Turistas brasileiros entre os mais satisfeitos com Portugal

Pesquisa divulgada pelo Turismo de Portugal aponta que o brasileiro está entre os turistas mais satisfeitos com o destino. O nível de satisfação global com as férias em Portugal é muito elevado: 91% de muito satisfeitos, sendo que 44% afirmam que as férias ficaram acima das expectativas. Entre os turistas que assinalaram estar muito satisfeitos, destacam-se os brasileiros (67%), seguidos dos ingleses (58%) e irlandeses (57%).

Dos entrevistados, 90% revelam que com certeza voltarão/provavelmente voltarão a Portugal nos próximos 3 anos. Os brasileiros mais uma vez se destacam: 54% pretendem visitar de novo o destino em três anos. As paisagens, as praias e a gastronomia e vinhos são os pontos que apresentaram maior nível de satisfação.

A recomendação de conhecidos/amigos/familiares é determinante na consideração de Portugal como destino de férias (41%), sobretudo para os irlandeses e para os brasileiros (72%). A Internet surge como o 2º aspecto mais influenciador, citada por cerca de 1/3 dos entrevistados. A decisão final foi condicionada, na maioria dos casos, pelo clima e paisagem (56%), sobretudo para os turistas dos países nórdicos (alemães, holandeses e irlandeses). O preço da viagem e a proximidade do país foram especialmente motivadores para os espanhóis.

Lisboa e Algarve são os locais de Portugal mais visitados por estes turistas. O Algarve tende a ser mais visitado pelos turistas que estiveram sempre hospedados na mesma localidade - 75% - e Lisboa tende a ser mais visitada pelos turistas que ficaram hospedados em localidades diferentes - 25%. Os ingleses e os irlandeses são os que mais visitaram o Algarve, enquanto que espanhóis, holandeses e brasileiros (86%) preferiram Lisboa.

O tipo de alojamento mais utilizado pelos turistas na viagem a Portugal foi o Hotel/Apart-Hotel/Pousada (53%) e passaram, em média, 10 noites no país. Os espanhóis são os que ficaram menos noites (7.6 noites); já os brasileiros foram os que mais permaneceram em território português (15.3 noites) – o que pode estar relacionado com o fato de os turistas brasileiros costumarem hospedar-se em casa de familiares/amigos (49%), enquanto que os espanhóis foram os que mais ficaram hospedados em Hotéis/Apart-Hotéis/Pousadas.

O Estudo de Satisfação de Turistas foi realizado entre os dias 21 e 30 de agosto deste ano nas zonas de check-in dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal pela empresa GfK Metris. O universo é constituído por turistas residentes na Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil. A amostra é constituída por 1.072 entrevistas, sendo 172 da Alemanha; 184 da Espanha e Ilhas Canárias; 307 do Reino Unido; 100 da Irlanda e 103 da França, sendo o mesmo número da Holanda e Brasil. Do total, 411 foram ouvidos no aeroporto de Lisboa, 207 no Porto, 352 em Faro e 102 no Funchal. 51% dos entrevistados eram do sexo masculino, 55% tinham curso universitário e a maioria (29%) tinha entre 35 e 44 anos.



Mais informações em:



http://www.turismodeportugal.pt/Português/ProTurismo/destinos/destinosturísticos/Documents/Relat%20ITP%20-%20Satisfação%20dos%20Turistas.pdf

Comentários