Total de visualizações de página

sábado, 30 de janeiro de 2010

COLETIVA DE IMPRENSA CVC "UM NOVO OLHAR PARA O TURISMO"

A operadora de viagens CVC convida ESTA JORNALISTA BLOGUEIRA para coletiva de imprensa e abertura oficial do 16º Workshop CVC, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 3 de fevereiro, às 9h00, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.



Na ocasião, o presidente executivo da CVC, Valter Patriani, divulgará investimentos na ampliação de sua frota de transatlânticos, novos roteiros e operações de viagens pelo Brasil e pelo mundo, bem como falará sobre expectativas para incrementar negócios até 2014, frente às perspectivas de aumento de renda dos brasileiros e da inserção do produto “viagem” na cesta de consumo da classe média brasileira.



Em 2010 e 2011, a operadora priorizará ações no Brasil, que se fortalece como importante player do turismo mundial e reserva oportunidades de crescimento para toda a cadeia produtiva do turismo nacional, com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.



Após a coletiva, a CVC realizará, às 11h00, a Solenidade de Abertura do 16º Workshop CVC, considerado o maior evento privado do setor e que reunirá cerca de 600 expositores - entre redes de hotelaria, companhias aéreas, órgãos oficiais de turismo, locadoras de automóveis, parques temáticos, empresas de turismo receptivo do Brasil e de mais de 20 países – em dois dias de feira de exposições e negócios.



Estarão presentes na solenidade: o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, Governadores de diferentes Estados brasileiros, Prefeitos e Secretários Estaduais de Turismo, além de empresários e autoridades do turismo de mais de 20 diferentes nações.



A programação do Workshop CVC trará este ano a palestra “Um Novo Olhar para o Turismo”, que será proferida por Daniel Sterenberg (vice-presidente do Grupo Carlyle para a América do Sul) e Valter Patriani (presidente da operadora CVC), nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 15h00 às 16h00, aberta a todos os inscritos no evento.



Na ocasião, os executivos traçarão um panorama sobre as perspectivas para o turismo na próxima década e abordarão como CVC e Carlyle vão interagir no relacionamento com o trade turístico e frente às oportunidades que estão por vir.



O Grupo Carlyle, que é um dos maiores fundos de private equity do mundo e que, em janeiro, assumiu o controle da CVC, também apresentará sua visão de mercado e as razões pelas quais decidiu investir no Brasil e na maior operadora de viagens do País. Serão abordados aspectos de ordem econômica, social e política, que contribuirão para tornar o País um pólo turístico global e, no mercado interno, para o crescimento do mercado de consumo, decorrente do aumento de renda do brasileiro e da inserção do produto “viagem” no orçamento familiar.

ATRIZ DANIELE SUZUKI PARTICIPA DE EVENTO EM NATAL NESTE DOMINGO (31)

Daniele Suzuki lança bolsas Pucca, neste domingo, em Natal
A atriz Daniele Suzuki (a Ellen de Viver a Vida) fará uma tarde de autógrafos no lançamento das bolsas da Pucca, fabricadas pela Cordez. O evento acontecerá no Natal Praia Shopping, na capital natalense, no próximo domingo, dia 31 de janeiro, a partir das 17h.
A mesticinha atenderá à mídia e aos fãs, além de apresentar a linha de bolsas, que conta com bolsas e mochilas super coloridas e cheias de estilo.

DELTA VACATIONS EMBARCA NESTE CARNAVAL 226 PASSAGEIROS PARA ORLANDO E MIAMI

Carnaval além do frevo, axé, samba e muita agitação, é tempo também de realizar um tour nos destinos mais procurados dos Estados Unidos, as cidades de Orlando e Miami. Desta forma, a operadora Delta Vacations, embarcará neste carnaval, 226 passageiros para as duas principais cidades e atrações turísticas, do estado da Flórida. Orlando e Miami são também as cidades americanas, que mais recebem turistas no período carnavalesco, e se tornaram sinônimos de lazer, diversão, compras e passeios agradáveis.

Operando em Natal a mais de seis meses, a Delta Vacations chegou à capital potiguar proporcionando uma nova opção para os natelenses, que gostam e desejam viajar para conhecer os mais variados destinos turísticos do mundo. Os produtos Delta Vacations são comercializados, exclusivamente, através das agências de viagens. A operadora Delta Vacations faz parte do grupo que detém a companhia aérea Delta Airlines, que transporta, por ano, cerca de 170 milhões de passageiros, e é a maior corporação aérea do mundo.

VAI BRASIL REALIZA TREINAMENTOS PELO PAÍS EM FEVEREIRO

A equipe do Vai Brasil, ferramenta eletrônica que já está no ar, realizará em fevereiro um treinamento em cada macrorregião para que os parceiros e cadastrados conheçam todas as funcionalidades do no site. Alguns ajustes ainda estão sendo feitos e a ferramenta deverá estar totalmente completa até o final de fevereiro.

“Também temos buscado junto aos fornecedores reforçar a importância do recadastramento nesta nova fase”, diz o coordenador do projeto Enzo Arns. A atualização é simples e necessária, pois só vende pelo site quem estiver recadastrado”. Para o caso de dúvidas e suporte, os interessados podem enviar e-mail para contato@vaibrasil.com.br.



O que é o novo Vai Brasil



A nova plataforma de comércio eletrônico disponibiliza, de forma totalmente online, a montagem e reserva de pacotes turísticos de 26 grandes operadoras brasileiras que investiram na ferramenta eletrônica. Isso permite a compra de pacotes dinâmicos, onde o usuário pode montar sua viagem da forma que quiser – ou em um pacote tradicional ou no modelo que ele desejar. A ferramenta integrada permite a cada elo da cadeia cadastrar seu próprio produto, o que dá mais agilidade e assegura a localização da melhor tarifa. “São tarifas negociadas para um pool de operadoras, e não para uma ou outra empresa, o que gera volume”, diz o coordenador.



Uma das novidades é que toda a transação realizada, seja ela on ou off, conta com o acompanhamento de uma agência de viagem como forma de garantir a segurança da compra e entrega do produto. Para isso, a agência é comissionada em até 10%, valor superior a de vários produtos com que o agente trabalha hoje no mercado. Participam do projeto 26 operadoras: Aerop, Agaxtur, CI, CVC, Designer Tours, Fênix Operadora, Flot Operadora, Françatur, Freeway Ecoturismo, Intercontinental Operadora, JVS, Luxtravel, Master Turismo, Mercatur Operadora, Monark Turismo, Nascimento Turismo, Navegantes Operadora, New Age, New Line, Pomptur, Raidho, Soft Travel, Tam Viagens, Visão Turismo, Visual Turismo e Voetur Operadora.



O Vai Brasil é um projeto do Ministério do Turismo operacionalizado pela Braztoa.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TAM REALIZA FESTIVAL DE SORVETES A BORDO

A TAM Linhas Aéreas lança em 1º de fevereiro o Festival de Sorvetes nos voos da Super Ponte (entre São Paulo - Congonhas, Rio de Janeiro - Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte - Confins) que decolam entre 14h01 e 18h30.

Até o final de abril, os passageiros poderão refrescar suas tardes a bordo com duas opções de sorvetes La Frutta, da Nestlé, disponíveis por voo, combinados entre os sabores limão, tangerina, goiaba, uva, côco e abacaxi com hortelã.

Essa iniciativa faz parte do objetivo da companhia de oferecer excelência em serviços, um dos três pilares de atuação da TAM, junto com a excelência técnico-operacional e de gestão.


A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o ultimo mês de dezembro com 43,1% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil.Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 84,5% em dezembro. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 72 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 6,4 milhões de associados e já distribuiu 9,2 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

BRASIL INVESTE EM NOVOS MERCADOS NO NORTE DA EUROPA

O Brasil começou o ano investindo em ações de promoção turística em novos mercados. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa em janeiro de quatro feiras, na Holanda e nos países nórdicos - Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. Esses países são considerados potenciais, não somente pela quantidade de turistas emitidos, mas também pela renda per capita, que pode representar um alto gasto médio diário no Brasil.



Em Copenhague, Dinamarca, ocorre entre os dias 29 e 31, a feira internacional de turismo Ferie I Bella. O evento, direcionado tanto ao trade turístico quanto ao público em geral, estima receber cerca de 60 mil pessoas. E a Embratur apresenta os destinos brasileiros no estande organizado pela companhia aérea TAP.



Outra ação para novos mercados realizada em janeiro foi a Nordic Travel Fair MATKA, entre os dias 21 e 24, em Helsinque, na Finlândia. A MATKA é a maior feira para a indústria do turismo nos países nórdicos. O evento também permite a realização de contatos com profissionais da região do Báltico e da Rússia. De 14 a 17, foi a vez de Lillestrom, na Noruega, receber a feira REISELIV. O evento, que totalizou mais de 30 mil visitantes, é de extrema relevância para o mercado de viagens da Escandinávia.



Entre os dias 12 e 17, a Embratur participou, pelo décimo ano consecutivo, da Feira Vakantiebeurs, em Amsterdã, Holanda. O evento é o maior do mundo para consumidores e o principal da região do “Benelux”, organização econômica européia retentora da maior renda per capita do continente. O executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na França, Brice Massimo Cicconetti, representou o Brasil no evento. De acordo com Brice, “a qualidade de público superou as expectativas e provou mais uma vez que o mercado holandês é de grande potencial para o Brasil”. Na oportunidade, foi lançado na feira um voo charter entre Amsterdã e João Pessoa, que será comercializado pela operadora holandesa Fly Brasil e operado pela Vitsolo. A Embratur ainda estará presente na Feira TUR, na Suécia, de 25 a 28 de março.

TAXITA AMIGO DO TURISTA FORMA QUASE 500 MOTORISTAS NO RECIFE

Quase 500 motoristas de táxi da Região Metropolitana recebem nesta segunda-feira (01/02) o certificado de conclusão do Programa Taxista Amigo do Turista. O evento será realizado no Clube Internacional, a partir das 19h30.
Os profissionais do volante assistiram a 10 horas/aula, distribuídas em cinco dias. Eles foram beneficiados com palestras de inglês instrumental, atendimento ao turista e marketing pessoal.
Participaram do Taxista Amigo do Turista motoristas que atendem ao público no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, Porto do Recife, TIP, Shopping Tacaruna e 16 hotéis da RMR.
Em 2009 o programa ampliou sua margem de atendimento, passando de 300 taxistas para 450 profissionais. A Setur investiu R$ 700 mil no Taxista Amigo do Turista.
Programa- Lançado pela secretaria de Turismo de Pernambuco em 2008, em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau, o programa teve como objetivo transformar os profissionais do volante em agentes promocionais do Turismo pernambucano.
Também fez parte da ação, além da veiculação de mensagens institucionais sobre as potencialidades turísticas do Estado, a adesivagem táxis, identificando assim o taxista qualificado. Foram contemplados os profissionais que mantém contato direto com os turistas de eventos no Aeroporto Internacional Guararapes/Gilberto Freyre, Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e nos principais hotéis do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.
O foco aos turistas de eventos é justificado pela constante ascensão do segmento em Pernambuco (já correspondente por quase metade do fluxo turístico do Estado), sendo o 4º maior mercado de eventos do País. Segundo pesquisa realizada pelo Recife Convention & Visitors Bureau, 55,1% dos turistas de eventos em Recife utilizam os serviços de táxi, durante seis dias. O taxista torna-se dessa forma um dos principais prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo.

AZUL ELEVA PARA QUATRO O NÚMERO DE FREQUÊNCIAS DIÁRIAS ENTRE CAMPINAS E PORTO ALEGRE A PARTIR DE MARÇO

A partir de 3 de março, a Azul vai passar a operar quatro voos por dia, sem escalas, ligando as cidades de Campinas e Porto Alegre. A quarta frequência entrará em operação, partindo diariamente de Campinas às 13h35. No sentido contrário, o voo decola às 15h52. As passagens aéreas variam a partir de R$ 89 (por trecho para viagens de ida e volta) na tarifa Azul 30 Dias.

Campinas-Porto Alegre foi a segunda rota a entrar em operação na história da Azul, no dia 15 de dezembro de 2008. Depois disso, 15 outros destinos integraram a malha da nova companhia aérea e Porto Alegre passou a ser conectada também com voos sem escalas ao Rio de Janeiro (Santos Dumont) e a Navegantes. A Azul é a única empresa a servir estes destinos sem escalas desde Porto Alegre.

Informações e reservas:

Tarifas sujeitas às regras tarifárias, restrições e disponibilidade de assentos. As passagens aéreas podem ser compradas nas agências de viagem, no site (www.voeazul.com.br) e no call center: 3003 2985 (3003 AZUL).

Saiba mais sobre a Azul

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 17 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus e, a partir de 3 de março, Goiânia. Com as linhas de ônibus, são 22 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 14 aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.

TAP RENOVA COOPERAÇÃO COM A LUFTHANSA SYSTEMS

A TAP continua a otimizar a exploração das suas rotas com a utilização do sistema de Plano de Voo (Lido) da Lufthansa Systems, tendo recentemente antecipado a renovação do seu contrato por mais cinco anos, até meados de 2017. O acordo inclui também a implementação e utilização das novas aplicações do Lido, tais como a gestão de TFR, Traffic Flow Restrictions (Restrições de Fluidez de Tráfego) e IFM, Inflight Monitor (Monitor de Voo).

"O nosso objetivo é diferenciar-nos através da qualidade do serviço e da eficiência operacional. O sistema Lido é uma ferramenta potente e state of the art, que satisfaz plenamente os nossos requisitos. Disponibiliza funcionalidades inovadoras para a otimização dos nossos processos de operações de voo e permite economias de combustível e custos", afirmou Antônio Aguiar, diretor de Suporte Técnico, Operações de Voo, da TAP.

A TAP utiliza o Lido/Flight desde setembro de 2006. Esta solução de plano de voo, líder na indústria, fornece aos oficiais de operações de voo um conjunto de opções de otimização, designadamente o tempo de voo, o consumo de combustível ou o custo total de cada voo.

Através de uma base de dados própria, a solução integrada utiliza uma série de parâmetros para calcular a rota ideal para cada voo, o que possibilita economizar até 5% no combustível. A TAP se beneficiará das inovações acrescentadas ao Lido. Enquanto o TFR permite economizar combustível, tendo em conta a questão altamente complexa das restrições temporárias das vias aéreas, o módulo IFM, por outro lado, monitoriza automaticamente todos os voos que tenham sido calculados, mas não efetuados ainda. O sistema reporta todas as atualizações às restrições do espaço aéreo, dados acerca dos aeroportos e da meteorologia e sugere automaticamente rotas alternativas, se necessário.

"Estou muito satisfeito pelo fato de a TAP ter decidido continuar a confiar na nossa especialização. A continuidade da nossa cooperação de longa data demonstra o valor do Lido/Flight e fortalece a sua posição de liderança no mercado. Cerca de 40% de todos os voos operados pelas companhias aéreas europeias são planeados através da nossa solução de plano de voo ", refere Stefan Auerbach, SVP Vendas EMEA da Lufthansa Systems.

A Lido/Flight faz parte da plataforma do Centro de Controle de Operações Integradas (IOCC) da Lufthansa Systems. Os componentes integrados da plataforma IOCC cobrem todos os aspectos das operações de voo, incluindo a gestão de horários, controle de operações, planeamento de tripulações, planeamento de voo e gestão de carregamento e centragem das aeronaves. A plataforma IOCC permite às companhias aéreas otimizarem os complexos processos das operações de voo, resultando em consideráveis poupanças nos custos e em maior satisfação dos passageiros.
______________________________________________

Mais sobre a TAP:

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 64 destinos em 30 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Eleita, em 2009, a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards.

SECRETÁRIO DE TURISMO DE EXTREMOZ ASSUME PRESIDENCIA DO CONSELHO CURADOR DO NATAL CONVENTION



O empresário George Costa foi eleito presidente da diretoria executiva



O secretário de Turismo de Extremoz, Fernando Bezerril, que já foi diretor da Emproturn e secretário de Turismo de Natal, assumiu na manhã desta quinta-feira, 28, a presidência do Conselho Curador do Natal Convention & Visitors Bureal, em solenidade ocorrida no Centro de Convenções do Pestana Natal Beach Resort, na Via Costeira, às 08h30. O empresário George Costa foi eleito presidente da diretoria executiva.



Fernando Bezerril, homem experiente no setor, tanto como empresário quanto como administrador público, recebe o NCB estruturado e com a missão de elevar a taxa de ocupação dos hotéis. Ao tomar posse Bezerril elogiou o trabalho inicial do hoteleiro Sami Elali e disse que a responsabilidade que estava assumindo era grande. “Natal é um dos destinos mais procurados do Brasil”, ressaltou, acrescentando que a cidade tinha excelentes equipamentos e serviços para oferecer, além de receptivos de alto nível.



“A grande vantagem que temos é a de que o norteriograndense está intimamente ligado ao turismo”, disse, enfatizando a vocação dos filhos da terra em receber bem quem aqui chega. “O nosso objetivo é ampliar os negócios na área do turismo. Atualmente temos 450 associados e mantenedores e todos os segmentos da sociedade são cúmplices do NCB”, disse o presidente do Conselho Curador.



Novo centro de convenções

O presidente da diretoria executiva, George Costa, ressaltou que estava na hora de Natal contar com mais um centro de convenções, sugerindo a Prefeitura – que estava representada pelo secretário de Turismo Soares Júnior -, e ao governo do Estado, representando pelo secretário de Turismo, Fernando Fernandes, estudos para construção de um centro de convenções de médio porte na orla urbana de Natal, nas proximidades da Praia dos Artistas.



George Costa também pediu melhorias para o Aeroporto Augusto Severo, que já se encontra aquém das necessidades, diante da falta de manutenção e por já não atender a demanda de pessoas que chegam e voltam de Natal. Ele também disse que o NCB precisa “participar das opiniões e das decisões” com relação a copa de 2014

VÕO CHARTER MADRI- NATAL COMEÇA EM JULHO

O diretor do Grupo Orizonia, Johan Tyren, confirmou a volta do voo charter Madri-Natal, com início no DIA 06 DE JULHO. Ele chegou à Natal nesta quarta-feira (27) para finalizar as negociações, que acontecem desde o ano passado. Tyren foi recepcionado pelo presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Cláudio Porpino, e por alguns representantes do trade turístico local, no Restaurante Abade, em Petropólis.

"A volta do voo charter visa o interesse comum dos que trabalham com o turismo no RN, e deverá proporcionar um significativo incremento no fluxo de turistas espanhóis em 2010", salienta Porpino.

A Emprotur tenta uma retomada do Rio Grande do Norte com o mercado internacional. Neste mês, o Diretor de Marketing, Wellington Paim, participou da Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madri. Até o final de fevereiro, estão programadas as feiras Vakantibeurs, na Holanda, BTL, em Portugal, Reiseliv, na Noruega, Matka, na Finlândia, Ferie, na Dinamarca, e BIT, em Milão.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

GASTRONOMIA ESPANHOLA NO SARANDA LOUNGE BAR

Com a proposta de agregar os sabores das cozinhas espanhola e brasileira, o Saranda Lounge Bar movimenta Ponta Negra nesse início de ano. Uma das novidades é o rodízio de paella aos sábados – um dos pratos mais conhecidos da cozinha espanhola – com quatro opções diferentes da iguaria e mais três entradas. O espaço recebe o mesmo nome do restaurante que o empresário espanhol Manuel Ávila mantém há mais de dez anos na Espanha, focado na gastronomia mediterrânea.



Saranda é uma cesta típica que os pescadores espanhóis utilizam para transportar e vender peixes. O restaurante foi aberto neste mês de janeiro e conta com três ambientes distintos – bar, restaurante e lounge. A ideia é trazer um pouco da cultura européia de unir propostas diferentes em um só estabelecimento. A equipe conta com dois chefs, sendo um espanhol e um brasileiro.



No cardápio recheado de pratos da cozinha espanhola, há muitas similaridades com sabores e ingredientes brasileiros, como peixes e frutos do mar. Segundo Manuel Ávila, houve até pequenas adaptações nos pratos para garantir essa sintonia, como disponibilizar a opção de salmão ou cioba – peixe típico da região – na massa folhada, que é um dos destaques do cardápio, além das bravas – as famosas batatas fritas com molho picante.



O Saranda Lounge Bar funciona de segunda a sábado, a partir das 11h, para almoço e jantar.



Serviço:

Saranda Lounge Bar

Aberto de segunda a sábado, a partir das 11h para almoço e jantar

Rodízio de paella aos sábados, das 13h às 16h

Música ao vivo aos sábados, a partir das 20h, com Beto Pinalli (MPB)

Rua Praia de Genipabu, 2085 – Ponta Negra (ao lado do Praia Shopping)

Informações: (84) 3219-4317

GASTRONOMIA ESPANHOLA NO SARANDA LOUNGE BAR

Com a proposta de agregar os sabores das cozinhas espanhola e brasileira, o Saranda Lounge Bar movimenta Ponta Negra nesse início de ano. Uma das novidades é o rodízio de paella aos sábados – um dos pratos mais conhecidos da cozinha espanhola – com quatro opções diferentes da iguaria e mais três entradas. O espaço recebe o mesmo nome do restaurante que o empresário espanhol Manuel Ávila mantém há mais de dez anos na Espanha, focado na gastronomia mediterrânea.



Saranda é uma cesta típica que os pescadores espanhóis utilizam para transportar e vender peixes. O restaurante foi aberto neste mês de janeiro e conta com três ambientes distintos – bar, restaurante e lounge. A ideia é trazer um pouco da cultura européia de unir propostas diferentes em um só estabelecimento. A equipe conta com dois chefs, sendo um espanhol e um brasileiro.



No cardápio recheado de pratos da cozinha espanhola, há muitas similaridades com sabores e ingredientes brasileiros, como peixes e frutos do mar. Segundo Manuel Ávila, houve até pequenas adaptações nos pratos para garantir essa sintonia, como disponibilizar a opção de salmão ou cioba – peixe típico da região – na massa folhada, que é um dos destaques do cardápio, além das bravas – as famosas batatas fritas com molho picante.



O Saranda Lounge Bar funciona de segunda a sábado, a partir das 11h, para almoço e jantar.



Serviço:

Saranda Lounge Bar

Aberto de segunda a sábado, a partir das 11h para almoço e jantar

Rodízio de paella aos sábados, das 13h às 16h

Música ao vivo aos sábados, a partir das 20h, com Beto Pinalli (MPB)

Rua Praia de Genipabu, 2085 – Ponta Negra (ao lado do Praia Shopping)

Informações: (84) 3219-4317

COMPRA DE PASSAGEM DA AZUL VALE BÔNUS DE R$100,00 PARA VIAJAR ENTRE MARÇO E JUNHO

Até 10 de fevereiro, quem comprar passagem aérea na Azul Linhas Aéreas Brasileiras para qualquer destino ganha R$ 100 de bônus para viajar de novo entre março e junho deste ano. Para aproveitar o benefício é necessário viajar até o dia 28 de fevereiro de 2010.

A promoção Ganhe 100 é um bom motivo para aproveitar os preços reduzidos da Azul na tarifa Azul 30 dias. De Porto Alegre para Campinas, por exemplo, os preços variam a partir de R$ 89,00 (por trecho e para viagens de ida e volta), de Campinas para Salvador, a partir de R$ 89 (por trecho e para viagens de ida e volta), e do Rio de Janeiro para Campinas também a partir de R$ 79,00 (por trecho e para viagens de ida e volta).

Confira demais regras em www.voeazul.com.br/ganhe100

Informações e reservas:

Tarifas sujeitas às regras tarifárias, restrições e disponibilidade de assentos. As passagens aéreas podem ser compradas nas agências de viagem, no site (www.voeazul.com.br) e no call center: 3003 2985 (3003 AZUL).

Saiba mais sobre a Azul

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 17 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus e, a partir de 3 de março, Goiânia. Com as linhas de ônibus, são 22 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 14 aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.

MINISTRO DO TURISMO, LUIZ BARRETO E MINISTRO DOS ESPORTES, ORLANDO SILVA CONFIRMAM PRESENÇA NA FESTA DO PRÊMIO CAIO NA SALA SÃO PAULO DIA 02 DE FEVERE

Evento ainda terá presença do presidente do COB – Carlos Nuzman e do Secretário de Turismo de Natal - Soares Junior

A festa de entrega do Prêmio Caio, considerado o Oscar do Turismo e Eventos, destacando os Melhores do Brasil nas categorias de Destinos, Resorts, Hotéis, Centros de Convenções e Espaços para Eventos, promete ser um desfile de autoridades e empresários do setor na Sala São Paulo.

O evento de entrega dos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze contará com as presenças do Ministro do Turismo, Luiz Barreto e do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, além do presidente do COB, Carlos Nuzman, que receberá o Grand Prix de Personalidade do Ano na 10ª edição do Prêmio Caio e do Secretário de Turismo de Natal, Soares Júnior.

Além dos Trovadores Urbanos recepcionando os convidados, a festa contará com diversas apresentações artísticas como a cantora mineira Karine Telles, o Duo Dékada com seus sucessos internacionais e o saxofonista Chiquinho de Almeida, fazendo o som instrumental da festa.

Para garantir o sucesso do evento, a direção do Prêmio Caio fez questão de contratar um pool de especialistas de cada área. Assim, a cenografia do evento está por conta da Bueno BR, responsável, por exemplo, pelos camarotes do Carnaval da Bahia, entre eles o de Daniela Mercury. O jantar servido leva assinatura da Santa Especiaria; a sonorização é da Projesom e toda comunicação promocional do evento é da agência Bridge Merz.

A coordenação de todo o evento é da Ascon Congressos, empresa que está colocando seus 20 anos de experiência na realização da décima edição do Prêmio Caio. Para acomodar confortavelmente os mais de mil convidados do Prêmio, foi escolhida a Sala São Paulo, local que abrigará um de seus maiores eventos, com atividades em todas as suas salas disponíveis.

O Prêmio Caio é uma iniciativa da Revista Eventos, sob a égide de um Conselho Diretor composto pelas entidades mais representativas dos setores de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócio ABIH, ABE, ABRACCEF, AMPRO, CBCVB e UBRAFE, sendo ainda apoiada pela ABBTUR, ABEOC, ABETAR, ABLA, ABRAJET, ABRASEL, ABRATURR, ABREMAR, ANETUR, BRAZTOA, FAVECC, FENACTUR, FNHRBS, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA BRASIL, OBME , RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM. www.premiocaio.com.br

O credenciamento de jornalistas deve ser efetuado até dia 28 de janeiro através do email silaba@silabacomunicacao.com.br ou pelo telefone (11) 5073-4954

TURISMO DE EVENTOS EM DESTAQUE NA POSSE DA NOVA DIRETORIA DO NATAL CONVENTION







A posse da nova diretoria do Natal Convention foi bastante concorrida nesta manhã no auditório do Pestana Natal Beach resort, com a presença do secretário de turismo do Estado do RN,Fernando Fernandes, representando a governadora Wilma de Faria, do secretario de Turismo de Natal, Francisco Soares Junior, do presidente da Emprotur, Claudio Porpino, e presença maciça dos presidentes de entidades, convidados e mantenedores do Natal Convention.
A ênfase dada foi ao turismo de eventos que está em ascensão e Natal aposta todas as fichas neste segmento. O novo presidente do Natal Convention, George Costa, confirmou que Natal já tem 48 eventos em prospecção para 2010 e 2011. O empresário elogiou a gestão passada presidida por Neivaldo Guedes, e lembrou também da importância das parcerias com entidades e secretarias de turismo. Citou o programa Natal Cidade Eventos, feito com a prefeitura de Natal, com participação ativa do Natal Convention e da importância para o turismo de eventos. Também fez um apelo a prefeitura e governo para a construção de um novo centro de convenções.O secretário de turismo de Natal, Soares Junior, enfatizou a importância do turismo de eventos, sendo relevante para a capital e no que gasta. George Costa adiantou que serão realizadas quatro pesquisas para levantarem o resultado de quanto o turismo de eventos deixa para o comércio, nas vendas em shoppings,restaurantes, etc.
Em seguida do evento, todos foram convidados ao café da manhã.
O presidente da Emprotur, Claudio Porpino elogiou o trade pela união e confirmou a chegada do vôo charter da Espanha com vôo inaugural no dia 06 de julho com uma frequencia semanal, com um voo com 388 passageiros por semana, operados pela Orizônia durante o período de oito meses.

LUFTHANSA OFERECE AS MELHORES CONEXÕES PARA A ITÁLIA A PARTIR DE MUNIQUE

A Lufthansa é uma excelente alternativa para os brasileiros que pretendem embarcar para a Itália nos próximos meses. A companhia oferece a partir de Munique mais de 46 voos por dia em cada direção, atendendo a cidades como Milão, Roma, Napoli, Verona, Veneza, Pisa, San Marino e outras. Assim é possível embarcar no Brasil com destino a Munique e lá fazer conexão para a Itália.

O aeroporto de Munique é um dos mais modernos da Europa, oferece deslocamentos fáceis para quem está em voos de conexão e muito mais comodidade. Sem contar a infra-estrutura completa, incluindo uma cervejaria. Afinal de contas Munique é a capital da Bavária.

Só para dar uma ideia das facilidades. Quem parte de São Paulo às 14h40 no voo direto para Munique, chega em Veneza às 8h (horário local), a Bolonha ou a Turim às 10h (horário local) e a Florença (às 10h35). A Lufthansa voa cinco vezes por semana de São Paulo para Munique e ainda oferece voos diários ligando a capital paulista a Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 ou www.lufthansa.com

PERNAMBUCO PREPARA MELHOR CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS

Pernambuco é só folia e alegria até a Quarta-feira de Cinzas. Durante este período, a expectativa é que o Estado receba cerca de 800 mil turistas no carnaval 2010. Entre os turistas, estarão muitas celebridades que circularão pelos principais eventos da maior festa brasileira.

No Sábado de Zé Pereira, dia 13 de fevereiro, o desfile do Galo da Madrugada, maior bloco do mundo, sai com o tema Galo:Pernambuco de todos os carnavais. O objetivo é homenagear todas as manifestações culturais pernambucanas como o Maracatu, caboclinho, papangus e os mascarados.

Pelo segundo ano, o Camarote do Galo, localizado na Praça Sérgio Loreto, terá uma área VIP com capacidade para 1000 pessoas com presença de celebridades entre atores e músicos de renome nacional. A grande novidade deste ano é uma passarela móvel ligando o camarote aos trios, facilitando a interação dos músicos que estão nos carros e no camarote. Do alto, de posição estratégica, o público poderá conferir os cerca de 30 trios elétricos que vão da Praça até a apoteose na Avenida Guararapes.

Outro ponto de encontro da turma jovem descolada e dos artistas será na Casa Skol Recife Antigo entre os dias 14 e 16 de fevereiro. Um casarão do século XVII situado à Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, coração da folia e próximo ao principal pólo carnavalesco da capital: o Marco Zero. Esta é a terceira vez em que a Skol patrocina uma estrutura semelhante no carnaval do Bairro do Recife. Frevo de bloco, apresentações populares de danças típicas da Região Nordeste e a vivência da magia do carnaval de rua do Recife são os principais atrativos do espaço, que também irá servir como ponto de apoio de políticos e celebridades. Um verdadeiro oásis em plena folia.

Já em Olinda, o espaço mais cobiçado é a Casa da TV Jornal na Pousada do Amparo. Com uma área de cerca de 1 mil m², a Pousada do Amparo integra a Associação de Hotéis Roteiros de Charme e está situada na região por onde passam agremiações tradicionais como Vassourinhas, Elefante, Patusco, Bonecos Gigantes, Flor da Lira e Menino da Tarde. Todos os camarotes são projetos da agência de promoção Lead Assessoria.

ADRIAN URSILLI FALA SOBRE A MSC CRUZEIROS PARA ESTA BLOGUEIRA JORNALISTA, COLUNISTA DE TURISMO DO JORNAL DE HOJE(NATAL) COLABORADORA DO DT-SÃO PAULO


Hoje no DT
SAIU HOJE PUBLICADO NO DIARIO DO TURISMO ON LINE DE SAO PAULO

28/1/2010
Adrian Ursilli, diretor de marketing da MSC Cruzeiros fala ao DT
Cristina Lira de Natal



A colaboradora do Diário do Turismo em Natal-RN, jornalista Cristina Lira aproveitou o encontro com diretores da MSC Cruzeiros e entrevistou Adrian Ursilli, diretor comercial e de marketing da MSC Cruzeiros. Na entrevista, Ursilli fala um pouco do histórico da MSC no Brasil, números da temporada 2009/2010, da (suposta) rivalidade entre os resorts e cruzeiros, além das novidades da companhia marítima para a próxima temporada. Acompanhe abaixo a entrevista completa:



Cristina Lira Quando a MSC Cruzeiros decidiu investir no Brasil? Qual foi o critério?



Adrian Ursilli- A MSC Cruzeiros instalou-se no Brasil com estrutura própria em 2002 como parte de sua estratégia de crescimento mundial. A companhia faz parte do grupo italiano MSC (Mediterranean Shipping Company), empresa familiar surgida na década de 70 e que hoje é a segunda maior transportadora de containers do mundo e líder européia em transporte de passageiros. A divisão de cruzeiros começou em 1987, dando continuidade à operação da antiga empresa Starlauro.







Hoje o Brasil é um dos mercados mais importantes para a MSC Cruzeiros. Temos escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de representantes que atuam em todo o país. Na temporada 2008/2009, a companhia assumiu a liderança do setor no Brasil e na América do Sul com oferta recorde de leitos, um total de 9.710 por dia. Nesta temporada 2009/2010 estamos com uma frota de seis navios (MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Melody, MSC Musica, MSC Opera e MSC Orchestra).







Cristina Lira - Quantos passageiros a MSC Cruzeiros já transportou desde novembro de 2009 pelo nordeste brasileiro? E quais as perspectivas até o final da temporada?







Adrian Ursilli -O nordeste brasileiro está sendo a grande aposta da MSC Cruzeiros nesta temporada 2009/2010. Tanto é que estamos com um navio exclusivo para operar na região, o MSC Melody. O número de escalas aumentou gradativamente desde 2006/2007, quando algumas cidades foram incluídas nos roteiros da MSC Cruzeiros. Na atual temporada (2009/2010) três navios da companhia têm esse itinerário e farão 184 escalas no total.







A MSC Cruzeiros já embarcou mais de 150 mil hóspedes de todo o Brasil e ainda não chegou nem na metade da temporada 2009/2010. Só no Nordeste, a empresa estima que tenha embarcado até agora 49 mil hóspedes. A expectativa é que mais de 300 mil leitos sejam ocupados até maio, quando o último navio da MSC Cruzeiros fará a travessia atlântica para a Europa.







Cristina Lira - Onde tem mais passageiros, nos roteiros pelo nordeste ou no eixo Rio-São Paulo?







Adrian Ursilli- Na temporada 2009/2010 a MSC Cruzeiros está com quatro navios atracando nos portos de Santos e Rio de Janeiro e os mesmos oferecem opções de mini cruzeiros por praias do sudeste, o que acaba influenciando em uma maior quantidade de hóspedes viajando pela região. No nordeste, a companhia traçou a estratégia de deixar um navio exclusivo, o MSC Melody, que faz roteiros de sete noites e tem capacidade para 1492 hóspedes.







Cristina Lira - Fala-se que existe uma grande rivalidade entre hotéis e os cruzeiros, como o senhor analisa esta questão?





Adrian Ursilli - Para a MSC Cruzeiros, não existe rivalidade entre hotéis e cruzeiros. Há demanda para ambos, pois um serviço é complementar ao outro. Os cruzeiros marítimos, por exemplo, oferecem ao hóspede uma espécie de degustação do destino, onde o turista vai conhecer o local em apenas um dia. Os destinos descobertos são um atrativo e incentivo para que a pessoa volte e se hospede na cidade para aproveitar tudo que ela viu e não teve tempo de curtir. Ainda há a possibilidade e oportunidade dos programas criados em parceria com redes de hotel em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Salvador. Nesta parceria, o cruzeirista se hospeda gratuitamente em um hotel, seja na noite que antecede o cruzeiro, ou ao final dele.





A MSC Cruzeiros também contribuiu em apresentar melhor os seus itinerários ao hóspede, quando lançou o Programa de Excursões Terrestres, oferecendo os melhores profissionais locais, treinados e capacitados com base nos serviços prestados a bordo. Hoje a companhia oferece 130 pacotes diferentes para excursões adaptadas ao gosto do público brasileiro. E o nosso hóspede conta com a opção de compra antecipada, além de facilidade do pagamento junto com o cruzeiro. Tudo pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros e as pessoas que adquirirem três passeios até um mês antes do embarque ainda ganha 5% de desconto.





Cristina Lira- Quais as principais novidades da MSC Cruzeiros para 2010/2011?



Adrian Ursilli - Para a próxima temporada, a MSC Cruzeiros espera crescimento de 10% no número de hóspedes e anuncia dois novos destinos: São Francisco do Sul (SC) e Natal (RN). Além disso, terá novas possibilidades de saídas dos navios nos principais portos de atracação, para atender ainda melhor todos os seus hóspedes.



De Santos haverá embarques do MSC Orchestra, que volta depois de uma inauguração triunfal em dezembro - com a madrinha brasileira Xuxa Meneghel, e do MSC Opera. O Rio de Janeiro será home port do MSC Musica e MSC Armonia, que troca com o MSC Lirica nas partidas exclusivas de Buenos Aires. E o MSC Melody, tradicional embarcação da companhia, continuará fazendo viagens pelas paradisíacas praias do nordeste brasileiro.



Outra grande aposta é o aumento de minicruzeiros, que estarão disponíveis durante toda a temporada no país. A MSC Cruzeiros voltará no dia 08 de outubro com o MSC Armonia e só finalizará a temporada 2010/2011 no dia 26 de abril de 2011 com a ida do MSC Orchestra.



Cristina Lira - Hoje qualquer pessoa pode viajar de navio com as facilidades e formas de pagamento, mas qual é o público alvo da MSC cruzeiros?



Adrian Ursilli - O público da MSC Cruzeiros é bem democrático, composto por famílias, casais, grupos de amigos, melhor idade e até grupos corporativos. A idade média é entre 35 e 55 anos e a classe econômica é principalmente formada pelas classes A e B, sendo que os minicruzeiros atendem bem os cruzeiristas de primeira viagem e também a nova classe média brasileira, ou seja, classe C, que busca por novas experiências de turismo com boa relação custo X benefício. Em pesquisa realizada pela companhia, pode-se constatar que 48% são mulheres, 52% homens e 38% tem filhos. A frota mais moderna do Brasil atinge pessoas de todas as regiões do país (Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte).



Cristina Lira - Fale um pouco da sua trajetória profissional.





Adrian Ursilli - Nasci em Buenos Aires e fui criado no Brasil. Sou formado em Administração de Empresas pela Faculdade Anhembi Morumbi e tenho especialização em Negócios Internacionais. Entre 1990 e 1995, trabalhei como trader em Comércio Internacional. Decidi entrar no setor de turismo iniciando minha carreira na área comercial e tive passagem por outras três empresas do setor até chegar na MSC Cruzeiros. Desde 2006 sou diretor Comercial e de Marketing da companhia, no escritório de São Paulo. Hoje também acumulo a função de vice-presidente da Abremar – Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas.





Cristina Lira - A MSC Cruzeiros fechou uma parceria com o Unicef para ajudar crianças do Rio e São Paulo e até agora quantas crianças foram atendidas e quais as metas para os próximos anos? Existem outras ações desse nível?



Adrian Ursilli- A MSC Cruzeiros fechou uma grande parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em julho de 2009. A iniciativa, que terá duração de três anos, visa garantir acesso ao ensino de qualidade para crianças e adolescentes moradores de 126 comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, como Complexo do Alemão, Manguinhos e Morro da Providência, no Rio, e Heliópolis, Paraisópolis, Capão Redondo e Jardim Ângela, em São Paulo.



A empresa financiará o projeto e estará envolvida nas atividades de conscientização a bordo de seus navios. O projeto visa proporcionar acesso ao ensino público de alta qualidade para as crianças dessas comunidades. Esta é uma parceria que faz parte de um amplo projeto, denominado Plataforma dos Centros Urbanos. Atualmente o projeto está em fase de formatação dos dados pelo Unicef. Todas as comunidades foram ouvidas para que seja desenvolvido um trabalho sustentável, com necessidades pontuadas de dentro para fora.





Cristina Lira - Como o senhor analisa o turismo marítimo no Brasil em relação a Europa, o que precisa melhorar no Brasil? E os portos?



Adrian Ursilli- O potencial do mercado de cruzeiros marítimos é enorme e o Brasil entrou nessa era depois de ver o mundo usufruindo de viagens em alto mar. Segundo estatísticas, existem mais de 25 milhões de pessoas com capacidade para consumir produtos turísticos da ordem dos valores dos cruzeiros. Em 8 anos, o mercado cresceu 623%, uma média de 33% ao ano e a MSC Cruzeiros aumentou o número de hóspedes 42 vezes em 7 anos. A companhia espera atingir 330 mil na temporada 2009/2010.





A qualidade dos terminais influencia bastante no crescimento do setor. As empresas em geral precisam de uma infra-estrutura para manter os seus navios e oferecer uma boa qualidade de atendimento para o embarque/desembarque de seus hóspedes e tripulantes. E os portos brasileiros tiveram uma melhora considerável.



Santos e Rio de Janeiro são os que oferecem a melhor estrutura, principalmente para recepcionar os hóspedes. Mas todos ainda precisam de mais investimento, principalmente no que diz respeito à recepção de hóspedes e disponibilidade de berços para atracar os navios.

FOLIA DE FAMILIA NO PARQUE BALNEÁRIO





Um carnaval com atrações imperdíveis para toda a família por um preço mais que especial. Quer mais razões para escolher o Parque Balneário Hotel, em Santos, como destino para o carnaval? Vamos a elas. O empreendimento preparou também uma programação que inclui desde baile de carnaval até bacalhoada. E o melhor de tudo: as crianças não pagam.



Durante a folia, uma equipe de recreação estará à disposição de crianças, jovens e adultos. E haja energia para tantas atrações. Baile de carnaval com jantar temático, barman show e Luau do Branco na piscina, com vista para o maior jardim à beira-mar do mundo, agitam os hóspedes.



Para os pequenos, uma oficina de máscaras seguida de um desfile de fantasias, acompanhado pelos personagens de filmes infantis, traz ainda mais encantamento ao feriado. Para extravasar, uma matinê para os baixinhos. A diversão ganha um sabor a mais com a reconhecida gastronomia do empreendimento. No pacote de carnaval estão inclusas a tradicional Feijoada do Parque servida aos sábados e a Bacalhoada no domingo.



A hospedagem de quatro dias do casal com mais duas crianças sai a partir de R$ 2.380 em apartamento standard double, com pensão completa e estacionamento com manobrista.



Sobre o Parque Balneário Hotel



Com 95 anos, a trajetória do Parque Balneário confunde-se com a história recente de Santos. Foi sinônimo e referência de requinte e luxo nas décadas de 20 e 30. Hoje é reconhecido pela excelência de seus serviços e acomodações - são 119 apartamentos -, além da decoração de extremo bom gosto em todos os ambientes. O empreendimento recebeu o prêmio Qualidade Brasil em 2008.

SAN SEBASTIAN SALVADOR PROMOVE MEGA PROMOÇÃO DE CARNAVAL

Dia 2 de fevereiro é dia de Yemanjá, e marca o início da programação de Carnaval da San Sebastian Salvador. Serão 7 festas ao longo do mês da folia reunindo um line-up estelar, com grande nomes da cena eletrônica nacional e internacional.
A maratona começa com a mais nova label criada pelo clube, a Atlantis. A festa em homenagem a Yemanjá, a rainha do mar, acontece no dia 2 de fevereiro, na Pirâmide de Vidro do Rio Vermelho que abriga os restaurantes Piola e Tom do Sabor, a partir das 19h. Será o primeiro evento promovido e produzido pela San Sebastian fora de seu endereço. No line-up um time de dar inveja a qualquer a um: a top dj internacional Ana Paula, os djs residentes da The Week São Paulo João Neto e Morais e os djs residentes da San Sebastian Anne Louise e Arthur.
A Blessed, festa fixa do clube que nos últimos quatro meses vem movimentando o boêmio Rio Vermelho, dá seqüência a programação. Para comandar a cabine desta noite pré-semana de Carnaval, o clube traz do Rio de Janeiro o dj Gustavo Junior, residente da The Week da cidade maravilhosa. Para recebê-lo, os residentes da San Sebastian Ariel e Anne Louise fazem as honras da casa, e recebem ainda como convidado o dj Marques, de Salvador.
E para quem já garantiu seu ingresso para o show da pop star Beyonce, dia 10 de fevereiro, quarta-feira, e acha que depois da aparição da musa não terá nada para fazer, está enganado. A San Sebastian abre suas portas para quem ainda tiver energia para gastar. O After Show de Beyonce acontece a partir das 23h59. Quem não conseguiu ingresso para curtir a apresentação da cantora pode chegar mais cedo, e quem já tem o seu pass garantido, também terá seu after certo. Os djs Ariel, Rogher e a musa dos blesseds Anne Louise prometem não deixar a peteca cair na pista do clube.
O Carnaval chegou e com ele a alegria da maior festa popular do planeta. A San Sebastian não poderia ficar de fora desta e preparou uma festa exclusivíssima para todo o público adorador da música eletrônica que estiver em Salvador para curtir a folia de Momo. Pela primeira vez a cidade recebe uma festa destinada a este público cravada na programação de Carnaval. A Pool Party Salvador, a outra nova label criada pelo clube, acontece no sábado, dia 13, a partir das 14h, com um line-up de tirar o fôlego. Além dos seus quatro residentes, Anne Louise, Ariel, Arthur e Rogher, a San Sebastian foi buscar grandes nomes da cena nacional e internacional para este evento único. Do Rio de Janeiro o clube traz seu residente mensal Felipe Lira. De belo Horizonte o residente do clube Josefine, Mauro Mozart. E para completar, uma atração internacional que promete trazer um set sob medida para o Carnaval baiano, o dj producer italiano Phil Romano.
Não bastasse o line-up a San Sebastian escolheu um lugar singular para abrigar a primeira edição da Pool Party Salvador. O Solar Cunha Guedes (www.solarcunhaguedes.com.br), um centenário casarão instalado no Corredor da Vitória, entre os dois circuitos do Carnaval soteropolitano será palco para esta festa que promete fazer história.
Mais três dias de folia e chega o dia de recolher as cinzas. Mas quem ainda não entregou os pontos terá ainda mais chances para se entregar à diversão. Na quarta-feira de cinzas, dia 17, o clube do Rio Vermelho reabre as portas com o primeiro dia de sua Doubly Blessed. O dj residente da casa Arthur, recebe novamente Dri Toscano para mais uma noite de apresentação na pista mais abençoada de Salvador, a partir das 23h59.
No sábado, 20, será a vez do dj Vlad, residente da The Week são Paulo voltar a sua terra natal e aquecer a pista da San Sebastian. Ao lado dos residentes Anne Louise e Ariel, ele participa da segunda noite da Doubly Blessed edição de Carnaval.
Depois de tanta agitação nada melhor que uma semana de descanso. Mais é uma só. No dia 27 de fevereiro a Blessed está de volta para fechar o mês de Carnaval com chave-de-ouro. No line-up o dj residente da Flex São Paulo, Rodolfo Bravat, será recebido pelos residentes da San Sebastian, Arthur e Rogher. Pela primeira vez no clube do Rio Vermelho, Bravat promete trazer um set todo especial aos blesseds, já acostumados ao que há de melhor na cena eletrônica nacional.

Serviço:

Atlantis
02.02.2009 – Terça-feira – Dia de Yemanjá
Djs convidados: Ana Paula (RJ), João Neto (The Week-SP) e Morais (The Week-SP)
Djs Residentes: Anne Louise e Arthur
Horário: 19h00
Local: Piola e Tom do Sabor
Endereço: Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113 – Rio Vermelho
Valor de Ingresso: R$ 40,00 (pista antecipado) e R$ 60,00 (camarote antecipado)
Locais de venda antecipada: Ellus – Salvador Shopping 2º Piso (tel.71.
Piola - Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113 – Rio Vermelho
Caixas da San Sebastian Salvador
Informações: 71.3012.5013



Blessed
06.02.2009 – Sábado
Dj convidado: Gustavo Jr. (The Week-RJ)
Djs Residentes: Anne Louise e Ariel
Horário: 23h59
Local: San Sebastian Salvador
Endereço: Rua da Paciência, 227 – Rio Vermelho
Valor de Ingresso: R$ 30,00 (na bilheteria do clube)
Informações: 71.3012.5013
Manobrista no local: R$ 7,00

After Beyonce
10.02.2009 – Quarta-feira
Djs: Anne Louise, Ariel e Rogher
Horário: 23h59
Local: San Sebastian Salvador
Endereço: Rua da Paciência, 227 – Rio Vermelho
Valor de Ingresso: R$ 30,00 (na bilheteria do clube)
Informações: 71.3012.5013

Pool Party Salvador
13.02.2009 – Sábado
Atração Internacional: Dj Producer Phil Romano (ITA)
Djs convidados: Felipe Lira (RJ) e Mauro Mozart (BH)
Djs Residentes: Anne Louise, Ariel, Arthur e Rogher
Horário: 14h00
Local: Solar Cunha Guedes
Endereço: Corredor da Vitória, 2245
Valor de Ingresso: R$ 60,00 (antecipado)
Locais de venda antecipada: Ellus – Salvador Shopping 2º Piso
Caixas da San Sebastian Salvador
Ticket Mix (www.ticketmix.com.br)
Central do Carnaval (www.centraldocarnaval.com.br)
Informações: 71.3012.5013

Doubly Blessed
17.02.2009 – Quarta-feira de Cinzas
Dj Convidado: Dri Toscano (00-Rio de Janeiro)
Dj residente: Arthur
Horário: 23h59
Local: San Sebastian Salvador
Endereço: Rua da Paciência, 227 – Rio Vermelho
Valor de Ingresso: R$ 30,00 (na bilheteria do clube)
Informações: 71.3012.5013

Doubly Blessed
20.02.2009 – Sábado
Dj Convidado: Vlad (The Week – SP)
Dj residente: Anne Louise e Ariel
Horário: 23h59
Local: San Sebastian Salvador
Endereço: Rua da Paciência, 227 – Rio Vermelho
Valor de Ingresso: R$ 30,00 (na bilheteria do clube)
Informações: 71.3012.5013
Manobrista no local: R$ 7,00

Blessed
27.02.2009 – Sábado
Dj Convidado: Rodolfo Bravat (Flex – SP)
Dj residente: Arthur e Rogher
Horário: 23h59
Local: San Sebastian Salvador
Endereço: Rua da Paciência, 227 – Rio Vermelho
Valor de Ingresso: R$ 30,00 (na bilheteria do clube)
Informações: 71.3012.5013
Manobrista no local: R$ 7,00

HOTEIS DA REDE ATLANTICA EM RITMO DE CARNAVAL EM SÃO PAULO

Já está chegando a festa mais animada e popular do Brasil. De 12 a 16 de fevereiro, a magia do carnaval toma conta de todo o País e, em São Paulo, as escolas de samba dão show. Já o conforto e descanso obrigatórios depois da folia estão garantidos nos empreendimentos da Atlantica Hotels, que oferecem diárias especiais para quem quer cair no samba.



Na região da Avenida Paulista encontram-se o Comfort Suites Oscar Freire (diárias a partir de R$ 159), o Quality Suites Imperial Hall (tarifas a partir de R$ 234), o Quality Suites Bela Cintra (diárias a partir de R$ 200) e o Quality Jardins (tarifas a partir de R$ 210). Os valores são para hospedagem em apartamento duplo e têm acréscimo de 5% de taxas.



As unidades, de fácil acesso ao Sambódromo do Anhembi, oferecem espaços para lazer como sauna, piscina e fitness center. Café da manhã, estacionamento e banda larga são cortesia.

FINLANDESES CHEGAM A PERNAMBUCO NESTA SEGUNDA-FEIRA(01/02)

Nesta segunda-feira (01/02), às 15h, mais um vôo fretado, vindo da Finlândia, chega ao Aeroporto Internacional dos Guararapes. O primeiro deles pousou no Recife no dia 30 de novembro do ano passado. A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur) é a responsável pela vinda dos finlandeses, que visitarão os pontos turísticos do estado. O último vôo chegará ao Recife no dia 1 de março. Até lá, são esperados outras aeronaves, sempre quinzenalmente.
Grupos de turistas da Finlândia já desembarcaram em solo pernambucano esse ano e continuarão a chegar pelo menos até março. Neste período, de inverno para eles, o sol chega a passar oito semanas sem ser visto. Pernambuco, então, deverá ser um colírio e um forte agasalho, com suas praias. Para a gestora de mercado internacional da Empetur, Luciana Fernandes, trata-se de um público fiel, que permanece 15 dias no estado, sempre em família, além de apresentarem gasto médio diário elevado. “A TAP, por exemplo, teve um volume de 5% maior de escandinavos para o Nordeste. O mercado nórdico é um grande filão para o Nordeste brasileiro e em especial para Pernambuco." Cerca de mil deles, até o fim do verão, visitarão alguns dos destinos turísticos mais importantes de Pernambuco.
Feiras – Para consolidar o interesse dos dois países no destino Pernambuco, a EMPETUR participa no mês de janeiro de duas feiras internacionais. Na Holanda, acontece até o dia 17 a Vakantiebeirs que, em rápida tradução, significa “feira de férias”. Já na Finlândia, a feira de Matka começa no dia 21 e segue até 24 de janeiro.
Nas duas, a Setur-PE/Empetur levará o que há de melhor no estado para convencer turistas a visitarem a história de cidades como Recife e Olinda, o que não deverá ser difícil, já que os ritmos, a culinária e as belezas naturais já estão ficando bastante conhecidas dos europeus.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ARATU NO FACHO VAI MOVIMENTAR A PRAIA DE BARRA DE TABATINGA, LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Aratu no Facho vai movimentar a praia de Barra de Tabatinga, no próximo dia seis de fevereiro, fazendo uma das melhores prévias do Carnaval potiguar. Além da tradicional folia de rua, com bonecos gigantes e troças de frevos, três atrações animarão os foliões do Aratu na Arena de Show: Banda Grafith, Sueldo Soares e Banda Chicana.

A movimentação de rua começa às 16 horas, com a concentração na Rótula de Tabatinga e a apresentação dos grupos folclóricos do município de Nízia Floresta. Em seguida, às 17h, as bandas de frevo animam o cortejo carnavalesco até a Arena de Show, onde a Banda Grafith, Sueldo Soares e a Banda Chicana se apresentam partir das 20h.

Com uma proposta de unir diversão e responsabilidade social, o Movimento Cultural Aratu no Facho é o responsável pela prévia carnavalesca em Tabatinga. Ele é muito mais que o próprio evento em si. Está inserido na comunidade local através de oficinas de artesanato, prestação de serviços, geração de empregos no dia dos shows e comercialização de produtos produzidos na região.

O Aratu no Facho surgiu em 1997 a partir de um costume de amigos veranistas da Barra de Tabatinga, que formavam troças e saiam a visitar as casas ao som de bandas de frevo. O Movimento ganhou força e estrutura e se tornou a maior prévia do carnaval potiguar.

Atrações

Com 21 anos de estrada, a banda Grafith se consolidou no cenário musical potiguar. Comandada pelos irmãos Júnior, Joãozinho, Kaká e Carlinhos, o grupo arrasta uma legião de fãs por todos os lugares onde tocam.

Velho conhecido do público natalense, o cantor e compositor, Sueldo Soares, também se apresentará no palco da Arena Aratu no Facho. Musicalidade, voz e ritmo farão os foliões se embalarem ao som de um dos mais respeitados artistas potiguares.

Encerrando a noite, a banda baiana Chicana traz o Axé e o swing para o Aratu. Comandada pelo vocalista Tay, a banda é sucesso garantido em todos os eventos em que participa.

Serviço

· Aratu no Facho: sábado, dia 06, em Tabatinga

· Vendas: na loja do bloco, no shopping Cidade Jardim, fone 3082-6044.



· Preços: PISTA, R$ 25,00; CAMAROTE, R$ 50,00. Preços válidos até o dia 31 de janeiro.



Patrocinadores

banner_ARATU_2010 a

DAVID NEELEMAN, FUNDADOR DA AZUL LINHAS AÉREAS MINISTRA PALESTRA NESTA QUINTA-FEIRA(28) NA CAMPUS PARTY EM SÃO PAULO

David Neeleman, fundador e presidente do Conselho da Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., vai falar aos participantes da Campus Party, em São Paulo, amanhã (28/01), às 14h. A palestra será ministrada diretamente de Nova York, em sistema de teleconferência, e a transmissão será no barcamp, na Arena da Campus Party.

Fundador de quatro companhias aéreas (Morris Air, WestJet, JetBlue e Azul), Neeleman é tido como um dos mais importantes empreendedores do segmento de aviação no mundo. Na palestra, que será transmitida em um telão na feira, ele vai falar sobre os desafios de montar uma empresa aérea no Brasil, o uso da rede mundial de computadores para levar a Azul até os clientes e as inovações por ele propostas neste setor, entre elas o fim do bilhete de viagem impresso. Todos poderão fazer perguntas a David Neeleman logo em seguida e será possível assistir a palestra ao vivo, de qualquer computador, mesmo fora da Campus Party, no endereço www.justin.tv/canalazul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a transportadora oficial da Campus Party, evento que reúne mais de 6 mil internautas em São Paulo até o próximo domingo, 31 de janeiro. Durante uma semana, os participantes da Campus Party se mudam com computadores, malas e barracas para o Centro de Exposições Imigrantes, por isso a Azul está promovendo uma série de atividades ao longo dos dias. Tem sorteio de passagens, vouchers, o anúncio do ganhador do concurso Flight Simulator, distribuição de brindes e muitas outras atividades. Um dos destaques é o lançamento da comunidade virtual viajamos.com.br.

Saiba mais sobre a Azul

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 17 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus e, a partir de 3 de março, Goiânia. Com as linhas de ônibus, são 22 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 14 aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.
Mais notícias em www.egom.com.br

EMPROTUR DESTACA O RN NA REUNIÃO DA CTI NORDESTE

O diretor de marketing da Emprotur, Wellington Paim, participou ontem do encontro da CTI Nordeste - Fundação Comissão de Turismo Integrada do Nordeste do Brasil, em Recife. O evento reuniu representantes de todos os estados do NE e as agências que ganharam a concorrência para produzir a publicidade e promoção da região nos mercados nacional e internacional.



Cada representante foi responsável por apresentar aos publicitários das empresas Perfil e Mark up um vasto material sobre as potencialidades, os produtos e mercados de seus destinos. “A Emprotur apresentou o RN com destaque e somou pontos para que o Estado tenha excelente visibilidade na grande campanha que está sendo criada para divulgar o Nordeste dentro e fora do país, afirmou Cláudio Porpino, presidente da Emprotur.



A chamada verba descentralizada do Ministério do Turismo e da EMBRATUR para os estados do Nordeste, antes tinha o valor de R$ 3 milhões para cada mercado (nacional e internacional) e era distribuída proporcionalmente entre os estados. Agora, os valores foram renegociados e ampliados pelos estados do nordeste para R$ 16 milhões no gasto total nos dois mercados, de forma que esta ação promocional passe a ser realizada conjuntamente.



Sobre a Fundação CTI Nordeste, a entidade reúne vários órgãos oficiais de turismo dos nove estados do Nordeste brasileiro, e tem a missão de tornar ainda mais atraente nossa região como destino turístico.

EXPOSIÇÃO DO ARTISTA ARMANDO GARRIDO FILHO NO MAR HOTEL EM RECIFE

Segue até 07 de fevereiro a exposição coletiva de pintura e fotografias dos artistas Armando Garrido Filho, Humberto Zirpoli, Sérgio Teixeira e Péricles, no Mar Hotel Recife (PE). A mostra, que tem curadoria de Sebastião Barbosa, é aberta ao público. Na seleção os pintores demonstram criações marcadas por cada personalidade, onde quem visita, pode contemplar obras talentosas com influência de diversas escolas. O expressionismo é representado pelo pintor Armando Garrido Filho, o abstracionismo, por Humberto Zirpoli e Sérgio Teixeira. Zirpoli, ainda apresenta quadros figurativos, caracterizados pela manifestação artística com a preocupação de representar a realidade sensível das formas acabadas da natureza. Na ala fotográfica, Péricles contribui com aspectos e ângulos diferenciados de Olinda, Recife e do litoral pernambucano.

CONRAD PUNTA DEL ESTE REALIZA SUA TRADICIONAL PASARELA DE MODA EM 2010 Novidades e tendências serão apresentadas por estilistas da América Latina

Considerado o “Fashion Week” uruguaio, o Conrad Punta del Este Resort & Casino realiza de 5 a 7 de fevereiro de 2010, a 3ª edição da Pasarela Punta del Este – o mais importante evento de moda latino-americano da temporada de Punta, que conta com alguns dos melhores designers e estilistas da América Latina.

Durante os três dias do evento (sexta, sábado e domingo), o Salão Montecarlo do resort uruguaio será parada obrigatória dos amantes da moda e dos que anseiam por conhecer o talento de designers de primeira linha do continente. Os países que serão representados nesta edição são: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, Uruguai, Paraguai e Peru.

Entre os criadores que já confirmaram presença estão: Jorge Ibáñez (Argentina), Luciano Bráncoli (Chile), Teresa Valencia (Equador), Gladys Gonzalez (Honduras), Pablo Suarez (Uruguai), Escola Argentina de Moda e Instituto Chio Lecca (Peru), entre outros.

A direção do evento é do grupo empresarial EMG e do empresário Pablo Lamaison, que convidaram os estilistas: Cavalera (Brasil), Benilo Fernández, Claudio Cosano, Lourancio Adot, María Pryor e Hermanos Estebecorena (ambos da Argentina), Rubén Campos e Jaime Troncoso (Chile), Jeaneth Gorelsky, Lina Vélez, DMG Fashion e Rocío Martinéz (todos da Colômbia), Stephanie Ruiz (Equador), Javier Saiach e Uptitude (Paraguai), e Ramiro de León (Uruguai).

A terceira edição do Pasarela Punta del Este – Coleção Outono / Inverno 2010 contará com convidados especiais, entre modelos, artistas, designers e representantes da imprensa internacional. Além dos desfiles, haverá um showroom com exposição de marcas e produtos das empresas participantes. Outras informações: www.pasarelapuntadeleste.com.

Sobre a Pasarela Punta del Este
A Pasarela Punta del Este nasceu da aliança entre o Grupo empresarial EMG* (organizadores do Assunção Fashion Week) com o empresário uruguaio Pablo Lamaison. A parceria começou no verão de 2008 na magnífica e espetacular instalação do Conrad Punta del Este Resort & Casino.

A Pasarela Punta del Este é uma excelente oportunidade para os designers e os patrocinadores da marca, uma audiência InterActual ABC1 interessados na vanguarda da inovação, formador de opinião e novas tendências.

Sobre o Conrad Punta del Este
Localizado em Punta del Este, um dos mais belos destinos da América Latina, o Conrad Resort & Casino oferece serviços sofisticados e atendimento personalizado. Inspirado nos grandes hotéis cassinos de Las Vegas, o Conrad dispõe de 296 apartamentos, projetados para acomodar os mais diversos perfis de hóspedes. Entre eles, estão as 24 suítes de varanda ampliada, de onde pode ser observado um panorama privilegiado de todo o litoral da região. O hotel oferece serviços completos, incluindo conveniências como caixas eletrônicos, lavanderia, serviço de quarto 24 horas, cabeleireiro, conciergeria especializada, centro de recreação e reservas de carros e passeios.

Aberto 24 horas, o cassino do hotel é considerado o maior e mais importante da América Latina, sendo o único centro de jogos privado de todo o país. Visita obrigatória para amantes do jogo, é o único cassino no estilo de Las Vegas na América do Sul. Operado por Harrah’s Entertainment – empresa de jogo mais importante dos Estados Unidos – o cassino ocupa uma superfície total de 3.400 m2, dois clubes Vip para clientes exclusivos e a única sala de Texas Hold’em Poker da região.

Diferentes escolas gastronômicas se encontram nos quatro restaurantes do hotel. O Las Brisas Café Terrace traz o melhor da cozinha contemporânea, dentro de um ambiente que lembra um autêntico lounge californiano. O Manjares oferece uma opção mais rápida e funcional, através de um buffet internacional de enorme variedade. Uma autêntica Parrillada uruguaia é preparada todas as noites nas grelhas a céu aberto do Gaucho's Pool Grill & Bar. A alta gastronomia é representada pelo Saint Tropez, dentro de um ambiente sofisticado e elegante, com cardápio exclusivo, elaborado por chefs renomados, acompanhado de uma carta de vinhos criteriosa e consistente.

O spa do Conrad oferece um verdadeiro templo para o bem-estar físico e mental dos hóspedes do hotel, com piscina exterior e interior climatizada, jacuzzi, quadras de tênis, banho de vapor, sauna, cama solar, área de relax com hidromassagem, cabeleireiro e uma ampla sala de exercícios com vista para o mar, além de relaxantes tratamentos corporais e faciais. O Centro de Convenções do Conrad é o maior da América do Sul. Abriga até 5 mil pessoas e tem nove salas completamente equipadas para a realização de congressos, conferências e seminários. Conta também com um teatro onde são apresentados espetáculos de nível internacional todos os finais de semana, ballroom para jantares de gala e galeria comercial com lojas de marcas prestigiosas como a Tiffany & Co. Para as crianças, o Resort oferece o Kid's Club, que conta com uma equipe de profissionais especializados em recreação infantil.
Para reservas, consultas sobre tarifas e outras informações, (11) 3709-0000 ou E-mail: pacotesconrad@conrad.com.uy.

PROAGÊNCIA II lança 20 turmas de Educação à Distância em 2010

O Programa prevê a qualificação de 1600 profissionais até o final do ano. As inscrições para as primeiras turmas terão início em fevereiro no portal ABAV



Para dar continuidade ao programa que oferece aos agentes de viagens a oportunidade de aprender e se reciclar de acordo com sua disponibilidade de tempo, e em qualquer local do Brasil, os cursos de Educação à Distância (EaD) oferecidos pelo PROAGÊNCIA II, uma parceria entre a ABAV e o SEBRAE Nacional, lançam 20 novas turmas em 2010.

Com foco nas diferentes competências e cargos de uma agência de viagens, os temas abordados pelo PROAGÊNCIA II ao longo do ano, em diferentes turmas de Educação à Distância, serão: Negociando Adequadamente a Oferta Turística, De Agente a Consultor de Viagens, Desenvolvendo o Turismo Receptivo, Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas, Gestão de Pessoas em Agenciamento e Operações Turísticas e Vendendo Produtos e Serviços Turísticos Consolidados.

Diante da necessidade de preparar o mercado para receber um número muito grande de turistas que virão ao país para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, a principal meta da ABAV e do SEBRAE é a capacitação profissional do setor de agenciamento com vistas para os serviços de receptivo.

“O setor de agenciamento turístico é composto por mais de 11 mil agências em todo o país e a ferramenta de EaD representa uma excelente forma de interiorizar os benefícios da capacitação, sem que o profissional precise se deslocar de seu local de trabalho ou residência”, complementa Antonio Azevedo, Diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA.

Márcia Reis Abreu, da agência Arrivederci Turismo (SP), relatou que, durante o curso Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas, aprendeu muitas coisas que simplesmente não conseguia ver antes.

“Hoje penso nos ganhos obtidos durante o curso, no aprendizado incorporado, nas ações que poderei implantar de agora em diante”, salienta Márcia, acrescentando que ações como esta são importantes para o aprimoramento do trabalho e o crescimento do turismo como um todo.

A profissional Nandaives Soares, da Omega Turismo (MG), revelou que aprendeu a utilizar sua habilidade e competência em prol do crescimento da agência.

“O profissional que almeja sucesso deve colocar em prática todo seu conhecimento e poder de ação, agindo sempre com intuito de vencer os desafios e conquistar cada vez mais seu lugar no mercado”, acrescentou.

Para inscrever-se nos Cursos de EaD do PROAGÊNCIA II é necessário ser agente de viagens (só é aceita a inscrição de um profissional por agência para cada curso), possuir um computador com acesso à internet Banda Larga e ter disponibilidade mínima de uma hora por dia para poder acompanhar e absorver o conteúdo dos cursos.

São oferecidas 80 vagas por turma e as inscrições, gratuitas, terão início a partir de fevereiro no portal ABAV (www.abav.com.br).

República Dominicana recebeu 20.589 brasileiros em 2009

Em 2009, a República Dominicana foi o destino escolhido por 20.589 brasileiros, um número 29% maior que o registrado em 2008, quando 14.609 brasileiros estiveram no país. A cada ano, mais turistas provenientes do Brasil conhecem os atrativos de um dos mais belos destinos caribenhos. A tese é corroborada pelos números: em 2008, o número de turistas teve incremento de 17,46% com relação a 2007, ano em que o país recebeu 12.437 turistas do Brasil.



O ano de 2009 não teve crescimento expressivo apenas no número de visitantes; os investimentos no país também foram significativos. Ao todo, foram aprovados 52 novos projetos de investimento em Turismo pelo Conselho de Fomento Turístico - um montante superior a US$ 12 bilhões.



Dados do Banco Central dominicano apontam que em 2009 o país recebeu 3.415.616 turistas, incluindo os mais de 600 mil passageiros de cruzeiros (este ano o número foi 20% maior que no ano passado). O número de turistas dos Estados Unidos, principal mercado emissor, cresceu 12,58% chegando a 1.148.553. Outros mercados emissores nas Américas e na Europa também incrementaram o número de visitantes.



“A cada ano a República Dominicana bate recordes de turismo, com números cada vez maiores. É um retorno de todo investimento que tem sido feito no setor e também da melhor propaganda: o sorriso de quem acaba de deixar o país”, ressalta a assistente de promoção turística da República Dominicana no Brasil, Nodalia Arias.



Neste ano, mais investimentos serão aplicados no país, especialmente em Santo Domingo, escolhida pela Unesco a capital americana da cultura em 2010. A ideia é que a nomeação impulsione a promoção e o reconhecimento da rica cultura dominicana no mundo. Para isto, estão previstas diversas ações culturais ao longo do ano.

16º WORKSHOP CVC TERÁ PALESTRA COM EXECUTIVOS DA CVC E DO GRUPO CARLYLE

Agentes de viagem, expositores, profissionais de turismo, autoridades e jornalistas inscritos no evento poderão acompanhar palestra sobre perspectivas para o turismo


Os participantes do 16º Workshop CVC terão um motivo a mais para marcar presença nesse que é o maior evento privado do turismo, e que tradicionalmente abre o calendário de eventos nacionais do setor.

Marcado para acontecer nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte (SP), o Workshop CVC traz este ano em sua programação a palestra “Um Novo Olhar para o Turismo”, que será proferida por Valter Patriani, presidente executivo da operadora CVC, e Daniel Sterenberg, vice-presidente do Grupo Carlyle para a América do Sul, nos dois dias de evento, das 15h00 às 16h00.

Na ocasião, os executivos traçarão um panorama sobre as perspectivas para o turismo na próxima década e abordarão como CVC e Carlyle vão interagir no relacionamento com o trade turístico e frente às oportunidades que estão por vir.

O Grupo Carlyle, que é um dos maiores fundos de private equity do mundo e que, em janeiro, assumiu o controle da CVC, também apresentará sua visão de mercado e as razões pelas quais decidiu investir no Brasil e na maior operadora de viagens do País.

Serão abordados aspectos de ordem econômica, social e política, que contribuirão para tornar o País um pólo turístico global e, no mercado interno, para o crescimento do mercado de consumo, decorrente do aumento de renda do brasileiro e da inserção do produto “viagem” no orçamento familiar.

Com lugares limitados e entrada franca, a palestra é aberta a todos os participantes do 16º Workshop CVC: agentes de viagens, expositores, profissionais do turismo, autoridades e jornalistas.

Os interessados em participar devem encaminhar e-mail para palestra@cvc.com.br, informando número de inscrição no Workshop CVC, nome completo, telefone de contato e nome da empresa/órgão que representa, até essa sexta-feira, dia 29/01.

Antes desse procedimento, é imprescindível que o interessado já tenha realizado sua inscrição prévia no 16º Workshop CVC, no site correspondente ao seu perfil:

Inscrições para agentes de viagens e profissionais de turismo em geral:
www.cvc.com.br/workshopcvc

Inscrições para Imprensa:
www.gpsete.com.br/workshopcvc2010/imprensa

Inscrições para Expositores:
www.gpsete.com.br/workshopcvc2010/

Inscrições para Autoridades:
Enviar e-mail de confirmação de presença para roberta.godoy@gpsete.com.br

BRASIL DESTAQUE NA BIOFACH 2010

Alinhada à tendência de consumo e produção de produtos naturais e orgânicos, a BioFach, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de fevereiro em Nuremberg, Alemanha, tem como intuito reunir empresas deste nicho para fomentar o comércio internacional destes itens.

Na feira estarão presentes representantes dos mais diversos países, entre eles o Brasil. E uma das empresas nacionais que estará lá é a Beraca, organização nacional com mais de 50 anos que atua, entre outros, no segmentos de cosméticos orgânicos. O seu foco é a matéria prima que abastece grandes marcas, como L’Oreal, L’Occitane e Natura.

Para Cassiano Braccialli, responsável pelo Marketing e Vendas da empresa, a participação da Beraca na BioFach 2010 demonstra a importância que eles dão aos produtos naturais. “Mais do que uma oportunidade de negócios, os orgânicos representam uma opção de fato sustentável dentro do mercado de cosméticos”, enfatiza Braccialli.

TRADE TURÍSTICO DE PERNAMBUCO OTIMISTA COM RESULTADOS DE 2009

Os resultados do turismo pernambucano em 2009 criaram um clima de otimismo em todo o trade turístico do Estado. Após um crescimento médio de 15% durante toda a temporada, as empresas planejam cuidadosamente o ano de 2010. O objetivo é crescer acima da média deste ano e chegar perto dos 20%.

Um dos que acreditam que esta média será alcançada é o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-PE), Jorge Sales. De acordo com ele, a diversidade de públicos que chegam diariamente em Pernambuco dão respaldo ao cumprimento dessa meta.

“Hoje temos um turismo muito segmentado e que atende a todos os públicos, por isso não existe época em que o Estado tenha mais ou menos visitantes. Atualmente temos conseguido alcançar o público GLS, os turistas de negócios, os religiosos, os que gostam de brincar Carnaval, São João e descansar na Semana Santa. Temos as melhores praias e excelentes hotéis. Só temos como crescer”, garante.

Quem também está apostando que 2010 será o ano do turismo pernambucano é o empresário Gustavo Luck, sócio-diretor da Luck Viagens. “Além de toda beleza natural e cultural que sempre tivemos, agora podemos contar com um novo público, que é o formado por executivos das várias empresas que foram anunciadas neste ano pelo Governo do Estado, além de todo o Complexo Industrial Portuário de Suape. Essas pessoas terminam sendo divulgadoras naturais do destino”, argumenta.

O empresário Sérgio Paraíso, diretor do Grupo Pontes Hotéis, acredita que o calendário de eventos deve ser um dos diferenciais em 2010. “Se continuarmos focando na divulgação do Estado, de suas belezas culturais, dos monumentos, de uma programação de atividades e de um calendário turístico de atividades, como Carnaval, Páscoa, São João e vários outros, vamos continuar em evidência no cenário do turismo nacional”.

Mas não são apenas os empresários do ramo de hotéis e viagens que estão aumentando as metas para 2010. O setor de gastronomia também espera se manter no ritmo de 2009. “Depois de crescermos 10% em um ano difícil no mundo como foi este, o otimismo se instalou nos bares e restaurantes pernambucanos. A partir de agora esse crescimento deve ser contínuo. Acho que todo o turismo de Pernambuco está crescendo junto com a economia do Estado e nós também estamos acompanhando esse ritmo”, aponta o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Mário Jorge Carvalheira.

CVC LEVA PARA O CARNAPORTO EM PORTO SEGURO

Na Bahia tudo é festa, tudo é balada. E no carnaval então nem se fala. Mas se engana quem pensa que nessa época o único destino procurado é Salvador. Outro grande destaque é Porto Seguro e o seu famoso Carnaporto. O evento é realizado sempre a partir da quarta-feira de cinzas, permitindo que as grandes bandas que se apresentaram no carnaval de Salvador possam também dar show em Porto Seguro, prolongando a festa.

Por isso as agências de viagem e operadoras de turismo montam diversas excursões e pacotes variados. Uma das maiores operadoras é a CVC, que sempre oferece muitas vantagens para quem quer curtir a festa com conforto, segurança e muita alegria. Por lá ainda dá tempo de se programar.

Para obter mais informações é só procurar uma agência de viagem ou uma das lojas CVC em Natal: Shopping Cidade Jardim, Midway Mall, Praia Shopping, Norte Shopping e Empresarial Francisco Rego (fones: 84.3615-1740/60/80); ou Mossoró: Mossoró West Shopping, loja 129, (fone: 84.3318-2055).

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

VINÍCOLA CASA VALDUGA COMEMORA O INÍCIO DO ANO COMO A MARCA MAIS LEMBRADA ENTRE OS BRASILEIROS

A vinícola gaúcha Casa Valduga comemora o início do ano como a marca mais lembrada entre os brasileiros, segundo enquete feita pelo Vinhos do Brasil, site do Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho. Com 33% dos votos , o Casa Valduga Espumante Brut 130 foi o rótulo mais citado entre os nacionais e internacionais ficando no ‘topo’ das preferências na hora de escolher um borbulhante para celebrar ocasiões especiais.

Voos internacionais

Outra novidade da Valduga em 2010 é a estreia dos seus premiados rótulos no charmoso quiosque de degustação da loja ‘Do Brasil’, localizada no Embarque Internacional de Guarulhos, principal acesso de passageiros brasileiros e estrangeiros que saem do País. A ação é uma iniciativa do Projeto Wines From Brazil (WFB), realizada em parceria com o Ibravin e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).


Casa Valduga telefone (54) 2105.3122 ou no site www.casavalduga.com.br

CVC ANTECIPA AO AGENTE DE VIAGEM PROGRAMAÇÃO ATÉ A TEMPORADA DE 2011

Durante o 16º Workshop CVC, que acontece nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro, em São Paulo, operadora lançará programação de viagens aéreas, marítimas e terrestres até 2011


Os agentes de viagem que visitarem o 16º Workshop CVC nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro receberão, em primeira mão, todas as novidades da operadora para as temporadas 2010 e 2011, com programas de viagens para o Brasil e exterior.

Nesse que é o maior evento privado do turismo nacional, e que tradicionalmente abre o calendário do setor, a operadora CVC e cerca de 600 expositores do turismo nacional e internacional darão a largada em suas estratégias de vendas, antecipando ao mercado seus lançamentos em viagens e serviços para 2010 e 2011.

A operadora CVC, em especial, levará ao evento suas programações e tarifários completos de viagens aéreas, terrestres e marítimas, com opções pelo Brasil e exterior, incluindo Férias de Julho, Baixa Temporada, Natal e Réveillon 2010, até roteiros e preços para a Alta Temporada de viagens pelo Brasil no Verão 2011.

Ao todo, serão anunciados mais de 700 roteiros de viagens, a grande maioria contemplando embarques de março de 2010 a fevereiro de 2011. Serão distribuídos tarifários da Temporada de Viagens pelo Brasil até o Verão 2011, Temporadas de Julho em Bariloche e Flórida/Orlando, além de roteiros e saídas garantidas até dezembro de 2010 de Caribe e Europa, Destinos Exóticos e, ainda, de “Mundo para Brasileiros”, cujo formato consagrado, com guias turísticos desde o Brasil, será estendido agora para mais nove roteiros, totalizando 36 opções de viagens assistidas.

Os cruzeiros marítimos também terão destaque no Workshop CVC, já que a operadora anunciará a ampliação de sua frota de transatlânticos, dos atuais quatro para cinco navios, que virão ao Brasil na Temporada 2010/2011, com início em novembro deste ano, e cujos nomes serão revelados no evento. Na ocasião, os agentes já receberão a primeira edição do caderno de Cruzeiros CVC – Temporada Brasileira 2010/2011.

“Além de ser o primeiro evento do ano do setor no Brasil, o Workshop CVC é visitado a cada edição por mais de 12 mil agentes de viagens, que saem de diferentes partes do Brasil ávidos por novidades e tendências do setor. É por isso que reunimos, em dois dias, grandes parceiros e fornecedores de toda a cadeia produtiva do turismo, do Brasil e do mundo”, explica Valter Patriani, presidente executivo da operadora CVC.

Mas o Workshop CVC não se resume à feira de exposições, conforme explica Roberto Vertemati, gerente geral de vendas da operadora. “É nesse encontro que o agente de viagem tem a oportunidade de participar da Bolsa de Negócios e negociar grupos diretamente com a CVC e cerca de 600 fornecedores, bem como atualizar-se sobre tendências, estreitar relacionamento com executivos de mais de 400 empresas do trade turístico e colher catálogos sobre lançamentos em produtos e serviços”, diz.

Inscrições e Transporte Gratuitos

Agentes de viagens e profissionais do turismo em geral podem participar gratuitamente do 16º Workshop CVC, que acontecerá no mais novo espaço do Expo Center Norte, o Pavilhão Branco, em São Paulo (SP), nos dias 3 e 4 de fevereiro.

As inscrições podem ser feitas no site www.cvc.com.br/workshop2010.

Na cidade de São Paulo, ônibus sairão a cada 30 minutos da Estação Armênia do Metrô, a partir das 11h00 e até 17h00 nos dias do evento, com destino ao pavilhão. O trajeto de retorno do centro de exposições também será oferecido, a partir das 15h00 e até 19h30.

Haverá ainda transporte rodoviário gratuito de diversos municípios do interior de São Paulo e de cidades como Florianópolis, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Ponta Grossa, Poços de Caldas, São João da Barra, Uberlândia, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, entre outras.



SERVIÇO: 16º WORKSHOP CVC – “Um novo olhar”

Feira de Exposições e Bolsa de Negócios
Data: 3 e 4 de fevereiro de 2009
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, próximo ao Terminal Rodoviário Tietê.

Horário de funcionamento para visitantes:
das 13h às 19h

Inscrições para agentes de viagens: www.cvc.com.br/workshop2010
Credenciamento para imprensa: www.gpsete.com.br/workshopcvc2010/imprensa

AZUL COMEÇA A VOAR DE CAMPINAS PARA GOIÂNIA DIA 03 DE MARÇO

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. começa a operar mais um destino a partir de 3 de março. Goiânia será conectada com voos sem escalas a Campinas e a todos os demais destinos operados pela companhia no país. As passagens aéreas começam a ser vendidas hoje e variam a partir de R$ 119, por trecho.

Serão três voos por dia em cada direção. O primeiro voo parte de Viracopos para Goiânia às 9h40 e aterrissa na capital de Goiás às 11h10. Os demais decolam de Campinas às 18h06 (com chegada às 19h25) e às 21h45 (com chegada às 23h15). No sentido contrário, os novos voos da Azul saem de Goiânia às 7h15 com chegada a Goiânia às 8h45, e os outros horários são 11h40 (com chegada às 13h05) e 19h55 (com chegada às 21h15).

Informações e reservas:

Tarifas sujeitas às regras tarifárias, restrições e disponibilidade de assentos. As passagens aéreas podem ser compradas nas agências de viagem, no site (www.voeazul.com.br) e no call center: 3003 2985 (3003 AZUL).

Saiba mais sobre a Azul

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 17 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus e, a partir de 3 de março, Goiânia. Com as linhas de ônibus, são 22 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 14 aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.

PREFEITURA DE EXTREMOZ LANÇA PROJETO VERÃO LEGAL EM PITANGUI E JENIPABU


FOTO PRAIA DE JENIPABU

As praias de Pitangui e Jenipabu vão ficar mais animadas neste sábado, 30, com o lançamento do Projeto Verão Legal, promovido pela Prefeitura de Extremoz. O Verão Legal produzirá várias atividades de lazer e cidadania voltadas para moradores, veranistas e turistas.



O início do projeto será em Pitangui, com a apresentação da Banda de Música de Extremoz e em seguida a largada da barqueata, que seguirá da praia de Pitangui até Genipabu, retornando em seguida para Pitangui.



A programação cultural oferecerá apresentação do grupo Teatral Barraco das Artes e grupos de dança e capoeira. No final da manhã haverá “aulão” de ginástica aeróbica, animada pela Banda de Música, que tocará frevos.



Nas areias de Jenipabu, simultaneamente, haverá torneios de “beach soccer” e vôlei de areia feminino e masculino, que estarão concorrendo a troféus e medalhas.





Serviço

Programação do Verão Legal em Pitangui

30 de janeiro de 2010

09h – Abertura com a Banda de Música de Extremoz

A Banda de Música de Extremoz vai seguir pelas ruas tocando frevo.

09h - Larga da Barqueata Pitangui/Genipabu e Genipabu/Pitangui

9h30 – Apresentação do grupo teatral Barraco das Artes, que é composto pelos agentes comunitários de saúde.

10h – Apresentação de grupos de danças

10h30 – Apresentação de capoeira

11h – “Aulão” de ginástica aeróbica

Após o aulão, a Banda Municipal de Extremoz vai voltar ao palco tocando frevo.



Jenipabu

8h – Torneio de “beach soccer” e vôlei de dupla feminino e masculino

(As inscrições para o torneio são gratuitas e podem ser feitas até 28 de janeiro, no Estádio de Futebol no centro de Extremoz, das 08h às 12h).


--

PARADISUS PALMA REAL , UM DOS RESORTS MAIS LUXUOSOS DE PUNTA CANA


A República Dominicana é o destino dos sonhos de muitos turistas em busca de praia, sombra e água fresca. O Paradisus Palma Real, um dos resorts mais luxuosos de Punta Cana, está realizando este desejo em conjunto com a TACA Airlines e a revista Elite. Basta responder de forma criativa à pergunta: “Por que a República Dominicana é o destino dos seus sonhos?”. O autor da melhor frase ganhará uma viagem com acompanhante para Punta Cana e hospedagem no luxuoso all-inclusive Paradisus Palma Real.



Ao todo serão sete noites para apreciar a gastronomia impecável, a programação de lazer, os confortáveis quartos e os serviços exclusivos. Para participar, o interessado deve acessar o site www.republicadominicana.tur.br/promocaoelite e se inscrever até o dia 10 de março. É necessário informar o nome completo, data de nascimento, CPF, endereço completo, telefone, cidade, UF, CEP e a resposta. Cada participante pode concorrer com quantas frases quiser.



Os critérios de avaliação serão criatividade, coerência e ortografia correta. O nome do premiado será divulgado no dia 30 de março deste ano e a entrega do voucher que dará direito à viagem será efetuada no Escritório de Turismo da República Dominicana em São Paulo. O prêmio pode ser desfrutado durante todo o ano de 2010.



Sobre os Paradisus Resorts



Reconhecido pela sofisticação de seus hotéis cinco estrelas e pela premiada gastronomia, a marca Paradisus Resorts oferece uma experiência única de luxo e tranquilidade a seus hóspedes. Um universo de sensações e acomodações extraordinárias localizadas de frente para o mar em países paradisíacos como Costa Rica, República Dominicana e México.

Os hotéis da marca Paradisus Resorts são um mundo em que a arquitetura imponente, a decoração requintada e o paisagismo artístico convivem harmoniosamente com a arte, a cultura e a natureza. Um mundo no qual cada aspecto foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inigualável em todos os sentidos.

No Paradisus Resorts, o luxo é elevado com os programas Family Concierge e Royal Service, um conceito de serviço exclusivo para adultos. Atenção especial e serviço personalizado que atendem a todos os caprichos, desejos e vontades dos hóspedes.

A marca Paradisus é a linha super luxo do grupo Sol Meliá. Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a cadeia hoteleira Sol Meliá é líder absoluta no mercado espanhol, tanto no segmento de lazer quanto no de negócios. Atualmente, o grupo conta com mais de 400 hotéis espalhados por 35 países e quatro continentes. As marcas sob a comercialização do grupo são Meliá (Gran Meliá y Meliá Boutique Hotel), ME by Meliá, Tryp, Sol, Paradisus, Sol Meliá Vacation Club y Luxury Lifestyle Hotels & Resorts.



Paradisus Resorts. A pura sensação de liberdade.

ACESSIBILIDADE NO CARNAVAL SP 2010

Uma das novidades do Carnaval de São Paulo é o aumento dos lugares reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (PDMR). Para este ano, todos os setores do Sambódromo estão com lugares reservados para esse público (até o ano passado eram três setores), totalizando 70 vagas para cada noite.



Para comprar ingressos com 50% de desconto, as PDMR’s deverão comparecer pessoalmente à sala 3 do Palácio das Convenções do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – telefones 11 2226-0432 / 11 2226-0646) entre os dias 26 e 29 de janeiro para fazer o cadastramento. O horário de atendimento será das 10h às 17h. Para o cadastramento, é necessário apresentar uma foto 3x4, RG (original ou cópia), além de laudo médico ou documento que ateste a deficiência.



Nos dias de desfile, os acessos serão facilitados por transporte gratuito em vans do Atende (Serviço de Atendimento Especial da Prefeitura de São Paulo), que farão os trajetos de ida e volta entre as estações Tietê e Barra Funda do Metrô e o Sambódromo, bem como do estacionamento do Parque Anhembi até o Sambódromo. A entrada nos setores também está adaptada com rampas e portões mais largos.



Os acompanhantes das PDMR’s pagam o valor integral do setor e podem adquirir ingressos para o Carnaval 2010 nas bilheterias do Anhembi, que funcionam das 10h às 17h, além de mais 7 pontos de venda ou pelo site da Ingresso Fácil.



Mais informações sobre o Carnaval de São Paulo no site www.cidadedesaopaulo.com/carnaval

DESEMBARQUES INTERNACIONAIS EM VÔOS REGULARES CRESCEM 0,15% EM 2009

Somados os voos não regulares (fretados), acumulado do ano registrou redução de 0,77%. Queda mundial foi de 4%, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT)

O ano de 2009 registrou crescimento de 0,15% nos desembarques internacionais em voos regulares no Brasil em comparação com o ano anterior, de acordo com a Infraero.
Somados os desembarques internacionais em voos regulares e não regulares (fretados), no entanto, houve uma redução de 0,77% em relação a 2008: foram 6.483.944 desembarques internacionais em 2009. A queda mundial, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), chegou a 4%.
“O aumento dos desembarques internacionais em voos regulares mostra que a acessibilidade aérea para o Brasil tem evoluído de forma consistente, mas em velocidade ainda menor do que o necessário para aumentar a competitividade internacional do turismo brasileiro”, avaliou Jeanine Pires, presidente da Embratur.
Mesmo sob os efeitos da crise financeira global que afetou o turismo no mundo todo em 2009, os desembarques internacionais no Brasil começaram a apontar sinais de recuperação nos últimos meses do ano passado. Em dezembro, foram registrados 577.283 desembarques internacionais (voos regulares e não-regulares) - crescimento de 3,84% em relação ao mesmo mês de 2008.
"Mesmo com o cenário difícil da aviação mundial, com muita diminuição de oferta de assentos, o Brasil conseguiu se manter praticamente estável em 2009, melhorando muito a performance a partir de outubro do ano passado e mantendo este desempenho neste início de 2010", disse a presidente da Embratur.
Os dados da Infraero incluem desembarques de brasileiros e estrangeiros residentes e não-residentes no País.