Turismo se mobiliza contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha foi lançada com sucesso nas cidades-sede dos jogos da Copa de 2014

Com a realização de debates e seminários e a distribuição de materiais em aeroportos e pontos turísticos das 12 cidades-sede dos jogos da Copa de 2014 e de João Pessoa, foi lançada no dia 09/12, quinta-feira, a campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes. Exploração sexual não é turismo, é crime”. A ação integra o projeto Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, do Ministério do Turismo e Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, visando conscientizar para prevenir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e garantir uma Copa do Mundo com sustentabilidade para o turismo brasileiro, em todos os sentidos.

O lançamento da Campanha aconteceu após intenso período de preparação, voltada especialmente a profissionais do setor público e privado do turismo, nas cidades-sede. Foram realizados Cursos de Formação de Multiplicadores que resultaram em Planos de Ação Estaduais, assinatura da carta de compromisso e também oficinas, que deram origem às responsabilidades do setor em cada cidade-sede.

Redes sociais e novo portal - A Campanha foi lançada também nas redes sociais com sucesso. Em apenas cinco dias, 6.500 seguidores já estão no twitter. As redes espalham informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo. O coordenador de comunicação e marketing do Projeto no CET/UnB, Davi Bimbatti, ressalta que o Projeto trabalha dentro de uma perspectiva de marketing social, buscando levar o indivíduo a refletir e adotar uma nova postura quanto ao problema. “A campanha mostrou que o Brasil está fazendo a lição de casa muito bem feita”, enfatiza Bimbatti.

Outra ação do Projeto é a construção do Portal, e que mantém um link para o acompanhamento de todas as ações do PRO-COPA – a nova fase do trabalho de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes voltado ao evento de 2014. O endereço é www.cet.unb.br/turismoeinfancia. A partir de agora, o trabalho continua com debates, mobilização e atividades com entidades, governos, ONGs e os empresários do setor.

Siga a Campanha nas redes sociais:
Twitter: http://twitter.com/golpelavida
Facebook: Perfil: http://www.facebook.com/golpelavida
Fã Page: http://on.fb.me/golpelavida
Orkut: Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17077471123094204426
Flickr: http://www.flickr.com/golpelavida

Comentários