Semana Rosa e Azul envolve mais de cinco mil pessoas na luta contra o câncer de mama em onze capitais do País, Mas Natal ficou fora!

Evento realizado pela Azul em parceria com a FEMAMA e Embraer e com apoio da Infraero levou informação e conscientização sobre a doença

Aeronave cor de rosa da Azul foi o símbolo da campanha juntamente com tripulação composta somente por mulheres

Mais de cinco mil pessoas foram envolvidas na Semana Rosa e Azul, iniciativa realizada pela Azul, FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e Embraer com apoio da Infraero para levar informação e conscientização ao público sobre a doença e o auto cuidado como forma de prevenção.
A ação aconteceu em onze aeroportos do país com distribuição de folhetos, palestras e o pouso da aeronave cor de rosa da Azul e sua tripulação totalmente feminina. O símbolo da campanha, entrou na malha da companhia aérea em 5 de dezembro e ficará durante três anos pintada com a cor que representa a causa.
Entre os dias 6 e 14 de dezembro, onze capitais sediaram a campanha: Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Vitória, Campo Grande, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e São Luís.
Segundo dados organizados pela FEMAMA, o número de casos de câncer no mundo deverá dobrar em 2020 e triplicar em 2030, totalizando 26 milhões de novos diagnósticos. Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, o número de casos novos de câncer de mama no Brasil esperados em 2010 será de 49 mil, e a previsão para 2020, é que esse número suba para aproximadamente 63 mil. Mais de 30 mulheres morrem por dia no País em decorrência do câncer de mama.
Estatísticas mostram ainda que cerca de 45% dos casos diagnosticados no Brasil são descobertos em estágios avançados da doença. As chances de cura chegam a 95% se detectada com antecedência. Por isso, a importância do auto cuidado.
Um pesquisa encomendada pela FEMAMA ao Data Folha em 2009, mostrou também que 33% das brasileiras entrevistadas nunca realizaram a mamografia por falta de indicação médica; 29% por descuido com a saúde, falta de hábito ou preguiça; e 22% por dificuldades em marcar exames e consultas.
Batizado como Rosa e Azul, o Embraer 195, foi pintado com a cor que representa a luta mundial contra o câncer de mama para simbolizar a parceria da companhia, com a Embraer e FEMAMA para o combate à doença.


Sobre a Azul
Com dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 28 destinos com 150 voos diários. Somando-se às linhas de ônibus, são 35 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 26 jatos composta por dez EMBRAER 190 e 16 EMBRAER 195. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.


Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, FEMAMA, é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Comentários