Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de março de 2010

PESTANA NATAL BEACH RESORT RECEBE JORNALISTAS PORTUGUESES PARA JANTAR




O gerente de vendas do Pestana Natal hotel, Marcelo Naliato,recebeu nesta quarta-feira (10) para jantar , os jornalistas portugueses, Rita Martins e Manuel Gomes da revista Rotas & Destinos e mais Francisca Seabra do jornal O Sol . Acompanhando o jantar o secretário adjunto de turismo da secretaria de turismo de Natal, Sandro Pacheco, que entregou material institucional para os jornalistas. O supervisor da Assist-Card em Natal, Geraldo Pereira esteve no jantar entregando os cartões Assist-Card para os jornalistas portugueses participantes do press trip Fernando de Noronha Cristina Lira e Gol linhas aéreas. Os jornalistas viajam nesta quinta para Recife e Fernando de Noronha junto com mais sete jornalistas brasileiros que participam do press trip . Acompanhando o grupo, a jornalista Cristina Lira e Paula Kubo da gerencia de Comunicação da Gol. Em Noronha serão recebidos no aeroporto pelo administrador da ilha, Romeu Baptista e serão recepcionados com um jantar de boas vindas no restaurante Colina dos Ventos.

JORNALISTAS PORTUGUESES VISITAM NATAL , PASSEIAM NAS DUNAS, E FICAM ENCANTADOS COM A CIDADE. NESTA MADRUGADA VIAJAM PARA RECIFE E FERNANDO DE NORONHA





Os jornalistas Manuel Costa Gomes e Rita Martins da revista Rotas & Destinos e Francisca Seabra do jornal o Sol de Portugal, estão em Natal desde dia 09, e hóspedes do Serhs Natal Grand hotel. Os jornalistas em sua primeira visita a Natal ficaram encantados com a infra-estrutura do resort potiguar .Depois do café da manhã no restaurante Potiguar, participaram de uma visita técnica acompanhada pela gerente de contas, Valéria Moreno e foram com a Luck viagens para um passeio de buggy nas dunas de Genipabu. A noite foram recepcionados com um jantar no Pestana Hotel, com a presença do gerente de vendas,Marcelo Naliato e do secretario adjunto de turismo da Seturde, Sandro Pacheco. Na madrugada de amanhã os jornalistas embarcam junto com Cristina Lira para Recife e mais Rodrigo Rafael do Versatil News, onde serão recepcionados nesta quinta-feira, pela secretaria de turismo do Recife com um café da manhã regional no Recife Praia hotel, depois farão um city tour panorâmico por Recife e Olinda com a Luck receptivo. Final da manhã retornam para o aeroport embarcarem para Fernando de Noronha. Na ilha serão recepcionados no aeroporto pelo administrador da ilha, Romeu Baptista e staff da ilha. A tarde participam de uma palestra Vivendo Noronha, depois serão recebidos na pousada Teju Açu com um happy hour e as 20h30, no restaurante Colina dos Ventos, o administrador da ilha , Romeu Baptista recebe todos os jornalistas convidados para um jantar super especial de boas vindas.

NATAL CONVENTION PROMOVE REUNIÕES ENTRE MANTENEDORES E ORGANIZADORES DO IMEKO

O Natal Convention & Visitors Bureau – CVB – recebe, essa semana, integrantes da comissão organizadora do 19th IMEKO TC4 Symposium - Congresso da IMEKO, que acontecerá em outubro de 2011 em Natal, simultaneamente com o IX SEMETRO - 9º Seminário Internacional de Metrologia Elétrica e o II CIMMEC - 2º Congresso Internacional de Metrologia Mecânica.

O Natal CVB, após a captação, está dando todo o apoio logístico para viabilizar o evento. Para isso, agendou visitas aos principais espaços para eventos da cidade e reuniões de negócios entre seus mantenedores e os organizadores do congresso.

A comissão, formada pelo representante do Inmetro e da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), Gelson Rocha, de Mônica Costa e Paulo Rosário, também da SBM, e de Raimundo Freire, da Universidade de Campina Grande, visitou hotéis, restaurantes e o Centro de Convenções de Natal na terça-feira. Já nesta quarta participa de reuniões com empresas organizadoras de eventos, montadoras, locação de equipamentos, receptivos, gráfica, tradução simultânea, produtores culturais, recursos humanos, dentre outras. Amanhã, eles se reúnem com patrocinadores e apoiadores do evento.

Gelson Rocha, do Inmetro, parceiro da SBM na realização do congresso, elogiou a iniciativa do Natal CVB em promover esses encontros, como também a estrutura da cidade para o setor de eventos.

“O Natal Convention Bureau está nos ajudando muito com essa ação. Aliás, recebemos esse importante apoio ainda na captação do evento. As reuniões facilitam nosso trabalho e permitem que tenhamos contato com praticamente todos os setores envolvidos na realização de um evento. A capital potiguar está de parabéns, pois dispõe de uma excelente estrutura de hotéis, restaurantes e espaços para eventos. Esperamos realizar aqui uma das melhores edições do evento”, afirma.

terça-feira, 9 de março de 2010

NATAL DESBANCA FORTALEZA SEGUNDO MOSTRA A CVC TURISMO

Uma pesquisa da maior operadora do país, em janeiro de 2010 – a CVC Turismo mostra que Natal foi o segundo maior destino turístico do Brasil preferido pelos turistas superando Fortaleza e perde apenas para Porto Seguro que ficou em primeiro lugar. Em janeiro deste ano foram embarcados para Natal pela CVC, 30.138 turistas enquanto em 2009, foram 22 mil, um incremento portanto de 12%. Já Fortaleza neste mesmo período recebeu 24 mil 88 turistas em 2010 e em 2009 foram embarcados 19.136 turistas. O destino Natal, segundo a CVC ganha disparado para outras cidades turísticas como Porto de Galinhos (Pernambuco) e Costa do Sauípe (Bahia).
A CVC mostra também no seu relatório que no ano de 2009, foram embarcados para Natal, 170.356 turistas e em 2008, 136 mil 7863, crescimento de 11%. Já Fortaleza, em 2009 recebeu 144 mil 375 turistas em 2008, 112,226, crescimento de 9%. Os números refletem a preferência por Natal pelos turistas nacionais e para o secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Junior este é o reflexo de um trabalho coordenado pela secretaria numa ação conjunta com a Secretaria Estadual de Turismo e a Emprotur, além da orientação da prefeita Micarla de Souza para que as ações integradas sejam mais ainda dinamizadas.. “Os números divulgados são da própria CVC e mostram que Natal está no caminho certo ao fazer promoção de seu destino aliado ao trabalho desenvolvido no projeto Natal Cidade Eventos”.
Outra referência feita pelo secretário, Soares Junior no que diz respeito a captação de eventos no trabalho em conjunto com o Natal Convention Bureau. Para este ano a capital potiguar já tem agendado 12 eventos considerados como grande, médio e de pequeno porte. Para o secretário isso significa que mais de 18 mil pessoas estarão em Natal durante o ano e segundo o Natal Convention isso vai gerar uma receita de no mínimo R$ 36 milhões 103 mil considerando-se uma média de permanência de quatro dias na nossa. “Estamos trabalhando com o Convention Bureau e dando suporte aquela instituição na certeza que trabalhando integrados poderemos crescer mais ainda nesta direção”, salienta Soares Junior.

BRASIL EXPÕE DIVERSIDADE TURÍSTICA PARA O MERCADO ALEMÃO

Roteiros e produtos turísticos do Brasil serão apresentados na 44ª edição da Bolsa Internacional de Turismo (ITB). Na agenda da Embratur, divulgação de Resorts e Ecoturismo, e palestra sobre sustentabilidade

Um dos eventos de turismo mais importantes do mundo, a Bolsa Internacional de Turismo (ITB), marca a agenda de ações do Brasil no exterior sob a orientação do Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil. O evento começa nesta quarta-feira (10) e vai até domingo (14), em Berlim, na Alemanha - quarto emissor mundial de turistas para o Brasil e o segundo da Europa.

Além dos 52 co-expositores do Brasil, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, estarão presentes na ITB para representar o País. “Pesquisas mostram que a maioria dos alemães que visita o Brasil quer retornar. Queremos continuar conquistando esses turistas. Viemos aqui para apresentar nossos destinos e mostrar a qualidade crescente dos nossos serviços. Vale lembrar também que os brasileiros sentem uma alegria enorme em receber, e essa é uma marca muito admirada pelos europeus”, afirmou o ministro Luiz Barretto.

Para a presidente da Embratrur, a ITB é uma oportunidade para promover toda a diversidade turística brasileira. “É uma feira importantíssima, com muitas perspectivas de negócios e contatos para os operadores e cooperados brasileiros. O turista alemão tem grande interesse em destinos de natureza e ecoturismo, além de sol e praia e negócios”, avalia Jeanine Pires.

América Latina

A agenda do Brasil durante o evento será intensa. Na quarta-feira (10), às 16h30, haverá um coquetel no Estande Brasil, cujo corpo central destaca a modernidade brasileira com uma homenagem aos 50 anos de Brasília. Na quinta-feira (11), em parceria com o Escritório Brasileiro de Turismo na Alemanha e o Bureau de Resorts (ABR), a Embratur irá realizar um café da manhã para promover e comercializar os resorts brasileiros e consequentemente os destinos turísticos no mercado alemão.

Ainda na quinta-feira (11), será realizado o Fórum América Latina com o tema “Responsabilidade Social na América Latina - assunto da moda ou futuro?”. Na ocasião, a presidente da Embratur será uma das palestrantes e apresentará para o público os conceitos brasileiros de responsabilidade social para o turismo, ao lado de um representante do Equador. Para completar a agenda do Brasil, na sexta-feira (12), a Embratur promove outro café da manhã, desta vez para divulgar o segmento de Ecoturismo e Aventura. O evento conta com as parcerias do Bureau de Ecoturismo, a ABETA, e também do Escritório Brasileiro de Turismo na Alemanha.

Mercado alemão

A Alemanha é um dos países prioritários para a promoção do Brasil, segundo o Plano Aquarela 2020, e é quarta colocada no ranking dos principais países emissores de turistas para o Brasil, com 254.264 mil visitantes em 2008. Além disso, o Brasil é líder na preferência dos turistas alemães que viajam para a América do Sul. O alemão é um turista que, quando vai ao Brasil, quer voltar. O estudo Demanda Turística Internacional mostrou que 94,5% dos alemães que vieram ao País em 2008 desejam retornar.

TAM VIAGENS APOSTA NO NORTE DA BAHIA E TEM DESCONTOS ESPECIAIS PARA O DESTINO

A TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas, oferece descontos especiais para cinco destinos na Bahia: Praia do Forte, Costa do Sauípe, Guarajuba, Imabassaí e Itacimirim. A companhia investe em preços atrativos para essa região do norte do estado conhecida por atrair jovens e famílias, oferecer boa infraestrutura de serviços e ser sede do Projeto TAMAR.

"O litoral norte da Bahia tem potencial para se tornar mais um grande polo turístico. Hoje contamos com roteiros para todos os gostos, com várias opções de passeios e hospedagem na região. A TAM Viagens quer ser parceira de hotéis, pousadas, receptivos, enfim, de toda a cadeia que atua naquela parte do estado e contribuir para promover esse novo destino no Brasil", afirma Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM.

O pacote para a Costa do Sauípe sai por R$2.560,00 e inclui aéreo (ida e volta via Salvador), sete noites de hospedagem all inclusive no hotel Superculbs Breezes Costa do Sauípe, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, bolsa de viagem e mil pontos no programa TAM Fidelidade. As saídas acontecem até 24 de março.

Outra boa opção é o destino Guarajuba. O pacote de quatro noites, com aéreo (ida e volta via Salvador), hospedagem all inclusive no hotel Vila Galé Marés, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, bolsa de viagem e mil pontos no programa TAM Fidelidade, custa R$1.692,00, com saídas até 24 de março.

Já pelo roteiro para a Praia do Forte, o cliente paga R$ 799,00 e tem direito ao aéreo (ida e volta), sete noites de hospedagem com café da manhã na Pousada João do Sol, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, bolsa de viagem e mil pontos no Programa TAM Fidelidade. As saídas acontecem em 13 e 20 de março.

Todos os pacotes podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito e podem ser adquiridos em qualquer loja TAM Viagens, pelas Centrais de Atendimento 0800 555 200 e 3274-1313 (São Paulo), ou pelo site www.tamviagens.com.br.

A TAM Viagens, unidade de turismo da TAM Linhas Aére

CONCURSO QUE PREMIARÁ GANHADOR COM VIAGEM À REPÚBLICA DOMINICANA TEM INSCRIÇÕES ATÉ AMANHÃ

Terminam amanhã as inscrições para o concurso cultural que premiará um ganhador com uma semana de hospedagem all inclusive no resort Paradisus Palma Real, na República Dominicana. Para participar, o interessado deve acessar o site www.republicadominicana.tur.br/promocaoelite e se inscrever até esta quarta-feira, dia 10. O autor da melhor resposta à pergunta: “Por que a República Dominicana é o destino dos seus sonhos?” ganhará a viagem com direito a acompanhante para Punta Cana, além de hospedagem no luxuoso all-inclusive Paradisus Palma Real.



A promoção é uma parceria entre a revista Elite, a TACA Airlines, o Paradisus Palma Real e a República Dominicana. Os critérios de avaliação serão criatividade, coerência e ortografia correta. O nome do premiado será divulgado no dia 30 de março deste ano e a entrega do voucher que dará direito à viagem será efetuada no Escritório de Turismo da República Dominicana em São Paulo. O prêmio pode ser desfrutado durante todo o ano de 2010.



Sobre os Paradisus Resorts



Reconhecido pela sofisticação de seus hotéis cinco estrelas e pela premiada gastronomia, a marca Paradisus Resorts oferece uma experiência única de luxo e tranquilidade a seus hóspedes. Um universo de sensações e acomodações extraordinárias localizadas de frente para o mar em países paradisíacos como Costa Rica, República Dominicana e México.



Os hotéis da marca Paradisus Resorts são um mundo em que a arquitetura imponente, a decoração requintada e o paisagismo artístico convivem harmoniosamente com a arte, a cultura e a natureza. Um mundo no qual cada aspecto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inigualável em todos os sentidos.



No Paradisus Resorts, o luxo é elevado com os programas Family Concierge e Royal Service, um conceito de serviço exclusivo para adultos. Atenção especial e serviço personalizado que atendem a todos os caprichos, desejos e vontades dos hóspedes.



A marca Paradisus é a linha super luxo do grupo Sol Meliá. Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a cadeia hoteleira Sol Meliá é líder absoluta no mercado espanhol, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios. Atualmente, o grupo conta com mais de 400 hotéis espalhados por 35 países e quatro continentes. As marcas sob a comercialização do grupo são Meliá (Gran Meliá y Meliá Boutique Hotel), ME by Meliá, Tryp, Sol, Paradisus, Sol Meliá Vacation Club y Luxury Lifestyle Hotels & Resorts.

VIAJA MAIS MELHOR IDADE LANÇA CONCURSOS PARA HOTÉIS E POUSADAS

O Programa Viaja Mais Melhor Idade, do Governo Federal, vai lançar um concurso para avaliar os meios de hospedagem inscritos na iniciativa. Além disto, o Ministério do Turismo quer atrair mais parceiros para o programa. Os estabelecimentos melhor colocados no ranking serão premiados pelo MTur. Outra boa notícia é que os turistas que vão avaliar os equipamentos também concorrem a prêmios.

Os idosos que se hospedaram em algum hotel participante do programa, deverão entrar no site do Portal da Hospedagem (http://www.portaldehospedagem.com.br/), clicar no link “Diário de Viagem” e preencher um formulário sobre o funcionamento do estabelecimento. Depois, basta adicionar uma foto do destino e fazer um breve relato sobre a viagem. Os três autores das melhores fotos ganharão viagens para Foz do Iguaçu, Ilhéus e Cidades Históricas de Minas Gerais, com passagem de ida e volta e hospedagem em quarto duplo.

Com base nas respostas fornecidas, será elaborada uma pontuação para eleger e premiar o vencedor do outro concurso, chamado “Senhor Atendimento”. Os meios de hospedagem que se destacarem no ranking serão mencionados no Portal da Hospedagem, o maior guia online de hotéis do Brasil.

As inscrições vão até 30 de abril de 2010, e a premiação acontecerá no mês de maio, durante o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, na cidade de São Paulo.

O PROGRAMA – Desde 2007, o Ministério do Turismo desenvolve o Programa Viaja Mais Melhor Idade, com o intuito de desenvolver a inclusão social de brasileiros com idade acima de 60 anos. A iniciativa estimula os meios de hospedagem a oferecer 50% de desconto a esse segmento, alcançando o objetivo citado e ainda reduzindo bastante a ociosidade dos hotéis na
baixa temporada.
Abaixo, a lista de hospedagens cadastradas no projeto, em Pernambuco:

Cabo de Santo Agostinho
Pousada Caravelas de Pinzón – (81) 3512.1194

Fernando de Noronha
Paraíso – (81) 3619.1538
Pousada da Filó – (81) 3268.8323
Pousada Recanto – (81) 3619.1236
Pousada Simpatia da Ilha – (81) 3619.1119

Ipojuca
Aguamarinha Pousada – (81) 3552.1482
Chalé Capitania do Porto – (81) 3552.2213
Dorisol Porto de Galinhas – (81) 2122.2700
Hotel Pontual de Ocaporã – (81) 3552.0088

Itamaracá
Pousada e Chalés Ciranda de Itamaracá – (81) 3544.1810

Jaboatão dos Guararapes
Blue Tree Towers Recife – (81) 2123.4567
Petrolina
Costa do Rio Hotel – (87) 2101.1313
Reis Palace Hotel – (87) 3861.2431

Porto de Galinhas
Flats e Pousada Sonhos do Porto – (81) 3552.1813
Hotel Aconchego do Porto – (81) 3464.2961
Pousada Farol do Porto – (81) 3552.1616

Recife
Atlante Plaza – (81) 3302.4446
Hotel Pousada da Praia – (81) 3326.7085
Mar Hotel Recife – (81) 3302.4446
Park Hotel – (81) 2122.4666
Recife Praia Hotel – (81) 2122.1100
Vila Rica Hotel – (81) 2121.5111

Tamandaré
Pousada Cambará – (81) 3676.1151

LÍDER MUNDIAL DE ALUGUÉIS POR TEMPORADA HOMEAWAY ANUNCIA AQUISIÇÃO DA QUALIMÍDIA

O líder mundial de aluguéis por temporada HomeAway, Inc. (http://www.homeaway.com/)
anunciou hoje a conclusão das negociações da aquisição da Qualimídia
Veiculação e Divulgação Ltda, editora do site AlugueTemporada.com.br
(http://www.aluguetemporada.com.br/), líder no Brasil em aluguéis
para temporada.

Com a aquisição do maior website de aluguéis de temporada na América
do Sul, a HomeAway(R) estende agora as suas fronteiras para além da
América do Norte e Europa, aumentando a sua oferta de imóveis de
férias para aluguel para mais de 475.000. Até à data, esta
conceituada marca Brasileira de aluguéis para temporada já possuía
mais de 12.000 propriedades de férias localizadas no Brasil.
Segundo Brian Sharples, CEO da HomeAway, "A HomeAway está
comprometida a disponibilizar aos viajantes uma oferta global de casas
para aluguel por temporada de confiança, para onde quer que viajem,
oferecendo alternativas viáveis aos hotéis".
Já Jed Alcure, diretor da Qualimídia, mencionou que o
"AlugueTemporada sempre foi de um enorme valor tanto para os viajantes
como para os proprietários no Brasil e que, aliado agora à rede
mundial de distribuição HomeAway, fica mais apta a servir melhor
viajantes e proprietários, oferecendo-lhes visibilidade a uma
audiência mais ampla".
O site continuará a operar como uma marca independente nos seus
escritórios no Rio de Janeiro, que receberá em 2014 a Copa do Mundo e
em 2016 os Jogos Olímpicos de Verão.
A aquisição do AlugueTemporada reforça assim a posição global do
HomeAway no segmento de aluguéis por temporada na indústria do
turismo, a crescer rapidamente em todo o mundo.
A HomeAway opera também com a HomeAway.com, VRBO.com e
VacationRentals.com nos Estados Unidos; Abritel.fr e Homelidays.com
em França; HomeAway.co.uk (HomeAway Holiday-Rentals) e
OwnersDirect.co.uk no Reino Unido; HomeAway.de (HomeAway FeWo-direkt)
na Alemanhã; e com os site HomeAway na Espanha, Itália, França,
Portugal, Holanda, Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia.

Sobre a HomeAway, Inc.
A HomeAway, Inc., com sede em Austin, Texas, é a líder mundial em
aluguéis de temporada online, representando mais de 475.000 casas
para aluguel de férias disponíveis em 120 países. A HomeAway oferece
uma extensa seleção de casas que fornecem aos viajantes vários
benefícios, incluindo mais espaço para relaxar e acrescenta
privacidade por menos do que o custo das tradicionais acomodações dos
hotéis, bem como cozinhas completas e confortos extras como piscinas
particulares. Além disto, a companhia facilita para os donos de
propriedades para aluguel de temporada ao anunciar suas propriedades
e administrar suas reservas online. O portfólio da HomeAway inclui
websites líderes em aluguéis de temporada como HomeAway.com, VRBO.com
e VacationRentals.com nos Estados Unidos; HomeAway.co.uk
(http://www.homeaway.co.uk/) e OwnersDirect.co.uk no Reino Unido;
HomeAway.de (http://www.fewo-direkt.de/) na Alemanha; Abritel.fr
(http://www.abritel.fr/) e Homelidays.com (http://www.homelidays.com)
na França; HomeAway.es (http://www.homeaway.es/) na Espanha e
AlugueTemporada.com.br (http://www.aluguetemporada.com.br/) no
Brasil. Para mais informações, por favor, acesse www.HomeAway.com .

EMPROTUR DIVULGA RN NA ALEMANHA

Em mais uma ação de promoção e divulgação, o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa 44ª ITB Berlim. O evento é considerado um dos mais importantes do turismo internacional e, este ano, começa nesta quarta-feira (10) e segue até o dia 14 de março. Em 2009, a ITB Berlim contabilizou a participação de 11 mil empresas e organizações de mais de 180 países e territórios, que exibiram seus produtos e serviços turísticos nos 26 salões do evento.

FUNDO DE INVESTIMENTO INGLÊS ANALISA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS NO BRASIL DURANTE O NORDEST INVEST 2010

Michael Russell, diretor de private equity do fundo de investimento inglês Charlemagne Capital, será um dos painelistas do Nordeste Invest 2010, que acontecerá em Natal nos dias 10 a 12 de maio. Russel deverá falar sobre o relacionamento com os fundos de investimentos e suas expectativas ao realizar negócios com incorporadores locais, e sobre a atuação do fundo nos mercados emergentes, entre eles o Brasil.

Para o diretor da Charlemagne, os mercados emergentes oferecem uma diversificação de benefícios para os investidores. O potencial de crescimento que o Brasil tem reflete não só em tendências demográficas, com populações urbanizadas, mas também pelo grande potencial da classe média crescente.

A Charlemagne Capital é um grupo independente de gerenciamento de investimentos com grande experiência e expertise em mercados emergentes. A empresa tem ampla atuação nos mercados emergentes europeus e Rússia. Ela também trabalha com a China e outras economias emergentes, bem como opera com um Fundo de hedge para a Ásia. A fim de expandir as operações, formou, recentemente, um novo fundo de investimentos imobiliários direcionado para o BRIC (Brasil, Rússia, índia e China), conhecido como “Charlemagne Capital’s BRIC Fund”.

FLYTOUR FRANCHISHING PROJETA CRESCIMENTO DE 100% NA REGIÃO NORDESTE EM 2010

O mercado de turismo no Nordeste brasileiro é um dos principais focos da Flytour Franchising, divisão da Corporação Flytour responsável pelo gerenciamento de franquias no Brasil, até o fim do ano. “Pretendemos dobrar o número de unidades na região Nordeste em 2010. Hoje, temos 10 franquias, sendo duas em Aracaju, duas em Salvador, além da presença em praças como Barreiras, Fortaleza, João Pessoa, Lauro de Freitas, Natal, e Recife. A meta é concluir o ano com 20 unidades franqueadas, o que representará um crescimento de 100% na região”, afirma César Trabulsi, diretor da Flytour Franchising.

Na mesma linha dos investimentos previstos está a geração de empregos. Com a perspectiva de avanço, a companhia estima pelo menos 50 novos postos de trabalho nas unidades a serem inauguradas em 2010, na região Nordeste. “O sólido desenvolvimento regional nos últimos dois anos foi determinante para confirmar nossa aposta”, afirma Trabulsi. Ainda de acordo com o executivo, os investimentos no Nordeste brasileiro devem contribuir com o crescimento global em vendas de 10% da divisão Franchising neste ano.

Flytour Franchising – Divisão da Corporação Flytour especializada na gestão de franquias e expansão da rede em todo o Brasil através do licenciamento da marca, iniciou as atividades em 1992. Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela 9ª vez com o Selo de Excelência em Franchising e, em 2004, foi escolhida a empresa franqueadora do ano. Em 2007 conquistou o título de franqueadora do ano e em 2008 de melhor franquia do Brasil no segmento Lazer do prêmio “As Melhores Franquias do Brasil”, conferido pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Há 34 anos no mercado, a Flytour está entre as quatro maiores companhias do setor de turismo no Brasil e é a maior rede de agências de viagens do país. Para mais detalhes, acesse www.flytour.com

SETUR-PE ENTREGA PRÊMIO MESTRE SALUSTIANO

Uma noite para celebrar profissionais, estudantes e programas que valorizam e incentivam o turismo de Pernambuco. Assim foi a entrega do II Prêmio Mestre Salustiano.

Com a presença do secretário de Turismo, Paulo Câmara, e do presidente da Empetur, Gilberto Pimentel, o evento reuniu e premiou os três primeiros colocados em cada categoria, com R$ 2 mil para o primeiro lugar e troféus em formato de rabeca para o segundo e terceiro colocados, em uma referência ao mestre Salustiano e sua “rabeca encantada”, falecido em 2008, e homenageado com o nome do prêmio.

No caso do vencedor da categoria municipal (prefeitura de Garanhuns, com o projeto II Garanhuns Jazz Festival), o prêmio foi de R$ 5 mil. Já na categoria graduação, nos trabalhos de conclusão de curso, houve um empate na terceira colocação, sendo dois os contemplados:

Lígia Oliveira da Silva, com o trabalho “Planejamento e Gestão do Uso Turístico do Litoral Norte: Coroa do Avião e Ilha de Itamaracá”, e Filipe Oscar Freitas de B. Correia com “Planejamento Urbano e Turismo, a Inseparabilidade dos Temas e um Olhar Turístico sobre o Bairro do Recife”.

O projeto recebeu 55 inscrições, 18 a mais do que no ano passado, com destaque para a categoria dos artigos científicos, com a maior quantidade de inscritos (12) e que teve como vencedor o trabalho “Circuito das Delícias de Pernambuco: A Gastronomia como potencial Produto Turístico”, publicado na Revista Turismo em Análise, em agosto de 2009, realizado por Isabella Maria Coelho Jarocki.

"É um prêmio muito importante que valoriza tanto os profissionais quanto os estudantes de Turismo. O Mestre Salustiano é um reconhecimento aos projetos e trabalhos executados e também um incentivo, para que as pessoas continuem produzindo", afirmou o secretário Paulo Câmara.

Abaixo, segue a lista com todos os premiados:

CATEGORIA COMUNICAÇÃO – TEXTO JORNALÍSTICO

1º LUGAR:

Severino Francisco da Silva Filho – com o texto Arte na alma – publicado no Correio Braziliense, em 24/06/2009

2º LUGAR:

Amanda Tavares, Rafael Dantas, Cláudia Santos, Myllena Valença e Moema Luna – com textos da Série – Especial FENEART (1,2,3,4), publicados no Jornal do Commercio, em 30/06, 01/07, 02/07 e 03/07/09

3º LUGAR:

Simonne da Silva Lins – com o texto Turismo Rural – Lazer associado à tranquilidade e às belezas naturais do campo – publicado na Revista DFato, em setembro de 2009.

CATEGORIA COMUNICAÇÃO – FOTO

1º LUGAR: Alexandre Severo – com a foto Pequeno Vaqueiro II, publicada no Jornal do Commercio, em 14/09/2009

2º LUGAR: Hans Von Manteuffel – com a foto Coroa do Avião a Sós, publicada no Jornal O Globo, em 15/01/2009

3º LUGAR: Hans Von Manteuffel – com a foto Praia dos Carneiros Aéreo, publicada no Jornal O Globo, em 05/03/2009

CATEGORIA COMUNICAÇÃO – AUDIOVISUAL

1º LUGAR: Manuela Leimig, Luciana Cláudia, Verônica Rodrigues, Rodrigo Cruz e Henrique Ferreira – com o vídeo Carnaval do Interior de Pernambuco, veiculado no Programa Nordeste Mais, em 21/02/09.

2º LUGAR: Manuela Leimig, Luciana Cláudia, Verônica Rodrigues, Anderson Lira e Fred Cadena – com o vídeo Cimbres, veiculado no Programa Nordeste Mais, em 11/04/09.

3º LUGAR: Pablo Diego Esteves Mendes, Luciana de Lima Queiroz, Leonardo Cisneiros Nicéas A. Filho, Eduardo César da Silva Almeida, Elane Andreza da Silva, Cláudio Artur de Oliveira e Adilson Tavares de Lira - com o vídeo Vitalino – Terra, Água e Vida, veiculado na TV Jornal de Caruaru, no período de 11 a 15/05/09

CATEGORIA MUNICIPAL

1º LUGAR: Prefeitura de Garanhuns - Prefeito: Luiz Carlos de Oliveira, com o projeto II Garanhuns Jazz Festival, realizado em fevereiro de 2009.

2º LUGAR: Prefeitura do Recife - Prefeito: João da Costa Bezerra Filho, com o projeto Game Show, realizado em 22/05/2009.

3º LUGAR: Prefeitura de Olinda - Prefeito: Renildo Vasconcelos Calheiros, com o projeto Trem Dotto, realizado em novembro/2009.

CATEGORIA GRADUAÇÃO - TCC

1º LUGAR:

Alberto Penaforte Rufino da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o Trabalho de Conclusão de Curso “A Contribuição das Famílias Tradicionais à Gastronomia do Recife no Século XIX”, com orientação da Profª Orientadora: Ericka Maria da Rocha Calábria.

2º LUGAR:

Eloiza da Silva Bento, da Universidade Federal de Pernambuco, com o Trabalho de Conclusão de Curso “Possibilidades e Desafios para o Desenvolvimento do Ecoturismo no Parque dos Manguezais”, com orientação da Profª Vanice Santiago Fragoso Selva.

3º LUGAR: houve empate no 3º LUGAR

Lígia Oliveira da Silva - da Universidade Federal de Pernambuco, com o Trabalho de Conclusão de Curso “Planejamento e Gestão do Uso Turístico do Litoral Norte: Coroa do Avião e Ilha de Itamaracá” - com orientação da Profª Vanice Santiago Fragoso Selva.

Filipe Oscar Freitas de B. Correia, da FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU, com o Trabalho de Conclusão de Curso “Planejamento Urbano e Turismo, a Inseparabilidade dos Temas e um Olhar Turístico sobre o Bairro do Recife”, com orientação da Profª Adriana Garcia.

CATEGORIA GRADUAÇÃO – ARTIGO CIENTÍFICO

1º LUGAR: Isabella Maria Coelho Jarocki - com o Artigo Científico “Circuito das Delícias de Pernambuco: A Gastronomia como potencial Produto Turístico”, publicado na Revista Turismo em Análise – Ano 2, em agosto de 2009.

2º LUGAR: Neide Kazue Shinohara – com o Artigo Científico “Resíduo de Óleo Vegetal Comestível como Fonte de Emprego e Renda”, publicado no 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, de 27 a 30/04/09.

3º LUGAR: Maria do Rosário de Fátima Padilha e Neide Kazue Shinohara – com o Artigo Científico “Formação da Brigada de Salão Visando a Promoção Social”, publicado no 4º Congresso Brasileiro de extensão Universitária (CBEU), de 27 a 30/04/09.

CATEGORIA FUTUROS PROFISSIONAIS - GASTRONOMIA

1º LUGAR:

Alinne Araújo Demétrio e Gerlane Dantas da Silva – com o projeto “Uma Análise Antropológica da Versatilidade do Coco na Culinária Pernambucana”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

2º LUGAR:

Vanessa Lima Silva Brito, Maria Gabriela Alegre e Manuela Carneiro – com o projeto “Feira Gastronômica de Pernambuco – FEGAPE”, da Faculdade Boa Viagem (FBV).

3º LUGAR:

Ana Lúcia Mendes da Silva e Maria de Fátima Mendes da Silva – com o projeto “Resgate da Doce História da Gastronomia de Pernambuco”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

CATEGORIA FUTUROS PROFISSIONAIS – MODA

1º LUGAR: Márcia Cristina de Moura Teixeira e Maiara Oliveira Miranda, da Faculdade Boa Viagem (FBV), com orientação da Prof. Isis Chidid.

2º LUGAR: Bruna Rezende Franco, Monique Costa Mota Pedrosa e Samantha Grasielle Camara Pimentel, da Faculdade Boa Viagem (FBV), com orientação da Prof. Isis Chidid.

3º LUGAR: Emmily Nascimento de Souza, da Faculdade Boa Viagem (FBV), com orientação da Prof. Isis Chidid.

INSCRIÇÕES PARA EDIÇÃO 2010 DA CARAVANA BRASIL NACIONAL ABREM HOJE

Inscrições para edição 2010 da Caravana Brasil Nacional abrem hoje

Operadores, agentes e jornalistas participam nas 16 viagens previstas



A edição 2010 da Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo e da Braztoa, abre as inscrições de seu processo seletivo nesta terça-feira, dia 9 de março. As 16 viagens previstas envolverão operadores de turismo, agentes de viagem e, em viagens especiais, também jornalistas. As inscrições para operadores e agentes devem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br. É necessário estar em dia com o Cadastur – Cadastro oficial do Ministério do Turismo. O cadastro é gratuito, e para mais informações acesse www.cadastur.turismo.gov.br.



Os interessados poderão se inscrever agora para as viagens programadas para o primeiro semestre, conforme quadro abaixo. Para as viagens que acontecerão no segundo semestre, as inscrições estarão disponíveis a partir de 25 de maio.



Uma novidade nesta edição é que estão previstas pelo menos quatro viagens exclusivas para jornalistas para destinos já visitados, em edições passadas, pela Caravana Brasil. O objetivo é mostrar resultados de ações do Ministério do Turismo, assim como a inserção desses roteiros nos catálogos dos operadores que participaram das viagens. A seleção dos veículos de comunicação seguirá critérios de interesse jornalístico.



O objetivo do projeto é promover a realização de viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos — novos ou já comercializados — e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor.



O lançamento oficial da Caravana Brasil Nacional acontece durante o 33º Encontro Comercial Braztoa, no dia 25 de março, em São Paulo.







Viagens de Agências e Operadoras


Encerramento Inscrições

AL (Maceió e Maragogi) – 09 a 13 de abril


29/mar

PR (Foz do Iguaçu) – 24 a 27 de abril


29/mar

RJ (Rio de Janeiro, Paraty e Angra dos Reis) - 01 a 05 de maio


5/abr

MS (Corumbá) - 15 a 18 de maio


5/abr

GO (Goiânia e Caldas Novas) - 25 a 28 de junho


19/abr

AM (Manaus) - 31 de julho a 04 de agosto


segundo semestre

MA (São Luis e Lençóis Maranhenses) -07 a 11 de agosto


segundo semestre

PA (Belém) - 14 a 18 de agosto


segundo semestre







Viagens de Operadoras


Encerramento Inscrições

PE (Fernando de Noronha) - 12 a 16 de junho


19/mai

MA (Chapada das Mesas) - 19 a 23 de junho


19/mai

BA (Chapada Diamantina) - 21 a 25 de agosto


segundo semestre

RS ( Aparados da Serra – Cânions Gaúchos e Catarinenses) - 28 de agosto a 01 de setembro

9º SALÃO IMOBILIÁRIO TERÁ O LANÇAMENTO DO TROPICAL D´SANTO CRISTO BEACH RESORT, MAIS NOVO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DO RN

A empresa imobiliária, Natal Sotheby´s International Realty, estará participando do 9º Salão Imobiliário do Rio Grande do Norte, que acontecerá no Centro de Convenções, entre os dias 10 e 14 de março. Segundo o diretor da Sotheby´s, Paulo Meira, durante o evento será lançado, o empreendimento Tropical D’ Santo Cristo Beach Resort, situado na praia de São Miguel do Gostoso, litoral Norte potiguar. Tendo a frente o incorporador Trond Aavik, o resort tem como meta se tornar uma referência em sustentabilidade garantindo o equilíbrio ecológico, sendo composto por 66 bangalôs privados e 47 apartamentos de alto padrão, inseridos em um jardim tropical na praia, e próximo a uma vila comercial, restaurantes, bares, lojas e mirante. A arquitetura foi inspirada na vida e no estilo mediterrâneo.



De acordo com Trond Aavik, que considera a praia ímpar no Estado, a cidade de São Miguel do Gostoso será o principal destino turístico do Rio Grande do Norte. Isto foi confirmado pelo consultor em turismo, José de Freitas Ornelas, contratado pelo Sebrae em 2009, para fazer uma análise do turismo no RN, que indicou São Miguel do Gostoso como a promessa do turismo potiguar. O Tropical D’Santo Cristo será localizado a beira mar, e proporcionará uma tranqüilidade embalada pela brisa do oceano, atrelada a conforto, bem-estar e segurança.

THOMAS SHANNON PARTICIPA DA POSSE DO CONSELHO DA AMCHAM

O Conselho de Administração da Amcham (Câmara Americana de Comércio) para o biênio 2010-2011 tomou posse dia 05 de março, em cerimônia para 300 pessoas, na sede da entidade, em São Paulo. O evento contou com a presença de autoridades como Thomas Shannon, embaixador americano no Brasil, Roberto Abdenur, que foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Ivan Ramalho, secretário executivo do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB), o ministro Pratini de Moraes, além de associados, representando os mais variados setores da economia.

Este ano, houve algumas mudanças. Foram nomeados os novos conselheiros da entidade: Frederico Fleury Curado, diretor presidente da Embraer, Márcio Utsch, presidente da São Paulo Alpargatas, Rogério Patrus, presidente e CEO para a América Latina da General Eletric do Brasil, Roberto Bucker, diretor geral da Scholle Packaging. Deixaram o grupo Agostinho Tavolaro, sócio diretor da Tavolaro Advogados e Enrique Ussher, CEO da Motorola, Francisco Valim, presidente da Serasa Experian, Maximo Pacheco, presidente da International Paper, Mickey John Peters, presidente da Duke Energy e Silvio Genesini, presidente do Grupo OESP.

Thomas Shannon participou da ocasião, enfatizando a importância da relação entre Brasil e Estados Unidos. “A relação está mudando. Não é mais só bilateral, é global”, afirmou. Mencionou que o Brasil não é um país emergente, pois o país já consolidou sua posição mundialmente.

Segundo Shannon, a relação bilateral não se restringe ao relacionamento entre os governos, mas contempla a sociedade em diversas esferas – universidades, sociedade civil, igrejas etc. Há muitas similaridades entre os dois países, duas democracias com economias consolidadas. O desafio para a relação bilateral é promover um diálogo aberto, constante e em alto nível. “Não podemos ter mais altos e baixos. Isso não pode existir mais”. “É claro que há diferenças entre as nações. Porém é necessário manter um diálogo constante e respeitoso”.

O embaixador citou a importância da visita de Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, que esteve no Brasil no dia 3 de março. Segundo ele, Hillary pediu que o Brasil fosse ponto central de sua viagem. Ela ficou aqui mais tempo do que em qualquer outro país durante a sua viagem. Hillary Clinton assinou três memorandos de entendimento aqui no Brasil: promoção de igualdade de sexos, trabalho conjunto na luta contra a mudança climática e cooperação em terceiros países ou cooperação tri-lateral.

Shannon disse que a economia brasileira está melhor do que a dos Estados Unidos. “Os empresários têm mostrado grande capacidade de diversificar, lidar com problemas. O Brasil, como os EUA é grande e importante. Quanto mais aberta a economia, mas fácil para o comércio e quanto mais transparência, o sistema todo melhora”, afirmou durante o almoço.

Quando indagado sobre a bitributação entre empresas brasileiras e americanas, Shannon disse que o assunto é delicado e que há burocracia. Mas o compromisso dos dois países é que as conversas vão continuar. Recentemente, a Câmara dos Deputados no Brasil aprovou um acordo para troca de informações tributárias entre os dois países, o que, segundo ele, é um avanço.

segunda-feira, 8 de março de 2010

DESCUBRA A COSTA RICA SEM BUROCRACIA

Esportes de aventura, mar de águas cristalinas, contato com a natureza, povo hospitaleiro e sorridente espalhados por uma terra de vulcões e natureza nativa exuberante. Restaurantes, boates e cassinos em uma vida noturna intensa. Bem vindos à Costa Rica.

Sua capital San Jose é a cidade mais famosa do país, cheia de bares, pubs, cassinos e hotéis. A própria cidade já é uma atração turística por mixar a arquitetura colonial e modernidade. Como se não bastassem todos esses atributos, diferente das demais companhias que fazem o trajeto até a capital costarriquense, os voos da Copa Airlines não precisam passar pelos Estados Unidos. A conexão acontece na Cidade do Panamá, onde o passageiro não passa pelas filas de imigração nem pela alfândega.

As rotas da Copa Airlines duram três horas menos do que as conexões via Miami - com saídas de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte e valores a partir de US$ 832.

Os passageiros podem se hospedar em hotéis nos arredores de San Jose, como o Balmoral e o Best Western Irazu, e aproveitar a culinária típica do país - o Gallo Pinto, o famoso feijão com arroz, e um toque característico da América Central como tortillas, abacate e coentro. Para a sobremesa, doces feitos de banana ou café, principais alimentos exportados pelo País.

Sobre a Copa Holdings

A Copa Holdings, por meio de suas subsidiárias Copa Airlines e Aero República, é uma das líderes na aviação comercial e de carga da América Latina. A Copa Airlines opera atualmente 144 voos diários para 45 destinos em 24 países nas Américas do Norte, Central e do Sul e do Caribe. Também garante aos passageiros acesso para voos em mais de 120 destinos internacionais, por meio de acordo de code-share com a Continental Airlines e outras companhias aéreas. Dos Estados Unidos, opera voos sem escala para o Panamá: 20 vezes por semana de Washington D.C.; e 13 vezes de Orlando. A Aero República, segunda maior empresa aérea da Colômbia, atua em 12 cidades locais e se conecta ao Hub das Américas da Copa Airlines com seus voos de Bogotá, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Medellín e Pereira. Para mais informações, acesse www.copaair.com.

Acesse o link para ver a matéria viajeaqui.abril.com.br

DEU NA REVISTA VIAGEM : O RIO GRANDE DO NORTE - A BELA E A EXUBERANTE

No Rio Grande do Norte, duas cidades pedem passagem: a sempre formosa Natal e a candidata a Jeri do século 21, São Miguel do Gostoso
NATAL| SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

"Mãe, não aguento mais ficar aqui. Por que a gente não muda para aquela cidade para onde nós fomos nas férias?" Colocada na parede dessa maneira pelo filho, a espanhola Elis Ruz resolveu trocar de vez o Rio (de Janeiro) por outro, o Grande do Norte. E agora que completou seis anos em Natal a professora de espanhol do SENAC não demonstra arrependimento por ter substituído o Pão de Açúcar pelo Morro do Careca e o calçadão de Ipanema pelo da Ponta Negra. Falam a favor da capital potiguar, diz ela, a segurança e o porte da cidade, de apenas 800 mil habitantes - 1,3 milhão se considerada a região metropolitana.

É uma escala mais humana, feliz, bem menor que a das vizinhas, adensadas e roblemáticas Recife e Fortaleza. Mas, para quem (ainda) não pensa em mudar de cidade, é bom saber que a estrutura turística de Natal não deixa nada a desejar. Ali estão alguns dos resorts urbanos mais confortáveis do Brasil, como o primeiro hotel do grupo espanhol Serhs no Brasil, o Serhs Natal Grand, com seus 396 quartos, o classudo Pestana Natal, entre outros. Para comer, são três restaurantes com a marca de distinção do GUIA BRASIL, as estrelas. A CVC, maior operadora de viagens do país, confirma a força da cidade: Natal é seu segundo destino no Brasil, atrás apenas de Porto Seguro.

Há quem não queira nem pensar em carro quando está em férias, mas dirigir em Natal não tem nada do estresse do trânsito insuportável das capitais do Sudeste. E do carro você dificilmente escapa, já que não há metrô e os táxis são caros. Três vias paralelas, as avenidas Engenheiro Roberto Freire e Hermes da Fonseca e a Via Costeira, ligam o centro às praias do sul. Pela Hermes chega-se, por exemplo, ao Memorial Câmara Cascudo, ao restaurante estrelado Mangai e ao Midway Mall, o melhor shopping da cidade. Já à Fortaleza dos Reis Magos, do século 16, uma construção em forma de estrela, vai-se pela Via Costeira, tendo o Atlântico como companhia. Saindo da Ponta Negra, são 10 quilômetros beirando a praia até que apareça o gigante branco encravado no encontro do mar com o Rio Potengi.

De carro, você ainda pode explorar bairros boêmios, como Petrópolis, na área central. E as melhores mesas de Natal, regionais, que ficam longe da turística Ponta Negra. O já citado Mangai, por exemplo, serve carne de sol e paçoca entre suas mais de 100 opções de prato. O carro também ajuda bastante na hora de fazer passeios bacanas nos arredores da cidade, como o mergulho nos parrachos (bancos de coral, em "potiguar") de Pirangi - onde também está o famoso "maior cajueiro do mundo" - ou de Maracajaú. Só deixe mesmo o carro na garagem para fazer um city tour com alguma agência de receptivo. Vale estar com um guia para conhecer a história peculiar da cidade, que, na época da Segunda Guerra Mundial, serviu de base para as forças navais e aéreas dos Estados Unidos. Em 1942, 200 soldados americanos deram expediente em Natal. A posição estratégica da cidade, quase no vértice do Brasil, contou na decisão do encontro dos presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, em 1943, quando o Brasil entrou com seus pracinhas na guerra. A excursão também vai esclarecer por que um filho da terra, Luís da Câmara Cascudo, é nome de instituto, museu, memorial, rua, faculdade e livraria em Natal. O maior folclorista brasileiro nasceu e viveu até seus 87 anos na cidade, onde publicou 140 livros. Diz-se que lia um livro por dia, deitado na rede da casa na Avenida Junqueira Aires. Convidado a lecionar na USP e na Sorbonne, agradeceu, mas o diabo é que essas universidades ficavam em São Paulo e Paris, não em Natal.

O carro também fica parado no dia de seu passeio de bugue, item obrigatório no roteiro de quem debuta ou volta pela enésima vez a Natal. Mesmo parecendo exagero, compre o itinerário completo, que dura oito horas. O tempo não é suficiente pra você enjoar no sobe e desce das dunas, da praia e do mar. O roteiro passa pelo Parque das Dunas de Genipabu, Barra do Rio, Pitangui e termina em Jacumã, onde se faz o aerobunda - uma tirolesa de 100 metros que leva a um tchibum na Lagoa de Jacumã. A volta de lá é em jangada.

Natal tem planos de investir em campanhas publicitárias para pular do atual 1,3 milhão de visitantes para 2 milhões em quatro anos. O turismo é crucial para a economia local - responde por cerca de 40% do PIB. Já existe um Passaporte Verão, que dá descontos em serviços durante a estação e uma versão natalense da Virada Cultural paulistana, prevista para 2012.
2


Por: Camilla Veras Mota | Foto: Alex Uchôa

RIO QUENTE RESORTS PROMOVE FESTIVAL ITALIANO



A Itália desembarca no Rio Quente Resorts entre os dias 22 e 26 de março. O complexo organiza seu tradicional festival que reúne as principais tradições culinárias, artísticas e culturais do país.



Além de decoração especial e das deliciosas massas e risotos, haverá shows e atividades recreativas para animar os hóspedes. À noite, os visitantes poderão conferir atrações no Toldo do Bosque, com direito a danças e músicas tradicionais.



No Rio Quente Resorts, o hóspede tem a oportunidade única de desfrutar de um paraíso ecológico 24 horas por dia em meio ao Cerrado brasileiro. Entre as atrações estão: o Parque das Fontes - oito piscinas de águas quentes naturais com duchas, saunas e ofurôs; o Hot Park, maior parque aquático da América do Sul - com atividades esportivas e de aventura, a mega atração Praia do Cerrado e o Bird Land - Terra dos Pássaros, onde adultos e crianças poderão ver, ouvir e interagir com belíssimas aves de diferentes espécies, que convivem soltas para depois serem reintegradas aos seus habitats.



Pacotes para Festival Italiano



Aéreo - o pacote de 21 a 28 de março custa a partir de R$ 1.785 por pessoa e dá direito à parte aérea e traslados. A cada adulto pagante, uma criança de até 12 anos tem hospedagem gratuita e paga apenas R$ 398 pela parte aérea e R$ 37,04 de taxa de embarque. O Rio Quente Resorts mantém vôos fretados semanais em parceria com a TAM (saídas de São Paulo) e com a Azul (saídas de dez capitais brasileiras com conexão em Campinas).



Rodoviário - o pacote de 21 a 26 março custa a partir de R$ 1.279 por pessoa. A cada adulto pagante, uma criança de até 12 anos tem hospedagem gratuita e paga apenas R$ 198 pela parte rodoviária.



Automóvel - para os que preferem ir de carro, a diária para duas pessoas sai a partir de R$ 415, mínimo de duas noites. A cada adulto pagante, uma criança de até 12 anos tem hospedagem gratuita.



Em todos os pacotes, os hóspedes têm direito a acomodação em suíte dupla no Rio Quente Suíte & Flat I. Estão inclusos café da manhã, almoço com bebidas à vontade e acesso a todas as atrações do complexo. Os preços podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros (aéreo) e em até seis vezes sem juros (rodoviário).



Sobre o Rio Quente Resorts



O Rio Quente Resorts é um verdadeiro paraíso ecológico localizado no município de Rio Quente, interior de Goiás. Inserido em uma área com fauna e flora exuberantes e clima quente o ano todo, o destination resort oferece praia, campo e parque aquático em um único endereço com excelentes opções de hospedagem. Considerado pela nona vez consecutiva o Melhor Resort de Campo do Brasil pela revista Viagem & Turismo, recebe por ano mais de um milhão de pessoas que relaxam e se divertem. O complexo oferece além do Parque das Fontes - com oito piscinas de águas quentes correntes, duchas, ofurôs e saunas naturais, bares molhados, restaurantes, shows todas as noites, o Hot Park, o maior parque aquático da América do Sul, com seus toboáguas, rio com corredeiras e cascatas, tirolesa, rapel, mergulho ecológico, o Bird Land - Terra dos Pássaros e, a Praia do Cerrado, a maior praia de águas quentes correntes do mundo. Com atividades para famílias e pessoas de todas as idades, possui atividades esportivas, de lazer e relaxamento nas 24 horas do dia.

HOTELARIA DÁ A LARGADA PARA A FÓRMULA INDY

Amantes da Fórmula Indy contam com tarifas especiais dos empreendimentos da Atlantica Hotels International para o fim de semana de 14 de março, quando a prova ocorre pela primeira vez em São Paulo. Antes e depois do ronco dos motores, os fãs de Hélio Castro Neves, Tony Kanaan e companhia podem curtir a metrópole que entende muito bem de velocidade.



A largada pode acontecer a poucos metros do Aeroporto de Congonhas e do Shopping Ibirapuera, onde está o Quality Suites Congonhas em meio a um bairro charmoso e arborizado. As diárias saem a partir de R$ 168, em apartamento duplo. Um dos diferenciais do empreendimento é o transfer gratuito de ida e volta para o aeroporto. Nas imediações da Vila Madalena, um pitstop para os hóspedes do Comfort Suites Oscar Freire (diárias a partir de R$ 200, em apartamento duplo) apreciarem os bares da região.



Para aproveitar o melhor da cidade, o combustível certo está no Quality Suites Bela Cintra (diárias por R$ 247, em apartamento duplo). Poucos metros separam a unidade do retão da Avenida Paulista - centro de barzinhos, cinemas, teatros, museus e shoppings.



Nas curvas do Jardim Paulistano e do Itaim, a dica é se hospedar no Radisson Faria Lima (diárias a R$ 264, em apartamento duplo). Para o reabastecimento, dirija-se às lojas de grife do Shopping Iguatemi, como Louis Vuitton e Tiffany, ou visite os restaurantes refinados da Rua Amauri.



Todos os empreendimentos dão fácil acesso à região do Anhembi. Estacionamento, café da manhã e internet banda larga são cortesia, e serão acrescidos 5% de ISS sobre as tarifas.


Informações e reservas pelo 0800 555855

Visite www.atlanticahotels.com.br

Fundada em 1998 por Paul J. Sistare, atual presidente e CEO da companhia, a Atlantica Hotels International, sediada em São Paulo, é a maior administradora independente de hotéis na América do Sul, e detém alianças estratégicas com a Choice Hotels International (dona das marcas Sleep, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion) e com o Carlson Companies (bandeiras Radisson e Park Suítes), além das marcas próprias Go Inn e Atlantica Collection, para hotéis independentes. A rede tem 65 hotéis em operação que somam mais de 11,4 mil apartamentos para hospedagem nas principais cidades do Brasil e mais seis mil hotéis ao redor do mundo no seu portfólio de reservas. A Atlantica Hotels é apoiadora do Childhood Brasil para o combate da exploração infantil e em favor do turismo sustentável.

SENADORA ROSALBA CIARLINE RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ NATALENSE






A senadora Rosalba Ciarlini recebeu na noite desta segunda-feira (8) o título de cidadã natalense. A homenagem foi feita na Câmara Municipal do Natal por proposição do vereador Ney Lopes Junior (DEM), que também destacou a sessão como forma de reconhecimento e congratulações pelo Dia Internacional da Mulher.



“No exercício do meu mandato de vereador em Natal tenho presente a preocupação de não vulgarizar a concessão de títulos de cidadania. Quer seja como autor, ou ao votar em plenário, dou especial importância ao perfil dos homenageados indicados para esta especial distinção”, ressaltou.

De acordo com Ney Lopes Junior, a amizade e os vínculos partidários influenciaram na escolha da homenagem à Rosalba, mas tais fatores por si só não preencheriam as exigências para sessão realizada nesta noite.



“A biografia da senadora Rosalba Ciarlini revela o seu trabalho dedicado como médica, mãe de família exemplar, intensa militância política, sobretudo municipalista, conduta honrada e competente, no exercício de mandatos eletivos como Prefeita da cidade de Mossoró e agora Senadora da República”, comentou.



Rosalba Ciarlini Rosado nasceu em Mossoró, no dia 26 de outubro de 1952. Ela é médica pediatra formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e estreou na política em 1988 quando foi eleita, pela primeira vez, prefeita de sua cidade natal, na época pelo PDT.



“Existem momentos na nossa vida que são inesquecíveis e esse com certeza ficará guardado na memória do meu coração. Ney, o seu discurso foi algo que realmente emocionou a todos nós e receber esse título por sua indicação, com a concordância de todos os seus pares, é algo que me engrandece e fortalece o meu compromisso com Natal”, disse a senadora depois de receber o título.



Rosalba ressaltou que assim como muitos jovens veio a Natal realizar o sonho de ser médica. Com isso, agradeceu a todos os amigos que construiu ao longo dos anos e que nesta quarta-feira estiveram presentes na Câmara Municipal para homenageá-la e prestigiá-la.



“Se eu tenho na vida pessoal e pública uma divida de gratidão com esta cidade, a essa conta devo acrescentar o titulo que recebo hoje. Não me sinto como uma natalense honorária, mas como alguém que sempre manteve uma identificação com Natal e com o povo natalense”, discursou.



A sessão solene realizada nesta noite também homenageou o Dia Internacional da Mulher. Algumas delas, como a prefeita Micarla de Sousa (PV), vereadora Júlia Arruda (PSB), deputada estadual Gesane Marinho (PDT) e a vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini, receberam buquês de flores pelo dia.



Também estiveram presentes à sessão os vereadores Dickson Nasser (PSB), Hermano Morais (PMDB), Edivan Martins (PV), Aquino Neto (PV), Adão Eridan (PR), Bispo Francisco de Assis (PSB), Albert Dickson (PP) e Luis Carlos (PMDB).



A homenagem contou ainda com a presença dos senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM) e dos deputados estaduais Paulo Davim (PV) e Robinson Faria (PMN), além dos deputados federais Betinho Rosado (DEM), Felipe Maia (DEM) e Rogério Marinho (PSDB).


--

NHT, WEBJET E AZUL COMEÇAM A VOAR EM CONGONHAS EM ABRIL

A partir do próximo mês de abril, os passageiros que utilizam o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, contarão com a opção de mais três companhias aéreas. As empresas NHT, Webjet e Azul passarão a concorrer com as atuais operadoras do aeroporto, OceanAir, Gol/Varig e TAM. Todas elas participaram hoje da distribuição de slots (horários de pouso e decolagem) realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Entre as novas empresas que irão voar em Congonhas, a NHT, do Rio Grande do Sul, conseguiu 28 horários, sendo 10 deles durante a semana. A Webjet ficou com 18 slots e a Azul, 8. Ambas irão voar aos sábados e domingos. As rotas serão definidas posteriormente pelas empresas.

A OceanAir, que já opera em Congonhas, vai ampliar em quase 30% sua participação naquele aeroporto: serão 38 novos slots, incluindo 10 para uso de segunda a sexta-feira (atualmente, a empresa opera 132 pousos e decolagens no aeroporto paulistano). A TAM vai somar 54 slots aos autuais 1.404 horários (crescimento inferior a 4%) e a Gol, que opera hoje 1.448 pousos e decolagens em Congonhas, terá mais 56 (aumento também menor do que 4%).

O resultado da distribuição de hoje deverá ser homologado pela diretoria da ANAC no máximo até a próxima terça-feira, dia 16 de março, e publicado no Diário Oficial da União. Após a publicação oficial, as companhias terão 30 dias para pedir a autorização das rotas para a Agência e iniciar os voos, ou seja, devem iniciar os novos voos ainda em abril. Se não operar os voos no prazo determinado, os slots deverão ser devolvidos para a ANAC para serem novamente distribuídos às companhias interessadas.

Foram distribuídos 202 dos 355 slots disponíveis. Os que não foram escolhidos – 88 horários aos sábados e 65 aos domingos – continuarão em poder da ANAC e a diretoria irá avaliar a possibilidade de deixá-los livres, ou seja, qualquer empresa interessada poderá solicitar esses horários quando houver demanda.

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA A PRESIDENCIA DA COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO (CTD) DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Foi eleita a Deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB/GO) para a Presidência da CTD.

Foram eleitos, ainda, os seguintes parlamentares para Vice-Presidentes da CTD

1º Vice-Presidente: Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE)
2º Vice-Presidente: Marcelo Teixeira (PR/CE)

MARRIOT CONFIRMA PRESENÇA NO NORDEST INVEST 2010 EM NATAL

Mais uma rede hoteleira confirmada para o Nordeste Invest 2010. Agora é a norte-americana Marriott International que marca presença no maior evento de investimentos imobiliários e turísticos do Brasil. Laurent de Kousemaeker, vice-presidente sênior da região da América Latina e Caribe, será o representante da Marriot na Conferência Internacional do Nordeste Invest.
A Marriott International é uma empresa líder no mercado de hotelaria com mais de 2800 unidades em 69 países e territórios. Opera sob as bandeiras Marriott, JW Marriott, The Ritz-Carlton, Renaissance, Residence Inn, Courtyard, TownePlace Suites, Fairfield Inn, Springhill Suites e Bulgari; desenvolve e opera resorts de férias das bandeiras Marriott Vacation Club, Horizons, The Ritz-Carlton Club e Grand Residences. Opera Marriott Executive Apartments; oferece apartamento corporativo mobiliado através da sua divisão ExecuStay Marriott; e opera centros de conferência. É reconhecida pela revista Business Week como uma das 100 melhores marcas globais.
O Nordeste Invest está programado para ocorrer entre os dias 10 a 12 de maio, no Centro de Convenções de Natal. Para mais informações, acesse www.nordesteinvest.com
Sobre o Nordeste Invest
O NORDESTE INVEST 2010 conta com conferência, salão de exposições e rodada de negócios. O evento concentra informações de qualidade sobre investimentos com enfoque na intersecção entre os setores imobiliário e turístico do Nordeste brasileiro.

O evento tem um caráter estritamente profissional, voltado ao business-to-business. Durante os três dias em que é realizado, reúne os mais importantes nomes dos setores imobiliário e turístico do Brasil e do mundo. É um momento ímpar para que empresários e investidores conheçam melhor este mercado, suas perspectivas e oportunidades. O evento também favorece a ampliação das redes de relacionamentos e a realização de grandes negócios.

Promovido pela primeira vez em 2006, o NORDESTE INVEST consolidou-se como o mais importante encontro de investimentos turísticos e imobiliários do Brasil. Em 2007, reuniu mais de 900 executivos do Brasil e do exterior, tornando-se uma referência como porta de entrada para os investimentos turísticos e imobiliários no Nordeste brasileiro. Sua terceira edição, realizada em maio de 2008, teve a participação de 1.200 participantes, comprovando o sucesso dos anos anteriores. Na sua última edição em 2009, o NORDESTE INVEST revelou o crescente interesse dos fundos de investimento e de grandes redes hoteleiras no País, proporcionando mais uma vez a aproximação entre empresários e investidores.