entre poltronas, opções de
refeições quentes, entretenimento de bordo individual, além de mais
privacidade, bônus de 150% no acúmulo de milhas SMILES, acesso a
balcão de check-in exclusivo, e embarque e desembarque prioritários.

Os bilhetes para Punta Cana podem ser adquiridos pelo site da GOL (
www.voegol.com.br ), por meio da Central de Relacionamento com os
Clientes ou via agentes de viagem.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, oferece mais de 860 voos diários para 50 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 11 mercados
internacionais na América do Sul e Caribe. A Companhia opera uma
frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais
seguras e confortáveis da classe, com altos índices de utilização e
eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio
do uso de tecnologia de última geração, a Companhia - com as marcas
GOL, VARIG, Gollog, SMILES e VoeFácil - oferece aos clientes
facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a
melhor relação custo-benefício do mercado.

COMPLEXO MULTIUSO SALVADOR PRIME APRESENTA A BANDEIRA INTERCITY QUE IRÁ OCUPAR O HOTEL DO COMPLEXO



Uma das dez maiores redes de hotelaria do país, no segmento do turismo de negócios, a Rede InterCity será a bandeira do Complexo Multiuso Salvador Prime, da incorporadora Syene Empreendimentos, com investimentos da ordem de R$ 26 milhões no InterCity Premium Salvador. A bandeira será apresentada aos investidores do empreendimento no dia 8 de abril, às 18h30, no America Towers Hotel, em Salvador, com detalhes da administração InterCity, cronograma da obra, cenário do mercado e da implantação do hotel.

O hotel, já em obras, vai integrar o amplo complexo que também terá estabelecimentos comerciais, uma torre empresarial e três torres residenciais em área nobre da capital baiana - próximo ao Salvador Shopping, do aeroporto e da melhor região comercial da cidade. Com 187 apartamentos, o InterCity Premium Salvador levará a marca InterCity e os serviços de hotelaria inteligente para Salvador com seus diferenciais de conforto e tecnologia, oferecidos com agilidade, qualidade e sem custo extra na diária.

O InterCity Premium Salvador ampliará a expansão da InterCity no Nordeste. Decorrente do amplo estudo da região que vem recebendo grandes investimentos e diversificação na indústria, comércio e serviços, o plano de expansão já direcionou investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões e uma estimativa de geração direta de 100 posições de trabalho e mais de 400 indiretos. Natal foi a porta de entrada em 2008, seguida de Fortaleza (2009) e João Pessoa (2010). A próxima será Salvador.



Sobre a Rede InterCity

Criada em 1999, no Rio Grande do Sul, pelo empresário Alexandre Gehlen, a Rede InterCity está presente em 11 cidades de 4 das 5 regiões do Brasil com 16 hotéis localizados em áreas estratégicas para empresários e executivos. O empresário, criador do conceito de hotelaria inteligente, aposta na gestão corporativa centralizada que otimiza processos em suas unidades de negócios e acompanha os constantes investimentos e o crescimento do seu empreendimento – um dos dez maiores grupos hoteleiros do país voltados para o turismo de negócios. Em 2009, a rede faturou R$ 56,6 milhões com uma ocupação média de 73% e fechou a primeira década 50 vezes maior do que na sua criação, com 1,7 milhão check ins realizados e grandes investimentos no Nordeste – que deverá ter um hotel em cada capital da região. www.intercityhoteis.com.br

Salvador Prime

O complexo multiuso, já em fase de construção, terá quatro torres, Prime Work e Flat e Prime Home 1, 2 e 3, interligadas por uma galeria de lojas, com mais de 50 itens de lazer e 2.540 vagas de estacionamento. Com um total de 1.190 unidades residenciais, com duas suítes, sala, varanda goumert, lavabo, cozinha e área de serviço ou com uma suíte, sala, varanda gourmet, cozinha americana. O Prime Work e Flat terá 27 pavimentos e 529 unidades, divididas entre salas comerciais e flats com estrutura completa de apoio e serviços pay-per-use. Os serviços oferecidos aos usuários são: manutenção, pequenos reparos e limpeza de salas, segurança particular, aluguel de carros comuns e blindados, serviços de office boy, buffet, agência de viagem e Wi Fi em todo o complexo. O programa de lazer inclui academia de ginástica, spa, espaço gourmet com bar, deck com solarium, piscina com raia de 25m, deck molhado e hidromassagem, sky lounge e quadra de tênis.